You are on page 1of 8

Ao criar uma rede local que atenda s necessidades uma empresa pequena ou mdia, mais provvel que haja

a xito no seu plano caso seja usado um modelo de design hierrquico. Comparada com outros designs de rede, uma rede hierrquica mais fcil de gerenciar e expandir, e os problemas so resolvidos mais rapidamente.

O design de rede hierrquico envolve a diviso da rede em camadas discretas. Cada camada fornece funes especficas que definem sua funo dentro da rede geral. Separando as vrias funes existentes em uma rede, o design de rede fica modular, o que facilita a escalabilidade e o desempenho. O modelo de design hierrquico tpico dividido em at trs camadas: acesso, distribuio e ncleo. Um exemplo de um design de rede hierrquico de trs camadas exibido na figura.

Camada de acesso

A camada de acesso faz interface com dispositivos finais, como PCs, impressoras e telefones IP, para fornecer acesso ao restante da rede. Na camada de acesso podem estar roteadores, switches, bridges, hubs e pontos de acesso wireless (AP). O principal propsito da camada de acesso fornecer um meio de conectar dispositivos rede e controlar quais tm permisso de comunicao na rede.

Passe o mouse sobre o boto ACESSO na figura.

Camada de distribuio

A camada de distribuio agrega os dados recebidos dos switches da camada de acesso antes de serem transmitidos para a camada de ncleo para que haja o roteamento at seu destino final. A camada de distribuio controla o fluxo do trfego da rede usando polticas e determina domnios de broadcast, realizando funes de roteamento entre redes locais virtuais (VLANs) definidas na camada de acesso. As VLANs permitem segmentar o trfego de um switch em sub-redes separadas. Por exemplo, em uma universidade, voc pode separar o trfego de acordo com o corpo docente, os alunos e os convidados. Switches da camada de distribuio costumam ser dispositivos de alto desempenho que tm alta disponibilidade e redundncia para assegurar a confiabilidade. Voc obter mais informaes sobre VLANs, domnios de broadcast e roteamento entre VLANs posteriormente neste curso.

Passe o mouse sobre o boto DISTRIBUIO na figura.

Camada de ncleo

A camada de ncleo do design hierrquico o backbone de alta velocidade das redes interconectadas. Como a camada de ncleo essencial interconectividade entre os dispositivos da camada de distribuio, importante que o ncleo seja altamente disponvel e redundante. A rea do ncleo tambm pode se conectar a recursos de Internet. Como o ncleo agrega o trfego de todos os dispositivos da camada de distribuio, ele deve ser capaz de encaminhar grandes quantidades de dados rapidamente.

Passe o mouse sobre o boto NCLEO na figura.

Nota: Em redes menores, no incomum implementar um modelo de ncleo recolhido, no qual a camada de distribuio e a camada de ncleo so integradas em uma s camada. Uma rede hierrquica em uma empresa de mdio porte

Vejamos o modelo de rede hierrquico aplicado a uma empresa. Na figura, as camadas de acesso, distribuio e ncleo esto separadas em uma hierarquia bem definida. Essa representao lgica facilita ver a funo desempenhada pelos switches. muito mais difcil ver essas camadas hierrquicas quando a rede instalada em uma empresa.

Clique no boto Layout fsico na figura.

A figura mostra dois andares de um edifcio. Os computadores e os dispositivos de rede do usurio que precisam de acesso rede esto em um andar. Os recursos, como servidores de email e servidores de banco de dados, esto localizados em outro andar. Para assegurar que cada andar tenha acesso a rede, os switches das camadas de acesso e de distribuio so instalados nos wiring closets de cada andar e conectados a todos os dispositivos que precisam de acesso rede. A figura mostra um rack pequeno de switches. Os switches das camadas de acesso e de distribuio esto um sobre o outro no armrio de instalao eltrica.

Embora o switch da camada de ncleo e os demais da camada de distribuio no sejam mostrados, possvel ver como o layout fsico de uma rede diferente do layout lgico de uma rede.

Benefcios de uma rede hierrquica

H muitos benefcios associados aos designs de rede hierrquica.

Escalabilidade

A escala das redes hierrquicas muito boa. A modularidade do design permite replicar elementos de design na medida em que a rede cresce. Como cada instncia do mdulo consistente, fcil de planejar e implementar a expanso. Por exemplo, se o modelo de design consistir em dois switches da camada de distribuio para dez switches da camada de acesso, ser possvel continuar adicionando switches da camada de acesso at que haja dez switches da camada de acesso em conexo cruzada com os dois switches da camada de distribuio antes que seja necessrio acrescentar switches da camada de distribuio adicionais topologia de rede. Alm disso, na medida em que adiciona mais switches da camada de distribuio para acomodar a carga dos switches da camada de acesso, voc pode acrescentar switches da camada de ncleo adicionais para tratar a carga adicional no ncleo.

Redundncia

Na medida em que uma rede cresce, a disponibilidade se torna mais importante. Voc pode aumentar drasticamente a disponibilidade por meio de implementaes redundantes simples com redes hierrquicas. Os switches da camada de acesso so conectados a dois switches da camada de distribuio diferentes para assegurar uma redundncia de caminho. Caso haja falha nos switches da camada de distribuio, o switch da camada de acesso pode comutar para o outro switch da camada de distribuio. Alm disso, os switches da camada de distribuio so conectados a dois ou mais switches da camada de ncleo para assegurar uma disponibilidade de caminho em caso de falha de um dos switches do ncleo. A nica camada onde a redundncia est limitada a camada de acesso. Normalmente, os dispositivos de n finais, como PCs, impressoras e telefones IP, no tm a capacidade de se conectar a vrios switches da camada de acesso para ter uma redundncia. Se houvesse falha em um switch da camada de acesso, apenas os dispositivos conectados a ele seriam afetados pela queda. O restante da rede continuaria funcionando sem ser afetado.

Desempenho

Comunicao cujo desempenho aprimorado, evitando-se a transmisso de dados por meio de switches intermedirios de baixo desempenho. Os dados so enviados por meio de links de porta de switch agregados da camada de acesso at a camada de distribuio com aproximadamente a velocidade do fio na maioria dos casos. Em seguida, a camada de distribuio usa suas funes de comutao de alto desempenho para encaminhar o trfego at o ncleo, onde roteado at seu destino final. Como as camadas do ncleo e de distribuio executam suas operaes em velocidades muito altas, h menos conteno para a largura de banda da rede. Dessa forma, redes hierrquicas criadas corretamente podem chegar prximo velocidade do fio entre todos os dispositivos.

Segurana

A segurana aprimorada e mais fcil de gerenciar. Os switches da camada de acesso podem ser configurados com vrias opes de segurana de porta que fornecem controle sobre que dispositivos tm permisso para se conectar rede. Voc tambm tem a flexibilidade de usar polticas de segurana mais avanadas na camada de distribuio. Convm aplicar polticas de controle de acesso que definam quais protocolos de comunicao so implantados na rede e onde eles tm permisso para avanar. Por exemplo, se quisesse limitar o uso de HTTP a uma comunidade de usurios especfica conectada na camada de acesso, voc poderia aplicar uma poltica que bloqueasse o trfego HTTP na camada de distribuio. Restringir o trfego com base em protocolos de camada mais altos, como IP e HTTP, exige que os switches possam processar polticas nessa camada. Alguns switches da camada de acesso suportam a funcionalidade de Camada 3, mas esse costuma ser o trabalho dos switches da camada de distribuio para processar dados da Camada 3, porque eles podem process-los com muito mais eficincia.

Gerenciabilidade

A gerenciabilidade relativamente simples em uma rede hierrquica. Cada camada do design hierrquico executa funes especficas, consistentes ao longo de toda a camada. Por isso, se precisasse alterar a funcionalidade de um switch da camada de acesso, voc poderia repetir essa alterao em todos os switches da camada de acesso na rede porque eles devem executar as mesmas funes em sua camada. A implantao de novos switches tambm simplificada porque as configuraes de switch podem ser copiadas entre dispositivos com pouqussimas modificaes. A consistncia entre os switches em cada camada permite uma rpida recuperao e uma soluo de problemas mais simples. Em algumas situaes especiais, talvez haja inconsistncias na configurao entre dispositivos, logo, voc deve assegurar que as configuraes sejam bem documentadas para que voc possa compar-las antes da implantao.

Sustentabilidade

Como as redes hierrquicas so modulares por natureza e a escalabilidade muito boa, elas so fceis de serem mantidas. Com outros designs da topologia de rede, a gerenciabilidade fica cada vez mais complicada na medida em que a rede cresce. Alm disso, em alguns modelos de design de rede, h um limite claro quanto ao tamanho a que a rede pode chegar antes de se tornar complicada e de manuteno cara. No modelo de design hierrquico, as funes do switch so definidas em cada camada, o que simplifica a seleo do switch correto. Adicionar switches a uma camada no necessariamente significa que no haver um gargalo ou outra limitao em outra camada. Para que uma topologia de rede em malha completa atinja o desempenho mximo, todos os switches precisam ser switches de alto desempenho, porque cada um precisa ser capaz de executar todas as funes da rede. No modelo hierrquico, as funes de switch so diferentes em cada camada. Voc pode economizar, usando switches da camada de acesso mais baratos na camada mais baixa e gastar mais nas camadas de distribuio e do ncleo para obter um alto desempenho na rede.

Princpios do design de rede hierrquico

S porque uma rede parece ter um design hierrquico no significa que ela foi bem projetada. Estas diretrizes simples ajudaro a diferenciar redes hierrquicas bem e mal projetadas. Esta seo no pretende fornecer todas as habilidades e o conhecimento de que voc precisa para criar uma rede hierrquica, mas oferece uma oportunidade de comear a praticar suas habilidades, transformando uma topologia de rede plana em uma topologia de rede hierrquica.

Dimetro da rede

Durante a criao de uma topologia de rede hierrquica, a primeira coisa a ser considerada o dimetro da rede. O dimetro costuma ser uma medida de distncia, mas, neste caso, estamos usando o termo para medir o nmero de dispositivos. O dimetro da rede o nmero de dispositivos que um pacote precisa cruzar antes de chegar at seu destino. Manter o dimetro da rede baixo assegura uma latncia baixa e previsvel entre os dispositivos.

Passe o mouse sobre o boto Dimetro da rede na figura.

Na figura, PC1 se comunica com PC3. Talvez haja at seis switches interconectados entre PC1 e PC3. Neste caso, o dimetro da rede 6. Cada switch no caminho apresenta algum grau de latncia. A latncia do dispositivo de rede o tempo gasto por um dispositivo quando ele processa um pacote ou quadro. Cada switch precisa determinar o endereo MAC de destino do quadro, verificar sua tabela de endereos MAC e encaminhar o quadro pela porta apropriada. Mesmo que todo o processo ocorra em uma frao de segundo, aumenta o tempo quando o quadro precisa cruzar muitos switches.

No modelo hierrquico de trs camadas, a segmentao de Camada 2 na camada de distribuio praticamente elimina o dimetro da rede como problema. Em uma rede hierrquica, o dimetro da rede sempre ser um nmero previsvel de saltos entre os dispositivos de origem e de destino.

Agregao da largura de banda

Cada camada no modelo de rede hierrquico uma possvel candidata agregao da largura de banda. A agregao da largura de banda a prtica de considerar os requisitos de largura de banda especficos de cada parte da hierarquia. Depois que os requisitos de largura de banda da rede so conhecidos, os links entre os switches especficos podem ser agregados, o que chamado de agregao de link. A agregao de link permite a integrao de vrios links de porta de switch, o que proporciona maior produtividade entre os switches. A Cisco tem uma tecnologia de agregao de link prpria chamada EtherChannel, que permite a consolidao de vrios links Ethernet. Uma discusso da EtherChannel est alm do escopo deste curso. Para saber mais, visite: http://www.cisco.com/en/US/tech/tk389/tk213/tsd_technology_support_protocol_home.htm l (em ingls).

Passe o mouse sobre o boto Agregao da largura de banda na figura.

Na figura, os computadores PC1 e PC3 exigem uma quantidade significativa de largura de banda porque so usados para desenvolver simulaes climticas. O gerente de rede determinou que os switches da camada de acesso S1, S3 e S5 exigem uma largura de banda maior. Acompanhando a hierarquia, esses switches da camada de acesso se conectam aos switches de distribuio D1, D2 e D4. Os switches da camada de acesso se conectam aos switches da camada de ncleo C1 e C2. Observe como links especficos em portas especficas em cada switch so agregados. Dessa forma, uma largura de banda maior fornecida para uma parte especfica da rede. Observe que, nesta figura, os links agregados so indicados por duas linhas pontilhadas com uma elipse ligando-os. Em outras figuras, os links agregados so representados por uma nica linha pontilhada com uma elipse.

Redundncia

Redundncia uma parte da criao de uma rede altamente disponvel. A redundncia pode ser fornecida de vrias formas. Por exemplo, possvel duplicar as conexes de rede entre dispositivos ou duplicar os prprios dispositivos. Este captulo explora como empregar caminhos de rede redundantes entre switches. Uma discusso sobre como duplicar dispositivos de rede e empregar protocolos de rede especiais para assegurar alta disponibilidade est alm do escopo deste curso. Para ver uma discusso interessante sobre alta disponibilidade, visite: http://www.cisco.com/en/US/products/ps6550/products_ios_technology_home.html (em ingls).

Implementar links redundantes pode ser caro. Imagine se todos os switches em cada camada da hierarquia de rede tivesse uma conexo com todos os switches na prxima camada. improvvel que voc consiga implementar redundncia na camada de acesso por causa do custo e dos recursos limitados nos dispositivos finais, mas voc pode criar uma redundncia nas camadas de distribuio e do ncleo da rede.

Passe o mouse sobre o boto Links redundantes na figura.

Na figura, os links redundantes so mostrados nas camadas de distribuio e do ncleo. Na camada de distribuio, h dois switches da camada de distribuio, o mnimo exigido para suportar redundncia nessa camada. Os switches da camada de acesso, S1, S3, S4 e S6, so conectados de maneira cruzada aos switches da camada de distribuio. Isso protege sua rede em caso de falha de um dos switches de distribuio. No caso de uma falha, o switch da

camada de acesso ajusta seu caminho de transmisso e encaminha o trfego at o outro switch de distribuio.

Alguns cenrios de falha na rede jamais podem ser evitados, por exemplo, se acaba a energia na cidade inteira, ou se todo o edifcio demolido por causa de um terremoto. A redundncia no tenta resolver esses tipos de desastres.

Comece na camada de acesso

Imagine que um novo design de rede seja obrigatrio. Requisitos de design, como o nvel de desempenho ou a redundncia necessria, so determinados pelas metas comerciais da organizao. Quando os requisitos de design so documentados, o designer pode comear a escolher o equipamento e a infra-estrutura para implementar o design.

Ao iniciar a seleo de equipamento na camada de acesso, voc pode assegurar que acomoda todos os dispositivos de rede que precisam de acesso rede. Depois de contabilizar todos os dispositivos finais, voc tem uma idia melhor de quantos switches da camada de acesso voc precisa. O nmero de switches da camada de acesso, e o trfego estimado que cada um gera, ajuda a determinar quantos switches da camada de distribuio so obrigatrios para obter o desempenho e a redundncia necessrios para a rede. Depois de determinar o nmero de switches da camada de distribuio, voc poder identificar quantos switches do ncleo so obrigatrios para manter o desempenho da rede.

Uma discusso completa sobre como determinar que switch escolher com base no fluxo de trfego e quantos switches do ncleo so obrigatrios para manter o desempenho est alm do escopo deste curso. Para uma boa introduo ao design de rede, leia este livro, disponvel em Ciscopress.com: Top-Down Network Design de Priscilla Oppenheimer (2004).

You might also like