You are on page 1of 6

01 - (UEL 2003) Observe os quadrinhos:

(QUINO. Toda Mafalda. So Paulo: Martins Fontes, 1992). Os quadrinhos ilustram uma forma comum de explicar a pobreza e as desigualdades sociais. Assinale a alternativa que apresenta pressupostos utilizados pela teoria liberal clssica para compreender a existncia da pobreza e que foram tambm assumidos pela personagem Susanita em suas falas. a) As desigualdades sociais podem ser compreendidas atravs da anlise das relaes de dominao entre classes, que determinam o sucesso ou o fracasso dos indivduos. b) A existncia da pobreza pode ser compreendida a partir do estudo das relaes de produo resultantes da explorao de uma classe sobre a outra. c) A diviso em classes sociais no capitalismo est baseada na liberdade de concorrncia; assim, a pobreza decorre das qualidades e das escolhas individuais. d) O empobrecimento de alguns setores sociais no capitalismo decorre da apropriao privada dos meios de produo, que dificulta a ascenso social da maioria da populao. e) O empobrecimento de grande parte da populao mundial decorre da definio pelo imperialismo de polticas econmicas discriminatrias. 02 - (UEL 2004) Em 1840, o francs Alxis de Tocqueville (1805-1859), autor de A democracia na Amrica, impressionado com o que viu em viagem aos Estados Unidos, escreveu que nos EUA, a qualquer momento, um servial pode se tornar um senhor. Por sua vez, o escritor brasileiro Luiz Fernando Verssimo, autor de O analista de Bag, disse, em 1999, ao se referir situao social no Brasil: tem gente se agarrando a poste para no cair na escala social e sequestrando elevador para subir na vida. As citaes anteriores se referem diretamente a qual fenmeno social?

a) Ao da estratificao, que diz respeito a uma forma de organizao que se estrutura por meio da diviso da sociedade em estratos ou camadas sociais distintas, conforme algum tipo de critrio estabelecido. b) Ao de status social, que diz respeito a um conjunto de direitos e deveres que marcam e diferenciam a posio de uma pessoa em suas relaes com as outras. c) Ao dos papis sociais, que se refere ao conjunto de comportamentos que os grupos e a sociedade em geral esperam que os indivduos cumpram de acordo com o status que possuem. d) Ao da mobilidade social, que se refere ao movimento, mudana de lugar de indivduos ou grupos num determinado sistema de estratificao. e) Ao da massificao, que remete homogeneizao das condutas, das reaes, desejos e necessidades dos indivduos, sujeitando-os s idias e objetos veiculados pelos sistemas miditicos. 03 - (UEL 2006) Contardo Calligaris publicou um artigo em que aborda a prtica social brasileira de denominar como doutores os indivduos pertencentes a algumas profisses, dentre eles mdicos, engenheiros e advogados, mesmo na ausncia da titulao acadmica. Segundo o autor, estes mesmos profissionais no se apresentam como doutores no encontro com seus pares, mas apenas diante de indivduos de segmentos sociais considerados subalternos, o que indica uma tentativa de intimidao social, servindo para estabelecer uma distncia social, lembrando a sociedade de castas. A questo levantada por Contardo Calligaris aborda aspectos relacionados estratificao social, estudada, entre outros, pelo socilogo alemo Max Weber. De acordo com as ideias weberianas sobre o tema, correto afirmar: a) As sociedades ocidentais modernas produzem uma estratificao social multidimensional, articulando critrios de renda, status e poder. b) Mdicos, engenheiros e advogados so designados de doutores porque suas profisses beneficiam mais a sociedade que as demais. c) A titulao acadmica objetiva a intimidao social e a demarcao de hierarquias que culminem em uma sociedade de castas. d) A intimidao social perante os subalternos expressa a materializao das castas nas sociedades modernas ocidentais. e) Nas sociedades modernas ocidentais, a diversidade das origens, das funes sociais e das condies econmicas so critrios anacrnicos de estratificao. 04 - (UEL 2008) Leia o texto a seguir: Unamo-nos para defender os fracos da opresso, conter os ambiciosos e assegurar a cada um a posse daquilo que lhe pertence, instituamos regulamentos de justia e de paz, aos quais todos sejam obrigados a conformar-se, que no abram exceo para ningum e que,

submetendo igualmente a deveres mtuos o poderoso e o fraco, reparem de certo modo os caprichos da fortuna. (ROUSSEAU, J-J. Discours sur lorigine de linegalit. Apud NASCIMENTO, M. M. Rousseau: da servido liberdade. In WEFORT, F. (Org). Os clssicos da poltica, v. 1. So Paulo: tica, 1989. P. 195.). De acordo com o texto e com os conhecimentos sobre o tema, assinale a alternativa que reproduz a relao que Rousseau estabelece entre as ideias de Contrato Social e Desigualdade. a) O Contrato Social, uma imposio do soberano sobre seus sditos, elimina a liberdade natural e faz aumentar a fortuna dos fortes e opresso sobre os fracos. b) O Contrato Social, obrigaes impostas pelos fortes para serem cumpridas pelos mais fracos, amplia a desigualdade e a discrdia social. c) O Contrato Social, regulamento aplicado a todos, divide igualmente a riqueza e as posses dos fortes entre os mais fracos para poder promover a igualdade social. d) O Contrato Social, um pacto legtimo, permite aos homens, em troca de sua liberdade natural, a vida em concrdia, ao estabelecer obrigaes comuns a todos e equiparar as diferenas que a sorte fez favorecer a uns e no a outros. e) O Contrato social, um pacto de defesa dos mais fracos, elimina a desigualdade, ao submeter os ricos ao poder dos fracos e assim permite que as posses sejam igualmente distribudas. 05 - (UEL 2004) Leia a letra da cano. Tinha eu 14 anos de idade quando meu pai me chamou Perguntou-me se eu queria estudar filosofia Medicina ou engenharia Tinha eu que ser doutor Mas a minha aspirao era ter um violo Para me tornar sambista Ele ento me aconselhou: Sambista no tem valor nesta terra de doutor E seu doutor, o meu pai tinha razo Vejo um samba ser vendido, o sambista esquecido O seu verdadeiro autor Eu estou necessitado, mas meu samba encabulado Eu no vendo no senhor! (Cano 14 anos de Paulinho da Viola, do lbum Na Madrugada, 1966). De acordo com a letra da cano, assinale a alternativa correta.

a) O sambista v na comercializao do samba, ou seja, na sua mutao em mercadoria, um processo que valoriza mais o criador que a coisa produzida. b) Os termos sambista e doutor servem para qualificar e/ou desqualificar os indivduos na rigorosa hierarquia social vigente no Brasil. c) A filosofia, enquanto conhecimento humanstico voltado crtica social, desqualificada em relao aos conhecimentos direcionados s profisses liberais. d) Para o sambista, o valor objetivo da msica como mercadoria, medido pelo reconhecimento econmico, mais relevante do que sua condio de criao artstica subjetiva. e) A expresso terra de doutor est relacionada disseminao generalizada dos cursos superiores no Brasil, responsveis por uma elevao do nvel cultural dos setores populares. 06 - (UEM Inverno 2008) Ao longo da histria, vrias sociedades foram marcadas por profundas desigualdades sociais e polticas, motivando diferentes interpretaes sobre elas. Assinale o que no for correto. a) Para Rousseau, o contrato social teria por objetivo alcanar o bem comum, estabelecendose um pacto em que os indivduos estariam igualmente submetidos vontade geral da sociedade. b) O pensamento liberal interpreta as diferenas sociais como o resultado da desigual apropriao dos meios de produo, do capital e da fora de trabalho e considera que essa situao leva dominao entre os indivduos. c) Nas dcadas de 1950 e 1960, o Brasil passou por um processo de industrializao, mas sem sair do subdesenvolvimento devido s caractersticas de seu modelo de crescimento industrial, que gerou uma acumulao altamente concentrada da riqueza. d) A partir de 1970, o governo brasileiro conseguiu diminuir as desigualdades no pas mediante um desenvolvimento com custo social reduzido, a desconcentrao da renda, a absoro da mo-de-obra economicamente ativa e o fim da inflao. e) Segundo Karl Marx, na sociedade capitalista, o operrio cria as mercadorias e apropria-se de uma parcela da sua produo, eliminando as desigualdades sociais. 07 - (UEM Inverno 2008) Em termos sociolgicos, assinale o que no for correto sobre o conceito de classes sociais. a) Sua utilizao visa explicar as formas pelas quais as desigualdades se estruturam e se reproduzem nas sociedades. b) De acordo com Karl Marx, as relaes entre as classes sociais transformam-se ao longo da histria conforme a dinmica dos modos de produo. c) As classes sociais, para Marx, definem-se, sobretudo, pelas relaes de cooperao que se desenvolvem entre os diversos grupos envolvidos no sistema produtivo.

d) A formao de uma classe social, como os proletrios, s se realiza na sua relao com a classe opositora, no caso do exemplo, a burguesia. e) A afirmao a histria da humanidade a histria das lutas de classes expressa a ideia de que as transformaes sociais esto profundamente associadas s contradies existentes entre as classes.

08 - (UFUB) Rousseau, um dos idelogos da Revoluo Francesa, ao tratar da questo da cidadania, concebe os cidados como elementos ativos, participantes da autoridade soberana do Estado. Considerando-se que, para ele, a igualdade condio fundamental para que se possa viver em liberdade, pode-se dizer que, no Brasil, hoje, segundo a lgica do pensamento rousseauniano: A) Vivemos sob um regime democrtico, pois, alm da igualdade de todos perante a lei, existe plena liberdade de organizao partidria. B) Estamos longe de viver sob um regime democrtico, tendo em vista as disparidades econmico-sociais expressas na concentrao de renda, o que acabava viciando o processo poltico de tomada de decises. C) Vivemos sob um regime democrtico, atestado pelo funcionamento do sistema democrtico-parlamentar, condio essencial para a representao da vontade geral. D) Estamos longe de viver sob um regime democrtico, pois este s ser lanado quando os interesses particulares forem efetivamente respeitados, sem sofrer qualquer interferncia do Estado. 09 - (UFUB) Sobre as relaes sociais estabelecidas entre os homens no processo de produo capitalista, podemos afirmar que:

I se caracteriza por serem relaes de explorao, antagonismo e oposio. II as relaes estabelecidas entre as classes sociais so complementares, pois s existe em relao outra. III dividem os homens entre proprietrios e no-proprietrios dos meios de produo. IV as desigualdades no constituem a base de formao das classes sociais. V entre o capitalista e o trabalhador h uma relao de igualdade, pois ambos so vendedores de sua fora de trabalho. Selecione a alternativa correta: A) I, II e III esto corretas. B) III, IV e V esto corretas. C) II, III e IV esto corretas.

D) I, III e IV esto corretas. 10 - (UFUB) De acordo com a teoria de Marx, a desigualdade social se explica: A) Pela distribuio da riqueza de acordo com o esforo de cada um no desempenho de seu trabalho. B) Pela diviso da sociedade em classes sociais, decorrente da separao entre proprietrios e no-proprietrios dos meios de produo. C) Pelas diferenas de inteligncia e habilidade inatas dos indivduos, determinadas biologicamente. D) Pela apropriao das condies de trabalho pelos homens mais capazes em contextos histricos, marcados pela igualdade de oportunidades.

You might also like