You are on page 1of 3

Na nsia de bajular, Folha revela conexo com a CIA. Da PF ou dela prpria?

A Folha publica hoje uma destas historinhas de espionagem que se pode ler em qualquer livrinho destes que a gente compra em sebo-camel, para enfrentar uma dura e engarrafada viagem de nibus. aquela histria do agente da CIA que tem uma cobertura com alguma funo na Embaixada e. ao perceber que est sendo vigiado, chama a polcia usando sua condio diplomtica. E a polcia local, ao dar uma dura nos que faziam a vigilncia, descobre que eles so do Servio de Inteligncia de seu prprio pas. A matria, portanto, no contm nada alm do que serviria como passatempo no engarrafamento que espera o sujeito do nibus, se no fosse Bem, a Folha diz que os americanos Alejandro Nuez e Guillermo de las Heras, ento lotados no consulado dos EUA no Rio o primeiro como funcionrio administrativo e o segundo como um dos cnsules do corpo diplomtico eram oficiais da CIA em atuao no Brasil.. Portanto, faziam espionagem, pois sua condio no era a de adidos para colher informaes, militares ou de inteligncia. No faziam isso de forma regular, oficial, que lhes autorizasse, inclusive, a pedir cooperao das instituies brasileiras, policiais ou de informaes. Numa palavra, eram espies. Ocorre que estes espies, a perceberem que estavam sendo seguidos, apelaram para a Polcia Federal para montar uma operao para prender os perseguidores e descobriu-se, ento, quando foram levados para a delegacia,

que estes eram da Abin, fazendo o que so pagos para fazer, entre outras coisas: vigiar os espies estrangeiros no Brasil. Bem, a Folha descreve isso, hoje, com se fosse uma trapalhada da Abin, que quase criou uma crise de contornos internacionais com os EUA. No entendi. Ou melhor, no estou acreditando que entendi. Uma crise de contornos internacionais com os EUA por estes terem mandado dois agentes da CIA clandestinamente ao pas,registrando-os como funcionrio administrativo e cnsul de sua Embaixada? Diz que os oficiais mantinham contatos regulares com o Departamento de Inteligncia da Polcia Federal. A troco de qu? O Departamento de Inteligncia da Polcia Federal mantm contato regular com qualquer funcionrio administrativo de embaixadas? Imaginem o dilogo curioso: - Al? - Hello, I am the continuous of the USA embassy, did you undestand me? Im looking for the chefe, may be? - Momentim, que vou passar chefe, o contnuo da Embaixada, querendo falar com o senhor, o senhor atende? Tvou passar - Good morning, Im the boss, Doctor Joel Santana, delegate. Can I help you? - Oh, thank you. The parade is this: Im da CIA and have two s uspicious men following me and my friend da CIA too, but registered as a consul. - Lets comigo, brou. Im coming to give uma dura in this safades. Wheres j se viu follow nossos brous da CIA S tratando assim, no ? Porque tratar de outra forma seria admitir que a Polcia Federal estivesse mantendo contatos regulares com agentes da CIA agindo clandestinamente no Brasil. No eram agentes de inteligncia ou antidrogas que estivessem em cooperao regular contra o terrorismo ou o trfico o que justificaria o contato regular com a PF, mas simples funcionrios administrativos, que no teriam razo ou autoridade nenhuma para isso. Ou ser que existe uma conexo entre a Polcia Federal e a CIA, onde a instituio pblica brasileira tem contato regular com agentes encobertos no Brasil? Com a palavra o Ministro da Justia e chefe da Polcia Federal, Jos Eduardo Cardoso.

H uma segunda hiptese, mais inacreditvel ainda: a histria ter sido relatada Folha pela prpria CIA, embora eu duvide que eles fossem abrir assim o nome de dois de seus espies, embora um deles, Guillermo de las Heras j conste desde maio numa lista de espies americanos, mas servindo em Angola. Neste caso, o 007 a j perdeu a cobertura, e no importaria queim-lo. Portanto, se j comeou a temporada de visitas jornalsticas embaixada americana para 2014, como ocorreu em 2010, a historia pode ter vindo da. O fato concreto que, na nsia de enfraquecer o protesto brasileiro contra as escutas clandestinas feitas pelo Governo dos Estados Unidos no Brasil e no mundo inteiro nossa Folha tupiniquim perdeu os cuidados. A Abin faz muitas trapalhadas, como a de ter agtentes que vazam informaes para a Folha e um chefe, o General Jos Elito (no um trocadilho com Joselito) que sem-noo ao ponto de convidar a imprensa para conhecer a sala secreta de onde eram monitoradas(?) as tentativas de arruaa no Sete de Setembro. Mas, no que a Folha narra, a Abin estava cumprindo seu dever de monitorar espies estrangeiros no Brasil, tendo atividades clandestinas sob cobertura diplomtica. Se algum agiu de maneira cmplice ou trapalhona foi a Polcia Federal. Pior ainda um jornal que trata como vtimas dois coitadinhos que no estavam fazendo nada de mais no Brasil, s espionando para a CIA, no ? PS. Trapalhada da Abin, mesmo, ter um agente da Folha infiltrado, procurando fazer escndalos e desmoralizar a inteligncia brasileira, como na matria de ontem, sobre terem ido saber porque o agora falecido Reverendo Moon tinha comprado terras imensas no Mato Grosso do Sul, numa rea de fronteira. O que era para fazer, diante de um cara que tinha sido preso seis vezesnos Estados Unidos, por sonegao fiscal e respondeu por crimes como trfico de armas e aliciamento de jovens? Mandar uma assinatura da Folha de presente de boas-vindas?
Fernando Brito No Tijolao

You might also like