You are on page 1of 2

Universidade Federal do Rio de Janeiro Centro de Filosofia e Cincias Humanas Faculdade de Educao Departamento de Didtica Disciplina: Didtica Professor:

Giseli Barreto da Cruz

Atividade com base na leitura do texto abaixo indicado

GABRIEL, Carmen Teresa. Escola e Cultura: uma articulao inevitvel e conflituosa. In CANDAU, Vera Maria (Org.). Reinventar a escola. Petrpolis/RJ: Vozes, 2000. [1746]

1. A autora do texto em questo afirma que ''(...) a (re)significao da dimenso cultural na prtica educativa abriu caminhos para se pensar as diferentes formas de articulao que a escola estabelece com o contexto cultural na qual est inserida'' (GABRIEL,2000,P.24). Analise as conseqncias da relao entre escola e cultura para a seleo e a forma de contedos a serem trabalhados pelas disciplinas escolares.

Uma das conseqncias que a perspectiva cultural introduzidas no debate educativo trouxe, foi o de ultrapassar a dimenso do currculo, influenciando outros campos, como o da Didtica. A cultura, que antes era vista pela viso tradicional, tinha a viso de ser transmitida com uma homogeneidade, passou a ser transmitida sem qualquer neutralidade, pois passou a ser vista como uma prtica social. Alm disso, a prpria redefinio de conceito de currculo, com essa nova abordagem, o currculo excede a dimenso do texto curricular e absorve a noo de currculo real vivido, efetivado na prtica pedaggica em funo das condies subjetivas e objetivas presentes. Com esse redimensionamento das prticas pedaggicas dos professores, nos encaminha novamente para o campo da Didtica.

2)Recorrendo s argumentaes da autora, comente o que voc compreendeu (vocs compreenderam) sobre a tenso entre universalismo e relativismo no bojo das discusses sobre currculo escolar.

Primeiramente se tem que ter em mente, que o currculo passa a ser visto como uma prtica cultural e de contedo. Com isto, carrega em si o confronto entre as diferentes foras polticas, econmicas, sociais e culturais, que integram e lutam pela hegemonia em um determinado contexto histrico. Essa no neutralidade do currculo, desde o final dos anos 60 at hoje, gerou uma srie de debates, cujo eixo principal a tenso nos autores de esquerda com os de direita. Em qual se confrontam os defensores da possibilidade de um currculo comum, que apresenta referncias as perspectivas mais universalistas. E os defensores de um discurso pluralista que se apiam em perspectivas mais relativistas.

3) O terceiro eixo de anlise da autora focaliza" Que currculo para que escola do Brasil''. Descreva(m) as idias principais dessa parte do texto em forma de resumo.

As principais idias destacadas nesta parte do texto so as de duas correntes ou tendncias que se destacam neste perodo: a teoria crtico-social dos contedos e a educao popular associada ao nome de Paulo Freire. A primeira marcada pelo o contexto brasileiro, elaborada pelos brasileiros e no reflete a influncia dos especialistas americanos e ingleses contemporneos. E a segunda procura teorizar a partir da realidade brasileira tambm, alm de propor programas a serem desenvolvidos co comunidades populares especficas e prtica pedaggica alternativa. As duas tambm apresentam o fato de tentar superar o pessimismo pedaggico e colocam a escola pblica no centro do debate, com esse novo olhar sobre a escola, ela passa a ser vista com um olhar de conflito. Pois a primeira corrente defende o currculo comum, que est associada a perspectivas mais universalistas a segunda corrente enfatiza a necessidade de se respeitas a cultura do aluno, associada a perspectivas mais relativistas. A autora destaca uma conseqncia analisada por Moreira sobre a situao:
A conseqncia que a discusso estacionou, o que dificulta a superao das limitaes e as falhas tanto da pedaggica dos contedos como da educao popular (Moreira: 1990, p.180/181).

You might also like