You are on page 1of 38

Personagens da Mitologia Grega-Romana e Escandinava . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

01

E
Personagens da Mitologia Grega-Romana e Escandinava

Personagens da Mitologia Grega-Romana e Escandinava . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 02

Personagens da Mitologia Grega-Romana e Escandinava

o (ou on) - Na mitologia grega, filho de Poseidon e rei da Becia, por isso, essa regio da Grcia era tambm chamada Ania.

Acton - Filho de Aristeu, heri e caador na mitologia grega. Durante uma caada, surpreendeu rtemis no banho. Enraivecida, a deusa transformou-o em veado; foi perseguido e morto por seus prprios ces. Sua lenda inspirou uma tragdia de squilo e muitas esculturas. Adnis - Na mitologia grega, belo rapaz disputado por Afrodite e Persfone. Zeus determinou que ele deveria passar o vero na Terra com Afrodite e o inverno nos Infernos com Persfone, simbolizando dessa maneira o ciclo das estaes do ano. Afrodite - A deusa grega do amor, da fertilidade e da beleza. Filha de Zeus e Don ou, segundo outras verses do mito, surgida do mar, perto de Chipre. Sua beleza intensamente sensual despertou cimes entre as outras deusas, principalmente aps ter sido escolhida por Pris como a deusa mais bonita. Foi esposa de Hefesto (mas teve amantes divinos e mortais). Enias e Eros foram seus filhos. Os gregos a honraram com grandes templos em Atenas, Esparta, Cos, Corinto, Cnido e Chipre, e os romanos a identificaram com Vnus. Agenor - Rei lendrio da cidade fencia de Tiro e pai de Europa, Fnix, Cilis e Cardmus. Quando Europa foi raptada por Zeus, Agenor enviou seus filhos sua procura. Eles nunca voltaram, fundando cada um deles uma colnia ao longo do mar Egeu. ndrocles - Na mitologia romana, escravo que fugiu para a frica, onde salvou um leo, tirando-lhe um espinho da pata. Preso como fugitivo pelos romanos, foi levado arena, deparando ai com o leo que salvara. Reconhecendo-o, o leo o poupou. Inspirou a comdia "ndrocles e o leo". Ajax - Nome de dois reis gregos, mitolgicos da guerra de Tria. Ajax, o Grande, rei da Salamina e filho de Telamon, derrotou Heitor e ajudou a resgatar o corpo de Aquiles das mos troianas. Disputou as armas de Aquiles com Ulisses e, ao ser derrotado, enlouqueceu de dor, dizimou rebanhos do campo, pensando tratar de chefes gregos, e suicidou-se. Essa histria serviu de inspirao para diversas culturas, e para uma tragdia de Sfocles. Ajax, o Menor, filho de Oileu, rei dos Locros, violentou a sacerdotisa Cassandra, atraindo para si a ira do deus Poseidon, que o fez morrer afogado, quando navegava de volta do cerco de Tria. lbion - Na mitologia grega, era um gigante, filho de Poseidon, que se ops passagem de Hrcules pela Ligria.

Personagens da Mitologia Grega-Romana e Escandinava . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 03


Alceste - Na lenda grega, esposa de Admesto, rei da Tesslia, que fez um pacto com Apolo, para morrer no lugar de seu marido. Exemplo clssico de amor conjugal, ela o tema da pea ALCESTE, de Eurpedes. Alcnoo - Na mitologia grega, rei da Fecia e neto de Poseidon. Hospedou Ulisses quando este, tendo naufragado, foi encontrado por Nauscaa. Alcmena - Na mitologia grega, filha de Elctrion, rei de Micenas e esposa de Anftrion. Zeus, que assumira a forma de seu marido, fecundou-a, do conluio nascendo Hrcules. Amazonas - Na mitologia grega, mulheres guerreiras que viviam na regio do Mar Negro. Seu nome originou-se da palavra amazn (sem mamas), devido suposta prtica de amputar o seio (mzos) direito para facilitar o uso do arco. Um mito relata como Hrcules, durante seu 9 trabalho, venceu a rainha amazona, Hiplita. Ambrosia - Na mitologia grega, alimento ou bebida dos deuses. Os que a comiam obtinham beleza e juventude eterna, e os deuses e deusas a esfregavam na pele para preservar sua imortalidade. Tambm conhecido por nctar. Andrmeda - Na mitologia grega, princesa etope, cuja me Cassiopia, afirmando ser mais bela que as Nereidas, atraiu a ira de Poseidon, que enviou um monstro marinho para devastar seu pas. Andrmeda foi oferecida em sacrifcio ao monstro, para apazigu-lo, mas Perseu conseguiu mat-lo antes que a devorasse, desposando-a posteriormente. Anftrion - Personagem na mitologia grega, filho do rei Alceu de Tirinto, e marido de Alcmena, que lhe dedicava extrema fidelidade. Anquises - Na mitologia grega, pastor seduzido por Afrodite, que lhe deu um filho, o heri troiano Enias. Quando Tria foi destruda, Enias carregou o pai cego sobre as prprias costas e saiu para fora da cidade em chamas, levando-o para a Siclia. Anteu - Na mitologia grega, gigante, filho de Poseidon e Gea. Era lutador e matava todos os seus adversrios, renovando sua fora ao tocar na Terra. Hrcules conseguiu mat-lo, levantando-o para o ar e esmagando-o. Antgona - Na mitologia grega, filha de dipo, conhecida por sua fidelidade e coragem. Acompanhou o pai no exlio. Mais tarde enterrou seu irmo Polinice, contra as ordens do rei Creonte. Aprisionada por ordem de Creonte, Antgona suicidou-se, provocando a morte do filho de Creonte, Hmon, de quem era noiva.

Personagens da Mitologia Grega-Romana e Escandinava . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 04


Aquiles - Heri lendrio grego, protagonista da Guerra de Tria. Sua me, Ttis, o mergulhou no Estige, o que o tornou invulnervel, exceto o calcanhar, por onde ela o segurou. Aquiles participou do ataque grego a Tria, matando Heitor como vingana pela morte de seu amigo Ptroclo. Aquiles morreu atingido no calcanhar por uma flecha, disparada pelo prncipe troiano Pris e guiada por Apolo. Aracne - Na mitologia grega, donzela que venceu a deusa Atenas na arte da tapearia. Como vingana, Atenas a fez enforcar-se, transformando-a depois numa aranha, e a corda numa teia. Aretusa - Na mitologia grega, uma ninfa que a deusa rtemis transformou em fonte, para livr-la da perseguio de Alfeu, deus do rio do mesmo nome. Argonautas - Heris da mitologia grega, que partiram em viagem martima, sob o comando de Jaso, para encontrar o Velocino de Ouro. Entre eles estavam Orfeu, Hrcules, Teseu, Castor e Plux. Os argonautas partiram no navio Argo para a Clquida, a E do mar Negro, onde o Velocino era guardado por um drago. Depois de enfrentar muitos perigos, obtiveram o Velocino de Ouro e retornaram Grcia. Argos - Nome de trs figuras da mitologia grega. O primeiro foi um homem tipo monstro de muitos olhos (tambm chamado Panoptes) encarregado de vigiar Io, que Hera (Juno) transformara em vaca. Este Argos foi morto por Hermes (Mercrio). O outro Argos, um co retratado na Odissia, morreu ao reconhecer seu mestre Odisseu (Ulisses), que retornou disfarado a taca aps 19 anos de ausncia. O terceiro Argos projetou a nave Argos, dos Argonautas. Ariadne - Personagem na mitologia grega, filha do rei Minos, de Creta e da rainha Pasfae. Ajudou Teseu a sair do labirinto, fugindo com ele para Creta. Mas Teseu a abandonou em Naxos. Encontrada pelo deus Dioniso (Baco), Ariadne desposou-o. rtemis - Na mitologia grega, deusa da castidade e da caa, correspondente Diana romana. Filha de Zeus e irm gmea de Apolo, foi tambm chamada de protetora dos nascimentos e dos animais selvagens. Relacionada s vezes com a lua, por te sido originalmente uma Deusa-Me asitica. Cereais e animais eram sacrificados a ela em tempo de colheita. Ascnio - Na mitologia grega, o filho de Enias e Cresa. Acompanhou seu pai at a Itlia aps a queda de Tria. Segundo outra verso, Ascnio filho de Lavnia e sucessor de Enias como rei de Lavnio, de onde partiu para fundar Alba Longa. Aspsia de Mileto - Mulher grega, segunda esposa de Pricles, me de Pricles, o jovem. Famosa por sua cultura e beleza, teria tido grande influncia sobre a vida pblica do marido, lder poltico de Atenas (Sec V a.C.).

Personagens da Mitologia Grega-Romana e Escandinava . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 05


Atalanta - Na mitologia grega, caadora que impunha a seus pretendentes a condio de venc-la numa corrida a p. Ela desposaria o primeiro a derrot-la, mas os perdedores pagariam com a vida. Foi vencida por Hipmenes, que, a conselho de Afrodite, atirou no caminho a ser percorrido pelos corredores, trs maas de ouro, que Atalanta parou para apanhar. Atena - Tambm conhecida por Palas, deusa grega da sabedoria, da razo e da guerra. Saiu da cabea de Zeus com elmo, lana e a gide. Padroeira de Atenas. Na paz, ensinava aos homens o direito, a agricultura, a construo de navios e o artesanato. Os romanos a identificavam com Minerva. Atlas - Na mitologia grega, um dos Tits. Tomou parte na revolta destes contra os deuses, e, como castigo, foi condenado por Zeus a sustentar o cu sobre os ombros. Aurora - Na mitologia clssica, deusa do amanhecer (chamada pelos gregos de Eos). Surge no oriente, conduzindo uma carruagem, e traz o orvalho.

acantes - Na mitologia romana, mulheres que acompanhavam Baco na sua viagem ndia. Ocupavam lugar de destaque no culto a esse deus. Tambm conhecido como Mnades.

Baco - Na mitologia grega, deus do vinho e da embriaguez, da colheita e da fertilidade. Filho de Jpiter (Zeus) e Smele, foi educado pelas Ninfas. J adulto descobriu o vinho e iniciou-se no culto de Cibele. Presidia s bacanais, festa em que saa em cortejo, seguido por Stiros, Silenos e Bacantes. Era considerado o protetor das belas-artes, em particular do teatro, que se teria originado das festas que os antigos gregos promoviam em sua honra. Bucis e Filmon - Na mitologia grega, casal de velhos que deu abrigo a Zeus e Hermes, quando esses deuses, disfarados de viajantes, no foram bem recebidos na Frgia. Como recompensa, o casal foi poupado de um dilvio, sua casa tornou-se um templo e, ao morrerem, foram transformado em rvores. Seus nomes tambm esto associados fidelidade conjugal. Belerofonte - Heri mitolgico grego. Seu verdadeiro nome era Hipnoo, mas aps matar Beleros, tirano de Corinto, passou a ser chamado de Belerofonte, "o matador de Beleros". Saiu-se bem em todas as suas faanhas, inclusive matou a Quimera, com a ajuda do cavalo alado Pgaso. O rei de Tirinto, julgando-o protegido dos deuses e mesmo de origem divina, ofereceu a mo de sua filha Filnoe. Para se tornar imortal, Belerofonte quis alcanar o Olimpo, mas Jpiter o fulminou. Outra verso diz que ele no morreu, mas que andou errante pelo mundo, coxo, cego e solitrio.

Personagens da Mitologia Grega-Romana e Escandinava . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 06


Breas - Entidade mitolgica grega, que personificava o vento norte, frio e rigoroso. representado como um velho alado, barbudo, de grande fora fsica, coberto por uma tnica curta. Era filho de Astreu e Aurora e habitava uma caverna no monte Hemo. Bragi - Deus na mitologia escandinava, filho de Odin. Personificava a poesia, a sabedoria e a eloquncia. Briseida - Tambm conhecida como Hipdame. Na mitologia grega, filha de Brises, sacerdote de Apolo. Presa de guerra e escrava de Aquiles, seu rapto por Agamnon deu origem ao primeiro episdio da Ilada.

admo - Na mitologia grega, o fundador da cidade de Tebas. Instrudo pelo Orculo de Delfos para fundar uma cidade em local que lhe seria indicada por uma vaca, chegou Becia e ofereceu a vaca Minerva. Para obter a gua do sacrifcio, matou o drago que vigiava a fonte de Marte. Depois semeou os dentes do drago que deram origem a guerreiros; cinco deles o ajudaram a construir a cidade de Tebas, da qual se tornou rei. Caduceu - Na mitologia grega, basto mgico, um dos atributos de Hermes. Constitui-se de duas serpentes enroladas em uma haste e o emblema da paz, da prosperidade e do comrcio. Semelhante ao basto de Esculpio, era levado por arautos e embaixadores na poca clssica. Calope - Na mitologia grega, musa da poesia pica. Calipso - Na mitologia grega, ninfa que vivia na ilha Oggia e que acolheu Ulisses aps um naufrgio. Apaixonada por ele, procurou-se faz-lo permanecer na ilha e esquecer sua Ptria, oferecendo-lhe at a imortalidade. Mas Ulisses permaneceu fiel a Penlope e, aps sete anos, Zeus ordenou a Calipso que o deixasse partir. Calisto - Na mitologia grega, me de Arcas, nascido de sua unio com Zeus. Foi transformada em ursa pela enciumada Hera e teria sido morta por seu prprio filho se no fosse a interferncia de Zeus, que ento transformou Arcas em urso. Este mito narra a origem das constelaes Ursa Maior e da Ursa Menor. Caronte - Na mitologia grega, divindade infernal que conduzia as almas dos mortos atravs dos rios Aqueronte e Estige para o Hades, o inferno. Em seu barco no podia entrar nenhum ser vivo, e s recebia aqueles que tivessem sido sepultado, exigindo pagamento pela travessia.

Cassandra - Na mitologia grega, profetisa troiana amaldioada por Apolo, que lhe retirou o dom da persuaso: ningum daria crdito em suas profecias, embora verdadeiras. Filha do rei Pramo, foi escrava de Agamnom aps a derrota de Tria.

Personagens da Mitologia Grega-Romana e Escandinava . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 07


Cassiopia - Na mitologia grega, a me de Andrmeda, castigada por sua vaidade e transformada em constelao. Castor e Plux - Heris gmeos na mitologia grega, tambm chamados Dioscuros. Filhos de Leda, Plux foi gerado por Zeus e Castor por Tndaro, marido de Leda. Viveram inmeras aventuras juntos e participaram da viagem dos Argonautas. Quando Castor morreu, ficariam separados, pois sendo imortal, Plux no poderia acompanhar seu irmo ao Hades. Zeus permitiu que eles compartilhassem a imortalidade: viviam alternadamente um a cada dia. Cfalo - Na mitologia grega, filho de Hermes e Herse ou, segundo outra verso, de Dioneu e Diomeda. Embora casado com Prcris, foi amado por Aurora, que lhe deu um filho. Depois disso, quis por prova a fidelidade de Prcris, conquistando-a disfarado de mercador. Quando se revelou, Prcris, envergonhada, partiu para Eubia. Entretanto se reconciliaram e Prcris, enciumada, resolveu seguir Cfalo em uma caada. Oculta atrs de arbustos, foi confundida com um animal e morta por Cfalo. Arrependido, suicidou-se. Segundo outra verso, Cfalo foi condenado ao exlio pelo Arepago de Atenas e passou a viver em uma ilha a que deu seu nome. Centauro - Na mitologia grega, raa de seres metade homem, metade cavalo, filhos de Ixio. Viviam nas montanhas e florestas, alimentando-se de carne crua. Seus costumes brutais, seu amor imoderado pelo vinho e pelas mulheres, tornavam-no temidos pelos mortais. Apenas Folo e Quiro, dois centauros de origem diferente, no tinham esse carter turbulento: eram hospitaleiros, bons e sbios. Crbero - Na mitologia grega, co de mltiplas cabeas, com serpentes em torno do pescoo e cuja mordida era to venenosa com a picada de uma vbora. Guardio dos Hades, impedia os vivos de entrarem e os mortos de sarem. Entretanto, alguns heris burlaram essa vigilncia, e Hrcules conseguiu tir-lo temporariamente de seu posto. Ceres - Na mitologia romana, deusa da agricultura e da colheita; adquiriu maior importncia quando foi assimilada a Demter, deusa grega cujo culto foi introduzido em Roma no ano de 496 a.C., durante uma fase de misria do Imprio. Suas lendas so transposies das de Demter. Cerinita - Na mitologia grega, cora muito veloz com ps de bronze e chifres de ouro. Era dedicada deusa rtemis, e sua captura representava o quarto trabalho de Hrcules. Cibele - Na mitologia grega, a Grande Me dos Deuses, deusa suprema dos Frgios da sia Menor, de onde seu culto se estendeu aos gregos e romanos. Personifica o poder vegetativo e selvagem da natureza e est entre as divindades da fertilidade. Na mitologia romana, partilha com Jpiter o poder sobre a reproduo de todos os seres vivos.

Personagens da Mitologia Grega-Romana e Escandinava . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 08


Ciclope - Na mitologia grega, gigante de um s olho no meio da testa. Eram de quatro espcies: os ciclopes uranianos caracterizavam-se pela fora e habilidade manual; os ciclopes ferreiros habitavam os vulces, fabricando armas e objetos de adorno e de utilidade; os ciclopes construtores teriam construdo monumentos pr-histricos na Grcia e na Siclia; e os ciclopes pastores, que constituam uma populao de gigantes brutais, antropfagos e de vida selvagem. Cila e Caribde - Segundo a mitologia grega, perigos enfrentados por Ulisses no estreito de Messina. Cila (um rochedo) e Caribde (um sorvedouro) eram representados como monstro que devoravam tudo o que se aproximasse. Circe - Na mitologia grega, filha do Dia e da Noite, ou do Sol e da Lua, segundo diferentes verses. Dotada de poderes extraordinrios, preparava filtros e venenos, que transformavam os homens em animais. Ulisses soube escapar a seus encantamentos e teve trs filhos com ela. Segundo outra verso, ter-se-ia unido a Zeus. Creonte - Na mitologia grega, irmo de Jocasta e sucessor de dipo como rei de Tebas. Outra lenda apresenta-o como rei de Corinto e pai de Glauce (Cresa), mulher de Jaso. Clitemnestra - Na mitologia grega, esposa de Agamenn, e me de Orestes, Electra e Ifignia. Seduzida por Egisto, primo de seu marido, ajudou-o a assassinar Agamenn, quando este voltou de Tria. Para vingar a morte do pai, Orestes matou a me e seu amante. afne Dso mais comum, era amada por Apolo, que a perseguia. Certa vez, quando afne - Na mitologia grega, filha do rei Lado e de Gia. Segundo a verestava prestes a ser apanhada, suplicou piedade aos deuses, que a transformaram em um loureiro, rvore consagrada a Apolo. Dfnis - Na mitologia romana, filho de Mercrio e de uma ninfa. Abandonado pela me, foi instrudo pelas ninfas, por Apolo e por Diana, tornando-se um pastor. Uniu-se a Nmia, a quem jurou fidelidade. Entretanto ligou-se tambm a Quimera, filha do rei da Siclia. Ao saber que Dfnis quebrara seu juramento, Nmia cegou-o. O pastou passou a errar pelos campos, cantando sua tristeza, at que atirou-se a um precipcio. Segundo a verso mais comum, Mercrio o teria transformado em rochedo. Dmocles - Na mitologia grega, corteso de Dionsio, o Velho, tirano de Siracusa. Como invejava a vida faustosa de seu soberano, recebeu dele a promessa de substitu-lo um dia. Durante um banquete, Dmocles percebeu sobre sua cabea uma grande espada suspensa por uma crina de cavalo e sentiu com eram precrios os prazeres que cobiava. A "Espada de Dmocles passou a simbolizar a felicidade aparentemente perfeita, mas perturbada por uma ameaa latente.

Personagens da Mitologia Grega-Romana e Escandinava . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 09


Dmon e Ptias - Na mitologia grega, personagens que simbolizavam a amizade. Dmon se apresentou no lugar de Ptias para se submeter pena de morte imposta ao amigo. Quando Dionsio de Siracusa soube disso, ficou impressionado com a amizade que os ligava e os libertou. Dnae - Na mitologia grega, era a me de Perseu. Danaides - Na mitologia grega, as cinqentas filhas de Dnao. Acompanharam o pai quando este partiu para Argos, fugindo de seu irmo Egito. Os cinqentas filhos de Egito foram em seu encalo e pediram as jovens em casamento. Dnao consentiu, mas na noite das npcias convenceu as filhas a matarem seus maridos. Todas obedeceram, com exceo de Hipermnestra. Mais tarde, Dnao aceitou a unio de sua filha com Linceu, cedendo as outras s jovens de Argos. Entretanto, Linceu matou as Danaides, que desceram aos infernos: como punio de seus crimes, foram condenadas a encher um tonel sem fundo. Essa lenda originou a expresso tonel das Danaides, para designar um trabalho intil. Ddalo - Na mitologia grega, ferreiro, escultor, arquiteto e artista extremamente criativo. Tinha como auxiliar seu sobrinho Talo, mas, enciumado com as suas invenes, lanou-o do alto da Acrpole. Condenado ao exlio, refugiou-se junto ao rei Minos, de Creta, que o incumbiu de inmeras obras, entre elas o Labirinto. Favoreceu o amor da esposa de Minos por um touro e foi cmplice de Ariadne no exlio a Teseu. Odiado por Minos, acabou aprisionado no Labirinto junto a seu filho caro. Ddalo construiu um par de asas para cada um e fugiram. caro morreu durante a fuga, mas Ddalo chegou a salvo em Cumas e consagrou o par de asas a Apolo. Ainda perseguido por Minos, refugiou-se junto ao rei da Siclia, tornando-se seu principal arquiteto. Dejanira - Na mitologia grega, mulher de Hrcules. Enganada pelo centauro Nessus, causou a morte do heri, ao embeber sua tnica em uma poo envenenada, supondo que fosse um filtro de amor. Demter - Na mitologia grega, uma das doze divindades do Olimpo, irm de Zeus. Deusa da agricultura, identificada com a Ceres romana. Quando Hades (Pluto) raptou sua filha Persfone, Demter decidiu no voltar ao Olimpo at reencontrar a jovem. Em conseqncia, a Terra tornou-se estril, a fome e as epidemias ameaavam os mortais. Zeus interveio, pedindo a Hades que devolvesse Persfone. Ele concordou, mas encantou-a, para que fosse obrigada a voltar aos Infernos. Assim, Persfone passava uma parte do ano com sua me e outra com Hades. O primeiro perodo corresponde primavera e o segundo, ao Outono. Este mito interpretado como smbolo do ciclo da vida e da morte, e os perodos correspondem ao de semeadura e ao de colheita.

Personagens da Mitologia Grega-Romana e Escandinava . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 010


Deucalio - Na mitologia grega, filho de Prometeu. Seguindo conselhos do pai, ele e sua mulher Pirra construram uma arca para escapar de um dilvio desencadeado por Zeus, que afogou o restante dos homens. Aps aterrarem no monte Parnaso, consultaram Zeus, que lhes enviou Tmis, uma das titnias. Esta lhe disse para atirarem algumas pedras por sobre seus ombros. As pedras atiradas por Deucalio viraram homens e as de Pirra, mulheres. Diana - Na mitologia romana, deusa da lua, dos bosques e dos animais, identificada com a deusa grega, rtemis. representada, geralmente, como uma caadora acompanhada de um cervo ou de um co. Seu mais famoso templo ficava perto da atual cidade de Ariccia, nos montes Albanos, na Itlia. Dido - Na mitologia grega, rainha lendria, tida como fundadora de Cartago, no local para onde havia fugido depois que seu irmo, Pigmalio, assassinara seu marido, Sigeu. Matou-se para escapar ao casamento com Hiarbas, rei dos Maxitapianos, ou, de acordo com a Eneida, de Virglio, por Enias t-la abandonado. Dione - Na mitologia grega, deusa da primeira gerao divina. Cultuada em Dodona, era onde os homens a consideravam esposa de Zeus e me de Afrodite (Vnus). Diomedes - Na mitologia grega, nome de duas personagens. Diomedes, filho de Tideu e rei de Argos, foi um dos principais heris da Guerra de Tria. Diomedes, filho de Ares (Marte), foi rei da Trcia. Seus temveis cavalos comedores de homens foram capturados por Hrcules, que os instigou e devoraram o prprio dono. Dioniso - Na mitologia grega, deus que teve em Baco seu equivalente romano. Drades - Na mitologia grega, ninfas dos bosques. Velavam pelas rvores, que s podiam ser abatidas quando j no contassem com sua proteo. Podiam viver em liberdade e at casar. Eram representadas como mulheres robustas, cujo corpo terminava por uma imitao de tronco e razes de rvores.

co - Na mitologia grega, ninfa das montanhas. Costumava distrair Hera, enquanto Zeus cortejava as ninfas. Ao descobrir tal estratagema, Hera privou Eco da fala: apenas poderia repetir a ltima slaba das palavras pronunciadas diante dela. Apaixonou-se por Narciso, mas seu amor no foi retribudo. Desesperada, embrenhou-se nos bosques e definhou de tal forma que lhe restou apenas a voz.

Personagens da Mitologia Grega-Romana e Escandinava . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 011


dipo - Na mitologia grega, filho de Laio, rei de Tebas, e de Jocasta. Segundo o Orculo, mataria o prprio pai e desposaria a prpria me. Para evitar que tal predio se cumprisse, deixou Corinto, onde crescera aos cuidados do rei Plibo e de sua esposa Peribia, supondo que estes fossem seus verdadeiros pais. Viajando entre Delfos e Tebas, desentendeu-se com um velho, e o matou, sem saber que era Laio. Ao vencer a Esfinge, recebeu o trono de Tebas, e casou-se com Jocasta. Depois de alguns anos, a cidade foi dizimada pela peste, que cessaria somente com a expulso do assassino de Laio. dipo compreendeu ento que a predio se cumprira. Vazou os prprios olhos e passou a levar vida errante. Morreu em Colona. Egeu - Na mitologia grega, lendrio rei de Atenas, obrigado a sacrificar anualmente rapazes e moas ao minotauro, de Creta, por haver matado o filho do rei Minos. Teseu, filho de Egeu, matou a besta, mas esquecido da recomendao de seu pai de iar velas brancas se voltasse vencedor, navegou para casa com velas negras, sinal de luto. Acreditando que seu filho morrera, Egeu afogou-se no mar, que a partir de ento recebeu seu nome. gide - Na mitologia grega, escudo mgico de Zeus e de Atena. Era feito de pele de cabra Amaltia, circundado por cabeas de serpentes, com a cabea de Grdona ao meio. Egisto - Na mitologia grega, filho de Pelpia e de seu prprio pai, Tiestes, que violara a filha. Segundo o Orculo, dessa unio nasceria uma criana capaz de realizar a vingana de Tiestes contra seu irmo Atreu. Abandonado ao nascer, Egisto foi recolhido por pastores. Pelpia casou-se com Atreu, que, desconhecendo sua origem, mandou buscar o filho que ela abandonara e o educou. J adulto, Egisto recebeu ordem para matar Tiestes, mas reconhecido pelo pai, matou Atreu. Vencidos por Agamnon, ele e Tiestes foram expulsos de Micenas. Egisto ento seduziu Clitemnestra, esposa de Agamnon e instigou-a a elimin-lo, retomando o trono de Micenas. Foi morto por Orestes, filho de Agamnon. Electra - Na mitologia grega, filha de Agamnon e Clitemnestra. Vivia em Micenas. Salvou seu irmo Orestes da morte quando sua me e o amante Egisto assassinaram Agamnon. Temendo vingana, Egisto obrigou Electra a casar-se com um campons e a afastar-se da cidade. Ao reencontrar Orestes, ela incitou-o a matar os dois traidores e lutou ao seu lado quando o povo quis castig-lo. Elusis - Na mitologia grega, filho de Hermes e Ocenida. Deu nome a uma cidade de tica, clebre pelo culto a Demter. Esposou Cotonia, com quem, segundo uma verso, teve Triptlemo. Um dia, espreitando Demter, a quem confira o filho, Elusis viu-a expondo o menino ao fogo. Sem compreender que isso era um encantamento para torn-lo imortal, gritou. A deusa, irritada com a indiscrio dele, matou-o.

Personagens da Mitologia Grega-Romana e Escandinava . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 012


Endemio - Na mitologia grega, pastor jovem e belo por quem se apaixonou Selene, deusa da lua. Tendo pedido a Zeus a eterna juventude, foi por ele adormecido para sempre no monte Latmo, onde Selene passou a visit-lo todas as noites. Enias - Na mitologia greco-romana, heri troiano, filho de Anquises e Afrodite. Quando Tria foi tomada pelos gregos, conseguiu fugir, levando seu pai s costas. Fixou-se algum tempo em Cartago, onde foi amado por Dido. Obedecendo a ordens dos deuses, abandonou-a e foi para a Itlia, onde fundou Lavinium, cidade precursora de Roma. Sua histria contada na Eneida, de Virglio. olo - Na mitologia grega, deus, filho de Netuno. Reinava sobre os ventos, que encerrava numa caverna de Elia ou em odres. S podia solt-los com ordem de Zeus. rebo - Na mitologia grega, filho de Caos e irmo de Nyx. Aparece como a personificao da morte. O mesmo nome era dado s regies mais profundas do Hades (Inferno). Erecteu - Na mitologia grega, heri e rei de Atenas. Sacrificou uma de sua filhas por exigncia do Orculo de Delfos, como condio da vitria contra os habitantes de Elusis e seu aliado Eumolpo, filho de Netuno. Erecteu foi fulminado por Zeus, a pedido de Netuno, como vingana pela morte do filho, que perecera no combate. Eros - Na mitologia romana, Deus do amor. Mais do que o Eros grego, com o qual identificado, personifica a paixo arrebatadora, costuma ser representado como uma criana alada, nua, armada de arco e flecha ou elmo, espada e escudo. Tambm conhecido como Cupido. Esculpio - Na mitologia romana, deus da cura e da medicina, conhecido na mitologia grega como Asclpio. Filho de Apolo e Cornis, aprendeu a arte da cura com o centauro Quiro. Chegou a ressuscitar vrios mortos, motivo por que Jpiter (Zeus) o fulminou. O emblema de Esculpio consiste em duas serpentes enroladas em um basto. Esfinge - Na mitologia grega, monstro feminino com rosto e busto de mulher, corpo de leo, cauda de drago e asas semelhantes s das Harpias. Foi enviado por Juno (Hera) a Tebas para punir a cidade de um crime atribudo a Laio. Instalada em um rochedo, a Esfinge propunha um enigma aos viajantes. No obtendo resposta satisfatria, devorava-os. dipo tambm recebeu o enigma: que animal tem quatro ps de manh, dois ao meio-dia e trs tarde? E respondeu: o homem; na infncia, arrasta-se sobre os ps e as mos, depois se mantm em p e na velhice utiliza um basto. Desapontada, a Esfinge precipitou-se do rochedo.

Personagens da Mitologia Grega-Romana e Escandinava . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 013


Europa - Na mitologia grega, filha do rei Agenor da Fencia. Assumindo a forma de um touro branco, Zeus raptou-a e teve com ela trs filhos: Minos, Radamanto e Sarpdon. Euterpe - Na mitologia grega, musa da msica, a quem se atribuiu a inveno da flauta e de outros instrumentos de sopro.

auno - Na mitologia romana, deus protetor dos pastores e rebanhos, identificado ao deus grego P. Seus descendentes, os Raunos, equivalem aos Stiros helensticos, embora menos brutais e grosseiros que estes.

Fedra - Na mitologia grega, filha do rei Minos de Creta e de Pasfae. Casada com Teseu, apaixonou-se por Hiplito, filho de seu marido com a amazona Antopa. Vendo-se repudiada pelo jovem ao lhe revelar seu amor, acusou-o de haver tentado violent-la. Teseu acreditou na calnia e pediu aos deuses que castigassem Hiplito; este morreu vtima de um acidente. Arrependida, Fedra enforcou-se. Sua lenda inspirou vrias tragdias. Fineu - Figura da mitologia grega que pretendeu desposar sua sobrinha, Andrmeda, conspirou contra Perseu, por quem a jovem se apaixonara. Perseu o petrificou, mostrando-lhe a cabea de Medusa. Fineu - Na mitologia grega, rei trcio. Atormentado pelas Harpias foi libertado pelos Argonautas. Fortuna - Na mitologia romana, deusa associada riqueza e sorte, mais tarde identificada com a Tique grega. Era originariamente divindade da fertilidade e costuma-se represent-la com os olhos vendados e segurando uma cornucpia. Frey - Na mitologia escandinava, deus da chuva e do sol, da paz e da fertilidade. Irmo de Freya, era cultuado no solstcio de inverno, especialmente na Sucia. Freya - Na mitologia escandinava, a deusa do amor, beleza e fecundidade, irm de Frey. Retratada desfavoravelmente em algumas lendas, em outras aparece como protetora dos heris, em p de igualdade com Odin. Frigga - Na mitologia escandinava, deusa do cu, esposa de Odin e protetora do casamento. Frias - Na mitologia grega, Tisfone, Alecto e Megera, deusas vingadoras que executavam as maldies lanadas sobre os criminosos e torturavam os culpados. Tambm conhecida como Erneas.

Personagens da Mitologia Grega-Romana e Escandinava . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 014

aia - Na mitologia grega, deusa cujo correspondente latino Terra. Me e esposa de Urano, deu luz os Ciclopes, os Tits, as Erneas (Frias) e outros monstros. De smbolo da fecundidade passou a ser considerada me do universos e dos deuses.

Galatia - Na mitologia grega, uma Nereida amada pelo ciclope Polifemo. Este matou cis, que amante de Galatia, mas ele transformou o sangue de seu amado em um rio; Galatia foi tambm o nome da esttua viva de Pigmalio. Ganimedes - Na mitologia grega, um belo jovem a quem Zeus, tomando a forma de uma guia, arrebatou para ser o copeiro imortal dos deuses no Olimpo. identificado com a constelao de Aqurio. Gerio - Na mitologia grega, gigante de trs cabeas e corpo trplice at a altura dos quadris. Habitava a ilha de Eritia e tinha um grande rebanho de bois. Foi morto por Hrcules, que levou o rebanho, em um de seus doze trabalhos. Gnomo - Na mitologia grega-romana e no folclore europeu, ente representado como um ano deformado. Segundo a lenda, os Gnomos moram dentro da Terra, de onde extraem minerais preciosos e confeccionam complicados ornamentos de metais e armas, o que explica sua reputao de guardies de tesouros escondidos. Grdio - Na mitologia grega, campons que se tornou rei da Frgia. O pas passava por vrias revoltas e os habitantes consultaram um orculo. Este lhes disse que a estabilidade s viria quando o rei fosse um homem que apareceria num carro de bois. Grdio chegou ao local montado em seu carro e foi feito rei. Fundou uma cidade a quem deu seu nome e consagrou o carro a Zeus, fazendo tambm um n ligando o jugo e o varo. O n era to complicado que se passou a dizer que quem o desfizesse teria o imprio da sia. Segundo a tradio, Alexandre, o Grande, passou pela cidade de Grdio e cortou o n com um golpe de espada. Da nasceu a expresso "desatar um n grdio" para indicar a soluo rpida de um problema difcil. Grdonas - Monstros na mitologia grega. Eram trs irms, chamadas Esterno, Eurale e Medusa, filhas de Frcis e Ceto. Tinham serpentes no lugar dos cabelos e qualquer pessoa que olhasse para a cabea delas seria petrificada. O heri Perseu matou Medusa, a nica que era mortal. Graas - Na mitologia grega, trs jovens (Aglaia, Eufrsina e Talia) que personificam a beleza e o encantamento. Costumava-se atribuir-lhes toda a sorte de influncias sobre os trabalhos do esprito e as obras de arte. Habitavam o Olimpo em companhia das Musas, integrando o squito de Afrodite. So representadas nuas. Grifos - Na mitologia grega, animais com corpo de leo, cabea e asas de guia. consagrados a Apolo. Em Herldica, smbolo de cautela e fora.

Personagens da Mitologia Grega-Romana e Escandinava . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 015

ades - Na mitologia grega, o deus das profundezas subterrneas, onde reinava, juntamente com Persfone, sobre os mortos. Identificado pelos romanos como Pluto. O mesmo nome se dava aos domnios do deus, os Infernos, banhados pelos rios Aqueronte, Cocito, Flegetonte, Lete e Estige. Para atingir o Hades, as almas tinham que atravessar o Aqueronte, na barca de Caronte. Na porta ficava o co Crbero. Uma vez dentro dos Hades, eram julgadas e, de acordo com o que tinham feito em vida, eram lanadas no Trtaro ou enviadas aos Campos Elsios ou ento ilha dos Bem-Aventurados. Harpias - Na mitologia grega, trs monstros com corpo de pssaro e cabea de mulher. Aelo, Ocipite e Celeno, todas filhas de Taumante e Electra. Eram servas de Zeus e aparecem em geral como raptoras. Hebe - Na mitologia grega, deusa da juventude. Filha de Zeus e de Hera, esposa de Hrcules. Servia nctar e ambrosia no Olimpo. Hcate - Na mitologia grega, filha de Perses e Astria. Sua origem a Trcia, onde era inicialmente uma deusa lunar. Aos poucos passou a presidir magia e aos encantamentos, ligando-se ao mundo dos mortos. Aparecia aos feiticeiros com uma tocha em cada mo ou sob forma de diferentes animais. Atribuem-lhe a inveno da feitiaria. Hcuba - Na mitologia grega, mulher de Pramo, rei de Tria, e me de Pris, Heitor e Cassandra. Foi aconselhada por saco a matar Pris, mas recusou-se, tornando-se por isso, de certa forma, culpada pela guerra e runa de Tria. Quando a cidade foi tomada, foi feita escrava dos gregos dada a Ulisses. No momento de embarcar no navio do heri, viu na gua o cadver do seu filho Polidoro, morto por Polimstor. Desesperada, arrancou os olhos do assassino de seu filho. Como punio, foi lapidada, mas sobre as pedras, os gregos, ao invs de encontrarem seu corpo, acharam uma cadela com olhos de fogo. Os poetas trgicos mencionam-na como smbolo da majestade e da desgraa. Hefesto - Na mitologia grega, deus do fogo, ferreiro divino e protetor dos artesos. Filho de Zeus e Hera, casou-se com Afrodite, embora fosse feio e coxo. Corresponde a Vulcano na mitologia romana. Heitor - Na mitologia grega, heri troiano, filho de Pramo e Hcuba. Casou-se com Andrmaca e teve com ela Astinax. Detinha o poder de fato, dirigindo as decises da Assemblia e os combates da Guerra de Tria. Matou Ptroclo, amigo de Aquiles. O destino havia determinado que Heitor morreria nas mos de Aquiles, e no segundo confronto entre os dois heris foi morto, amarrado a um carro de combate e arrastado em volta da muralha da cidade. Hel - Na mitologia escandinava, deusa da morte. Era uma mulher gigantesca que Odin encarregara da guarda dos mortos. Os escandinavos davam o mesmo nome regio onde ela reinava.

Personagens da Mitologia Grega-Romana e Escandinava . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 016


Helena - Na mitologia grega, filha de Zeus e Leda. Casou-se com Menelau, de quem teve Hermone. Foi raptada por Pris, que a levou para Tria. Ulisses, Menelau, Acamante e Diomedes foram como embaixadores a Tria para reclamla, mas sem sucesso, iniciando-se assim a guerra que durante dez anos assolou Tria. Hlio - Na mitologia grega, deus do sol, algumas vezes identificado com Apolo. Atravessava o cu, conduzindo o carro do sol, puxado por quatro cavalos. Hera - Na mitologia grega, irm e mulher de Zeus, reinando com ele sobre o Olimpo. Deusa do casamento e do parto, era ciumenta e vingativa; perseguiu as amantes de Zeus e os filhos das unies ilegtimas do marido. Seus smbolos eram a vaca e o pavo. Os romanos a identificaram com Juno. Hrcules - Na mitologia grega, heri famoso por sua fora e coragem. Filho de Zeus e Alcmena, princesa de Micenas. Perseguido por Hera desde o nascimento, matou seus prprios filhos. Para se purificar, realizou doze trabalhos ordenados por seu meio-irmo, Eristeu: matou o leo de Menia e a Hidra de Lerna; capturou o javali de Erimanto e a cerva de Cernia; matou as aves do Lago Estinfalo; limpou num s dia os estbulos de Augias; capturou o touro de Creta e as guas do rei Diomedes da Trcia; conseguiu o cinto da rainha amazona Hiplita; capturou os bois do monstro Gerio; colheu os pomos de ouro das Hesprides e trouxe Crbero do reino de Hades. Tambm era chamado de Hracles. Hermes - Na mitologia grega, deus geralmente identificado como mensageiro dos deuses, principalmente de seu pai, Zeus. Levava tambm as almas dos mortos para o Hades. Hermes era o patrono dos viajantes e de todos aqueles, inclusive ladres, que empregavam destreza e astcia em suas aes. Na mitologia romana, identificado com Mercrio. Hero e Leandro - Na mitologia grega, Hero era uma sacerdotisa de rtemis em Sestos e seu amante, Leandro, atravessava o Helesponto a nado todas as noites para ficar com ela. Numa noite de tempestade, a luz que Hero mantinha como sinal para a travessia se apagou e Leandro afogou-se. Desesperada, Hero jogou-se ao mar. Hesprides - Na mitologia greco-romana, as ninfas do poente. Habitavam as proximidades do monte Atlas, na Mauritnia. Vigiavam o jardim dos deuses, onde estavam os pomos de ouro, presente que Juno (Hera) recebera da Terra ao desposar Jpiter (Zeus). Hstia - Na mitologia grega, uma das doze divindades olmpicas, deusa do lar. Os gregos mantinham em casa um fogo aceso em sua homenagem. Era considerada guardi da famlia, das cidades e das colnias. Adotada pelos romanos com o nome de Vesta, tornou-se a divindade fundamental do Estado.

Personagens da Mitologia Grega-Romana e Escandinava . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 017


Hidra de Lerna - Na mitologia grega, serpente de sete cabeas, cujo hlito venenoso matava todos os que dela se aproximassem. Essas cabeas, segundo algumas verses, se apresentavam como humanas e tinham a propriedade de renascer se cortadas. A cabea do centro era imortal. Sua morte foi um dos doze trabalhos de Hrcules. Higia - Na mitologia grega, deusa da sade, filha ou esposa de Esculpio (Asclpio). Himeneu - Na mitologia grega, deus do casamento. Ateniense de condio modesta, apaixonou-se por uma jovem nobre que foi raptada por piratas juntamente com suas companheiras. Himeneu as libertou e prometeu traz-las de volta, se lhe permitissem casar com a jovem que amava. A proposta foi aceita e, em memria desse feito, passou a ser invocado nos casamentos, para propiciar felicidade aos noivos. Em geral representado por um adolescente carregando uma tocha acesa. O termo tambm designa o canto nupcial dos gregos e romanos. Hiperon - Na mitologia grega, um Tit, por vezes considerado o primeiro deus do Sol e que, segundo Homero, fez Ulisses naufragar. Hiplito - Na mitologia grega, filho de Teseu e da amazona Antopa. Por ter recusado o amor de sua madrasta Fedra, esta o caluniou, afirmando a Teseu que Hiplito atentara contra sua honra. Irado, Teseu invocou o castigo de Poseidon contra o filho, que pereceu tragado pelas ondas do mar. Horcios - Na mitologia romana, trs heris lendrios da Roma Antiga que enfrentaram os irmos Curicios, da cidade de Alba. Dois pereceram e um conseguiu fugir, matando posteriormente os Curicios e a prpria irm, Camila, que se apaixonara por um dos inimigos.

caro - Na mitologia grega, filho de Ddalo. Para fugir ao rei Minos, de Creta, ele e o pai fizeram asas, que prenderam s costas com cera. Ignorando os conselhos de Ddalo, caro voou para perto do sol; a cera que segurava as asas derreteu e ele caiu no mar, morrendo.

Ifignia - Na mitologia grega, filha de Agamnon e Clitemnestra. Durante a Guerra de Tria, a deusa rtemis exigiu o sacrifcio de Ifignia. Em uma das verses existentes, ela consentiu em morrer pela glria da Grcia, mas, segundo outra verso, rtemis substituiu-a por uma cora no ltimo momento, transportando-a para Turide. Ambas as verses aparecem na obra teatral de Eurpedes (Ifignia em Turide e Ifignia em ulida).

Personagens da Mitologia Grega-Romana e Escandinava . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 018


Io - Na mitologia grega, sacerdotisa de Hera que foi amada por Zeus. Para proteg-la do cime de sua mulher, transformou-a em novilha. Entretanto, Hera enviou um moscardo que se enrolou em seus chifres. Enlouquecida, Io dirigiu-se para o mar Jnico (cujo nome deriva do seu) e cruzou o Bsforo, chegando ao Egito, onde reassumiu a forma humana. Deu luz a pafo e passou a ser adorada sob o nome de sis. ris - Na mitologia grega, deusa que simboliza a ligao entre a Terra e o Cu. Assim como Mercrio, tem por funo transmitir a mensagem dos deuses aos homens. Geralmente representada sob a forma de uma jovem alada, de porte herldico. Conhecida como a deusa do arco-ris. Ixio - Na mitologia grega, rei dos Lpitas. Tentou raptar Hera, mas Zeus o enganou, induzindo-o a unir-se a uma nuvem que tomara a forma da deusa. Dessa unio nasceram os centauros. Como se gabasse de haver possudo Hera, Zeus o amarrou a uma rocha flamejante.

acinto - Na mitologia grega, adolescente muito belo, amado por Apolo. Foi morto por olo, o deus dos ventos, que tambm cobiava seu amor. Apolo transformou-o ento na flor que leva o seu nome.

Jano - Na mitologia romana, antigo deus considerado o pai dos deuses, protetor das entradas e portas das cidades, do incio e do fim de todas as atividades. Por isso, representado por uma cabea de duas faces voltadas para direes opostas. Originalmente pode ter sido um deus solar, o primeiro ms do calendrio romano, Januarius, deriva de Jano. Jaso - Na mitologia grega, o guia dos Argonautas na busca ao Velocino de Ouro, que conquistou com a ajuda da feiticeira Media. Casou-se com ela e mais tarde a abandonou. Javali do Calido - Na mitologia grega, javali gigantesco e selvagem enviado por rtemis para devastar a cidade de Calido, na Etlia, para punir seu rei Eneu, que deixara de sacrificar deusa. Melagro, filho do rei, convocou vrios heris (entre eles Teseu, Jaso e Nestor) para caar o javali, que foi morto por Atalanta. Jocasta - Na mitologia grega, esposa de Laio, rei de Tebas, e me de dipo.

aio - Na mitologia grega, filho de Lbdaco, rei de Tebas. Perseguido pelos assassinos de seu pai, refugiou-se na Frgia. Segundo a lenda, apaixonou-se por Crisipo, filho do rei da Frgia, raptando-o. Mas o jovem suicidou-se e o rei amaldioou Laio e seus descendentes. Aps a morte dos assassinos de Lbdaco, Laio foi chamado a governar Tebas, e segundo a verso mais corrente, casou-se com Jocasta. Dessa unio, nasceu dipo, que o matou.

Personagens da Mitologia Grega-Romana e Escandinava . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 019


Laocoonte - Na mitologia grega, sacerdote de Apolo, que advertiu os troianos para que no introduzissem na sua cidade o cavalo de madeira presenteado pelos sitiantes gregos, na sua cidade. Essa interferncia irritou os deuses, que provocaram a morte de Laocoonte e de seus filhos, estrangulados por serpentes marinhas. Lares e Penates - Na mitologia romana, deuses domsticos, originalmente, espritos dos campos e encruzilhadas. Os Lares eram comumente identificados com a figura dos ancestrais; os Penates eram a personificao de foras naturais que traziam prosperidade. O lar familiar, protetor da casa, era um s, enquanto os lares pblicos, assim com os Penates, eram dois. Lavnia - Na mitologia grega, filha do rei Latino e noiva de Turno, rei dos Rtulos. Segundo uma verso, foi dada em casamento a Enias, o que provocou uma guerra entre nativos e troianos. Leda - Na mitologia grega, me de Clitemnestra, de Castor e Plux, e de Helena de Tria. Na maioria das verses do mito, Clitemnestra e Plux eram filhos de Tndaro, rei de Esparta, e os outros, filhos de Zeus, que lhe apareceu sob a forma de cisne branco. Letes - Na mitologia grega e romana, rio dos Infernos (Hades), cujas guas faziam os mortos esquecerem todo o passado. Lohengrin - Na mitologia escandinava, heris dedicado ao servio do Santo Graal. Encarregado de defender a jovem duquesa Elza contra o seu admirador, vence o desafio e aceita desposar a moa desde que esta no lhe pergunte sobre sua identidade. Mas Elza acaba interrogando-o, o heri identifica-se, partindo logo aps em seu cisne branco. Loki - Na mitologia escandinava, deus do fogo. Por ter causado a morte de Balder, foi amarrado a uma pedra debaixo de uma serpente que continuamente derramava veneno sobre sua cabea.

anes - Na mitologia romana, gnios tutelares das casas. Representavam as almas daqueles que haviam vivido na habitao. Posteriormente o termo passou a designar as almas dos mortos transformados em deuses do mundo infernal e assim chamados pelos romanos com o intuito de obter favores. Mrsias - Na mitologia grega, um stiro que aprendeu a tocar flauta, inveno de Atena. Desafiou Apolo, que tocava lira, para ser julgado pelas musas e pelo rei Midas. Enquanto as musas decidiram em favor de Apolo, Midas pronunciou-se por Mrsias. O deus vencedor castigou o rei e, suspendendo o stiro num pinheiro, esfolou-o vivo.

Personagens da Mitologia Grega-Romana e Escandinava . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 020


Marte - Na mitologia romana, deus da guerra, correspondendo a Ares, na mitologia grega. Era filho de Jpiter e pai de Rmulo, fundador de Roma. Media - Na mitologia grega, princesa e feiticeira da Clquida que, apaixonada por Jaso, utilizou seus encantamentos para ajud-lo a apoderar-se do Velocino de Ouro. A seguir, fugiu com o heri e os Argonautas e, casando-se com Jaso teve dois filhos. Repudiada pelo marido, que pretendia casar-se com Cresa, princesa de Corinto, vingou-se matando a jovem rival e os prprios filhos, fugindo para Atenas, onde teria se casado com Egeu. Sobre esse tema, Eurpedes escreveu a tragdia Media (431 a.C.), apresentando a protagonista como uma criatura passional, mas dotada de grande capacidade de deciso e escolha; assim, o tragedigrafo reafirma sua postura crtica em relao condio marginal e submissa da mulher na sociedade grega. Medusa - Na mitologia grega, monstro de cabea enorme e cabeleira formada por serpentes, dentes longos e agudos, mos de bronze e asas de ouro. Seus olhos faiscantes petrificavam quem ousasse fix-los. Os prprios imortais a temiam. Uniu-se a Netuno, de quem teve dois filhos e foi morta por Perseu, que se utilizou de um escudo polido como espelho para enfrent-la. Medusa teria sido uma bela jovem transformada em monstro por Minerva ao sentir sua rivalidade. Tambm chamada Grgona. Melpmene - Na mitologia grega, musa da tragdia. Mefistfeles - Na mitologia grega, nome do diabo a quem Fausto vendeu a alma. Menelau - Na mitologia grega, heri e rei de Esparta. Aps o rapto de sua esposa, Helena de Tria, pediu ajuda a Agamnon, que organizou a expedio contra Tria. Terminada a guerra, reconciliou-se com Helena. Os espartanos prestaram-lhe honras divinas. Midas - Na mitologia grega, rei da Frgia. Recebeu de Dioniso (Baco) o poder de transformar em ouro tudo o que tocasse. Mas, como os alimentos e a gua se tornava metal, pediu ao deus que o livrasse desse dom. Minerva - Na mitologia romana, deusa equivalente a Atena, na mitologia grega. Minos - Na mitologia grega, rei de Creta, filho de Jpiter e Europa. Para vingar seu filho, cuja morte foi provocada por Egeu, rei de Atenas, imps aos atenienses um tributo peridico de 7 moas e 7 rapazes que deviam ser entregues ao Minotauro. Minotauro - Na mitologia grega, monstro com corpo de homem e cabea de touro, nascido da unio de Pasfae, mulher de Minos, com um touro enviado por Netuno. Encerrado no Labirinto, alimentava-se de carne humana. Foi morto por Teseu.

Personagens da Mitologia Grega-Romana e Escandinava . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 021


Mnemsine - Na mitologia grega, deusa que personifica a memria. Era uma das titnides, filha de Urano e Gaia. Da unio de Mnemsine com Zeus nasceram as musas. Moiras - Na mitologia grega, as trs deusas que personificavam o destino. Seu poder regula a sorte dos homens, desde o nascimento at a morte. Filhas de Zeus e Tmis, ou, segundo outra verso, da noite. So: Cloto (que fia a linha da vida), Lquesis (que determina sua qualidade) e tropos (que pe fim vida). Seu equivalente latino so as Parcas. Morfeu - Na mitologia grega, deus dos sonhos. Um dos filhos de Hipnos, o deus do sono, assumia forma humana para apresentar-se diante dos homens durante o sono. representado com longas asas, tendo na mo uma papoula, planta que adormece os homens. Musa - Na mitologia grega, cada uma das nove divindades que presidiam as artes e o pensamento em geral. Seu culto, de origem obscura, chegou Becia, onde adquiriu maior importncia ligado ao monte Helico. Filhas de Zeus e Mnemsine, subordinavam-se a Apolo. So representadas jovens, de rosto sorridente ou srio, portando objetos simblicos segundo a sua funo. A principal Calope (musa da eloquncia e da poesia pica) e as outras so: Clio (histria), Euterpe (msica, a ela se atribui a inveno da flauta e de outros instrumentos de sopro), Tlia (comdia, poesia pastoral), Mepmene (tragdia), Terpscore (dana), rato (coros dramticos e poesia lrica), Polmnia (oratria e ditirambo) e Urnia (cincias exatas).

arciso - Na mitologia grega, o filho de Cefiso, deus dos rios, que desdenhou o amor da ninfa Eco. Narciso apaixonou-se por sua prpria imagem refletida numa fonte e ali se desvaneceu; um p de narcisos nasceu no lugar.

Nauscaa - Na mitologia grega, filha de Alcnoo, rei dos Fecios. Acolheu Ulisses, nufrago de uma tempestade, levando-o para o palcio do pai, onde lhe ofereceu uma festa, antes que retornasse para taca. Nemia - Na mitologia grega, leo que aterrorizava a regio da Nemia, na Grcia Antiga, at ser morto por Hrcules. O heri passou ento a vestir-se com a pele do animal. Nmesis - Na mitologia grega, a personificao da recompensa divina, mais tarde tambm considerada a distribuidora de boa e m sorte. Nereidas - Na mitologia grega, as cinqentas ninfas martimas, filhas de Nereu e da ninfa Dris. Podiam mudar de aspecto e prever o futuro, e ajudavam os navegantes. Eram nereidas: Ttis, a me de Aquiles; e Anfitrite, esposa de Poseidon.

Personagens da Mitologia Grega-Romana e Escandinava . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 022


Nereu - Na mitologia grega, deus martimo, filho de Ponto e Gia e pai das Nereidas (com a ninfa Dris). Sbio e bondoso, tinha o dom da profecia e da metamorfose. Nesso - Na mitologia grega, um centauro que tramou a morte de Hrcules aps tentar roubar-lhe a mulher, Dejanira. Mortalmente ferido pelo heri, Nesso disse a Dejanira que usasse seu sangue para preparar uma poo amorosa, mas esta provocou a morte de Hrcules, aps terrvel agonia. Nestor Guerra contra heris - Na mitologia grega, heri e rei de Pilos, j idoso na poca da de Tria. Era um conselheiro sbio e prudente. Auxiliou os Lpitas os Centauros, participou da expedio dos Argonautas e foi um dos que caaram o javali do Calido.

Netuno - Na mitologia romana, deus e senhor dos mares, fontes, lagos e tempestades. representado sobre um carro puxado por cavalos brancos e empunhando um tridente. No tinha lenda prpria at ser identificado com Poseidon grego. As festas em sua homenagem, chamadas Netunlias, realizavam-se durante o vero, a 23 de julho. Nike - Na mitologia grega, deusa da vitria, padroeira das competies atlticas e militares. Era representada, em geral com asas, como na esttua Vitria Alada, conservada no museu do Louvre. Ninfas - Na mitologia grega, divindades secundrias femininas, associadas a ambientes naturais. So descritas como belas jovens de cabelos prateados, vestidas de tecido leve e transparente; exerciam um poder fertilizante e nutritivo sobre a natureza, os animais e os seres humanos. No eram imortais, mas tinham vida muito longa, o dom da juventude permanente e o da profecia. Eram por vezes admitidas no Olimpo, alegrando os deuses com seus cantos e danas. Geralmente integravam o cortejo de alguma divindade, como Diana, uma ninfa de categoria superior, como Calipso. Eram classificadas em dois grandes grupos. As ninfas das guas eram as Ocenides: as Nereidas (dos mares) e as Niades (das fontes e cursos de gua). Eram ninfas da Terra: as Drades (das rvores em geral), Hamadrades (dos carvalhos), Melades (dos freixos) e Orades (das montanhas). Algumas ninfas figuram em lendas famosas como Calipso, Aretusa, Dafne e Eco. Nobe - Na mitologia grega, filha de Tntalo e esposa de Anfon (rei de Tebas), e smbolo da desolao materna. Orgulhosa de sua fertilidade, insultou Latona, cujos nicos filhos, rtemis e Apolo, mataram os dozes filhos de Nobe. A me chorou inconsolvel, at que Zeus a transformou em pedra. Noite - Na mitologia greco-romana, filha de Caos e geradora do Dia, do Destino, das Parcas, da Morte, do Sono e dos Sonhos, do Sarcarmo (Momo), da Vingana (Nmesis), da Misria, do Engano, da Velhice, da Discrdia, da Ternura e das Hesprides. Segundo outra verso, seria uma enorme ave negra que, fecundada pelo Vento, ps um ovo no seio da Escurido. Desse ovo nasceu Eros, o amor universal.

Personagens da Mitologia Grega-Romana e Escandinava . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 023


Nyx - Na mitologia grega, nome da Noite.

cenidas - Na mitologia grega, ninfas do mar, filhas de Oceano e de Ttis.

Oceano - Na mitologia grega, personificao da gua que envolve a Terra. Filho de Urano (o cu) e Gaia (a terra), era o mais velho dos Tits. De sua unio com Ttis nasceram os rios e as Ocenidas. Odin - Na mitologia escandinava, deus supremo, conhecido tambm como Wotan ou Woden. Era o deus da guerra, da poesia, da sabedoria, do ensino e da mgica. Do corpo do gigante Imir, criou o mundo: de um freixo, o homem, e de um olmo, a mulher. Orestes - Na mitologia grega, filho de Agamnon e de Clitemnestra. Depois de Clitemnestra ter assassinado Agamnon, Orestes vingou o pai matando a me e o amante dela, Egisto, com o auxlio de sua irm Electra. Perseguido pelas Frias, como expiao, roubou a imagem de rtemis, na Turida, ajudado desta vez por sua irm Ifignia. Orfeu - Na mitologia grega, filho da musa Calope e famoso por seus dotes de msico e poeta, podendo domar as feras com o som de sua lira. Depois da morte de sua esposa, Eurdice, Orfeu foi procur-la nos infernos e teve permisso de voltar com ela, com a condio de no olhar para trs. No resistiu tentao e Eurdice desapareceu. rion - Na mitologia grega, gigante caador, filho de Poseidon. Segundo a lenda, Apolo enganou sua irm, rtemis, fazendo com ela matasse o caador, a quem amava. Abatida pela dor, rtemis levou rion para o cu e transformou-o em constelao.

ris - Na mitologia grega, o segundo filho dos reis Pramo e Hcuba, de Tria. Abandonado, ao nascer, no monte Ida, por causas dos pressgios segundo os quais iria arruinar Tria, foi criado por pastores. Mais tarde, Zeus ordenou-lhe que escolhesse a mais bela entre as deusas Hera, Atena e Afrodite. Escolheu esta ltima, que lhe prometera o amor de Helena de Tria. Ento raptou Helena, mulher do rei Menelau, o que precipitou a Guerra de Tria. Foi Pris quem matou Aquiles. P - Na mitologia grega, divindade protetora dos rebanhos e dos pastores. Era representado por um homem coberto de plos, com cabea e ps de bode. Personificava tambm a fecundidade e a potncia sexual. Os romanos identificavam-no ora a Fauno, ora a Silvano, deus das matas. Paldio - Na mitologia grega, esttua sagrada de Palas Atena. Enviada do Olimpo por Zeus, foi guardada em Tria, que se manteve invencvel at quando Ulisses (Odisseu) e Diomedes a removeram de l.

Personagens da Mitologia Grega-Romana e Escandinava . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 024


Panatenias - Na mitologia grega, festas atenienses em honra deusa Atena. Constavam de competies esportivas, torneios de poesia e msica, procisses, oferendas e banquetes. Segundo a verso mais corrente, foram institudas por Teseu, simbolizando a unio das cidades independentes da tica. Pasfae - Na mitologia grega, a esposa do rei Minos. Feiticeira e conhecedora das plantas, era habilidosa na fabricao de venenos, com que eliminava suas rivais. Apaixonou-se por um touro e dessa unio nasceu o Minotauro. Pandora - Na mitologia grega, a primeira mulher. Zeus ordenou a Hefesto que a criasse, como vingana pelo roubo do fogo celeste por Prometeu, sabendo que ela levaria o mal humanidade. Pandora recebeu dos deuses uma caixa com a recomendao de que nunca a abrisse. Ela no resistiu tentao, e, abrindo a caixa, liberou todos os males, restando no fundo apenas a esperana. Ptroclo - Na mitologia grega, heri e companheiro de Aquiles. Durante as guerras entre gregos e troianos, foi morto por Heitor. Aquiles vinga a morte do amigo, matando Heitor e dando a Ptroclo funerais pomposos. Pgaso - Na mitologia grega, cavalo alado que nasceu do sangue da Medusa e foi montado por Belerofonte. De seu coice contra o monte Hlicon brotou uma fonte de inspirao potica, Hipocrene. Voou para os cus e serviu a Zeus sob forma de constelao. Plope - Na mitologia grega, fundador da dinastia dos Pelpidas, de Micenas. Filho de Tntalo, este o sacrificou aos deuses, mas Zeus o ressuscitou. Foi pai de Atreu. De seu nome deriva o da regio do Peloponeso. Penlope - Na mitologia grega, a mulher de Ulisses e me de Tlemaco, considerada exemplo de mulher virtuosa. Na ausncia do marido, durante a Guerra de Tria, enganou seus muitos pretendentes, prometendo casar-se com um deles, quando terminasse de tecer um sudrio; contudo nunca terminava a obra, pois desfazia noite o trabalho do dia. Persfone - Na mitologia grega, deusa da agricultura e filha de Zeus e de Demter. Raptada por Hades (Pluto), sua me se entristeceu tanto que negligenciou a fecundao da terra. Zeus interveio ordenando sua libertao. A partir de ento, passou a viver parte do ano no inferno (inverno), parte com a me (primavera) e o restante no Olimpo. Possui o nome latino de Prosrpina.

Personagens da Mitologia Grega-Romana e Escandinava . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 025


Perseu - Na mitologia grega, filho de Zeus e de Dnae. Lanado ao mar pelo av, Acrsio, soberano dos Argos, foi salvo pelo pescador Dctis, da ilha de Serifo, uma das Ccladas, governada por Polidectes. Dnae casou-se com Polidectes e este, receando que Perseu pretendesse o trono, incumbiu-o de buscar a cabea de Medusa. Cumpriu a misso, auxiliado por Atena e Hermes. Chegou ao reino de Atlas e passou pela Etipia, onde casou-se com Andrmeda. De volta a Sefiro, petrificou Polidectes, mostrando-lhe a cabea de Medusa e entregou o poder a Dctis. Matou acidentalmente o av. As fortificaes de Micenas teriam sido feitas por ele. Pigmalio - Na mitologia greco-romana, rei de Tiro. Cruel, matou Siquel, marido de sua irm Dido, na tentativa de apoderar-se de suas riquezas. Morreu envenenado pela prpria mulher, Astarbe. Pramo e Tisbe - Na mitologia grega, casal de amantes. Ao esperar Pramo sob uma amoreira, Tisbe teve que fugir de um leo. Pramo encontrou seu vu ensangentado e, pensando que ela tivesse morrido, suicidou-se; o mesmo fez Tisbe ao voltar ao local. Devido a isso, as amoras passaram de brancas a vermelhas. Pirro - Na mitologia grega, heri e filho de Aquiles. Matou o rei Pramo na Guerra de Tria e casou-se com a viva de Heitor, Andrmeda. Mais tarde, trocou-a por Hermone. Foi morto em Delfos, por Orestes. Tambm chamado de Neoptlemo. Pton - Na mitologia grega, grande serpente guardi do Orculo de Delfos. Foi morta pelo deus Apolo que ali fundou seu prprio orculo. Em sua honra, criaram-se os Jogos Pticos. Tambm chamada Pito. Ptia - Na mitologia grega, sacerdotisa encarregada de proferir orculos em nome de Apolo, em Delfos. Pitonisa - Na mitologia grega, o termo designava originalmente o mesmo que Ptia; posteriormente, seu significado se ampliou, passando a designar todas as mulheres capazes de predizer o futuro. Polifemo - Na mitologia grega, um ciclope antropfago. Aprisionou Ulisses, que libertou a si e a seus amigos, vazando o olho de Polifemo, e escapando da caverna do ciclope escondido entre as ovelhas do gigante. Poseidon - Na mitologia grega, uma das doze divindades olmpicas, filho de Cronos e Ria. Ao partilhar o universo com seus irmos, ganhou o domnio dos mares, enquanto Zeus recebia a o cu e a terra, e Hades, o mundo dos mortos. Tinha o poder de provocar terremotos e de controlar a gua, fazendo-a brotar das rochas e do solo. Gerou heris, como Teseu; seres monstruosos, como Polifemo; e animais, como Pgaso.

Personagens da Mitologia Grega-Romana e Escandinava . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 026


Pramo - Na mitologia grega, o ltimo rei de Tria. A maioria de seus 50 filhos, incluindo Heitor e Pris, pereceu na Guerra de Tria. Pramo foi morto por Pirro (Neoptolemus) quando se refugiava no altar de Zeus depois do saque de Tria. Procusto - Na mitologia grega, famoso salteador. Depois de roubar suas vtimas, fazia com elas deitassem em uma cama de ferro que nunca se ajustava ao seu tamanho: cortava as pernas das vtimas que excediam o tamanho da cama e esticava, com cordas, as que no alcanavam. Foi morto por Teseu, que lhe infligiu o mesmo suplcio. Prometeu - Na mitologia grega, semideus, um dos Tits e irmo de Atlas. Considerado o criador da humanidade, a qual teria modelado com terra e gua. Numa lenda largamente difundida, Prometeu roubou o fogo dos deuses e trouxe-o para os homens, aos quais ensinou vrias artes teis. Por isso foi punido por Zeus, que o deixou atado a uma rocha e exposto ao ataque de aves de rapina, que lhe devoraram continuamente o fgado. Alm disso, Zeus espalhou males sobre a humanidade por meio de Pandora. Proteu - Na mitologia grega, deus menor dos mares, pastor das criaturas marinhas e servo de Poseidon. Profeta, podia mudar de forma quando interrogado (dai deriva o termo protico = multiforme) mas era forado a responder, quando agarrado. Psiqu - Alma para os antigos gregos. Nas Metamorfoses, de Apuleio, aparece personificada por uma linda mulher por quem Eros (Cupido) se apaixonou e a quem atormentou.

uimera - Na mitologia grega, monstro representado com cabea de leo, a parte dianteira de uma cabra e a parte traseira de um drago. Foi morto por Belerofonte, na Lcia.

Quiro - Na mitologia grega, um centauro famoso por sua arte de curar. Ferido acidentalmente por Hrcules, renunciou sua imortalidade em favor de Prometeu e foi colocado no cu como a constelao de Sagitrio. adamento - Na mitologia grega, heri cretense, filho de Zeus e de Europa. Criado por Astrio, rei de Creta, organizou o cdigo jurdico cretense atribuindo-se-lhe a autoria da lei de talio. Aps sua morte, nomearam-no juiz do tribunal dos infernos, juntamente com acos e Minos, seu irmo.

Ria - Na mitologia grega, uma das Titmias, irm e mulher de Cronos, me de Zeus, Poseidon, Hades, Hera, Hstia e Demter. Personifica a natureza e uma das deusas da fecundidade, partilhando com Zeus o poder sobre a reproduo das plantas. conhecida em outras mitologias sobre vrios nomes: Cibele, Ops, Boa Deusa.

Personagens da Mitologia Grega-Romana e Escandinava . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 027


Roxana - Na mitologia grega, filha de um governante da Bactriana. Foi prisioneira de Alexandre, o Grande, que a desposou e qual deixou um filho pstumo. Aps a morte do marido, foi envolvida, juntamente com o filho, nas guerras dos Didocos, e assassinada por ordem de Cassandro.

tiros - Na mitologia grega, espritos masculinos das florestas e das montanhas, freqentemente representados como criaturas com uma parte humana e outra caprina, com cascos, orelhas pontudas e cauda. Companheiros de Dioniso, desempenhavam papel importante nos festivais orgisticos. Saturno - Na mitologia romana, deus agrcola, o mais jovem dos Tits, filho de Urano (Cu) e Gaia (Terra). Casou-se com Cibele, com quem teve Vesta, Ceres, Juno, Pluto e Jpiter. Temendo a predio de um orculo, segundo a qual seria destronado por um de seus filhos, devorava-os assim que nasciam. Jpiter, porm, foi salvo por Cibele, e a maldio se cumpriu. O deus era festejado pelos romanos nos ltimos dias do ms de dezembro, em celebraes chamadas saturniais. Tambm recebe o nome de Cronos. Selene - Na mitologia grega, antiga deusa da lua, algumas vezes identificada com rtemis e Hcate. Era representada conduzindo uma biga, tendo a lua crescente na cabea. Smele - Na mitologia grega, filha do rei Cadmos, de Tebas. Amante de Zeus, foi me do deus Dioniso. Ao cair fulminada diante da imponncia divina de Zeus este retirou-lhe do ventre o filho ainda no nascido. Sereias - Na mitologia grega, seres de natureza feminina e malfica. Habitam mares e lagos, atraindo os navegantes para a morte, por sua beleza e por seu canto. A maioria dos povos possui lendas envolvendo essas personagens; as mais famosas so provavelmente as gregas, relacionadas s aventuras de Orfeu e Ulisses. Sibila - Na mitologia grega, mulher capaz de predizer o futuro. A mais conhecida foi a Sibila de Cumas. Os orculos sibilianos, profecias atribudas a uma Sibila, contriburam para a formao da primitiva doutrina crist. Siegfried - Na mitologia germana-escandinava, heri dotado de fora e coragem extraordinrias, principal personagem da Cano dos Nibelungos e das peras Siegfried e Crepsculo dos Deuses, de Wagner. Sileno - Na mitologia grega, o membro mais velho da corte de Dioniso. Pai dos Stiros, representado como um velho embriagado, montado num burro. Siringe - Na mitologia grega, ninfa que foi perseguida por P at transformar-se num canio, com o qual P fez a primeira flauta. Em grego seu nome significa "flauta de P".

Personagens da Mitologia Grega-Romana e Escandinava . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 028


Ssifo - Na mitologia grega, astucioso rei de Corinto, que conseguiu enganar a morte, sendo por isso condenado a um castigo nos Infernos: tinha de empurrar eternamente uma rocha at o alto da montanha, v-la rolar escarpa abaixo e, em seguida recomear o trabalho de empurr-la. Alguns escritores tem utilizado a lenda para descrever a luta do homem para superar a sua condio.

ntalo - Na mitologia grega, filho de Zeus. Por servir seu filho Plops como comida aos deuses (ou por roubar-lhes nctar e ambrosia), foi condenado a permanecer de p, sofrendo a tortura de ter vista, mas fora de alcance, gua e frutas. Tnatos - Na mitologia grega, a personificao da morte e o filho de Nyx (Noite). Vivia no Hades, com seu irmo Hypnos (Sono). geralmente representado como um vulto vestido de negro ou como um esprito alado. Telmaco - Na mitologia grega, o filho de Ulisses e Penlope. Saiu procura do pai, ausente por longo tempo depois da Guerra de Tria, e quando Ulisses voltou, ajudou-o a eliminar os pretendentes de Penlope. Posteriormente, casou-se com Circe. Teseu - Na mitologia grega, heri e rei de Atenas. Era filho de Etra e de Egeu ou, segundo outras verses, de Etra e Poseidon (Netuno). Matou vrios monstros e bandidos, entre eles Procusto. Para livrar Atenas dos tributos que pagava a Creta, viajou at l, penetrou no labirinto e matou a socos o Minotauro; com um novelo de fio que lhe fora dado por Ariadne, conseguiu sair do labirinto. Depois da morte do pai, assumiu o poder em Atenas. Uniuse princesa das amazonas, Antope, com quem teve um filho, Hiplito. Deixou-a depois por Fedra. Com seu amigo Pirtoo, rei dos Lpitas, desceu ao Hades para trazer Persfone, mas ficou preso at ser libertado por Hrcules. Foi morto por Licomedes, rei de Ciros, que o atirou do alto de um penhasco. Ttis - Na mitologia grega, uma das Nereidas, me de Aquiles. Thor - Na mitologia nrdica, deus do trovo e provedor das chuvas, subordinado apenas a seu pai, Odin. Os Eddas contam seus feitos com Mjolnir, seu martelo mgico.

Tirsias - Na mitologia grega, adivinho lendrio de Tebas, punido pelos deuses com a cegueira, mas compensado com o dom da profecia e com uma vida longa. Foi conselheiro de dipo. Tits - Na mitologia grega, filhos de Urano (Cu) e Gaia (Terra). Eram Saturno, Crio, Ceo, Hiperon, Oceano e Lpeto, todos de grande fora e altura. Saturno derrotou Urano e engoliu seus prprios filhos. Um deles, Jpiter (Zeus) escapou e fez com que o pai vomitasse os irmos. Zeus conseguiu vencer os Tits, lanando-os no Trtaro.

Personagens da Mitologia Grega-Romana e Escandinava . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 029


Trito - Na mitologia grega, um semideus do mar, filho de Poseidon e Anfitrite. Era representado como um homem com cauda de peixe que soprava um bzio para agitar ou acalmar as guas dos mares. Muitas lendas falam em numerosos Trites. Tyr - Na mitologia escandinava, deus da guerra, posteriormente identificado com o deus romano Marte.

lisses - Na mitologia grega, heri, filho e sucessor de Laertes, rei de taca, e marido de Penlope. Foi o astuto conselheiro dos gregos, durante a Guerra de Tria. Depois de mais de dez anos de aventuras voltou a taca, disfarado como mendigo, e, com a ajuda do filho Telmaco, matou os pretendentes que cortejavam sua esposa. Tambm chamado Odisseu. Unicrnio - Na mitologia grega, criatura mtica com corpo de cavalo, cor branca e um nico afinado corno sobre sua fronte. Aparece tambm nas lendas da ndia, China, Islo e Europa Medieval, onde foi associado com a castidade e com o Cristo. Urano - Na mitologia grega, a personificao dos cus. Com Gaia (Terra), que o gerou, foi o pai dos Tits - entre eles Cronos, que o castrou. Em uma das lendas, as Frias nasceram do sangue de Urano, ao passo que Afrodite nasceu dos seus rgos genitais que caram no mar.

alqurias - Na mitologia escandinava, mulheres guerreiras de Odin, que transportavam as almas dos guerreiros por elas escolhidos e mortos em batalha at o Valhalla.

Velocino de Ouro - Na mitologia grega, pelame de ouro do carneiro alado Crismalos. Ficava em um bosque da Clquida, perto do mar Negro, guardado por um drago, e era garantia de prosperidade e poder. O heri Jaso, juntamente com os Argonautas, navegou procura do Velocino e, depois de muitas aventuras, conseguiu apoderar-se dele. Tambm chamado Toso de Ouro. Vesta - Na mitologia grega, uma das doze divindades do Olimpo, filha de Saturno e Cibele. Cortejada por Apolo e Netuno, recusou os dois pretendentes e fez voto de castidade. Era venerada nos lares, identificada com o fogo da lareira. Protetora da famlia, das cidades e das colnias. A punio pela quebra de seu voto de castidade era ser enterrada viva. Sua principal responsabilidade era manter o fogo sagrado no templo da deusa. Vulcano - Na mitologia romana, deus do fogo e do trabalho com os metais. Era filho de Zeus e Hera; fabricava armas, ajudado pelos ciclopes, usando o Etna como forja. Representava o fogo como elemento til ao homem, que possibilita o trabalho com os metais e o desenvolvimento da tcnica e da cincia.

Personagens da Mitologia Grega-Romana e Escandinava . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 030

eus - Na mitologia grega, deus supremo, filho de Ria e Cronos. Seu pai, temeroso de ser destronado por um dos filhos, conforme havia predito o orculo, suprimira todos eles. Mas Ria salvou Zeus, levando-o para o monte Ida, em Creta. Adulto, ele guiou os deuses para a destruio de Cronos e de outros Tits. Por destino tornou-se deus da terra e do cu (Poseidon ganhou os mares e Hades o inferno). Reinou no monte Olimpo, de onde seus temidos raios ameaavam os mortais. Com suas aventuras com vrias deusas, procriou muitos deuses. Alm de sua mulher Hera, citam-se Mtis (Sabedoria), Tmis (me das Estaes e dos Destinos), Eurnome (me das Musas) Mnemsine e Demter. Dos amores mortais, os mais famosos so Leda, Io e Europa. Entre seus filhos incluem-se Atena e Hrcules. Entre os romanos, tinha o nome de Jpiter.

Personagens da Mitologia Grega-Romana e Escandinava . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 031

Lugares Mitolgicos Gregos, Romanos e Escandinavos

sgard - Na mitologia escandinava, a morada dos deuses. Era formada por sales, dos quais o principal era o Valhalla, onde Odin entretinha os guerreiros mortos em combate. A nica entrada para Asgard era pelo arcoris, chamado Bifrost.

Cservada

ampos Elsios - Na mitologia grega, regio do Hades. No incio era re prole dos deuses. Depois estendeu-se aos favoritos dos olmpicos e s almas dos justos. Era um lugar de bem-aventurana, concrdia e paz. As almas eram colhidas em meio de festas, danas, perfumes e paisagens encantadas. Neve, tempestade e chuva no se abatiam sobre esse lugar, eternamente refrescado por por brisas suaves. Colunas de Hrcules - Picos rochosos situados em cada um dos lados do Estreito de Gibraltar. Segundo a mitologia grega, teriam sido levantadas por Hrcules; demarcariam os limites seguros navegao, nos mares ocidentais.

liseu - Na mitologia grega, paraso para onde eram enviados os abenoados pelos deuses, aps a morte. Foi descrito por Homero como um prado na extremidade ocidental do mundo, uma terra de sol e felicidade perfeita.

Estbulos de ugias - Na mitologia grega, os imensos e imundos estbulos do rei Augis, da lida, que foram limpos em um dia por por Hrcules. Estige - Na mitologia grega, rio de guas frias e lodosas que percorria a regio infernal. Originalmente uma ninfa, filha de Oceano e Ttis, vivia em uma gruta da Arcdia. Casara-se com Palas e tivera quatro filhos: Zelo, Vitria, Violncia e Poder. Quando Zeus entrou em luta contra os gigantes, Estinge e seus filhos aliaram-se a ele, contribuindo para a sua vitria. Em recompensa, Zeus determinou que todos os juramentos que os deuses fizessem sobre as guas do rio Estige seriam inquebrantveis. Alguns atribuem ao rio qualidades positivas, outro, um carter maldito: envenenava homens e animais, corroa o ferro e os metais, desfazendo a prpria loua na qual suas guas eram recolhidas.

sas.

Hmitologia grega, a montanha era consagrada a Apolo e habitada pelas MuMtremo E de uma cadeia que se estende por cerca de 40 km, entre a Tessonte Olimpo - A mais alta montanha da Grcia. Eleva-se a 2.917m no ex-

licon - Montanha da Becia, na Grcia, com 1.748m de altura. Segundo a

lia e a Macednia. Na mitologia grega, era considerado pelos antigos gregos, como sendo a morada dos deuses, reinado por Zeus, juntamente com sua irm e mulher Juno (Hera).

Personagens da Mitologia Grega-Romana e Escandinava . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 032


Monte Ida - O monte mais alto da ilha de Creta, com 2.456m de altura, onde, segundo a mitologia grega, Zeus foi criado. Na antigidade dava-se tambm esse nome cadeia de montanhas Kazdag, na sia Menor, perto de Tria; dizia-se que, do pico mais elevado da cadeia, os deuses observaram o desenrolar da Guerra de Tria. Monte Parnaso - Montanha com 2.418m, situada na Grcia Central, ao N de Delfos e do Golfo de Corinto. Na mitologia grega, foi consagrado a Dioniso (Baco) e Apolo, sendo celebrado como a morada das musas. artenon - Templo da Grcia Antiga, considerado a mais perfeita obra da clssica. Situado na Acrpole de Atenas, era sagrado deusa da cidade, Palas Atena. Foi construdo entre o ano de 447 e 432 a.C., pelos arquitetos Ictino e Calcrates, e nele se destacavam as esculturas de Fdias, a esttua da deusa Palas Atena e os relevos dos frontes, anterior e posterior, e dos frisos laterais. De planta retangular, media 69,51m x 30,88m. Sua estrutura era constituda por 17 colunas dricas em cada lado, 8 na frente e 8 atrs, cada um com 10,43m. Transformado em templo cristo no sculo VI, e em mesquita muulmana, no sculo XV, permaneceu em bom estado at 1687. Nesse ano, um depsito de munies das foras turcas, situado no templo, explodiu sob o fogo dos venezianos, causando grandes danos construo, cuja estrutura, entretanto, se manteve. A grande maioria das esculturas encontra-se nos museus Britnicos, do Louvre e da Acrpole. rculo - Na mitologia, resposta de uma divindade a perguntas formuladas seres humanos, fornecida por intermdio do sacerdote, da Pitonisa ou da Sibila. O termo tambm designava os santurios procurados pelos devotos para tais consultas. Havia orculo no Egito e em Roma; porm, os mais famosos estavam na Grcia: em Delfos, onde Apolo falava por intermdio de uma sacerdotisa, a Ptia; e em Dodona, o orculo de Zeus.

Parquitetura

Opelos

Tpelos prprios deuses. Aparece nas obras de Plato e Virglio como sendo o lugar onde os piores pecadores eram punidos.

rtaro - Na mitologia grega, um abismo escuro abaixo dos Hades, temido

alhalla - Na mitologia escandinava, o vasto e esplndido palcio dos mortos em Asgard, onde os guerreiros tombados em batalha eram recebidos por Odin e, no Dia do Juzo, dali partiriam com ele para combater os gigantes.

Personagens da Mitologia Grega-Romana e Escandinava . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 033

Conhecimentos e Curiosidades

B C

acanais - Festas religiosas na Antiga Roma e em honra ao deus Baco. Foram banidas em 186 a.C., pelo Senado, por se terem tornado excessivamente licenciosas.

osmogonia - Termo de origem grega que significa origem do Cosmos. Na Grcia Antiga, o poeta Hesodo apresentou a primeira cosmogonia em forma de poema; entre os filsofos, Anaximandro, Plato (no Timeu) e os pitagricos propuseram concepes cosmognicas. Nas religies de quase todos os povos os mitos cosmognicos desempenham papel essencial. Em mitologias orientais, por exemplo, a formao do mundo est associada imagem da quebra de um ovo primordial. Em outras culturas, encontram-se associaes com as guas, um monstro marinho, um gigante primordial. O primeiro livro da Bblia, a Gnese, expe a cosmogonia da tradio judaica-crist.

Dda fertilidade e do vinho. Em algumas regies (Frgia e Trcia), carac-

ionsias - Festas gregas da antigidade, em homenagem a Dioniso, deus

terizavam-se por sacrifcios humanos e orgias (bacanais). Na Grcia, embora se conservasse o carter orgaco, sacrificava-se um animal. Entre essas festas, destacavam-se: as Antestrias, onde se provava o vinho novo; as Oscoforias, que acompanhavam a colheita. As Grandes Dionsias (festas urbanas) eram celebradas em maro e tinham carter artstico, com cantos, danas e representaes de cenas da vida de Dioniso. Dessas representaes originaram-se a tragdia e a comdia. As Pequenas Dionsias ou Dionsias Campestres, eram comemoradas em dezembro, aps a vindima. urpedes - (480 a.C. - 406 a.C.) poeta trgico grego, um dos maiores teatrlogos da Grcia Antiga, ao lado de squilo e Sfocles. Embora tenha sido vencedor de cinco concursos teatrais, foi criticado em Atenas, onde viveu muito tempo, no s por causa das inovaes que introduziu no teatro (anlises psicolgicas, coros independentes da ao, introduo de personagens do povo), como tambm por seu esprito crtico e seu ceticismo filosfico e religioso. Das mais de noventa peas atribudas a ele, dezessete chegaram com o texto integral atualidade. Entre elas esto Media (431 a.C.), as Troianas (415 a.C.), Electra (413 a.C.) e as Bacantes (representada postumamente, em 405 a.C.).

Personagens da Mitologia Grega-Romana e Escandinava . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 034

uerra de Tria - Conflito entre a Grcia e Tria, narrada de forma lendria e potica por Homero na Ilada. Pris, filho de Pramo, rei de Tria, raptou Helena, esposa de Menelau, rei de Esparta, levando-a para Tria. Os gregos, chefiados por Agamnon, Menelau, Ulisses, Aquiles e tantos outros heris, juraram vingana. Durante o cerco de Tria, que se prolongou por dez anos, os gregos fingiram retirar-se, deixando um grande cavalo de madeira fora da cidade, com soldados escondidos em seu bojo. Os troianos levaram o cavalo para dentro da cidade e, naquela mesma noite, os soldados abriram os portes da cidade para o Exrcito grego. A maioria dos troianos foi morta e a cidade incendiada. Supe-se que a lenda tenha sido baseada em um conflito real ocorrido por volta do ano 1250 a.C.

Hexistncia

omero - Poeta grego, considerado o autor da Ilada e da Odissia. Sua controvertida, havendo inmeras lendas a seu respeito; uma das mais conhecidas diz que era cego. A maior parte das fontes leva concluso de que teria nascido em Esmirna ou na ilha de Quios, no sculo IX a.C. Alguns estudiosos negam totalmente que tenha existido; outros defendem a tese de que teria sido apenas um compilador de poesias populares annimas. As epopias homricas - a Ilada e a Odissia - constituem um registro de fatos histricos referentes Grcia arcaica, mesclados a elementos fantsticos e religiosos. Nelas aparecem uma sistematizao do universo mitolgico e uma concepo do divino dotada de alto cunho de racionalidade, preparadora da especulao filosfica que despontar no sculo VI a.C. Em toda a Grcia clssica e helenstica, a poesia homrica foi lida, decorada e tomada como padro esttico e tico. Quase toda a poesia pica ocidental est, de alguma forma, baseada na Ilada e na Odissia: a Eneida, de Virglio, Os Lusadas, de Cames, etc.

lada - Poema pico composto de 24 cantos escritos em versos hexmetros. Sua autoria atribuda a Homero, que o teria escrito no incio do sculo VIII a.C. A ao se passa no nono ano do cerco imposto a Tria (lion) pelos gregos e centrada principalmente em Aquiles, cuja ira foi provocada pelo rapto de sua escrava Briseida, e pela perda de seu amigo ntimo, Ptrocolo, morto por Heitor. Aquiles acaba por matar Heitor em combate e, em seguida, morto por Pris. Junto com a Odissia, a Ilada constitui a primeira obra-prima da literatura grega e um modelo da epopia clssica. ogos de Nemia - Festival de competies realizado de 2 em 2 anos, junto Nemia, Peloponeso. A partir de 573 a.C., vencedores eram festejados e depois coroados

JAntiga,

atlticas e musicais da Grcia ao templo de Zeus, no vale de tornaram-se Pan-Helnicos. Os com folhas de aipo.

Personagens da Mitologia Grega-Romana e Escandinava . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 035


itologia - Conjunto de mitos, de uma determinada cultura, englobando tambm os contos de fadas, sagas, lendas, transmitidos pela tradio oral. Constituindo rico material literrio e contendo dimenso religiosa e de saber coletivo, a mitologia de cada povo desempenha papel fundamental em sua formao. uma das fontes usadas pela antropologia para estudar as diferentes culturas. dissia - poema pico grego, uma das obras-primas da literatura univeratribuda a Homero. Juntamente com a Ilada, marca o incio da literatura ocidental e constitui uma das fontes mais importantes para o estudo da mitologia, da histria e da organizao social da Grcia arcaica. Narra as aventuras de Odisseu (Ulisses), que, terminada a Guerra de Tria, durante 12 anos procura retornar a taca, sua ptria, onde o espera sua fiel esposa, Penlope. A obra, composta de 24 cantos, divide-se em trs grandes partes: as viagens de Telmaco, filho de Ulisses, em busca de notcias do heri; a estada de Ulisses no palcio de Alcnoo, rei dos Facios, ao qual conta suas aventuras; e o retorno do heri. Dentre os episdios mais clebres destacam-se: o aprisionamento de Ulisses pelo ciclope Polifemo, a quem consegue vencer graas astcia; a evocao dos mortos, entre os quais figura o adivinho Tirsias; a libertao dos homens encantados pela feiticeira Circe; a passagem pelo canto irresistvel das sereias; o massacre dos pretendentes de Penlope; o reconhecimento do heri por sua esposa. A obra exalta o esprito de aventura dos gregos e a vitria da inteligncia sobre a fora bruta.

Osal

dos deuses com o homem e o conseqente surgimento dos heris. Deuses e heris representam aspectos bsicos da natureza e do homem; com isso, o poema expressa as idias dos primeiros gregos sobre a prpria constituio do universo. Tria - Antiga cidade do NO da sia Menor, prximo do estreito de Dardanelos, descrita na Ilada de Homero e redescoberta em 1870 por Schliemann. As escavaes realizadas no local revelaram a existncia de nove camadas de estabelecimentos humanos. A mais antiga, Tria I, data de 3000 a.C. Tria II, a segunda camada, mostra uma imponente fortaleza e evidncias de intensa atividade comercial; seu famoso tesouro de objetos de ouro, cobre e bronze indica uma comunidade rica. Tria VI, datada de 2000/1300 a.C., possua uma cidadela rodeada por grandes muros de calcrio e manses construdas em terraos; foi arrasada por um terremoto. O conjunto urbano reconstrudo, Tria VII, corresponde, provavelmente, cidade descrita por Homero, e que foi saqueada e destruda por um incndio em 1250 a.C. Tria VIII no passava de uma pequena aldeia grega, enquanto a camada superior, Tria IX, era a cidade de Ilo.

Tgrega. Descreve a origem dos deuses e dos homens. Trata tambm da unio

eogonia - Poema de Hesodo, uma das obras fundamentais da mitologia

Personagens da Mitologia Grega-Romana e Escandinava . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 036


Troianas - Tragdia de Eurpedes, encenada em 415 a.C. A ao decorre aps a destruio de Tria pelos gregos, que tambm dizimam a populao masculina da cidade. Hcuba, a rainha; suas filhas Polixena e Cassandra; Andrmaca, mulher de Heitor; e Helena, o piv da guerra, tornam-se presas de gregos ilustres. A pea um libelo contra a guerra e suas conseqncias.

Personagens da Mitologia Grega-Romana e Escandinava . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 037

Indice dos Personagens Mitolgicos


- A Ao (ou on) Acton Adnis Afrodite Agenor ndrocles Ajax lbion Alceste Alcnoo Alcmena Amazonas Ambrosia Andrmeda Anfitron Anquises Anteu Antgona Aquiles Aracne Aretusa Ariadne Argonautas Argos Ariadne rtemis Ascnio Aspsia de Mileto Atalanta Atena Atlas Aurora - C Cadmo Caduceu Calope Calipso Calisto Caronte Cassandra Cassiopia Castor e Plux Cfalo Centauro Crbero Ceres Cerinita Cibele Ciclope Cila e Caribde Circe Creonte Clitemnestra - E Eco dipo Egeu gide Egisto Electra Elusis Endemio Enias olo Erebo Erecteu Eros Esculpio Esfinge Europa Euterpe - F Fauno Fedra Fineu Fortuna Frey Freya Frigga Frias - H Hades Harpias Hebe Hcate Hcuba Hefesto Heitor Hel Helena Hlio Hera Hrcules Hermes Hero e Leandro Hesprides Hstia Hidra de Lerna Higia Himeneu Hiperion Hiplito Horcios

- B Bacantes Baco Bucis e Filmon Belerofonte Breas Bragi Briseida

- D Dafne Dfnis Dmocles Dmon e Ptias Dnae Danaides Ddalo Dejanira Demter Deucalio Diana Dido Dione Diomedes Dioniso Drades

- G Gaia Galatia Ganimedes Gerio Gnomo Grdio Grdonas Graas Grifos

- I caro Ifignia Io ris Ixio

- J Jacinto Jano Jaso Javali do Calido Jocasta

Personagens da Mitologia Grega-Romana e Escandinava . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 038


- L Laio Laocoonte Lares e Penates Lavnia Leda Letes Lohengrin Loki - O Ocenidas Oceano Odin Orestes Orfeu rion - R Radamento Ria Roxana - V Valqurias Velocino de Ouro Vesta Vulcano

- M Manes Mrsias Marte Media Medusa Melpmene Mefistfeles Menelau Midas Minerva Minos Minotauro Mnemsine Moiras Morfeu Musa

- N Narciso Nauscaa Nemia Nmesis Nereidas Nereu Nesso Nestor Netuno Nike Ninfas Nobe Noite Nyx

- P Pris P Paldio Panatenias Pasfae Pandora Ptroclo Pgaso Plope Penlope Persfone Perseu Pigmalio Pramo e Tisbe Pirro Pton Ptia Pitonisa Polifemo Poseidon Pramo Procusto Prometeu Proteu Psiqu

- S Stiros Saturno Selene Smele Sereias Sibila Siegfried Sileno Siringe Ssifo

- Z Zeus

- T Tntalo Tnatos Telmaco Teseu Ttis Thor Tirsias Tits Trito Tyr

Lugares Mitolgicos: Asgard Campos Elsios Colunas de Hrcules Eliseu Estbulos de ugias Estige Hlicon Monte Olimpo Monte Ida Monte Parnaso Partenon Orculo Trtaro Valhalla

Conhecimentos e Curiosidades:

- Q Quimera Quiro

- U Ulisses Unicrnio Urano

Bacanais Cosmogonia Dionsias Eurpedes Guerra de Tria Homero Ilada Jogos de Nemia Mitologia Odissia Teogonia Tria Troianas

You might also like