You are on page 1of 3

BNDES Automtico Progeren NO/NE Micro e Pequena Empresa Informaes bsicas sobre o apoio financeiro

A seguir as informaes sobre as condies financeiras, o objetivo do financiamento, a orientao sobre como solicitar o financiamento e a documentao necessria exigida pelo BNDES. Observao: As operaes do BNDES Automtico Progeren NO/NE Micro e Pequena Empresa so realizadas atravs da rede de agentes credenciados pelo BNDES (bancos comerciais, bancos de desenvolvimento, cooperativas de crdito etc). Este documento serve apenas como orientao para o cliente e para a instituio financeira. As condies aqui descritas podem ser modificadas a qualquer momento pelo BNDES. O financiamento ocorrer com as condies vigentes no momento da contratao O comprometimento dos recursos oramentrios pode suspender o recebimento de propostas de financiamento 1. Conhea o Apoio Financeiro O BNDES Automtico Progeren NO/NE Micro e Pequena Empresa tem como objetivo aumentar a produo, o emprego e a massa salarial, por meio do apoio financeiro do capital de giro. 1.1 Quem pode solicitar o financiamento Empresas, empresrios individuais, empresas individuais e sociedades cooperativas, com receita operacional bruta anual at R$ 16 milhes, localizados em municpios abrangidos pela rea de atuao do Fundo Constitucional do Norte (FNO) ou o Fundo Constitucional do Nordeste (FNE), no enquadrados, segundo a Classificao Nacional de Atividade Econmica (CNAE) do IBGE, nos setores abaixo: Indstria de transformao (Seo C); Indstria extrativa: extrao de petrleo e gs natural (B06); extrao de minerais metlicos, exceto metais preciosos e radioativos (B07.10-3, B07.21-9, B07.22-7, B07.23-5 e B07.29-4); e atividades de apoio extrao de minerais (B09); Cultivo de mas (A01.33-4/07); Criao de sunos (A01.54-7); Criao de aves (A01.55-5); Aquicultura (A03.2) e Transporte rodovirio de carga (H49.3). 2. Condies Financeiras 2.1 Taxa de juros A taxa de juros a soma das seguintes parcelas: i) Custo Financeiro: TJPL; ii) Remunerao do BNDES: 0,5% a.a; iii) Remunerao da instituio financeira: negociada entre a instituio financeira credenciada e o cliente.

2.2 Limite de financiamento At 20% da receita operacional bruta (ROB) anual, devendo ser observado a cada perodo de 12 (doze) meses o limite de R$ 20.000.000,00 (vinte milhes de reais) por beneficiria. 2.3 Prazos O prazo total de at 3 anos, incluindo o perodo de carncia de 1 a 12 meses. 3. Garantias Negociadas entre a instituio financeira credenciada e a empresa financiada. Sendo possvel a utilizao do Fundo Garantidor para o Investimento - BNDES FGI. 4. Vigncia Validade at 31/03/2013. 5. Como deve ser encaminhado o seu pedido de financiamento O pedido de financiamento deve ser realizado atravs de uma instituio financeira de sua escolha, que analisar a possibilidade de concesso de crdito e negociar as garantias. Para isto voc deve se dirigir a uma agncia de uma instituio financeira credenciada pelo BNDES (bancos comerciais, bancos de desenvolvimento, agncias de fomento ou cooperativas de crdito, etc). Aps a aprovao da instituio, a operao ser encaminhada para homologao e posterior liberao dos recursos pelo BNDES. 6. Relao dos principais documentos exigidos pelo BNDES Certido Negativa de Dbito CND ou Certido Positiva de Dbito com Efeitos de Negativa CPD-EN, expedida pela Secretaria da Receita Federal do Brasil, a ser extrada pelo Agente Financeiro no endereo eletrnico http://www.receita.fazenda.gov.br; Certido Conjunta Negativa de Dbitos ou Certido Conjunta Positiva com Efeitos de Negativa de Dbitos, relativos a tributos federais e Dvida Ativa da Unio, a ser extrada pelo Agente Financeiro nos endereos www.receita.fazenda.gov.br ou www.pgfn.fazenda.gov.br; Comprovao de que a Beneficiria no est inscrita no Cadastro de Empregadores que tenham mantido trabalhadores em condies anlogas de escravo, a ser extrada pelo Agente Financeiro no endereo eletrnico http://www.mte.gov.br; Comprovao de que a Beneficiria est em dia com as obrigaes relativas ao Fundo de Garantia do Tempo de Servio FGTS, a ser extrada pelo Agente Financeiro no endereo eletrnico www.caixa.gov.br; Comprovao de que a Beneficiria est em dia com a entrega da Relao Anual de Informaes Sociais RAIS. Se a Beneficiria tiver filial(is), dever ser apresentada a comprovao de entrega da RAIS da matriz e de sua(s) filial(is); Comprovao de regularidade da Beneficiria perante os rgos ambientais; Declaraes referentes s responsabilidades contratuais, trabalhistas, sociais, dentre outras, cujos modelos sero fornecidos pelo Agente Financeiro.

Observaes importantes 1. As instituies financeiras credenciadas pelo BNDES so responsveis pela anlise e aprovao do crdito e pelo risco da operao, e assim podero solicitar documentos e certides adicionais. 2. Todos os documentos devem estar vlidos na data de entrega ao Agente Financeiro. 3. A documentao aqui descrita pode ser modificada a qualquer momento pelo BNDES. O BNDES pode exigir outros documentos, no constantes da relao acima, para situaes excepcionais. 4. O financiamento ocorrer conforme as condies vigentes na data do recebimento do pedido de financiamento pelo BNDES. 5. Caso necessite de esclarecimentos www.bndes.gov.br/faleconosco. adicionais, acesse o site

You might also like