You are on page 1of 5

Introduo Internet

O que a internet ? A internet consiste num conjunto de servidores ligados entre si aos quais qualquer pessoa se pode ligar por modo a aceder informao existente em qualquer um deles. Por vezes costuma-se dizer que uma rede de redes. O que preciso para aceder internet? Para aceder internet precisa de ter um sistema com capacidade de estabelecer uma ligao atravs de um fornecedor que j esteja ligado internet. Pode ainda ter um servidor dedicado com uma linha dedicada e nesse caso j est na internet. Ao programa usado para aceder internet chamase de browser ou navegador. Que "browsers" existem ? O mais divulgado o Internet Explorer e o mais usado a seguir o FireFox. Alm de dever ter uma verso no muito antiga ter que ter ainda instalado um conjunto de ficheiros se pretender visualizar alguns contedos disponveis na Internet. Como est organizada a informao? A internet composta por mais de 20 milhes de servidores nos quais esto alojadas as pginas e quase tudo o que possvel encontrar na Internet. Cada servidor pode ter um ou mais domnios alojados e cada domnio pode ser composto por um nmero varivel de pginas e informao. A informao contida nas pginas faz muitas vezes referncia a informao de outras pginas. Cada servidor tem associado a si um ou mais endereos IP. O que um domnio? Um domnio corresponde a um nome e a um endereo na internet. Por exemplo, psantos.org corresponde a um domnio na internet. Associado a um domnio temos um responsvel pelo domnio e um conjunto de contedo variado. Para se ter um domnio preciso registar o mesmo (a fim de no haver 2

domnios com o mesmo nome) e preciso ter o domnio alojado num servidor para permitir que as pessoas possam aceder informao que nele se encontra. Como que se encontram coisas na Internet? Para encontrar qualquer informao na internet ou se sabe onde que ela est localizada ou vai-se utilizar um motor de pesquisa. Os mais divulgados neste momento so o Google e o Yahoo. Existem no entanto muitos mais. Outra forma de procurar uma informao mais especfica localizar uma pgina que seja sobre esse tema e depois procurar ligaes dessa pgina para outras sobre o mesmo assunto. O que um endereo de mail? Um endereo de mail ou de correio eletrnico um endereo atravs do qual possvel receber e enviar mensagens eletrnicas podendo incluir ou no ficheiros diversos. Os endereos de mail tm um formato do tipo pjssms@gmx.net. A parte antes da @ identifica o utilizador e a parte depois da @ identifica o domnio onde a conta de mail est alojada. O fornecedor de acesso internet normalmente oferece um endereo de mail mas se mudar de fornecedor perde o endereo. Existem muita forma de obter um endereo gratuito. Como que se envia um mail? Para enviar ou receber um mail preciso:

ter uma conta de mail criada num domnio que permita o acesso via web. Aceder conta

Para poder estar a preparar e ler os mails sem estar ligado internet ter que ter ainda:

Um programa tipo Outlook. Uma conta de mail com POP3 Ter ligao internet.

Alm de procurar informao o que que se pode fazer na Internet ? Originalmente o grosso do contedo da Internet era composto por texto mas atualmente possvel encontrar imagens, msica, vdeos, jogos e todo o tipo de coisas. Alm da informao existem tambm aplicaes que correm nos servidores que esto na Internet. Muitas estaes de rdio permitem que se acompanhe a emisso atravs da Internet. A passagem de televiso atravs da Internet ainda no est muito divulgada porque necessita de muitos recursos. Essas aplicaes permitem fazer praticamente o mesmo que qualquer aplicao que corra no computador local com a diferena de estarem a correr num servidor remoto com estrangulamento na quantidade de informao que possvel passar para o sistema local. A maior parte das pessoas tm um endereo de email, ou correio eletrnico, atravs do qual possvel receber e enviar mensagens. O fornecedor de acesso internet normalmente oferece um endereo de mail mas se mudar de fornecedor perde o endereo. Os jornais dirios e outros servios informativos costumam ser tambm muito consultados. Na internet possvel ter uma atualizao notcia a notcia em vez de ser s uma vez por dia. Cada vez mais lojas funcionam na internet podendo efecuar-se as compras a partir de qualquer ponto do globo. Na internet existe o conceito dos 3 A's "Anywhere", "Anytime", "Anyone" (Em qualquer stio; a qualquer hora; qualquer pessoa) o que aumenta bastante a utilidade de alguns servios, como sejam bancos on-line.

O que so as redes "peer" to "peer" ?


So redes de computadores que s existem na rede enquanto esto ligados. Ou seja, alm dos servidores normais os prprios computadores funcionam como servidores partilhando recursos neles existentes.

Isto possibilita por exemplo que atravs destas redes seja possvel encontrar informao que no est em nenhum servidor ou permite fazer a distribuio massiva de um ficheiro de uma forma mais simples, nem sempre de uma forma legal. Outras tecnologias como telefonar pela internet tiram proveito desta tecnologia.

Que fornecedores que existem?


O acesso internet vendido habitualmente de 4 formas: Linha telefnica Atravs da linha telefnica ter que ter um modem no seu computador. Na configurao da ligao coloca o nmero de telefone do operador. Neste caso paga pelas chamadas que fizer e pela sua durao. O telefone est ocupado durante o tempo que estiver com a ligao. ADSL O ADSL funciona igualmente por linha telefnica mas preciso que a central telefnica esteja preparada para a mesma. Podese usar o telefone ao mesmo tempo. As velocidades de acesso so superiores desde 512 kbps at 16 mbps. O preo de acordo com a velocidade escolhida e o operador. Cabo A ligao por cabo semelhante a ADSL. Normalmente obriga a ter outros servios do operador de cabo. As ligaes por Cabo e ADSL so as chamadas ligaes de banda larga. Regra geral a velocidade com que se podem transferir ficheiros do computador para a Internet mais baixa que ao contrrio. Na ligao por cabo este partilhado por vrios utilizadores pelo que nalguns casos pode haver flutuaes no nvel de servio.

Ligaes sem fios No caso de ter um porttil com Wi-Fi pode usar pontos de acesso em locais pblicos para aceder Internet. Em casa pode instalar um router wireless e aceder internet de qualquer ponto da sua casa. Os telemveis e os PDA por vezes tambm tm funcionalidades que permitem aceder Internet. Todas estas opes costumam ser caras.

E se eu quiser colocar informao na Internet como que fao ?


Para colocar informao na internet ter que arranjar espao num domnio que esteja alojado num servidor. Depois necessitar de reunir a informao que tm e coloc-la de uma forma organizada. possvel colocar na internet ficheiros em Word, PDF ou Excel mas estes formatos no esto pensados de raiz para serem visualizados na Internet. Se quiser ter uma pgina com melhor aspeto ter que possivelmente colocar a sua informao num formato mais utilizado em termos de internet. O formato mais divulgado o HTML. Para pginas dinmicas existe tambm o Flash

You might also like