You are on page 1of 16

Red de Revistas Cientficas de Amrica Latina, el Caribe, Espaa y Portugal

Sistema de Informacin Cientfica

Eloiza Gurgel Pires A experincia audiovisual nos espaos educativos: possveis intersees entre educao e comunicao Educao e Pesquisa, vol. 36, nm. 1, enero-abril, 2010, pp. 281-295, Universidade de So Paulo Brasil
Disponvel em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=29813593006

Educao e Pesquisa, ISSN (Verso impressa): 1517-9702 revedu@usp.br Universidade de So Paulo Brasil

Como citar este artigo

Fascculo completo

Mais informaes do artigo

Site da revista

www.redalyc.org
Projeto acadmico no lucrativo, desenvolvido pela iniciativa Acesso Aberto

A experincia audiovisual nos espaos educativos: possveis intersees entre educao e comunicao
Eloiza Gurgel Pires
Universidade de Braslia

Resumo

O presente trabalho relaciona os campos da comunicao e da educao a partir de uma reflexo sobre a experincia audiovisual no contexto dos espaos educativos. Aponta-se a transversalidade das mdias audiovisuais como um desafio importante para a escola, considerando-se a complexidade do momento histrico em que vivemos e seus processos de construo de subjetividades decorrentes dos novos modos de ler, ver, pensar e aprender. Procuramos encontrar, nas prticas atuais dos espaos de sala de aula, elementos que pudessem fornecer subsdios para aprofundar algumas questes relacionadas ao discurso udio-imagtico dentro de uma perspectiva histrico-cultural, recolocando a questo das poticas tecnolgicas, inserindo a tcnica no universo da cultura. Nossa preocupao com relao s referncias tericas para este estudo foi a de no limitar as questes problematizadas nesta investigao a determinados guetos tericos, sem que, para isso, o objeto de pesquisa sofresse diluies. Assim, trabalhamos com autores que nos ajudaram a transitar por diferentes campos do conhecimento e saberes. Estabelecemos dilogos com o pensamento bakhtiniano; com pesquisadores que esto refletindo sobre as produes audiovisuais contemporneas; e com autores como Jos Luiz Braga e Regina Calazans; Martin-Barbero; e David Buckingham que nos permitiram uma viso ampliada sobre a contemporaneidade e as questes significativas dos campos da educao e da comunicao, especialmente as questes relacionadas aos estudos de educao para as mdias.
Palavras-chave

Educao Comunicao Meios audiovisuais Contemporaneidade.

Correspndncia: Eloiza Gurgel Pires SCRS 502 bl. B apt.118 70330-520 Braslia DF E-mail: eloizagurgel@uol.com.br

Educao e Pesquisa, So Paulo, v. 36, n.1, p. 281-295, jan./abr. 2010

281

The audiovisual experience in educational spaces: possible intersections between education and communication
Eloiza Gurgel Pires
Universidade de Braslia

Abstract

This work draws relations between the fields of communication and education based on a reflection about the audiovisual experience within the context of educational spaces. The transversal character of the audiovisual media is pointed out as an important challenge for the school, considering the complexity of the historical moment in which we live, and its processes of construction of subjectivities attending new ways of reading, seeing, thinking and learning. We try to find within the current practices in classrooms aspects that could give us elements to examine some of the questions concerning the audio-image discourse under a cultural-historical perspective, repositioning the issue of technological poetics, and inserting technique into the universe of culture. Special care was taken with respect to the theoretical background for this study to avoid limiting the issues problematized in the investigation to certain theoretical ghettos, without, nevertheless, allowing the object of research to become diluted. We have, therefore, worked with authors that helped us to traverse different knowledges and fields of knowledge. We established dialogues with the Bakhtinian thought, with researchers that are reflecting on contemporary audiovisual productions, and with authors such as Jos Luiz Braga and Regina Calazans, Martin-Barbero and David Buckingham, who gave us a wider view of contemporaneity and of the significant issues in the fields of education and communication, particularly of the questions related to the education studies for the media.
Keywords

Education Communication Audiovisual media Contemporaneity.

Contact: Eloiza Gurgel Pires SCRS 502 bl. B apt.118 70330-520 Braslia DF E-mail: eloizagurgel@uol.com.br

282

Educao e Pesquisa, So Paulo, v.36, n.1, p. 281-295, jan./abr. 2010

Nosso sistema escolar construiu, durante um longo tempo, processos interacionais essencialmente baseados no relacionamento face a face e na palavra escrita. No entanto, o sculo XX ampliou, com as novas tecnologias, o leque de possibilidades de novas integraes direcionadas para diferentes objetivos e processos sociais, o que no poderia deixar de incidir sobre a educao. Em uma sociedade mediatizada, deparamo-nos no apenas com diferentes saberes, mas com mltiplas formas de mediao e difuso desses saberes. Consequentemente, so modificados os modos de aprender relativos a esses saberes. Vale ressaltar que, no atual momento civilizatrio, a tecnologia no agrega somente novos artefatos e novos modos de fazer, introduz tambm outra dinmica em que o tempo e o espao so reelaborados, produzindo novas formas de relacionamento entre as pessoas. Estas continuam buscando um sentido para sua existncia que, para Bakhtin (2003), encontrado nas relaes estabelecidas por intermdio da linguagem, portanto, na comunicao. Todavia, na relao entre educao e comunicao, muito comum reduzir o campo da comunicao sua dimenso instrumental ou ao uso dos meios, deixando escapar algo que seria estratgico: a insero da educao nos complexos processos comunicacionais da sociedade atual, considerando um sistema difuso de informaes, a interseo de linguagens e o descentramento de saberes em relao aos centros da escola e livros que organizam nosso sistema educativo. Para Martin-Barbero (2000), a difuso de conhecimento uma das questes mais importantes que a comunicao prope hoje para a educao. Para o autor, no nosso sistema escolar, constata-se que no s existe o preconceito com relao oralidade cultural, como tambm com relao cultura audiovisual: uma atitude defensiva diante do desafio de reconhecer um novo ecossistema comunicativo, no qual emerge outra cultura, com novos modos de ler, ver, pensar e aprender.

Por outro lado, ao relacionar os campos da educao e da comunicao, observamos que o educacional se coloca, inevitavelmente, como uma questo central para as novas interaes da comunicao social. Portanto, a cada inveno tecnolgica, a sociedade atribui aos processos comunicacionais surgidos dos novos meios uma expectativa educacional, podendo-se afirmar que os dois campos se invadem, esto entrelaados. Jos Luiz Braga e Regina Calazans (2001) afirmam que
[...] as preocupaes comunicacionais da Educao, e as preocupaes sobre aprendizagem na Comunicao, parecem de algum modo penetrar os dois campos originais na sua totalidade e fornecer-lhes novos ngulos e questes para observao. (p. 56)

Aqui, interessa-nos abordar os relacionamentos entre comunicao e educao a partir de uma reflexo sobre a experincia audiovisual nos espaos educativos, apontando a transversalidade das mdias audiovisuais como um desafio importante para a escola, pois, apesar de todas as transformaes sociais e tecnolgicas da contemporaneidade, um processo de produo audiovisual no espao escolar induz a interesses e comportamentos que perturbam o seu quadro habitual conformado pelas velhas prticas que h muito tempo atuam com uma racionalizao disciplinadora, separando os saberes idades, o pensar do sentir, o trabalho do cio. Ao contrrio, a cultura miditica no separa o sensvel do inteligvel; a atividade reflexiva do entretenimento. Desse modo, a produo miditica nos espaos escolares nos remete dimenso emotiva, ao imaginrio e s mitologias da nossa poca, introduzindo elementos perturbadores s disciplinas clssicas. preciso considerar que essa turbulncia poder gerar uma renovao. Cabe-nos indagar sobre os processos de apropriao e ressignificao dos cdigos audiovisuais nas expresses e manifestaes culturais dos espaos educativos, e as novas leituras e escrituras da advindas.

Educao e Pesquisa, So Paulo, v. 36, n.1, p. 281-295, jan./abr. 2010

283

A linguagem videogrfica

A dimenso social do conhecimento ocorre na interao do sujeito com os objetos e com outros sujeitos, no confronto, na troca de concepes, ideias, teorias, sentimentos e desejos. Essa interao social, geradora de cultura (conhecimento), torna-se possvel por intermdio da linguagem: A cultura, que caracterstica da sociedade humana, organizada/ organizadora via o veculo cognitivo que a linguagem (Morin, 1992, p. 17). Transformamos o invisvel em visvel por meio da linguagem, que constri uma viso ttil, um pensamento visvel. A palavra transforma-se em ato. Revelamos o mundo e nos revelamos para o mundo. O homem cria a si prprio e o mundo em que vive, tornando-se sujeito na linguagem. Ocupa um lugar determinado no espao e revela o seu modo de ver o outro e o mundo fsico que o envolve. Assim, a palavra (pensamento) e o olhar (imaginrio) constituem o sentido que conferimos experincia de estar no mundo. A cultura grega, acentuadamente plstica, no separava o ver do pensar. Eidos, forma ou figura, termo afim de idea. Em latim, video (eu vejo) e idea. Para os gregos, o conceito de tchne se relacionava ao fazer criativo poiesis do homem. Ao contrrio do pensamento moderno, homem e tecnologia no eram reconhecidos como opostos, no havendo a possibilidade de conceber o ser humano cindido em sujeito e objeto do conhecimento, como se estivesse retalhado em diferentes componentes de si mesmo. A viso dicotomizada da realidade produzida pela epistemologia clssica afetou nossa sensibilidade terica e cristalizou alguns conceitos que se formaram a partir da construo de uma espacialidade que determinou o dentro e o fora no ser. Com o racionalismo mutilador da modernidade, emergem as dualidades mente e corpo, dentro e fora, pensamento e imaginrio. Nos dias atuais, os meios hbridos possibilitaram a criao de imagens falantes e em movimento. Os elementos da linguagem verbal e da linguagem visual podem hoje coexistir

num mesmo espao. No entanto, muitos intelectuais ainda mantm certa suspeita com relao imagem e aos novos meios, como se fosse possvel separar o imaginrio do pensamento. Por outro lado, alguns autores (Philippe Dubois; Machado; Parente; Bellour e outros) pem em questo o aspecto iconoclasta dos discursos sobre a imagem, ressaltando o potencial criativo das subverses poticas nas exploraes dos meios audiovisuais. O surgimento do vdeo nos anos 1960 provocou uma ruptura sem precedentes no universo das imagens tcnicas pelas experimentaes e formas de apropriao que esse meio possibilitou. A escrita eletrnica do vdeo instaurou novas formas de linguagens, estticas prprias das imagens hbridas, ps-cinematogrficas (eletrnicas e digitais). Trata-se de uma imagem tecnolgica que sempre teve problemas de identidade, pois surge entre o cinema e a imagem infogrfica, transitria e marginal entre universos de imagens fortes e bem definidas. Movimenta-se entre a fico e o real, o filme e a televiso, a arte e a comunicao. Foi mais explorado em suas formas pelos artistas (videoarte) e no espao domstico (vdeo familiar, vdeo privado, documentrio etc.), estando entre as esferas artstica e miditica. Ele objeto e processo, pblico e privado, pintura e televiso, sem ser um nem outro, ou sendo ambos, com um senso constante do ensaio, da pesquisa, da experimentao, da inovao. Os modos de criao videogrfica relativizaram o modelo narrativo, desenvolvendo uma linguagem, ou esttica particular (mas no exclusiva), que pe em jogo questes diferentes daquelas j expostas pelo cinema e, ao mesmo tempo, constituem uma forma que pensa, um estado da imagem. O vdeo pensa o que as imagens (todas e quaisquer) so, fazem ou criam:
O vdeo o material formal e intelectual no qual se processa a reflexo sobre a, da ou com a televiso. Ou, melhor dizendo, que gera, que inventa, que lhe d corpo e ideias. H uma espcie de potncia de pensamento na e pela imagem que me

284

Eloiza PIRES. A experincia audiovisual nos espaos educativos:...

parece existir no corao da forma vdeo. O vdeo seria ento, neste sentido e literalmente uma forma que pensa. Um pensamento da imagem em geral e no apenas da televiso. (Dubois, 2004, p. 113)

Para Dubois (2004), o vdeo no o outro da televiso, no o lado esttico que ela no gostaria de assumir, no a sua contraideologia, mas uma maneira de pensar a televiso com suas prprias formas. Machado (1997) entende que a diferena entre TV e vdeo est na intensidade:
Produzido e difundido fora do circuito televisual, pode investir no aprofundamento da funo cultural da televiso, avanando de um lado, na experimentao da linguagem eletrnica, e buscando exprimir, de outro, as inquietaes mais agudas dos homens do nosso tempo. Ele executa no domnio da televiso, uma funo cultural de vanguarda, no sentido produtivo do termo: ampliar os horizontes, explorar novos caminhos, experimentar novas possibilidades de utilizao, reverter a relao de autoridade entre produtor e consumidor, de modo a forar um progresso da instituio convencional da TV, demasiadamente inibida pelo peso dos interesses que so nela colocados em jogo. (p. 10)

Essa produo qualitativa acaba interferindo na prtica cotidiana da TV comercial ou pblica, havendo um avano com a introduo de novas tecnologias e com as prticas alternativas de TV, como as TVs comunitrias, piratas, a cabo etc. Na atualidade, a imagem eletrnica destila outra sensibilidade, colocando-nos novos problemas de representao, abalando antigas certezas, reformulando conceitos estticos, o que Benjamin detectou em um novo sensorium dos modos de percepo, ao fazer uma anlise do cinema e dos novos modos de produo das imagens tcnicas nos anos 1930. O que chamamos de linguagem das formas audiovisuais no pode ser confundido com

o sentido que se d linguagem verbal. A gramtica do vdeo, assim como seu processo de articulao de sentido, diferente da gramtica das mensagens verbais. No h uma tbua de valores ou gramtica normativa que exponha o que se pode e o que no se pode fazer em vdeo, at porque se trata de um meio que possui um sistema hbrido, operando com diversos cdigos significantes do cinema, do teatro, da literatura, do rdio e, atualmente, tambm da computao grfica: o discurso do vdeo impuro por natureza (Machado, 2005, p. 190). O vdeo surgiu num contexto histrico em que no se acreditava mais em uma gramtica especfica para os meios audiovisuais, pois os cdigos videogrficos no tm a mesma consistncia e estabilidade das linguagens verbais, sendo impossvel reduzi-los a um conjunto de regras esquemticas. No entanto, o vdeo tambm um fenmeno de comunicao, que se dissemina de forma processual e no hierrquica no tecido social, confundindo os papis de produtores e consumidores, podendo resultar da um processo de troca e de dilogo no muito comum em outros meios. No entanto, para que haja comunicao, preciso haver estruturas significantes, que sejam inteligveis a emissores e receptores. Ento, se algo transmitido pelo vdeo, haver comunicao se as formas operadas e os modos de articulao forem comuns a todos os envolvidos nesse processo. Ainda que esse algo no possua uma lei ou lngua natural, possui uma linguagem ou sistema significante que garante sua insero como canal de expresso numa sociedade. O carter hbrido do produto videogrfico mostra-se mais rico na medida em que se mostra aberto interveno do espectador, mesmo na manipulao fsica dos equipamentos e das fitas. Para Machado, as possibilidades tecnolgicas dos novos meios esto em permanente mutao, crescendo na mesma proporo das obras produzidas, sendo importante reconhecer a importncia do ato criador que subverte a funo da mquina, sua produtividade controlada e que reinventa sua

Educao e Pesquisa, So Paulo, v. 36, n.1, p. 281-295, jan./abr. 2010

285

funo e suas finalidades. Isso o que redefine nossa maneira de produzir e de nos relacionar com determinado meio.
A linguagem audiovisual como um fato da cultura

Nos anos 1930, Walter Benjamin (1996) chamava ateno para um novo sensorium nos modos de percepo da realidade na sociedade moderna com a reprodutibilidade tcnica da imagem. Em uma comparao, ele confronta o teatro e o cinema como duas experincias distintas de se vivenciar a realidade e de se relacionar com a imagem: o teatro oferece um campo visual que permite ao espectador preservar o carter ilusionstico da cena, enquanto no cinema a natureza ilusionstica est no resultado da montagem. O cinegrafista, segundo Benjamin (1996), penetra visceralmente a realidade, enquanto o pintor mantm certa distncia da realidade dada e dele prprio. Surgem novos conhecimentos e novas formas de expressar os imaginrios. Nos dias atuais, o modo como nos apropriamos das imagens tcnicas pode redefinir os modos de ver e de ser visto, a nossa prpria maneira de entender e lidar com os meios, ou de reinvent-los. Cada vez mais um nmero maior de pessoas tem acesso a celulares e a mquinas fotogrficas que filmam, produzem textos; brinquedos eletrnicos que tornam o homem comum uma unidade mvel produtora de informao, de textos, de imagens. O sujeito contemporneo tornou-se espectador e produtor de suas prprias mensagens. Surgiram diferentes espaos e temporalidades a partir do uso da tecnologia do audiovisual nas novas produes de subjetividade, que emergem do uso dos novos meios no espao domstico, nas culturas juvenis, no cotidiano das escolas, nas associaes comunitrias etc. A dcada de 1970, incio de 1980, especialmente no Brasil, foi um momento importante para a explorao das imagens videogrficas no mbito da cultura popular. Nesse momento,

as cmeras de vdeo comeam a ser vendidas a preos populares, sinalizando a inteno dos fabricantes em transform-las em eletrodomsticos. Havia tambm a inteno de recuperar o tempo perdido com a ditadura militar, buscando-se, nas populaes de excludos e entre os trabalhadores, novos atores para a construo de uma nova sociedade. So criadas associaes, ncleos, centros culturais ou de estudos, que mais tarde iriam se transformar no que conhecemos hoje como organizaes no governamentais as ONGs. Muitas dessas organizaes iniciaram produes em vdeo que refletiam uma questo fundamental relacionada a essa mdia: a linguagem e seus usos. A maioria dos movimentos populares que se utilizavam do vdeo foi influenciada pela Pedagogia do Oprimido de Paulo Freire (1970). Nesses projetos, a comunicao popular buscava seus termos nos prprios sujeitos da ao, com a cmera aberta interveno feita aps a exibio de um vdeo, em que o debate ou interveno do pblico realizado a partir das imagens mostradas ao vivo. Em 1984, em Olinda, Pernambuco, no Centro Luiz Freire, surge a TV Viva. Uma TV de rua que ia aos bairros da periferia levando programao de vdeo que muitas vezes contava com a participao da populao. Em 1986, surge em Nova Iguau, Rio de Janeiro, a TV Maxambomba, tambm um experimento de rua, inspirado na TV Viva e em experincias do Chile, investindo na ideia de propor aos moradores dos bairros onde era exibida que produzissem seus prprios programas. Diferentes processos de comunicao popular surgem nos bairros, nas escolas e nos grupos organizados. Em 1996, criada a TV Pinel TV comunitria do Instituto Psiquitrico Phillipe Pinel, Ministrio da Sade em Botafogo, Zona Sul do Rio de Janeiro. O educador baiano Valter Fil (2000) localiza nessas experincias algumas questes em comum: havia a perspectiva de criao de um espao de audincia pblica e coletiva que recuperasse o espao da praa, das ruas, numa celebrao do

286

Eloiza PIRES. A experincia audiovisual nos espaos educativos:...

reencontro entre as pessoas e delas com questes relacionadas s suas vidas, s culturas e ao lazer. Outra questo seria o acesso das populaes aos meios tecnolgicos, experimentando sua linguagem e dando novos sentidos ao seu uso. No campo da educao, essas questes nos remetem a uma discusso sobre os processos subjetivos, nos quais os jovens no so apenas representados no discurso/imagem da mdia, mas se tornam sujeitos de uma narrativa audiovisual atualizada no vdeo. Processos subjetivos ou produo de subjetividade no devem ser entendidos aqui do mesmo modo como prope o discurso psi, mas em consonncia com o pensamento de Felix Guattari (1992), entendemos subjetividade como um processo de produo de significados ancorado em referentes humanos, materiais e imateriais, referentes que podem ser encontrados tanto nas tenses geradas pelo capitalismo transnacional como nas manifestaes culturais e nas expresses artsticas. O autor nos sugere um redimensionamento da subjetividade em instncias individuais, coletivas e institucionais, sem haver qualquer hierarquia entre elas. Em outras palavras, compreendemos os processos subjetivos no apenas na esfera de uma interioridade psquica, em instncias inconscientes ou egicas, mas dentro de um contexto histrico-poltico-cultural. Nesse contexto, a evoluo tecnolgica, as relaes espao-temporais e a produo de imagens, a cultura massificada e a reprodutibilidade da arte, assim como a mdia hegemoneizada pela televiso so fatores fundamentais para o entendimento da produo da subjetividade contempornea. Hoje, verifica-se uma crescente produo audiovisual de jovens veiculada na internet; possvel encontrar projetos de produo de vdeos nas escolas; proliferaram os cursos de cinema e audiovisual. Ao redimensionarem os valores de uma ordem j estabelecida em um mundo concreto, sensvel, visvel, dinmico, numa fuso de valores e tradies, os jovens ampliam as possibilidades do olhar. Numa produo miditica, criam representaes de seu

prprio grupo em suas histrias, como forma de definir identidades e de negociar amizades, o que evidentemente envolve trabalho coletivo. A escola, inevitavelmente, torna-se um espao para as negociaes entre concepes de conhecimento e valores culturais. As negociaes entre professor e aluno concretizam diversas experincias culturais, fazendo da realidade um plano multifacetado, no qual os sujeitos aprendem a pensar o eu e o outro num processo interativo, aproximando, justapondo os contrrios, situando o olhar nas fronteiras. Nesse contexto, a produo audiovisual nos espaos escolares nos remete ao pensamento de que vivemos um momento histrico em que a mdia eletrnica deveria ser encarada ao contrrio daquilo que muitos discursos apocalpticos pregam como um fato da cultura, que exprime nossa complexidade e nossas contradies.
Apropriao da linguagem audiovisual

As novas propostas curriculares apontam trs formas de educao miditica: educar pela, com e para a mdia. Embora apresentadas separadamente, as trs perspectivas esto relacionadas na reconfigurao dos espaos escolares e nas relaes entre o conhecimento e os sujeitos do conhecimento, sendo o professor um importante mediador. A perspectiva de educar pela mdia mais conhecida no meio educacional como Educao a Distncia (EAD). Nessa modalidade, torna-se possvel a utilizao de diferentes mdias (cursos por correspondncia, aulas por rdio, teleaulas e educao on line) na aproximao entre sujeitos e conhecimentos, proporcionando diferentes formas de organizao do tempo-espao do estudo. A Educao com a mdia j ocorre em muitas escolas, apesar de se considerar a necessidade de uma explorao mais efetiva das variadas potencialidades dos meios. Tal modalidade pressupe o conhecimento das diversas

Educao e Pesquisa, So Paulo, v. 36, n.1, p. 281-295, jan./abr. 2010

287

possibilidades desses meios para os processos de ensino e de constituio de novos conhecimentos, valores e atitudes. Trata-se da produo de jornais impressos, revistas, blogs, vdeos etc., tornando-se necessrio adequar os meios ao tratamento de um determinado assunto em uma situao especfica. A ltima perspectiva educar para as mdias a que se apropria de forma crtica de diferentes meios, suas linguagens e estticas, o que implica experincias voltadas para os seus modos de produo. Todavia, autores como David Buckingham (2005) advertem que a educao para as mdias educar e aprender sobre a mdia no deve ser confundida com ensinar atravs ou com a mdia, no se tratando, portanto, de tecnologia educacional ou mdia educativa. Pela importncia social, cultural e econmica da mdia nas sociedades modernas, ele considera essencial uma educao que possibilite aos jovens uma viso mais ampla do universo miditico, pois meios de comunicao fazem parte do nosso cotidiano, fornecendo-nos recursos simblicos que usamos para conduzir e interpretar nossas relaes e definir nossas identidades. Para o educador e pesquisador Buckingham (2005), a mdia no uma janela por onde podemos ver os acontecimentos do mundo, mas um espao que fornece canais por meio dos quais representaes e imagens do mundo so comunicadas indiretamente. O autor considera como mdia todos os modernos meios de comunicao televiso, cinema, vdeo, fotografia, rdio, publicidade, jornal e revistas, CDs, jogos de computador e Internet, incluindo tambm o livro por tratar-se de uma mdia que nos d uma verso ou representao do mundo. Assim como Gonnet (2004), tendo em vista uma combinao dos textos da mdia de diversas linguagens ou formas de comunicao imagens visuais (paradas ou em movimento), udio (som, msica ou fala) e a linguagem escrita , Buckingham (2005) concebe uma ideia de alfabetizao miditica que envolve necessariamente a leitura e a escrita da mdia,

desenvolvendo a compreenso crtica e a participao ativa dos jovens que, alm de fazerem seus prprios julgamentos como consumidores da mdia, devero explorar a linguagem miditica em suas prprias produes. Numa aventura com cmera e vdeo, os alunos descobrem a necessidade de elaborar roteiros, redigir um fio condutor, escolher lugares para a filmagem, assim como as funes necessrias produo da obra (filmagem, montagem, sincronizao). A respeito dessa descoberta, surgem algumas questes. O que suscitam essas aes? Sempre uma forte mobilizao. Personalidades se descobrem por meio de outra maneira de conceber a escola. Algumas delas vm mente naturalmente: Como traduzir um sentimento em imagens? Como se colocar em face da cmera? Deve-se fazer como na televiso ou tentar inventar outro estilo? (Gonnet, 2004) certo, entretanto, que os alunos tambm descobrem com as regras de trabalho produtivo, num contexto coletivo, as responsabilidades que isso implica. No contexto da educao para as mdias, a produo no um fim em si. Os jovens se apropriam da linguagem miditica para expressar suas ideias e sentimentos de forma criativa ou por meio da Arte. Usam a mdia tambm para comunicao, sem reduzir esse fazer a um treinamento tcnico, sendo necessrio o estabelecimento de uma relao dialgica entre professor e aluno e entre os prprios alunos numa permanente negociao. H tambm a preocupao em compreender a linguagem audiovisual no como um sistema fechado, mas processual, por meio do qual so construdas as representaes e onde acontecem interaes espao aberto a mltiplas leituras. O aluno contextualizado como produtor e espectador de sua prpria mensagem, visto como sujeito histrico, social e cultural, e no apenas como interlocutor, mas como sujeito criativo, transformador. O conceito de apropriao, tambm utilizado por Canclini (1998), ao se referir interao entre elementos de variadas sociedades, sugerindo um dilogo entre as diferenas, deve ser en-

288

Eloiza PIRES. A experincia audiovisual nos espaos educativos:...

tendido aqui como formas diferenciadas de interpretao, interveno criativa, apropriao cultural (Chartier, 1988), e no no sentido de uso de poder ou confisco (Foucault, 1971):
[...] a diversidade das leituras, que no foram o texto. Distancia-se do sentido que Michel Foucault dava ao conceito quando considerava a apropriao social dos discursos como um dos procedimentos mais importantes atravs dos quais esses discursos eram confiscados e submetidos, colocados fora do alcance de todos aqueles cuja competncia ou posio impedia o acesso aos mesmos. [...] A apropriao, tal como a entendemos, tem por objetivo uma histria social das interpretaes, remetidas para suas determinaes fundamentais (que so sociais, institucionais, culturais) e inscritas nas prticas especficas que as produzem. (Chartier, 1988, p. 26)

Para Chartier (1988), alm da noo de apropriao, a noo de representao fundamental dentro de um contexto sociocultural em que uma determinada realidade construda, pensada, dada a ler, o que implica uma relao ambgua entre ausncia e presena. No caso, a representao a presentificao de um ausente, que dado a ver segundo uma imagem, mental ou material, que se distancia do mimetismo puro e simples e trabalha com uma atribuio de sentido. Seria uma verso da realidade, no uma apresentao, mas representao. Todas as representaes so simbolicamente mediadas, ou seja, todo conhecimento humano constitudo em todas as suas formas de representaes, com suas linguagens, pelos seus processos de significaes. Nas representaes, podem estar implcitas variadas identificaes, entendendo-se representaes como traduo mental ou material da realidade, formas, imagens, sons, textos etc. que determinam a definio que o sujeito d a si mesmo e o lugar que ocupa dentro de um sistema de relaes, havendo, a, um outro, que inclusive pode ser a alteridade do si mesmo,

e que reconhecer (identificar) as representaes que classificam o sujeito socialmente. Nesse sentido, todo conhecimento humano uma construo simblica com seu modelo prprio de articulao, pois cada comunidade estabelece sua sociabilidade, baseada nas prprias linguagens e leituras. Assim, as ideias e as representaes figuram no cotidiano, estruturando as percepes, as convivncias sociais e os modos de estar no mundo, coletivo e individual. Diferentes conceituaes abrem caminhos analticos, que oferecem diferentes olhares sobre o movimento das imagens no mundo. As representaes, seja na sua dimenso simblica, seja nas suas formas concretas de manifestao, esto ligadas aos contextos histrico e social. Na sua natureza de produo humana e social, elas tm uma dimenso interna e externa aos indivduos que percebem e so afetados pelas imagens. No entanto, se considerarmos tambm o contexto cultural alm dos contextos social e histrico, encontraremos um ponto de convergncia entre as representaes e as apropriaes. Martin-Barbero (2003) chama de mediaes os lugares ou contextos culturais em que acontecem os processos de apropriao da imagem. Ao propor a anlise das mediaes, o autor no se limita apenas a analisar as imagens, mas a compreender a maneira como lidamos com elas. Assim, somos deslocados do terreno das representaes, das imagens, dos produtos em si mesmos e conduzidos para o terreno da histria, da cultura, da experincia, do cotidiano. Nesse contexto, o embate entre diferentes vozes sociais sugere que no h sentido fora da relao com o outro, ainda que o sujeito seja o outro de si mesmo ou o outro das vozes que circulam o seu discurso. Nesse sentido, Hall (2005) define a identidade como a prpria incompletude do sujeito, que se reconhece no olhar do outro: aquilo que, no sujeito, no pode ser visto por ele mesmo mediado pelo olhar do outro, do seu ngulo de viso. Isto ,

Educao e Pesquisa, So Paulo, v. 36, n.1, p. 281-295, jan./abr. 2010

289

aquilo que o sujeito no sabe sobre si mesmo se revela na relao com o outro. A construo da conscincia que o sujeito tem de si se constitui no modo como ele compartilha o seu olhar com o olhar do outro. Dessa forma, cria-se uma linguagem que permite a comunicao no contexto das relaes socioculturais. Em uma experincia com as cmeras, o olhar das pessoas se expande, buscando novas formas de interlocuo e de revelao. Observa-se que a sensao de estranhamento relatada por quase todas as pessoas que viram a prpria imagem reproduzida na tela. A experincia da mediao da imagem tcnica proporciona outra visibilidade ao sujeito em relao a si mesmo, desencadeando, paradoxalmente, o sentimento de estranhamento daquilo que lhe familiar: a sua prpria imagem. Ele percebe que h algo no reconhecvel em relao a si prprio, podendo, posteriormente, incorporar essa nova imagem, assumindo-a como familiar. Nesse momento, vivencia-se uma experincia de transformao da conscincia de si. A relao entre o sujeito e as possibilidades oferecidas pelas cmeras tambm uma relao ambivalente, pois se a sensao de perda de controle da prpria imagem e do discurso representa uma ameaa, causando as inibies, a relao com a prpria imagem tambm algo que seduz. Nas palavras de Souza (2003), ser visto no vdeo seduz porque no centro da conscincia de sermos sujeitos efmeros existe o desejo de permanncia da nossa prpria imagem, da nossa presena no mundo, experincia que agora recriada pela tcnica (p. 86). A autora afirma que, quando o sujeito se coloca em frente s cmeras, ele sabe que sua imagem se deslocar, ganhando uma existncia prpria, sendo, posteriormente, retomada por outras pessoas em infinitas interpretaes. De modos diversos, esse efeito tambm alcanado na apropriao de outras linguagens como, por exemplo, a escrita. Nos relatos de muitos jovens, possvel perceber que, enquanto alguns se sentem mais

vontade filmando, outros preferem se expor como apresentadores, entrevistados, danarinos ou contadores de histrias. No momento em que se apropriam dos cdigos audiovisuais nas suas criaes ou como forma de comunicao, torna-se importante o conhecimento da tcnica e da linguagem. Com esse conhecimento, estabelecem diferentes formas de se relacionarem com as cmeras, com o mundo, com eles mesmos e com o outro. Nesse relacionar-se, surge a seduo pela prpria imagem que, como disse Souza (2003), a expresso do desejo de permanncia dessa imagem no mundo. Entretanto, tambm aquilo que Maffesoli (2004) considerou como o perder-se no outro, ao se referir a um reencantamento do mundo favorecido pela tecnologia, acentuado pelo renascimento da imagem como um importante elemento do vnculo social. Quando as pessoas se veem no vdeo, essa imagem est situada fora e diante de si. Portanto, elas veem a outro, relacionam-se com a dimenso alteritria de si mesmas. No espelho, as imagens so invertidas, v-se a simultaneidade dos gestos e h uma confuso entre aquele que est na imagem e o prprio sujeito. Para Bakhtin (2003), nossa situao diante do espelho sempre um pouco falsa, pois como no dispomos de um enfoque de ns mesmos de fora, recorremos a outro possvel e indefinido, que nos ajudar a encontrar uma posio ou uma forma para ns mesmos. Nossa relao com a imagem externa, segundo ele, diz respeito, inicialmente, no esttica, mas ao seu eventual efeito sobre os outros. Assim, avaliamo-nos no para ns mesmos, mas para os outros e por meio dos outros: posamos diante do espelho, procurando a expresso que nos parece ser a ideal, essencial e desejada. Trata-se da construo de diversas vozes sociais ou olhares, que costuram a nossa imagem externa. Os outros de que fala Bakhtin, aqueles com quem nos relacionamos, so constituintes do nosso imaginrio, na representao que fazemos de ns mesmos. Nas telas audiovisuais, a imagem captada pela lente de uma cmera manipulada por algum

290

Eloiza PIRES. A experincia audiovisual nos espaos educativos:...

que, atravs do seu olhar, redimensiona o tempo e o espao vividos, reproduzindo essa imagem em espelhos eletrnicos, que nos trazem informaes novas, inusitadas e, s vezes, constrangedoras sobre ns mesmos. A escola adquire, nesse cenrio, uma importncia estratgica e decisiva dando voz aos novos sujeitos do discurso e potencializando a figura do educador, que de retransmissor de contedos converte-se em formulador de problemas, provocando interrogaes e possibilitando o dilogo entre culturas e geraes.
Educao miditica e cidadania

Benjamin (1996) afirma que, nos espaos histricos de tempo e da existncia da coletividade humana, modificam-se o modo e a maneira da percepo sensorial, o que, segundo Martin-Barbero (2000), remete-nos a transformaes na maneira de nos relacionarmos, de nos reconhecermos e de nos juntarmos. o que experimentam os mais jovens quando se apropriam das novas linguagens, uma vivncia desvalorizada por muitos adultos. O vdeo constitui uma ferramenta e um dispositivo pedaggico importante para os adolescentes por sua capacidade de visualizar os prprios conflitos e o dos outros, por sua ludicidade e tecnicidade e por permitir a participao de todos, ainda que alguns se situem atrs da cmera, protegidos da emoo ou do choque de um confronto direto com o outro e/ ou com a sua cultura. Por mais paradoxal que isso possa parecer, tambm uma situao que pode se transformar numa abertura em direo ao outro, ou seja, dentro de uma relao dialgica, o eu e o outro veem o mundo de perspectivas diferentes. Isso no significa que esto incomunicveis, mas em uma experincia audiovisual, de lugares diferentes, uma negociao permanente de produo de linguagem torna-se possvel com a mediao da cmera. Em uma reflexo ampliada, podemos perceber que o cenrio em que se constituem e se movimentam os sujeitos sociais um espa-

o midiatizado, em que as relaes, os valores e a conscincia se deparam com uma nova ordem cultural, na qual as mdias eletrnicas constituem, segundo Sodr (2002), um novo bios, um novo modo de presena do homem no mundo. A cultura, resultante de um complexo ecossistema comunicativo, atua na construo da realidade social. A mdia , ento, estruturadora de percepes e cognies, atuando sobre as identidades culturais, a educao, o mundo do trabalho, o exerccio de cidadania e a percepo do tempo. Fala-se muito em cidadania. Com frases feitas que saem quase que automaticamente no discurso dos educadores, os jovens aprendem o que devem fazer para serem cidados. Entretanto, ser que, em algum momento, a escola desperta neles uma conscincia cidad ou o desejo de ser cidado? Os alunos imaginam a escola como um espao seu? Ser cidado na contemporaneidade pertencer a uma coletividade organizada. O pertencimento cidado no passivo. Pelo contrrio, a cidadania implica uma postura ativa, na qual a participao naquilo que feito marca o processo de construo do cidado. E no exerccio de suas cidadanias que os indivduos, a partir dos seus pertencimentos, criam novas formas de ao para atuar no espao coletivo, recuperando a noo de comunidade (Quiroga, 2002). A diversidade e a pluralidade marcam a condio de pertencimento e a reflexibilidade do indivduo contemporneo. A construo da cidadania como processo social mais amplo implica, entre outras coisas, considerar as comunidades e as esferas mais privadas como espaos sociais dos indivduos, de construo de identidades, acolhendo as diferenas sociais e culturais pelo que elas representam, por seu dinamismo e riqueza social. A emergncia de um novo paradigma para a educao dentro de um ambiente midiatizado pode ser detectado no pensamento de educadores e pesquisadores que, contrariamente ideia do jovem como simples vtima passiva das influncias da mdia, acreditam que

Educao e Pesquisa, So Paulo, v. 36, n.1, p. 281-295, jan./abr. 2010

291

a educao pode ser um processo instigante de descoberta de novas atuaes e de participao cidad. Longe de ser uma forma de proteo, a educao miditica uma forma de preparao, que desenvolve nos jovens a compreenso e a conscincia social de pertencimento dentro de um determinado universo cultural. Para Buckingham (2005), nessa perspectiva, a produo dos estudantes tem importncia significativa, pois o momento em que suas vozes so ouvidas. No cabe aos educadores colocarem-se na posio de legisladores, impondo valores e normas da cultura oficial, pois os jovens esto crescendo numa sociedade heterognea, multicultural, com diferentes concepes de moral e diferentes tradies culturais que coexistem lado a lado. Vale ressaltar a importncia de se questionar, em um processo de produo audiovisual, a identidade poltica forjada por uma educao que enfatiza a racionalidade e uma concepo realista de representao, assim como a prpria noo de cidadania e de democracia em que esto baseadas.
Algumas consideraes

Para Martin-Barbero (2003), mais do que meios, a comunicao se faz hoje questo de mediaes, isto de cultura (p. 20). O autor alerta para o surgimento de um imaginrio que inaugura uma nova era do sensvel, e que fala culturalmente, no sendo usado apenas como manipulao:
[...] a cumplicidade e interpenetrao entre oralidade cultural e linguagens audiovisuais no remetem como pretende boa parte de nossos intelectuais e nossos anacrnicos sistemas educativos nem s ignorncias, nem aos exotismos do analfabetismo, mas a descentramentos culturais que em nossas sociedades esto produzindo os novos regimes de sentir e de saber, que passam pela imagem catalisada pela televiso e pelo computador. (Martin-Barbero, 2000, p. 84)

Com essa concepo, possvel compreender os usos e as apropriaes dos meios a partir das mediaes: lugar ou contexto cultural em que a interao entre a produo miditica e a recepo no acontece apenas na perspectiva de interesses industriais ou estratgias comerciais, mas tambm a partir de uma trama cultural, nas prticas sociais, no cotidiano das pessoas e nos modos de ver espaos nos quais so construdas nossas representaes identitrias. Entendendo os valores culturais como construtos de diferentes linguagens, os modos como nos apropriamos das linguagens definem nossa relao com as tecnologias e com os meios de comunicao, que podem ser pensados no apenas na sua dimenso instrumental, utilitria para ampliar as comunicaes , mas tambm como suportes para as experimentaes artsticas, como formas de entretenimento, enfim, na expresso de sentimentos e saberes. Os deslocamentos, as contradies e a heterogeneidade temporal e espacial das sociedades nos tempos atuais nos remetem a novos parmetros para compreender a cultura e a comunicao. O objeto do campo da comunicao , nas palavras de Rdiger (1998), uma espcie de mediao cotidiana do conjunto das relaes sociais, da difuso das ideias e da formao das condutas que tm lugar na sociedade (1998, p. 16), ou seja, modos como a sociedade conversa com a sociedade. E segundo o autor, dessa troca, ou conversa, surgem os objetivos comunicacionais, gerando tecnologias miditicas para ampliar e acelerar as comunicaes. Jos Luiz Braga e Regina Calazans (2001) deixam claro que no so os meios de comunicao que direcionam a sociedade, mas esta quem os determina. Para os autores, a ordem tecnolgica da civilizao determinada pela ordem cultural dos significados e valores, evidenciando a importncia dos valores culturais de nossas sociedades para uma relao mais humanizada com a tecnologia e, da mesma forma, com os meios de comunicao. Assim, o sentido em que se move a tecnologia j no tanto o domnio da natureza pelas mquinas quanto o desenvolvimento

292

Eloiza PIRES. A experincia audiovisual nos espaos educativos:...

especfico da informao e da comunicao do mundo com as imagens (Vattimo, 1990, p. 95). Dessa forma, possvel pensar a imagem na educao no como uma ilustrao da escrita, mas como uma forma de produo de conhecimento. E a partir de uma trama tecida com figuras e discursos imagens e palavras , constituir-se- o que chamamos hoje de cincias humanas. Martin-Barbero (2000) ressalta a importncia de um novo paradigma do pensamento para estabelecer uma nova relao entre o discurso (a lgica) e o visvel (a forma). Na atualidade, o sistema miditico se configura como um conjunto de processos de mediaes que vem ampliando e diversificando os modos de interao entre variados eus e alteridades com diferentes procedimentos e tecnologias, formando, com o livro e o jornal j seculares , um conjunto complexo e diversificado, campo para novas poticas e para as interaes sociais, contextualizadas no apenas dentro de uma relao mdia e usurio, mas tambm entre setores da sociedade e entre pessoas. A importncia da linguagem como instrumento capaz de desenvolver o pensamento aprofunda-se, em seus aspectos mais amplos, com a apropriao de novas mdias. Estabelece-se um dilogo entre a imagem e o discurso, apesar de, durante muito tempo, em nome da razo, a tradio positivista de nossa educao ter valorizado a linguagem escrita como nica forma de legitimar os pensamentos, as ideias, enfim, os saberes, no reconhecendo outros cdigos visual, oral, audiovisual como formas de leitura e escritura do mundo. Na reinveno do conhecimento, olhamos o mundo com os olhos do poeta o arquiteto da linguagem, segundo Dcio Pignatari (1988). E escrevemos com boniteza, como prope Paulo Freire (1970, p. 201). A relao dos jovens com as novas tecnologias , para Martin-Barbero (2000), uma relao de cumplicidade cognitiva e expressiva, pois nos sons, na velocidade, nas imagens e fragmentaes, que os jovens encontram o seu ritmo e o seu idioma. Assistem, hoje,

configurao de uma espacialidade que no se baseia mais nas diferenas entre interior e exterior espacialidade prpria das telas da TV e do computador. O autor chama ateno para o descentramento produzido pela televiso na cena domstica, ressaltando o fato de que as crianas esto mais prximas do mundo dos adultos e de que isso causa certa desordem nas sequncias de aprendizagem: as crianas agora sabem demais e vivem coisas que no so para sua idade (p. 89). Ao ser acusada de todos os males que cercam a vida dos jovens, a televiso desvela as transformaes sociais da contemporaneidade a partir do deslocamento das fronteiras entre razo e imaginao, saber e informao, natureza e artifcio, arte e cincia, saber cientfico e senso comum. E das representaes e prticas sociais, em especial as juvenis, emerge uma nova subjetividade, abrindo espao para um pensamento que no ope escola e televiso, educao e comunicao (Maffesoli, 2004). Se, nos anos 1930, W. Benjamin associava as modificaes do aparato perceptivo do transeunte no trfego da grande urbe com a experincia do espectador de cinema, hoje, as transformaes que atravessam o sensorium urbano so experienciadas no espao domstico por meio da televiso e do computador. Diferentemente das culturas letradas, nos relatos fragmentados do vdeo, do cinema e das culturas eletrnicas audiovisuais, encontramos uma flexibilidade que permite a articulao de elementos de variados mundos culturais, coexistindo lado a lado com diferentes temporalidades. Estamos vivenciando um momento marcado por mudanas conceituais e metodolgicas que a todo instante nos desafiam a compreender nosso papel como educadores e seres humanos criadores de si prprios e do mundo, numa sociedade permeada por tecnologias, denominada s vezes de sociedade da informao, sociedade do conhecimento ou ps-moderna. Na contemporaneidade, os espaos educativos se deparam com a possibilidade de se apropriarem da cultura miditica para criar novos espaos de

Educao e Pesquisa, So Paulo, v. 36, n.1, p. 281-295, jan./abr. 2010

293

interao, nos quais alunos e professores tornam-se coautores na construo de conhecimentos, e de estticas que implicam o reconhecimento do outro num acontecimento tico. Nesse contexto, educao atribui-se o desafio no s de explorar as possibilidades que as novas tecnologias criaram, mas, parafraseando Paulo Freire, de reconhecer, no universo

cultural dos jovens e nas telas audiovisuais que fazem parte do seu cotidiano, novos modos de ler (conhecer) o mundo e de escrev-lo (transform-lo). Assim, localizamos a escola como uma importante mediadora sociocultural nos processos de apropriao da linguagem audiovisual e usos de diferentes suportes para criao, expresso e comunicao.

Referncias bibliogrficas BAKHTIN, M. Esttica da criao verbal verbal. So Paulo: Martins Fontes, 2003. BENJAMIN, W. Obras escolhidas escolhidas: magia e tcnica, arte e poltica. So Paulo: Brasiliense, 1996. BRAGA, J. L.; CALAZANS, R. Comunicao e educao educao: questes delicadas na interface. So Paulo: Hacker, 2001. tion BUCKINGHAM, D. Media educa education tion: literacy, learning and contemporary culture. Cambridge: Polity, 2005. CANCLINI, N. G. Culturas hbridas hbridas: estratgias para entrar e sair da modernidade. So Paulo: EDUSP, 1998. CHARTIER, R. A histria cultural cultural: entre prticas e representaes. Lisboa: Difel, 1988. Godard. So Paulo: Cosac Naify, 2004. DUBOIS, P. Cinema, vdeo, Godard luxos gmentos e f tuques, fra luxos. Rio de Janeiro: DP&A, 2000. fluxos Batuques, fragmentos FIL, W. (Org.). Ba discours. Paris: Gallimard, 1971. FOUCAULT, M. Lordre du discours gog ia do oprimido gogia oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1970. FREIRE, P. Peda Pedagog GUATARRI, F. Caosmose Caosmose: um novo paradigma esttico. Rio de Janeiro: Editora 34, 1992. mdias. So Paulo: Loyola, 2004. GONNET, J. Educao para as mdias HALL, S. A identidade cultural na ps-modernidade ps-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2005. MACHADO, A. A arte do vdeo vdeo. So Paulo: Brasiliense, 1997. _____. Pr-cinemas & ps-cinemas ps-cinemas. So Paulo: Papiros, 2005. MAFFESOLI, M. Notas sobre a ps-modernidade ps-modernidade: o lugar faz o elo. Rio de Janeiro: Atlntica, 2004. tuques, fra gmentaes e f luxos MARTIN-BARBERO, J. Novos regimes de visibilidade e descentramentos culturais. In: FIL, W. Ba Batuques, fragmentaes fluxos luxos. Rio de Janeiro: DP&A, 2000. _____. Dos meios s mediaes mediaes. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 2003. MORIN, E. O mtodo IV As ideias ideias: a sua natureza, vida, habitat e organizao. Portugal: Biblioteca Universitria; Publicaes Europa-Amrica, 1992. PIGNATARI, D. O paleolhar da tejeviso. In: NOVAES, A. (Org.). O olhar olhar. So Paulo: Companhia das Letras, 1988. QUIROGA, A. M. A cidadania como indicador social. In: NOVAES, R. R.; PORTO, M.; HENRIQUES, R. (Orgs.). Comunicaes do ISER ISER. ano 21. Edio especial, 2002.

294

Eloiza PIRES. A experincia audiovisual nos espaos educativos:...

RDIGER, F. Introduo teoria da comunicao comunicao. So Paulo: Edicom, 1998. SODR, M. Antropolgica do espelho espelho. Petrpolis: Vozes, 2002. SOUZA, S. J. Dialogismo e alteridade na utilizao da imagem tcnica em pesquisa acadmica: questes ticas e metodolgicas. In: FREITAS, M. T.; SOUZA, S. J.; KRAMER, S. (Orgs.). Cincias humanas e pesquisa pesquisa: leituras de Mikhail Bakhtin. So Paulo: Cortez, 2003. VATTIMO, G. La sociedad transparente transparente. Barcelona: Paids, 1990.

Recebido em 16.03.09 Aprovado em 09.03.10

Eloiza Gurgel Pires, arte-educadora, artista plstica, doutoranda em Educao pela Universidade de Braslia UnB, professora da Secretaria de Estado de Educao do Distrito Federal. Suas pesquisas discutem as novas formas de produo de conhecimento na contemporaneidade a partir das relaes entre arte, cultura, novos meios e educao.

Educao e Pesquisa, So Paulo, v. 36, n.1, p. 281-295, jan./abr. 2010

295

You might also like