You are on page 1of 20

Cronograma

Introduo Formato da mensagem e caractersticas do RIP Operao do RIP Habilitando o RIP Verificando, identificando e resolvendo problemas Sumarizao automtica Propagao da rota padro Resumo e reviso

kraemer

Introduo

kraemer

Introduo

kraemer

Formato da mensagem e caractersticas do RIP

O RIP um protocolos de roteamento de vetor de distncia. O RIP usa a contagem de saltos como sua nica mtrica para seleo de caminho. Rotas anunciadas com contagens de saltos maiores que 15 so inalcanveis. As mensagens so enviadas por broadcast a cada 30 segundos.

kraemer

Formato da mensagem e caractersticas do RIP

kraemer

Formato da mensagem e caractersticas do RIP

kraemer

Operao do RIP

kraemer

Habilitando RIP

kraemer

Verificando, identificando e resolvendo problemas

Verificando a convergncia do RIP

kraemer

Verificando, identificando e resolvendo problemas

kraemer

Verificando, identificando e resolvendo problemas

kraemer

Verificando, identificando e resolvendo problemas

kraemer

Observe que uma interface est passiva. Portanto, no faz parte da lista do RIP

kraemer

Sumarizao automtica
Aqui vai ocorrer a sumarizao. Que pode aplicar mscara classfull.

kraemer

Sumarizao automtica

Atualizaes de roteamento menores, o que usa menos largura de banda para atualizaes de roteamento. Existe uma nica rota para a rede 172.30.0.0/16, independente de quantas sub-redes existam ou de como ela dividida em sub-redes. Usar uma nica rota resulta em um processo de busca mais rpido na tabela de roteamento. Desvantagem: No tem suporte a redes descontinuas
kraemer

Propagao da rota padro


A rota padro configurada pode ser divulgada como se fosse uma rota RIP.

kraemer

Resumo e reviso

O RIP (verso 1) um protocolo de roteamento de vetor de distncia classfull. O RIPv1 foi um dos primeiros protocolos de roteamento desenvolvido para roteamento de pacotes IP. O RIP usa a contagem de saltos para sua mtrica, com uma mtrica de 16 saltos significando que essa rota inalcanvel. Como resultado, o RIP s pode ser usado em redes com at quinze roteadores entre duas redes. As mensagens RIP so encapsuladas em um segmento do protocolo UDP, com portas de origem e de destino de 520. Os roteadores RIP enviam suas tabelas de roteamento completas aos seus vizinhos a cada 30 segundos, exceto as rotas relacionadas a regra de split horizon.

kraemer

Resumo e reviso

O RIP habilitado usando o comando router rip no prompt de configurao global. O comando network usado para especificar quais interfaces no roteador sero habilitadas para RIP, junto com o endereo de rede classful de cada rede diretamente conectada. O comando network permite que a interface envie e receba atualizaes RIP e tambm anuncia essa rede em atualizaes RIP para outros roteadores. O comando debug ip rip pode ser usado para exibir as atualizaes RIP enviadas e recebidas pelo roteador. Para impedir que as atualizaes RIP sejam enviadas por uma interface, como em uma rede local na qual no h nenhum outro roteador, necessrio usar o comando passive-interface.

kraemer

Resumo e reviso

As entradas RIP so exibidas na tabela de roteamento com o cdigo fonte de R e tm uma distncia administrativa de 120. As rotas padro so propagadas no RIP configurando uma rota esttica padro e usando o comando default-information originate no RIP. O RIPv1 sumariza sub-redes automaticamente para seus endereos classful ao enviar uma atualizao por uma interface que est em uma rede principal diferente da rede principal que contm o endereo de sub-rede da rota. Como o RIPv1 um protocolo de roteamento classful, a mscara de sub-rede no includa na atualizao de roteamento. Quando um roteador recebe uma atualizao de roteamento RIPv1, o RIP deve determinar a mscara de sub-rede dessa rota. Se a rota pertencer mesma rede classful principal da atualizao, o RIPv1 aplicar a mscara de sub-rede da interface que recebeu a atualizao. Se a rota pertencer a uma rede classful principal diferente da rede da interface receptora, o RIPv1 aplicar a mscara classful padro.

kraemer

Resumo e reviso

O comando show ip protocols pode ser usado para exibir informaes para qualquer protocolo de roteamento habilitado no roteador. Sobre o RIP, esse comando exibe informaes de temporizador, status da sumarizao automtica, quais redes esto habilitadas nesse roteador para RIP e outras informaes. Como o RIPv1 um protocolo de roteamento classful, ele no suporta redes descontguas nem VLSM. Esses dois tpicos so discutidos no Captulo 7, "RIPv2".

kraemer

You might also like