You are on page 1of 23

CURSOS PROFISSIONAIS DE NVEL SECUNDRIO Tcnico de Electrnica, Automao e Computadores

PROGRAMA
Componente de Formao Tcnica Disciplina de

Automao e Computadores

Escolas Proponentes / Autores


E. P. de Tecnologia e Electrnica (ESTEL) Eng. Antnio Archer Cabral (Coordenador) Eng. Joo Paulo da Silva Eng. Pedro Neves Garrido Eng. Jos da Silva Barbosa

Direco-Geral de Formao Vocacional 2005

Programa de AUTOMAO E COMPUTADORES TCNICO DE ELECTRNICA, AUTOMAO E COMPUTADORES

Cursos Profissionais

Parte I

Orgnica Geral

ndice:
1. 2. 3. 4. 5. 6. Caracterizao da Disciplina . . Viso Geral do Programa . ...... Competncias a Desenvolver. . . Orientaes Metodolgicas / Avaliao . Elenco Modular ............. Bibliografia . . .

Pgina

2 2 2 3 4 5

Programa de AUTOMAO E COMPUTADORES TCNICO DE ELECTRNICA, AUTOMAO E COMPUTADORES

Cursos Profissionais

1. Caracterizao da Disciplina
A disciplina de Automao e Computadores leccionada nos dois ltimos anos de Formao do Curso com uma carga horria (436h), distribuda ao longo de cada ano, por blocos de 90 minutos. Dado o seu carcter terico-prtico, parte das aulas so tericas e parte tem carcter prtico pelo que sero leccionadas em laboratrio de automao e computadores. Esta disciplina pretende habilitar o aluno com conhecimentos tcnicos e tecnolgicos de forma a projectar, instalar e operar sistemas de automao assim como configurar instalar e operar microcomputadores e seus perifricos. O desenvolvimento da disciplina deve ser feito de uma forma integradora dada a diversidade das tecnologias abordadas constituindo o ponto de convergncia das aprendizagens realizadas nas outras disciplinas da componente tcnica e tecnolgica de forma a preparar o aluno para a sua insero no mundo laboral (vida activa). No se pretende abordagens aprofundadas dos fenmenos nem tratamentos matemticos complexos. O seu desenvolvimento farse- de forma a preparar os alunos para uma melhor integrao no mundo laboral.

2. Viso Geral do Programa


Pretende-se que o aluno desenvolva um conjunto de conhecimentos sobre automao e computadores de forma a adquirir competncias para operar estas tecnologias. O programa desta disciplina pretende desenvolver condies que proporcionem a aquisio e desenvolvimento de conhecimentos e aptides profissionais necessrios ao desempenho de funes exigidas a um tcnico qualificado, incluindo responsabilidades de orientao e coordenao.

3. Competncias a Desenvolver
Configurar, seleccionar e instalar sistemas de alimentao especiais usados em sistemas informticos. Conhecer, seleccionar e aplicar os transdutores em funo das grandezas a medir tendo em conta as suas caractersticas, aplicaes e custos. Projectar, instalar e operar automatismos baseados em Autmatos Programveis. Projectar e aplicar sistemas de superviso, telegesto e telemanuteno em sistemas de automatismos industriais. Conhecer e aplicar sistemas de controlo de velocidade, de posicionamento e de deslocamento. Seleccionar, montar, instalar e testar computadores e seus perifricos de acordo com requisitos e caractersticas pr-definidas. Desenvolver aplicaes de software com base numa linguagem de alto nvel. Efectuar a manuteno, reparao e ajustes de mdulos de computadores e seus perifricos. Projectar, configurar, instalar e administrar redes de computadores.

Programa de AUTOMAO E COMPUTADORES TCNICO DE ELECTRNICA, AUTOMAO E COMPUTADORES

Cursos Profissionais

4. Orientaes Metodolgicas / Avaliao


Pelo facto de ser uma disciplina terico-prtica e ter uma estrutura modular, as estratgias a desenvolver no processo ensino-aprendizagem devero permitir aos alunos, individualmente ou em grupo, adquirir gosto pela auto-formao e ao professor, conhecer os alunos, adaptando a sua aco educativa s necessidades de cada um deles. Recorrer-se-, assim, a mtodos de trabalho individualizado ou em grupo, facilitadores de ambientes de aprendizagem que valorizem a iniciativa, a responsabilidade, a autonomia e o sentido critico. Pretende-se que na disciplina de Automao e Computadores, a observao experimental esteja sempre presente e que a teoria e a prtica se desenvolvam iterativamente pelo que se recomenda a utilizao do laboratrio de automao e computadores durante todo o perodo de leccionao. O professor deve averiguar se os alunos possuem os conhecimentos prvios necessrios ao estudo de cada mdulo, nomeadamente os adquiridos na formao tcnica e tecnolgica. Os trabalhos a realizar devem corresponder a situaes reais de contexto de trabalho e serem convenientemente planificados quanto ao projecto, execuo e preparao de todos os materiais necessrios sua realizao. Os trabalhos individuais ou em grupo devem ser avaliados usando grelhas de observao directa assim como os relatrios elaborados pelos alunos no final de cada trabalho. Devero realizar-se fichas e testes formativos e sumativos que devero contribuir para a hetero e autoavaliao do aluno. Sendo trs os momentos em que se verifica a avaliao sumativa interna, de natureza qualitativa e quantitativa (no final de cada trimestre), interessar realizar no final das grandes unidades de ensino/aprendizagem, provas, que de forma diferente, permitem avaliar a consolidao dos conhecimentos e competncias adquiridas. Com o fim de se concretizar a relao escola / mundo do trabalho, devem realizar-se visitas de estudo a empresas do meio, favorecendo deste modo o contacto efectivo com os materiais e equipamentos mais usados na realidade laboral e tecnolgica. fundamental ter sempre presente em todas as situaes a observao das normas de higiene e segurana no trabalho de forma a criar no aluno hbitos de trabalho que facilitem a sua prxima integrao no mundo laboral.

Programa de AUTOMAO E COMPUTADORES TCNICO DE ELECTRNICA, AUTOMAO E COMPUTADORES

Cursos Profissionais

5. Elenco Modular
Durao de referncia (horas)

Nmero

Designao

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16

Electrnica Aplicada Introduo aos Autmatos Programveis Introduo ao Hardware Programao de Alto Nvel Transdutores Autmatos Industriais Aquisio de Dados Sistemas de Comunicao Controladores e Actuadores Mecatrnica Sistemas Operativos Microcomputadores Montagem de PC Comunicao de Dados Redes de Computadores Outros Perifricos

24 36 18 36 24 36 24 24 24 24 24 36 24 21 36 25

Programa de AUTOMAO E COMPUTADORES TCNICO DE ELECTRNICA, AUTOMAO E COMPUTADORES

Cursos Profissionais

6. Bibliografia
FRANCISCO, A. Autmatos Programveis. 2002. (s.d.). GONALVES, Vtor, Sistemas Electrnicos com Microcontroladores. LIDELEditora. (s.d.). GOUVEIA, Jos; MAGALHES, Alberto. Curso Tcnico de Hardware. FCA Editora. (s.d.). GOUVEIA, Jos; MAGALHES, Alberto, Hardware para PC`s e Redes. FCAE ditora. (s.d.). MAGOS; ALMEIDA; OLIVEIRA, Autmatos Programveis. Edies ASA. (s.d.). MALVINO, Electrnica, Vol. 2. McGrawHill, (Makron Books). (s.d.). MARCULA, Marcelo, Informtica. Conceitos e Aplicaes. Erica Editora. (s.d.). MONTEIRO, Edmundo, Engenharia de Redes Informticas. FCA Editora. (s.d.). MONTEIRO, Rui Vasco; NEVES, Filipe, Tecnologia dos Equipamentos Informticos. FCA Editora. (s.d.). MORAIS, Alexandre Fernandes de, Redes de Computadores. Erica Editora. (s.d.). NINA, Nuno, Visual Basic 6. Curso Completo, 3. Edio. FCA Editora (s.d.). NORBERTO, J. Automao Industrial. 2002. (s.d.). SAMPAIO, Antnio, Hardware para profissionais, 2. edio. FCA Editora. (s.d.). STAIR, Ralph M., Princpios de Sistemas de Informao. LTC Editora. (s.d.). STEVENS, W. Richard, TCP/IP Illustrated, Vol. 1 e 2. Addison-Wesley, 1994. (s.d.). TCP-IP, Internet protocolos & Tecnologias. Axcel Books. (s.d.). TRZENTOS, Paulo, Linux para PCs. FCA Editora. (s.d.). VASCONCELOS, Laercio de, Hardware Total. Makron Books. (s.d.). Manual de servio. Fontes de alimentao AT e ATX. Manual de Formao. OMRON. Manual CX Programmer. OMRON. Manual de Variadores de Velocidade. OMRON. Manual de Servomotores. OMRON. Manual de Unidades de Controlo de Movimento e Posio. OMRON. Manuais oficiais de Ms-Dos. Manuais oficiais de SCO. Unix. Redes de Automao. OMRON. Sebenta Transdutores. FEUP.

Programa de AUTOMAO E COMPUTADORES TCNICO DE ELECTRNICA, AUTOMAO E COMPUTADORES

Cursos Profissionais

Parte II

Mdulos
ndice:
Mdulo 1 Electrnica Aplicada Mdulo 2 Introduo aos Autmatos Programveis Mdulo 3 Introduo ao Hardware Mdulo 4 Programao de Alto Nvel Mdulo 5 Transdutores Mdulo 6 Autmatos Industriais Mdulo 7 Aquisio de Dados Mdulo 8 Sistemas de Comunicao Mdulo 9 Controladores e Actuadores Mdulo 10 Mecatrnica Mdulo 11 Sistemas Operativos Mdulo 12 Microcomputadores Mdulo 13 Montagem de PC Mdulo 14 Comunicao de Dados Mdulo 15 Rede de Computadores Mdulo 16 Outros Perifricos

Pgina

7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22

Programa de AUTOMAO E COMPUTADORES TCNICO DE ELECTRNICA, AUTOMAO E COMPUTADORES

Cursos Profissionais

MDULO 1

Electrnica Aplicada
Durao de Referncia: 24 horas

1. Apresentao
Este mdulo tem carcter terico-prtico, por isso dever decorrer, em parte, em ambiente laboratorial e pretende-se que os alunos faam um aprofundamento dos seus conhecimentos na rea da electrnica bem com uma abordagem sobre metodologia de projecto de electrnica.

2. Objectivos de Aprendizagem
Aprofundar conhecimentos de F A. Conhecer sistemas de alimentao especiais. Aprofundar o conhecimento de amplificadores operacionais. Conhecer a metodologia do projecto. Desenvolver pequenos projectos de electrnica.

3. mbito dos Contedos


Sistemas de alimentao especiais. Complementos de amplificadores operacionais. Consideraes de projecto.

4. Bibliografia / Outros Recursos


MALVINO, Electrnica, Vol. 2. McGrawHill, (Makron Books). (s.d.). Outros Recursos: Manual de servio. Fontes de alimentao AT e ATX.

Programa de AUTOMAO E COMPUTADORES TCNICO DE ELECTRNICA, AUTOMAO E COMPUTADORES

Cursos Profissionais

MDULO 2

Introduo aos Autmatos Programveis


Durao de Referncia: 36 horas

1. Apresentao
Este mdulo tem carcter terico-prtico, por isso dever decorrer, em parte, em ambiente laboratorial e pretende-se fazer uma primeira abordagem aos autmatos e sua programao.

2. Objectivos de Aprendizagem
Compreender o funcionamento dos autmatos. Classificar os autmatos. Conhecer os princpios da programao de autmatos. Desenvolver pequenos programas para autmatos.

3. mbito dos Contedos


Arquitectura de um A P Mdulos existentes. Introduo programao.

4. Bibliografia / Outros Recursos


MAGOS; ALMEIDA; OLIVEIRA, Autmatos Programveis. Edies ASA. (s.d.).

Programa de AUTOMAO E COMPUTADORES TCNICO DE ELECTRNICA, AUTOMAO E COMPUTADORES

Cursos Profissionais

MDULO 3

Introduo ao Hardware
Durao de Referncia: 18 horas

1. Apresentao
Este mdulo tem carcter terico-prtico, por isso dever decorrer, em parte, em ambiente laboratorial e pretende-se que os alunos conheam a arquitectura e os princpios de funcionamento do computador e seus perifricos.

2. Objectivos de Aprendizagem
Conhecer o hardware de computador. Identificar os componentes de um computador. Compreender o funcionamento de um computador. Conhecer os diversos tipos de perifricos de computadores. Instalar e configurar diversos perifricos. Operar com diferentes tipos de perifricos.

3. mbito dos Contedos


Arquitectura de um Microcomputador. Princpios de funcionamento de um computador. Perifricos.

4. Bibliografia / Outros Recursos


GOUVEIA, Jos; MAGALHES, Alberto. Curso Tcnico de Hardware. FCA. (s.d.).

Programa de AUTOMAO E COMPUTADORES TCNICO DE ELECTRNICA, AUTOMAO E COMPUTADORES

Cursos Profissionais

MDULO 4

Programao de Alto Nvel


Durao de Referncia: 36 horas

1. Apresentao
Este mdulo tem carcter terico-prtico, por isso dever decorrer, em parte, em ambiente laboratorial e pretende-se obter conhecimentos de programao de uma linguagem de alto nvel.

2. Objectivos de Aprendizagem
Adquirir fundamentos de programao. Fazer programas simples propostos numa linguagem de alto nvel. Planear e programar aplicaes de mdia complexidade numa linguagem de alto nvel.

3. mbito dos Contedos


Fundamentos de programao. Variveis, Constantes e Tipo de dados. Procedimentos Funes Estruturas de deciso. Estruturas de ciclos. Interface grfica. Acesso a base de dados.

4. Bibliografia / Outros Recursos


NINA, Nuno, Visual Basic 6. Curso Completo, 3. Edio. FCA. (s.d.).

10

Programa de AUTOMAO E COMPUTADORES TCNICO DE ELECTRNICA, AUTOMAO E COMPUTADORES

Cursos Profissionais

MDULO 5

Transdutores
Durao de Referncia: 24 horas

1. Apresentao
Este mdulo tem carcter terico-prtico, por isso dever decorrer em parte em ambiente laboratorial de forma a permitir aos alunos verificarem e confirmarem experimentalmente as caractersticas dos transdutores e as suas aplicaes.

2. Objectivos de Aprendizagem
Conhecer o princpio de funcionamento dos transdutores. Conhecer os princpios gerais da transduo. Compreender alguns transdutores e suas aplicaes. Conhecer e utilizar transdutores de medida de temperatura, de deformao, de deslocamento e fotoresistivo. Conhecer e aplicar sensores: Fins de Curso, Clulas Fotoelctricas, Sensores de Temperatura, Sensores de Presso.

3. mbito dos Contedos


Aspectos fundamentais dos transdutores. Transduo: resistiva, indutiva, capacitiva piezoelctrica, fotocondutora. Estudo de transdutores e aplicaes. Sensores e activadores. Controladores Contadores.

4. Bibliografia / Outros Recursos


NORBERTO, J. Automao Industrial. 2002. (s.d.). Outros Recursos: Sebenta Transdutores. FEUP.

11

Programa de AUTOMAO E COMPUTADORES TCNICO DE ELECTRNICA, AUTOMAO E COMPUTADORES

Cursos Profissionais

MDULO 6

Autmatos Industriais
Durao de Referncia: 36 horas

1. Apresentao
Este mdulo tem carcter terico-prtico, por isso dever decorrer em parte em ambiente laboratorial de forma a permitir aos alunos desenvolverem experimentalmente sistemas baseados em autmatos industriais.

2. Objectivos de Aprendizagem
Realizar sistemas baseados em AP. Desenvolver programas para AP. Testar e ensaiar programas para AP. Estruturar Programas. Utilizar Linguagens de Programao de AP.

3. mbito dos Contedos


Domnios de aplicao e vantagens da utilizao de AP. Sistemas cablados, programados. Desenvolvimento de programas para AP. Automatismo e cadernos de encargos. Projecto e realizao de sistemas baseados em AP.

4. Bibliografia / Outros Recursos


FRANCISCO, A. Autmatos Programveis. 2002. (s.d.). Outros Recursos: Manual de Formao. OMRON.

12

Programa de AUTOMAO E COMPUTADORES TCNICO DE ELECTRNICA, AUTOMAO E COMPUTADORES

Cursos Profissionais

MDULO 7

Aquisio de Dados
Durao de Referncia: 24 horas

1. Apresentao
Este mdulo tem carcter terico-prtico, por isso dever decorrer em parte em ambiente laboratorial de forma a permitir aos alunos utilizar e desenvolver os sistemas de aquisio de dados e de superviso.

2. Objectivos de Aprendizagem
Utilizar sistemas de aquisio de dados. Utilizar aplicaes de superviso. Desenvolver aplicaes de superviso personalizadas.

3. mbito dos Contedos


Sistemas de aquisio de dados. Aplicaes de superviso.

4. Bibliografia / Outros Recursos


GONALVES, Vtor, Sistemas Electrnicos com Microcontroladores. LIDEL. (s.d.). NINA, Nuno, Visual Basic 6. Curso Completo, 3. Edio. FCA. (s.d.). Outros Recursos: Manual CX Programmer. OMRON.

13

Programa de AUTOMAO E COMPUTADORES TCNICO DE ELECTRNICA, AUTOMAO E COMPUTADORES

Cursos Profissionais

MDULO 8

Sistemas de Comunicao
Durao de Referncia: 24 horas

1. Apresentao
Este mdulo tem carcter terico-prtico, por isso dever decorrer em parte em ambiente laboratorial de forma a permitir aos alunos desenvolver experimentalmente conhecimentos sobre sistemas de comunicao.

2. Objectivos de Aprendizagem
Compreender os modos e circuitos de transmisso. Conhecer as comunicaes sncronas e assncronas. Conhecer a normalizao de sistemas de comunicao. Conhecer a codificao e modulao digital. Conhecer a norma RS-232. Compreender o controlo de erros em sistemas de comunicao digital. Compreender e instalar Redes Industriais. Compreender e instalar Redes de Campo.

3. mbito dos Contedos


Tipos de comunicao. Redes industriais. Redes de campo.

4. Bibliografia / Outros Recursos


GOUVEIA, Jos; MAGALHES, Alberto. Curso Tcnico de Hardware. FCA Editora. (s.d.). SAMPAIO, Antnio, Hardware para Profissionais, 2. Edio. FCA Editora. (s.d.). Outros Recursos: Redes de Automao. OMRON.

14

Programa de AUTOMAO E COMPUTADORES TCNICO DE ELECTRNICA, AUTOMAO E COMPUTADORES

Cursos Profissionais

MDULO 9

Controladores e Actuadores
Durao de Referncia: 24 horas

1. Apresentao
Este mdulo tem carcter terico-prtico, por isso dever decorrer em parte em ambiente laboratorial de forma a permitir aos alunos verificarem e confirmarem experimentalmente as caractersticas e aplicaes de controladores e actuadores.

2. Objectivos de Aprendizagem
Conhecer e utilizar Controladores. Conhecer e aplicar Temporizadores. Conhecer e utilizar Contadores. Conhecer e utilizar Actuadores. Conhecer e utilizar Electropneumtica.

3. mbito dos Contedos


Controladores de temperatura. Controladores de nvel. Actuadores Electropneumtica.

4. Bibliografia / Outros Recursos


NORBERTO, J. Automao Industrial. 2002. (s.d.).

15

Programa de AUTOMAO E COMPUTADORES TCNICO DE ELECTRNICA, AUTOMAO E COMPUTADORES

Cursos Profissionais

MDULO 10

Mecatrnica
Durao de Referncia: 24 horas

1. Apresentao
Este mdulo tem carcter terico-prtico, por isso dever decorrer em parte em ambiente laboratorial de forma a permitir aos alunos verificarem e confirmarem experimentalmente diversos dispositivos usados em mecatrnica.

2. Objectivos de Aprendizagem
Conhecer e utilizar Variao de Velocidade. Conhecer e utilizar Servo-accionamentos. Conhecer e utilizar Arrancadores Suaves.

3. mbito dos Contedos


Variadores de velocidade. Servomotores Arrancadores suaves.

4. Bibliografia / Outros Recursos


NORBERTO, J. Automao Industrial. 2002. (s.d.). Outros Recursos: Manual de Servomotores. OMRON. Manual de Unidades de Controlo de Movimento e Posio. OMRON. Manual de Variadores de Velocidade. OMRON.

16

Programa de AUTOMAO E COMPUTADORES TCNICO DE ELECTRNICA, AUTOMAO E COMPUTADORES

Cursos Profissionais

MDULO 11

Sistemas Operativos
Durao de Referncia: 24 horas

1. Apresentao
Este mdulo tem carcter terico prtico, por isso dever decorrer preferencialmente em ambiente laboratorial de forma a permitir aos alunos verificar experimentalmente os vrios Sistemas Operativos estudados.

2. Objectivos de Aprendizagem
Identificar tipos de sistema operativo. Fazer a ligao entre o Hardware e os Sistemas Operativos. Identificar e utilizar comandos para Sistemas Operativos modo texto e modo grfico. Instalar Sistemas Operativos modo texto. Instalar Sistemas Operativos modo grfico. Configurar e Administrar Sistemas Operativos modo texto. Configurar e Administrar Sistemas Operativos modo grfico.

3. mbito dos Contedos


O sistema operativo e o hardware do sistema. Sistemas monoutilizador. Sistemas multiutilizador.

4. Bibliografia / Outros Recursos


MONTEIRO, Rui Vasco; NEVES, Filipe, Tecnologia dos Equipamentos Informticos. FCA Editora. (s.d.). STAIR, Ralph M., Princpios de Sistemas de Informao. LTC Editora. (s.d.). TRZENTOS, Paulo, Linux para PCs. FCA Editora. (s.d.). Outros Recursos: Manuais oficiais de Ms-Dos. Manuais oficiais de SCO. Unix.

17

Programa de AUTOMAO E COMPUTADORES TCNICO DE ELECTRNICA, AUTOMAO E COMPUTADORES

Cursos Profissionais

MDULO 12

Microcomputadores
Durao de Referncia: 36 horas

1. Apresentao
Este mdulo tem carcter terico prtico, por isso dever decorrer preferencialmente em ambiente laboratorial de forma a permitir aos alunos, estudar com algum aprofundamento os principais blocos de um computador.

2. Objectivos de Aprendizagem
Identificar e caracterizar os diversos CPUs existentes. Identificar e caracterizar os barramentos de expanso. Conhecer as memrias internas. Conhecer as diversas memrias secundrias. Identificar e caracterizar os diversos blocos de uma motherboard.

3. mbito dos Contedos


CPU Barramentos Memrias principais. Memrias secundrias. Motherboard.

4. Bibliografia / Outros Recursos


GOUVEIA, Jos; MAGALHES, Alberto. Curso Tcnico de Hardware. FCA Editora. (s.d.).

18

Programa de AUTOMAO E COMPUTADORES TCNICO DE ELECTRNICA, AUTOMAO E COMPUTADORES

Cursos Profissionais

MDULO 13

Montagem de PC
Durao de Referncia: 24 horas

1. Apresentao
Este mdulo tem carcter terico prtico, por isso dever decorrer preferencialmente em ambiente laboratorial de forma a permitir aos alunos a aquisio dos conhecimentos tericos e prticos para realizar a montagem de um PC.

2. Objectivos de Aprendizagem
Identificar os componentes necessrios para a montagem de um PC. Conhecer as regras e procedimentos de assemblagem. Efectuar a montagem de um PC. Configurar testes de sistema.

3. mbito dos Contedos


Caixas e fontes de alimentao. Placas Grficas. Outras placas de expanso. Procedimentos de assemblagem e testes. Testes de sistema.

4. Bibliografia / Outros Recursos


GOUVEIA, Jos; MAGALHES, Alberto. Curso Tcnico de Hardware. FCA Editora. (s.d.). GOUVEIA, Jos; MAGALHES, Alberto, Hardware para PC`s e Redes. FCAE ditora. (s.d.).

19

Programa de AUTOMAO E COMPUTADORES TCNICO DE ELECTRNICA, AUTOMAO E COMPUTADORES

Cursos Profissionais

MDULO 14

Comunicao de Dados
Durao de Referncia: 21 horas

1. Apresentao
Este mdulo tem carcter terico-prtico, por isso dever decorrer preferencialmente em ambiente laboratorial e destina-se a permitir aos alunos verificar experimentalmente os modos de transmisso de dados apresentados.

2. Objectivos de Aprendizagem
Identificar e entender os vrios tipos de protocolos. Identificar e instalar os vrios tipos de equipamentos de transmisso de dados. Instalar configurar e operar algumas aplicaes de controlo das transmisses de dados.

3. mbito dos Contedos


Cdigos Modos de transmisso. Modems Protocolos Outras utilizaes da comunicao de dados por computador.

4. Bibliografia / Outros Recursos


MARCULA, Marcelo, Informtica. Conceitos e Aplicaes. Erica Editora. (s.d.). VASCONCELOS, Laercio de, Hardware Total. Makron Books. (s.d.).

20

Programa de AUTOMAO E COMPUTADORES TCNICO DE ELECTRNICA, AUTOMAO E COMPUTADORES

Cursos Profissionais

MDULO 15

Redes de Computadores
Durao de Referncia: 36 horas

1. Apresentao
Este mdulo tem carcter terico prtico, por isso dever decorrer preferencialmente em ambiente laboratorial de forma a permitir aos alunos experimentarem a aplicao dos conhecimentos relativos a configuraes e administrao dos vrios tipos de redes e respectivos protocolos.

2. Objectivos de Aprendizagem
Seleccionar e aplicar a arquitectura adequada s caractersticas pretendidas. Identificar e instalar os equipamentos disponveis. Utilizar correctamente as ferramentas de administrao disponveis.

3. mbito dos Contedos


Arquitectura de redes. Equipamentos de uma rede. Administrao de redes.

4. Bibliografia / Outros Recursos


GOUVEIA, Jos; MAGALHES, Alberto, Hardware para PC`s e Redes. FCAE ditora. (s.d.). MONTEIRO, Edmundo, Engenharia de Redes Informticas. FCA Editora. (s.d.). MORAIS, Alexandre Fernandes de, Redes de Computadores. Erica Editora. (s.d.). STEVENS, W. Richard, TCP/IP Illustrated, Vol. 1 e 2. Addison-Wesley, 1994. (s.d.). TCP-IP, Internet protocolos & Tecnologias. Axcel Books. (s.d.).

21

Programa de AUTOMAO E COMPUTADORES TCNICO DE ELECTRNICA, AUTOMAO E COMPUTADORES

Cursos Profissionais

MDULO 16

Outros Perifricos
Durao de Referncia: 25 horas

1. Apresentao
Este mdulo tem carcter essencialmente prtico, por isso dever decorrer preferencialmente em ambiente laboratorial, de forma a permitir aos alunos aplicarem correctamente os procedimentos de instalao e normas de Segurana adequadas.

2. Objectivos de Aprendizagem
Identificar simbologia e grandezas nas definies dos perifricos. Adequar os perifricos aos fins pretendidos. Executar as manutenes e ajustes nos perifricos onde sejam necessrias. Diagnosticar avarias e executar procedimentos correctivos.

3. mbito dos Contedos


Impressoras Monitores Gravao em Banda Magntica. Mesas digitalizadoras. Teclados e Ratos. Leitores de cdigos de barras. Captadores de imagens. Unidade CD. Unidade DVD.

4. Bibliografia / Outros Recursos


MONTEIRO, Rui Vasco; NEVES, Filipe, Tecnologia dos Equipamentos Informticos. FCA Editora. (s.d.). SAMPAIO, Antnio, Hardware para Profissionais. FCA Editora. (s.d.). VASCONCELOS, Laercio de, Hardware Total. Makron Books. (s.d.).

22

You might also like