You are on page 1of 17

A Fenomenologia como retorno Ontologia

A FENOMENOLOGIA COMO RETORNO ONTOLOGIA EM MARTIN HEIDEGGER


Newton Aquiles von Zuben1

RESUMO: a elaborao de uma ontologia fenomenolgica era uma possibilidade inscrita no prprio projeto losco husserliano. Em que sentido, no entanto, o esprito da mxima da volta s coisas mesmas serviu de inspirao ao retorno questo do ser? Em que medida as elaboraes ontolgicas que se atriburam o ttulo de fenomenolgicas permaneceram is ao esprito geral e s diretrizes formais do pensamento de Husserl? na tentativa de responder a essas questes que nos propomos examinar a posio especial de Heidegger face ao problema da articulao da ontologia com a fenomenologia. Nossa preferncia ditada pela prpria originalidade do emprego da fenomenologia, no autor de Ser e Tempo. O exame do sentido que assume a fenomenologia enquanto ontologia da compreenso, cujo instrumento a hermenutica da existncia fctica do homem, exige previamente o delineamento do projeto losco fundamental heideggeriano. PALAVRAS-CHAVE: Ontologia. Fenomenologia. Fenomenologia hermenutica. Dasein.

INTRODUO No eplogo das Meditaes Cartesianas, expressava Husserl o desgnio de ver a fenomenologia se constituir como ontologia universal:
A fenomenologia transcendental, sistemtica e plenamente desenvolvida, eo ipso uma autntica ontologia universal. No uma ontologia formal e vazia, mas uma ontologia que inclui todas as possibilidades regionais de existncia, segundo todas as correlaes que elas implicam. (HUSSERL, 1969, p. 132).

A explcita elaborao de uma ontologia fenomenolgica era, portanto, uma possibilidade inscrita no prprio projeto losco husserliano. E, de fato, na medida em que as intuies fundamentais de Husserl vieram a desencadear todo um movimento de ideias que se espraiou em diferentes direes e em formas diversicadas de aplicao do mtodo traado nas Investigaes Lgicas, foi, sobretudo no domnio da questo ontolgica, que se procurou adotar as diretrizes metodolgicas da fenomenologia, numa nova tentativa de leitura do ser. Em que sentido, no entanto, o esprito da mxima da volta s coisas mesmas
1

Doutor em Filosoa pela Universit Catholique de Louvain (1970) Professor Titular (aposentado) da Unicamp, Professor da Faculdade de Filosoa da PUC Campinas.Endereo eletrnico: nzuben@ terra.com.br
Trans/Form/Ao, Marlia, v. 34, n. 2, p. 85-102, 2011

85

ZUBEN, N. A.

serviu de inspirao ao retorno questo do ser? E como teriam as ontologias fenomenolgicas procurado conciliar as anlises regionais do ser com o projeto de uma ontologia geral? Mais ainda, em que medida as elaboraes ontolgicas que se atriburam o ttulo de fenomenolgicas permaneceram is ao esprito geral e s diretrizes formais do pensamento de Husserl? na tentativa de responder quanto possvel a essas questes, de modo sucinto, que nos propomos examinar a posio especial de Heidegger face ao problema da articulao da ontologia com a fenomenologia. Nossa preferncia ditada pela prpria originalidade do emprego da fenomenologia, no autor de Ser e Tempo. O exame do sentido que assume a fenomenologia enquanto ontologia da compreenso, cujo instrumento a hermenutica da existncia fctica do homem, exige previamente o delineamento do projeto losco fundamental heideggeriano. Da dividir-se este estudo em trs partes que se impem naturalmente: a questo do ser; a ontologia fenomenolgica; a hermenutica da existncia. 1. A QUESTO DO SER E O PROJETO DA ONTOLOGIA A inteno que preside, como um o condutor, a todo o desenvolvimento da obra de Heidegger, e lhe confere uma perspectiva unicadora, se expressa na necessidade de reexaminar repetir a questo do sentido do ser em geral ou, mais precisamente, a questo da unidade do sentido do ser na multiplicidade de suas acepes. Se tal tarefa se impe como funo primordial da ontologia, porque a questo do ser foi esquecida. A questo do ser caiu, hoje, no esquecimento, embora nossa poca considere como um progresso aceitar novamente a metafsica (HEIDEGGER, 1960, p.2). Esse tema do esquecimento do ser, que abre Ser e Tempo, j anuncia o binmio velamento-desvelamento como constituindo o ritmo interno do fenmeno ontolgico, as duas possibilidades radicais da manifestao do ser. Com efeito, se o sentido do ser veio historicamente a ser esquecido velado porque este, de si mesmo, comporta essa possibilidade. De outra parte, a referncia histria da metafsica como histria da ocultao do sentido do ser j antecipa o tema do tempo como horizonte onde o ser alternadamente se revela ou se dissimula. Como arma de Waelhens: Heidegger considera toda ontologia subseqente como uma monstruosa excrescncia sufocando as verdades entrevistas desde o comeo. A ontologia foi vulgarizada (Trivialisierung) (WAELHENS, 1955, p. 4)2. Ora, se a questo do ser caiu no esquecimento, porque o ser se tornou uma noo pretensamente evidente. Os preconceitos que conduziram a essa dissimulao do problema ontolgico fundamental, convertendo em doutrina o que na origem era pesquisa e indagao, podem, a
2

As passagens do livro de Waelhens (1955), citadas neste texto, foram todas traduzidas por mim.
Trans/Form/Ao, Marlia, v. 34, n. 2, p. 85-102, 2011

86

A Fenomenologia como retorno Ontologia

ttulo de exemplo, ser enunciados na forma seguinte, que Heidegger denomina preconceito (1960, p. 3): a) O ser o conceito mais geral. Heidegger faz referncia a Aristteles (livro B,4 da Metafsica: to on esti katholou mlista pnton). a tese desenvolvida, sobretudo pela losoa medieval, sobre a universalidade do ser enquanto transcendendo a todos os gneros e enquanto includa na apreenso intelectual de qualquer ente. Ora, essa transcendncia do ser traz em si mesma um problema da articulao do sentido geral com as acepes particulares que j em Aristteles permanecia obscuro. Transcendncia do ser no , portanto, equivalente noo de imediata clareza. O claro aparecer do ser em sua generalidade no , em verdade, seno a aparncia que de fato o dissimula:
Ao se manter que o ser o conceito mais geral, no pode isto signicar que seja o mais claro e que dispense toda outra explicao. O conceito de ser , ao contrrio, o mais obscuro. (HEIDEGGER. 1960, p. 3).

b) O ser indenvel. a deduo lgica que se infere de sua absoluta generalidade. Sendo um transcendens, colocado acima de todos os gneros, o ser no se compadece com uma denio que somente possvel mediante as determinaes de gnero e de espcie. Por certo, e esta doutrina envolve um aspecto positivo, ao se assentar sobre a distino entre ser e ente. Mas pode, igualmente, servir de pretexto para que se descarte o problema ontolgico fundamental. Se o ser indenvel logicamente, no quer isso dizer que no seja indispensvel uma interrogao sobre o seu sentido. c) O ser um conceito evidente. No passvel de denio, o ser est, no entanto, includo em todo enunciado a propsito de qualquer ente. E mesmo qualquer comportamento humano, seja em relao ao prprio homem, seja em relao a outro ente, envolve certa compreenso do que seja ser. Se assim , por que ainda nos inquirirmos sobre um signicado que a todos patente? Ora, para Heidegger, exatamente essa compreenso imediata e ordinria do ser, includa em todo comportamento do homem em relao a si mesmo e em relao aos entes, que suscita a necessidade de uma explicitao:
O fato de vivermos de imediato numa certa compreenso do ser e de, ao mesmo tempo, permanecer o sentido do ser envolvido de obscuridade, demonstra a necessidade fundamental de submeter a questo do ser a uma repetio. (HEIDEGGER. 1960, p. 4).

Alphonse de Waelhens observa que Heidegger [...] utiliza o termo Selbstverstndlichkeit que tem para ele um sentido pejorativo, pois designa no o

Trans/Form/Ao, Marlia, v. 34, n. 2, p. 85-102, 2011

87

ZUBEN, N. A.

que evidente, mas aquilo que se faz passar por evidente na ausncia de meios de prova (WAELHENS, 1954, p.5). Mas no foi somente por se haver tornado uma suspeita noo evidente, que o ser, enquanto questo, foi esquecido. A ausncia de uma resposta adequada indagao sobre o sentido do ser na histria da losoa ocidental se deve ao fato de que a abordagem e o tratamento da questo ontolgica se zeram por caminhos que s poderiam conduzir ao desvirtuamento da prpria questo. Com efeito, a interpretao do ser na metafsica ocidental se operou a partir do modelo do ente intramundano, a saber, o ente subsistente. Exemplo signicativo desse tipo de interpretao encontramos em Descartes, onde a perspectiva ontolgica que o cogito poderia abrir obstruda em seu nascedouro, porque o portador da questo fundamental da losoa ele mesmo interpretado como existindo ao modo de ser das coisas, como res. Se, em Descartes, a questo ontolgica no chega a se transformar em interrogao sobre o problema do ser, em geral, porque o ser pensado de imediato a partir do modelo de ser da substncia, o que faz com que permanea obscuro o prprio modo de ser da res cogitans e, sobretudo o sentido de ser do sum. Impe-se, por conseguinte, a escolha de uma nova via de acesso ao tratamento da questo do ser. A ausncia de uma resposta certa a essa questo, na ontologia tradicional, e a indeterminao ao dos fundamentos da cincia, que da resultou, esto a demonstrar que a pesquisa ontolgica carece de um o condutor adequado que lhe permita determinar a condio a priori de possibilidade tanto das cincias que tm como objeto uma circunscrita regio do ser, quanto de todas as ontologias que precedem e fundamentam as cincias nticas. Essa nova via de acesso dever, pois, possibilitar esclarecer no apenas o sentido do ser dos entes, mas tambm e necessariamente o sentido do ser em geral:
Toda ontologia, por mais rico e fortemente estruturado que seja o sistema de categorias de que dispe, permanece cega e trabalha para a falsicao de sua mais autentica inteno, desde que no comea por esclarecer sucientemente o sentido do ser, e renuncia a compreender este esclarecimento como sua tarefa fundamental. (HEIDEGGER. 1960, p. 11).

A resposta questo do ser somente poder ser buscada a partir da anlise do ente ao qual, por sua prpria essncia, compete a compreenso do ser. Esse ente entre todos privilegiado o homem, pastor do ser, clareira onde o ser se manifesta. A abordagem da questo ontolgica s possvel, com efeito, a partir da considerao do ente que indaga sobre o ser. Um s existente tem a possibilidade de interrogar-se. Esse existente aquele que ns mesmos somos (das wir selbst sind) (WAELHENS, 1954, p.7). Donde a ontologia fundamental, base
88
Trans/Form/Ao, Marlia, v. 34, n. 2, p. 85-102, 2011

A Fenomenologia como retorno Ontologia

e perspectiva de qualquer ontologia posterior, dever ser procurada na analtica existencial do homem como Dasein o ser-a (Da) do ser, o lugar onde se realiza a compreenso pr-ontolgica. Essa analtica j , portanto, ontolgica e no simples considerao ntica sobre o homem, como encontramos nas cincias. Mais ainda, a prpria forma verbal da expresso Dasein est a indicar que o homem no interessa ontologia por si mesmo. De Waelhens comenta, sublinhando que [...] o objetivo ltimo e principal a edicao de uma metafsica geral, que a analtica existencial tem por misso introduzir (WAELHENS, 1954, p.9). O interesse da ontologia se dirige ao ser em geral. Esclarecemos ainda que por analtica existencial entende Heidegger a explicitao das estruturas ontolgicas os existenciais do ser do homem. As estruturas ontolgicas prprias aos seres subsistentes (as coisas) sero por ele denominadas categorias. A nfase dada por Heidegger inteno ontolgica das anlises da existncia humana probe qualquer tentativa de interpretao das mesmas, num sentido psicologista ou antropolgico. No , pois, sem razo que, na Carta sobre o Humanismo, o autor rejeita expressamente qualquer aproximao entre as orientaes fundamentais do seu pensamento com o que se costumou chamar de existencialismo. Quanto a isso de Waelhens observa que Heidegger,
[...] pelo menos em inteno, um adversrio determinado do conceito de losoa existencial tal como o entende, por exemplo, Karl Jaspers. Este considera a losoa como sendo exclusivamente uma descrio das possibilidades concretas oferecidas tal existncia humana e isso, sem que o estudo dessas possibilidades possa nos conduzir a uma doutrina geral da existncia ou do ser, doutrina contra a qual se insurge a natureza mesma da existncia. (WAELHENS, 1954, p.3).

A grandeza do homem no consiste, com efeito, na solido de sua liberdade, mas na relao ek-sttica ao apelo do ser que pelo homem quer se realizar como aletheia desvelamento. proposio de Sartre [...] precisamente estamos num plano onde h somente homens, Heidegger contrape o ponto de vista que domina todo Ser e Tempo: [...] precisamente estamos num plano onde h principalmente o Ser (cf. HEIDEGGER, 1964a). Da mesma forma, com reservas que poderamos acolher a observao de Jean Wahl sobre uma laicizao heideggeriana dos temas de Kierkegaard. Por certo, ser sempre possvel estabelecer um elo entre os existenciais de Heidegger e as categorias de Kierkegaard. No entanto, ser necessrio considerar que, enquanto os temas de Kierkegaard exprimem a tenso do homem solitrio defrontado ao Absoluto que o transcende, as estruturas existenciais de Ser e Tempo representam as diversas dimenses da abertura do ser-a revelao do ser, no horizonte do tempo.
Trans/Form/Ao, Marlia, v. 34, n. 2, p. 85-102, 2011

89

ZUBEN, N. A.

Enquanto hermenutica da existncia fctica do homem, a ontologia de Heidegger decididamente uma losoa da nitude. As observaes que acabamos de fazer nos reenviam a uma considerao mais atenta da noo de Dasein, ponto de partida e via de acesso ao tratamento da questo ontolgica. O termo, na inteno de Heidegger, designa, como vimos, que o homem, enquanto eksistente exposto ao ser, lugar onde este se manifesta. Se, como se arma em Ser e Tempo, o homem um ente em cujo ser h questo de seu ser, o que est a em questo no apenas o ser do homem, mas o ser em geral. Em outros termos, na existncia humana, o destino do homem e o destino do ser esto em jogo. Essa relao entre o ser prprio do homem, ao qual o ser-a se associa em seu ser pela compreenso, e o ser em geral, constitutiva da prpria essncia do homem. Assim que, aps frisar que o homem tem uma compreenso mais ou menos explcita de seu prprio ser, Heidegger passa imediatamente armao de que a compreenso do ser (ser em geral) constitui uma determinao ontolgica do ser-a:
O ser-a um ente que no simplesmente dado como um ente entre outros. Ao contrrio, ele se caracteriza onticamente pelo fato de que em seu ser h questo deste ser. Pertence, pois constituio do ser do ser-a que aja em seu ser uma relao de ser ao seu ser. O que, por sua vez, quer dizer: o ser-a se compreende sempre de alguma maneira e mais ou menos explicitamente no seu ser. caracterstico desse ente que com seu ser e pelo seu ser, este ser lhe seja aberto (revelado). A compreenso do ser ela mesma uma determinao do ser do ser-a. O carter ntico prprio do ser-a resulta de que o ser-a ontolgico. (HEIDEGGER, 1960, p. 12).

V-se claramente a inteno de Heidegger. Ela se dirige no sentido de superar a ontologia da coisa enquanto modelo de referncia da interpretao ontolgica do homem. A determinao do ego como res somente foi possvel na perspectiva de uma metafsica na qual o ser prprio do homem passou a ser esquecido, vindo a ser interpretado ao modo do ser dos entes subsistentes. Donde, tambm, a relao primordial do homem com os outros entes vir a ser pensada como uma relao entre uma substncia espiritual (anima) e outra substncia material (mundo) sob a forma de conhecimento. Ora, para Heidegger, alm de ser essa relao obscura em seus fundamentos ontolgicos, no constitui ela o modo original e primitivo de acesso ao ser. Husserl j havia mostrado que a conscincia se identica sua abertura ao outro intencionalidade enquanto luz que revela os signicados do mundo pelo ato mesmo de vis-lo de uma determinada maneira. Em Heidegger, essa noo de intencionalidade reveladora radicalizada. O ser- a luz e revelao, no enquanto conscincia, mas enquanto a prpria facticidade do seu existir j radicalmente e inteiramente compreenso
90
Trans/Form/Ao, Marlia, v. 34, n. 2, p. 85-102, 2011

A Fenomenologia como retorno Ontologia

por ser presena ek-sttica ao ser. No , pois, primordialmente pelo ver teortico, mas pela relao vivida para com os outros entes e para si mesma que o homem um ser aberto s vrias possibilidades de compreenso do ser. Vimos, entretanto, que essa revelao do ser, no ser-a, no simplesmente um dado, nem mesmo um atributo de algo j constitudo. Em outros termos, o ser-a um ente cuja essncia reside na existncia, concebida como um ter-que-ser. O que signica que o ser do homem essencialmente relao ao seu prprio ser sob a forma de uma radical possibilidade. Essa possibilidade, portanto, constitui o ser do homem como existncia. Ora, a possibilidade de ser sempre mais ou menos explicitamente manifesta ao homem, sob a forma da compreenso que este possui das modalidades possveis de sua existncia pessoal. Compreender (verstehen) o seu ser para o homem [...] situar-se a si- mesmo no eixo de suas possibilidades (BEAUFRET, 1971, p. 25). O projeto de si mesmo no sentido da compreenso de suas possibilidades constitui para Heidegger o conceito formal de existncia, enquanto determinao ontolgica que distingue o ser-a pela dos outros entes que no so o ser-a. A esta primeira determinao ontolgica do ser-a necessrio acrescentar outra, como contrapolo que a limita. Se o homem possibilidade de ser, no , entretanto, possibilidade abstrata e puramente formal. Enquanto sempre-j lanado como ser-ao-mundo ao encontro dos entes intramundanos, o poder ser do homem est sempre ligado a algo, pre-ocupado. Esse sentimento da situao (Bendlichkeit), sentimento de estar sempre-j ligado a um determinado mundo que o solicita e o limita, revela ao homem a sua inalienvel facticidade. Em terceiro lugar, o ser-a como existncia projetada sou eu mesmo. O carter ek-sttico do meu ser o que me possibilita realizar este ser sob a forma de uma escolha radical de mim mesmo:
porque o homem essencialmente a sua possibilidade, que ele pode no seu ser escolher-se a si mesmo, conquistar-se e ou eventualmente no se conquistar jamais ou no se conquistar seno em aparncia. (HEIDEGGER, 1960, p.42).

A possibilidade de autenticidade e de inautenticidade se funda, pois, na existencialidade do ser-a e na sua facticidade. Resta que, para Heidegger, a inautenticidade, o estado de velamento do ser radical do homem, constitui a modalidade concreta mais geral e de certa forma inevitvel do projeto humano. No entanto, essa queda (Verfallen) no inautntico e no esquecimento do ser radical do homem no irreversvel. Se o ser-a essencialmente compreenso de seu ser, a prpria inautenticidade supe a compreenso implcita de uma autenticidade possvel. Mas, para essa converso lembrana do ser verdadeiro e radical, deve o
Trans/Form/Ao, Marlia, v. 34, n. 2, p. 85-102, 2011

91

ZUBEN, N. A.

homem passar pela experincia privilegiada da angstia. Nela e por ela, o homem de imediato arrancado do solo familiar da presena ingnua e tranquilizadora aos seres intramundanos e lanado, em plena solido de sua ipseidade, no vazio das signicaes j constitudas, que reuem da superfcie do mundo, para dar lugar brusca revelao da condio original do ser-a como ser-ao-mundo. 2. A ONTOLOGIA COMO FENOMENOLOGIA O ser o transcendens por excelncia, arma Heidegger, retomando sua obra Vom Wesen des Grundes (HEIDEGGER, 1960, p.38). Portanto, no pode ser demonstrado, porque para isso seria necessrio recorrer a algo mais geral que o prprio ser. O ser s pode ser mostrado. Esse processo de mostrao do ser enquanto fenmeno primordial que se vela e se dissimula no aparecer dos entes coincide com o conceito de fenomenologia como provisoriamente a entende Heidegger, em Ser e Tempo:
A fenomenologia o modo de acesso ao que deve tornar-se o tema da ontologia; ela o mtodo que permite determinar o objeto da ontologia, legitimando-o. A ontologia somente possvel como fenomenologia. (HEIDEGGER, 1960, p. 35).

O termo fenomenologia designa, observa de Waelhens,


[...] antes de tudo um princpio metodolgico que se expressa na famosa mxima de Husserl zu den Sachen selbst; no se reduz a uma palavra de ordem visando a restaurao do realismo ingnuo. Ele enuncia simplesmente a vontade de excluir da losoa os conceitos insucientemente esclarecidos ou mal fundados, as construes gratuitas ou prvias, os falsos problemas que dizem respeito mais aos preconceitos dos pensadores e as disputas de escolas do que natureza das coisas. (WAELHENS, 1954, p. 13).

A escolha do mtodo no , assim, gratuita. Ela se determina pela prpria questo fundamental da losoa, qual seja, a questo do sentido do ser em geral ou, mais precisamente, a indagao sobre a unidade de sentido do ser, na multiplicidade de suas acepes. A antiga aporia aristotlica retomada sob nova luz. Ora, o que Heidegger visa nesta questo no articulao dos entes no Ser entendido como totalidade do existente que ser recuperada por uma reexo total. O que questionado, na questo do ser, o fundamento ltimo do ser dos existentes o ser como transcendens. A diferena ontolgica pressuposto radical do ato losco heideggeriano separa de imediato a inteno da ontologia da inteno da metafsica (no sentido depreciativo que esse termo recebe, em Ser e Tempo). Se a ontologia no pode adotar o mtodo que propiciou a construo dos grandes sistemas metafsicos, precisamente porque estes, enquanto sistemas da totalidade
92
Trans/Form/Ao, Marlia, v. 34, n. 2, p. 85-102, 2011

A Fenomenologia como retorno Ontologia

do existente, s puderam se constituir mediante um pensamento que se erige sobre a base do esquecimento prvio do ser. Impe-se, por conseguinte, um mtodo que permita re-descobrir o que foi ocultado na histria da metafsica. Mas, se o ser pode se ocultar, porque pertence a sua natureza dar-se ao homem sob a dupla forma de velamento e de desvelamento, num horizonte de manifestao que o tempo. Donde des-cobrir o fenmeno do ser cumprir a tarefa prpria da ontologia. O discurso sobre o ser ser, pois, um discurso autenticamente ontolgico, na medida em que for um discurso fenomenolgico. Dessa maneira, enquanto identicada ontologia, a fenomenologia ser o mtodo que far trazer luz o ser como sentido velado nos entes. Para se compreender, no entanto, em todo o seu alcance o sentido de tal identicao, faz-se mister esclarecer melhor o que Heidegger designa precisamente com o termo fenmeno. , com efeito, a partir da original interpretao dada a esse termo, em Ser e Tempo, que se vai justicar a articulao essencial entre o mtodo e o objeto da ontologia. A elaborao do conceito formal de fenomenologia preparada e conduzida pela anlise semntica das razes gregas que entram na composio dessa palavra. Invertendo a ordem seguida por Heidegger, consideremos em primeiro lugar como operada, em Ser e Tempo, a anlise de logos. Razo, julgamento, conceito, denio, constituem sem dvida elementos determinantes do sentido corrente de logos como discurso. Mas so signicados secundrios e tardios que encobrem, dissimulando o sentido principal e primitivo. Para os gregos, a funo primordial de logos um apophainesthai fazer ver aquilo sobre o qual se discorre. De Waelhens comenta: Quando se refere sua signicao etimolgica, fenomenologia quer dizer: leitura, ou cincia dos fenmenos (WAELHENS, p. 1955, p.14). E prossegue, observando que no se trata de uma leitura interpretativa, mas descritiva. Alis, o prprio Heidegger enfatiza que a expresso fenomenologia descritiva [...] im Grunde tautologish (HEIDEGGER, 1960, p. 35). Enquanto apophansis, logos , por conseguinte, o discurso como manifestao daquilo de que se fala. Fenomenologia ser, ento, o discurso manifestador do fenmeno. Todavia, o que se quer designar por fenmeno, objeto deste discurso? Phainomenon deve ser reconduzido ao verbo phainesthai mostrar-se e raiz pha ou phos luz. Fenmeno designa, pois aquilo que em si mesmo se mostra:
Os phainomena os fenmenos so, portanto o conjunto daquilo que est ao claro ou pode ser conduzido luz, e que os gregos identicavam s vezes simplesmente a ta onta (os entes, o ente). (HEIDEGGER, 1960, p.28).

Trans/Form/Ao, Marlia, v. 34, n. 2, p. 85-102, 2011

93

ZUBEN, N. A.

Ora, os entes podem se manifestar de diferentes maneiras, correlativamente ao modo por que so abordados. De Waelhens observa com clareza que no seria adequado e correto limitar a extenso do termo manifestar-se aparncia sensvel. Um sentimento, uma obra de arte, uma instituio poltica, uma cultura, uma doutrina losca se manifestam de modo to real quanto uma cor, embora de um modo diferente (WAELHENS , 1954, p. 14-15). E acrescenta que a incluso, no mbito dos estudos fenomenolgicos, desses modos possveis de manifestao conforme a prpria concepo de Husserl, como encontramos nas Ideen. Em acrscimo, ocorre at mesmo a possibilidade de que venha um ente a se mostrar como aquilo que ele prprio no . Portanto, neste primeiro momento da anlise, j se pode ver que fenmeno tanto pode designar aquilo que em si mesmo se mostra, quanto s maneiras como se mostra, segundo o modo de acesso em direo a ele. Neste ltimo sentido, fenmeno designa a aparncia onde constantemente a verdade dos entes se dissimula ou pode mesmo se ocultar. Devemos notar, entretanto, que o fenmeno enquanto aparncia supe o fenmeno original e nele se fundamenta. Paradoxalmente, por ser o fenmeno aquilo que em si mesmo se mostra, que pode ele tornar-se uma simples aparncia e se ocultar. Da distinguir Heidegger um sentido vulgar e secundrio de fenmeno o ente enquanto se manifesta desta ou daquela forma do sentido fenomenolgico de fenmeno o que est velado na manifestao dos entes, o que no tematizado na experincia ntica do existente e que, por isso mesmo, necessita ser desvelado pelo operar explicitador da fenomenologia. Nesta acepo, fenmeno denido formalmente, em Ser e Tempo, como sendo
[...] aquilo que primeiramente e, o mais das vezes, no se manifesta, ainda que pertena ao mesmo tempo e essencialmente quilo que primeiramente e, o mais das vezes, se manifesta, e de tal maneira que constitua seu sentido e fundamento. (HEIDEGGER, 1960, p. 35).

A propsito dessa passagem, de Waelhens observa, em nota de sua traduo de Sein und Zeit (HEIDEGGER,1964, p.284):
[...] esse pargrafo o momento decisivo no qual a fenomenologia de Heidegger se separa daquela de Husserl, embora seja plausvel admitir-se que a necessidade, proclamada insistentemente pro esse ltimo, de se operar uma reduo fenomenolgica a m de se esclarecer o que merecer o nome de fenmeno(ou dados) absolutos, resulte em favorecimento em prol da interpretao heideggeriana da idia de fenomenologia.

A bipolaridade ocultamento-desocultamento, que se radica na prpria natureza do fenmeno, ir justicar a necessidade da fenomenologia e, ao mesmo tempo, determinar concretamente a sua tarefa. Com efeito, o fenmeno no
94
Trans/Form/Ao, Marlia, v. 34, n. 2, p. 85-102, 2011

A Fenomenologia como retorno Ontologia

sentido de fundamento e signicado primordial no dado da experincia. Ao contrrio, como observa Heidegger, ser-coberto o conceito complementar do conceito de fenmeno. As distines operadas em Ser e Tempo, a propsito deste ser-coberto do fenmeno, no constituem simples exerccio formal, mas adquirem extrema relevncia no sentido do esclarecimento da questo que desencadeia toda a problemtica da ontologia: o esquecimento do ser na histria do pensamento ocidental. De que forma pode um fenmeno ser velado? Primeiramente, na medida em que nunca foi ele descoberto. Trata-se do fenmeno que jamais chegou a ser tematizado como objeto de uma pesquisa e de uma tarefa de explicitao. De outra parte, um fenmeno pode ser recoberto. Desvelado outrora, ao menos no sentido de ter sido objeto de uma indagao inicial, o fenmeno veio a recair na dissimulao no esquecimento da prpria questo que o suscitou como problema a ser decifrado. O mais das vezes, essa dissimulao no total, o que signica que o fenmeno continua a se mostrar, mas simplesmente como aparncia. Nesse caso, enquanto interpretado como determinado modo de ser que o sentido primitivo e fundamental do fenmeno corre o risco maior de ser desvirtuado. O que era objeto de uma questo se transforma em doutrina que passa a ocultar para sempre o sentido autntico da interrogao original, sob a aparncia de conceitos que se pretendem evidentes. No , pois, sem motivo que Heidegger v com suspeio o recurso ao critrio da evidncia em matria de conceitos loscos fundamentais. E, no concernente questo do ser, foi em virtude de ter-se este tornado um conceito evidente nas doutrinas metafsicas, que o prprio sentido da questo veio a ser esquecido. O objeto da descrio fenomenolgica ser, portanto a exposio vista dos elementos, os menos aparentes dos fenmenos, os quais so tambm o que os fenmenos tm de mais fundamental: o seu ser (WAELHENS, 1955 , p. 19). A necessidade da fenomenologia decorre, por conseguinte, da prpria exigncia que o fenmeno impe de ser desvelado. E ser ainda a estrutura bipolar do fenmeno fenmeno original, fenmeno-aparncia que ir determinar a tarefa concreta do mtodo fenomenolgico, para Heidegger. A fenomenologia ter a atribuio especca de desocultar o sentido primitivo e fundamental do fenmeno, fazendo-o emergir das aparncias imediatas e das interpretaes segundas que esto a dissimul-lo. O mtodo fenomenolgico passa a ser, assim, um mtodo regressivo. Por meio de sucessivas aproximaes do fenmeno, mediante as quais se opera um processo de decantao e depurao dos signicados fornecidos pela experincia, procura-se voltar ao nvel dos sentidos primitivos e fundadores que constituem o ncleo positivo de onde se originam as signicaes derivadas. Donde proceder este mtodo de recuperao dos fundamentos pela formulao prvia das determinaes negativas do fenmeno. o que se faz, por exemplo, a propsito do sentido ontolgico do
Trans/Form/Ao, Marlia, v. 34, n. 2, p. 85-102, 2011

95

ZUBEN, N. A.

fenmeno ser-ao-mundo (in-der-Welt-sein), no 12 de Ser e Tempo. Heidegger a observa que por ter sido esse fenmeno sempre-j visto de certa forma, que se impunha a tarefa preliminar da elaborao formal dos caracteres negativos e secundrios do mesmo. Contudo, o prprio enunciado dos signicados negativos assume um valor altamente positivo, por j revelar a originalidade do fenmeno. Enquanto regressivo, o mtodo fenomenolgico antes de tudo um mtodo de desmascaramento das falsas evidncias. sabida a preferncia que Heidegger concede s anlises lingusticas no exerccio do mtodo regressivo, fato esse que j se patenteia na prpria interpretao do conceito de fenomenologia. Isso se prende peculiar concepo heideggeriana de que a funo do logos aletheuein = desvelar. Notemos ainda a indicao dada na Carta sobre o humanismo a propsito da linguagem. Esta a designada como sendo a moradia do ser, onde o homem habita como eksistncia ex-posta verdade do ser que conada a sua guarda. Esclarecida a noo de fenmeno e a decorrente maneira peculiar pela qual se elabora o conceito formal de fenomenologia, em Ser e Tempo, restaria ainda justicar por que e a ontologia somente possvel como fenomenologia. Ora, essa armativa de imediato se fundamenta quando se considera, como faz Heidegger, que aquilo que se oculta no aparecer dos entes justamente o seu ser. Em sua operao de desvelamento, o que deve ser desocultado pela fenomenologia ser que se dissimula no ente. Em ltima instncia, portanto, o fenmeno em sentido fenomenolgico o fenmeno ontolgico:
A fenomenologia o modo de acesso aquilo que deve tornar-se o tema da ontologia; ela o mtodo que permite determinar este objeto legitimando-o. A ontologia no possvel seno como fenomenologia. Por aquilo que se manifesta, o conceito fenomenolgico de fenmeno visa o ser do ente, seu sentido, suas modicaes e suas derivaes. (HEIDEGGER, 1960, p.35).

3. A ONTOLOGIA COMO FENOMENOLOGIA HERMENUTICA As consideraes precedentes j possibilitaram evidenciar que a funo da fenomenologia, como a entende Heidegger, no descrever o que se manifesta, mas desvendar o ser que se dissimula no ente. O mtodo fenomenolgico se torna um mtodo de explicitao ontolgica. Mas, se a fenomenologia possvel como explicitao, porque existe sempre j no homem uma compreenso implcita do ser, que pode ser trazida luz por um processo adequado de interpretao. O ser somente pode ser tematizado num saber teortico numa ontologia porque compreendido antecipadamente e pr-ontologicamente, no prprio existir concreto e histrico do homem. O que caracteriza essencialmente o existir humano ser uma ek-sistncia, uma abertura luz do ser. Se a ontologia possvel,
96
Trans/Form/Ao, Marlia, v. 34, n. 2, p. 85-102, 2011

A Fenomenologia como retorno Ontologia

porque h uma pr-ontologia que no conhecida, mas vivida existencialmente. Sempre j imerso na compreenso do ser pelo seu prprio existir fctico, o homem somente poder realizar a obra de tirar o ser do esquecimento, interpretando o que ele prprio j compreende de alguma forma. por essa razo que, como vimos de incio, a via de acesso adequada ao tratamento da questo do ser , para Heidegger, a analtica existencial do ser-a (Dasein). A ontologia fundamental ser, portanto, uma fenomenologia hermenutica, no sentido de interpretao e decifragem da compreenso contida na existncia fctica do homem:
O logos da fenomenologia do ser-a tem a caracterstica de um hermeneuein que anuncia a compreenso do ser, includa no ser-a, o sentido autntico do ser em geral e as estruturas fundamentais de seu prprio ser. (HEIDEGGER, 1960, p.37).

Todavia, nessa anlise interpretativa da existncia concreta do homem, no se vai perder exatamente o que se buscava, a saber, a descoberta do sentido do ser em geral? aqui que a orientao de Heidegger vai se distanciar tanto das intenes das anlises existencialistas quanto da inteno de recuperar o ser numa reexo total, a partir de um eu constituinte ltimo e transcendental, obtido pela reduo fenomenolgica. Consideremos essa dupla divergncia. J indicamos a oposio de Heidegger a uma interpretao da existncia que se detenha numa ontologia regional do humano, em prejuzo de uma viso ontolgica geral. O ser-a o Dasein no designa propriamente a condio humana, mas o modo especco de ser do homem enquanto presena ek-sttica revelao do ser. Ora, o ser que no prprio ser do homem como ek-sistncia se revela no somente o ser dos entes subsistentes o ser das coisas nem apenas o ser determinado que a ipseidade humana pode assumir, nas diferentes modalidades de seus projetos fundamentais, mas, sobretudo o ser em geral. Antes, existe uma articulao entre essas diversas acepes do ser, operada pela compreenso que o ser-a realiza de fato. Assim que o homem corre sempre o risco de interpretar o seu prprio ser, tendo como referncia o modelo de ser dos entes intramundanos, como ainda projetar para o sentido do ser em geral essa viso regional da ontologia da coisa. A histria da metafsica est a revelar que esta , de fato, a tendncia habitual de compreenso do ser, por parte do homem. por isso mesmo que a fenomenologia hermenutica deve ter como tarefa principal corrigir semelhante interpretao, partindo de uma exegese adequada do ser do ente, cuja caracterstica essencial no existir ao modo dos entes subsistentes. A distino fundamental em Ser e Tempo entre o ser do ser-a e o ser dos entes intramundanos no obedece, pois, a uma regionalizao dicotmica da ontologia, mas necessidade de se estabelecer um ponto de partida adequado
Trans/Form/Ao, Marlia, v. 34, n. 2, p. 85-102, 2011

97

ZUBEN, N. A.

interpretao do sentido do ser em geral. Ora, esse sentido s pode se anunciar ao homem no horizonte do tempo, que outra coisa no seno o prprio existir humano como ek-sttico, como projeto. De outra parte, a fenomenologia hermenutica, ao assumir a funo de interpretar, explicitando-a, a compreenso no tematizada, mas j presente de alguma maneira na existncia humana enquanto radicada na facticidade da vida e da histria, se afasta da inteno husserliana de recuperar o ser na pura viso da conscincia transcendental. Para Husserl, a volta s coisas mesmas somente seria possvel de efetuar-se mediante a ascese puricadora do distanciamento do mundo fctico operado pela reduo fenomenolgica. Heidegger no pode aceitar essa posio, visto que ela lhe aparece como um retorno por vias transversas ao primado do enfoque gnosiolgico e teortico no problema da compreenso do vivido. por essa razo que, em Ser e Tempo, no se faz recurso noo de conscincia. O ver fenomenolgico no constitui, com efeito, um momento primeiro e fundamental, mas s possvel como possibilidade derivada da compreenso que se exerce originariamente no interior da vida e da facticidade humana. A radicalidade do saber no deve, por conseguinte, ser buscada no nvel superior e tardio da reduo, mas no nvel original da pr-compreenso do ser que constitui a possibilidade radical da existncia humana. Se a reduo no necessria, tal se d porque o homem em seu existir de fato est sempre j ex-posto ao Ser. A hermenutica da compreenso pr-ontolgica ser, pois, num sentido privilegiado, a analtica da existencialidade da existncia. O ser-no-mundo ser a primeira determinao essencial, o primeiro existencial que surge quando o olhar se dirige existncia humana. Convm entender que existencial , para Heidegger, todo elemento constitutivo do ser da existncia humana. E se reserva o termo categoria, para os elementos constitutivos de outros entes que no so segundo o modo de ser do ser-a (HEIDEGGER, 1960 , p.54). Ao trmino destes esclarecimentos sobre a conceituao da fenomenologia em Ser e Tempo, resulta claro que a peculiar maneira pela qual Heidegger a entende, e as articulaes que da decorrem entre os seus diversos momentos signicativos, s podem se esclarecer plenamente a partir da questo instauradora do ato losco heideggeriano, ao qual a fenomenologia vem se adequar como um mtodo:
A ontologia e a fenomenologia no so duas disciplinas diferentes que pertenceriam losoa entre outras. Estes dois ttulos caracterizam a losoa segundo o seu objeto e o seu mtodo. A fenomenologia ontologia fenomenolgica universal, que parte da hermenutica do ser-a; esta, enquanto analtica da existncia, fornece o o condutor de toda problemtica losca, fundando-a sobre esta existncia, da qual toda problemtica surge e sobre a qual todo problema se repercute. (HEIDEGGER, 1960, p. 38).

98

Trans/Form/Ao, Marlia, v. 34, n. 2, p. 85-102, 2011

A Fenomenologia como retorno Ontologia

CONCLUSO Ao converter a fenomenologia em ontologia que deve se fundar numa hermenutica prvia da existncia, Heidegger se inspirava na mxima da volta s coisas mesmas. Recuperar a viso original do mundo equivalia, para o autor de Ser e Tempo, a recuperar o sentido primitivo e velado dos entes, a saber, o sentido do ser. No entanto, a peculiar noo de fenmeno, elaborada mediante a anlise lingustica, e as implicaes metodolgicas que da resultam iriam determinar uma radical divergncia em relao s orientaes husserlianas bsicas. Dessa forma, ao mesmo tempo em que se realizava o voto de Husserl de ver a fenomenologia se constituir numa autntica ontologia, tal realizao se fazia num sentido que vinha contrariar os pressupostos fundamentais os quais deveriam nortear a elaborao da ontologia transcendental. No fcil o esclarecimento completo das razes que levaram Heidegger a trilhar um caminho discordante das orientaes do mestre, ao menos na medida em que esse problema focalizado em Ser e Tempo. Entretanto, das parcas referncias explcitas e o que mais importa do esprito geral que preside ao desenvolvimento do projeto ontolgico heideggeriano, algumas concluses podem ser inferidas. Em primeiro lugar, ainda que elaborando de fato um conceito inteiramente pessoal de fenomenologia, Heidegger no deixa de reconhecer o tributo que deve a Husserl, quando reconhece que [...] as pesquisas seguintes no foram possveis sem o fundamento estabelecido por E. Husserl, cujas Investigaes Lgicas abriram o caminho para a fenomenologia (HEIDEGGER, 1960, p. 38). Em segundo lugar, no obstante a inteno de se inserir numa linha de continuidade s diretrizes do mestre, de imediato afastada, mediante a categrica interpretao da fenomenologia como sendo um mtodo ao qual se torna indiferente o contedo dos objetos de que se ocupa a pesquisa losca. A fenomenologia no deve, pois, ser entendida como uma disciplina particular ao lado de outras disciplinas loscas, nem mesmo como um movimento losco. Mais precisamente, o prprio mtodo fenomenolgico no deve ser encarado como um cdigo de prescries inalienveis, mas, antes de tudo, como um foco emanador de inspiraes diversas: Compreender a fenomenologia compreender as suas possibilidades (HEIDEGGER, 1960, p. 38). E, nalmente, ao rejeitar o recurso noo de conscincia e reduo transcendental, e ao substituir a descrio fenomenolgica das essncias pela ontologia da compreenso, Heidegger se inspira na dupla inteno de superar a primazia do terico na questo do sentido do ser, e de se afastar do projeto comum a toda a metafsica tradicional, de recuperar o ser enquanto totalidade por uma reexo que se pretende total. Essas duas intenes de Heidegger se
Trans/Form/Ao, Marlia, v. 34, n. 2, p. 85-102, 2011

99

ZUBEN, N. A.

aclaram, uma vez que se considera, como j foi indicado, que o ato losco heideggeriano suscitado pela questo do esquecimento do sentido do ser, no pensamento ocidental. Necessrio se fazia, portanto, tomar a direo inversa das orientaes que permitiram a construo dos grandes sistemas metafsicos. Ora, como foi visto, o que caracteriza a metafsica, enquanto doutrina ou sistema de doutrinas sobre o ser, , de um lado, a noo de totalidade do existente e, de outro, o esforo de igua1ar esse ser total reexo igua1mente total. Impunha-se, assim, a Heidegger, por fora mesma de seu projeto losco, destruir a iluso metafsica em seus dois polos constituintes. A noo de aletheia preparava toda a crtica posterior de Ser e Tempo pretenso do privilgio do pensamento reexivo na compreenso do ser. O logos, o pensamento discursivo, no o lugar primitivo da verdade. O logos (no sentido derivado e tardio) no constituinte da verdade do ser, porque esta no originalmente construo, mas compreenso. A radicalidade do pensar deve ser buscada na radicalidade do existir. Se um projeto terico da ontologia possvel, porque o noein se funda na compreenso pr-ontolgica inerente existncia. Existir o ato losco fundamental. De outro lado, uma reexo total no possvel, porque o ser no se deixa fechar no ciclo dialtico ou no do existente. Se for ele o transcendens por excelncia, j no lcito losoa se erigir em sistema fechado. Embora em plano e em perspectiva diferente, a intuio de Heidegger reencontra a intuio de Kierkegaard. O homem pastoreia o ser, mas este no se deixa enclausurar nos domnios do humano. Se, enquanto hermenutica da existncia nita do homem, a ontologia fundamental decididamente uma losoa da nitude, nada nos impede de indagar sobre o que seria uma ontologia geral que permanece ainda no pensamento hedeggeriano como um voto e um projeto. Apontaria ela, talvez, para uma ontologia do in-nito? No que a isto concernem os caminhos, a interpretao est aberta, ainda que sejam caminhos que conduzem a parte alguma.

ZUBEN, N. A. von. A Fenomenologia como retorno Ontologia em Martin Heidegger. Trans/Form/Ao, Marlia, v. 34, n.2, p. 71-102, 2011.

ABSTRACT: The development of a phenomenological ontology was a possibility inserted in the Husserlian philosophical project. In which sense, however, the spirit of the maxim of the return to the same things was used as an inspiration to the return to the question of the Being? In which extent the ontological elaborations that have incorporated the title of phenomenological remained faithful to the general spirit and to the formal guidelines of Husserls thought? In an attempt to answer these questions, this brief study aims at examining the special position of Heidegger in face of the problem of the articulation between the ontology ant the phenomenology. Our preference is dictated by the originality itself of the utilization of the phenomenology by author of Being and Time. The 100
Trans/Form/Ao, Marlia, v. 34, n. 2, p. 85-102, 2011

A Fenomenologia como retorno Ontologia

examination of the sense that phenomenology assumes as ontology of the comprehension, whose instrument is the hermeneutic of the factual existence of the man, requires a previous outlining of Heideggers philosophical fundamental project. KEYWORDS: Ontology. Phenomenology. Hermeneutics. Phenomenon. Dasein.

REFERNCIAS
BEAUFRET, Jean. Introduction aux philosophies de lexistence: de Kierkegaard Heidegger. Paris: Denoel, 1971. HEIDEGGER, Martin. Sein und Zeit. Tbingen: Max Niemeyer, 1960. HEIDEGGER, Martin. Ltre et le temps. Trad. Rudolf Boehm e Alphonse de Waelhens. Paris: Gallimard, 1964. HEIDEGGER, Martin. Lettre sur lHumanisme. Trad. R. Munier. Paris: Aubier, 1964a. HEIDEGGER, Martin. Kant et le problme de la mtaphysique. Trad. A. de Waelhens e W. Biemel. 6. ed. Paris: Gallimard, 1953. HUSSERL, Edd. Mditations Cartsiennes: Introduction la Phnomnologie. Trad. G. Peiffer e E. Levinas. Paris: Vrin, 1969. MAC DOWELL, Joo A. A. Gnese da ontologia fundamental de Martin Heidegger. So Paulo: Loyola, 1993. TAMINIAUX, Jacques. Lectures de lontologie fondamentale. Essais sur Heidegger. 2. ed. Grenoble: Jrme Millo, 1995. WAELHENS de, Alphonse. La Philosophie de Martin Heidegger. 4. ed. Louvain, Belgique: Publications Universitaires de Louvain, 1955. WAHL, Jean. tudes Kierkegaardiennes. Paris. Aubier (sem data).

Recebido em: 8 de maio de 2011 Aprovado em: 15 de julho de 2011


Trans/Form/Ao, Marlia, v. 34, n. 2, p. 85-102, 2011

101

You might also like