You are on page 1of 10

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE OLIVEIRA DE FRADES PSICOLOGIA B 12 ANO 2 Teste

Ano lectivo 2010/2011

A prova constituda por trs grupos de itens: - O Grupo I testa objectivos de conhecimento, de compreenso e de anlise, inclui dez itens de escolha mltipla. - O Grupo II testa objectivos de conhecimento e de compreenso, inclui seis itens de resposta curta e objectiva. - O Grupo III testa objectivos de sntese e de avaliao, inclui um item de resposta extensa e orientada.

GRUPO I
Na folha de respostas indique claramente o nmero do item a que est a responder e a letra da alternativa que considera correcta. Ser atribuda a classificao zero aos itens em que apresente: - mais do que uma opo (ainda que nelas esteja includa a opo correcta); - o nmero e/ou a letra ilegveis. Em caso de engano, este dever ser riscado e corrigido, frente, de modo bem legvel.

1. O processo de socializao depende: a) do indivduo e ocorre na idade adulta; b) do grupo social e ocorre na adolescncia; c) da famlia e decorre durante a infncia; d) da cultura e decorre ao longo da vida. 2.A relatividade cultural refere-se aos padres de comportamento semelhantes em todas as culturas. Esta afirmao : a) falsa: os padres de cultura so relativos hereditariedade de cada indivduo; b) verdadeira: cada comunidade apresenta estruturas culturais padronizadas; c) falsa: cada comunidade apresenta padres culturais especficos; d) verdadeira: os padres de cultura so relativos hereditariedade da espcie. 3. Analisa as afirmaes que se seguem sobre o conceito de socializao. Seleccione, depois, a alternativa que as avalia correctamente. 1. Corresponde ao processo de transformao das normas sociais. 2. Implica a aprendizagem e a adopo de atitudes dominantes numa cultura. 3. Define-se como predisposio para responder a objectos sociais. a) 2 verdadeira; 1 e 3 so falsas. b) 1 e 3 so verdadeiras; 2 falsa; c) 3 verdadeira; 1 e 2 so falsas; d) 1 e 2 so verdadeiras; 3 falsa. 4. Analisa as afirmaes que se seguem sobre processos de socializao. Seleccione, depois, a alternativa que as identifica correctamente. 1. um processo que decorre na infncia, sob a influncia da famlia. 2. um processo de readaptao e alteraes de estatutos.

3. um processo de apropriaes de competncias sociais bsicas. a) 1 e 3 socializao primria; 2 socializao secundria; b) 1socializao primria; 2 e 3 socializao secundria; c) 1 e 2 socializao secundria; 3 socializao primria; d) 1 socializao secundria; 2 e 3 socializao primria. 5. Numa mesma cultura, o processo de desenvolvimento dos adolescentes apresenta as mesmas caractersticas. Esta afirmao : a) falsa: as caractersticas deste processo de desenvolvimento dependem das transformaes biolgicas da espcie; b) verdadeira: as caractersticas deste processo de desenvolvimento dependem do grupo social de pertena; c) falsa: a adolescncia um processo vivido de modo singular por cada indivduo da mesma cultura; d) verdadeira: a adolescncia um processo cuja vivncia depende do espao e do tempo histricos. 6. A vinculao que o beb estabelece com a me, de acordo com Bowlby, de natureza: a) inata; b) aprendida; c) combinada; d) reforada. 7. As caractersticas da relao me-beb vo ter impacto no desenvolvimento da criana ao nvel: a) das relaes interpessoais; da memria; b) do temperamento; das estruturas fisiolgicas; c) das relaes interpessoais; da confiana em si prprio; d) das estruturas fisiolgicas; da confiana em si prprio. 8. As investigaes de Harlow sobre a relao precoce do beb com a me revelam que: a) o contacto fsico anula as necessidades alimentares; b) a alimentao vincula o beb progenitora; c) o contacto fsico se sobrepe s necessidades alimentares; d) a alimentao elimina a necessidade de conforto. 9. A relao precoce com a figura materna proporciona: a) a regresso das motivaes inatas; b) o incio da aprendizagem social; c) a aquisio do pensamento formal; d) o desenvolvimento dos instintos bsicos. 10. A relao precoce com a me modela as competncias sociais do beb. Esta afirmao : a) falsa: as competncias sociais do beb so originadas por motivaes inatas; b) verdadeira: as competncias sociais do beb dependem do estatuto familiar; c) falsa: a socializao estrutura-se na relao com os pares; d) verdadeira: a socializao inicia-se com os cuidados parentais.

GRUPO II
Este grupo constitudo por seis itens de resposta curta e objectiva.

1. O Homem um ser que, ao mesmo tempo, influenciado pelo sistema cultural e exerce influncia sobre ele. Caracterize o conceito de relatividade cultural.

2. A socializao um processo que ocorre nos diversos grupos humanos. Defina socializao. 3. As culturas produzem formas diferenciadas de os indivduos se posicionarem face aos outros, a si prprios e ao mundo. Defina padro de cultura. 4. O que se entende por vinculao? 5. Qual o contributo das observaes de Spitz para o reconhecimento da importncia da vinculao? 6. Desde o nascimento, a criana tem capacidade e necessidade de interagir com o meio. Explique o papel da relao me-beb no processo de desenvolvimento.

GRUPO III
Este grupo constitudo por um item de resposta extensa e orientada.

O inacabamento biolgico do beb implica a necessidade de ele estabelecer uma relao especfica com outros seres humanos. Desenvolva o tema, analisando: a) A importncia da relao me-beb no estabelecimento de vnculos sociais; b) A teoria de M. Ainsworth sobre a vinculao.

FIM

COTAES
Grupo I Cada item vale 3 pontos Totalidade do grupo-----------30 pontos Grupo II Cada item vale 20 pontos Totalidade do grupo---------120 pontos Grupo III A questo vale 50 pontos Totalidade do grupo----------50 pontos Total da prova---------------200 pontos

Bom trabalho

O professor

Antnio Paulo Gomes Rodrigues

CRITRIOS ESPECFICOS DE AVALIAO


GRUPO I Este grupo testa objectivos de conhecimento, de compreenso e de anlise. Atribuem-se 3 pontos a cada resposta correcta. 1. D 2. C 3. A 4. A 5. C 6. A 7. C 8. C 9. B 10. D GRUPO II Este grupo testa objectivos de conhecimento e compreenso. Pretende-se que o aluno produza respostas curtas e objectivas. Questo 1 Contedos: Caracterize o conceito de relatividade cultural, referindo que: a) Cada comunidade desenvolve padres culturais prprios; b) As diferentes expresses culturais devem ser entendidas no seu enquadramento temporal e geogrfico. Total: 16 pontos Clareza das ideias e sequncia lgica das ideias: 4 pontos Total da resposta: 20 pontos Questo 2 Contedos: Define socializao como: a) um processo permanente de interiorizao de regras, de normas, de valores e de modelos de comportamento; b) Que garantem ao indivduo a integrao em determinada sociedade. Total: 16 pontos Clareza das ideias e sequncia lgica das ideias: 4 pontos Total da resposta: 20 pontos Questo 3 Contedos: Defina padro de cultura como o conjunto de modelos de comportamento que: a) Responde a necessidades especficas dos indivduos que pertencem a uma dada comunidade;

b) Identifica esses indivduos como membros de uma mesma cultura, diferenciando-os dos de outras; c) Sofre transformaes no contacto com outras culturas. Total: 16 pontos Clareza das ideias e sequncia lgica das ideias: 4 pontos Total da resposta: 20 pontos Questo 4 Contedos: Diga o que entende por vinculao, referindo que: a) a necessidade de criar e manter relaes de proximidade e afectividade com os outros; b) a necessidade do beb se apegar a outros seres humanos para assegurar proteco e segurana; c) Essa relao uma necessidade bsica e primria. Total: 16 pontos Clareza das ideias e sequncia lgica das ideias: 4 pontos Total da resposta: 20 pontos Questo 5 Contedos:
Indique o contributo das observaes de Spitz para o reconhecimento da importncia da vinculao, referindo que :

a) Spitz estudou as consequncias no desenvolvimento do beb provocadas pela ausncia prolongada da me; b) Esses bebs apresentavam perturbaes somticas e psquicas, que ele designa de hospitalismo; c) Spitz confirmou a necessidade de laos e de contactos afectivos entre o beb e o adulto. Total: 16 pontos Clareza das ideias e sequncia lgica das ideias: 4 pontos Total da resposta: 20 pontos Questo 6 Contedos: Explica o papel da relao me-beb no processo de desenvolvimento, referindo que: a) As primeiras interaces do beb so com a me e permitem-lhe adequar o seu comportamento ao meio; b) A qualidade desta relao ir influenciar a sua personalidade, a sua auto-estima e auto-confiana; c) O que condicionar as suas capacidades de relacionamento com os outros e de adaptao s diversas situaes. Total: 16 pontos Clareza das ideias e sequncia lgica das ideias: 4 pontos

Total da resposta: 20 pontos GRUPO III Este grupo testa objectivos de anlise, de sntese e de avaliao. Pretende-se que o aluno produza uma resposta de orientao extensa e orientada. Questo 1 Contedos: a) A importncia da relao me-beb no estabelecimento de vnculos sociais, referindo que: 1) As interaces da criana com a me permitem criana aprender a atribuir significados aos comportamentos dos outros e a adequar o seu comportamento ao meio; 2) A qualidade desta relao ir influenciar a construo da personalidade da criana e a sua auto-estima, o que influencia a forma como se adaptar a diferentes situaes e como de relacionar com outros. b) A teoria de M. Ainsworth sobre a vinculao, referindo que: 1) Ainsworth desenvolveu a teoria da vinculao de Bowlby; 2) Com base num procedimento experimental que ficou conhecido por Situao Estranha, Ainsworth concluiu que a relao com os pais gera segurana; 1) A partir das suas observaes distingue trs tipos de vinculao, concluindo que a vinculao segura seria o tipo de vinculao com o carcter mais adaptativo. Total: 40 pontos Clareza das ideias e sequncia lgica das ideias: 10 pontos Total da resposta: 50 pontos

You might also like