You are on page 1of 9

1

VISO E VISTAS George William Bravo de Oliveira FAETEC Soraya Barcellos Izar UERJ FAETEC

O presente trabalho visa registrar uma experincia com alunos de Ensino Mdio da disciplina Desenho Bsico - Introduo ao Desenho Projetivo, que tem como objetivo apresentar as diversas maneiras de representao de objetos tridimensionais em superfcies planas. A utilizao de objetos e de imagens de objetos que estivessem presentes no cotidiano desses alunos e que de alguma forma que lhes fossem significativos (HOFFMAN, ESTEBAN E SILVA, 2003) foi recurso escolhido para a proposta deste trabalho, que teve a preocupao de abordar o contedo de maneira leve e estimulante. Os alunos que chegam Fundao de Apoio Escola Tcnica - FAETEC possuem uma formao, do ponto de vista dos contedos, muito heterognea. Oriundos de escolas da rede municipal, estadual e particular de ensino do municpio do Rio de Janeiro e de outros municpios vizinhos necessitam de uma espcie de nivelamento de alguns contedos especficos de geometria ministrados em sries anteriores, visando um melhor desempenho dos contedos especficos da disciplina de Desenho no Ensino Mdio. Este o objetivo do mdulo de Desenho Bsico de uma das escolas da rede FAETEC, a Escola Tcnica Estadual Visconde de Mau: nivelar estes alunos para depois apresentar, conceituar e desenvolver os contedos de Desenho Projetivo. Neste contexto, alguns alunos, que chegam para aula de desenho, mostram muita resistncia. Reclamam da obrigatoriedade da disciplina, pois relacionam o desenhar com aptido, com jeito e aqueles que no possuem esta aptido acabam cursando a disciplina apenas para obter um grau que os aprovem. Esto acostumados com a cobrana acompanhada pela censura de no desenhar bem sem estmulo para a descoberta. Chegam para a aula sem vontade, tornando mais difcil a tentativa dos docentes em aproveitar seus conhecimentos prvios. O esforo dos professores concentra-se em mostrar tal necessidade e motiv-los. Enfatizar que o desenho uma forma de comunicao universal; uma das formas de interagir com o mundo. Por isso, necessrio aprender a identificar tais imagens e perceber seu significado dentro de cada contexto: artstico, tcnico, publicitrio. Em suma, necessitamos apreender seu significado em um sentido mais amplo: o da Linguagem Visual.

2 Nossa dificuldade inicial motivar estes alunos a enxergar o que eles sempre vem1. Somos todos bombardeados por uma quantidade imensa de imagens de todos os tipos: impressas ou digitais2, mas nem sempre identificamos o processo de construo, a maneira como o objeto tridimensional foi representado em uma superfcie plana (bidimensional). Assim, em nosso primeiro contato em sala de aula, apresentamos formas e objetos diferentes, seus contextos e representaes em diferentes reas do conhecimento e fazemos uma nova leitura deste mundo de formas e representaes grficas.

Obrigar o aluno a desenhar, coloc-lo de frente para objetos que ele nem imagina sua funo, como as peas de madeira exemplificadas em PEREIRA (1981), impede a troca de experincia entre os professores e alunos. Eles perguntam: Para que serve esta pea?. E ns respondemos simplesmente: Isto uma pea de estudo. Uma resposta que no atende as expectativas do aluno e, muitas vezes, nem a do professor. Alterar a ordem do contedo programtico da disciplina na ETEVM deu incio a uma abordagem mais contextualizada das atividades. Conclumos que no deveramos comear as atividades, partindo dos conceitos iniciais de Desenho Projetivo e da Geometria Descritiva. J havamos experimentado iniciar a abordagem do contedo pela forma tradicional (projeo de pontos, retas, planos) e percebemos que tal forma assustava os alunos. Faltava algo que fizesse a conexo da vontade de desenhar com a necessidade de utilizar o desenho como linguagem para criar imagens de comunicao. A percepo de tal lacuna no foi descoberta to facilmente. Foi o resultado da troca de experincias entre os professores de Desenho da Escola, do aprimoramento pedaggico e pesquisa de alguns colegas. Tambm fomos incentivados por
Aqui usamos os dois verbos sinnimos em nossa linguagem com sentidos diferentes. Estamos entendendo que enxergar vai alm do ver, isto , enxergar ver com significado, buscando elementos que aprofundem o ver. 2 Imagem digital do site: www.3donline.com.br; Cartaz da Bienal: www.3donline.com.br; Notebook: www.lojasamericanas.com.br .
1

3 MONTENEGRO (1991), que aborda de forma muito leve e peculiar o contedo da Geometria Descritiva. O que antes dependia de uma introduo terica para os conceitos bsicos da Geometria Descritiva, foi trocado por experincias mais simples de observao e vivncia dos conceitos. As peas de madeira foram trocadas por caixas, diversas embalagens de produtos e at brinquedos de montar do tipo LEGO que esto presentes em nosso dia a dia.

Peas em madeira existentes na escola reproduzidas de PEREIRA

Peas de estudo montadas com LEGO ou com caixas de embalagem diversas

Para uma aula inicial sobre os contedos Vistas Ortogrficas, experimentamos usar objetos da prpria sala de aula e dos alunos: caneta, caixinha de suco, garrafa de gua mineral, lixeira da sala entre outros que estivessem ao alcance. Acreditamos que, ao utilizar objetos prximos ao cotidiano dos alunos, poderamos aplicar os mesmos contedos, que eram anteriormente desenvolvidos com as peas de madeira, sem detrimento do processo ensino aprendizagem.

Ilustraes da Projeo cilndrica e projeo cnica, segundo MONTENEGRO

Atravs de esboos rudimentares iniciamos a representao com as vises (termo empregado por alguns alunos como sinnimo de vistas ortogrficas), desta forma, trabalhamos o conceito de projeo atravs da observao dos objetos. Samos de sala de aula e ao ar livre passamos a observar as sombras resultantes da luz do sol, depois voltamos para sala e analisamos as sombras projetadas por uma lanterna, conforme MONTENEGRO (1990) - conceitos de projeo cilndrica ou paralela e projeo cnica.

Rampa de acesso s salas de desenho da ETEVM

Fotos de exemplos de experincia com a luz do sol e de uma lanterna

5 A viso do caixa de suco resulta em um retngulo, a aresta da largura da caixa, que est de topo, vira um ponto; a sombra da lapiseira quando iluminada por cima uma bolinha. Cada vista uma imagem parcial do objeto. O mais importante que aquele retngulo era o objeto que o aluno manuseou e a bolinha desenhada no caderno a vista superior da lapiseira que est em sua mo. De maneira quase ldica, porm significativa, os alunos conceituam as vistas ortogrficas: frontal e superior de um objeto.

Caixa do suco que distribudo como lanche

Resultado da observao do objeto: Vista frontal, lateral e superior.

Vista frontal

Vista lateral esquerda

Vista superior

Paralelamente a esta atividade, aplicamos o conceito de escala natural, escala de reduo e ampliao. A observao entre a relao entre as dimenses do desenho e do objeto. Usando uma rgua simples podemos estruturar a relao (razo) entre as medidas do desenho e as do objeto desenhado e calcular o fator resultante desta relao, no queremos apenas instrumentalizar o aluno para usar o escalmetro. Nesta etapa inclumos o contedo sobre cotagem e suas regras elementares.

Uma vez que os alunos possam trabalhar com objetos que estejam presentes na sala de aula, podem fazem relao direta entre objeto desenhado e desenho do objeto. Neste momento, podemos passar a outro nvel de atividade e recorrer a objetos que no esto mais ao alcance dos olhos e sim de nossa memria. Objetos como mveis da casa dos alunos: geladeira, fogo, cama, armrio e outros exemplos foram usados para exemplificar as vistas e escalas de representao, com o objetivo de preparar os alunos para desenvolver a tarefa de representar objetos.
Vista de copo descartvel, introduo ao conceito de escala, cotagem e tipos de linha.

7 A prxima tarefa teve como proposta medir um compartimento da casa e alguns mveis, dando continuidade tarefa realizada em sala de aula e sendo enriquecida com outros tpicos do programa da disciplina. Solicitando aos alunos, que expressem as dimenses dos objetos em metros, centmetros e milmetros e calculassem o tamanho dos desenhos nas escalas de reduo de 1:100 e 1:50. A representao em papel foi realizada feita com auxlio de uma rgua graduada comum e os desenhos feitos mo livre (sem o auxlio do par de esquadros), uma preparao para o prximo passo perceber a necessidade da preciso e do uso dos instrumentos.
Representao do quarto e da sala da casa em escala

Na segunda fase desta experincia, desenvolvemos o desenho definitivo com os esboos trazidos pelos alunos. Aps a verificao dos resultados alcanados, ajustes e correes dos esboos so explicados a forma de manusear os instrumentos, particularmente o traado de retas paralelas, perpendiculares e oblquas (com o par de esquadros), para desenvolvimento do desenho tcnico, enquanto forma de comunicao entre o projetista e o executor do projeto. A atividade enriquecida com a incluso de outros modelos,como desenho de armrios e arquivos, obtidos em folhetos de lojas de mveis, onde o aluno pode aplicar vrios conceitos geomtricos, tais como o da diviso de segmentos em partes iguais e proporcionais, conforme a ilustrao abaixo. Com este tipo de exerccio os alunos passam a enxergar a aplicao dos conceitos de geometria em objetos do seu

8 cotidiano. A produo de imagens passa por um processo mais simplificado, tornando a abstrao dos problemas algo mais prximo do universo do aluno.

Atividade Escalas e Traado de Paralelas e Perpendiculares com esquadro: aluno de Desenho Bsico 2007/1

Atividades de instrumentao: Caligrafia Tcnica, Escalas e Diviso Grfica de Segmentos: aluno de Desenho Bsico 2007/1.

Atividades realizadas por alunos da ETEVM no 1 sem/2007

Este trabalho teve sua validade comprovada como introduo de um assunto que enfrenta vrios problemas de aceitao para um pblico consumidor de imagens pr-fabricadas, que na maioria das vezes acredita que o computador resolveria todos os problemas e que o desenho feito mo estaria condenado. Um pblico que no cogita a hiptese de que deve existir uma integrao entre os ambos. Na realidade, nossa escola pblica possui escassos recursos de equipamentos em todos os setores, inclusive no de Informtica. E mesmo que tais recursos fossem eficazes, ainda grande o numero de alunos ou de recm-formados que ainda no tm acesso aos recursos computacionais. Dessa forma, no podemos simplesmente deixar de desenvolver habilidades relacionadas com capacidade de raciocnio lgico, espacial e

9 instrumental. Procuramos trabalhar atividades que objetivam desenvolver tais habilidades e com os recursos que realmente possumos: pranchetas, quadro de giz, papel, rgua, lpis, borracha. Os conceitos bsicos so desenvolvidos para que em, um segundo momento3, possam estar aptos a trabalharem com os recursos da computao grfica. Esta experincia quer demonstrar e ressaltar a qualidade de desenvolvimento de habilidades em pessoas que no acreditavam ter capacidade para criar imagens grficas. Percebemos que, com essa abordagem, alguns resultados foram muito positivos. Conseguimos nos aproximar mais dos alunos. Efetivamente a comunicao fluiu. Apesar do ndice de evaso de cada semestre letivo, podemos verificar que os alunos que participaram dessa proposta e concluram o mdulo de Desenho Bsico ingressaram no mdulo seguinte com menos lacunas de contedos e um pouco mais seguros em relao ao uso dos instrumentos e aos contedos mnimos que precisariam para um melhor subseqente desempenho. Trabalhamos com o desenvolvimento de atividades que sejam significativas aos alunos, com os recursos que nos so disponveis. Sabemos que a computao grfica est evoluindo rapidamente, entretanto sem conhecer os contedos mnimos para usufruir as facilidades que a tecnologia nos proporciona, que tipo de cidados estaremos formando? Esta experincia cuja metodologia de trabalho busca de novos horizontes. Acreditamos que preciso pesquisar formas que viabilizem o processo ensinoaprendizagem. Formas estas que nos aproximem dos alunos. Que mostre que o estudo, particularmente de desenho, pode ser agradvel e, tambm, ser til a outras reas de conhecimento.

Referncias: HOFFMANN, J. ESTEBAM, M. T e SILVA. J. F. Prticas avaliativas e aprendizagens significativas. Porto Alegre: Mediao, 2003. MONTENEGRO, A.G. Geometria Descritiva vol. 1. So Paulo: Ed.Edgard Blcher, 1991.192p. ___________________ A perspectiva dos profissionais. So Paulo: Ed.Edgard Blcher, 1990. 155p PEREIRA, A. Desenho Tcnico Bsico 6 ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1981. 128p.

Na ETEVM, o modulo de Autocad s pode ser feito aps os mdulos de Desenho Bsico e Informtica Bsica.

You might also like