You are on page 1of 8

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAR INSTITUTO DE CINCIAS DA SADE FACULDADE CINCIAS FARMACUTICA

TRABALHO DE FARMACOLOGIA CASO CLNICO 3

DISCENTES: ECLZIA PINHEIRO ANDRESA ALVES ROMULO CARDOSO

Belm-Par 2013

Apresentao do Caso O.B.V, brasileira, sexo feminino, aposentada, residente na cidade de Santa Maria, 75 anos, possui as seguintes doenas: Diabetes Melittus tipo II, Hipertenso Arterial Sistmica, histrico de AVE e ansiedade. Sua presso atual, medida durante a anamnese, foi de 160/80mmHg e glicemia de jejum obtida atravs de exame de sangue foi de 140mg/dL. Faz o uso dos seguintes medicamentos: Enalapril 10mg 2 vezes ao dia, Hidroclorotiazida 25mg 1 vez pela manh, AAS 100mg 2 comprimidos no almoo, Omeprazol 20mg 1 vez pela manh, Glibenclamida 5 mg 1 vez ao dia, Metformina 450mg 1 vez ao dia, Sinvastatina 40mg 1 vez ao dia. A paciente relata que se confunde com tanto de remdios que tem que tomar, e que as vezes esquece.

DIABETES MELITUS TIPO II Diabetes mellitus tipo 2 caracterizado por uma hiperglicemia sangnea que resulta da deficincia secretria da clula beta, podendo ser precedida ou no por resistncia insulnica. TRATAMENTO O tratamento inicial da diabetes de tipo 2 feito atravs de exerccio fsico e alteraes na dieta. Se estas medidas no diminurem o nvel de glicose no sangue, pode ser necessrio recorrer administrao de medicamentos, como a metformina ou insulina. No nosso caso clinico o medico prescreveu o seguinte tratamento: METFORMINA 450mg( 1 vez ao dia): um anti-diabetico do grupo das biguanidas. MECANISMO DE AO Esse medicamento age potencializando os efeitos da insulina existente, no estimula a liberao de insulina das clulas beta funcionais das ilhotas do pncreas. INTERAES MEDICAMENTOSAS Com outros agentes antidiabticos. Embora a hipoglicemia ocorra infrequentemente em pacientes em uso isolado de Metformina, pode ocorrer quando a droga usada concomitantemente com antidiabticos sulfoniluria ou insulina. Diureticos. Os diurticos tiazdicos podem agravar o diabetes mellitus, resultando no aumento da necessidade de agentes antidiabticos, perda temporria do controle do diabetes ou falncia secundria do agente antidiabtico. No h informao disponvel sobre a possvel interao entre Metformina e Furosemida durante administrao a longo prazo. Cimetidina pode reduzir a excreo urinria da Metformina, competindo pelos sistemas de transporte catinica nos tbulos renais. A administrao concomitante de Metformina e Cimetidina aumenta o pico plasmtico e as concentraes sanguneas totais d Metformina em aproximadamente 60 a 81%. Outras drogas catinicas de excreo tubular renal tambm podem diminuir a excreo urinria da Metformina (Amilorida, digoxina, morfina, procainamida, quinidina, quinino, ranitidina, triamtereno, vancomicina). O uso combinado de lcool e Metformina pode aumentar os riscos de hipoglicemia e acidose ltica, pois o lcool diminui o clearance do lactato e a gliconeognese heptica e pode aumentar a secreo de insulina. Em pacientes com premenopausa, com sndrome de ovrio policstico, a terapia com certos agentes antidiabticos orais, incluindo Metformina, pode resultar em retorno da ovulao em um nmero pequeno de mulheres. Drogas que provocam hiperglicemia e podem alterar o controle glicmico em pacientes com diabetes mellitus incluem corticosterides, contraceptivos orais, diurticos tiazdicos, simpatomimticos, fenotiazinas, niacina, agentes bloqueadores dos canis de clcio e isoniazida. Quando tais drogas so adicionadas ou suspensas da terapia em pacientes recebendo agentes antidiabticos orais, os pacientes devem ser observados atentamente para evidencias de alterao no controle glicmico. GLIBENCLAMIDA 5mg( 1 vez ao dia): um anti-diabetico oral do grupo das sulfonilurias. MECANISMO DE AO

Esse medicamento vai estimula a liberao de insulina das clulas beta funcionais do pncreas . INTERAO MEDICAMENTOSAS O uso concomitante da glibenclamida com outras drogas ou bebidas alcolicas pode levar atenuao ou aumento indesejado de sua ao . hipoglicemiante. Por esta razo, outras drogas no devem ser usadas sem o conhecimento do mdico. Reaes hipoglicmicas devido potencializao do efeito hipoglicemiante da glibenclamida podem ocorrer quando se usam as seguintes drogas: insulina e outros antidiabticos orais, agentes anabolizantes e hormnios sexuais masculinos, inibidores da ECA, quinolonas; disopiramida, fluoxetina, guanetidina, cido paramino-saliclico, probenicida, tritoqualina, trofosfamida, beta-bloqueadores, cloranfenicol, derivados cumarnicos, fenfluramina, feniramidol, inibidores da M.A.O., miconazol, pentoxifilina (uso parenteral em altas doses), fenilbutazona, fosfamidas, salicilatos, sulfimpirazona, sulfonamidas e preparaes de tetraciclina, azapropazone, oxifembutazona, ciclofosfamida e fibratos. A atenuao do efeito hipoglicemiante da glibenclamida e, consequente, do aumento do nvel de glicose pode ocorrer quando em uso concomitante das seguintes drogas: acetazolamida, barbitricos, corticosteroides, diazxido, diurticos, epinefrina (adrenalina), e outras medicaes impaticomimticas, glucagon, laxativos (depois de uso prolongado), cidos nicotnico (altas doses), estrgenos e progesteronas, fenotiaznicos, fenitona, hormnios tireoidianos e rifampicina. Pode ocorrer potencializao ou reduo de efeito da glibenclamida em pacientes fazendo uso concomitante de clonidina e reserpina e com drogas antagonistas de H2. Sob a influncia de drogas simpatolticas, tais como beta-bloqueadores, clonidina, guanetidina e reserpina, os sinais de controle de regulao adrenrgica para hipoglicemia podem ser reduzidos ou tornarem-se ausentes. A ingesto aguda e crnica do lcool pode potencializar ou enfraquecer a ao da glibenclamida de modo imprevisvel. O uso da glibenclamida pode potencializar ou diminuir os efeitos dos derivados cumarnicos. Bosentana: observou-se um aumento na incidncia de elevao das enzimas do fgado em pacientes recebendo glibenclamida concomitantemente com bosentana. Tanto a glibenclamida quanto a bosentana inibem a bomba de liberao de sal biliar, levando a um acmulo de sais biliares citotxicos intracelularmente. Assim, esta associao no deve ser utilizada. Alimentos: no h dados disponveis at o momento sobre a interferncia de alimentos na ao de glibenclamida.

HIPERTENSO ARTERIAL SISTMICA ENALAPRIL 10mg(2 vezes ao dia) indicado para Hiperteso Arterial Sistmica(HAS) e insuficincia cardaca congestiva. MECANISMO DE AO Como anti-hipertensivo ele vai agir inibindo competitivamente a Enzima Conversora da Angiotensina (ECA) diminuindo assim a converso da angiotensina I em angiotensina II que um potente vasoconstritor; como vasodilatador na insuficincia cardaca congestiva, diminui a resistncia vascular perifrica e a presso intravascular pulmonar, aumentando o dbito cardaco e a tolerncia aos exerccios . INTERAO MEDICAMENTOSA Uso concomitante de inibidores da ECA com diurticos poupadores de potssio ou suplemento de potssio pode resultar em hipercalemia.

Uso concomitante de enalapril com cido acetilsaliclico ou AINEs pode resultar em diminuio da eficcia do enalapril. Uso concomitante de enalapril e diurticos de ala ou diurticos tiazdicos pode resultar em hipotenso postural (primeira dose). Uso concomitante de enalapril e azatioprina pode resultar em mielossupresso. Uso concomitante de enalapril e trimetoprima pode resultar em hipercalemia. Uso concomitante de enalapril e rifampicina pode resultar em diminuio da eficcia de enalapril. Uso concomitante de enalapril e capsaicina pode resultar em aumento da tosse. Uso concomitante de enalapril e metformina pode resultar em acidose ltica hipercalmica. Uso concomitante de enalapril e bupivacana pode resultar em bradicardia e hipotenso com perda de conscincia. O uso pode ser mantido at o final da cirurgia, mas o paciente deve ser monitorado cuidadosamente e instabilidade hemodinmica deve ser tratada apropriadamente. Uso concomitante de enalapril e clomipramina pode resultar em toxicidade por clomipramina (confuso, insnia, irritabilidade). AAS 100mg ( 2 comprimidos no almoo) O cido acetilsaliclico pertence ao grupo de frmacos antiinflamatrios no-esterides, com propriedades analgsica, antipirtica e antiinflamatria. usualmente utilizado na profilaxia dos infartos e reinfartos do miocrdio, MECANISMO DE AO Seu mecanismo de ao baseia-se na inibio irreversvel da enzima ciclooxigenase, envolvida na sntese das prostaglandinas. O cido acetilsaliclico tambm inibe a agregao plaquetria, bloqueando a sntese do tromboxano A2 nas plaquetas. INTERAO MEDICAMENTOSA Alguns efeitos do cido acetilsaliclico no trato gastrintestinal podem ser potencializados pelo Pode ser aumentada a atividade dos anticoagulantes cumarnicos e a atividade hipoglicemiante das sulfonilurias. Os anticoagulantes podem acentuar o efeito hemorrgico do cido acetilsaliclico sobre a mucosa gstrica. O cido acetilsaliclico diminui o efeito de agentes uricosricos como a probenecida e a sulfinpirazona. Barbitricos e outros sedativos podem mascarar os sintomas respiratrios da superdosagem com cido acetilsaliclico e tem sido relatado aumento da toxicidade daqueles. A atividade do metotrexato pode estar marcadamente acentuada e sua toxicidade aumentada. HIDROCLOROTIAZIDA (HCTZ)25mg (1 vez pela manha) indicado para edema e HAS, MECANISMO DE AO Age como diurtico interferindo na reabsoro de sdio nos rins, levando a excreo de sdio e gua; como anti-hipertensivo reduz o volume de lquidos e o dbito cardaco, atuando diretamente nos vasos. INTERAO MEDICAMENTOSA Pode reduzir o efeito de hipoglicemiantes orais e interferir sobre as necessidades de insulina nos pacientes diabticos. Quando utilizar hidroclorotiazida concomitantemente a antiinflamatrios no esterides deve ser observado atentamente se o efeito desejvel do diurtico foi obtido pois os antiinflamatrios no esterides podem reduzir os efeitos diurticos.

A Hidroclorotiazida reduz o clearance renal de ltio e aumenta o risco de toxicidade deste, devendo, quando necessria a associao, a monitorizao do ltio srico. O uso concomitante com lcool, barbitricos ou narcticos pode potencializar a hipotenso ortosttica. Diminui a ao das drogas antidiabticas (hipoglicemiantes orais e insulina) e, portanto, requer um ajuste posolgico destas drogas. OMEPRAZOL 20mg (1 vez pela manha) indicado para o tratamento de lcera duodenal, lcera gstrica, esofagite de refluxo, sndrome de Zollinger-Ellison, adenoma endcrino mltiplo e mastocitose sistmica. MECANISMO DE AO O omeprazol um inibidor da bomba de prtons seletivo e irreversvel. Este suprime a secreo de cido gstrico por inibio especfica da adenosina trifosfatase hidrognio e potssio (H ++, K + ATPase ), sistema de enzima encontrada na superfcie das clulas parietais secretora . Ela inibe o transporte final de ons de hidrognio (via troca com ons de potssio) para o lmen gstrico. Uma vez que o H +, K + - ATPase sistema enzimtico considerado como o cido ( prtons ) da bomba da mucosa gstrica. Omeprazol inibe a secreo cida basal e estimulada independentemente do estmulo. Este medicamento no possui propriedades antagonistas de H 2 - receptor anticolinrgicos ou histamina. Omeprazol demonstrou a atividade antimicrobiana in vitro contra Helicobacter pylori, por inibio seletiva da urase de H. pylori, que necessria para a colonizao gstrica. O omeprazol tem a capacidade de inibir o sistema citocromo P450 oxidase de funo mista.

SINVASTATINA 40mg

CONCLUSO No presente caso so encontradas as seguintes interaes medicamentosas: Glibenclamida entre AAS: O uso concomitante entre os agentes antiinflamatrios no-esterides e sulfonilurias pode interagir com substncias interagentes, causando uma interao medicamentosa moderada, proporcionando um aumento do risco de hipoglicemia. Enalapril e a Aspirina: Os inibidores da ECA - agentes anti-inflamatrios no esteroidais: A Interao medicamentosa e classificada como moderada. O Uso concomitante de inibidores da ECA e agentes anti-inflamatrios no-esterides pode resultar em diminuio da eficcia anti-hipertensiva. O uso concomitante de aspirina e enalapril podem resultar em diminuio da eficcia do enalapril. Enalapril e Metformina:

O uso concomitante de enalapril e metformina pode resultar em acidose lctica hipercalmico. Essa interao considerada moderada. Glibenclamida e Hidroclorotiazida: Interao medicamentosa (Glibenclamida com Hidroclotiazida): classificada como Moderada, pois resulta em uma diminuio na eficcia da Glibenclamida.

Instrues Medicamento Turno Enalapril 10mg 1 comp. Omeprazol 20 mg 1 comp. Hidroclorotiazida 25mg Glibenclamida 5 mg AAS 100mg Metformina 450mg 1 comp. 1 comp.

2 comp. 1 comp.

Enalapril 10mg Sinvastatina 40mg

1 comp. 1 comp.

Posologia Modo de Cuidados (quanto tomar) administrao Antes ou aps as Tomar com copo refeies. cheio de gua. Antes das refeies. Tomar com Evitar mudar de alimentos. posio Tomar com rapidamente. alimentos. Tomar junto com as No deitar logo aps refeies. ingerir o Tomar logo aps o medicamento almoo. Antes ou aps as Tomar com copo refeies. cheio de gua. Tomar com ou sem alimento. Pode causar dor muscular.

Turno Ao amanhecer

Medicamento Enalapril 10mg

Posologia 1 comp.

Modo de administrao Antes ou aps as refeies. (no pode ser tomado com alimentos)

Cuidados

Omeprazol 20mg Hidroclorotiazida 25mg Glibenclamida 5mg AAS 100mg Metformina 450mg

1 comp. 1 comp. Tomar com alimentos 1 comp. 2 comp. 1 comp. Tomar junto com as refeies Tomar aps o almoo

Caf da manh

Almoo

Enalapril 10mg 1 comp. Sinvastatina 40mg 1 comp.

Com essa assistncia farmacutica espera-se que a paciente melhore sua qualidade de vida aderindo ao tratamento, administrando os medicamentos de forma correta, atentando para os horrios e modo de administrao (com ou sem alimento) e caso haja esquecimento de administrao da dose de medicamentos, ela dever tom-lo assim que possvel, no entanto, se estiver prximo do horrio da dose seguinte dever esperar por este horrio, respeitando sempre o intervalo determinado pela posologia pois nunca devem ser administradas duas doses ao mesmo tempo.

You might also like