You are on page 1of 33

Curso de Provas Comentadas da FCC Prof.

Fabiano Sales Aula 01

AULA 01

Ol, vitoriosos alunos! Muito porque a classificao de vocs!

nimo,

Na aula 01, do curso de provas comentadas da Fundao Carlos Chagas, apresentarei os comentrios prova de Agente Fiscal de Rendas (2009). Com o objetivo de que vocs treinem, inicialmente apresentarei apenas os enunciados das questes. Os comentrios seguem ao final da aula. Preparados para a vitria?! Venham comigo!

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

1 de 33

Curso de Provas Comentadas da FCC Prof. Fabiano Sales Aula 01

LNGUA PORTUGUESA Instrues: Considere o texto abaixo para responder s questes de nmeros 1 a 10. Esgotado por sucessivas batalhas, convencido da inutilidade de seguir lutando e tendo decidido ser prefervel capitular a perder no s a liberdade como a vida, no vero de 1520 o rei asteca Montezuma, prisioneiro dos espanhis, concordou em entregar a Hernn Corts o vasto tesouro que seu pai, Axayctl, reunira com tanto esforo, e em jurar lealdade ao rei da Espanha, aquele monarca distante e invisvel cujo poder Corts representava. Comentando a cerimnia, o cronista espanhol Fernando de Oviedo relata que Montezuma chorou o tempo todo, e, apontando a diferena entre o encargo que aceito voluntariamente por uma pessoa livre e o que pesarosamente executado por algum acorrentado, Oviedo cita o poeta romano Marcus Varro, O que entregue fora no servio, mas espoliao. Segundo todos os testemunhos, o tesouro real asteca era magnfico e ao ser reunido diante dos espanhis formou trs grandes pilhas de ouro compostas, em grande parte, de utenslios requintados, que sugeriam sofisticadas cerimnias sociais: colares intrincados, braceletes, cetros e leques decorados com penas multicoloridas, pedras preciosas, prolas, pssaros e flores cuidadosamente cinzelados. Essas peas, segundo o prprio Corts, alm de seu valor, eram tais e to maravilhosas, que, consideradas por sua novidade e estranheza, no tinham preo, nem de acreditar que algum entre todos os Prncipes do Mundo de que se tem notcia pudesse t-las tais, e de tal qualidade. Montezuma pretendia que o tesouro fosse um tributo de sua corte ao rei espanhol. Mas os soldados de Corts exigiram que o tesouro fosse tratado como butim e que cada um deles recebesse uma parte do ouro. Feita a partilha entre o rei da Espanha, o prprio Corts e tantos outros envolvidos, chegava-se a cem pesos para cada soldado raso, uma soma to insignificante diante de suas expectativas que, no fim, muitos se recusaram a aceit-la. Cedendo vontade de seus homens, Corts ordenou aos afamados ourives de Azcapotzalco que convertessem os preciosos objetos de Montezuma em lingotes, em que se estamparam as armas reais. Os ourives levaram trs dias para realizar a tarefa. Hoje, os visitantes do Museu do Ouro de Santa F de Bogot podem ler, gravados na pedra sobre a porta, os seguintes versos, dirigidos por um poeta asteca aos conquistadores espanhis: Maravilho-me de vossa cegueira e loucura, que desfazeis as joias bem lavradas para fazer delas vigotes.
(Adaptado de Alberto Manguel, mesa com o Chapeleiro Maluco: ensaios sobre corvos e escrivaninhas. Trad. Josely Vianna Baptista. So Paulo: Companhia das Letras, 2009, p. 21-22)

1. No texto, o autor: (A) atribui diferena de cultura a capitulao de Montezuma ao soberano espanhol, figura de contornos fantasmagricos ao olhar do rei asteca. (B) evidencia que homens que se dedicam s armas, como o poderoso Corts, por fora do prprio ofcio, no manifestam sensibilidade para as formas artsticas. (C) disserta sobre a apreciao da matria-prima de tesouros em distintas sociedades, circunscrevendo seus comentrios ao sculo XVI. (D) relata e comenta um episdio histrico que torna clara a ideia de que produes culturais e aes humanas no tm valor absoluto. (E) toma o carter mercenrio do colonizador como causa do seu olhar apurado, responsvel, em ltima instncia, pela sofisticao dos artfices em metais preciosos.

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

2 de 33

Curso de Provas Comentadas da FCC Prof. Fabiano Sales Aula 01


2. Esgotado por sucessivas batalhas, convencido da inutilidade de seguir lutando e tendo decidido ser prefervel capitular a perder no s a liberdade como a vida, no vero de 1520 o rei asteca Montezuma, prisioneiro dos espanhis, concordou em entregar a Hernn Corts o vasto tesouro que seu pai, Axayctl, reunira com tanto esforo, e em jurar lealdade ao rei da Espanha, aquele monarca distante e invisvel cujo poder Corts representava. Sobre o fragmento acima, em seu contexto, correto afirmar: (A) As oraes iniciais (linhas 1 a 3 da transcrio acima) constituem sequncia que vai do acontecimento mais determinante para o menos determinante da ao de "concordar". (B) no s e como introduzem os complementos verbais exigidos por ser prefervel. (C) As formas verbais tendo decidido e concordou expressam aes concomitantes. (D) Em perder no s a liberdade, o elemento destacado tem o mesmo valor e funo dos notados na frase "Estava s, mas bastante tranquilo". (E) Em tanto esforo, est expresso um juzo de valor.

3. No contexto do primeiro pargrafo, aceitvel por resguardar o sentido original a substituio de: (A) Comentando por "Mesmo ao comentar". (B) o tempo todo por "intermitentemente". (C) voluntariamente por "obstinadamente". (D) o por "aquilo". (E) acorrentado por "subjugado". 4. No incio do pargrafo 2, o segmento que corresponde a uma circunstncia de tempo : (A) Segundo todos os testemunhos. (B) o tesouro real asteca era magnfico. (C) ao ser reunido diante dos espanhis. (D) formou trs grandes pilhas de ouro. (E) que sugeriam sofisticadas cerimnias sociais. 5. Afirma-se com correo que, no segundo pargrafo do texto, (A) (linha 12) houve um deslize com relao ao padro culto escrito os testemunhos , pois "testemunha" palavra usada somente no feminino. (B) (linha 13) houve deslize com relao ao padro culto escrito formou , pois a nica forma aceita como correta "formaram-se". (C) (linha 15) os dois-pontos introduzem citao direta do depoimento de uma testemunha. (D) (linhas 19 e 20) a determinao de Prncipes algum entre todos os Prncipes do Mundo de que se tem notcia inclui uma condio restritiva. (E) (linha 20) o pronome as (t-las) remete a to maravilhosas. 6. Pode-se entender corretamente como expresso de causa a seguinte passagem, em seu contexto: (A) Montezuma pretendia que o tesouro fosse um tributo de sua corte ao rei espanhol. (B) chegava-se a cem pesos para cada soldado raso. (C) no fim, muitos se recusaram a aceit-la. (D) Cedendo vontade de seus homens. (E) dirigidos por um poeta asteca aos conquistadores espanhis.

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

3 de 33

Curso de Provas Comentadas da FCC Prof. Fabiano Sales Aula 01


7. Est corretamente entendida a seguinte expresso do texto: (A) que o tesouro fosse tratado como butim / que o tesouro fosse considerado pilhagem. (B) sugeriam sofisticadas cerimnias sociais / convidavam a comemoraes da alta sociedade. (C) pssaros e flores cuidadosamente cinzelados / pssaros e flores soberbamente adornados. (D) tendo decidido ser prefervel capitular / tendo optado por fazer conchavo. (E) soma to insignificante diante de suas expectativas / quantia irrisria considerada a carncia dos espanhis.

8. Feita a partilha entre o rei da Espanha, o prprio Corts e tantos outros envolvidos, chegava-se a cem pesos para cada soldado raso, uma soma to insignificante diante de suas expectativas que, no fim, muitos se recusaram a aceit-la. afirmao correta sobre o fragmento acima: (A) muitos se recusaram a aceit-la expressa uma finalidade. (B) a correlao instaurada por to cumpre-se pela associao entre esse termo e no fim. (C) no fim equivale a "finalmente", exprimindo que o desenlace da situao ocorreu exatamente como todos desejavam. (D) chegava-se a cem pesos para cada soldado raso exprime consequncia de condio anteriormente cumprida. (E) a eliminao da primeira vrgula em que, no fim, muitos se recusaram a aceit-la mantm a pontuao correta.

9. Maravilho-me de vossa cegueira e loucura, que desfazeis as joias bem lavradas para fazer delas vigotes. Se o poeta asteca tivesse se dirigido a seus interlocutores, os conquistadores espanhis, por meio de outro pronome, a correlao entre esse novo pronome e a forma verbal, respeitado o contexto, estaria totalmente adequada ao padro culto escrito em: (A) Maravilho-me de sua cegueira e loucura, que desfaz as joias ... (B) Maravilho-me da cegueira e loucura de vocs, que desfazeis as joias ... (C) Maravilho-me de tua cegueira e loucura, que desfaz as joias ... (D) Maravilho-me de sua cegueira e loucura, que desfazem as joias ... (E) Maravilho-me de sua cegueira e loucura, que desfazes as joias ...

10. ... aquele monarca distante e invisvel cujo poder Corts representava. Considerado do ponto de vista estritamente gramatical, o segmento acima mantm a correo se a forma verbal representava for substituda por: (A) contestava. (B) se curvava. (C) desconfiava. (D) fazia frente. (E) se apoiava.

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

4 de 33

Curso de Provas Comentadas da FCC Prof. Fabiano Sales Aula 01


Instrues: Considere o texto a seguir para responder s questes de nmeros 11 a 22. A arrogncia da interpretao a posteriori A histria no se repete, mas rima. (Mark Twain) A histria repete-se; essa uma das coisas erradas da histria. (Clarence Darrow) A histria tem sido definida como uma coisa depois da outra. Essa ideia pode ser considerada um alerta contra duas tentaes, mas eu, devidamente alertado, flertarei cautelosamente com ambas. Primeiro, o historiador tentado a vasculhar o passado procura de padres que se repetem; ou, pelo menos, como diria Mark Twain, ele tende a buscar razo e rima em tudo. Esse apetite por padres afronta quem acha que a histria no vai a lugar nenhum e no segue regras a histria costuma ser um negcio aleatrio, confuso, como tambm disse o prprio Mark Twain. A segunda tentao do historiador a soberba do presente: achar que o passado teve por objetivo o tempo atual, como se os personagens do enredo da histria no tivessem nada melhor a fazer da vida do que prenunciar-nos. Sob nomes que no vm ao caso para ns, essas so questes atualssimas na histria humana, e surgem mais fortes e polmicas na escala temporal mais longa da evoluo. A histria evolutiva pode ser representada como uma espcie depois da outra. Mas muitos bilogos ho de concordar comigo que se trata de uma ideia tacanha. Quem olha a evoluo dessa perspectiva deixa passar a maior parte do que importante. A evoluo rima, padres se repetem. E no simplesmente por acaso. Isso ocorre por razes bem compreendidas, sobretudo razes darwinianas, pois a biologia, ao contrrio da evoluo humana ou mesmo da fsica, j tem a sua grande teoria unificada, aceita por todos os profissionais bem informados no ramo, embora em vrias verses e interpretaes. Ao escrever a histria evolutiva, no me esquivo a buscar padres e princpios, mas procuro faz-lo com cautela. E quanto segunda tentao, a presuno da interpretao a posteriori, a ideia de que o passado atua para produzir nosso presente especfico? O falecido Stephen Jay Gould salientou, com acerto, que um cone dominante da evoluo na mitologia popular, uma caricatura quase to ubqua quanto a de lemingues atirando-se ao penhasco (alis, outro mito falso), a de uma fila de ancestrais simiescos a andar desajeitadamente, ascendendo na esteira da majestosa figura que os encabea num andar ereto e vigoroso: o Homo sapiens sapiens o homem como a ltima palavra da evoluo (e nesse contexto sempre um homem, e no uma mulher), o homem como o alvo de todo o empreendimento, o homem como um magneto, atraindo a evoluo do passado em direo proeminncia. Obs. lemingues: designao comum a diversos pequenos roedores.
(Richard Dawkins, com a colaborao de Yan Wong, A grande histria da evoluo: Na trilha dos nossos ancestrais. Trad. Laura Teixeira Motta. So Paulo: Companhia das Letras, 2009, p. 17-18)

11. Entende-se corretamente que, no texto, o autor: (A) parte de uma concepo bastante difundida e analisa meticulosamente as suas facetas, provando sua definitiva inaceitabilidade. (B) declara sua disposio para enfrentar com estilo prprio prticas suscetveis de serem tomadas como no recomendveis.

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

5 de 33

Curso de Provas Comentadas da FCC Prof. Fabiano Sales Aula 01


(C) faz um alerta contra a aceitao de conceito ultrapassado sobre a histria, responsvel, inclusive, por alguns equvocos em sua prpria atitude de estudioso. (D) assume a posio de defensor intransigente da pesquisa feita sob critrios controversos, considerada perspectiva mpar a garantir qualidade. (E) repele veementemente o comportamento de pesquisadores que veem o passado como fonte de qualquer benefcio para o avano da cincia.

12. No primeiro pargrafo, (A) ao citar duas vezes Mark Twain, o autor busca legitimao para seu entendimento de que o j vivido no passvel de cognio. (B) o autor cita Mark Twain como prova inconteste de que a histria definitivamente no pode oferecer paradigmas. (C) ao valer-se de Mark Twain, s linhas 6 e 7, o autor busca expressar metaforicamente certa limitao a pensamento enunciado antes. (D) o autor usa tom coloquial como se os personagens do enredo da histria no tivessem nada melhor a fazer da vida para reforar o desacerto de quem atribui soberba a historiadores. (E) o autor toma como afronta pessoal a sugesto para a busca de modelos comportamentais, ideia que rejeita sem concesses.

13. Considere o segundo pargrafo e as afirmaes que seguem. I. Na frase Sob nomes que no vm ao caso para ns, o autor exprime opo pelo silncio, mas sinaliza ter conhecimento acerca do que silencia. II. No pargrafo, o autor realiza um afunilamento do assunto histria, com que, no primeiro pargrafo, iniciou sua exposio. III. O emprego do pronome ns recurso para promover aproximao mais estreita com o leitor, tornando o discurso mais ntimo. IV. Em A histria evolutiva pode ser representada como uma espcie depois da outra, o autor explicita que a ideia de sucesso inerente evoluo dos seres vivos e exclusiva dela. O texto abona a correo do que se afirma APENAS em: (A) I e II. (B) I, II e III. (C) I, III e IV. (D) II e III. (E) II, III e IV.

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

6 de 33

Curso de Provas Comentadas da FCC Prof. Fabiano Sales Aula 01


14. Sob nomes que no vm ao caso para ns, essas so questes atualssimas na histria humana, e surgem mais fortes e polmicas na escala temporal mais longa da evoluo. A histria evolutiva pode ser representada como uma espcie depois da outra. Mas muitos bilogos ho de concordar comigo que se trata de uma ideia tacanha. Considerado o fragmento, em seu contexto, correto afirmar: (A) em essas so questes atualssimas, o pronome remete a assuntos que sero anunciados a seguir. (B) nele est rejeitada, de modo subentendido, a ideia de que a histria humana poderia abrigar mais de uma escala de tempo. (C) como est empregado com o mesmo valor e funo observados no primeiro pargrafo. (D) a expresso ho de concordar expressa convico acerca da inevitabilidade da ao. (E) como uma espcie depois da outra pode ser substitudo, sem prejuzo da correo e do sentido originais, por como espcies contguas das outras. 15. No segundo pargrafo, a alterao que mantm o sentido e a correo originais a de: (A) Mas por "Apesar de". (B) Quem por "Muitos bilogos". (C) embora por "no obstante". (D) Ao escrever por "Salvo se escrever". (E) mas procuro por "ainda que procure". 16. Sobre a presuno da interpretao a posteriori, legtimo afirmar que: (A) traduz apreciao crtica sobre tomar o momento presente como fim ltimo da histria. (B) ideia adotada pelo autor como decorrncia de sua cautela. (C) negada pelo que se afirma acerca da caricatura da fila de ancestrais simiescos. (D) por efeito da argumentao desenvolvida no texto, concepo que contradiz a anunciada no ttulo. (E) denomina o raciocnio que, luz das conquistas tericas do presente, apreende adequadamente o passado. 17. Est corretamente entendida a seguinte expresso do texto: (A) soberba do presente / aura de mistrio com que os fatos atuais desafiam o conhecimento do historiador, seduzido pelo passado. (B) cone dominante / imagem emblemtica pelo acerto e beleza da representao. (C) quase to ubqua / prxima da perfeio desejvel da reproduo. (D) como um magneto / semelhana de um material imantado. (E) em direo proeminncia / com vistas ao que est por vir. 18. correto afirmar que, independentemente do estrito significado do verbo, a estrutura que expressa continuidade da ao : (A) o passado atua. (B) para produzir. (C) a andar. (D) os encabea. (E) nesse contexto .

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

7 de 33

Curso de Provas Comentadas da FCC Prof. Fabiano Sales Aula 01


19. Afirma-se corretamente que, no ltimo pargrafo, (A) o ponto de interrogao sinaliza a pergunta que foi diretamente respondida por Stephen Jay. (B) os parnteses acolhem retificao, realizada de modo idntico ao que se nota em "Eu a vi ontem, alis, anteontem". (C) os dois-pontos introduzem uma citao latina que traduzida com objetividade no trecho aps o travesso. (D) a colocao de uma vrgula antes do pronome que optativa, por isso a frase alterada manteria rigorosamente o sentido original. (E) os parnteses acolhem comentrio considerado pertinente, mas digressivo com relao ao fio principal da argumentao.

20. Quem olha a evoluo dessa perspectiva deixa passar a maior parte do que importante. Alterando-se as formas verbais da frase acima, a correlao entre as novas formas ainda estar em conformidade com o padro culto escrito em: (A) olharia - deixava passar - foi (B) olhasse - deixaria passar - (C) olhe - deixava passar - seja (D) olharia - deixou passar - fosse (E) olhar - deixou passar era

21. Essa ideia pode ser considerada um alerta contra duas tentaes, mas eu, devidamente alertado, flertarei cautelosamente com ambas. Uma outra redao correta para o que se afirma no segmento destacado : (A) mas, quanto mim, alerta que estou, terei cautela ao flertar com ambas. (B) mas eu, consciente do dever, busco flertar com as duas, embora cauteloso. (C) mas dado a mim, vigilante na medida certa, flertarei com uma ou outra cuidadosamente. (D) mas no que se refere minha pessoa, j advertido somente flertarei e com ambas, cautelosamente. (E) mas eu, convenientemente prevenido, flertarei cautelosamente com uma e outra.

22. Mas muitos bilogos ho de concordar ... Diferentemente do que se tem acima, a frase que, consoante o padro culto escrito, exige o emprego do verbo haver no singular : (A) Muitas teorias j ...... sido submetidas sua anlise quando ele expressou essa convico. (B) Talvez ...... algumas verses da teoria citada, mas certamente poucos as conhecem. (C) Quantos bilogos ...... pesquisado o assunto e talvez no tenham a mesma opinio. (D) Alguns mitos falsos ...... merecido representao artisticamente irrepreensvel. (E) Ns ...... de corresponder s expectativas depositadas em nossa equipe.

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

8 de 33

Curso de Provas Comentadas da FCC Prof. Fabiano Sales Aula 01


Instrues: Considere o texto a seguir para responder s questes de nmeros 23 a 27. [14 de fevereiro] Conheci ontem o que celebridade. Estava comprando gazetas a um homem que as vende na calada da Rua de S. Jos, esquina do Largo da Carioca, quando vi chegar uma mulher simples e dizer ao vendedor com voz descansada: Me d uma folha que traz o retrato desse homem que briga l fora. Quem? Me esqueceu o nome dele. Leitor obtuso, se no percebeste que esse homem que briga l fora nada menos que o nosso Antnio Conselheiro, cr-me que s ainda mais obtuso do que pareces. A mulher provavelmente no sabe ler, ouviu falar da seita de Canudos, com muito pormenor misterioso, muita aurola, muita lenda, disseram-lhe que algum jornal dera o retrato do Messias do serto, e foi compr-lo, ignorando que nas ruas s se vendem as folhas do dia. No sabe o nome do Messias; esse homem que briga l fora. A celebridade, caro e tapado leitor, isto mesmo. O nome de Antnio Conselheiro acabar por entrar na memria desta mulher annima, e no sair mais. Ela levava uma pequena, naturalmente filha; um dia contar a histria filha, depois neta, porta da estalagem, ou no quarto em que residirem.
(Machado de Assis, Crnica publicada em A semana, 1897. In Obra completa, vol.III, Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1997, p. 763)

23. Est correto afirmar que, nesse fragmento da crnica, (A) so essenciais tanto a caracterizao da mulher, quanto a presena da filha a seu lado, para a construo do conceito de celebridade de que trata o autor. (B) essencial a caracterizao da mulher em oposio do leitor-interlocutor na construo do conceito de celebridade de que trata o autor. (C) se estabelece tenso contnua entre o que o autor v e o que imagina, fato que obriga qualquer leitor crtico a rejeitar a assertiva Conheci ontem o que celebridade. (D) a sequncia No sabe o nome do Messias; esse homem que briga l fora possibilita ao autor ressaltar, ironicamente, a falta de inteligncia que atribui ao leitor. (E) a cena descrita, captada pelo autor como sntese de um comportamento exemplar, restringe o sentido atribudo palavra celebridade pelo senso comum: fama. 24. Considerado o contexto, est correto o que se afirma em: (A) (linha 1) Estava comprando indica, entre aes simultneas, a que se estava processando quando sobrevieram as demais. (B) (linha 12) dera exprime ao ocorrida simultaneamente a disseram (linha 12). (C) (linha 15) acabar por entrar expressa um desejo. (D) (linha 16) levava designa fato passado concebido como permanente. (E) (linha 18) residirem exprime fato possvel, mas improvvel. 25. Se o cronista tivesse preferido contar com suas prprias palavras o que a mulher disse ao vendedor, a formulao que, em continuidade frase ... quando vi chegar uma mulher simples e pedir ao vendedor com voz descansada, atenderia corretamente ao padro culto escrito : (A) que desse uma folha que traria o retrato desse homem que briga l fora. (B) que lhe desse uma folha que trazia o retrato daquele homem que brigava l fora. (C) que lhe d uma folha que traz o retrato desse homem que briga l fora. (D) que me d uma folha que traz o retrato desse homem que brigaria l fora. (E) que: D-me uma folha que traz o retrato daquele homem que brigaria l fora.

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

9 de 33

Curso de Provas Comentadas da FCC Prof. Fabiano Sales Aula 01


26. ... cr-me que s ainda mais obtuso do que pareces. Trocando a segunda pela terceira pessoa, a frase acima est em total conformidade com o padro culto escrito em: (A) creia-me que ainda mais obtuso do que parece. (B) crede-me que ainda mais obtuso do que parecei. (C) cr-me que ainda mais obtuso do que parece. (D) creia-me que ainda mais obtuso do que parecei. (E) crede-me que s ainda mais obtuso do que parecei. 27. ... um dia contar a histria filha, depois neta. Transpondo para a voz passiva a frase acima, a forma verbal obtida corretamente : (A) seriam contadas. (B) haver de ser contada. (C) ser contada. (D) haveria de ser contada. (E) poderiam ser contadas. 28. Est clara e em total conformidade com o padro culto escrito a seguinte redao: (A) A comparao que os artistas fizeram entre as duas peas foi possvel perceber que materiais distintos exigem a mesma dedicao, ainda que especificidades sejam atendidas de outra maneira. (B) O talentoso pintor, aos 13 de idade, partilhou com o trabalho do mestre por 7 anos, experincia que rendeu conhecimento de recursos expressivos que disps em produes posteriores. (C) Aludiu de maneira discreta quele que o havia contestado, mas reconheceu tanto a pertinncia quanto a importncia do discordar, pois a isso, muitas vezes, devem-se avanos na cincia. (D) As aes levadas a efeito pelo grupo junto aos jovens possibilitaram reconhecimento e respeito de seus direitos, o que lhes mobilizou a dar transparncia ao movimento e resultados. (E) A rapidez das aes relevante para essa iniciativa, aonde o sucesso depende da interferncia imediata, pois, caso uma das atitudes for adiada, muito, muitas etapas mesmo, se deixariam sem resolver. 29. A frase que est em total conformidade com o padro culto escrito : (A) A sua crescente habilidade para o dilogo ao mesmo tempo franco e polido foi atribudo aos ambientes em que frequentava por conta da profisso. (B) No vai fazer diferena, a essa altura, os pareceres desfavorvel ao projeto, pois grande parte dos consultores reconheceu a possibilidade de implement-lo. (C) Esses argumentos em estilo to requintado fatal para convencer aqueles que os consideram mais pela aparncia que pela consistncia, que um grande equvoco. (D) Em favor ideia ele exps uma dezena de fatores, cujo teor poucos tinham tido acesso antes da polmica reunio. (E) O foco dos debates era aquela teoria, e ningum dentre eles poderia alegar que no fora avisado da necessidade de a ele se ater, para que se evitassem situaes embaraosas.

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

10 de 33

Curso de Provas Comentadas da FCC Prof. Fabiano Sales Aula 01


30. A frase que respeita inteiramente o padro culto escrito : (A) Nada disso influe no que foi acordado j faz mais de dez dias, mas eles quizeram que eu reiterasse a sua disposio de manter o que foi estabelecido. (B) Gs lacrimognio foi usado para dispersar os grupos que cultivavam antiga richa, reforando a convico de que dali h anos ainda estariam de lados opostos. (C) Ficou na dependncia de ele redigir tudo o que os acionistas mais antigos se disporam a oferecer, se, e s se, os mais novos no detiverem o curso das negociaes. (D) Semeemos a ideia de que tudo ser resolvido de acordo com os itens considerados prioritrios, nem que para isso precisamos apelar para a decncia de todos. (E) Vocs divergem, mas agora necessrio que se remedeie a situao; por isso, faam novos contratos e provejam o setor de profissionais competentes.

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

11 de 33

Curso de Provas Comentadas da FCC Prof. Fabiano Sales Aula 01

COMENTRIOS PROVA DE LNGUA PORTUGUESA


Instrues: Considere o texto abaixo para responder s questes de nmeros 1 a 10.

Esgotado por sucessivas batalhas, convencido da inutilidade de seguir lutando e tendo decidido ser prefervel capitular a perder no s a liberdade como a vida, no vero de 1520 o rei asteca Montezuma, prisioneiro dos espanhis, concordou em entregar a Hernn Corts o vasto tesouro que seu pai, Axayctl, reunira com tanto esforo, e em jurar lealdade ao rei da Espanha, aquele monarca distante e invisvel cujo poder Corts representava. Comentando a cerimnia, o cronista espanhol Fernando de Oviedo relata que Montezuma chorou o tempo todo, e, apontando a diferena entre o encargo que aceito voluntariamente por uma pessoa livre e o que pesarosamente executado por algum acorrentado, Oviedo cita o poeta romano Marcus Varro, O que entregue fora no servio, mas espoliao. Segundo todos os testemunhos, o tesouro real asteca era magnfico e ao ser reunido diante dos espanhis formou trs grandes pilhas de ouro compostas, em grande parte, de utenslios requintados, que sugeriam sofisticadas cerimnias sociais: colares intrincados, braceletes, cetros e leques decorados com penas multicoloridas, pedras preciosas, prolas, pssaros e flores cuidadosamente cinzelados. Essas peas, segundo o prprio Corts, alm de seu valor, eram tais e to maravilhosas, que, consideradas por sua novidade e estranheza, no tinham preo, nem de acreditar que algum entre todos os Prncipes do Mundo de que se tem notcia pudesse t-las tais, e de tal qualidade. Montezuma pretendia que o tesouro fosse um tributo de sua corte ao rei espanhol. Mas os soldados de Corts exigiram que o tesouro fosse tratado como butim e que cada um deles recebesse uma parte do ouro. Feita a partilha entre o rei da Espanha, o prprio Corts e tantos outros envolvidos, chegava-se a cem pesos para cada soldado raso, uma soma to insignificante diante de suas expectativas que, no fim, muitos se recusaram a aceit-la. Cedendo vontade de seus homens, Corts ordenou aos afamados ourives de Azcapotzalco que convertessem os preciosos objetos de Montezuma em lingotes, em que se estamparam as armas reais. Os ourives levaram trs dias para realizar a tarefa. Hoje, os visitantes do Museu do Ouro de Santa F de Bogot podem ler, gravados na pedra sobre a porta, os seguintes versos, dirigidos por um poeta asteca aos conquistadores espanhis: Maravilho-me de vossa cegueira e loucura, que desfazeis as joias bem lavradas para fazer delas vigotes.
(Adaptado de Alberto Manguel, mesa com o Chapeleiro Maluco: ensaios sobre corvos e escrivaninhas. Trad. Josely Vianna Baptista. So Paulo: Companhia das Letras, 2009, p. 21-22)

1. No texto, o autor: (A) atribui diferena de cultura a capitulao de Montezuma ao soberano espanhol, figura de contornos fantasmagricos ao olhar do rei asteca. (B) evidencia que homens que se dedicam s armas, como o poderoso Corts, por fora do prprio ofcio, no manifestam sensibilidade para as formas artsticas. (C) disserta sobre a apreciao da matria-prima de tesouros em distintas sociedades, circunscrevendo seus comentrios ao sculo XVI. (D) relata e comenta um episdio histrico que torna clara a ideia de que produes culturais e aes humanas no tm valor absoluto. (E) toma o carter mercenrio do colonizador como causa do seu olhar apurado, responsvel, em ltima instncia, pela sofisticao dos artfices em metais preciosos.

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

12 de 33

Curso de Provas Comentadas da FCC Prof. Fabiano Sales Aula 01

Comentrio: Vamos analisar cada item. A) Por meio do contexto, percebemos que a capitulao de Montezuma ocorreu em virtude do esgotamento advindo de sucessivas batalhas: Esgotados por sucessivas batalhas, (...) o rei asteca Montezuma concordou entregar a Hernn Corts o vasto tesouro.... B) Segundo o texto, Hernn Corts admira o tesouro asteca, sendo difcil atribuir um preo a ele: Essas peas, segundo o prprio Corts, alm de seu valor, eram tais e to valiosas, que, consideradas por sua novidade e estranheza, no tinham preo. Entretanto, considera-se erro atribuir insensibilidade a todos os homens que se dedicam s foras armadas. Trata-se de um erro de extrapolao. C) O texto apresenta um fato histrico e a narrao deste por meio de adjetivaes. Contm, portanto, caractersticas muito mais narrativas do que dissertativas (por exemplo, o emprego de verbos no tempo passado). D) Esta a resposta da questo. No ltimo pargrafo do texto, o autor menciona que a transformao do tesouro em lingotes de ouro, proporcionando valor s produes culturais: ...Corts ordenou aos afamados ourives de Azcapotzalco que convertessem os precisos objetos de Montezuma em lingotes, em que se estamparam as armas reais. E) No ltimo perodo o texto, o autor reprova a transformao do ouro em lingotes: Maravilho-me de vossa cegueira e loucura, que desfazeis as joias bem lavradas para fazer delas vigotes. Isso descaracteriza o carter mercenrio do colonizador e a sofisticao dos artfices em metais preciosos. Gabarito: D.

2. Esgotado por sucessivas batalhas, convencido da inutilidade de seguir lutando e tendo decidido ser prefervel capitular a perder no s a liberdade como a vida, no vero de 1520 o rei asteca Montezuma, prisioneiro dos espanhis, concordou em entregar a Hernn Corts o vasto tesouro que seu pai, Axayctl, reunira com tanto esforo, e em jurar lealdade ao rei da Espanha, aquele monarca distante e invisvel cujo poder Corts representava. Sobre o fragmento acima, em seu contexto, correto afirmar: (A) As oraes iniciais (linhas 1 a 3 da transcrio acima) constituem sequncia que vai do acontecimento mais determinante para o menos determinante da ao de "concordar". (B) no s e como introduzem os complementos verbais exigidos por ser prefervel. (C) As formas verbais tendo decidido e concordou expressam aes concomitantes. (D) Em perder no s a liberdade, o elemento destacado tem o mesmo valor e funo dos notados na frase "Estava s, mas bastante tranquilo". (E) Em tanto esforo, est expresso um juzo de valor. Comentrio: Analisando o fragmento do enunciado, percebemos que a afirmao correta encontrada na assertiva E. Em reuniria com tanto esforo, a expresso destacada atribui juzo de valor s personagens, ou seja, so opinies textuais dotadas de subjetividade, parcialidade. Vejamos os erros das demais opes:

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

13 de 33

Curso de Provas Comentadas da FCC Prof. Fabiano Sales Aula 01


A) No trecho em comento, h uma gradao ascedente, ou seja, ocorre do menos determinante (Esgotado por sucessivas batalhas) para o mais (perder no s a liberdade como a vida): Esgotado por sucessivas batalhas, convencido da inutilidade de seguir lutando e tendo decidido ser prefervel capitular a perder no s a liberdade como a vida. B) No contexto, a forma prefervel integra a estrutura do sujeito oracional prefervel capitular, tendo como complemento nominal oracional a expresso a perder no s a liberdade como a vida. Por sua vez, a expresso no s a liberdade como a vida complemento do verbo perder. Vale chamar a ateno para a correlao no s...como, equivalente a no s...mas tambm, que apresenta valor semntico de adio. Exemplo: Ele no s estuda, mas tambm trabalha. (= Ele estuda e trabalha.) C) Por meio do contexto, identificamos que a ao de decidir anterior de concordar. D) No trecho perder no s a liberdade, o elemento destacado pertence classe dos advrbios, equivalendo a apenas. Por sua vez, no segmento Estava s, mas bastante tranquilo., a forma em destaque pertence classe dos adjetivos e equivale a sozinho. Gabarito: E.

3. No contexto do primeiro pargrafo, aceitvel por resguardar o sentido original a substituio de: (A) Comentando por "Mesmo ao comentar". (B) o tempo todo por "intermitentemente". (C) voluntariamente por "obstinadamente". (D) o por "aquilo". (E) acorrentado por "subjugado". Comentrio: A resposta da questo encontra-se na assertiva E, em que temos um caso de sinnimos circunstancias. Os vocbulos acorrentado e subjugado no se apresentam como equivalentes no sentido denotativo. Entretanto, no contexto, h uma aproximao de significado dessas formas, sendo possvel a substituio de uma pela outra. Vejamos os erros das demais opes: A) No trecho Comentando a cerimnia, h valor temporal. Por sua vez, a expresso Mesmo ao comentar apresenta matiz semntico de concesso, alterando o sentido original. B) As expresses o tempo todo e intermitentemente apresentam valores opostos. Enquanto esta significa aquilo que sofre interrupes, aquela transmite a ideia de algo contnuo, ininterrupto. C) O advrbio Voluntariamente significa aquilo que feito por livre vontade, iniciativa. Por sua vez, a forma adverbial obstinadamente significa o que persiste; firme, capaz. D) No contexto, o elemento o pertence classe dos pronomes (demonstrativos), em referncia ao vocbulo encargo. Gabarito: E.

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

14 de 33

Curso de Provas Comentadas da FCC Prof. Fabiano Sales Aula 01


4. No incio do pargrafo 2, o segmento que corresponde a uma circunstncia de tempo : (A) Segundo todos os testemunhos. (B) o tesouro real asteca era magnfico. (C) ao ser reunido diante dos espanhis. (D) formou trs grandes pilhas de ouro. (E) que sugeriam sofisticadas cerimnias sociais. Comentrio: A expresso ao ser reunido diante dos espanhis uma orao subordinada reduzida, apresentando matiz semntico de tempo. Percebam que, no contexto, possvel utilizar o conectivo quando (com as devidas adaptaes): (...) o tesouro real asteca era magnfico e, quando reunido diante dos espanhis formou trs grandes pilhas de ouro compostas (...). Portanto, a letra (C) o gabarito da questo. Gabarito: C. 5. Afirma-se com correo que, no segundo pargrafo do texto, (A) (linha 12) houve um deslize com relao ao padro culto escrito os testemunhos , pois "testemunha" palavra usada somente no feminino. (B) (linha 13) houve deslize com relao ao padro culto escrito formou , pois a nica forma aceita como correta "formaram-se". (C) (linha 15) os dois-pontos introduzem citao direta do depoimento de uma testemunha. (D) (linhas 19 e 20) a determinao de Prncipes algum entre todos os Prncipes do Mundo de que se tem notcia inclui uma condio restritiva. (E) (linha 20) o pronome as (t-las) remete a to maravilhosas. Comentrio: Vamos analisar as opes. A) Segundo o Dicionrio Eletrnico Houaiss, o substantivo testemunha significa aquele(a) que testemunhou, que assistiu a um acontecimento, um fato. uma forma sobrecomum, ou seja, pode referir-se a ambos os gneros, dependendo do contexto em que estiver empregado. Exemplo: Ele foi testemunha do assalto. (refere-se ao gnero masculino) A depoente foi testemunha do crime. (refere-se ao gnero feminino) Entretanto, no contexto, o vocbulo testemunhos foi empregado com o sentido de declarao, depoimento; afirmao fundamentada, sem desrespeitar o padro culto escrito. B) Uma vez que o sujeito o tesouro real asteca simples e que seu ncleo tesouro est no singular, o verbo formar deve permanecer na terceira pessoa do singular. No se trata, portanto, de um caso de voz passiva sinttica ou pronominal. C) Nas aulas sobre pontuao, estudamos que o sinal de dois-pontos pode ser empregado para denotar uma enumerao. o que ocorre no trecho em anlise: (...) utenslios requintados, que sugeriam sofisticadas cerimnias sociais: colares intrincados, braceletes, cetros e leques decorados com penas multicoloridas, pedras preciosas, prolas, pssaros e flores cuidadosamente cinzelados.

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

15 de 33

Curso de Provas Comentadas da FCC Prof. Fabiano Sales Aula 01


D) Esta a resposta da questo. No trecho algum entre todos os Prncipes do Mundo de que se tem notcia, a expresso destacada encerra valor de restrio ao vocbulo Prncipes. E) No contexto, a forma pronominal las faz referncia anafrica ao vocbulo peas. Gabarito: D.

6. Pode-se entender corretamente como expresso de causa a seguinte passagem, em seu contexto: (A) Montezuma pretendia que o tesouro fosse um tributo de sua corte ao rei espanhol. (B) chegava-se a cem pesos para cada soldado raso. (C) no fim, muitos se recusaram a aceit-la. (D) Cedendo vontade de seus homens. (E) dirigidos por um poeta asteca aos conquistadores espanhis. Comentrio: A passagem que transmite valor de causa Cedendo vontade de seus homens. Trata-se de uma orao subordinada adverbial reduzida de gerndio, sendo o motivo para a autorizao de Corts para que os ourives transformassem o tesouro em lingotes de ouro. Poderamos reescrever o excerto do texto da seguinte maneira: "Corts ordenou aos afamados ourives de Azcapotzalco que convertessem os preciosos objetos de Montezuma em lingotes, porque cedeu s vontades de seus homens...". Portanto, a letra (D) o gabarito da questo. Gabarito: D.

7. Est corretamente entendida a seguinte expresso do texto: (A) que o tesouro fosse tratado como butim / que o tesouro fosse considerado pilhagem. (B) sugeriam sofisticadas cerimnias sociais / convidavam a comemoraes da alta sociedade. (C) pssaros e flores cuidadosamente cinzelados / pssaros e flores soberbamente adornados. (D) tendo decidido ser prefervel capitular / tendo optado por fazer conchavo. (E) soma to insignificante diante de suas expectativas / quantia irrisria considerada a carncia dos espanhis. Comentrio: Segundo o Dicionrio Eletrnico Houaiss, butim significa conjunto de bens materiais e de escravos, ou prisioneiros, que se toma ao inimigo no curso de um ataque, de uma batalha, de uma guerra. Logo, correta a substituio pelo vocbulo pilhagem. Por sua vez, na locuo verbal fosse tratado, a forma destacada pode ser substituda, sem alterao de sentido, por considerado. Portanto, a assertiva (A) a resposta da questo. Gabarito: A.

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

16 de 33

Curso de Provas Comentadas da FCC Prof. Fabiano Sales Aula 01


8. Feita a partilha entre o rei da Espanha, o prprio Corts e tantos outros envolvidos, chegava-se a cem pesos para cada soldado raso, uma soma to insignificante diante de suas expectativas que, no fim, muitos se recusaram a aceit-la. afirmao correta sobre o fragmento acima: (A) muitos se recusaram a aceit-la expressa uma finalidade. (B) a correlao instaurada por to cumpre-se pela associao entre esse termo e no fim. (C) no fim equivale a "finalmente", exprimindo que o desenlace da situao ocorreu exatamente como todos desejavam. (D) chegava-se a cem pesos para cada soldado raso exprime consequncia de condio anteriormente cumprida. (E) a eliminao da primeira vrgula em que, no fim, muitos se recusaram a aceit-la mantm a pontuao correta. Comentrio: Vamos analisar cada alternativa. A) Incorreta. O segmento muitos se recusaram a aceit-la expressa noo de consequncia para a constatao de que a soma a ser distribuda para cada um dos invasores era insignificante. B) Incorreta. A associao ocorre entre o advrbio to a conjuno consecutiva que: (...) uma soma to insignificante diante de suas expectativas que, no fim, muitos se recusaram a aceit-la. C) Incorreta. A expresso no fim transmite noo de trmino. Portanto, no equivale a finalmente. D) Esta a resposta da questo. Em chegava-se a cem pesos para cada soldado raso, temos uma consequncia do trecho feita a partilha entre o rei da Espanha, o prprio Corts e tantos outros envolvidos, o qual denota um matiz de tempo. E) Incorreta. No excerto, as vrgulas constituem um recurso estilstico, empregado para pr a expresso no fim em evidncia. A assertiva estaria correta se o examinador sugerisse a supresso de ambas as vrgulas, e no apenas de uma. Gabarito: D.

9. Maravilho-me de vossa cegueira e loucura, que desfazeis as joias bem lavradas para fazer delas vigotes. Se o poeta asteca tivesse se dirigido a seus interlocutores, os conquistadores espanhis, por meio de outro pronome, a correlao entre esse novo pronome e a forma verbal, respeitado o contexto, estaria totalmente adequada ao padro culto escrito em: (A) Maravilho-me de sua cegueira e loucura, que desfaz as joias ... (B) Maravilho-me da cegueira e loucura de vocs, que desfazeis as joias ... (C) Maravilho-me de tua cegueira e loucura, que desfaz as joias ... (D) Maravilho-me de sua cegueira e loucura, que desfazem as joias ... (E) Maravilho-me de sua cegueira e loucura, que desfazes as joias ...

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

17 de 33

Curso de Provas Comentadas da FCC Prof. Fabiano Sales Aula 01


Comentrio: Vamos analisar cada alternativa. A) Incorreta. O sujeito da forma verbal desfaz o pronome relativo que, o qual substitui os vocbulos cegueira e loucura. Por essa razo, o verbo desfazer deve estar, obrigatoriamente, na terceira pessoa do plural. B) Incorreta. No contexto, o pronome relativo que retoma a forma pronominal vocs. Por essa razo, o verbo desfazer deveria estar na terceira pessoa do plural: (...) de vocs, que desfazem as joias.... C) Incorreta. O sujeito da forma verbal desfaz o pronome relativo que, o qual representa semanticamente os vocbulos cegueira e loucura. Por essa razo, o verbo desfazer deve estar, obrigatoriamente, na terceira pessoa do plural. D) Esta a resposta da questo. Nesta opo, a concordncia entre o pronome relativo que e o verbo desfazer est correta: Maravilho-me de sua cegueira e loucura, que (= cegueira e loucura) desfazem as joias... E) Incorreta. Na opo, houve erro na correlao entre o pronome possessivo sua (terceira pessoa) e a forma verbal desfazes (segunda pessoa), ou seja, houve erro na uniformidade de tratamento. Gabarito: D.

10. ... aquele monarca distante e invisvel cujo poder Corts representava. Considerado do ponto de vista estritamente gramatical, o segmento acima mantm a correo se a forma verbal representava for substituda por: (A) contestava. (B) se curvava. (C) desconfiava. (D) fazia frente. (E) se apoiava. Comentrio: No enunciado da questo, a forma verbal representava assume transitividade direta. Por isso, exige um complemento direto, qual seja, a expresso cujo poder. Para facilitar a visualizao, poderamos reescrever a orao subordinada adjetiva cujo poder Corts representava da seguinte forma: Corts representava o poder. Feitas essas consideraes, percebemos que a resposta da questo encontra-se na assertiva (A). No contexto, o verbo contestar, de transitividade direta, pode substituir a forma verbal representava, sem prejuzo ao padro culto escrito: ... aquele monarca distante e invisvel cujo poder Corts representava. ... aquele monarca distante e invisvel cujo poder Corts contestava. Notem que houve a manuteno do objeto direto cujo poder: Corts contestava o poder. Gabarito: D.

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

18 de 33

Curso de Provas Comentadas da FCC Prof. Fabiano Sales Aula 01


Instrues: Considere o texto a seguir para responder s questes de nmeros 11 a 22. A arrogncia da interpretao a posteriori A histria no se repete, mas rima. (Mark Twain) A histria repete-se; essa uma das coisas erradas da histria. (Clarence Darrow) A histria tem sido definida como uma coisa depois da outra. Essa ideia pode ser considerada um alerta contra duas tentaes, mas eu, devidamente alertado, flertarei cautelosamente com ambas. Primeiro, o historiador tentado a vasculhar o passado procura de padres que se repetem; ou, pelo menos, como diria Mark Twain, ele tende a buscar razo e rima em tudo. Esse apetite por padres afronta quem acha que a histria no vai a lugar nenhum e no segue regras a histria costuma ser um negcio aleatrio, confuso, como tambm disse o prprio Mark Twain. A segunda tentao do historiador a soberba do presente: achar que o passado teve por objetivo o tempo atual, como se os personagens do enredo da histria no tivessem nada melhor a fazer da vida do que prenunciar-nos. Sob nomes que no vm ao caso para ns, essas so questes atualssimas na histria humana, e surgem mais fortes e polmicas na escala temporal mais longa da evoluo. A histria evolutiva pode ser representada como uma espcie depois da outra. Mas muitos bilogos ho de concordar comigo que se trata de uma ideia tacanha. Quem olha a evoluo dessa perspectiva deixa passar a maior parte do que importante. A evoluo rima, padres se repetem. E no simplesmente por acaso. Isso ocorre por razes bem compreendidas, sobretudo razes darwinianas, pois a biologia, ao contrrio da evoluo humana ou mesmo da fsica, j tem a sua grande teoria unificada, aceita por todos os profissionais bem informados no ramo, embora em vrias verses e interpretaes. Ao escrever a histria evolutiva, no me esquivo a buscar padres e princpios, mas procuro faz-lo com cautela. E quanto segunda tentao, a presuno da interpretao a posteriori, a ideia de que o passado atua para produzir nosso presente especfico? O falecido Stephen Jay Gould salientou, com acerto, que um cone dominante da evoluo na mitologia popular, uma caricatura quase to ubqua quanto a de lemingues atirando-se ao penhasco (alis, outro mito falso), a de uma fila de ancestrais simiescos a andar desajeitadamente, ascendendo na esteira da majestosa figura que os encabea num andar ereto e vigoroso: o Homo sapiens sapiens o homem como a ltima palavra da evoluo (e nesse contexto sempre um homem, e no uma mulher), o homem como o alvo de todo o empreendimento, o homem como um magneto, atraindo a evoluo do passado em direo proeminncia. Obs. lemingues: designao comum a diversos pequenos roedores.
(Richard Dawkins, com a colaborao de Yan Wong, A grande histria da evoluo: Na trilha dos nossos ancestrais. Trad. Laura Teixeira Motta. So Paulo: Companhia das Letras, 2009, p. 17-18)

11. Entende-se corretamente que, no texto, o autor: (A) parte de uma concepo bastante difundida e analisa meticulosamente as suas facetas, provando sua definitiva inaceitabilidade. (B) declara sua disposio para enfrentar com estilo prprio prticas suscetveis de serem tomadas como no recomendveis. (C) faz um alerta contra a aceitao de conceito ultrapassado sobre a histria, responsvel, inclusive, por alguns equvocos em sua prpria atitude de estudioso.

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

19 de 33

Curso de Provas Comentadas da FCC Prof. Fabiano Sales Aula 01


(D) assume a posio de defensor intransigente da pesquisa feita sob critrios controversos, considerada perspectiva mpar a garantir qualidade. (E) repele veementemente o comportamento de pesquisadores que veem o passado como fonte de qualquer benefcio para o avano da cincia. Comentrio: A afirmao correta encontra-se na assertiva (B). O autor iniciou o texto com o perodo A histria tem sido definida como uma coisa depois da outra. Com isso, declarou sua disposio para enfrentar com estilo prprio prticas, colocando em evidncia o surgimento de dois pontos de vista acerca de duas hipteses tentadoras a que os historiadores esto sujeitos. E quais seriam elas? Ambas esto expressas no texto: (i) a de o historiador vasculhar o passado procura de padres de repetio; (ii) e a de ele, o historiador, achar que o passado teve por objetivo o tempo atual. Essas vises no foram descartadas integralmente pelo autor, conforme ratifica o trecho no me esquivo a buscar padres e princpios, mas procuro faz-lo com cautela. De maneira cautelosa, ele flerta com as duas, aproximando-se de ambas. Gabarito: B. 12. No primeiro pargrafo, (A) ao citar duas vezes Mark Twain, o autor busca legitimao para seu entendimento de que o j vivido no passvel de cognio. (B) o autor cita Mark Twain como prova inconteste de que a histria definitivamente no pode oferecer paradigmas. (C) ao valer-se de Mark Twain, s linhas 6 e 7, o autor busca expressar metaforicamente certa limitao a pensamento enunciado antes. (D) o autor usa tom coloquial como se os personagens do enredo da histria no tivessem nada melhor a fazer da vida para reforar o desacerto de quem atribui soberba a historiadores. (E) o autor toma como afronta pessoal a sugesto para a busca de modelos comportamentais, ideia que rejeita sem concesses. Comentrio: Vamos analisar cada alternativa. A) Incorreta. Essa afirmao no encontrada em qualquer parte do texto. Portanto, no plausvel. B) Incorreta. Na citao a histria costuma ser um negcio aleatrio, confuso, de Mark Twain, o vocbulo em destaque refuta a obrigatoriedade transmitida pelo advrbio definitivamente, constante da alternativa. C) Esta a resposta da questo. Com base na citao de Mark Twain, possvel compreender que a histria no obedece a determinados padres. Segundo Mark, a histria aleatria, confusa. D) Incorreta. Nesta opo, houve um erro de inverso, pois o texto transmite ideia contrria que se faz presente na alternativa. Em outras palavras, no segmento como se os personagens do enredo da histria no tivessem nada melhor a fazer da vida, transmite-se uma ideia favorvel queles que consideram soberbas as atitudes dos historiadores. E) Incorreta. O autor no rejeita totalmente nenhuma das ideias. Ao contrrio, ele at se aproxima delas, de maneira cautelosa. Gabarito: C.

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

20 de 33

Curso de Provas Comentadas da FCC Prof. Fabiano Sales Aula 01


13. Considere o segundo pargrafo e as afirmaes que seguem. I. Na frase Sob nomes que no vm ao caso para ns, o autor exprime opo pelo silncio, mas sinaliza ter conhecimento acerca do que silencia. II. No pargrafo, o autor realiza um afunilamento do assunto histria, com que, no primeiro pargrafo, iniciou sua exposio. III. O emprego do pronome ns recurso para promover aproximao mais estreita com o leitor, tornando o discurso mais ntimo. IV. Em A histria evolutiva pode ser representada como uma espcie depois da outra, o autor explicita que a ideia de sucesso inerente evoluo dos seres vivos e exclusiva dela. O texto abona a correo do que se afirma APENAS em: (A) I e II. (B) I, II e III. (C) I, III e IV. (D) II e III. (E) II, III e IV. Comentrio: Vamos analisar cada item. I. Correto. ntida a ideia de que o autor tem conhecimento dos nomes. Entretanto, por serem desnecessrios argumentao do texto, opta por omiti-los. II. Correto. No primeiro pargrafo, o autor apresenta os possveis perigos provenientes da tese A histria tem sido definida como uma coisa depois da outra. Nesse segmento textual, ele expe a cincia histrica de maneira ampla. J no segundo pargrafo do texto, o autor particulariza, aprofundando o assunto histria. III. Correto. O emprego da primeira pessoa do plural um recurso frequentemente empregado para aproximar o leitor da mensagem, estratgia que objetiva persuadi-lo a pensar da mesma forma que o autor. IV. Incorreto. No item, houve um erro de reduo. O equvoco deve-se presena do adjetivo exclusiva. No texto, o autor foi muito alm da afirmao contida neste item. Percebam, por exemplo, o emprego do verbo poder, transmitindo ideia de possibilidade. Portanto, a letra (B) o gabarito da questo. Gabarito: B.

14. Sob nomes que no vm ao caso para ns, essas so questes atualssimas na histria humana, e surgem mais fortes e polmicas na escala temporal mais longa da evoluo. A histria evolutiva pode ser representada como uma espcie depois da outra. Mas muitos bilogos ho de concordar comigo que se trata de uma ideia tacanha. Considerado o fragmento, em seu contexto, correto afirmar:

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

21 de 33

Curso de Provas Comentadas da FCC Prof. Fabiano Sales Aula 01


(A) em essas so questes atualssimas, o pronome remete a assuntos que sero anunciados a seguir. (B) nele est rejeitada, de modo subentendido, a ideia de que a histria humana poderia abrigar mais de uma escala de tempo. (C) como est empregado com o mesmo valor e funo observados no primeiro pargrafo. (D) a expresso ho de concordar expressa convico acerca da inevitabilidade da ao. (E) como uma espcie depois da outra pode ser substitudo, sem prejuzo da correo e do sentido originais, por como espcies contguas das outras. Comentrio: A afirmativa correta encontra-se na letra (D). Toda locuo verbal (estrutura composta por dois ou mais verbos) equivale a um nico verbo. Isso no seria diferente com a expresso ho de concordar, que apresenta valor semntico semelhante ao da forma verbal concordaro. Essa estrutura (concordaro) est conjugada no futuro do presente do indicativo, modo que exprime aes reais, certas, ou seja, h uma ideia de convico. Gabarito: D.

15. No segundo pargrafo, a alterao que mantm o sentido e a correo originais a de: (A) Mas por "Apesar de". (B) Quem por "Muitos bilogos". (C) embora por "no obstante". (D) Ao escrever por "Salvo se escrever". (E) mas procuro por "ainda que procure". Comentrio: A alterao que mantm o sentido e a correo originais encontra-se na assertiva (C). O conectivo embora apresenta valor concessivo, ocorrendo o mesmo com a expresso no obstante. Nas demais opes: a letra (A) est incorreta, pois o conectivo mas contm valor semntico de adversidade, enquanto que a locuo apesar de apresenta matiz de concesso; a letra (B) est incorreta, pois o emprego da expresso Muitos bilogos implicaria erro de concordncia com a forma verbal olha; a letra (D) tambm est incorreta, pois a troca por salvo se escrever alteraria o sentido temporal, presente no perodo original, para valor se excluso; por fim, a letra (E) est incorreta, a troca alteraria a acepo de adversidade por concesso. Gabarito: C. 16. Sobre a presuno da interpretao a posteriori, legtimo afirmar que: (A) traduz apreciao crtica sobre tomar o momento presente como fim ltimo da histria. (B) ideia adotada pelo autor como decorrncia de sua cautela. (C) negada pelo que se afirma acerca da caricatura da fila de ancestrais simiescos. (D) por efeito da argumentao desenvolvida no texto, concepo que contradiz a anunciada no ttulo. (E) denomina o raciocnio que, luz das conquistas tericas do presente, apreende adequadamente o passado. Comentrio: A nica afirmativa correta encontra-se na assertiva (A). No incio do primeiro pargrafo, o autor criticou a opinio acerca da presuno da interpretao a posteriori , revelando a segunda tentao a que o historiador est sujeito: a de achar que o passado teve por objetivo o tempo atual, como se os personagens do enredo da histria no

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

22 de 33

Curso de Provas Comentadas da FCC Prof. Fabiano Sales Aula 01


tivessem nada melhor a fazer da vida do que pernunciar-nos (linhas 9 11). Logo, este o gabarito da questo. Gabarito: A.

17. Est corretamente entendida a seguinte expresso do texto: (A) soberba do presente / aura de mistrio com que os fatos atuais desafiam o conhecimento do historiador, seduzido pelo passado. (B) cone dominante / imagem emblemtica pelo acerto e beleza da representao. (C) quase to ubqua / prxima da perfeio desejvel da reproduo. (D) como um magneto / semelhana de um material imantado. (E) em direo proeminncia / com vistas ao que est por vir. Comentrio: A compreenso correta encontra-se na opo (D). Segundo o Dicionrio Eletrnico Houaiss da Lngua Portuguesa, editora Objetiva, 2009, magneto significa material que tem a propriedade de atrair determinadas substncias, como o ferro; m. Por essa razo, so equivalentes as expresses como um magneto e semelhana de um material imantado, sendo lcito o entendimento. Gabarito: D.

18. correto afirmar que, independentemente do estrito significado do verbo, a estrutura que expressa continuidade da ao : (A) o passado atua. (B) para produzir. (C) a andar. (D) os encabea. (E) nesse contexto . Comentrio: H ideia de continuidade da ao na assertiva (C). Na expresso a andar, constante do segmento uma fila de ancestrais simiescos a andar desajeitadamente, percebe-se a ao contnua da ao de andar, sendo reforada pela preposio a. No Brasil, mais frequente o emprego do gerndio andando. Por sua vez, as demais opes expressam noes estticas ou factuais. Gabarito: C.

19. Afirma-se corretamente que, no ltimo pargrafo, (A) o ponto de interrogao sinaliza a pergunta que foi diretamente respondida por Stephen Jay. (B) os parnteses acolhem retificao, realizada de modo idntico ao que se nota em "Eu a vi ontem, alis, anteontem". (C) os dois-pontos introduzem uma citao latina que traduzida com objetividade no trecho aps o travesso. (D) a colocao de uma vrgula antes do pronome que optativa, por isso a frase alterada manteria rigorosamente o sentido original. (E) os parnteses acolhem comentrio considerado pertinente, mas digressivo com relao ao fio principal da argumentao.

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

23 de 33

Curso de Provas Comentadas da FCC Prof. Fabiano Sales Aula 01


Comentrio: A afirmativa correta encontra-se na assertiva (E). No contexto, o segmento e nesse contexto sempre um homem, e no uma mulher pertinente, porm irrelevante para o argumento principal do artigo (a relao entre histria e evoluo). Isso caracteriza uma fuga ao assunto que est sendo analisado, discutido, isto , temos uma digresso. Gabarito: E. 20. Quem olha a evoluo dessa perspectiva deixa passar a maior parte do que importante. Alterando-se as formas verbais da frase acima, a correlao entre as novas formas ainda estar em conformidade com o padro culto escrito em: (A) olharia - deixava passar - foi (B) olhasse - deixaria passar - (C) olhe - deixava passar - seja (D) olharia - deixou passar - fosse (E) olhar - deixou passar era Comentrio: A questo versa sobre um assunto recorrente nas provas da FCC: a correlao de tempos e modos verbais. Vamos analisar cada alternativa. A) Incorreta. Seria necessrio substituir a forma verbal destacada na locuo deixava passar (pretrito imperfeito do indicativo) por deixaria passar (futuro do pretrito do indicativo) para manter a relao hipottica entre os verbos olhar e deixar: Quem olharia a evoluo dessa perspectiva deixaria passar a maior parte do que foi importante. B) Esta a resposta da questo. Est correta a correlao entre as formas olhasse, flexionada no pretrito imperfeito do subjuntivo, e deixaria, conjugada no futuro do pretrito do indicativo (correlao campe nas provas da FCC): Quem olhasse a evoluo dessa perspectiva deixaria passar a maior parte do que importante. C) Incorreta. necessrio flexionar os verbos olhar e deixar no presente do indicativo: Quem olha a evoluo dessa perspectiva deixa passar a maior parte do que seja importante. D) Incorreta. Na locuo deixou passar, a forma verbal destacada deveria estar conjugada no futuro do pretrito do indicativo, a fim de manter a relao de hiptese: Quem olharia a evoluo dessa perspectiva deixaria passar a maior parte do que fosse importante. E) Incorreta. Na locuo deixou passar, a forma verbal em destaque deve ser conjugada no futuro do presente do indicativo: Quem olhar a evoluo dessa perspectiva deixar passar a maior parte do que era importante. Gabarito: B.

21. Essa ideia pode ser considerada um alerta contra duas tentaes, mas eu, devidamente alertado, flertarei cautelosamente com ambas. Uma outra redao correta para o que se afirma no segmento destacado : (A) mas, quanto mim, alerta que estou, terei cautela ao flertar com ambas. (B) mas eu, consciente do dever, busco flertar com as duas, embora cauteloso.

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

24 de 33

Curso de Provas Comentadas da FCC Prof. Fabiano Sales Aula 01


(C) mas dado a mim, vigilante na medida certa, flertarei com uma ou outra cuidadosamente. (D) mas no que se refere minha pessoa, j advertido somente flertarei e com ambas, cautelosamente. (E) mas eu, convenientemente prevenido, flertarei cautelosamente com uma e outra. Comentrio: Vamos analisar cada item. A) Incorreta. Houve emprego inadequado do acento grave na expresso quanto a mim, pois o a to somente preposio. B) Incorreta. No h relao de significado entre as expresses devidamente alertado (constante do enunciado) e consciente do dever. C) Incorreta. Houve alguns equvocos nessa reescrita: (i) a expresso dado a mim no encontra respaldo no padro culto escrito da lngua portuguesa; (ii) no h equivalncia de significado entre as expresses devidamente alertado e vigilante na medida certa; (iii) a conjuno ou transmite noo de alternncia, destoando, portanto, da ideia de adio constante do trecho original. D) Incorreta. Houve omisso inadequada da vrgula aps a orao intercalada j advertido. E) Esta a resposta da questo. A reescrita mantm a ideia original do enunciado. Gabarito: E.

22. Mas muitos bilogos ho de concordar ... Diferentemente do que se tem acima, a frase que, consoante o padro culto escrito, exige o emprego do verbo haver no singular : (A) Muitas teorias j ...... sido submetidas sua anlise quando ele expressou essa convico. (B) Talvez ...... algumas verses da teoria citada, mas certamente poucos as conhecem. (C) Quantos bilogos ...... pesquisado o assunto e talvez no tenham a mesma opinio. (D) Alguns mitos falsos ...... merecido representao artisticamente irrepreensvel. (E) Ns ...... de corresponder s expectativas depositadas em nossa equipe. Comentrio: Questo sobre concordncia verbal. importante frisar que o verbo haver permanecer na terceira pessoa do singular quando for empregado no sentido de existir, acontecer ou ocorrer. Alm disso, quando integrar locues verbais e estiver empregado nas acepes mencionadas, transmitir a impessoalidade tambm ao verbal auxiliar. Feitas essas consideraes, identificamos a resposta na opo (B). No perodo em anlise, o verbo haver foi empregado no sentido de existir. Portanto, assume carter impessoal, devendo permanecer na terceira pessoa do singular. O sintagma algumas verses desempenha a funo de objeto direto. Nas demais opes, o verbo haver deve ser flexionado, obrigatoriamente, no plural. Gabarito: B.

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

25 de 33

Curso de Provas Comentadas da FCC Prof. Fabiano Sales Aula 01


Instrues: Considere o texto a seguir para responder s questes de nmeros 23 a 27. [14 de fevereiro] Conheci ontem o que celebridade. Estava comprando gazetas a um homem que as vende na calada da Rua de S. Jos, esquina do Largo da Carioca, quando vi chegar uma mulher simples e dizer ao vendedor com voz descansada: Me d uma folha que traz o retrato desse homem que briga l fora. Quem? Me esqueceu o nome dele. Leitor obtuso, se no percebeste que esse homem que briga l fora nada menos que o nosso Antnio Conselheiro, cr-me que s ainda mais obtuso do que pareces. A mulher provavelmente no sabe ler, ouviu falar da seita de Canudos, com muito pormenor misterioso, muita aurola, muita lenda, disseram-lhe que algum jornal dera o retrato do Messias do serto, e foi compr-lo, ignorando que nas ruas s se vendem as folhas do dia. No sabe o nome do Messias; esse homem que briga l fora. A celebridade, caro e tapado leitor, isto mesmo. O nome de Antnio Conselheiro acabar por entrar na memria desta mulher annima, e no sair mais. Ela levava uma pequena, naturalmente filha; um dia contar a histria filha, depois neta, porta da estalagem, ou no quarto em que residirem.
(Machado de Assis, Crnica publicada em A semana, 1897. In Obra completa, vol.III, Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1997, p. 763)

23. Est correto afirmar que, nesse fragmento da crnica, (A) so essenciais tanto a caracterizao da mulher, quanto a presena da filha a seu lado, para a construo do conceito de celebridade de que trata o autor. (B) essencial a caracterizao da mulher em oposio do leitor-interlocutor na construo do conceito de celebridade de que trata o autor. (C) se estabelece tenso contnua entre o que o autor v e o que imagina, fato que obriga qualquer leitor crtico a rejeitar a assertiva Conheci ontem o que celebridade. (D) a sequncia No sabe o nome do Messias; esse homem que briga l fora possibilita ao autor ressaltar, ironicamente, a falta de inteligncia que atribui ao leitor. (E) a cena descrita, captada pelo autor como sntese de um comportamento exemplar, restringe o sentido atribudo palavra celebridade pelo senso comum: fama. Comentrio: A afirmativa correta encontra-se na opo (A). Por meio da leitura do texto, possvel compreender que o conceito de celebridade de que trata o autor no se restringe fama. firme, mais duradouro. Segundo o autor, esse conceito provm, primeiramente, do fato de que as pessoas alheias realidade consideram um nome importante por terem ouvido falar dele repetidas vezes. Essa argumentao encontrada na passagem Leitor obtuso, se no percebeste que esse homem que briga l fora nada menos que o nosso Antnio Conselheiro, cr-me que s ainda mais obtuso do que pareces. A mulher provavelmente no sabe ler, ouviu falar da seita de Canudos, com muito pormenor misterioso, muita aurola, muita lenda, disseram-lhe que algum jornal dera o retrato do Messias do serto, e foi compr-lo, ignorando que nas ruas s se vendem as folhas do dia. No sabe o nome do Messias; esse homem que briga l fora. Em segundo plano, o texto transmite a ideia de que o conceito de celebridade pode ser transmitido s geraes posteriores, conforme corrobora o fragmento (...) um dia contar a histria filha, depois neta, porta da estalagem, ou no quarto em que residirem. Gabarito: A.

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

26 de 33

Curso de Provas Comentadas da FCC Prof. Fabiano Sales Aula 01


24. Considerado o contexto, est correto o que se afirma em: (A) (linha 1) Estava comprando indica, entre aes simultneas, a que se estava processando quando sobrevieram as demais. (B) (linha 12) dera exprime ao ocorrida simultaneamente a disseram (linha 12). (C) (linha 15) acabar por entrar expressa um desejo. (D) (linha 16) levava designa fato passado concebido como permanente. (E) (linha 18) residirem exprime fato possvel, mas improvvel. Comentrio: Questo sobre tempos e modos verbais. Analisando cada assertiva, temos que: A) Esta a resposta da questo. A locuo verbal Estava comprando transmite a ideia de que outras aes ocorriam na mesma proporo em que o ato de comprar estava sendo realizada. B) Incorreta. A forma verbal dera est flexionada no pretrito mais-que-perfeito do indicativo. Esse tempo verbal transmite a noo de uma ao passada anterior outra, tambm passada. No contexto, a ao de dar o retrato do Messias do serto ocorreu posteriormente ao de dizer. C) Incorreta. Na expresso acabar por entrar, a forma verbal em destaque est no futuro do presente do indicativo. Esse modo verbal transmite ideia de fatos certos, reais. O tempo que transmite noo de desejo, entre outras acepes, o imperativo. D) Incorreta. A forma verbal levava est flexionada no pretrito imperfeito do indicativo. Esse tempo pode denotar aes passadas habituais ou inacabadas, inconclusas, em relao ao momento em que se fala. o que ocorre no texto. E) Incorreta. A forma verbal residirem est flexionada no futuro do subjuntivo. Esse modo verbal transmite ideia de possibilidade, probabilidade. Portanto, a afirmao mas improvvel do examinador est equivocada. Gabarito: Certo.

25. Se o cronista tivesse preferido contar com suas prprias palavras o que a mulher disse ao vendedor, a formulao que, em continuidade frase ... quando vi chegar uma mulher simples e pedir ao vendedor com voz descansada, atenderia corretamente ao padro culto escrito : (A) que desse uma folha que traria o retrato desse homem que briga l fora. (B) que lhe desse uma folha que trazia o retrato daquele homem que brigava l fora. (C) que lhe d uma folha que traz o retrato desse homem que briga l fora. (D) que me d uma folha que traz o retrato desse homem que brigaria l fora. (E) que: D-me uma folha que traz o retrato daquele homem que brigaria l fora. Comentrio: A questo versa sobre os tipos de discurso, notadamente da transposio do discurso direto para o indireto. importante relembrar esse tema. Na aula passada, estudamos que h trs tipos de discurso, a saber: direto, indireto e indireto livre. Vamos nos deter nos dois primeiros.

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

27 de 33

Curso de Provas Comentadas da FCC Prof. Fabiano Sales Aula 01


DISCURSO DIRETO as personagens apresentam suas prprias palavras, sendo precedidas dos chamados verbos declarativos, tais como falar, dizer, responder, argumentar, confessar, ponderar, expressar etc. O discurso direto tambm marcado por alguns recursos de pontuao (doispontos, travesso, aspas, mudana de linha), cuja finalidade anunciar a participao direta das personagens. Exemplos: (1) O servidor disse ao chefe: Pretendo fazer hora extra. Pretendo fazer hora extra - disse o servidor ao chefe. O servidor disse ao chefe: Pretendo fazer hora extra. Pretendo fazer hora extra, disse o servidor ao chefe.

(2) (3) (4)

DISCURSO INDIRETO Ocorre quando o narrador, com suas prprias palavras, transmite a fala das personagens. O discurso indireto apresenta os verbos declarativos (falar, dizer, responder, argumentar, confessar, ponderar, expressar etc.), sendo marcado tambm pela subordinao (orao subordinada substantiva objetiva direta) entre as oraes, com as conjunes integrantes que e se. Exemplo: O servidor disse ao chefe que pretendia fazer hora extra.

TRANSPOSIO DE DISCURSO Discurso Direto Enunciado em 1 ou 2 pessoa. Ex.: O aluno disse: - Irei escola. Verbo no presente do indicativo. Ex.: O aluno disse: - Sou estudioso. Verbo no pretrito perfeito do indicativo. Ex.: O aluno disse: - Estudei ontem. Discurso Indireto Enunciado em 3 pessoa. Ex.: O aluno disse que iria escola.

Verbo no pretrito imperfeito do indicativo. Ex.: O aluno disse que era estudioso. Verbo no pretrito mais-que-perfeito do indicativo. Ex.: O aluno disse que estudara ontem. Verbo no futuro do pretrito. Ex.: O aluno disse que estudaria muito.

Verbo no futuro do presente. Ex.: O aluno disse: - Estudarei muito.

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

28 de 33

Curso de Provas Comentadas da FCC Prof. Fabiano Sales Aula 01


Verbo no imperativo, presente do subjuntivo ou futuro do subjuntivo. Ex.: -No faa escndalo - disse o aluno. Verbo no pretrito imperfeito do subjuntivo. Ex.: O aluno disse que no fizesse escndalo.

Orao com conjuno. Orao justaposta. Ex.: O aluno disse: - A prova est Ex.: O aluno disse que a prova estava fcil. fcil. Orao interrogativa direta. Ex.: O aluno perguntou: - L bom? Orao interrogativa indireta (forma declarativa). Ex.: O aluno perguntou se l era bom.

Pronomes demonstrativos de 1 (este, Pronome demonstrativo de 3 pessoa esta, isto) ou 2 (esse, essa, isso) (aquele, aquela, aquilo). pessoas. Ex.: O aluno disse que aquela era a Ex.: O aluno disse: prova. -Esta a prova. Advrbios de lugar aqui e c. Ex.: O aluno disse: Aqui est a prova. Advrbio de lugar ali e l. Ex.: O aluno disse que ali estava a prova. Presena de objeto indireto na orao principal.

Presena de vocativo.

Ex.: Voc vai aplicar a prova, professor? Ex.: O aluno perguntou ao professor se ele aplicaria a prova. perguntou o aluno.

Voltando questo da prova... No trecho ... quando vi chegar uma mulher simples e pedir ao vendedor com voz descansada, ocorrero as seguintes alteraes: - a forma pronominal me (primeira pessoa) deve ser substituda pelo oblquo lhe (terceira pessoa); - o verbo dar, que, no texto, est flexionado no imperativo, deve ser conjugado no pretrito imperfeito do indicativo: desse; - as formas verbais traz e briga, ambas flexionadas no presente do indicativo, devem ser conjugadas no pretrito imperfeito do indicativo: trazia e brigava; - o pronome demonstrativo esse (segunda pessoa) deve ser substitudo por aquele (terceira pessoa). Sendo assim, a correta transposio encontra-se na assertiva (B): ... quando vi chegar uma mulher simples e pedir ao vendedor com voz descansada, que lhe desse uma folha que trazia o retrato daquele homem que brigava l fora. Gabarito: B. Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

29 de 33

Curso de Provas Comentadas da FCC Prof. Fabiano Sales Aula 01


26. ... cr-me que s ainda mais obtuso do que pareces. Trocando a segunda pela terceira pessoa, a frase acima est em total conformidade com o padro culto escrito em: (A) creia-me que ainda mais obtuso do que parece. (B) crede-me que ainda mais obtuso do que parecei. (C) cr-me que ainda mais obtuso do que parece. (D) creia-me que ainda mais obtuso do que parecei. (E) crede-me que s ainda mais obtuso do que parecei. Comentrio: A questo versa sobre uniformidade de tratamento, em conjunto com a aplicao do modo imperativo. Analisando a frase do enunciado, tempos que: - a forma cr est flexionada na 2 pessoa do singular do imperativo afirmativo; - as formas verbais crs e pareces esto flexionadas na 2 pessoa do singular do presente do indicativo. Conforme estudamos nas aulas, a 2 pessoa do singular, bem como a 2 pessoa do plural do imperativo afirmativo, so provenientes do presente do indicativo, suprimindo a desinncia -s. Por sua vez, as demais pessoas que compem o imperativo afirmativo (voc, ns e vocs) so obtidas a partir do presente do subjuntivo: Que ele creia (presente do subjuntivo) :: Creia voc (imperativo afirmativo) Portanto, em relao ao verbo crer, a conjugao no imperativo afirmativo ...creia-me que... Em relao aos demais verbos, preciso flexion-los tambm na terceira pessoa, a fim de manter a uniformidade de tratamento. Temos, portanto, o trecho correto na assertiva (A): ...creia-me que ainda mais obtuso do que parece. Gabarito: A.

27. ... um dia contar a histria filha, depois neta. Transpondo para a voz passiva a frase acima, a forma verbal obtida corretamente : (A) seriam contadas. (B) haver de ser contada. (C) ser contada. (D) haveria de ser contada. (E) poderiam ser contadas. Comentrio: Na transposio de voz verbal, importante ter ateno a alguns aspectos, a saber:

Da ativa para passiva: 1) o objeto direto da ativa torna-se sujeito da passiva;

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

30 de 33

Curso de Provas Comentadas da FCC Prof. Fabiano Sales Aula 01

2) o tempo verbal da voz ativa permanece inalterado na voz passiva, formando a locuo verbal de voz passiva; 3) o sujeito da ativa torna-se agente da passiva. No perodo Ela (...) um dia contar a histria filha, depois neta., temos: Ela sujeito da ativa :: tornar-se- o agente da passiva; contar verbo transitivo direto flexionado no futuro do presente do indicativo :: ser transformado em locuo verbal de voz passiva (SER + particpio do verbo contar) ; a histria objeto direto na ativa :: tornar-se- sujeito da passiva. As demais funes sintticas permanecem inalteradas. Sendo assim, temos a frase na voz passiva: A histria um dia ser contada por ela filha, depois neta.
Gabarito: C.

28. Est clara e em total conformidade com o padro culto escrito a seguinte redao: (A) A comparao que os artistas fizeram entre as duas peas foi possvel perceber que materiais distintos exigem a mesma dedicao, ainda que especificidades sejam atendidas de outra maneira. (B) O talentoso pintor, aos 13 de idade, partilhou com o trabalho do mestre por 7 anos, experincia que rendeu conhecimento de recursos expressivos que disps em produes posteriores. (C) Aludiu de maneira discreta quele que o havia contestado, mas reconheceu tanto a pertinncia quanto a importncia do discordar, pois a isso, muitas vezes, devem-se avanos na cincia. (D) As aes levadas a efeito pelo grupo junto aos jovens possibilitaram reconhecimento e respeito de seus direitos, o que lhes mobilizou a dar transparncia ao movimento e resultados. (E) A rapidez das aes relevante para essa iniciativa, aonde o sucesso depende da interferncia imediata, pois, caso uma das atitudes for adiada, muito, muitas etapas mesmo, se deixariam sem resolver. Comentrio: Vamos analisar cada alternativa. A) Incorreta. No fragmento A comparao que os artistas fizeram entre as duas peas foi possvel perceber que materiais distintos..., houve a omisso inadequada da preposio de antes do sintagma a comparao. Para facilitar a visualizao, vamos transcrever o trecho de outra forma: Foi possvel perceber da comparao que os artistas fizeram entre as duas peas que materiais distintos.... B) Incorreta. O trecho apresentou erro de regncia verbal. No contexto, o verbo partilhar transitivo indireto, regendo o emprego da preposio de: O talentoso pintor, aos 13 de idade, partilho do trabalho do mestre por 7 anos....

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

31 de 33

Curso de Provas Comentadas da FCC Prof. Fabiano Sales Aula 01


c) Esta a resposta da questo. No houve qualquer deslize gramatical, estrutural ou semntico no perodo em anlise. D) Incorreta. No perodo em questo, houve erro de regncia verbal. O verbo mobilizar transitivo direto e indireto. Em seu complemento direto, a forma pronominal oblqua adequada os, em lugar de lhes: (...) o que os mobilizou a dar transparncia ao movimento e resultados. E) Incorreta. No perodo, a forma onde foi inadequadamente empregada, pois no houve referncia a lugar fsico. Por sua vez, a preposio a, que antecede o relativo onde, no exigida por qualquer elemento, estando, por conseguinte, incorreto seu emprego. Gabarito: C.

29. A frase que est em total conformidade com o padro culto escrito : (A) A sua crescente habilidade para o dilogo ao mesmo tempo franco e polido foi atribudo aos ambientes em que frequentava por conta da profisso. (B) No vai fazer diferena, a essa altura, os pareceres desfavorvel ao projeto, pois grande parte dos consultores reconheceu a possibilidade de implement-lo. (C) Esses argumentos em estilo to requintado fatal para convencer aqueles que os consideram mais pela aparncia que pela consistncia, que um grande equvoco. (D) Em favor ideia ele exps uma dezena de fatores, cujo teor poucos tinham tido acesso antes da polmica reunio. (E) O foco dos debates era aquela teoria, e ningum dentre eles poderia alegar que no fora avisado da necessidade de a ele se ater, para que se evitassem situaes embaraosas. Comentrio: A frase em total conformidade com o padro culto escrito encontra-se na assertiva (E). No trecho, houve a correta concordncia entre a forma verbal poderia e o sujeito ningum. Por fim, houve a correta concordncia na voz passiva pronominal em ... se evitassem situaes embaraosas, em que o sujeito situaes embaraosas est no plural, levando o verbo evitar a flexionar-se tambm nesse nmero (plural). Gabarito: E.

30. A frase que respeita inteiramente o padro culto escrito : (A) Nada disso influe no que foi acordado j faz mais de dez dias, mas eles quizeram que eu reiterasse a sua disposio de manter o que foi estabelecido. (B) Gs lacrimognio foi usado para dispersar os grupos que cultivavam antiga richa, reforando a convico de que dali h anos ainda estariam de lados opostos. (C) Ficou na dependncia de ele redigir tudo o que os acionistas mais antigos se disporam a oferecer, se, e s se, os mais novos no detiverem o curso das negociaes. (D) Semeemos a ideia de que tudo ser resolvido de acordo com os itens considerados prioritrios, nem que para isso precisamos apelar para a decncia de todos. (E) Vocs divergem, mas agora necessrio que se remedeie a situao; por isso, faam novos contratos e provejam o setor de profissionais competentes.

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

32 de 33

Curso de Provas Comentadas da FCC Prof. Fabiano Sales Aula 01


Comentrio: Questo semelhante anterior. Novamente, o gabarito encontra-se na assertiva (E). Primeiramente, o verbo divergir concordou corretamente com a forma pronominal vocs. Por sua vez, o verbo remediar integra, em conjunto com os verbos mediar (e o derivado inermediar), ansiar, incendiar e odiar, o rol das formas verbais terminadas em iar mas que so irregulares. Nesse caso, recebero a vogal e nas formas rizotnicas (aquelas em que a slaba tnica recai dentro do radical: que eu remedeie, que tu remedeies, que ele remedeie, que ns remediemos, que vs remedieis, que eles remedeiem. Gabarito: E.

At o prximo encontro! Forte abrao! PROF. FABIANO SALES (fabianosales@estrategiaconcursos.com.br)

"No que diz respeito ao desempenho, ao compromisso, ao esforo, dedicao, no existe meio termo. Ou voc faz uma coisa bem feita ou no faz." (Ayrton Senna)

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

33 de 33

You might also like