You are on page 1of 7

1. LEI 11.107 DE 6 DE ABRIL DE 2005 Dispe sobre normas gerais de contratao de consrcios pblicos.

As normas de regncia das associaes civis so de aplicao subsidiria organizao e funcionamento dos consrcios pblicos. Irretroatividade: a lei no se aplica aos convnios de cooperao e correlatos celebrados antes de sua vigncia Regulamentao pelo Poder Executivo: Decreto 6.017 (de 17 de janeiro de 2007)

2. CONSRCIO PBLICO DISPOSIES GERAIS Definio de consrcio pblico: pessoa jurdica formada exclusivamente por entes federados (U-E-D-M) com a finalidade de cooperao federativa (realizao de objetivos de interesse comum). Forma de constituio: um consrcio pblico pode ser constitudo na forma de associao pblica ou civil, com seguintes diferenas: Aquisio de personalidade com a vigncia da lei de ratificao o registro pblico competente

Forma jurdica Associao pblica Associao civil

Personalidade jurdica

Consequncia integra a administrao indireta dos entes consorciados sujeita-se s regras da legislao civil

direito pblico

direito privado

Autarquia interfederativa (ou multifederada): consrcio pblico na forma de associao pblica, porque se trata de uma autarquia que simultaneamente pertence administrao indireta de mais de um ente federado.

Textos relacionados

O sigilo de dados telefnicos e sua no oponibilidade ao rgo regulador Acrscimo superior ao limite de 25% em contratos administrativos decorrentes de inexigibilidade de licitao Tributao indutora sobre o setor eltrico: breves consideraes acerca dos aspectos da regulao por incentivos fiscais, desenvolvimento econmico e impactos financeiros Membros de comisso de licitao podem receber gratificao Cooperaes internacionais com organismos em situao de pendncia em ajustes anteriores

Algumas peculiaridades: 1 - Independente da personalidade jurdica o consrcio pblico deve observar as normas de direito pblico quanto : a) licitaes e contratos; b) prestao de contas; c) admisso de pessoal e regime jurdico de pessoal (que o da CLT). 2 - Consrcio entre Unio e Municpios: somente com a participao tambm dos respectivos Estados. 3 - Consrcio sobre sade: deve obedecer s normas do SUS Consrcio pblico X convnio de cooperao: ambos so formas de cooperao federativa e visam realizao de objetivos de interesse comum; a diferena reside no fato de que os convnios so despersonificados, no possuem personalidade jurdica. Objetivos do consrcio pblico: so determinados pelos entes consorciados dentro dos limites constitucionais e para alcan-los tm os seguintes poderes: 1 - Firmar contratos e convnios e receber auxlios de outras entidades e rgos do governo; 2 - Desapropriar ou instituir servides, nos termos do contrato de consrcio; 3 - Ser contratado com dispensa de licitao por toda a administrao pblica dos entes consorciados; 4 - Outorgar concesso, permisso ou autorizao de obras ou servios pblicos, desde que autorizado no contrato de consrcio; 5 - Cobrar e arrecadar tarifas e outros preos pblicos: a) pelo servio que presta; b) pelo uso dos bens pblicos que administra; ou, c) pelo uso de bens pblicos do ente consorciado, mediante autorizao especfica.

3. CELEBRAO DO CONTRATO Requisitos (no necessariamente nesta ordem): 1 - Protocolo de intenes subscrito pelo ente federado 2 - Lei do ente intencionado dispondo sobre a participao no consrcio A disposio LEGAL de aceitao (aprovao) do protocolo de intenes pode ser prvia ou posterior; e assim esquematiza-se o seguinte: Tempo em relao ao protocolo de intenes

Consequncia

Celebrao do contrato de consrcio se d a partir da

Lei anterior Lei posterior

dispensa a ratificao configura ratificao

publicao do protocolo de intenes vigncia da lei

A ratificao aps 2 anos da subscrio do protocolo de intenes exige homologao da assembleia-geral. Contrato em sentido no literal: o "protocolo de intenes" ratificado converte-se em "contrato de consrcio" pblico. Participao legislativa: a lei um dos requisitos da celebrao do contrato Celebrao incompleta: a celebrao por apenas parte dos subscritores, desde que essa possibilidade seja prevista no protocolo de intenes. Consorciamento parcial ou condicional: se d com a ratificao com reserva com aceitao pelos demais subscritores. Retirada do ente federado do consrcio: depende de ato formal de seu representante em assembleia-geral, nos termos definidos em lei. Alterao ou extino do contrato requisitos: 1 - Instrumento aprovado pela assembleia-geral 2 - Ratificao tambm por lei (princpio da simetria das formas jurdicas)

4. PROTOCOLO DE INTENES Conceito: contrato preliminar que se converte em contrato de consrcio pblico depois de aprovado (ratificado) por lei do ente consorciado. Clusulas necessrias (obrigatrias): 1 Bsicas, onde incluem-se: a) denominao, finalidade, prazo de durao e sede; b) identificao dos entes consorciados; e, c) indicao da rea territorial de atuao. Quanto a rea de atuao temos o seguinte quadro: Corresponde soma das reas dos Municpios por 1 Estado + Municpios desse mesmo

Quando o consrcio for constitudo somente por Municpios

Estado Estados Estado(s) e DF Municpio(s) e DF por mais de 1 Estado pelo DF + 1 ou mais Estados pelo DF + 1 ou mais Municpios

2 - Previso da forma jurdica: se associao pblica ou civil (pessoa jurdica de direito privado sem fins econmicos). 3 - Normas sobre a assembleia-geral, dentre elas as seguintes: a) previso de que a assembleia-geral seja a instncia mxima; b) regras de convocao e funcionamento; c) nmero de votos para deliberaes; d) nmero de votos que cada consorciado possui, assegurado 1 voto a cada; e, e) regras de elaborao e modificao do estatuto. 4 - Critrios para autorizar a representao dos consorciados, em assuntos de interesse comum. 5 - Mandato do representante legal, principalmente: a) forma de eleio; b) prazo de durao; e, c) obrigatoriedade de ser chefe do Poder Executivo de um ente consorciado. 6 - Sobre empregados pblicos: a) quantidade, formas de provimento e remunerao; e, b) casos de contratao temporria (por excepcional interesse pblico). 7 - Condies para celebrao de contrato de gesto (ou termo de parceria). 8 - Autorizao para gesto associada de servios pblicos, explicitando: a) os servios pblicos e a rea de prestao; b) competncias com exerccio transferido ao consrcio; c) autorizao para licitar ou outorgar concesso, permisso ou autorizao dos servios; d) condies para elaborao de contratos de programa; e, e) critrios tcnicos de estabelecimento, reajuste e reviso de tarifas e outros preos pblicos. 9 - Direito do consorciado adimplente com as suas obrigaes de exigir pleno cumprimento do contrato. Clusula proibida: nula a determinao de contribuio financeira ou econmica de ente federado, com excees a) doao, destinao ou cesso de bens (mveis ou imveis); e, b) transferncia ou cesso de direitos por fora de gesto associada de servios pblicos. Outras questes: 1 - Cesso de servidores: permitida na forma e condies da legislao de cada consorciado. 2 - Publicidade: o protocolo de intenes deve ser publicado no rgo oficial. 3 - Prazo de durao indeterminado: previso constante no decreto regulamentador.

4 - Objeto do estatuto: organizao e funcionamento de cada rgo constitutivo do consrcio pblico.

5. CONTRATO DE RATEIO Conceito (Decreto 6.017/07): instrumento pelo qual os entes consorciados se comprometem a fornecer recursos financeiros ao consrcio pblico para realizao de suas despesas. Periodicidade: ser formalizado em cada exerccio financeiro. Vigncia: prazo no superior ao das dotaes que o suportam, com excees aos contratos que tenham por objeto exclusivamente: a) programas e aes contemplados em plano plurianual; OU, b) a gesto associada de servios pblicos custeados por tarifas ou outros preos pblicos. Aplicao vedada de recursos: os recursos entregues por meio de contrato de rateio no podem atender a despesas genricas (tidas em oramento como de aplicao indefinida). Legitimidade para cobrar obrigaes: qualquer ente consorciado e o prprio consrcio pblico podem exigir o cumprimento de obrigaes previstas no contrato de rateio. Dever de informar despesas: as despesas realizadas com os recursos decorrentes de contrato de rateio devem ser informadas aos entes consorciados para que possam ser contabilizadas nas respectivas contas de cada um. Excluso por inadimplncia: o ente consorciado que no consignar, em sua lei oramentria ou em crditos adicionais, as dotaes para as despesas assumidas em contrato de rateio pode ser excludo, aps prvia suspenso.

6. CONTROLE E RESPONSABILIDADES Controle pelo Tribunal de Contas: o consrcio pblico est sujeito ao controle pelo Tribunal de Contas que fiscaliza as contas do chefe do Poder Executivo representante legal do consrcio. Responsabilidade dos agentes pblicos na gerncia do consrcio: a) NO RESPONDEM pessoalmente pelas obrigaes contradas pelo consrcio pblico; b) RESPONDEM pelos atos praticados ilegalmente ou contra disposio do respectivo estatuto.

Retirada de ente: no so prejudicadas as obrigaes assumidas com o consrcio. E os bens que destinou ao consrcio pblico s sero retrocedidos se houver prvia disposio nesse sentido (no contrato de consrcio ou no respectivo instrumento de transferncia ou alienao).

7. EXTINO DO CONSRCIO No prejudica as obrigaes constitudas Responsabilidade solidria temporria: Os entes consorciados respondem solidariamente pelas obrigaes remanescentes at que haja deciso indicativa dos responsveis por cada obrigao (assegurada o direito de cobrana regressiva) Extino das obrigaes: depende de prvio pagamento das indenizaes eventualmente devidas. Os bens, direitos, encargos e obrigaes decorrentes da gesto associada de servios pblicos custeados por tarifas ou outros preos pblicos sero atribudos aos titulares dos respectivos servios.

8. GESTO ASSOCIADA DE SERVIOS PBLICOS Conceito (Decreto 6.017/07): exerccio de atividades de planejamento, regulao ou fiscalizao de servios pblicos pelo consrcio pblico ou por meio de convnio de cooperao acompanhadas ou no da: a) Prestao de servios pblicos; OU b) Transferncia (total ou parcial) de encargos, servios, pessoal ou bens necessrios continuidade dos servios transferidos Nota necessria: A lei complica um pouco quanto a este tema (no qual est contido tambm o "contrato de programa") porque as suas disposies possuem abrangncia mais ampla, vez que se aplicam tambm fora do mbito do consrcio pblico, podendo se d por meio de convnio de cooperao. Em razo disto, as disposies legais pertinentes no fazem referncia exclusiva ao termo "ente consorciado", mas genericamente a "ente da Federao", ou ento os termos "consorciado" e "conveniado" aparecem conjuntados alternativamente.

9. CONTRATO DE PROGRAMA Obrigatoriedade: quando um ente da Federao (ou uma entidade de sua administrao indireta) estiver incumbido da prestao de servio pblico perante outro ente da Federao ou para com consrcio pblico.

Objeto: constituio e regulao das obrigaes pertinentes do ente ou entidade prestador(a), no abrangendo as obrigaes cujo descumprimento no acarrete qualquer nus a ente da Federao ou a consrcio pblico. Condio de validade: o atendimento ao objeto essencial ao contrato de programa. Clusula proibida: nula a atribuio ao contratado dos poderes de planejamento, regulao e fiscalizao dos servios por ele prprio prestados. Obedincia e previso: o contrato de programa deve: a) atender legislao de concesses e permisses e de regulao dos servios; e, b) prever procedimentos de transparncia da gesto econmica/financeira de cada servio. Clusulas necessrias (obrigatrias) no caso de transferncia de encargos, servios, pessoal ou bens necessrios continuidade dos servios transferidos: 1 - Encargos transferidos e responsabilidade subsidiria do transferidor 2 - Penalidades pelo no cumprimento dos encargos transferidos 3 - Momento de transferncia dos servios e deveres quanto a sua continuidade 4 - Indicao do responsvel pelo nus e passivo do pessoal transferido 5 - Preo dos bens que sejam transferidos (alienados) ao contratado 6 - Identificao dos bens que ter transferida apenas sua administrao Vigncia: permanece vigente mesmo quando extinto o consrcio pblico ou o convnio de cooperao que autorizou a gesto associada de servios pblicos. Celebrao por entidade da administrao indireta dos entes consorciados ou conveniados: possibilidade mediante previso no contrato de consrcio/convnio enquanto for integrante da administrao indireta de ente consorciado/conveniado. Convnio dos consrcios pblicos com a Unio: poder ser celebrado para viabilizar a descentralizao e a prestao de polticas pblicas em escala adequada

Leia mais: http://jus.com.br/revista/texto/20058/lei-esquematizada-lei-no-11-107-2005consorcios-publicos#ixzz2FVAcJtyG

You might also like