You are on page 1of 6

111

FONOAUDIOLOGIA E ESTTICA: UNIDAS A FAVOR DA BELEZA FACIAL* SPEECH LANGUAGE PATHOLOGY AND ESTHETICS: TOGETHER FOR THE FACIAL BEAUTY
Andra Pires Takacs1 Virgnia Valdrighi2 Vicente Jos Assencio-Ferreira3

RESUMO Objetivo: analisar a eficincia dos exerccios isomtricos visando diminuir flacidez muscular, rugas e marcas de expresso. Mtodos: foi proposto para oito voluntrios entre 31 e 66 anos, que no recebiam tratamento fonoaudiolgico ou esttico que realizassem seis exerccios isomtricos para a musculatura da mmica facial, uma vez ao dia, por trs meses, sendo fotografados antes e aps o tratamento. Aps o tratamento os voluntrios responderam a um questionrio indicando a realizao dos exerccios propostos e se ocorreram melhoras na face. Foi solicitado a onze indivduos que desconheciam o trabalho para que ordenassem as fotos tiradas antes e depois do tratamento. Resultados: observaram-se sinais de melhora na maioria. Os acertos na ordenao das fotos mostraram que todos os sujeitos apresentaram mudanas na face. Concluso: a realizao sistemtica dos exerccios isomtricos favoreceu a diminuio das rugas, marcas de expresso e flacidez facial, com variao do grau e localizao da melhora. Descritores: face; rejuvenescimento; msculos faciais; esttica; exerccio; hipotonia muscular.

n INTRODUO
A face a parte do corpo que mantm um relacionamento mais direto com o mundo. principalmente atravs das expresses que o ser humano externa sentimentos e emoes como: preocupao, raiva, alegria, dor, angstia.(1) A face atrai a nossa ateno desde que somos bebs e continua a nos fascinar por toda a vida. Quando nosso olhar atrado por um rosto, o que nos chama a ateno? O que nos faz considerar aquela face harmoniosa, esttica, bela? Utilizamos inconscientemente alguns critrios para consider-la assim. Um dos critrios estticos fundamentais o que divide a face em trs segmentos iguais: da implantao dos cabelos ao nvel das sobrancelhas; delas at a base do nariz e da base do nariz base da mandbula. O espao entre os dois ngulos mediais dos olhos deve ser igual largura de cada fenda palpebral e largura da base do nariz. A altura do nariz deve ser igual ao comprimento da rima da boca. Porm, no h face absolutamente simtrica, mas sim o que consideramos uma assimetria normal, onde as metades direita e esquerda so ligeiramente diferentes. Os pintores dizem que essa variao necessria para dar vida s suas obras, e que uma face perfeita montona e inexpressiva, como as imagens em cera nos museus. Por ser a face to valorizada como o segmento do corpo mais representativo da pessoa, natural que nela se concentrem esforos de promoo e conservao de sua esttica e beleza.(2)
*Trabalho realizado no CEFAC Centro de Especializao em Fonoaudiologia Clnica. 1 Especializao em Motricidade Oral pelo Centro de Especializao em Fonoaudiologia Clnica (CEFAC). Fonoaudiloga formada pela Universidade Federal de So Paulo (UNIFESP). 2 Especializao em Motricidade Oral pelo Centro de Especializao em Fonoaudiologia Clnica (CEFAC). Fonoaudiloga formada pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). 3 Doutor em Medicina (Neurologia) pela Universidade de So Paulo (USP).

Rev CEFAC 2002;4:111-116

112 Takacs AP, Valdrighi V, Assencio-Ferreira VJ


Na sociedade moderna, a busca por uma boa aparncia, por uma imagem jovem, bela e desejada vem se generalizando e se tornando necessria tanto para o relacionamento profissional como apenas pelo benefcio esttico.(3-4) Assim, as alteraes provocadas pelo envelhecimento trazem cada vez mais preocupaes, fazendo muitos indivduos reagirem com profundo sentimento de dor, medo e ansiedade, podendo levar inclusive depresso.(2) Envelhecer um processo natural que ocorre desde que nascemos. A respeito desse processo, a cincia s descobriu com certeza que ele universal, progressivo, irreversvel e que, quando muito, pose ser apenas retardado. Fisiologicamente, ocorre um decrscimo da funo dos rgos e tecidos e da capacidade de resposta aos estresses ambientais, apresentando intensidades variveis, dependendo da estrutura anatmica em questo.(1,5-7) O incio do processo de envelhecimento varia de acordo com diversos fatores: hormonais, nutricionais, vasculares, predisposio gentica e maior ou menor ao de fatores agressivos como a contnua exposio ao sol, ao calor ou ao frio.(4,5,7) Em torno dos 40 anos torna-se mais visvel, estando diretamente relacionado com a qualidade de vida a que o organismo se submeteu.(1) A menor velocidade na troca e oxigenao dos tecidos provoca a desidratao da pele e a irrigao sangunea deficiente. A pele perde ento o brilho e a tonalidade, a elasticidade diminui devido reduo do nmero de fibras elsticas e de outros componentes do tecido conjuntivo. Os msculos cedem, a pele fica frouxa, surgem rugas, pregas, flacidez, manchas e alteraes na pigmentao, provocando o agravamento dos sulcos e pregas naturais das regies comprometidas. Essa degenerao costuma ocorrer, de preferncia, sobre as regies que se acham mais expostas aos fatores agressivos, como a face, pescoo, dorso das mos e antebraos.(5-6) Com o avanar da idade e a perda progressiva da elasticidade da pele, os sulcos transitrios ocasionados pela contrao dos msculos da mmica facial gravam-se definitivamente na face. Os msculos faciais que mais se contraram durante a vida podero estampar na velhice faces joviais, tristes ou outros traos que revelam como foi a vida do indivduo. Esses msculos situam-se logo abaixo da pele, formando uma camada quase que nica. No possuem fscia e se inserem diretamente na pele. A contrao deles movimenta a rea da pele qual esto fixados, formando depresses em forma de linhas perpendiculares direo das fibras dos msculos, que com o tempo se transformam em pregas ou rugas. a condio do tnus destes msculos faciais que determinar se a pele do rosto ir aparentar firmeza ou flacidez.(2,8) O trabalho de esttica facial tem sido abordado h muito tempo por profissionais como: fisioterapeutas, esteticisRev CEFAC 2002;4:111-116

tas, ortodontistas e cirurgies plsticos, com bons resultados. Temos visto que atualmente, alguns fonoaudilogos tm se preocupado em estudar e iniciar uma atuao tambm nesta rea.(3,9-10) O fonoaudilogo sempre executou o tratamento na rea de Motricidade Oral, motivado por patologias como: deglutio atpica, assimetria facial, paralisia facial, entre outras. Porm, na nossa atuao clnica, nunca nos preocupamos em iniciar um tratamento apenas pela questo esttica. E por que no? Sempre houve preocupao com as estruturas atravs de seu funcionamento. Funes alteradas podem modificar a forma das estruturas. O trabalho com as funes do Sistema Estomatogntico pode ajudar a melhorar a forma e, conseqentemente, a esttica facial. Acredita-se que o aparecimento das rugas pode estar relacionado s alteraes miofuncionais, levando muitas vezes a disfunes no Sistema Estomatogntico. Assim sendo, seria primordial o trabalho fonoaudiolgico.(3) As tcnicas de trabalho empregadas nos manuais e livros de ginstica e esttica facial e exerccios de motricidade oral utilizam-se em grande parte dos exerccios isomtricos voltados para a musculatura da mmica facial, a fim de melhorar a circulao sangunea, fortalecer os msculos diminuindo a flacidez e as marcas de expresso, permitindo uma aparncia rejuvenescida ao rosto.(8,11-13) Pensando no emprego dos exerccios isomtricos, ser que as tcnicas usadas pelos fonoaudilogos no trabalho de motricidade oral podem ter um bom resultado na esttica da face? Buscando o equilbrio dos msculos da expresso facial, no conseguiremos um bom efeito esttico? O objetivo deste trabalho analisar, subjetivamente, a eficincia dos exerccios isomtricos na musculatura da mmica facial, quando usados em favor da esttica facial para a diminuio da flacidez muscular, rugas e marcas de expresso.

n MTODOS
Participaram desse estudo oito voluntrios, sendo seis do sexo feminino e dois do sexo masculino, com idades entre 31 e 66 anos, durante o perodo de setembro a dezembro de 2001. Os indivduos selecionados no recebiam qualquer tipo de atendimento fonoaudiolgico ou voltado esttica facial e apresentavam as seguintes queixas quanto flacidez, rugas e marcas de expresso na musculatura facial: rugas transversais na testa, rugas ao redor dos olhos, sulco nasolabial muito acentuado, bochechas flcidas, lbios finos. Havia variao do grau e localizao das queixas em cada indivduo.

Fonoaudiologia e esttica

113

Todos foram esclarecidos quanto aos objetivos e protocolos do estudo, consentindo livre e espontaneamente sua participao. Inicialmente, todos passaram por uma avaliao subjetiva simples da musculatura facial atravs de observao, palpao e resistncia trao, constatando-se graus variados de flacidez, rugas e marcas de expresso. Os indivduos no foram avaliados quanto ao modo respiratrio, ocluso dentria e funes de mastigao e deglutio, uma vez que no se tratava da rea de interesse desse estudo. Foi selecionada uma srie de seis exerccios isomtricos propostos em livros de ginstica facial e exerccios miofuncionais, que trabalhassem vrios msculos da expresso facial, nos trs teros da face. Os exerccios foram ensinados e passados por escrito aos voluntrios que, aps assimilao, passaram a realizlos em suas casas, sem interferncia dos pesquisadores. Os indivduos foram orientados a procurar os pesquisadores caso sentissem qualquer sensao de dor ou desconforto, suspendendo os exerccios. Foi proposto que realizassem toda a srie de exerccios diariamente, uma vez ao dia, durante trs meses. Todos os indivduos foram fotografados antes de iniciar o tratamento e aps trs meses de exerccios, utilizando-se as mquinas fotogrficas Yashica Fx-D quartz, Nikon Nuvis E10, flash Yashica CS-201, trip Viola VCM-3 e filmes Kodak Advantix 200 e Kodak Gold 100, mantendo-se uma distncia de um metro e vinte centmetros dos sujeitos (Figs. 1 a 4). Ao final do tratamento, os sujeitos responderam a um questionrio de perguntas abertas, a fim de constatar dados como: dificuldades de adeso ao tratamento e observao de mudanas na musculatura facial.

Fig. 2. Sujeito 4 Depois.

Os pares de fotos foram submetidos observao de 11 indivduos que no conheciam o objetivo do estudo, sendo-lhes solicitado que ordenassem as fotos de acordo com os seguintes critrios: Quais as fotos onde as pessoas parecem mais velhas? Quais as fotos onde as pessoas parecem mais jovens? Os exerccios recomendados, foram os seguintes: 1. 2. 3. Elevar as sobrancelhas enrugando a testa por sete segundos. Aproximar as sobrancelhas por sete segundos. Fechar os olhos com fora por sete segundos.

Fig. 1. Sujeito 4 Antes.

Fig. 3. Sujeito 5 Antes. Rev CEFAC 2002;4:111-116

114 Takacs AP, Valdrighi V, Assencio-Ferreira VJ


Tabela 1. Resultados da freqncia e adeso realizao dos exerccios e da observao de sinais de melhora em si e por terceiros Caracterstica avaliada Freqncia na realizao dos exerccios Esquecimento eventual Sistemtica aps 2 semanas Com a freqncia exigida Dificuldade de adeso ao tratamento Sim No Sensaes relatadas aps os exerccios Bem-estar Relaxamento Observao de melhora em si Diminuio do sulco nasolabial Face menos flcida Diminuio das rugas Nenhuma diferena Observao de melhora por terceiros Foram observadas melhoras No foram observadas melhoras Nmero Porcentagem

5 2 1

62,5% 25% 12,5%

0 8

0% 100%

Fig. 4. Sujeito 5 Depois.

3 5 1 2 1 4

37,5% 62,5% 12,5% 25% 12,5% 50%

Protruir os lbios por sete segundos. Lateralizar as comissuras com abertura da rima labial por sete segundos. 6. Contrao de bochechas direita e esquerda com resistncia, por sete segundos. tica: esta pesquisa foi avaliada pelo Comit de tica em Pesquisa do Centro de Especializao em Fonoaudiologia Clnica (CEFAC), que considerou como necessrio o consentimento ps-informado.

4. 5.

7 1

87,5% 12,5%

n RESULTADOS
A maior parte dos indivduos (7 em 8) realizou os exerccios com grande freqncia, mas apenas um com a freqncia exigida (Tabela 1). Todos os indivduos consideraram fcil aderir proposta de tratamento, devido ao pouco tempo exigido por dia. Trs relataram sensao de bem-estar e cinco relaxamento aps a realizao dos exerccios, o que facilitou a adeso ao tratamento (Tabela 1). Quatro sujeitos observaram melhoras em si, relatando diferenas nas bochechas e sulco nasolabial, diminuio das rugas transversais na testa e diminuio da flacidez facial. Os outros quatro no observaram sinais de melhora (Tabela 1). Sete indivduos relataram que foram observadas diferenas variadas por terceiros, como: rosto mais tranqilo, expresso mais serena, pele mais viosa e brilhante, lbios mais definidos e diminuio do sulco nasolabial, e apenas um no ouviu qualquer comentrio de outras pessoas, a respeito de mudanas na sua face (Tabela 1).
Rev CEFAC 2002;4:111-116

De acordo com a observao e ordenao das fotos pelos 11 observadores, todos os indivduos apresentaram alguma mudana na face, variando a porcentagem de acertos na ordenao entre 45,4% e 100% (Tabela 2).

n DISCUSSO
Os exerccios isomtricos favoreceram a diminuio das rugas, marcas de expresso e flacidez facial na maior parte dos sujeitos, sendo que as regies da face que apaTabela 2. Quantidade de acertos na ordenao das fotos, de acordo com 11 observadores N de observadores Sujeito 1 (fem., 31 anos) Sujeito 2 (fem., 32 anos) Sujeito 3 (masc., 34 anos) Sujeito 4 (fem., 53 anos) Sujeito 5 (fem., 56 anos) Sujeito 6 (fem., 57 anos) Sujeito 7 (fem., 58 anos) Sujeito 8 (masc., 66 anos) 7 11 9 11 11 8 9 5 % 63,6% 100% 81,8% 100% 100% 72,7% 81,8% 45,4%

Fonoaudiologia e esttica

115

rentemente obtiveram melhores resultados, segundo a observao das fotos por terceiros, foram: diminuio do sulco nasolabial em sete indivduos; diminuio das olheiras em cinco indivduos; diminuio da flacidez das bochechas em quatro indivduos; diminuio das rugas transversais na testa em trs indivduos; diminuio das rugas ao redor dos olhos em trs indivduos; face descansada, relaxada e serena em trs indivduos; lbios mais definidos e mudana em sua postura em um indivduo. Estes dados esto de acordo com outro estudo,(9) onde se observaram alvio e suavidade da regio que contorna a boca, nova forma de repousar a boca, eliminao e/ou suavizao das marcas de expresso, dando ao rosto um aspecto mais harmonioso e uma expresso mais suave. Outro resultado clnico(14) revela que em seus pacientes notaram-se a boca e a testa mais firmes, os lbios mais

grossos, a expresso mais tnue, a fisionomia descansada, a pele brilhante e viosa, o levantamento das linhas dos lbios, dos olhos, das sobrancelhas e bochechas. Na prtica, um rosto mais jovem.

n CONCLUSO
Os indivduos consideraram fcil aderir ao tratamento, realizando-o com freqncia e relatando sensaes de bemestar e relaxamento. Melhoras na musculatura facial foram observadas por si e por terceiros. Os resultados obtidos nas comparaes das fotos antes e aps trs meses de tratamento permitiram concluir que a realizao sistemtica dos exerccios isomtricos durante trs meses favoreceu a diminuio das rugas, marcas de expresso e flacidez facial em todos os indivduos, com variao do grau e localizao da melhora.

ABSTRACT Purpose: analyze the efficacy of isometric exercises searching for decrease muscle flatness, wrinkles and facial expression signs. Methods: it was proposed to eight volunteers between 31 and 66 years old, that haven't even received esthetic or speech therapy, to do 6 isometric exercises, daily, during three months. It was taken pictures before and after the treatment. After the treatment the volunteers answered a questionnaire about commitment to the treatment and better conditions of the face. It was asked to eleven people that did not know the research to organize the photos taken before and after the treatment. Results: it have been observed signs of better conditions in the most of the cases. The right organization of the photos demonstrated that all the volunteers have got changes in their faces. Conclusion: the correct realization of the isometric exercises make easier the decrease of wrinkles, facial signs and flatness, with variation grade and localization of the better condition. Keywords: face; rejuvenation; facial muscles; esthetics; exercise; muscle hypotonia.

n REFERNCIAS
1. Silva RAA. Fisioterapia esttica no rejuvenescimento facial [monografia]. So Paulo: Universidade Bandeirantes (UNIBAN); 1996. Madeira MC. Anatomia da face: bases antomo-funcionais para a prtica odontolgica. 3. ed. So Paulo: Sarvier; 2001. Ulson SMA. Esttica facial: possibilidades da interveno fonoaudiolgica no diagnstico e tratamento das rugas de expresso [monografia]. So Paulo: Centro de Especializao em Fonoaudiologia Clnica (CEFAC); 2000. Martinelli B. Dermatologia esttica da face e sua relao com a cosmetologia. J Bras Med 1982;2:85-99. Grandes Temas da Medicina: o envelhecimento dos tecidos. In: Manual ilustrado de anatomia, doenas e tratamentos. So Paulo: Nova Cultural; 1986.

6.

Guirro E, Guirro R. Envelhecimento. In: Guirro E, Guirro R. Fisioterapia em esttica: fundamentos, recursos e patologias. 2 ed. So Paulo: Manole; 1996. p. 169-71. Caldeira AML, Nieves AP, Malehombo JP, Carvalho WA. Tratamento das estruturas msculo-aponeurticas na cirurgia do rejuvenescimento facial. Rev Bras Cir 1989;79:33-43. Craig M. A ginstica facial de Miss Craig. So Paulo: Artenova; 1981. Franco MZ. Fonoaudiologia e esttica. Informativo do Conselho Regional de Fonoaudiologia: 2 regio. So Paulo: Conselho Regional de Fonoaudiologia; nov/dez 2000. p. 15. Silva VLM. Ginstica facial isomtrica proprioceptiva. Informativo do Conselho Regional de Fonoaudiologia: 2 regio. So Paulo: Conselho Regional de Fonoaudiologia; nov/dez 2000. p. 16. Rev CEFAC 2002;4:111-116

7.

2.

3.

8. 9.

4. 5.

10.

116 Takacs AP, Valdrighi V, Assencio-Ferreira VJ


11. 12. Petkova M. Ginstica facial isomtrica: mantenha a juventude de seu rosto. 2. ed. So Paulo: gora; 1989. Petkova M. Trilogia da beleza: guia prtico para sade, beleza e alimentao. So Paulo: gora; 1989. 13. 14. Bacha SMC, Camargo AFFP, Ennes J, Ribeiro JML, Volpe MRFT. Exerccios de motricidade orofacial: anatomia e fisiologia. Carapicuba: Pr-Fono; 1998. Jorge MP. Quanto mais careta, melhor. Rev Folha 2000:30-1.

Recebido para publicao em: 15/02/2002 Aceito em: 12/04/2002 Endereo para correspondncia Nome: Andrea Pires Takacs Endereo: Rua Lucerna, 297 CEP: 02348-000 So Paulo SP Fone: (11) 6204-0526 Rev CEFAC 2002;4:111-116

You might also like