You are on page 1of 20

ANTROPOLOGIA FILOSFICA

CAP. VI - O SER HUMANO, UM SER SOCIAL E POLITICO

I - O SER HUMANO, UM SER SOCIAL

1. O QUE SOCIEDADE A sociedade uma organizao ( = adequada disposio das partes) de pessoas funcionalmente unidas por um bem comum. So elementos essenciais de uma sociedade: a). Uma pluralidade de pessoas, inteligentes e livres, capazes de organizarse para conseguir um bem comum. b). Um elemento unificador, que o bem comum, participado. O bem comum um valor destinado, por si, a beneficiar todos os elementos de uma sociedade, ou seja, todos devem usufruir de uma parte do seu benefcio. O fato de todos participarem das vantagens de um bem, faz dele um bem comum. N.B.Tipos de participao. Existem diferentes modos de participar de um bem comum. Cada modo caracteriza um tipo de sociedade. - Num primeiro tipo de participao, cada participante usufrui das vantagens comuns do bem, por possuirem uma parte do mesmo bem, Desta forma a unidade dos scios garantida pela unidade do bem, possudo em partes; o bem mantm unidos os scios, mediante a unio de suas partes. Os scios se beneficiam das vantagens que derivam da unidade do bem, embora possuam dele s uma parte cada um. Ex. Uma sociedade por aes.
Scio 2

Scio 1
BEM COMUM

- Num segundo tipo de participao, um mesmo bem possudo contemporaneamente por diferentes sujeitos, tornando-se parte de cada um deles. Neste caso o bem uni entre si os scios por ser parte comum a todos. Ex. Gemeis siameses que tem um rgo em comum, os scios de uma herana comum.

BEM COMUM

- Num terceiro tipo, o bem comum constitudo pela mesma unio dos scios, por serem, cada um, parte um do outro. Neste tipo de unio, pela analogia com o corpo humano, os participantes so comumente chamados de membros. Ex. Comunho conjugal, familiar, a comunho entre Cristo e o Pai, a Trindade.....

Em todos os casos, o bem comum recebe o atributo de nosso e faz dos proprietrios um ns. O ns constitui uma nova identidade, entre o eu e o tu. O ns um conjunto de pessoas unidas ou por possurem, cada uma, uma parte diferente de um mesmo bem, ou por possurem todo um bem como

parte de cada uma ou por serem, cada uma, parte uma da outra. Neste caso fala-se em comunho de pessoas.

c) Umas regras que possibilitam a funcionalidade das relaes para usufruir do bem comum. Ex. Numa sociedade por aes, o lucro proporcional ao investimento de cada um. d). Uma autoridade (pessoa ou fora) que garanta a observncia das regras.

2. O QUE SOCIALIDADE a propriedade essencial do ser humano de necessitar da relao com os outros. O ser humano necessita da relao com outros tanto para vir a existncia como para a sua plena realizao. A base da socialidade , portanto, natural, embora as modalidades de viver a socialidade sejam fortemente influenciadas pela cultura.

3. O FIM LTIMO DA SOCIALIDADE O fim ltimo da socialidade consiste na plena realizao da pessoa na sociedade e da sociedade mediante a realizao das pessoas.

4. TIPOS DE SOCIEDADES possvel conceber um nmero indefinido de tipologias, de acordo com o nmero de critrios adotados. Por isso importante escolher os critrios que permitem definir os tipos que so mais significativos para a realidade estudada. Na cultura ocidental, algumas distines so particularmente importantes.

Segundo o critrio da origem metafsica, a sociedade pode ser: Natural (conjugal, familiar...) Cultural (Clube esportivo, recreativo, musical...) Segundo o critrio da finalidade, do objetivo, pode ser: Civil (Nao, estado...) Religiosa Segundo o critrio do tipo de autoridade que preside a unio, a sociedade pode ser Matriarcal, patriarcal. Ditatorial, democrtica, oligrquica, anrquica... Segundo o critrio da intensidade de unio entre as pessoas, a sociedade pode ser distinta em:: Aglomerado Ex:.Unio de pessoas reunidas na praia. Existe o lugar comum, a proximidade espacial, mas a reunio ocasional, individualista, sem uma identidade comum (o ns). Agremiao Ex. Unio de pessoas torcendo num estdio. Existe uma identidade e uma paixo comum, mas a presena ocasional, sem compromisso mtuo. Associao Ex. Unio de pessoas pertencentes a uma Ong.. H um objetivo comum, um compromisso mtuo, mas limitado, livre, voluntrio. Comunidade Ex. Uma aldeia indgena.

Unio de pessoas que partilham a vida, mas carecem de intimidade e mtua doao. Comunho Ex. Um casal em comunho de vida e de amor. Existem pessoa que se sentem parte uma da outra, tem tudo em comum, vivem uma experincia de intimidade

N.B. O valor destas distines relativo, depende da capacidade de identificar e de diferenciar os aspectos da realidade.

II - COMUNHO DE PESSOAS

Entre as tantas formas de sociedade merece um destaque a sociedade com comunho interpessoal, pelo significado partcula que tem na prtica e no sentido da vida humana.

A) O QUE COMUNHO DE PESSOAS um tipo de sociedade em que os membros tem acesso totalidade do ser do outro, por mtua doao, tornando-se parte um do outro. A comunho a forma mais perfeita de unio social, em todos os sentidos, sobretudo no sentido dos bens participados (totalidade) como da motivao (o amor).

B) FORMAS APARENTES DE COMUNHO Toda sociedade que no seja entre pessoas, que no seja motivada pela mtua doao total, em que o bem comum seja extrnseco s pessoas e no seja constitudo por elas mesmas, no de comunho. Por exemplo: aunio simbitica, a unio imbricada em que cada membro inclui o outro no prprio projeto individual egostico, sem a presena de um projeto comum.

1. UNIES SIMBITICAS

A) A NATUREZA DA SIMBIOSE

Simbiose, etimologicamente significa: unio vital , dependncia vital do outro e, portanto, impossibilidade de um membro do sistema simbitico de viver sem o outro. Psicologicamente a simbiose um tipo de unio interpessoal com perda da prpria autonomia e individualidade, para passar a depender do outro fundindo-se com ele. Na unio simbitica h perda ou indefinio dos limites entre membros..
Quando o indivduo no sente nenhuma barreira entre si e seu meio, quando sente que ele prprio e o meio so um, est em confluncia (simbiose) com este meio. As partes e o todo so indistinguveis entre si. Os recm-nascidos vivem em confluncia, no possuem o sentido de distino entre dentro e fora, entre si mesmo e o outro. Em momentos de stase ou extrema concentrao, as pessoas adultas tambm se sentem confluentes com o que as cerca. Os rituais exigem este sentido de confluncia... quando este sentimento de completa identificao crnico e o indivduo torna-se incapaz de ver a diferena entre si mesmo e o resto do mundo, est doente psiquicamente. No pode vivenciar a si mesmo porque perdeu todo o sentido de si prprio. Como no se d conta da barreira entre ele e os outros, no pode entrar em bom contato com eles.... o homem que est em confluncia psicolgica amarra suas necessidades, emoes e atividades num amontoado de completa confuso... Em confluncia, a pessoa exige semelhana e recusa tolerar quaisquer diferenas. (Cfr. Confluncia em, Mecanismos neurticos. Perls F., A Abordagem Gestltica, Zahar, Rio, 1977, pag.51-53.)

Situaes simbiticas naturais A relao simbitica no necessariamente patolgica. Existem situaes naturais de unio simbitica:

- na rea humana, por exemplo, a encontramos no estado fetal e de recm nascido, em que existe uma indefinio da identidade psquica da criana e uma forte dependncia materna. Outra forma de simbiose natural pode ser considerada a unio entre gmeos siameses que nascem com rgos vitais em comum; - em outras reas, encontram-se varias formas de simbiose na vida biolgica ou animal; ex. a unio entre musgos e liquens, cuja vida depende da unio dos dois. B) AS CAUSAS DA DEPENDNCIA SIMBITICA A dependncia simbitica pode ser devida ou explicada de diferentes modos: como - falha no processo de formao, com falta de individualizao e maturao pessoal, com prejuzo da prpria auto-imagem e conseqente baixa auto-estima. So indicadores de falhas na individuao: desconhecimento ou no desenvolvimento das prprias capacidades, presena de uma imagem distorcida de si, sentimento de inferioridade ou superioridade.

A dependncia pode se vista, ainda, como - fixao da libido na fase pre-natal em que ocorre a identificao psquica entre o feto e a me; ou -regresso da energia vital (libido) a fases infantis de forte dependncia materna (cfr. viso psicanaltica).

Margaret Majler pensa que a angustia de separao surja quando termina a fase
simbitica e comea a luta para a individuao... Tudo o que promove este desenvolvimento provoca angustia.... de separao e de individuao. (Etchegoyen R.H, O Fundamentos da Tecnica Psicanaltica, Astrolbio, Roma, 1990, cap. 42, 8).

A dependncia simbitica pode ser interpretada ainda como - insegurana existencial, timidez, medo liberdade e responsabilidade, fuga para um estilo de vida de dependncia de outros.

Uma vez que sejam rompidos os vnculos primrios que deram segurana ao indivduo,... dois caminhos se lhe apresentam para superar o estado insuportvel de impotncia e solido. Por um ele pode progredir para a liberdade positiva... O outro caminho... permite-lhe recuar, desistir de sua liberdade e procurar vencer a sua solido eliminando a brecha que se abriu entre ele e o mundo. ... trata-se de uma fuga... No uma soluo que leva felicidade e liberdade positiva; ela uma soluo que se

encontra em todos os fenmenos neurticos(Erich Fromm,O Medo Liberdade, Zahar, Rio, 1978, 11 Ed., Cap. V, Mecanismos de Fuga, pag. 117 ). - A dependncia pode ser fruto do encontro entre uma personalidade frgil incapaz de se auto-afirmar, submissa, com uma que assume a funo forte, dominadora, aniquiladora.

As razes pelas quais uma pessoa se acha acorrentada a um auxiliar mgico so as mesmas que vimos na origem dos impulsos simbiticos: uma incapacidade para manter-se por si s e para expressar plenamente as suas potencialidades individuais (Erich Fromm,O Medo Liberdade, Zahar, Rio, 1978, 11 Ed., Cap. V, Mecanismos de Fuga, pag. 143).

- A dependncia pode ocorrer quando se encontram personalidades frgeis, incapazes de sobreviverem individualmente e que acabam dependendo uma da outra.

C). SINAIS INDICADORES DE UNIES SIMBITICAS

Alguns importantes indicadores aparecem tanto na relao do simbitico consigo mesmo como na relao com os outros. Na relao do simbitico consigo mesmo. No simbitico ocorre: 1. Incapacidade de vivenciar a si mesmo, de sentir-se, de perceber-se; de saber o que se passa consigo, o que se tem condio de fazer, qual seja mesmo a prpria opinio pessoal,; incapacidade de dar ateno a si mesmo, de valorizar-se, de gratificar-se. Conseqentemente ocorre 2. Incapacidade de falar de si, de definir-se, de contestar o outro, de manter uma posio independente da do outro; h necessidade que o outro o interprete, que fale por ele ou em nome dele; ocorre tambm de falar s do outro, de sentir-se promovido s pelo sucesso do outro; 3. Incapacidade de decidir, tambm em matria de gostos e assuntos pessoais; precisar continuamente consultar-se com o outro para qualquer coisa at banal, com constante renuncia ao prprio ponto de vista, confiando mais no parecer do outro do que na sua prpria percepo, tambm em questes de gostos pessoais. 4. Baixa auto-estima, auto-imagem pobre e elevada imagem do outro, com conseqente desejo de identificar-se com ele, de ser como ele, de ser o outro.

5. Baixo nvel de satisfao pessoal, e descontentamento generalizado.

Na relao do simbitico com os outros ocorrem: 1. Indefinio dos limites que separam um do outro, entre o que de um e o que do outro, delegando ao outro a tarefa de decidir sobre o melhor para os dois; ex. o simbitico fica doente quando o outro fica doente assumindo como prpria a doena do outro... 2. Incapacidade de entrar em bom contato com o outro, de conhec-lo como sem projetar nele contedos prprios. 3. Dependncia total de um do outro tanto no seu modo de ser como de agir, anulao de si no outro, identificao com o outro, sentir-se perdido sem o outro Incapacidade de falar em nome do outro considerando-se incapaz de interpretar corretamente o pensamento ou o gosto do outro. 4. Necessidade doentia do outro para afirmar-se, tanto na forma masoquista de anular-se para enaltecer e atrair sobre si o interesse do outro, quanto na forma sdica de humilhar o outro para sentir-se poderoso, dominando, lastimando, queixando-se, culpabilizando, dando uma de sbio, de entendido...em cima do outro. N.B. A submisso ao outro ou a necessidade da auto-afirmao sobre o outro so duas formas opostas de uma mesma incapacidade de ser algum sem o outro, de dependncia simbitica. (Erich Fromm, 1978). D) VANTAGENS E DESVANTAGENS DAS UNIES SIMBITICAS

Vantagens. Existem algumas vantagens em depender existencialmente do outro, resumveis na segurana que a falta de responsabilidade, fruto da dependncia do outro, proporciona diante de compromissos e dificuldades. A fuso com o outro deixa o simbitico mais tranqilo e seguro. Desvantagens. A unio simbitica destri a individualidade e a liberdade pessoal, empobrece o simbitico e o casal, uma unio de deficincia e no de ser (Maslow). A unio simbitica, compensando carncias individuais, impede a intimidade, no revela amor de comunho mas amor imaturo.

Independncia e intimidade...so traos interdependentes. Quem no sabe ser


independente no poder nunca viver uma verdadeira intimidade. Estes enamorados que dependem do partner, que no podem enfrentar a vida sem ele, so destinados a no poder nunca manifestar os prprios sentimentos de insegurana, de irritao, de ansiedade por medo de serem largados; caminham na ponta dos ps, preocupados em no irrit-lo com as prprias angustias mais graves. No tem coragem de arriscar a

intimidade. Ao contrrio, quem independente e sabe de conseguir as coisas, tem coragem de lutar para a intimidade.(Sternberg R. E Barnes M.L., LA Psicologia dellAmore, Milano, Bompiani, 1990, pag. 238). O amor de comunho implica em enriquecer-se para enriquecer o outro e a unio, sem com isso empobrecer-se; o simbitico, ao contrrio, se aniquila, se esconde no outro, se confunde com o outro, se perde no outro. No relacionamento simbitico h falta de desenvolvimento pessoal, forte insatisfao individual, presena de cime, de insegurana constante e de ansiedade

Uma criana nasce quando no mais est unida me e torna-se uma entidade
biolgica separada dela. No entanto, se bem que esta separao biolgica seja o incio da existncia humana individual, a criana permanece funcionalmente unida me durante um perodo considervel. Conforme o grau em que o indivduo...ainda no cortou completamente o cordo umbilical que o prende ao mundo exterior, ele no totalmente livre esses vnculos, porm, do-lhe segurana e a sensao de pertencer a algum lugar e neste estar radicado... Eles... implicam uma ausncia de individualidade, mas tambm do segurana e orientao ao indivduo. ...Uma vez alcanado o estgio de individuao completa... o indivduo defronta com uma tarefa nova: orientar-se e radicar-se no mundo e encontrar segurana por outros meios que no os caractersticos de uma existncia pr-individual. (Erich Fromm, O Medo Liberdade, Zahar, Rio, 1978, 11 ed., pag 30).

E) MODALIDADES DEUNIES SIMBITICAS Considerando as pessoas que dependem simbioticamente da outra, podemos reconhecer trs formas de convivncia matrimonial simbitica: a. uma unio simbitica mtua, com dependncia um do outro, b. uma dependncia do marido da esposa, c. uma dependncia da esposa do marido.

F) COMPORTAMENTOS SIMBITICOS NOS CASAMENTOS NORMAIS

A dependncia simbitica grave uma disfuno rara; mais freqentemente encontram-se casais com um grau mais ou menos elevado de dependncia ou com comportamentos de dependncia simbitica limitada a alguns campos de atividade ou aspectos do relacionamento. Ex. Casais em que um membro no sabe fazer nada sem o outro no campo alimentar, ou social, ou educativo, ou religioso
N.B. A este ponto, fazer exemplos de fatos, de momentos, de comportamentos de carter simbitico ou de forte dependncia um do outro, que ocorrem nos casamentos comuns.

II - UNIES IMBRICADAS

O contrrio da unio simbitica a unio imbricado, individualista, aunio limitada.

1. IMAGEM: uma unio imbricada pode ser comparada a de um marido e uma


mulher navegando em barcos distintos, encostados ou amarrados um ao outro, remando juntos mas olhando para metas diversas, com os barcos navegando segundo a fora resultante.

marido
direo dos barcos

mulher

2. NATUREZA: So unies com dois projetos individuais mutuamente


dependentes, imbricados. Cada um utiliza as qualidades do outro para a realizao do prprio projeto pessoal, ficando, assim, imbricados, condicionados um ao outro. Ex. - Ele casou por precisar de algum que cuidasse da casa, da comida, da roupa... ela casou para sair de casa e encontrar uma segurana econmica. - Ele casou por ter-se apaixonado pela beleza dela e quer utiliz-la na sua profisso de artista e ela casou porque ele era um homem que viajava muito e poderia lev-la a conhecer o mundo.

3. CAUSAS que levam a este tipo de unies com objetivos interdependentes mas individualistas:

Imaturidade relacional com egocentrismo e egosmo no superados. So sinais de imaturidade relacional: - possuir uma imagem e uma valorizao distorcida do outro,

- agredir, ofender, humilhar, desfazer, criticar, desinteressar-se da vida do outro, procurar diminuir a auto-imagem do outro, ou tentar enaltecer-se sobre ele. - Falar sempre de si e pouco do outro. Pouco ou nunca elogiar, agradecer, valorizar, apreciar algo feito pelo outro... - ver os outros inferiores a si, v-los em funo da prpria realizao pessoal, utilizando-os e colocados ao prprio redor; - incapacidade de comunicao, de abertura, de interesse por aquilo que o outro diz...

- incapacidade de sair do prprio ponto de vista para ver o ponto de vista do outro, - incapacidade de generosidade, de doao, de partilha,

- incapacidade de amar e de deixar-se amar, - incapacidade de ver e encontrar o outro como uma totalidade, reduzindo-o a um aspecto particular daquilo que ele , e no querer saber dos outros aspectos da pessoa. Ex. Casar com a beleza, a inteligncia, a riqueza ou a profisso do outro e no com o outro na sua totalidade: no querer encontrar-se com os limites, os defeitos, o que ele pensa, o que gosta, o que sofre... - incapacidade de comprometer-se, de responsabilizar-se diante do outro.

casamentos de interesse, de convenincia, no assumidos mas realizados para satisfazer interesses pessoais ou exigncias de outros (pais, grupo parental, estado). ............

4. SINAIS INDICADORES. So sinais indicadores de casamentos imbricados,


individualistas: Indicadores de fraco senso do ns:

Presena de dois projetos individualistas amarrados, imbricados. Incapacidade de criar um projeto comum supra-individual; predomnio das expresses: eu, meu, meus... (atribudos idias, gostos, aspiraes, decises, filhos ) sobre as expresses: tu, ns, nosso; pouca conscincia do ns, da unidade do casal; Presena de forte sentimento possessivo. O medo de perder o outro, considerado como parte importante do prprio projeto de auto-realizao, acentua o sentimento defensivo de posse exclusiva e de cime. valorizao dos interesses individuais (da profisso, do prprio trabalho...) a cima da unio conjugal e dos interesses de casal; casamento com separao de bens, de salrios, de presentes, de bens conseguidos ao longo da convivncia, de despesas pessoais (cada um no quer depender nem pesar sobre o outro, por isso paga os prprios gastos pessoais); preocupao em no depender do outro, em no ter que pedir ao outro casamento com separao de funes, dentro das quais cada um age de forma independente. Dividir as competncia, para dar a cada um a possibilidade de sobressair-se ou de ser independente em algum setor, no interferindo um no campo do outro,

desinteressando-se da atuao no campo a ele reservado. Ex. Cozinha e educao a ela, economia a ele.

Tomar decises, que envolvem os dois, dispensando a participao do outro; ou ser incapaz, em situaes de emergncia, de tomar decises com a convico de saber interpretar o interesse comum e o desejo dos dois.... presena de relacionamento competitivo entre o casal para determinar quem mais importante, quem contribui mais, quem sustenta quem; presena de posies egemnicas no lar... preocupao com que o crescimento do outro no ameace a prpria imagem ou posio no lar; presena de inveja pelo crescimento do outro. Casamentos com reserva de amplos espaos individuais (de tempo, dinheiro, atividades, de segredos, de coisas que no podem ser contadas, de idias, de sentimentos, de iniciativas) para uso exclusivamente individual, freqentemente s escondidas do parceiro... Casamentos iniciados j com a perspectiva de separao se no der certo, e no com a determinao de ter que dar certo . Casamentos motivados principalmente pela procura da prpria felicidade pessoal, pelo direito que cada um tem de ser feliz.......................................................................................

5. VANTAGENS E DESVANTAGENS Vantagens. Os casamentos individualistas - preservam as liberdades da vida de solteiro, - evitam o confronto com o outro e a dificuldade de adaptar-se constantemente um ao outro; - evitam de renunciar a gostos individuais, de assumir responsabilidades comuns e de enfrentar crticas e revises por parte do outro (pois cada um, no seu pedao, independente).

Desvantagens. As unies imbricadas, individualistas - no atingem os benefcios da comunho interpessoal: intimidade, gratuidade, partilha de tudo, acolhida e aceitao incondicional, confiana irrestrita, diponibilidade plena, valorizao pessoal, segurana, paz, compreenso profunda, espontaneidade, adaptabilidade, compaixo...

6. MODALIDADES A intensidade do individualismo e a acentuao de alguns aspectos do relacionamento podem oferecer uma pluralidade de formas de agregao mais ou menos individualistas, mais ou menos ciumentas, competitivas... .

7. CONSEQNCIAS PREVISVEIS: o casamento terminar quando, pr mltiplos fatores, o outro deixar de ser importante para a realizao do prprio projeto de felicidade individual, tornando a convivncia desnecessria ou at nociva para a perseguio dos objetivos pessoais.

C - FORMAS CORRETAS DE UNIES DE COMUNHO

A) O eu e o meu na comunho. Olhando para os modelos bem sucedidos de pessoas em comunho (ex. casais realizados), percebe-se que a comunho interpessoal no nasce do empobrecimento dos membros mas de sua plena valorizao. Na comunho o eu e o meu no so anulados mas disponibilizados, integrados e superados. Por serem motivado pelo amor mtuo, que bem querer, os membros no perdem a prpria identidade mas a disponibilizam, a participam, de forma que cada um assume o outro como parte de si e se torna parte dele.
- Na realizao da comunho, no anulam-se o eu e o meu, mas estes entram como parte constitutiva e necessria do ns e do nosso; o meu representa a origem, o nosso, a destinao de cada bem colocado em comunho; - a comunho a forma mais garantida aonde investir e potenciar o meu. Na comunho a participao no ocorre mediante a posse de uma parte de um bem comum, mas mediante a integrao do outro como parte de cada um, de tal modo que o que meu teu e tudo o que teu e meu; tudo de todos, tudo nosso.

B) Fatores que possibilitam a comunho. A comunho fruto de um processo gradual e tem exigncias.

a. A comunho tanto mais perfeita quanto mais as individualidades so maduras, auto-realizadas, diferenciadas, com uma imagem positiva de si, satisfeitas de serem o que so, autnomas, no necessitadas de utilizar o outro para suprir deficincias ou carncias pessoais e portanto capazes: de comprometer-se, de dar de si gratuitamente, de concordar ou discordar do outro quando a verdade ou o bem comum o exija, de acolher o outro e saber renunciar e adiar satisfaes. Personalidades maduras no dependem do outro para garantir a prpria identidade (Ex. sem ele no sou nada, no sou ningum, sem ela no consigo mais viver), mas precisam do outro para realizar um objetivo comum supra-pessoal, uma realidade superior (Ex. sem ele vai ser impossvel realizar o sonho que tenho em comum com ele).

b. Por ser fruto de amor e de mtua doao, a comunho exige apreo e respeito pela individualidade e originalidade de cada um e o desejo, pr parte dos membros, de desenvolver e aproveitar ao mximo tanto o potencial prprio como o do outro para o desenvolvimento do bem comum, sentindo, o no aproveitamento das potencialidades de cada um, como uma perda para todos.

C). INDICADORES DE COMUNHO

1. So indicadores de comunho:
- a presena de um objetivo comum supra-pessoal, superior aos interesses individuais e capaz de motivar cada um a lutar pr ele como mais valioso do que o prprio objetivo pessoal; - a capacidade de perceber que, realizando o objetivo comum, realiza-se tambm o prprio interesse individual e com vantagens adicionais no conseguveis se cada um lutasse s por si e para si.

2. Um forte senso do ns, da unidade supra-individual em que so chamadas a


realizar-se plenamente as potencialidades de cada um, no em concorrncia com as do outro mas em mtua complementao, para a vantagem de todos, no projeto comum. As pessoas com senso do ns

- esto pessoalmente conscientes que, na comunho, se cada um dos membros no est satisfeito, o bem comum tambm no atingido; mas este bem comum deve poder proporcionar uma vantagem adicional da simples somatria das realizaes individuais. Entre pessoas em que existe um forte senso do ns, - atribui-se a todos qualquer sucesso tambm individual: O teu sucesso tambm meu, por ser nosso.

3. Pratica contnua do dilogo, do confronto sobre todos os assuntos, numa


conversa aberta, procura do que objetivamente melhor para o projeto comum, sabendo modificar, adiar, adaptar interesses pessoais para o bem comum, sem a sensao desagradvel de um sentir-se enaltecido e o outro perdedor ou derrotado.

4. Disponibilidade irrestrita a perdoar para salvar o projeto comum


Sendo o projeto comum mais importante do que os projetos individuais, cada membro faz o possvel para preserv-lo e salv-lo, perdoando todas as vezes que houver verdadeiro arrependimento pr parte do faltoso. O respeito que cada um tem para consigo mesmo, exige arrependimento e desculpas pr parte do faltoso. A autonomia existencial de cada um, permite de repreender o outro quando necessrio e de manter pr tempo indeterminado uma atitude de no aprovao e ruptura com o comportamento errado. A importncia atribuda ao projeto comum, o compromisso e o investimento feito pelos membros levam porm a no desistir do propsito de lutar para salvar um projeto que deve ser recuperado pr ser mais importante do que a gravidade do erro cometido.

5. Comunho de vida e de amor


A construo em comum da vida de cada um, a partilha das experincias de alegria e de tristeza, a procura de resolver os problemas juntos, de sonhar e realizar as coisas juntos, se reforam na convico de ser definitivamente um para o outro, consagrados um ao outro pr um pacto de mtua doao. A preocupao de no dedicar-se formas de realizao pessoal (profisses, atividades econmicas, culturais, assistenciais) que possam ameaar a comunho controla e condiciona continuamente os rumos, as decises e os gostos individuais.

D). VANTAGENS E DESVANTAGENS da unio de comunho

Um relacionamento de comunho, pelas exigncias de maturidade individual e relacional que implica, no fcil. Exige ateno, adaptao, renuncia, perseverana, disponibilidade ao perdo, superamento das crises de ruptura e de crescimento que os ciclos de vida em comunho apresentam naturalmente. As vantagens no consistem tanto em no ter dificuldades mas no modo de enfrent-las e de tirar proveito delas, no grau de amadurecimento, auto-estima, apreo, segurana, confiana, condiviso, complementao de si e de satisfao pessoal que a comunho proporciona a quem consegue estabelec-la. (Para que a vossa alegria seja completa Jo. 15,11).

E) CONSEQNCIAS As unies deste tipo tendem a ser estveis. A estabilidade garantida pela importncia e pelo grau de investimento feito para a realizao do projeto comum que, para se realizar plenamente, demanda toda a vida; pela maturidade individual que permite de empenhar-se num compromisso duradouro; pelo grau de intimidade que se cria entre os membros, superior a qualquer outro tipo de relacionamento esterno, pela determinao a enfrentar os problemas como tarefas capazes de amadurecer e fazer crescer o relacionamento..

EXEMPLO DE COMUNHO O casamento de Jos e Maria de Nazar. Caractersticas:

1.

A principal motivao de unio entre Maria e Jos uma razo supra-pessoal: o plano de Deus sobre o casal, o sentido de misso de serem chamados pelo Esprito Santo a amparar o Verbo Encarnado.

Cfr. Jos aceita Maria e o filho aps o convite anglico (Mt.1,24 ) - Maria tambm aceita a sua maternidade misteriosa aps o convite anglico (Lc. 1,36).

2.

Maturidade individual:

Jos era justo (Mt 1,19), sexualmente auto-controlado (Mt 1,25), capaz de doao, de renuncia, de adaptao (Mt 2,14), de obedincia (Mt 2,13; 2,20), de sacrifcio Maria era virgem, observante da lei, obediente e submissa a Deus (Lc 1,36), intraprendente (Lc 1,39), servial (Lc 1,56), humilde e agradecida (Lc 1,46-54), capaz de doao de si, de sacrifcio, de ateno e solidariedade para com os outros (Bodas de Cana Jo 2,1-5), capaz de exercer a autoridade sobre o filho (Lc 3,48; Jo 2,1-5) e respeitosa da sua misso (O silncio de Maria)

3.

Respeito e aceitao um do outro (respeitaram a castidade; Jos quer devolver a noiva em segredo para no difam-la)

4. 5.

Condiviso de vida e de amor (Alegrias: apresentao do menino ao templo, e das tristezas: fugas, viagens, angustia pela perda de Jesus aos 12 anos Existe complementaridade das funes entre o casal, claramente distintas e atribudas independentemente da dignidade pessoal. O grau de dignidade pessoal era inversamente proporcional autoridade exercida. O menos importante (Jos) detinha a maior responsabilidade no exerccio do poder decisrio.

Cfr. Os sonhos profticos para tomada de decises eram enviados a Jos. As decises importantes relativas famlia, eram tomadas pr Jos. A ela cabia a iniciativa educativa...)

6. 7. 8. 9.

A presena do afeto e de emoes humanas (Teu pai e eu angustiados te procurvamos Lc 3;47) O respeito presente no casal (Jos queria deix-la em segredo. ). O sentido do ns (teu pai e eu, angustiados, te procurvamos (Lc 3,47) A misso de Jos termina com a autonomia de Jesus. Jos desaparece entre os 13 e os 30 anos de Jesus.

F) VALOR METAFSICO DA COMUNHO: condio necessria de plena realizao pessoal.

Razo: Todo ser humano tende necessariamente felicidade. A felicidade o gozo da perfeio; A perfeio coincide com a plena auto-realizao, plena atualizao de todas as potencialidades.. Por ser toda pessoa aberta conhecimento de todo ser e posse de todo o bem, s alcana a plenitude conhecendo todo ser e possuindo todo o bem. Isso s possvel mediante a comunho, pois cada ser humano e tem muito pouco para a totalidade do ser e do bem que precisa alcanar. Por isso a comunho condio necessria de felicidade.

Corolrios Na comunho os outros se tornam a dimenso maior de cada um; cuidar dos outros cuidar da parte maior de si mesmo; a partir disso, o maior egosmo se torna o maior altrusmo. A totalidade est a disposio de todos, mais ou

menos desenvolvidos. No h espao para a inveja, mas o apreo, o grau de apreo de cada um depende do seu grau de desenvolvimento. O amor o primeiro mandamento Processo de comunho; a comunho uma conquista por aprendizagem. Todo ser humano nasce necessariamente egocntrico e egosta e se desenvolve mediante o processo de socializao e vista da comunho.

CAP. VI - HOMO SOCIALIS (SER SOCIAL E POLTICO)

1. O que sociedade e sociabilidade 2. Qual a viso do fenmeno da sociabilidade em: - Plato, Aristteles, Toms de Aquino, - Espinosa, Hobbes, Locke, Leibniz, Vico e Rousseau - Marx e Compte, J. Maritain? 3. Qual o a origem e o fim ltimo da sociabilidade? 4. Qual o conceito tomsta de Sociedade perfeita e quais so? 5. Quais as funes da sociedade poltica e da sociedade eclesial e qual a relao entre elas? 6. Qual o sentido da vida humana a partir do fato do homem ser um ser essencialmente social

You might also like