You are on page 1of 7

ESCOLA SECUNDRIA DE CASQUILHOS BARREIRO

DISCIPLINA DE BIOLOGIA 2 Teste de Avaliao (V1) 12ano Turma A e B A professora:__________(Isabel Lopes) TEMA: Manipulao da Fertilidade e Patrimnio Gentico 90 minutos 27 de Novembro de 2009 O E. Educao:________________ Nome:____________________ N____ Classificao: ____ , __ valores

L com ateno as questes propostas e responde objectivamente. Sabe-se que a aparncia de uma pessoa (ex.: altura, cor dos cabelos, cor da pele, cor dos olhos, etc.) determinada pelos genes e que suas habilidades mentais e talentos naturais so certamente afectados pela hereditariedade. Sabe-se tambm, que algumas doenas (ou susceptibilidade para contrair uma doena) esto relacionadas gentica. Nos seres vivos em geral, tambm se aplicam estes padres genticos. Analisa atentamente cada um dos casos que a seguir te so expostos, no esquecendo de apresentar as legendas necessrias bem como todo o xadrez mendeliano que apoie a resposta dada. 1. Os alelos de um indivduo diplide de uma espcie de reproduo sexuada so de origem paterna ou materna? Justifica a tua resposta.

2.

Completa cada afirmao de forma a construir uma frase verdadeira: (a) eu possuo ____________ pares de cromossomas nas minhas clulas somticas, mas nos meus gmetas possuo _________________________ (b) considerando n genes independentes, correcto afirmar que a probabilidade de um gmeta receber uma certa combinao deles ________ (c) a separao dos alelos devida ____________________________________________

3.

Considera quatro dos teus genes, cada um localizado num diferente autossoma. Imagina que s homozigtico para o dominante de um deles, heterozigtico em relao a dois e homozigtico para o recessivo do quarto. a. Representa teu gentipo: ______________________________________________ b. Apresenta os diferentes gmetas que podes produzir e calcula as suas probabilidades.

1
Ano lectivo 2009/2010

Escola Secundria de Casquilhos 4.

2 Teste de Biologia 12ano (V1)

A figura representa um modelo explicativo da transmisso hereditria de uma caracterstica, a cor a. Para cada nmero (1 a 6) da figura selecciona um dos termos da seguinte lista, que se lhe adeqe: Fertilizao Segregao Fentipo Gmeta Hbrido Linha pura

da semente.

5.

Numa certa espcie de cobaias, uma srie de alelos mltiplos controla a pigmentao dos plos. O alelo G produz plo castanho escuro, o alelo g , produz plo castanho claro e o alelo g produz plo branco. A relao de dominncia entre os alelos dessa srie G > g > g .
b m c b m c

10

a. Classifica este tipo de hereditariedade. b. Indica os gentipos dos indivduos representados pelos nmeros 1, 2, 3, 5, 8 e 10

c. Indica a probabilidade de um descendente de 7 e 8 ao cruzarem-se entre si, sair branco

2
Ano lectivo 2009/2010 Prof. Isabel Lopes

Escola Secundria de Casquilhos

2 Teste de Biologia 12ano (V1)

d. Se do cruzamento entre 5 e 6 nascerem 12 descendentes, quantos se espera que sejam castanho escuro heterozigticos?

6.

Em uma determinada espcie vegetal a cor da flor e a largura das folhas so caractersticas de herana monognica. As flores vermelhas so determinadas por gene dominante. As plantas de folha larga e as de folha estreita so homozigticas, enquanto as de folha de largura intermediria so heterozigticas. Responde:

a. Qual a interaco entre os alelos do gene que determina a largura das folhas?

b. Usando a simbologia apropriada e admitindo que os dois genes tm distribuio independente, apresenta as propores genotpicas e fenotpicas nas geraes F1 e F2 do seguinte cruzamento: P: planta de folha larga e flor vermelha x planta de folha estreita e flor branca

3
Ano lectivo 2009/2010 Prof. Isabel Lopes

Escola Secundria de Casquilhos 7.

2 Teste de Biologia 12ano (V1)

Na espcie humana, a alcaptonria condicionada por gene recessivo. Lobo de orelha solto um carcter determinado por gene dominante e seu alelo (recessivo) condiciona lobo de orelha aderente. Um homem normal e com lobo de orelha solto casou-se com uma mulher normal e com lobo de orelha aderente. Sabe-se que o pai deste homem tm lobo de orelha aderente. Se o casal tem um filho com alcaptonria, responda:

a. Qual o gentipo de cada elemento do casal?

b. Quais as propores genotpicas e fenotpicas esperadas na descendncia do casal?

8.

Um agricultor teve conhecimento de que determinada raa de vacas castanhas produz mais leite. Possuindo um touro e duas vacas, todos pretos, decidiu reproduzir estes animais na perspectiva de obter vacas castanhas. Assim cruzou as duas vacas com o mesmo touro e obteve os seguintes resultados, expressos no quadro:

Cruzamento 1 2

de X

com

Nasceram 1 bezerro preto e 2 vitelas pretas 2 bezerros pretos e 1 vitela castanha

touro (preto) X 1 vaca (preta) touro (preto) X 2 vaca (preta)

Nota: considera a caracterstica com transmisso autossmica

a. Explique os resultados obtidos com estes cruzamentos, recorrendo a xadrez mendeliano.

4
Ano lectivo 2009/2010 Prof. Isabel Lopes

Escola Secundria de Casquilhos

2 Teste de Biologia 12ano (V1)

b. Tendo em conta todos os animais que o agricultor agora possui, indique aqueles que se podem utilizar para efectuar um cruzamento com maior probabilidade de obter vitelas castanhas. Indique a probabilidade terica para esses cruzamentos e apresente xadrez mendeliano, na fundamentao da tua resposta.

9.

A sndrome de Lesch-Nyhan uma anomalia hereditria que afecta o metabolismo das purinas constituintes dos cidos nucleicos. Afecta quase exclusivamente homens. Os homens portadores dessa sndrome apresentam um atraso no desenvolvimento motor seguido de estranhos movimentos sinuosos e um aumento dos reflexos dos tendes profundos (). recomendado o aconselhamento gentico de futuros pais com um histrico familiar da sndrome de Lesch-Nyhan.

9.1. Assinala com

as opes que completam correctamente as afirmaes seguintes:

a. A anlise da rvore genealgica permite concluir que a doena em causa (A) heterossmica recessiva. (B) autossmica recessiva. (C) autossmica dominante. (D) heterossmica dominante. b. Da interpretao da rvore genealgica da figura, pode-se tirar a concluso anterior porque (A) a anomalia manifesta-se em todas as geraes. (B) os pais de um indivduo afectado nunca podem ser ambos normais. (C) qualquer indivduo afectado tem um dos progenitores afectado. (D) os homens e as mulheres no so igualmente afectados.

5
Ano lectivo 2009/2010 Prof. Isabel Lopes

Escola Secundria de Casquilhos

2 Teste de Biologia 12ano (V1)

c. A mulher A est grvida e est naturalmente inquieta com o seu 3. filho. A probabilidade dela transmitir o alelo responsvel pela doena aos seus filhos de ____, e a probabilidade de a doena se manifestar num deles de ____.

(A) 100%; 50%. (B) 50%; 25%. (C) 25%; 50%. (D) 50%; 50%.

Fundamente a escolha feita na questo anterior, apresentando um xadrez mendeliano.

9.2. Explique como, dos gmeos B e C, s um deles apresenta sndrome de Lesch-Nyhan.

10. Thomas Morgan trabalhou com moscas da espcie Drosophila melanogaster, tendo procedido a inmeros cruzamentos. a. Justifique com 3 caractersticas, a escolha das moscas desta espcie, como ptimo material de estudo, nas suas investigaes.

b. Durante um desses trabalhos ele cruzou uma mosca de fentipo selvagem (asas longas e corpo cinzento) com outra de asas vestigiais e corpo cor de bano. Estabelece, justificando as propores fenotpicas da descendncia (F1), nas situaes: i. Ligao factorial

ii. Segregao independente

6
Ano lectivo 2009/2010 Prof. Isabel Lopes

Escola Secundria de Casquilhos

2 Teste de Biologia 12ano (V1)

11. Considera a seguinte situao: Um casal pretende ter um filho, mas sabe que se for rapaz tem 50% de probabilidade de nascer com uma doena gentica cuja transmisso est ligada ao cromossoma X. Uma rapariga no nascer afectada pela doena. Explica qual a tcnica de reproduo assistida que pode permitir a este casal ter um filho saudvel.

12 A senhora Castro Ventura e a senhora Santos Godinho tiveram bebs ao mesmo tempo no mesmo hospital. A senhora Castro Ventura trouxe para casa uma menina (Sara) e a senhora Santos Godinho trouxe para casa um rapaz (Afonso). Contudo, a ltima senhora estava convencida que tinha dado luz uma menina e, por isso, interps uma aco judicial contra o Hospital. Os testes dos grupos sanguneos mostravam que o senhor Santos Godinho era do grupo O, a senhora Santos Godinho do grupo AB e que o senhor e a senhora Castro Ventura eram ambos do grupo A. A Sara do grupo B e o Afonso do grupo O. Explica se de facto houve ou no troca de bebs.

Fim do teste!

Tabela de cotao
Questo Cotao 1 4 2 8 3 12 4 6 5a 4 5b 6 5c 8 5d 8 6a 4 6b 24 7a 8 7b 14 8a 18 8b 10 9.1a 5 9.1b 5 9.1c 11 9,2 4 10a 9 10b 12 11 10 12 10

Total 200

7
Ano lectivo 2009/2010 Prof. Isabel Lopes

You might also like