You are on page 1of 3

O que Hipertenso?

A hipertenso arterial ou presso alta uma doena caracterizada pela elevao dos nveis tensionais no sangue. uma sndrome metablica geralmente acompanhada por outras alteraes, como obesidade. Cerca de 20% da populao brasileira portadora de hipertenso, sendo que 50% da populao com obesidade tem a doena. A hipertenso pode acontecer quando nossas artrias sofrem algum tipo de resistncia, perdendo a capacidade de contrair e dilatar, ou ento quando o volume se torna muito alto, exigindo uma velocidade maior para circular. Hoje, a hipertenso a principal causa de morte no mundo, pois pode favorecer uma srie de outras doenas. Quando o seu corao bate, ele contrai e bombeia sangue pelas artrias para o resto do seu corpo. Esta fora cria uma presso sobre as artrias. Isso chamado de presso arterial sistlica, cujo valor normal 120 mmHg (milmetro de mercrio). Uma presso arterial sistlica de 140 ou mais considerada hipertenso. H tambm a presso arterial diastlica, que indica a presso nas artrias quando o corao est em repouso, entre uma batida e outra. Um nmero normal de presso arterial diastlica inferior a 80, sendo que igual ou superior a 90 considerada hipertenso.

Tipos
A hipertenso pode ser dividida em trs estgios, definidos pelos nveis de presso arterial. Esses nmeros, somados a condies relacionadas que o paciente venha a ter, como diabetesou histrico de AVC, determinam se o risco de morte cardiovascular do paciente leve, moderado, alto ou muito alto. Alm disso, quanto mais alta a presso arterial, maior a chance de o paciente precisar usar medicamentos.

Estgio I: hipertenso acima de 140 por 90 e abaixo que 160 por 100 Estgio II: hipertenso acima de 160 por 100 e abaixo de 180 por 110 Estgio III: hipertenso acima de 180 por 110.

Fatores de risco
A hipertenso herdada dos pais em 90% dos casos. Em uma minoria, a hipertenso pode ser causada por uma doena relacionada, como distrbios da tireoide ou em glndulas endocrinolgicas, como a suprarrenal. Entretanto, h vrios outros fatores que influenciam os nveis de presso arterial, entre eles:

Fumo Consumo de bebidas alcolicas Obesidade Estresse Grande consumo de sal

Nveis altos de colesterol Falta de atividade fsica Diabetes Sono inadequado. Alm desses fatores de risco, sabe-se que a incidncia da hipertenso aumenta com a idade. Isso porque com o passar do tempo nossas artrias comeam a ficar envelhecidas, calcificadas, perdendo a capacidade de dilatar - so chamados de vasos menos complacentes. Com isso a hipertenso arterial mais fcil de acontecer - cerca de 70% dos adultos acima dos 50 ou 60 anos possuem a doena.

Sintomas de Hipertenso
Os sintomas da hipertenso costumam aparecer somente quando a presso sobe muito: podem ocorrer dores no peito, dor de cabea, tonturas, zumbido no ouvido, fraqueza, viso embaada e sangramento nasal.

Diagnstico de Hipertenso
O diagnstico de hipertenso feito pela medida da presso. A forma mais comum a medida casual, feita no consultrio com aparelhos manuais ou automticos. A hipertenso tambm pode ser diagnosticada por aparelhos que fazem aproximadamente 100 medidas de presso durante 24 horas.

Tratamento de Hipertenso
A hipertenso no tem cura, mas tem tratamento para ser controlada. Somente o mdico poder determinar o melhor mtodo para cada paciente, que depende das comorbidades e medidas da presso. importante ressaltar que o tratamento para hipertenso nem sempre significa o uso de medicamentos - mas se estes forem indicados, ela deve aderir ao tratamento e continuar a tom-lo mesmo que esteja se sentindo bem. Mas mesmo para quem faz uso de medicao imprescindvel adotar um estilo de vida saudvel:

Manter o peso adequado, se necessrio, mudando hbitos alimentares No abusar do sal, utilizando outros temperos que ressaltam o sabor dos alimentos Praticar atividade fsica regular Aproveitar momentos de lazer Abandonar o fumo Moderar o consumo de lcool Evitar alimentos gordurosos Controlar o diabetes e outras comorbidades.

Complicaes possveis
As principais complicaes da hipertenso so AVC, por infarto agudo do miocrdio ou doena renal crnica. Alm disso, a hipertenso pode levar a uma atrofia do msculo do corao, causando arritmia cardaca. importante ressaltar que qualquer combinao de fatores de risco sempre muito mais grave, pois o risco das comorbidades multiplicado. Em mdia, uma pessoa com hipertenso que no controla o problema ter uma doena mais grave daqui 15 anos.

Preveno
Pessoas em idade adulta meam a presso pelo menos uma vez por ano como forma de acompanhamento (a medidas que vamos envelhecendo a presso vai aumentando). Alm disso, outros hbitos de vida saudveis podem ser adotados para prevenir a hipertenso:

Evite ficar parado: caminhe mais, suba escadas em vez de usar o elevador Diminua ou abandone o consumo de bebidas alcolicas Tente levar os problemas do dia a dia de maneira mais tranquila Mantenha o peso saudvel: procure um profissional de sade e pea orientao quanto sua alimentao Tenha uma alimentao saudvel Diminua o sal da comida.

You might also like