You are on page 1of 41

ADMINISTRAO FINANCEIRA E ORAMENTRIA

ORAMENTO PBLICO CONCEITO E PRINCPIOS


O Oramento Pblico, em sentido amplo, um documento legal (aprovado por lei) contendo a previso de receitas e a estimativa de despesas a serem realizadas por um Governo em um determinado exerccio (geralmente um ano). Os primeiros Oramentos que se tm notcia eram os chamados oramentos tradicionais, que se importavam apenas com o gasto (nfase no gasto). Eram meros documentos de previso de receita e autorizao de despesas sem nenhum vnculo com um sistema de planejamento governamental. Simplesmente se fazia uma estimativa de quanto se ia arrecadar e decidia-se o que comprar, sem nenhuma prioridade ou senso distributivo na alocao dos recursos pblicos. O Oramento evoluiu ao longo da histria para um conceito de Oramento-Programa, segundo o qual o Oramento no apenas um mero documento de previso da arrecadao e autorizao do gasto, mas um documento legal que contm programas e aes vinculados a um processo de planejamento pblico, com objetivos e metas a alcanar no exerccio (a nfase no Oramento-Programa nas realizaes do Governo). O Oramento Pblico no Brasil (Oramento Geral da Unio) inicia-se com um texto elaborado pelo Poder Executivo e entregue ao Poder Legislativo para discusso, aprovao e converso em lei. O documento contm a estimativa de arrecadao das receitas federais para o ano seguinte e a autorizao para a realizao de despesas do Governo. Porm, est atrelado a um forte sistema de planejamento pblico das aes a realizar no exerccio. O OGU constitudo de trs peas em sua composio: o Oramento Fiscal, o Oramento da Seguridade Social e o Oramento de Investimento das Empresas Estatais Federais. Existem princpios bsicos que devem ser seguidos para elaborao e controle dos Oramentos Pblicos, que esto definidos no caso brasileiro na Constituio, na Lei 4.320/64, no Plano Plurianual, na Lei de Diretrizes Oramentrias e na recente Lei de Responsabilidade Fiscal. A Constituio Federal de 1988 atribui ao Poder Executivo a responsabilidade pelo sistema de Planejamento e Oramento, e a iniciativa dos seguintes projetos de lei: Plano Plurianual (PPA) Lei de Diretrizes Oramentrias (LDO) Lei de Oramento Anual (LOA)

O PPA a lei que define as prioridades do Governo pelo perodo de 4 (quatro) anos. O projeto de lei do PPA deve ser enviado pelo Presidente da Repblica ao Congresso Nacional at o dia 31 de agosto do primeiro ano de seu mandato (4 meses antes do encerramento da sesso legislativa). De acordo com a Constituio Federal, o PPA deve conter as diretrizes, objetivos e metas da administrao pblica federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de durao continuada. A LDO a lei anterior lei oramentria, que define as metas e prioridades em termos de programas a executar pelo Governo. O projeto de lei da LDO deve ser enviado pelo Poder Executivo ao Congresso Nacional at o dia 15 de abril de cada ano (8 meses e meio antes do encerramento da sesso legislativa). De acordo com a Constituio Federal, a LDO estabelece as metas e prioridades para o exerccio financeiro subseqente, orienta a elaborao do Oramento (Lei Oramentria Anual), dispe sobre alteraes na legislao tributria e estabele a poltica de aplicao das agncias financeiras de fomento. Com base na LDO aprovada a cada ano pelo Poder Legislativo, a Secretaria de Oramento Federal, rgo do Poder Executivo, consolida a proposta oramentria de todos os rgos dos Poderes (Legislativo, Executivo e Judicirio) para o ano seguinte no Projeto de Lei encaminhado para discusso e votao no Congresso Nacional. Por determinao constitucional, o Governo obrigado a encaminhar o Projeto de Lei Oramentria Anual ao Congresso Nacional at o dia 31 de agosto de cada ano (4 meses antes do encerramento da sesso legislativa). Acompanha o projeto uma Mensagem do Presidente da Repblica, na qual feito um diagnstico sobre a situao econmica do pas e suas perspectivas. A Lei Oramentria Anual disciplina todos os programas e aes do governo federal no exerccio. Nenhuma despesa pblica pode ser executada sem estar consignada no Oramento. No Congresso, deputados e senadores discutem na Comisso Mista de Oramentos e Planos a proposta oramentria (projeto de lei) enviada pelo Poder Executivo, fazendo modificaes que julgar necessrias, por meio de emendas, votando ao final o projeto.

A Constituio determina que o Oramento deve ser votado e aprovado at o final de cada Legislatura (15.12 de cada ano). Depois de aprovado, o projeto sancionado e publicado pelo Presidente da Repblica, transformando-se na Lei Oramentria Anual. A Lei Oramentria Anual (LOA) estima as receitas e autoriza as despesas do Governo de acordo com a previso de arrecadao. Se durante o exerccio financeiro houver necessidade de realizao de despesas acima do limite que est previsto na Lei, o Poder Executivo submete ao Congresso Nacional um novo projeto de lei solicitando crdito adicional. Por outro lado, a necessidade de conteno dos gastos obriga o Poder Executivo muitas vezes a editar Decretos com limites oramentrios e financeiros para o gasto, abaixo dos limites autorizados pelo Congresso. So os intitulados Decretos de Contingenciamento, que limitam as despesas abaixo dos limites aprovados na lei oramentria. A Lei de Responsabilidade Fiscal, aprovada em 2000 pelo Congresso Nacional introduziu responsabilidades para o administrador pblico em relao aos Oramentos da Unio, dos Estados e Municpios, como o limite de gastos com pessoal, por exemplo. A LRF instituiu a disciplina fiscal para os trs Poderes: Executivo, Legislativo e Judicirio, estendendo tambm a disciplina aos Oramentos de Estados e Municpios. Os objetivos de toda poltica oramentria so corrigir as falhas de mercado e as distores, visando manter a estabilidade, melhorar a distribuio de renda, e alocar os recursos com mais eficincia. O Oramento tem a funo de tambm regular o mercado e coibir abusos, reduzindo falhas de mercado e externalidades negativas (fatores adversos causados pela produo, como poluio, problemas urbanos, etc). O Governo intervm de vrias formas no mercado. Por intermdio da poltica fiscal e da poltica monetria, por exemplo, possvel controlar preos, salrios, inflao, impor choques na oferta ou restringir a demanda. Instrumentos e recursos utilizados pelo Governo para intervir na Economia: Poltica Fiscal - envolve a administrao e a gerao de receitas, alm do cumprimento de metas e objetivos governamentais no oramento, utilizado para a alocao, distribuio de recursos e estabilizao da economia. possvel, com a poltica fiscal, aumentar a renda e o PIB e aquecer a economia, com uma melhor distribuio de renda. Poltica Regulatria - envolve o uso de medidas legais como decretos, leis, portarias, etc., expedidos como alternativa para se alocar, distribuir os recursos e estabilizar a economia. Com o uso das normas, diversas condutas podem ser banidas, como a criao de monoplios, cartis, prticas abusivas, poluio, etc. Poltica Monetria envolve o controle da oferta de moeda, da taxa de juros e do crdito em geral, para efeito de estabilizao da economia e influncia na deciso de produtores e consumidores. Com a poltica monetria, pode-se controlar a inflao, preos, restringir a demanda, etc.

O Oramento Pblico funciona como um balizador na Economia. Se temos elevados investimentos governamentais no Oramento, provavelmente o nmero de empregos aumentar, assim como a renda agregada melhorar. Em compensao, um oramento restrito em investimentos, provocar desemprego, desacelerao da economia, e decrscimo no produto interno bruto. O Governo pode provocar oramentos expansionistas ou gerar um oramento recessivo. Dentre as funes consubstanciadas no Oramento Pblico, destacamos: Funo alocativa - Oferecer bens e servios (pblicos puros) que no seriam oferecidos pelo mercado ou seriam em condies ineficientes (meritrios ou semipblicos) e. criar condies para que bens privados sejam oferecidos no mercado (devido ao alto risco, custo, etc) pelos produtores, por investimentos ou intervenes, corrigir imperfeies no sistema de mercado (oligoplios, monoplios, etc) e corrigir os efeitos negativos de externalidades. Funo distributiva Tornar a sociedade menos desigual em termos de renda e riqueza, atravs da tributao e transferncias financeiras, subsdios, incentivos fiscais, alocao de recursos em camadas mais pobres da populao, etc. Funo estabilizadora ajustar o nvel geral de preos, nvel de emprego, estabilizar a moeda, mediante instrumentos de poltica monetria, cambial e fiscal, ou outras medidas de interveno econmica (controles por leis, limites).

PRINCPIOS DO ORAMENTO PBLICO Existem princpios bsicos que devem ser seguidos na elaborao e execuo do oramento, que esto definidos na Constituio Federal, na Lei n 4.320, de 17 de maro de 1964, no Plano Plurianual e na Lei de Diretrizes Oramentrias. A Lei n 4.320/64 estabelece os fundamentos da transparncia oramentria (art. 2): "A Lei do Oramento conter a discriminao da receita e despesa, de forma a evidenciar a poltica econmico-financeira e o programa de trabalho do governo, obedecidos os princpios da unidade, universalidade e anualidade". PRINCPIOS ORAMENTRIOS Unidade S existe um Oramento para cada ente federativo (no Brasil, existe um Oramento para a Unio, um para cada Estado e um para cada Municpio). Cada ente deve possuir o seu Oramento, fundamentado em uma poltica oramentria e estruturado uniformemente. No h mltiplos oramentos em uma mesma esfera. O fato do Oramento Geral da Unio possuir trs peas, como o Oramento Fiscal, o Oramento da Seguridade Social e o Oramento de Investimento no representa afronta ao princpio da unidade, pois o Oramento nico, vlido para os trs Poderes. O que h apenas volumes diferentes segundo reas de atuao do Governo. Universalidade o Oramento deve agregar todas as receitas e despesas de toda a administrao direta e indireta dos Poderes. A Lei oramentria deve incorporar todas as receitas e despesas, ou seja, nenhuma instituio pblica que receba recursos oramentrios ou gerencie recursos federais pode ficar de fora do Oramento. Anualidade / Periodicidade o Oramento cobre um perodo limitado. No Brasil, este perodo corresponde ao ano ou exerccio financeiro, de 01/01 a 31/12. O perodo estabelece um limite de tempo para as estimativas de receita e fixao da despesa, ou seja, o oramento deve se realizar no exerccio que corresponde ao prprio ano fiscal. Legalidade O Oramento objeto de uma lei especfica (Lei ordinria no Brasil), e como tal, deve cumprir o rito legislativo prprio, com o cumprimento de todos os quesitos, inclusive seu sancionamento e publicao pelo Presidente da Repblica ou Congresso Nacional. Exclusividade O Oramento s versa sobre matria oramentria, podendo conter autorizao para abertura de crditos suplementares e operaes de crdito, ainda que por antecipao da receita. Especificao ou discriminao ou especializao So vedadas autorizaes globais no Oramento. As despesas devem ser especificadas no Oramento, no mnimo, por modalidade de aplicao. Publicidade O Oramento de um pas deve ser sempre divulgado quando aprovado e transformado em lei. No Brasil, o Oramento Federal publicado no Dirio Oficial da Unio. Equilbrio As despesas autorizadas no Oramento devem ser, sempre que possvel, iguais s receitas previstas. No pode haver um desequilbrio acentuado nos gastos. Oramento-Bruto - A receita e despesa constante no Oramento, exceto os descontos constitucionais (ex.transferncias constitucionais), devem aparecer no Oramento pelo valor total ou valor bruto, sem dedues de nenhuma espcie. No-afetao ou no-vinculao vedada a vinculao dos impostos a rgo, fundo ou despesa, exceto as prprias transferncias constitucionais para manuteno e desenvolvimento do ensino (FPE, FPM, etc). e as garantias s operaes de crdito por antecipao da receita. Programao, tipicidade e atipicidade Durante a fase de consolidao da proposta de Oramento, geralmente se seguem determinadas classificaes oramentrias existentes. H uma tabela de classificao funcional de despesas, por exemplo, que classifica a despesa em funes, subfunes, programas e aes. H outra tabela de classificao da despesa por fontes de recursos e outra por unidade oramentria, por exemplo. No processo de programao da despesa no Oramento, em primeiro lugar preciso identificar a funo a que pertence a despesa (se uma despesa classificvel na funo Educao, Sade, Cincia e Tecnologia, Transportes, ou qualquer outra). A funo o nvel mais elevado de agregao de despesas, representando quase que uma rea de atuao do Governo. As diferentes funes se dividem em subfunes, que, por sua vez, comportam diferentes programas de Governo, compostos por aes (projetos, atividades ou operaes especiais) a realizar no exerccio. Programar uma despesa classificar a despesa de maneira a ficar evidenciado onde ser utilizado o recurso (em qual funo, subfuno, programa ou ao do Governo). Porm, no processo de programao, pode ocorrer de um programa no se vincular sua respectiva subfuno da tabela de classificao funcional. OU uma subfuno no se

vincular sua funo tpica, constante da tabela de classificao funcional. Ou seja, em termos prticos, nem sempre se programa a despesa respeitando-se a classificao funcional existente nas tabelas oramentrias. Quando um programa vinculado a uma subfuno que no aquela correspondente da tabela de classificao, dizemos que ocorreu atipicidade na programao da despesa, ou seja, no h uma classificao tpica. O mesmo acontece quando uma despesa classificada no Oramento em uma subfuno est vinculada a outra funo que no a funo correspondente, segundo a tabela de classificao oramentria. A tabela de classificao funcional da despesa por funes e subfunes est consignada no livro Manual Tcnico de Oramento publicado pela Secretaria de Oramento Federal do Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto (MPOG).

Oramento pblico no Brasil


O Estado nacional, por meio de seus rgos administrativos, o ente responsvel pela gesto da mquina pblica, e, mais recentemente, pela consecuo do bem-estar social da populao, sobretudo no que diz respeito execuo da poltica de atendimento de suas necessidades bsicas. Nesse sentido, o legislador constitucional originrio houve por bem traar objetivos a serem alcanados pelo Estado brasileiro, estabelecendo-os no art. 3 da Carta Magna, a saber: "Art. 3 - Constituem objetivos fundamentais da Repblica Federativa do Brasil: I - construir uma sociedade livra, justa e solidria; II - garantir o desenvolvimento nacional; III - erradicar a pobreza e a marginalizao e reduzir as desigualdades sociais e regionais; IV - promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raa, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminao." Muito mais do que um rol casustico, o citado dispositivo legal , na verdade, uma norma constitucional dirigente, pois presta-se a estabelecer um plano para a evoluo poltica do Estado, ocupando-se, assim, no com uma situao presente, mas com um ideal futuro, visto que condiciona a atividade estatal sua concreta realizao. Tais objetivos constituem, por assim dizer, as razes fundamentais para a existncia do planejamento e do oramento no mbito do setor pblico, pois estes mecanismos so as principais ferramentas para a consecuo de polticas condizentes com as exigncias de uma sociedade democrtica e participativa, cujos membros devem ser partes integrantes do processo de gesto dos recursos pblicos. Assim, o planejamento das aes governamentais e sua materializao sob a forma oramentria (receitas e despesas), ambos servindo como instrumentos para a realizao de uma gesto fiscal responsvel (no sentido de se alcanar estabilidade econmica e desenvolvimento sustentvel), constituem, pois, o objeto do presente estudo, o qual pretende, em sntese maior, traar uma viso geral sobre o oramento pblico brasileiro, desde o aspecto conceitual at as mais recentes mudanas que vm sendo implementadas na realizao de sua gesto.

O QUE O ORAMENTO PBLICO?


A origem da palavra oramento de origem italiana: "orzare", que significa "fazer clculos".

Lembra o professor CELSO RIBEIRO BASTOS que a finalidade ltima do oramento " de se tornar um instrumento de exerccio da democracia pelo qual os particulares exercem o direito, por intermdio de seus mandatrios, de s verem efetivadas as despesas e permitidas as arrecadaes tributrias que estiverem autorizadas na lei oramentria" (in "Curso de Direito Financeiro e de Direito Tributrio", 2 edio, Saraiva/1992, pg. 74). O citado jurista conclui afirmando que "o oramento , portanto, uma pea jurdica, visto que aprovado pelo legislativo para vigorar como lei cujo objeto disponha sobre a atividade financeira do Estado, quer do ponto de vista das receitas, quer das despesas. O seu objeto, portanto, financeiro" (in obra e p. citadas). Definindo como jurdica a natureza do oramento, tem-se que o mesmo encontra fundamento constitucional nos arts. 165 a 169. Da anlise dos citados dispositivos depreende-se a instituio de uma moderna estrutura, que abre amplas possibilidades de integrao das esferas referentes ao planejamento e questo oramentria (esta tomada numa acepo de instrumento de apoio consecuo dos respectivos programas de governo). Com efeito, para a gesto de recursos pblicos, considerando principalmente as finalidades ltimas do Estado, mister a existncia de um estudo prvio consolidado sobre o montante da receita e o quantitativo de despesas necessrios execuo do plano de ao governamental. Dessa necessidade foi que surgiu o oramento, cujo conceito prestar-se a espelhar a situao financeira de um pas em determinado perodo de tempo. Importante ressaltar que nos Estados que adotam a forma federativa a repartio de competncias observa, antes de tudo, a autonomia dos entes federados. Tal caracterstica encontra-se presente, inclusive, no tocante ao oramento, de modo que Unio, Estados-membros, Distrito Federal e Municpios podem e devem definir seus oramentos, levando em conta suas prioridades e caractersticas. Isso, contudo, no impede que alguns aspectos de interesse geral exijam aes conjuntas que acabam por criar uma interdependncia e, por conseguinte, exigir uma coordenao entre os oramentos. O Oramento Geral da Unio (OGU) prev todas as receitas e fixa todas as despesas do Governo Federal, referentes aos Poderes Legislativo, Executivo e Judicirio. As despesas fixadas no oramento so cobertas com o produto da arrecadao dos impostos federais, como o Imposto de Renda (IR) e o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), bem como das contribuies, como a Contribuio para Financiamento da Seguridade Social (Cofins). Alm das receitas tributrias, os gastos do governo podem ainda ser financiados por operaes de crdito - que nada mais so do que o endividamento do Tesouro Nacional junto ao mercado financeiro interno e externo. As receitas so estimadas pelo governo. Por isso mesmo, elas podem ser maiores ou menores do que foram inicialmente previstas. Se a economia crescer durante o ano

mais do que se esperava, a arrecadao com os impostos tende a aumentar. O movimento inverso tambm pode ocorrer. Com base na receita prevista, so fixadas as despesas dos poderes Executivo, Legislativo e Judicirio. Depois que o Oramento aprovado pelo Congresso, o governo passa a gastar o que foi autorizado. Se a receita do ano for superior previso inicial, o governo encaminha ao Congresso um projeto de lei solicitando autorizao para incorporar e executar o excesso de arrecadao. Nesse projeto, definem-se as despesas que sero custeadas pelos novos recursos. Se, ao contrrio, a receita cair, o governo fica impossibilitado de executar o oramento na sua totalidade, o que exigir corte nas despesas programadas, constituindo o chamado "contingenciamento".

ORAMENTO - BREVE ANLISE RETROSPECTIVA


Antes de adentrar nos aspectos especficos da matria oramentria, necessrio proceder a uma rpida anlise da evoluo histrica da figura do oramento pblico no Brasil. A experincia demonstra, ao longo dos ltimos anos, a preocupao em fortalecer a vinculao existente entre planejamento e oramento. Ao contrrio do que ocorria em perodos de altos ndices inflacionrios, hoje possvel planejar (pelo menos a curto e mdio prazo) aes voltadas realizao eficiente de polticas pblicas de bem-estar. a programao oramentria voltada no s para o controle de gastos, mas tambm para a avaliao de resultados. Com esse objetivo, foram promovidas mudanas metodolgicas na elaborao e acompanhamento da execuo oramentria, cuja nfase recasse sobre a alocao de recursos com vistas consecuo dos objetivos de governo, consubstanciados no plano governamental e na Lei de Diretrizes Oramentrias, preconizando, pois, a adequao das necessidades de realizao de despesas realidade cada vez mais gritante da restrio de recursos destinados ao seu financiamento. O processo de elaborao foi aperfeioado na tentativa de eliminar a prtica j to enraizada nas unidades oramentrias de elaborar propostas pedindo o mximo de recursos possvel, de modo que se pudesse conferir aos rgos centrais (com poder poltico-decisrio) a faculdade de ajustar o volume das demandas receita existente, de modo que cada unidade fosse contemplada com um montante de recursos "suficiente" para o desenvolvimento de suas atividades e para os novos projetos. A principal mudana refere-se transio entre a poca de altos ndices de inflao para a realidade atual, na qual as taxas parecem ser controlveis. No perodo inflacionrio, o oramento era elaborado a preos correntes e, ao longo da execuo, corrigiam-se as distores de preos atravs de suplementaes, pois os valores orados j no correspondiam, quando do desembolso, ao montante necessrio ao cumprimento da despesa. No havia correspondncia entre a realidade da execuo oramentria com a execuo financeira das despesas, que acabavam sendo mensalmente corrigidas.

Com a reduo dos ndices de inflao, nova metodologia foi adotada, qual seja a introduo da sistemtica de indexao do oramento sua execuo a preos constantes, o que acabou permitindo s unidades executoras a reavaliao permanente de seus gastos, sobretudo em face da efetiva disponibilidade de recursos. Dessa forma, o oramento passou a ser pea estratgica para o controle financeiro, deixando compatveis receitas e despesas em volume, dentro de um determinado perodo de tempo. Como instrumento de anlise da gesto pblica, os dados constantes dos oramentos das duas ltimas dcadas revelam, em nmeros, que nem mesmo o aumento da arrecadao de recursos financeiros foi capaz de reduzir o dficit pblico brasileiro. Estudos do Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto (disponveis no respectivo site na Internet) demonstram que a estabilizao da economia propiciou a elevao da receita pblica ao ponto em que a carga tributria exibiu um ndice de 35% do PIB em 1995, enquanto na dcada de 80 esta mesma relao apresentou um ndice mdio de 24,9% do Produto Interno Bruto. Esses nmeros deixam evidente que a crise fiscal no caracterizada pelo desempenho insatisfatrio no tocante obteno de receitas, mas sim pela rigidez das despesas: pessoal; gastos com assistncia e previdncia dos servidores; juros da dvida interna e externa, alm de contratos com taxas de correo exorbitantes, isso sem falar no montante de despesas desnecessrias e das alheias funo estatal. Confirma-se, assim, a regra de que o Estado perdulrio, de que gasta muito e, principalmente, de que gasta mal.

DOS PRINCPIOS ORAMENTRIOS:


Na elaborao oramentria, a doutrina do Direito Constitucional e do Direito Financeiro conferem nfase ao que se convencionou chamar de princpios oramentrios. Tais princpios constituem linhas norteadoras de ao a serem observadas na concepo da proposta. Em geral, so premissas maiores, que informam mesmo o legislador no ato de elaborao das leis oramentrias. Existem, pois, de um lado e principalmente, para reforar a utilizao do oramento como mecanismo de controle sobre a atividade desenvolvida pelo Estado e, de outro lado, como orientadores de todo o ciclo oramentrio (perodo compreendido entre a elaborao da proposta oramentria e o encerramento do oramento, compreendendo as fases de elaborao, aprovao, execuo e controle). A regra bsica para a formulao do oramento seria aquela que houvesse estabelecido o equilbrio das receitas previstas e das despesas autorizadas, constituindo, pois, verdadeiro axioma da elaborao da respectiva lei. Entretanto, a Constituio brasileira, seguindo a tendncia das constituies modernas, no contempla tal princpio, pelo menos no o faz de forma explcita.

A lacuna deixada pela ausncia do princpio do equilbrio no bojo da lei maior tem explicao na evoluo econmica experimentada pelos Estados desde a grande crise de 1929, a partir da qual a tese de oramento equilibrado passou a constituir muito mais um ideal, na maioria das vezes prejudicial, por forar, a toda ordem de sorte, a flutuao de alquotas tributrias e a realizao de cortes em programas de governo, sempre que se experimentasse o desequilbrio. A despeito da no previso, de forma expressa, do princpio do equilbrio, pode-se dizer que a correta aplicao dos demais princpios oramentrios, conjugada a uma poltica responsvel de gesto, certamente tender ao equilbrio, tido, pois, como fim e no como premissa. Seguindo tal tendncia, a prpria Lei n 4.320, que estatui normas gerais de Direito Financeiro aplicveis a todas as esferas da Administrao, estabelece os fundamentos da transparncia oramentria, dispondo em seu art. 2,in litteris: "Art. 2 - A Lei do Oramento conter a discriminao da receita e despesa, de forma a evidenciar a poltica econmico-financeira e o programa de trabalho do governo, obedecidos os princpios da unidade, universalidade e anualidade". Passemos aos seus enunciados. - Princpio da Unidade: Cada esfera de governo deve possuir apenas um oramento, fundamentado em uma nica poltica oramentria e estruturado uniformemente. Assim, existe o oramento da Unio, o de cada Estado e o de cada Municpio. Segundo a doutrina majoritria, esse princpio, tal como concebido originariamente (oramento em um nico documento) foi um dos mais violados na prtica legislativa. Isso porque a evoluo das atividades estatais, o surgimento de oramentos paralelos e a diversidade de linhas de ao dentro do oramento geral sempre constituram bices ao carter formal que se pretendia impor ao princpio. O oramento moderno, todavia, no o desobedece; apenas emprega-lhe a verdadeira essncia do que se denominou carter de unidade. Tal assertiva baseia-se no fato de que a forma multidocumental como se apresenta o oramento em nada prejudica-lhe a unicidade, visto que tal caracterstica est ligada necessidade de que os oramentos dos rgos do setor pblico se fundamentem e tenham sua estrutura baseada em uma nica poltica oramentria, isto , em uma hierarquizao de objetivos que lhe informem a elaborao, ainda que isso implique em diversidade documental (formal). Alis, tal entendimento foi perfeitamente consagrado pelo legislador constitucional, que, no art. 165, 5 da Lei Maior, determina a incluso, na lei oramentria anual, de trs oramentos: (a) oramento anual; (b) oramento de investimentos e (c) oramento da seguridade social. Assim, o princpio da unidade deve ser entendido no como a imposio de um nico documento oramentrio, mas sim como resultado direto de uma mesma poltica de ao, que vise aos mesmos objetivos, dentro de cada esfera da federao.

- Princpio da Universalidade: O oramento deve conter todas as receitas e despesas dos poderes, fundos, rgos e entidades da administrao direta e indireta. O prprio art. 3 da Lei 4.320/64 estabelece que a Lei do Oramento compreender todas as receitas; e o art. 4, "... todas as despesas prprias dos rgos do Governo e da administrao centralizada, ou que por intermdio deles se devem realizar...". A anlise de tal princpio permite, de plano, inferir que sua aplicao possibilita ao Poder Legislativo: a)conhecer, a priori, todas as receitas e despesas do Governo e dar prvia autorizao respectiva arrecadao e realizao; b)impedir que o Executivo realize qualquer operao para obteno de receita ou realizao de despesa, sem que haja prvia autorizao parlamentar; c)conhecer o volume global das despesas projetadas pelo governo, a fim de autorizar a cobrana dos tributos estritamente necessrios para atend-las. Entretanto, hoje, o princpio deve ser entendido num sentido menos formal. Ensina Jos Afonso da Silva (in "Curso de Direito Constitucional Positivo", 11 edio, Malheiros Editores/1996, p. 676), valendo-se da lio de Pedro Muoz Amato, que o importante "a reunio, no oramento, de todos os elementos substantivos necessrios articulao do programa total do governo; especialmente, um oramento deve conter explicaes sobre os propsitos que o governo deseja lograr (...), de modo que a universalidade adquira caracterstica de totalizao, transformando-se em princpio do oramento global." - Princpio da Anualidade: O oramento previso, programao de atividades a serem realizadas no futuro. Como tal, supe periodicidade, que, no Brasil, resume-se ao perodo de tempo de um ano para a execuo do oramento. No se h de confundir, todavia, o princpio da anualidade do oramento com o da anterioridade do tributo. Segundo este ltimo, nenhum tributo ser cobrado, em cada exerccio financeiro, sem que a lei que o instituiu ou aumentou tenha sido publicada. J o princpio da anualidade consiste no fato de que oramento deve se referir a um perodo especfico, em regra de um ano. A idia de que a cobrana do tributo depende de autorizao anual do Poder Legislativo mediante previso no oramento no constitui o enunciado do princpio da anualidade do oramento, mas sim a errnea idia de anualidade do tributo, que condiciona sua criao a uma autorizao expressa do legislador no bojo da lei oramentria anual.

Ensina o professor Hugo de Brito Machado (in "Curso de Direito Tributrio", 11 edio, Malheiros Editores/1996, p. 27 e 28) que "no regime constitucional que adota o princpio da anualidade os representantes do povo, anualmente, examinam a proposta oramentria do governo e, em face das despesas, autorizam a cobrana dos tributos indispensveis ao respectivo atendimento. No basta haver sido o tributo institudo por lei. preciso que, anualmente, tenham os representantes do povo conhecimento do emprego que o governo pretende fazer dos recursos arrecadados mediante tributos." Segue o citado autor (Cf. obra e p. cit.) afirmando que "o princpio da anualidade, assim entendido, no existe atualmente no Brasil." Nesse ponto, todavia, necessrio proceder a algumas consideraes. O princpio da anualidade que alguns pretendem empregar relao tributria em nada se confunde com o da anualidade do oramento. O fato de a lei oramentria consignar todas as receitas (e, por via oblqua, as receitas tributrias) a serem arrecadadas pelo Estado, vinculando-as, pois, autorizao prvia do parlamento, em momento algum impede que, durante o exerccio em que o oramento esteja sendo executado, possa o governo, utilizando-se dos meios legais, instituir tributos que no estejam previamente consignados na lei oramentria anual (e, em alguns casos, at mesmo cobr-los). A instituio de tributos por Medida Provisria e a cobrana de emprstimos compulsrios so realidades jurdicas que s vm confirmar tal entendimento. Nesse ponto, necessrio concordar que no se h de falar, em carter absoluto, em anualidade do tributo. Entretanto, tal assertiva em nada prejudica a existncia, no Brasil, do princpio da anualidade do oramento, porquanto este nada mais traduz seno o imperativo de que a lei oramentria seja aplicvel a um determinado perodo, encontrando, pois, pleno fundamento nos 5 e 9 do art. 165 da Constituio Federal. - Outros Princpios: Aos princpios supracitados, a doutrina constitucional mais gabaritada, como a desenvolvida pelo professor Jos Afonso da Silva (Cf. ob. cit. p. 671), acrescenta ainda, a partir da anlise do texto da Constituio, outros princpios, alguns de forma e outros referentes ao contedo, a saber: exclusividade; programao e legalidade. Ensina, em linhas gerais, o renomado autor, que o Princpio da Exclusividade est presente no art. 165, 8 da Constituio Federal de 1988, vedando que a lei oramentria contenha dispositivo estranho fixao de despesa e previso da receita. Decorre tal princpio da antiga prtica (diga-se de passagem, condenvel) dos parlamentares de incluir na lei oramentria matrias absolutamente alheias ao Direito Financeiro, como, por exemplo, alteraes no Cdigo Civil, Comercial e at mesmo na legislao de pessoal. J o Princpio da Programao est ligado ao plano de ao governamental, na medida em que vincula as normas oramentrias consecuo dos programas nacionais, regionais e setoriais de desenvolvimento.

Por fim, o Princpio da Legalidade no tocante ao oramento segue apenas o ditame j estabelecido pela legalidade geral. As leis oramentrias so de iniciativa privativa do Presidente da Repblica, estendendo-se a necessidade de veiculao de tais regras, por meio de lei (em sentido formal), a todos os demais planos, operaes, aberturas de crdito e tudo mais que houver por disciplinar a matria oramentria.

Oramento na constituio de 1988: LDO, LOA e PPA


O Plano Plurianual (PPA) uma lei ordinria, sendo votada por maioria simples nas duas Casas do Congresso Nacional (Cmara e Senado), sob a forma do regimento comum. vlido a partir do ano seguinte ao ano de incio do mandato presidencial at um ano depois do fim do mandato (j no prximo governo). O PPA estabelece, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas para as despesas de capital (e outras dela decorrentes) e para os programas de durao continuada. A Lei de Diretrizes Oramentrias (LDO) tambm uma lei ordinria, sendo votada por maioria simples nas duas Casas do Congresso Nacional (Cmara e Senado) sob a forma do regimento comum. A LDO estabelece as metas e prioridades do Governo Federal, incluindo as despesas de capital para exerccio subseqente, orienta a elaborao da LOA, dispe sobre alteraes na legislao tributria e, ainda, estabelece a poltica de aplicao das agncias financeiras oficiais de fomento. A LDO pode ser alterada depois de editada e publicada, mas as alteraes tm que ser compatveis com o PPA. A Lei Oramentria Anual (LOA), como ambos os dispositivos anteriores, uma lei ordinria, votada por maioria simples nas duas Casas do Congresso Nacional, sob a forma do regimento comum. Envolve o Oramento Fiscal e da Seguridade (Administrao direta e indireta) dos Poderes da Unio, fundos, rgos e entidades, alm do Oramento de Investimento das empresas estatais (empresas com maioria do capital social c/ direito a voto da Unio). Os oramentos fiscal e de investimentos tm a funo de reduzir desigualdades inter-regionais, segundo o critrio populacional de cada regio. A LOA deve conter demonstrativo regionalizado do efeito sobre as receitas e despesas, das isenes, anistias, remisses, subsdios e benefcios de natureza financeira, tributria e creditcia.

A LOA pode conter autorizao p/ abertura de crditos suplementares e contratao de operaes de crdito (e geralmente contm!!!).

A iniciativa de elaborao da LOA do Poder Executivo, mas a competncia legal para apreciao do Poder Legislativo, mediante votao em ambas as casas do Congresso Nacional.

O incio do projeto de lei se d com o apresentao das propostas oramentrias elaboradas pelas unidades responsveis diretamente pela execuo do oramento, apresentando os programas, com suas atividades e projetos, que constaro no Oramento. Aps apresentao das propostas, o projeto encaminhamento aos rgos setoriais, que analisam os dados e encaminham o projeto para a Secretaria de Oramento Federal (SOF/MPO), para consolidao.

A SOF/MPO verifica os recursos disponveis, as necessidades de financiamento do setor pblico, as despesas obrigatrias com pessoal, dvida, atividades de manuteno, etc e os limites j estabelecidos na LDO para cada unidade, definindo os valores. Aps a consolidao, a SOF/MPO encaminha o projeto ao Poder Legislativo (Congresso Nacional) para discusso e votao.

Qualquer modificao no Projeto pelo Poder Executivo, aps encaminhado para o Legislativo, s pode acontecer se ainda no foi iniciada a votao na Comisso Mista, responsvel pela anlise do projeto.

No Congresso Nacional, os deputados e senadores podem emendar o projeto de lei do oramento em vrios nveis. Pode haver emendas de bancadas, partidos ou at mesmo de parlamentares individualmente, mas algumas despesas fixadas pelo Executivo j no podem ser alteradas, como as despesas pertinentes ao pagamento de juros e encargos da dvida, amortizao, precatrios ou pessoal.

Os parlamentares podem vetar as despesas e at mesmo remanejar gastos para outros projetos de seu interesse. Os recursos disponveis de vetos despesas que no forem alocados ou ficarem sem despesas correspondentes podem ser usados por crditos especiais ou suplementares com autorizao legislativa.

O Projeto de Lei Oramentria (PLOA) encaminhado ao Legislativo at o dia 31 de agosto de cada ano. Aps este prazo, iniciada a discusso e as votaes parciais na Comisso Mista de Deputados e Senadores encarregada da apreciao da matria. O PLOA votado no Plenrio at o final do perodo legislativo (15/12). Aps a aprovao no Congresso, o PLOA segue para sano ou veto do Presidente em 15 dias teis. O silncio presidencial nos 15 dias importa em sano tcita (aprovao). Mesmo no caso de sano tcita ou no caso de sano escrita do Presidente da Repblica, a Lei publicada. Se a lei no for publicada pelo Presidente da Repblica, cabe ao Presidente do Congresso faz-lo em 48 horas , ou seu vice (48h depois, se no publicada pelo Presidente do Congresso).

Se o projeto de lei for vetado, parcial ou integralmente, pelo Presidente da Repblica, o

texto encaminhado ao Presidente do Congresso, expondo-se os motivos do veto. Uma sesso conjunta do Congresso Nacional delibera sobre o veto em 30 dias, derrubando (se for o caso) o veto por maioria absoluta. Se derrubado o veto e, ainda assim, no for promulgada a LOA, cabe ao Presidente do Congresso promulgar a lei em 48 h ou seu vice, em igual prazo, logo aps.

As seguintes aes so vedadas aps o incio da execuo oramentria: Incio Despesas Operaes ou de projetos maiores no que includos LOA que ou na crditos de LOA adicionais capital

obrigaes de crdito

maiores

despesas

Vinculaes de impostos a fundos, rgo, despesa (menos transferncias, garantias de crditos, etc).

Abertura de crdito suplementar ou especial sem autorizao legislativa e sem indicao de recursos.

Transposio, remanejamento, transferncia de recursos de uma categoria de programao Concesso a ou outra utilizao (programas de de crditos trabalho). ilimitados

Utilizao de recursos dos oramentos fiscal e seguridade p/ suprir necessidade ou cobrir dficit Criao de de fundos empresas, sem fundos, autorizao fundaes. legislativa

Incio de investimento de mais de um ano sem prvia incluso no PPA ou lei que autorize (crime de responsabilidade)

Lei de Responsabilidade Fiscal


A Lei Complementar n. 101, de 04.05.2000, denominada Lei de Responsabilidade Fiscal, complementada pela Lei n. 10.028, de 19.10.2000, muito apropriadamente bati ada pelo !ornalista "oelmir #etin$ de Lei de Responsabilidade Moral, nada mais %isa do &ue 'reeducar( certos administradores p)blicos para o 'uso de%ido( do din*eiro p)blico. +eu principal ob!eti%o est, e-plicitado no seu art. 1, e consiste em estabelecer 'normas

de .inan/as p)blicas %oltadas para a responsabilidade na $est0o .iscal(.1112112 3isa mel*orar a


administra/0o das contas p)blicas no #rasil, pois a partir dela todos os $o%ernantes passar0o a ter compromisso com or/amento e com metas, &ue de%em ser apresentadas e apro%adas pelo respecti%o 4oder Le$islati%o. 5ascida mediante $rande press0o da sociedade para morali ar o setor p)blico .inanceiro, esta lei trou-e mel*oras si$ni.icati%as nos $astos p)blicos de todo o pa6s, mel*oras no sentido de responsabilidade e moralidade no trato com a coisa p)blica, dentro dos princ6pios de ra oabilidade, e.ici7ncia, moralidade e probidade administrati%a. 8sta lei, lon$e de ser apenas 'mais uma( no rol da le$isla/0o brasileira %eio para or$ani ar o 4a6s e tra er9l*e um car,ter de e.ici7ncia e seriedade &ue a sociedade brasileira *, muito alme!a. A partir dela, todos os a$entes p)blicos assumem um compromisso para com o or/amento e com metas, &ue de%em ser apresentadas e apro%adas pelo respecti%o 4oder Le$islati%o. Assim, diante de cada despesa criada, os a$entes da administra/0o p)blica precisam pre%er uma no%a .onte de receita &ue compense o $asto, o &ue obri$a a Administra/0o a somente aumentar as despesas com sal,rio dos .uncion,rios, cria/0o de car$os p)blicos, endi%idamento p)blico, ren)ncia de receita, dentre outras, mediante pre%is0o, dentro do :r/amento, de compensa/0o da %erba perdida. ;sto pode se dar por meio de no%os impostos, de respeito no trato com a coisa p)blica, de aumento de arrecada/0o e combate < sone$a/0o, dentre outros instrumentos. 8is a $rande ino%a/0o nunca antes %ista no pa6s= a .i-a/0o de limites para despesas com pessoal, para d6%ida p)blica e a determina/0o de &ue se!am elaboradas metas para o controle de receitas e despesas. 8la obri$a o a$ente p)blico, por e-emplo, a n0o estabelecer uma no%a despesa continuada >por mais de dois anos?, sem &ue antes se!a criada uma .onte de receita ou sem redu ir outras despesas !, e-istentes. @ uma maneira de obri$ar o a$ente a *onrar os compromissos assumidos em .orma de despesas, contudo sem comprometer o or/amento ou or/amentos .uturos.

:corre uma sal%a$uarda da receita, &ue n0o pode ser utili ada sem um mecanismo &ue a compense. 5ada mais e%idente, ent0o, do &ue um $rande a%an/o tra ido n0o apenas para o saneamento e.ica das .inan/as da Ani0o, dos 8stados e dos Bunic6pios, como tambCm para a reali a/0o de um a!uste .iscal de.initi%o, indispens,%el ao crescimento econDmico sustent,%el, < $era/0o de renda e ao bem9estar social. Am detal*e importante sobre esta lei C &ue, de acordo com a nossa !urisprud7ncia, por se tratar de uma Lei de :rdem 4)blica, seus e.eitos s0o imediatos a partir de sua promul$a/0o sobre os atos e contratos cu!a e-ecu/0o !, se encontram em andamento. 4or este moti%o n0o *, como se .alar ato !ur6dico per.eito, no &ue di promul$a/0o da lei. Fiante de seu car,ter morali ador, a no%a lei .oi recebida como um con!unto de medidas e.ica es para o 4a6s alcan/ar o a!uste .iscal necess,rio < de.initi%a estabilidade monet,ria, mas n0o se pode es&uecer de &ue ocorre a necessidade de &ue se!a ri$orosamente se$uida para sua total e.ic,cia. 5ature a da lei Com &uase um ano e meio de %ida, esta lei a Lei !, produ iu si$ni.icati%os resultados no sentido de direcionar os diri$entes p)blicos para &ue n0o $astem mais do &ue recebem. Gendo car,ter e nature a complementar, seu ob!eti%o principal C obri$ar todos os $o%ernantes a obedecerem <s normas e limites para administrar as .inan/as, prestando contas sobre &uanto e como $astam os recursos da sociedade e mel*orando a administra/0o das contas p)blicas no #rasil. Como bem esclarecem 5A+C;B85G: e F8#A+ 2122122 'A Lei de Responsabilidade Fiscal 9 LRF, Lei Complementar n 101, de 4 de maio de 2000, destina9se a re$ulamentar a Constitui/0o Federal, na parte da Gributa/0o e do :r/amento >G6tulo 3;?, cu!o Cap6tulo ;; estabelece as normas $erais de .inan/as p)blicas a serem obser%adas pelos tr7s n6%eis de $o%erno= Federal, 8stadual e Bunicipal.( A norma trou-e amplas no%idades para as tr7s es.eras administrati%as, &ue a$ora de%em estabelecer metas .iscais para $arantir o e&uil6brio entre receita e despesa no :r/amento. 8m particular, a Lei de Responsabilidade Fiscal %em atender < prescri/0o do arti$o 1HI da Constitui/0o Federal de 1988, &ue determina=I1I21I2 'Lei complementar dispor, sobre= I - finanas pblicasJ >$ri.amos? respeito <s licita/Ees e contratos celebrados antes da

;; 9 d6%ida p)blica e-terna e interna, inclu6da a das autar&uias, .unda/Ees e demais entidades controladas pelo poder p)blicoJ ;;; 9 concess0o de $arantias pelas entidades p)blicasJ ;3 9 emiss0o e res$ate de t6tulos da d6%ida p)blicaJ 3 9 .iscali a/0o das institui/Ees .inanceirasJ 3; 9 opera/Ees de cKmbio reali adas por Lr$0os e entidades da Ani0o, dos 8stados, do Fistrito Federal e dos Bunic6piosJ 3;; 9 compatibili a/0o das .un/Ees das institui/Ees o.iciais de crCdito da Ani0o, res$uardadas as caracter6sticas e condi/Ees operacionais plenas das %oltadas ao desen%ol%imento re$ional.( A Lei de Responsabilidade Fiscal tambCm %isa atender ao disposto no arti$o 1H9, da mesma Carta Ba$na, o &ual determina o estabelecimento de limites para as despesas com pessoal ati%o e inati%o da Ani0o a partir de Lei Complementar. GambCm atende ao disposto no arti$o 1H5, inciso ;; do par,$ra.o 9, &ue dispEe= '...Cabe < Lei Complementar estabelecer normas de $est0o .inanceira e patrimonial da administra/0o direta e indireta, bem como condi/Ees para a institui/0o e .uncionamento de Fundos(.4142142 Finalmente, seu arti$o H8 atende ao disposto no arti$o 250 da Constitui/0o Federal= 'Com o ob!eti%o de asse$urar recursos para o pa$amento dos bene.6cios concedidos pelo re$ime $eral de pre%id7ncia social, em adi/0o aos recursos de sua arrecada/0o, a Ani0o poder, constituir .undo inte$rado por bens, direitos e ati%os de &ual&uer nature a, mediante lei, &ue dispor, sobre a nature a e administra/0o desse .undo.( 5152152

5A+C;B85G: e F8#A+ H1H21H2 tambCm citam e-peri7ncias e-ternas en%ol%endo leis semel*antes %isando a morali a/0o dos $astos e .inan/as p)blicas= '5o &ue di respeito a e-peri7ncias e-ternas, %ale citar o caso da 5o%a MelKndia, apLs a introdu/0o do Fiscal ResponsibilitN Act, de 1994J da Comunidade 8conDmica 8uropCia, a partir do Gratado de Baastric*tJ e dos 8stados Anidos, cu!as normas de disciplina e controle de $astos do $o%erno central le%aram < edi/0o do #ud$et 8n.orcement Act, aliado ao

princ6pio da 'accountabilitN(. 8stes e-emplos .oram tomados como re.er7ncia para a elabora/0o da nossa Lei de Responsabilidade Fiscal . ;sto n0o si$ni.ica, no entanto, &ue a .ormula/0o da LC 101 de%e9se apenas a uma inspira/0o e-terna, !, &ue n0o e-iste manual Ltimo de .inan/as p)blicas &ue possa ser utili ado indi.erentemente por &ual&uer na/0o.(

#asicamente, o car,ter complementar da lei cria condi/Ees para a implanta/0o de uma no%a cultura $erencial na $est0o dos recursos p)blicos e constitui um $rande e re%olucion,rio a%an/o para o aprimoramento das .inan/as p)blicas do pa6s, au-iliando o $o%erno na administra/0o dos recursos e do patrimDnio p)blico de .orma transparente e sem arti.6cios, abusos e imoralidades &ue .i eram parte de $estEes anteriores. 4rincipais tLpicos da lei

Oastos com 4essoal


Fe acordo com o arti$o 18 da Lei de Responsabilidade Fiscal, entende9se como despesas de pessoal= 9 o somatLrio dos $astos do ente da Federa/0o com os ati%os, os inati%os e os pensionistasJ 9 mandatos eleti%os, car$os, .un/Ees ou empre$os, ci%is, militares e de membros de 4oder, com &uais&uer espCcies remuneratLriasJ 9 %encimentos e %anta$ens .i-as e %ari,%eisJ 9 subs6dios, pro%entos da aposentadoriaJ 9 re.ormas e pensEes, inclusi%e adicionaisJ 9 $rati.ica/Ees, *oras e-tras e %anta$ens pessoaisJ 9 encar$os sociais 9 contribui/Ees recol*idas pelo ente <s entidades de pre%id7ncia. 4ela no%a Lei, na es.era estadual as despesas com pessoal .icam limitadas a H0P >2P para o BinistCrio 4)blicoJ IP para o Le$islati%o, incluindo o Gribunal de Contas do 8stadoJ HP para o "udici,rioJ e 49P para o 8-ecuti%o? da receita corrente l6&uida. 5a es.era municipal o limite tambCm C de H0P >HP para o Le$islati%o, 54P para o 8-ecuti%o?. ", na es.era .ederal, estas despesas t7m o limite de 50P da receita corrente l6&uida >40,9P para o 8-ecuti%oJ HP para o "udici,rioJ 2,5P para o Le$islati%oJ e 0,HP para o BinistCrio 4)blico?. +e o $o%ernante %eri.icar &ue ultrapassou os limites para despesa de pessoal, de%er, tomar pro%id7ncias para se en&uadrar, no pra o de oito meses. Bas, se depois disso, continuarem a e-istir e-cessos, ele so.rer, penalidades.

F6%ida 4)blica

Fe acordo com a Lei, o +enado Federal estabelecer, limites para a d6%ida p)blica, por proposta do 4residente da Rep)blica, os &uais ser0o de.inidos tambCm como percentuais das receitas da Ani0o, dos 8stados, do Fistrito Federal e dos Bunic6pios. : arti$o 29 da Lei de Responsabilidade Fiscal adota as se$uintes de.ini/Ees com rela/0o < d6%idas e endi%idamentos=Q1Q21Q2 ; 9 d6%ida p)blica consolidada ou .undada= montante total, apurado sem duplicidade, das obri$a/Ees .inanceiras do ente da Federa/0o, assumidas em %irtude de leis, contratos, con%7nios ou tratados e da reali a/0o de opera/Ees de crCdito, para amorti a/0o em pra o superior a do e mesesJ ;; 9 d6%ida p)blica mobili,ria= d6%ida p)blica representada por t6tulos emitidos pela Ani0o, inclusi%e os do #anco Central do #rasil, 8stados e Bunic6piosJ ;;; 9 opera/0o de crCdito= compromisso .inanceiro assumido em ra 0o de m)tuo, abertura de crCdito, emiss0o e aceite de t6tulo, a&uisi/0o .inanciada de bens, recebimento antecipado de %alores pro%enientes da %enda a termo de bens e ser%i/os, arrendamento mercantil e outras opera/Ees assemel*adas, inclusi%e com o uso de deri%ati%os .inanceirosJ ;3 9 concess0o de $arantia= compromisso de adimpl7ncia de obri$a/0o .inanceira ou contratual assumida por ente da Federa/0o ou entidade a ele %inculadaJ 3 9 re.inanciamento da d6%ida mobili,ria= emiss0o de t6tulos para pa$amento do principal acrescido da atuali a/0o

monet,ria.(RS+BALLT Como e-plicam 5A+C;B85G: e F8#A+ 8182182, a d6%ida l6&uida do setor p)blico brasileiro cresceu si$ni.icati%amente entre 1994 e 1999, o &ue se deu a partir do aumento nas despesas p)blicas sem a contrapartida do incremento das receitas prLprias, principalmente nos 8stados e Bunic6pios. 4or de.ini/0o, e-istem dois mecanismos .undamentais utili ados para a cobertura do dC.icit p)blico= os recursos prLprios, &ue importam nas receitas de impostos e trans.er7ncias e os recursos de terceiros, o &ue si$ni.ica endi%idar9se.

4ela no%a lei, os $o%ernantes de%er0o respeitar a rela/0o entre a d6%ida e sua capacidade de pa$amento, isto C, o $o%ernante n0o poder, aumentar a d6%ida para o pa$amento de despesas di,rias. 5o caso do $o%ernante %eri.icar &ue ultrapassou os limites estabelecidos para o endi%idamento, de%er, tomar pro%id7ncias para se en&uadrar, dentro do pra o de do e meses, redu indo o e-cesso em pelo menos 25P, nos primeiros &uatro meses. 8ntretanto, se depois disso, continuarem a e-istir e-cessos, a administra/0o p)blica .icar, impedida de contratar no%as opera/Ees de crCdito. 8is o car,ter morali ador da lei, &ue pEe .im aos dC.icits .iscais descontrolados, contCm o processo de endi%idamento p)blico, limita a d6%ida p)blica, restrin$e a $era/0o incontrolada de despesas, .i-a condi/Ees r6$idas para a $era/0o de despesas de lon$o pra o e para a ele%a/0o das despesas relati%as a pessoal e se$uridade social, alCm de promo%er a transpar7ncia das contas p)blicas.

Betas Fiscais
A Lei tambCm determina &ue os $o%ernantes estabele/am metas .iscais trienais, as &uais permitir0o um mel*or plane!amento das receitas e despesas p)blicas, e tambCm a pre%en/0o de poss6%eis problemas ao lon$o do e-erc6cio .iscal. Assim, obser%ar9se9, a a/0o plane!ada, pre%enindo9se de e%entuais riscos e a corre/0o de des%ios .iscais capa es de a.etar o e&uil6brio das contas p)blicas.

Compensa/Ees
A Lei determina >art. 1Q e par,$ra.os? &ue toda no%a despesa continuada &ue se!a superior a dois e-erc6cios de%er, ter sua .onte de receita demonstrada ou uma e%entual redu/0o de outra despesa &ue a compense. @ uma .orma de 'reeducar( o administrador do din*eiro p)blico de .orma a n0o $astar acima do &ue est, permitido pelas .inan/as p)blicas. :u cria uma no%a receita para compensar a no%a despesa, ou diminui $astos para compensa9la. Fo contr,rio, n0o assume nen*um no%o compromisso.

Ano de elei/0o
Fiante da mudan/a de $est0o de%ido a ano eleitoral, a lei pro6be os $o%ernantes de assumirem d6%idas &ue n0o possam ser pa$as no mesmo ano. Assim, a mesma sL pode ser trans.erida para o ano se$uinte >no caso, para a no%a $est0o? se *ou%er .undos dispon6%eis em cai-a. GambCm est, proibida &ual&uer a/0o &ue %en*a a aumentar $astos com pessoal nos 4oderes Le$islati%o e 8-ecuti%o no per6odo de 180 dias &ue antecedem o .inal da le$islatura ou mandato dos c*e.es do 4oder 8-ecuti%o. A lei estabelece in)meras outras diretri es para um %erdadeiro rea!uste nas .inan/as p)blicas &ue complementam os tLpicos acima citados. Lon$e de ser mais uma lei em %i$or, a Lei de Responsabilidade Fiscal C um $rande a%an/o do corpo le$islati%o brasileiro e tambCm da

comunidade nacional. 5unca se .alou tanto em morali ar as contas p)blicas como nos )ltimos anos e a prLpria popula/0o %em percebendo &ue se o $o%erno n0o 'aperta o cinto(, &uem pa$a a conta C sempre o contribuinte. 8spera9se, com isso, dentre in)meros outros bene.6cios, manter o e&uil6brio das contas p)blicas, indispens,%el ao crescimento econDmico do pa6s e < pa e ao bem9estar social.

4enalidades
A Lei de Responsabilidade Fiscal tambCm estabelece &ue as in.ra/Ees cometidas &ue %en*am a .erir seus dispositi%os de%em ser punidas com base no Fecreto9Lei nU 2.848, de 0Q de de embro de 1940 >CLdi$o 4enal?, da Lei nU. 10Q9, de 10 de abril de 1950, do Fecreto9Lei nU 201, de 2Q de .e%ereiro de 19HQ e da Lei nU 8.429, de 02 de !un*o de 1992 >Crime de ;mprobidade Administrati%a? e demais normas da le$isla/0o pertinente. Fentre as penas est0o perda do car$o e a inabilita/0o, atC cinco anos >oito anos em se tratando do 4residente da Rep)blica?, para o e-erc6cio de &ual&uer .un/0o p)blica >os dos pre.eitos e %ereadores tambCm com deten/0o de atC tr7s anos e reclus0o de atC do e?. 5o caso de crimes contra as .inan/as p)blicas *a%er, deten/0o de atC dois anos e reclus0o de atC &uatro anos, e no caso de in.ra/Ees administrati%as ser, aplicada multa de trinta por cento sobre os %encimentos anuais do in.rator. Lei morali ante : primeiro ob!eti%o da Lei de Responsabilidade Fiscal s0o o a!uste .iscal de.initi%o e o saneamento .inanceiro. 8ntretanto, diante de dispositi%os t0o a%an/ados para a matCria, conse&Ventemente ad%ir0o outros bene.6cios, como o e&uil6brio das contas p)blicas e, o &ue C altamente positi%o, a mudan/a da prLpria postura dos brasileiros diante de seus $o%ernantes, &ue os tornar, mais conscientes de .iscali ar o desempen*o dos *omens p)blicos no &ue di respeito ao trato e ao destino dado < coisa p)blica. : &ue a lei propEe, antes de tudo, C uma 'reeduca/0o( dos $o%ernantes e a$entes p)blicos, no sentido de morali ar os representantes do po%o, dando ori$em < um no%o comportamento moral. 8sta lei, antes de ser apenas uma dentre tantas, !untamente com os demais dispositi%os le$ais &ue cerceiam a matCria le$al, C uma das mel*ores armas do cidad0o no controle e .iscali a/0o dos atos dos $o%ernantes e representantes p)blicos de &ue se tem not6cia. Ama lei a%an/ada e moderna para um pa6s &ue entra no +Cculo WW; disposto a %encer suas di.iculdades. Bais &ue isso, disposto a morali ar9se.

CONCEITUAO E CLASSIFICAO DA RECEITA E DA DESPESA PBLICA

RECEITA PBLICA As Receitas Pblicas so consideradas ingressos financeiros no patrimnio pblico. Podem ser classificadas, acima de tudo, em dois grandes grupos:

Receitas Originrias so receitas originadas da cobrana por servios prestados pelo Estado ou pela venda de bens ou direitos do patrimnio pblico. So receitas como na iniciativa privada, que tm uma origem real num bem ou servio vendido, faturados sob a forma de preos pblicos ou tarifas, sem nenhuma imposio, ou seja: paga quem quer o servio ou o bem.

Receitas Derivadas as receitas derivadas, como o prprio nome diz, so derivadas de outros, ou seja, do patrimnio dos contribuintes, sem nenhuma contraprestao especfica, como no caso dos impostos ou com alguma contraprestao, mas de carter obrigatrio, independentemente do uso do servio, como no caso das taxas. Alm disto, enquadram-se na definio os demais tipos de tributos de carter compulsrio, como a contribuio de melhoria, as contribuies sociais ou econmicas e os emprstimos compulsrios.

O ingresso das receitas nos cofres pblicos ocorre em 3 estgios, conforme discriminados a seguir:

Lanamento ato na repartio competente (que pode ser a Receita Federal ou qualquer outro rgo pblico que receba recursos) que reconhece o crdito e inscreve o dbito, identificando o devedor, valor, etc.

Arrecadao pagamentos dos contribuintes rede bancria ou repartio competente

Recolhimento entrega da arrecadao pelas reparties ou bancos ao Tesouro Nacional

Obs. H alguns autores que indicam a PREVISO da receita no Oramento como um estgio, antes do lanamento, perfazendo 4 os estgios da despesa.

A classificao oramentria da receita por categoria econmica divide a receita em dois grandes grupos: as receitas correntes e as receitas de capital.

So correntes as receitas derivadas de tributos, contribuies, ou receitas originrias da venda do patrimnio, receitas industriais, etc.

So receitas de capital aquelas decorrentes de operaes de crdito ou emprstimos, originrias da venda ou alienao de bens, etc. Apresentamos abaixo, a classificao oramentria da despesas segundo o Manual Tcnico de Oramento MTO-02 da Secretaria de Oramento Federal (SOF/MPO):

RECEITAS CORRENTES - tributria, de contribuies, patrimonial, industrial, agropecuria, de servios, transferncias correntes e outras receitas correntes

RECEITAS DE CAPITAL operaes de crdito, amortizao de emprstimos, alienao de bens, transferncias de capital, outras receitas de capital.

DESPESA PBLICA

A despesa compreende os recursos gastos na gesto, a serem computados na apurao do resultado do exerccio. So os gastos realizados pelos rgos pblicos em bens e servios, com a dotao autorizada pelo oramento. As despesas, para serem incorridas no servio pblico, precisam estar autorizadas na lei oramentria.

Segundo a classificao econmica da despesa, as despesas so desdobradas nas seguintes categorias econmicas:

a) DESPESAS CORRENTES Compreendem as de Pessoal e Encargos Sociais, Juros e Encargos da Dvida Interna e Externa e Outras Despesas Correntes, observadas as conceituaes existentes nos dispositivos legais e normas pertinentes em vigor.

b) DESPESAS DE CAPITAL Correspondem s de Investimentos, Inverses Financeiras,

Amortizao da Dvida Interna, Amortizao da Dvida Externa e Outras

Despesas de Capital, observadas as conceituaes legais pertinentes em vigor.

CLASSIFICAO DAS DESPESAS SEGUNDO A FINALIDADE, NATUREZA E AGENTE (CLASSIFICAO FUNCIONAL E ECONMICA)

Passamos, a seguir, a abordar a questo da classificao oramentria da despesa, conforme dispe o Manual Tcnico de Oramento -02 (SOF/MPOG). A classificao funcional da despesa composta por um rol de funes e subfunes pr-fixadas, agregando os gastos pblicos por rea de ao governamental, nas trs esferas. Por ser de aplicao comum e obrigatria no mbito dos Municpios, dos Estados e da Unio, a classificao funcional permitir a consolidao nacional dos gastos do setor pblico. As funes tm subfunes atreladas, mas as subfunes podem ser combinadas com diferentes funes daquelas as quais estejam vinculadas.

FUNO

A funo representa o maior nvel de agregao das diversas reas de despesa que competem ao setor pblico. A funo Encargos Especiais engloba as despesas em relao s quais no se possa associar um bem ou servio a ser gerado no processo produtivo corrente, tais como: dvidas, ressarcimentos, indenizaes e outras afins, representando, portanto, uma agregao neutra.

SUBFUNO

A subfuno representa uma partio da funo, visando agregar determinado subconjunto de despesas do setor pblico. Na nova classificao, a subfuno identifica a natureza bsica das aes que se aglutinam em torno das funes. As subfunes podero ser combinadas com funes diferentes. Assim a classificao funcional ser efetuada por intermdio da relao da ao (projeto, atividade ou operao especial) com a subfuno e a funo. Exemplo 1: uma atividade de pesquisa na FIOCRUZ do Ministrio da Sade deve ser classificada de acordo com sua caracterstica na subfuno n. 571 Desenvolvimento Cientfico e na funo n. 10 Sade. Exemplo 2: um projeto de treinamento de servidores no Ministrio dos Transportes ser classificado na subfuno n. 128 Formao de Recursos Humanos e na funo n. 26 Transportes. Exemplo 3: uma operao especial de financiamento da produo que contribui para um determinado programa proposto para o Ministrio da Agricultura ser classificada na subfuno n. 846 Outros Encargos Especiais e na funo n. 20 Agricultura.

PROGRAMAS

H convergncia entre as estruturas do PPA e do oramento anual a partir do programa, mdulo comum integrador do PPA com o Oramento. Em termos de estruturao, o plano termina no programa e o oramento comea no programa, o que confere a esses documentos uma integrao desde a origem, sem a necessidade, portanto, de buscar-se uma compatibilizao entre mdulos diversificados. O programa age como nico mdulo integrador, e os projetos e as atividades, como instrumento de realizao dos programas.

Cada programa contm, no mnimo, objetivo, indicador que quantifica a situao que o programa tem por fim modificar e os produtos (bens e servios) necessrios para atingir o objetivo. Os produtos dos programas do origem aos projetos e atividades. A cada projeto ou atividade s pode estar associado um produto, que, quantificado por sua unidade de medida, d origem meta. Os programas so compostos por atividades, projetos e uma nova categoria de programao denominada operaes especiais. O programa o instrumento de organizao da atuao governamental. Articula um conjunto de aes que concorrem para um objetivo comum preestabelecido, mensurado por indicadores estabelecidos no PPA, visando soluo de um problema ou o atendimento de uma necessidade ou demanda da sociedade. Toda a ao finalstica do Governo Federal dever ser estruturada em programas, orientados para consecuo dos objetivos estratgicos definidos, para o perodo, no PPA. A ao finalstica a que proporciona bem ou servio para atendimento direto s demandas da sociedade.

So trs os tipos de programas previstos:

Programas Finalsticos

So programas que resultam em bens e servios ofertados diretamente sociedade. Seus atributos bsicos so: denominao, objetivo, pblico-alvo, indicador(es), frmulas de clculo do ndice, rgo(s), unidades oramentrias e unidade responsvel pelo programa.

O indicador quantifica a situao que o programa tenha por fim modificar, de modo a explicitar o impacto das aes sobre o pblico alvo.

Programas de Gesto de Polticas Pblicas

Os Programas de Gesto de Polticas Pblicas abrangem as aes de gesto de Governo e sero compostos de atividades de planejamento, oramento, controle interno, sistemas de informao e diagnstico de suporte formulao, coordenao, superviso, avaliao e divulgao de polticas pblicas. As aes devero assumir as peculiaridades de cada rgo gestor setorial.

Os programas de gesto de polticas pblicas assumiro denominao especfica de acordo com a misso institucional de cada rgo. Exemplo: Gesto da Poltica de Sade.

Seus atributos bsicos so: denominao, objetivo, rgo(s), unidades oramentrias e unidade responsvel pelo programa.

Programas de Servios ao Estado

Programas de Servios ao Estado so os que resultam em bens e servios ofertados diretamente ao Estado, por instituies criadas para esse fim especfico. Seus atributos bsicos so: denominao, objetivo,

indicador(es), rgo(s), unidades oramentrias e unidade responsvel pelo programa.

AES

So de trs naturezas diferentes as aes de governo que podem ser classificadas como categorias de programao oramentria: atividade, projeto e operao especial. Os projetos e atividades so os instrumentos oramentrios de viabilizao dos programas. Esto assim conceituados: Atividade: um instrumento de programao para alcanar o objetivo de um programa, envolvendo um conjunto de operaes que se realizam de modo contnuo e permanente, das quais resulta um produto necessrio manuteno da ao de governo. Projeto: um instrumento de programao para alcanar o objetivo de um programa, envolvendo um conjunto de operaes, que se realizam num perodo limitado de tempo, das quais resulta um produto que concorre para a expanso ou o aperfeioamento da ao de governo. Operao Especial: so aes que no contribuem para a manuteno das aes de governo, das quais no resulta um produto e no geram contraprestao direta sob a forma de bens ou servios. Representam, basicamente, o detalhamento da funo Encargos Especiais. Porm um grupo importante de aes com a natureza de operaes especiais quando associadas a programas finalsticos podem apresentar produtos associados. So despesas passveis de enquadramento nesta ao:

amortizaes e encargos, aquisio de ttulos, pagamento de sentenas judiciais, transferncias a qualquer ttulo (no confundir com descentralizao), fundos de participao, operaes de financiamento (concesso de

emprstimos), ressarcimentos de toda a ordem, indenizaes, pagamento de inativos, participaes acionrias, contribuio a organismos nacionais e internacionais, compensaes financeiras. Com exceo do pagamento de inativos, que integra uma funo especfica, as demais operaes sero classificadas na funo encargos especiais.

LOCALIZAO DO GASTO

As atividades, projetos e operaes especiais sero desdobradas para especificar a localizao geogrfica integral ou parcial das respectivas atividades, projetos e operaes especiais, no podendo haver, por conseguinte, alterao da finalidade e da denominao do produto. A localizao do gasto o menor nvel de detalhamento na lei, e na fase da elaborao, onde o rgo setorial apropria o valor financeiro da sua proposta oramentria.

CLASSIFICAO DA DESPESA SEGUNDO A NATUREZA DO GASTO

A - CATEGORIAS ECONMICAS

3 - Despesas Correntes 4 - Despesas de Capital

3 - Despesas Correntes

Classificam-se nesta categoria todas as despesas que no contribuem, diretamente, para a formao ou aquisio de um bem de capital.

4 - Despesas de Capital

Classificam-se nesta categoria aquelas despesas que contribuem, diretamente, para a formao ou aquisio de um bem de capital.

B - GRUPOS DE DESPESA

1 - Pessoal e Encargos Sociais 2 - Juros e Encargos da Dvida (18) 3 - Outras Despesas Correntes (18) 4 - Investimentos (18) 5 - Inverses Financeiras (18) 6 - Amortizao da Dvida (11) (17) (18)

1 - Pessoal e Encargos Sociais Despesas de natureza salarial decorrentes do efetivo exerccio de cargo, emprego ou funo de confiana no setor pblico, do pagamento dos proventos de aposentadorias, reformas e penses, das obrigaes trabalhistas de

responsabilidade do empregador, incidentes sobre a folha de salrios, bem como soldo, gratificaes, indenizaes regulares e eventuais, exceto dirias, e adicionais, previstos na estrutura remuneratria dos militares das Foras Armadas. (14) (19)

2 - Juros e Encargos da Dvida

Despesas com o pagamento de juros, comisses e outros encargos de operaes de crdito internas e externas contratadas, bem como da dvida pblica mobiliria federal.

3 - Outras Despesas Correntes

Despesas com aquisio de material de consumo, pagamento de servios prestados por pessoa fsica sem vnculo empregatcio ou pessoa jurdica, independentemente da forma contratual, e outras da categoria econmica "Despesas Correntes" no classificveis nos grupos anteriores.

4 - Investimentos Despesas com o planejamento e a execuo de obras, inclusive com a aquisio de imveis considerados necessrios realizao destas ltimas, bem assim com os programas especiais de trabalho (regime de execuo especial) e com a aquisio de instalaes, equipamentos e material permanente.

5 - Inverses Financeiras Despesas com a aquisio de imveis ou bens de capital j em utilizao; aquisio de ttulos representativos do capital de empresas ou entidades de qualquer espcie, j constitudas, quando a operao no importe aumento do capital; e com a constituio ou aumento do capital de empresas.

6 - Amortizao da Dvida Despesas com o pagamento e/ou refinanciamento do principal e da atualizao monetria ou cambial da dvida pblica interna e externa, contratual ou mobiliria.

C - MODALIDADES DE APLICAO

15 - Transferncias Intragovernamentais a Entidades no Integrantes dos Oramentos Fiscal e da Seguridade Social 20 - Transferncias Unio 30 - Transferncias a Estados e ao Distrito Federal 40 - Transferncias a Municpios 50 - Transferncias a Instituies Privadas sem Fins Lucrativos 60 - Transferncias a Instituies Multigovernamentais 71 - Transferncias ao Exterior - Governos 72 - Transferncias ao Exterior - Organismos Internacionais 73 - Transferncias ao Exterior - Fundos Internacionais

90 - Aplicaes Diretas

15

Transferncias

Intragovernamentais

Entidades

no

Integrantes dos Oramentos Fiscal e da Seguridade Social.

Despesas realizadas mediante transferncia de recursos financeiros a entidades no integrantes dos Oramentos Fiscal e da Seguridade Social, dentro da mesma esfera de governo.

20 - Transferncias Unio

Despesas realizadas mediante transferncia de recursos financeiros Unio pelos Estados, Municpios ou pelo Distrito Federal.

30 - Transferncias a Estados e ao Distrito Federal

Despesas realizadas mediante transferncia de recursos financeiros da Unio ou dos Municpios aos Estados e ao Distrito Federal.

40 - Transferncias a Municpios

Despesas realizadas mediante transferncia de recursos financeiros da Unio ou dos Estados aos Municpios.

50 - Transferncias a Instituies Privadas sem Fins Lucrativos

Despesas realizadas mediante transferncia de recursos financeiros a entidades sem fins lucrativos que no tenham vnculo com a administrao pblica.

60 - Transferncias a Instituies Multigovernamentais

Despesas realizadas mediante transferncia de recursos financeiros a entidades criadas e mantidas por dois ou mais nveis de governo.

71 - Transferncias ao Exterior Governos

Despesas realizadas mediante transferncia de recursos financeiros a rgos e entidades governamentais pertencentes a outros pases.

72 - Transferncias ao Exterior - Organismos Internacionais

Despesas realizadas mediante transferncia de recursos financeiros a Organismos Internacionais, decorrente de compromissos firmados

anteriormente, inclusive aqueles que tenham sede ou recebam os recursos no Brasil.

73 - Transferncias ao Exterior - Fundos Internacionais

Despesas realizadas mediante transferncia de recursos financeiros a fundos institudos por diversos pases, em decorrncia de lei especfica.

90 - Aplicaes Diretas

Aplicaes dos crditos oramentrios realizadas diretamente pela unidade oramentria detentora do crdito oramentrio, ou mediante descentralizao a outras entidades integrantes dos Oramentos Fiscal e da Seguridade Social, no mbito da mesma esfera de governo.

D - ELEMENTOS DE DESPESA 01 - Aposentadorias e Reformas 03 - Penses 04 - Contratao por Tempo Determinado 05 - Outros Benefcios Previdencirios 06 - Benefcio Mensal ao Deficiente e ao Idoso 07 - Contribuio a Entidades Fechadas de Previdncia 08 - Outros Benefcios Assistenciais 09 - Salrio-Famlia

10 - Outros Benefcios de Natureza Social 11 - Vencimentos e Vantagens Fixas - Pessoal Civil 12 - Vencimentos e Vantagens Fixas - Pessoal Militar 13 - Obrigaes Patronais 14 - Dirias - Civil 15 - Dirias - Militar 16 - Outras Despesas Variveis - Pessoal Civil 17 - Outras Despesas Variveis - Pessoal Militar 18 - Auxlio Financeiro a Estudantes 19 - Auxlio-Fardamento 20 - Auxlio Financeiro a Pesquisadores 21 - Juros sobre a Dvida por Contrato 22 - Outros Encargos sobre a Dvida por Contrato 23 - Juros, Desgios e Descontos da Dvida Mobiliria 24 - Outros Encargos sobre a Dvida Mobiliria 25 - Encargos sobre Operaes de Crdito por Antecipao da Receita 30 - Material de Consumo 32 - Material de Distribuio Gratuita 33 - Passagens e Despesas com Locomoo 35 - Servios de Consultoria

36 - Outros Servios de Terceiros - Pessoa Fsica 37 - Locao de Mo-de-Obra 38 - Arrendamento Mercantil 39 - Outros Servios de Terceiros - Pessoa Jurdica 41 - Contribuies 42 - Auxlios 43 - Subvenes Sociais 44 - Subvenes Econmicas 45 - Equalizao de Preos e Taxas 46 - Auxlio-Alimentao 47 - Obrigaes Tributrias e Contributivas 48 - Outros Auxlios Financeiros a Pessoas Fsicas 49 Auxlio Transporte 51 - Obras e Instalaes 52 - Equipamentos e Material Permanente 61 - Aquisio de Imveis 62 - Aquisio de Bens Para Revenda 63 - Aquisio de Ttulos de Crdito 64 - Aquisio de Ttulos Representativos de Capital j Integralizado 65 - Constituio ou Aumento de Capital de Empresas

66 - Concesso de Emprstimos 67 - Depsitos Compulsrios 71 - Principal da Dvida Contratual Resgatado 72 - Principal da Dvida Mobiliria Resgatado 73 - Correo Monetria ou Cambial da Dvida Contratual Resgatada 74 - Correo Monetria ou Cambial da Dvida Mobiliria Resgatada 75 - Correo Monetria de Operaes de Crdito por Antecipao da Receita 76 - Principal Corrigido da Dvida Mobiliria Refinanciado 77 - Principal Corrigido da Dvida Contratual Refinanciado 81 - Distribuio de Receitas 91 - Sentenas Judiciais 92 - Despesas de Exerccios Anteriores 93 - Indenizaes e Restituies 94 - Indenizaes Trabalhistas 95 - Indenizao pela Execuo de Trabalhos de Campo 99 - Regime de Execuo Especial

Para se classificar uma despesa quanto natureza, deve ser identificado primeiro a categoria econmica, depois o grupo de despesa e a modalidade de aplicao dos recursos. Para esta classificao, utilizado um conjunto de tabelas, cada qual associada a um nmero. A agregao destes nmeros constitui um cdigo referente classificao da despesa quanto natureza.

1o dgito - indica a categoria econmica da despesa; 2o dgito - indica o grupo de despesa; 3o/4o dgitos - indicam a modalidade de aplicao; e 5o/6o dgitos - indicam o elemento de despesa (objeto de gasto).

Ex. 3.3.90.39 Despesa Corrente / Outras Despesas Correntes / Aplicaes Diretas / Servio de Terceiros Pessoa Jurdica.

Classificao Institucional outra classificao por rgo/Unidade Oramentria, encontrada no Manual Tcnico de Oramento da Secretaria de Oramento Federal. A Unidade Oramentria vincula-se ao rgo. Cada Unidade Oramentria representa uma fatia no bolo do Oramento. Exemplo: o MEC o rgo 26000 na classificao institucional. Entretanto, ele possui vrias unidades oramentrias, como as Universidades, por exemplo, algumas fundaes, etc. A estas Unidades Oramentrias atribui-se o nmero da classificao institucional. Por exemplo: 26245 UFRJ, 26298 FNDE, etc.

You might also like