You are on page 1of 84

Apostila Curso Facebook para

Empresas

Sumrio
Como criar uma fanpage no Facebook Como migrar um perfil para uma fanpage Como juntar duas ou mais fanpages Como personalizar abas no Facebook Como inserir aplicativos iFrame em fanpages Como criar uma aba de boas-vindas Como criar abas com o cone personalizado no Facebook Como personalizar a URL de uma fanpage Como usar as notas Like Building e as Notas do Facebook Como anunciar no Facebook Anncios Facebook: tenha mais variaes nos histricos patrocinados Como integrar outras mdias sociais ao Facebook: Blog Como integrar outras mdias sociais ao Facebook: Twitter Como integrar outras mdias ao Facebook: Downloads Como criar e divulgar eventos Como inserir o Facebook em seu site Estratgias de contedo no Facebook 22 dicas de contedo no Facebook 5 maiores erros em pginas de boas-vindas no FB Guia de tamanhos e resolues de contedo Como taguear URLs e acompanhar o desempenho no site pelo Google Analytics Avaliao de desempenho e estatsticas Monitoramento de Marcas no Facebook F-commerce: o e-commerce dentro do Facebook Como montar um e-Commerce dentro do Facebook Como otimizar sua pgina no Facebook para buscas 4 6 7 9 14 17 18 24 26 28 31 33 36 38 41 43 45 54 55 57 62 64 68 70 75 78 82

Mdulo 1

Como criar uma fanpage no Facebook


Quem tem no quer sair, quem no tem no v a hora de entrar. Estamos falando, claro, das fanpages no Facebook. Uma das mais visadas aes de marketing digital atualmente a queridinha dos consumidores. Veja como fcil criar a sua fanpage em alguns passos. Passo 1. Acesse o Facebook com sua conta pessoal ou uma conta criada especialmente para administrar a pgina. Lembre-se que esta conta ser a administradora da pgina. Passo 2. Ao acessar o Facebook v at o endereo: http://www.facebook.com/pages/browser.php e, no canto superior direito, clique em Criar Pgina.

Passo 3. Na pgina seguinte escolha qual a sua categoria de atuao. Se sua empresa fornece servios, um artista, causa, entretenimento e etc.

Passo 4. Ao definir seu mercado, escolha sua categoria de atuao e preencha os dados de acordo com as demandas do Facebook. Passo 5. Complete os trs passos para a criao de uma fanpage no Facebook e pronto! Voc j pode comear a personalizar sua pgina e convidar fs para Curti-la.

Como migrar um perfil para uma fanpage


Mais uma vez, o Facebook estende a mo para os empresrios e oferece uma soluo para quem entrou no Facebook pela porta errada. Muitas pessoas no sabem, mas sua empresa precisa ter uma pgina no estilo fanpage, e no um perfil dentro da rede social. Alm de oferecer mais opes de divulgao de produtos, as fanpages so a forma correta das empresas usarem o Facebook, sendo passveis de punio por parte do Facebook se forem de encontro a esta regra. Se voc tem um perfil ao invs de uma pgina da sua empresa, aprenda e veja como simples fazer a converso e utilizar o Facebook da melhor forma. Passo 1. Acesse o Facebook usando a conta do administrador do perfil que voc deseja migrar. Passo 2. Acesse este link para iniciar a migrao. Passo 3. Escolha em que categoria sua pgina ser criada. O Facebook oferece as seguintes opes: Negcios Locais, Empresa, Marca ou Produto, Artista ou Figura Pblica, Entretenimento e Causa ou Comunidade.

Passo 4. Assim que escolher a categoria, complete as informaes solicitadas pelo Facebook. Cada uma demanda informaes diferentes. Passo 5. Ao preencher todos os dados, basta confirmar a migrao. Mas antes disso, faa o backup de suas informaes, fotos e aplicativos. O Facebook no migra estas informaes e voc corre o risco de perd-las. Passo 6. Agora, todas as pessoas que eram amigas da sua empresa, sero fs.

Como juntar duas ou mais fanpages no Facebook


Nem sempre uma empresa comea pelo caminho certo no Facebook. H quem crie um perfil, depois uma fanpage. Porm, depois a empresa fica com duas frentes de contato com seus fs, perfil e pgina e algum resolve fazer a migrao. Contudo, de um problema faz-se dois, pois voc ter duas pginas. At algum tempo a nica opo que o Facebook oferecia era continuar com as duas pginas ou excluir uma delas e, junto com a excluso da pgina, l se iam todos os fs. Agora, voc pode juntar em uma nica pgina fs de at outras 5. A funo migrao de pgina do Facebook permite que essa unio seja feita. A funo, por sua vez, foi criada para empresas que possuem alguma pgina falsa, criada por um terceiro, e que queiram reunir estas pginas em uma nica e oficial. Como fazer a unio Para solicitar a unio das pginas acesse: https://www.facebook.com/help/contact.php?show_form=page_migrations_external e preencha os campos solicitados pelo Facebook.

Vale lembrar que o Facebook ir averiguar a autenticidade das pginas at liberar a juno.
7

Mdulo 2

Como personalizar pginas no Facebook


O Facebook uma plataforma que recebeu as empresas de braos abertos. Ao invs de inserir todos no mesmo saco, a rede social separou as empresas dos usurios comuns e, alm disso, forneceu diversas ferramentas teis para se fazer negcios ou se comunicar por meio da maior rede social do ocidente. Aprenda a seguir a como deixar sua fanpage mais atrativa e personalizada e chamar a ateno de seus fs. Depois de preencher as informaes bsicas da sua fanpage, como: informaes da empresa, foto e sobre, por exemplo, hora de trabalhar com as abas. Antigamente a linguagem FBML era a padro para personalizao no Facebook. Porm, ela foi substituda pelo iFrame que funciona praticamente do mesmo jeito, s que ao invs de utilizarmos o aplicativo FBML, vamos usar um que suporte iFrame. H dezenas de opes de apps de iFrame. Alguns dos mais populares so: Static HTML for Pages. Hosted iFrame; Iwipa

Vamos usar o Static HTML neste tutorial, pois todos so parecidos. Passo 1. No campo de busca do Facebook digite o nome do aplicativo Static HTML for Pages e, assim que encontra-lo, clique em Adicionar a minha pgina, no lado esquerdo da tela.

Passo 2. Na pgina seguinte, clique em Click Here to Install. Passo 3. Prossiga a instalao do aplicativo na pgina que deseja personalizar. Passo 4. Agora por padro o aplicativo solicita as informaes sobre a sua empresa e clique em Save Changes.

Passo 5. Esta a pgina de insero do cdigo HTML que ser usado para inserir uma aba personalizada:

10

No quadro what do you want to display escolha que tipo de linguagem deseja usar em Custom Image, Custom HTML ou Custom SML. SML uma linguagem focada em mdias sociais, ou seja, Social Media Laguage. Ela est sendo usada por alguns desenvolvedores de aplicativos nos EUA, mas bem semelhante ao HTML. Passo 6. Agora, voc precisa inserir o HTML. Quem no pode contar com um desenvolvedor para criar um cdigo HTML, pode usar o Wordpress ou qualquer editor de textos com o recurso de visualizar em HTML, como o Blogger ou Windows Live Writer, para usurios do Windows e inserir imagens e textos. Passo 7. No Wordpress, insira o texto normalmente, assim como as imagens e links e clique na aba HTML.

Agora, copie o cdigo e cole no campo HTML to Display no Static HTML for Pages.

Passo 10. No Static HTML for Pages possvel definir se o contedo ser visvel para todos os usurios do Facebook ou apenas fs. Selecione qual opo deseja em Syndication e Acessbility e clique em Save Changes para salvar tudo.

11

Passo 11. Agora, a aba HTML estar disponvel em sua fanpage. Para trocar o nome, v at Editar Informaes/Aplicativos e, logo abaixo do aplicativo clique em Editar Configuraes.

Passo 12. Escreva o que deseja usar para nomear a aba.

Passo 13. O Facebook permite definir uma aba para exibir para pessoas que no curtem sua pgina quando elas a acessam. Para escolher qual aba mostra, v at Editar Informaes e acesse a opo "Gerenciar permisses. Passo 14. Por fim, na caixa Aba padro da pgina de entrada escolha a aba que voc deseja exibir para os no fs.

12

Agora, o processo praticamente o mesmo para cada nova aba inserida. Porm, cada novo aplicativo demanda configuraes especficas. Basta saber o que possvel fazer com cada um. Aqui est a aba com o nome e contedo personalizado.

13

Como inserir aplicativos iFrame em fanpages


Aplicativos necessrios: Static HTML, Hosted iFrame ou Iwipa

O Facebook sempre est se renovando. Ao abrir as portas para as empresas, eles acabaram criando um espao que abrange tanto as pessoas que querem manter contato seus amigos, quanto s empresas que querem ter um canal de comunicao com os seus clientes. Agora, no entanto, o Facebook inseriu a linguagem iFrame em suas abas, sendo possvel a insero de contedos variados e mais complexos dentro das fanpages do Facebook. Conhea a seguir trs boas alternativas gratuitas para inserir contedo iFrame dentro da maior rede social do mundo. Passo 1. O primeiro da lista o Static HTML, da Involver. Com ele instalado, basta escolher que tipo de contedo deseja publicar, inserir o HTML e definir se deseja exibir o contedo para todos ou apenas para os fs.

Passo 2. A segunda opo, tambm gratuita, a Hosted iFrame. Assim como no anterior, basta inserir o contedo que deseja em cada campo especfico e definir qual contedo seus

14

fs ou no podem ver. O mais legal que ele suporta Google Analytics, o que ajuda a acompanhar o desempenho da pgina.

Passo 3. Outro aplicativo gratuito e o mais completo de todos o Iwipa. Ele permite a criao de diversas abas dentro de uma s, bem como a personalizao de tudo com temas ou por meio de CSS.

Para conhecer mais aplicativos semelhantes, faa uma busca na barra de busca do Facebook usando os termos HTML e filtrando por Aplicativos.

15

16

Como criar uma aba de boas-vindas


Aplicativos necessrios: Pagemodo plano gratuito O Facebook est mais popular a cada dia que passa, e hoje ele j a maior rede social do mundo, conquistando todos os dias mais adeptos. As empresas tambm possuem seu espao dentro da rede, por isso, caprichar na apresentao da sua fanpage fundamental. Se a primeira impresso a que fica, hoje voc vai aprender a criar uma pgina de boasvindas no Facebook e receber seus fs de braos abertos. Para isso, vamos usar o aplicativo Pagemodo em sua verso gratuita. Passo 1. Acesse o site do Pagemodo, o aplicativo que ser utilizado para criar a pgina, e clique em Start Now! Connect With Facebook. Passo 2. Assim que o acesso ao Facebook for autorizado, hora de comear a edio. Passo 3. Para comear a criar sua pgina de boas-vindas, clique em Create New Tab. Passo 4.Escolha em qual pgina ir instalar o Pagemodo. Passo 5. Escolha o template que deseja usar em sua pgina.

Passo 6. Assim que escolher o formato da fanpage, clique em Choose Theme. Passo 7. Escolha o layout do seu tema, cores e clique em Next Step. Passo 8. Agora, basta completar todas as informaes necessrias para deixar sua pgina do jeito que voc deseja. Clique sobre a rea que deseja modificar e insira imagens ou textos.

17

Passo 9. Depois de personalizar tudo, clique em Done e, se tudo estiver OK, clique em Im done editing, next step. Na pgina seguinte, clique em Skip. Passo 10. Por fim, na pgina de publicao clique em, Like para ativar a publicao (eles foram muito espertos nessa) e, por fim em Publish. Agora, basta acessar a sua fanpage e mudar o nome da guia e, se desejar, torna-la a guia de destino padro.

Como criar abas com o cone personalizado no Facebook


Uma das principais dvidas as usurios do Facebook : Como eu posso personalizar o cone de uma aba em uma fanpage. A notcia triste que se o aplicativo for de um terceiro ou gratuito, voc no tem como fazer a alterao. Criando a pgina Basicamente, as pginas personalizadas no Facebook, em sua maioria, podem ser definidas como: Sites com 520px de largura que so exibidos dentro do Facebook. Sendo assim, para voc criar uma pgina personalizada como a do .com/tedo no Facebook, por exemplo, tudo o que voc precisa criar uma pgina web normal e inseri-la no Facebook com a ajuda dos aplicativos para Facebook. Dica de servio para a criao de pginas Se voc tiver uma equipe de desenvolvimento disposio da sua empresa, basta pedir para que eles criem um site com as informaes que voc deseja inserir no Facebook e instalar com a ajuda dos aplicativos. Se voc possui uma equipe direcionada ao desenvolvimento web, voc pode passar para o tpico Criando o aplicativo no Facebook. Wix: para quem no tem a mesma sorte Uma das ferramentas mais simples, baratas e fceis de trabalhar para quem no possui uma equipe de desenvolvimento, conhecimento em programao ou dinheiro para a contratao de um profissional o Wix. Com esta ferramenta, voc possui uma srie de templates semi-prontos, onde tudo o que preciso fazer alterar as informaes de acordo com a sua necessidade. E o Flash?
18

Sim, o Wix cria pginas em Flash, que no pode ser aberto em alguns dispositivos, como o iPhone, por exemplo. Porm, muitas pessoas acessam as redes sociais no celular a partir de aplicativos, ou seja, com Flash ou no, sua pgina no exibida em aplicativos como exibida em navegadores. Por isso, se voc realmente no pode usar o Flash, recomendo um bate-papo com um desenvolvedor para criar uma pgina em outro formato ou outro servio de criao de pginas, mas em outra linguagem de programao. Se voc pode usar o Flash, vamos em frente. Passo a passo da criao O Wix oferece uma opo de aplicativo para Facebook que permite a criao de pginas personalizadas. Porm, como j sabemos, no possvel alterar o cone. Por isso, vamos usar o Wix para pginas web. Para isso, acesse o Wix, crie sua conta e comece a criar sua pgina. Criando a pgina no Wix Passo 1. Faa seu login ou cadastro no site. Passo 2. No topo da pgina clique em Criar. Passo 3. Escolha um template que contempla suas necessidades. Fique atento que h alguns pagos. Passo 4. Aps escolher o template, passe o mouse sobre ele e clique em Editar.

19

Passo 5. Ao abrir o editor do site no Wix, v at Configuraes/Aparncia e altere a largura para 520px. A altura pode ser personalizada de acordo com a sua necessidade.

Passo 6. Agora, personalize a pgina usando os recursos do Wix. Invista um pouco de tempo conhecendo as ferramentas do servio e estudando as melhores opes de personalizao para o seu Facebook. Passo 7. Ao concluir sua pgina, clique em Publicar e defina um nome para a ela. Este nome far parte da URL. Clique em OK e aguarde a publicao. Passo 8. No quadro que avisa que a publicao foi bem-sucedida, o link para a sua pgina exibido no topo da janela. Copie este link ou salve-o em um arquivo Word ou Bloco de Notas. Ele ser muito importante adiante.

20

Criando o aplicativo no Facebook

Agora voc j tem a pgina e um link, basta utilizar as ferramentas dos Facebook Developers. Vamos l: Passo 1. Acesse o site do Facebook Developers e v at a opo Aplicativos, no topo da tela. Passo 2. No canto superior direito clique em Create New App. Passo 3. Na janela que se abrir insira o nome do aplicativo, o idioma e concorde com os termos do Facebook. Clique em Continuar.

21

Passo 4. A janela para configurao do aplicativo ser aberta. Nela, comece personalizando o cone do app. Clique em Edit icon para inserir o cone que voc deseja. Lembre-se de usar uma imagem sem muitos detalhes, assim as pessoas podem identifica-la mesmo com o tamanho de 16x16px.

Passo 5. Continue preenchendo as informaes bsicas. Nem todas so obrigatrias. O Facebook preenche automaticamente as necessrias conforme a figura abaixo.

Passo 6. Agora, vamos ao passo a passo. Clique em Website e insira aquela URL do Wix, que copiamos no passo 8 do tutorial acima. Sempre coloque uma / no fim de cada URL e o http:// se necessrio.

Passo 7. Na etapa App on Facebook, cole a mesma URL no campo Canvas URL e Secure Canvas URL. Porm, no campo Secure CanvasURL, insira um s depois do Http. Ficar assim:

Passo 8. Caso voc tenha uma verso para pgina para Mobile, insira as informaes pedidas no campo Mobile Native. Se no, desabilite esta opo.
22

Passo 9. Em Page Tab voc ir inserir as informaes da aba. Preencha de acordo o que o Facebook pede. Repare que o link sempre o mesmo. S no s e esquea da / e do S.

Passo 10. Clique em Salvar Alteraes. Passo 11. No lado esquerdo da tela clique em View App Profile Page, para acessar a pgina do aplicativo e instal-lo em sua pgina. Passo 12. Ao acessar a pgina do aplicativo, no lado esquerdo da tela, clique em Adicionar minha pgina. Escolha em qual pgina deseja instalar e faa a instalao como de costume. Passo 13. Agora, v at a pgina em que o aplicativo foi instalado e confira a sua mais nova aba personalizada.

Para remover As propagandas da Wix na pgina necessrio adquirir um plano. Assim, voc pode remover os anncios e arrasar no Facebook.
23

Como personalizar a URL de uma fanpage


Poucos duvidam da capacidade do Facebook para divulgar marcas, pessoas e empresas. Por isso, usar todos os recursos que a rede social oferece importante para sempre fazer bonito. Nem todos sabem, mas ao criar uma fanpage e ter um nmero mnimo de pessoas curtindo a pgina, possvel personalizar a URL dela, deixando-a mais amigvel. Veja a seguir como fazer isso e deixe o endereo da sua pgina mais fcil de ser lembrada. Passo 1. Para personalizar a URL de uma fanpage necessrio que haja mais de 25 pessoas curtindo a sua pgina. Caso voc no tenha atingido este nmero, pea para seus amigos, funcionrios da sua empresa ou parentes darem uma fora. Passo 2. Assim que atingir os 25 fs, acesse a pgina www.facebook.com/username. importante lembrar que voc precisa estar logado no Facebook e ter acesso como administrador da pgina. Passo 3. Defina qual pgina ter seu nome de usurio modificado e clique e Verificar Disponibilidade.

Passo 4. Defina o nome que deseja usar e verifique se ele est disponvel. Se sim, complete os passos e comece a divulgar sua URL otimizada. Ateno. Ao escolher um nome de URL no possvel alter-lo no futuro, por isso, pense bem e confira minuciosamente se a grafia da URL est correta.

24

Mdulo 3

25

Como usar as notas


As notas do Facebook um recurso pouco explorado por quem usa a rede social de forma pessoal ou com uma pgina de empresa. Atravs delas, possvel compartilhar textos maiores, com imagens e - o melhor - que so indexveis pelo Google. Hoje voc aprender a usar este recurso e a usar uma das maiores redes sociais do mundo para divulgar seus textos.

Passo 1. Acesse o Facebook em seu perfil ou fanpage e, na barra de busca, digite Notas para abrir o aplicativo. Passo 2. Ao acessar o aplicativo com o seu perfil ser possvel visualizar as notas de seus amigos. Caso deseje escrever a sua, clique em Escrever uma nota, no topo da pgina. Passo 3. Ao clicar em Escrever uma nota possvel visualizar vrios campos onde voc dever inserir o ttulo da nota, o texto, etc. Insira o contedo e use as ferramentas negrito, itlico e sublinhado, por exemplo, para enfatizar trechos do seu texto.

Passo 4. No campo Marcaes possvel marcar a nota com o nome de algum contato seu. Assim, ele saber que foi mencionado no texto. Passo 5. No campo Fotos voc pode utilizar uma foto do seu lbum ou fazer o upload de uma imagem para ilustrar a nota.
26

Passo 6. Para bloquear a nota e permitir que apenas algumas pessoas tenham acesso a ela, basta usar os recursos de privacidade e escolher o que melhor se encaixe em sua necessidade. Passo 7. Para visualizar a nota antes de publicar e corrigir problemas, clique em Visualizar. Para salv-la e publicar depois use o recurso Rascunho. Para descarta-la, clique em Descartar; e para publicar clique em Publicar. Passo 8. Caso voc queira acompanhar as notas de seus amigos, notas das pginas que voc curte, ver seus rascunhos e notas em que voc foi marcado, utilize as opes do lado esquerdo da tela do painel de notas. Passo 9. Ao publicar a nota, todos os seus amigos podero visualizar a publicao e curtir ou comentar.

Passo 10. Caso voc queira publicar uma nota em sua fanpage o procedimento o mesmo, porm necessrio utilizar o Facebook como pgina. Para isso, v at Conta, no canto superior direito, e acesse a opo Usar Facebook como Pgina. Passo 11. Em seguida, escolha qual pgina desejar usar. Passo 12. Repita todos os passos acima para publicar uma nota em sua Fan Page.

27

Like Building e as Notas do Facebook


Os blogs so o caminho tradicional para empresas que usam a produo de contedo como uma de suas estratgias de marketing digital. Os blogs corporativos ajudam e muito no ranqueamento no Google e no branding da sua empresa, desde que usados corretamente. Por corretamente leia-se: com contedo original e de qualidade, sem propaganda descarada, tcnicas de produo de contedo, troca de links e participao nas mdias sociais, por exemplo. Notas e contedo Ter um blog parece ser a melhor alternativa para usar o contedo ao seu favor. Entretanto, o Facebook pode ser uma sada para quem quer sair do tradicional blog corporativo e publicar contedo dentro da rede social. As Notas do Facebook so um recurso pouco usado, mas que podem ser usadas na publicao de contedo. Vantagens Obviamente, elas no possuem os mesmos recursos de um blog hospedado no WordPress, por exemplo, mas com elas possvel ter seu contedo indexado no Google, economizar com o pagamento de uma hospedagem, domnio ou layout de um blog e, o melhor, melhorar o seu Like building (alm de poder incrementar seu link building, possvel ter seu contedo curtido e comentado dentro do prprio Facebook). Cuidados Nossa! Usar as notas do Facebook como alternativa ao blog corporativo, economizar com o pagamento de domnio e hospedagem, ter seu contedo curtido e espalhado de forma viral (cuidado com isso!) pela web parece ser o mximo. Vou fazer isso agora! Oh wait. Sabe aquele ditado: no coloque todos os ovos na mesma cesta? Antes de jogar tudo para o alto, lembre-se de planejar e avaliar se possvel publicar seu contedo Facebook. Antes de fechar as portas do seu blog, pense:

Sua empresa j tem uma pgina l? (se tiver um perfil mude agora) Seus clientes esto l?
28

Eles costumam interagir com sua marca? Seu blog possui um bom nmero de visitas que geram acessos ao seu site? O Facebook gera o mesmo nmero ou mais visitas ao seu site? Seu blog possui um bom ranqueamento e muitos dos seus clientes chegam a voc pelo blog?

A partir de algumas perguntas simples voc pode saber se uma boa ideia ou no migrar para o Facebook. Alm destes pontos, um questionamento muito oportuno feito pelaPriscila Muniz acerca do cuidado que devemos ter ao pensar que as redes sociais do momento vo durar para sempre e por isso devemos apostar tudo nelas, uma das coisas mais importantes a se pensar. Riscos Apesar de incentivar o uso das Notas, gosto de chamar a ateno para os riscos inerentes a qualquer atividade online. Legal, voc deletou seu blog e migrou para o Facebook. Porm, a rede social saiu de moda (vide MySpace) ou sua pgina foi deletada por infringir alguma regra. E agora? E o seu contedo? E o seu Like Building? Por este motivo, planejamento e saber onde voc est colocando seus ovos fundamental.

29

Ctrl C + Ctrl V? Se voc decidir usar tanto o blog quanto as Notas do Facebook para divulgar seu contedo, saiba que se voc simplesmente replicar o contedo feito no blog nas Notas ou vice-versa, o Google pode interpretar como cpia e penalizar sua empresa. O ideal seria, como sempre, produzir contedo diferente, mas isso no fcil. Por isso, coloque nas Notas pelo menos o link do seu blog como fonte, assim o Google l que h um link de fonte para outra pgina e no interpreta como uma cpia maldosa.

30

Como anunciar no Facebook


Com aproximadamente 600 milhes de usurios, o Facebook se tornou um canal muito interessante para veicula r anncios, mantendo uma grande abrangncia de pblicos em vrias faixas etrias. E agora, a maior rede social do mundo se revelou uma excelente alternativa de investimento ao Google Adwords, criando uma tima plataforma de mdia para anunciar seus produtos ou servios. Se voc tem interesse em anunciar no Facebook, saiba que o processo mais simples do que parece: Basta definir o seu pblico-alvo, escolher uma imagem interessante - que venda o seu produto - e definir uma boa landing page para comear a aparecer nas pginas da rede social. Saiba mais detalhes no passo a passo abaixo: Construindo o anncio Passo 1. Para comear, acesse a pgina de Anncios no Facebook. Passo 2. Preencha todos os campos da criao do anncio com os dados de seu produto ou servio. Lembre-se de criar um texto explicativo e atrativo para seus clientes.

Passo 3. Clique em Continuar. Definio de pblico-alvo


31

Definir o pblico-alvo de seu anncio o principal ponto desta plataforma, j que a rede social tem acesso s informaes pessoais de seus possveis consumidores. Escolha com muito cuidado para otimizar o seu investimento. Passo 4. Defina em quais pases e/ou cidades seus anncios sero exibidos. Passo 5. Escolha a faixa etria que ser impactada pelo seu anncio. Passo 6. Defina para quais pessoas o anncio ser mostrado, de acordo com os interesses do seu target. Passo 7. Se desejar focar em pessoas que seguem determinadas pginas, defina quais so elas em Conexes no Facebook. Este campo no obrigatrio. Em Mostrar opes de direcionamento avanado, possvel delimitar ainda mais seu pblico-alvo. Utilize estas opes se o seu anncio precisar ser muito segmentado.

Pagamento Depois de criar o anncio, hora de definir as formas de pagamento. O Facebook s aceita pagamentos via carto de crdito internacional ou PayPal, por isso essencial que voc tenha um dos dois disponveis para dar prosseguimento ao anncio. As cobranas so feitas apenas em moedas estrangeiras. Passo 8. Escolha em qual moeda ser feita a cobrana do seu anncio e o seu fuso horrio. Passo 9. Em seguida, defina o nome da sua campanha, o quanto ser investido diariamente e quando a publicidade comear a ser exibida. Passo 10. Em seguida, clique em Revisar Anncio. Passo 11. Revise seu anncio com cuidado, especialmente no portugus. Se estiver tudo certo, clique em Fazer Pedido para inserir seus dados bancrios. Caso precise de correo, volte em Editar Anncio.

32

Anncios Facebook: tenha mais variaes nos histricos patrocinados


Com uma base considervel de usurios, quase 700 mil membros, o Facebook se mostrou nos ltimos anos uma tima ferramenta de marketing. Seja com as pginas, Likes e aplicativos, a rede social no para de crescer e angariar usurios. Anncios na rede Se at a algum tempo atrs era possvel anunciar de forma simplificada no Google Adwords, por exemplo, agora quem possui um empreendimento pode contar com a fome por contedo dos usurios do Facebook. Os anncios na rede permitem vrias formas de vender e contar com a interao das pessoas para propagar as mensagens. No texto Anncios no Facebook: o bsico foi abordado como anunciar no Facebook usando o formato clssico de anncios, ou seja, disponibilizar uma imagem, texto e link para uma pgina dentro da rede ou um endereo externo.

Porm, importante saber que h mais quatro formas de se anunciar no Facebook e, todas contam com o engajamento dos usurios. Os anncios no formato Histrico Patrocinado oferecem modelos de campanhas em:

Histrico de opo Curtir de pgina; Histrico de visitas; Histrico de Publicaes de Pgina; Histrico de opo Curtir de publicaes de pgina.

Histrico de opo Curtir de pgina Neste formato de anncio, o Facebook exibe os anncios quando as pessoas curtem suas pginas e os amigos delas veem um histrico sobre isso. Este formato interessante para mostrar a possveis fs que os amigos dele j fazem parte de sua pgina.

33

Histrico de visitas Aqui h ligao direta com o Facebook Places. Quando voc cria um anncio neste formato ele exibido ao seu pblico-alvo de acordo com os check-ins realizados em seu estabelecimento. Empresas com lojas fsicas podem se aproveitar muito bem deste modelo.

Histrico de Publicaes de Pgina Neste voc pode mostrar seu contedo para pessoas que no curtem sua pgina. Se voc possui uma promoo interessante ou algo que possa chamar a ateno do seu pblico, uma boa pedida.

Histrico de opo Curtir de publicaes de pgina Aqui o Facebook exibe um histrico de compartilhamento de aplicativos, ou seja, quando voc cria um app pode usar esta opo para divulga-lo.

34

35

Como integrar outras mdias sociais ao Facebook: Blog


Aplicativos necessrios: Involver RSS Feeds As mdias sociais se tornaram uma das principais formas de comunicao entre as pessoas e entre as empresas e seus clientes. Por isso, saber como us-las de forma eficiente importante para mostrar profissionalismo e divulgar sua marca. Hoje, ento, voc vai aprender a integrar seu blog com o Facebook e comear a exibir seus posts em sua fanpage automaticamente. Passo 1. Acesse o Facebook, logado na conta do Administrador da fanpage, e acesse a pgina do Involver RSS Feeds, o app que ser utilizado para integrar o blog pgina. Passo 2. Ao acessar a pgina do app, clique em Ir para Aplicativo. Passo 3. Na pgina seguinte, clique em Click here to Install. Passo 4. Escolha em qual pgina deseja instalar o feed de notcias (RSS Feeds).

Passo 5. Clique em Adicionar RSS for Pages. Passo 6. Insira o feed de notcias do seu site no campo News Feed Settings.

36

Passo 7. Em Maximum Number of Stories to Display defina quantos posts sero exibidos na pgina. possvel exibir entre 5 e 40 posts. Passo 8. Ao concluir, clique em Save Changes. Passo 9. Para visualizar as alteraes, clique em Return to Facebook Page. Esta a visualizao do blog integrado ao Facebook. Os posts aparecero em uma aba separada.

37

Como integrar outras mdias sociais ao Facebook: Twitter


O post Integrar Facebook e Twitter? Por que no fazer isso? causou um debate interessante em meu blog e em outros canais. O artigo trazia o seguinte questionamento: por que eu curtiria sua empresa no Facebook se todo o contedo replicado do Twitter? Bem, o fato que voc pode sim reproduzir o contedo feito em seu blog, Twitter ou outros canais na pgina de sua empresa, mas isso precisa ser feito de forma separada. Voc pode ter seu Twitter ou seu blog corporativo dentro do seu Facebook usando as abas. Assim, quem quiser ver o que rola em seu Twitter ou blog, por exemplo, s precisa acessar a aba correspondente. Por exemplo Na fanpage do Compra3, por exemplo, h a diviso do contedo divulgado no mural e, partir de abas, dividem-se os contedos produzidos no blog:

38

No Twitter:

E no YouTube:

Apps

39

Para dar nome aos bois e separar os posts de out ras redes do contedo divulgado no Facebook, voc pode apelar para os aplicativos. Uma das opes as produzidas pela Involver. A empresa oferece vrias opes de apps gratuitas e outras mais sofisticadas que so pagas. Para quem est comeando no Facebook, as ferramentas bsicas (interligar o Twitter, Blog, Flickr, YouTube, Fotos, Compartilhador de Arquivos, Slides e PDFs) j do conta de muita coisa. Porm, a Involver limita o uso de at 3 apps gratuitos por pgina. Vantagem Ao utilizar as abas para separar o contedo, voc poupa tempo e possui mais um canal para divulgar a participao da sua empresa em outros lugares, sem inundar o painel de atualizaes de seus fs com mensagens repetidas. Acredito que esta seja uma forma mais elegante e menos invasiva de replicar seu contedo, alm de ser automtico e utilizar de forma inteligente este espao oferecido pelo Facebook.

40

Como integrar outras mdias ao Facebook: Downloads


As pginas no Facebook oferecem diversas opes de aplicativos para estar sempre em contato com seus clientes. E dentre os aplicativos das fanpages h diversas formas de inovar e sempre entregar um diferencial ao seu consumidor. Falando em entregar mais, voc sabia que possvel criar uma aba de downloads em sua fanpage e disponibilizar arquivos para download? Isso pode ser muito til caso seja interessante apresentar um folder de apresentao do seu negcio, ou qualquer outro arquivo que voc queira que seus clientes vejam ou salvem. Aprenda como adicionar uma aba de downloads e disponibilize arquivos em PDF, XLS, DOC, PPT, dentre vrias outras extenses, para baixar. Passo 1. Para oferecer esta funcionalidade voc vai precisar do aplicativo Involver Files for Pages. Por isso, clique aqui para instalar. Passo 2. Assim que "Curtir", defina em qual pgina o app ser instalado. Vale lembrar que voc precisa estar logado no Facebook. Passo 3. Ao escolher a pgina, clique em Adicionar Files for Pages. Passo 4. Autorize o aplicativo a utilizar suas informaes. Passo 5. Assim que instalar o aplicativo, comece a fazer o upload dos arquivos. Clique em Add A New File para procurar em seu computador.

Passo 6. Ao encontrar, defina um ttulo e anexe o arquivo e clique em Save. Passo 7. Depois de fazer todos os uploads, clique em Save Changes para aplicar as alteraes na fanpage.
41

Passo 8. Uma nova aba ser criada e nela o arquivo estar disponvel para baixar. Basta clicar em Download. O mais legal que cada formato de arquivo possui um cone diferente. Assim, quem for baixar j sabe qual programa vai precisar para abrir o que baixou.

42

Como criar e divulgar eventos


Os eventos podem ser uma tima forma de comunicao caso sua empresa atue neste ramo ou algum membro da equipe v representa-la em algum evento. Para criar eventos, voc s precisa de alguns passos. Passo 1. V at a barra de busca e digite Eventos para o Facebook exibir o aplicativo que permite a criao deste tipo de ao.

Passo 2. Clique em Criar um evento. Passo 3. Agora, basta preencher as informaes do evento. Data, local, selecione os convidados e as configuraes de visualizao.

Passo 4. Antes de criar o evento, clique em Adicionar foto do evento no canto superior esquerdo. Passo 5. Se tudo estiver ok, clique em Criar evento. Passo 6. Agora, basta copiar o link e compartilhar com os convidados ou clicar em Mensagem para convidados e convid-los de forma mais discreta.

43

Mdulo 4

44

Como inserir o Facebook em seu site


O Facebook foi uma das redes sociais com taxa de crescimento mais elevada nos ltimos anos. Alm de ter mais de 600 milhes de usurios em todo o mundo, a rede continua a ganhar pontos e popularidade por permitir a integrao com sites, por meio de plug-ins. Os Social Plug-ins so alguns aplicativos disponibilizados pelo prprio Facebook, para que qualquer pessoa que possua um site ou um blog faa a ligao direta entre uma pgina na web e a rede social.

H nove opes de plug-ins diferentes e cada um possui uma utilidade especfica. Porm, para inserir os plug-ins, necessrio que voc tenha acesso ao cdigo fonte do seu site ou blog, bem como algum conhecimento em cdigos de programao. Escolha o seu plug-in Passo 1. Acesse a pgina Social Plugins do Facebook e escolha qual deles voc pretende usar em seu site. Passo 2. Defina as propriedades do plug-in, como tamanho, link de direcionamento e identificao. Todas as mudanas feitas podem ser vistas em tempo real.

45

Passo 3. Clique em Get Code para visualizar e copiar o cdigo do plug-in. Inserir em seu site ou blog Passo 4. Clique sobre o cdigo fornecido pelo Facebook e d Ctrl+C para copi-lo.

Passo 5. Acesse o cdigo fonte de seu site e insira o cdigo copiado no local onde ele ser visualizado. Cada plug-in possui uma funo caracterstica, por isso, precisa ter seu cdigo inserido em lugares especficos e que podem variar. Por isso, ter conhecimentos na linguagem de programao utilizada em sua pgina essencial. Como escolher o melhor aplicativo para sua necessidade Ningum duvida que o Facebook roubou a cena este ano. Alm de estar nos holofotes da mdia, seu criador, Mark Zuckberg, ganhou at um filme contando sua histria frente da maior rede social do mundo. Com tanta fama e popularidade, o Facebook se tornou uma excelente forma de conectar pessoas e fazer negcios. Com mais de 600

46

milhes de membros, suas ferramentas permitem que empresas se comuniquem com facilidade com seus clientes. O Facebook no seu site Felizmente, a rede social permite que haja comunicao tanto dentro da rede, quanto fora dela. a que os plug-ins sociais entram em cena e permitem a integrao entre o Facebook, os sites, clientes e empresas. Opes de plug-ins O Facebook oferece gratuitamente oito opes de aplicativos para integrar seu site com a rede social: Like Button, Activity Feed, Recomendations, Like Box, Login Button, Facepile, Live Stream e Comments. Cada um deles permite que uma ao seja realizada dentro de uma pgina e reproduzida dentro da rede social. Like Button

O boto Like se tornou muito popular. Por meio dele, possvel compartilhar contedos de fora do Facebook dentro da rede.

Activity Feed

Este plug-in permite mostrar s pessoas que acessam seu site o que aconteceu recentemente. A partir de dados coletados do prprio Facebook, ele mostra para cada pessoa algo relacionado ao comportamento dela, ou seja, a partir de informaes coletadas, o contedo exibido geralmente possui alguma relao com o que ela tem feito tanto no Facebook, quanto em seu site.

47

Recommendations

Assim como o Activity Feed, o aplicativo Recommendations usa o histrico do seu visitante para mostrar contedo personalizado. Quando ele acessa seu site logado no Facebook, o contedo exibido varia de acordo com seu histrico de interaes na rede social.

Like Box O aplicativo Like Box permite que os donos de pginas no Facebook atraiam mais Curtir a partir de seu prprio site. A partir deste app, possvel ver quantas pessoas curtiram a pgina da sua empresa, quais amigos j curtiram a pgina da empresa l no
48

Facebook, ler artigos recentes provenientes da pgina e tambm funciona como um atalho entre sua pgina no FB e seu cliente.

Login Button

O Login Button permite que pessoas faam o login em seu site a partir de sua conta no Facebook. Geralmente usado em sites onde possvel deixar comentrios, pois a pessoa no precisa se cadastrar em outro lugar para deixar sua opinio.

49

Facepile O aplicativo Facepile mostra a foto de perfil das pessoas que curtiram seu site. possvel personaliza-lo e exibir apenas o nmero de Curtir recebidos.

Live Stream

O Live Stream um aplicativo indicado para sites que produzem contedo em tempo real. Sites de notcias ou de eventos, por exemplo, podem usar o Live Stream para fomentar discusses sobre determinados assuntos na medida em que eles so apresentados.

50

Comments

O Comments tambm permite que as pessoas usem suas prprias contas no Facebook para interagir em seu site. Aplicativo indicado tambm para sites que produzem contedo ou ecommerces que disponibilizam campos para a divulgao de opinies sobre produtos.

Como colocar em seu site? Os plug-ins do Facebook precisam ser personalizados de acordo com o seu site. Isso quer dizer que dependendo do que voc for incluir em sua pgina, necessrio alterar algumas informaes. Este processo simples e qualquer pessoa com o mnimo de conhecimento em programao consegue fazer. Basicamente, em cada plug-in h um quadro do lado esquerdo (imagem) onde, basta inserir as informaes necessrias para obter o cdigo do aplicativo e inserir em seu site.

51

Depois de obter o cdigo (imagem), a necessrio conhecimento tcnico para saber onde inseri-lo. Porm, basta contatar seu programador para que ele insira o cdigo em sua pgina rapidamente.

Para conhecer mais sobre os Social Plug-ins do Facebook, acesse este link. Alm destas opes, h mais algumas ferramentas disponveis para inserir em seu site e personaliz-lo ainda mais. O Single Sign-on, Account Registration Data e o Serve-Side Personalization permitem incrementar ainda mais sua pgina com todos os recursos gratuitos do Facebook. Convergncia Sem dvida, com o boom das redes sociais em 2010, a palavra do ano : convergncia. O que se faz em seu site pode ser compartilhado em outros lugares e vice-versa. Fazer seu negcio conversar com seus clientes onde quer que eles estejam uma estratgia muito importante, pois com cada dia mais informao na rede, bom estar perto do seu consumidor onde quer que ele esteja. Contudo, nada de sufoca-lo. O Marketing Digital tambm demanda cautela e planejamento, como qualquer outra ao.

52

Mdulo 5

53

Estratgias de contedo no Facebook


Eis eu aqui falando de Facebook mais uma vez. Porm, por mais que eu mude de assunto, muito contedo produzido diariamente sobre a maior rede social do mundo (ocidental). Hoje em um post curto, gostaria de compartilhar a apresentao feita pela Soap Creative com o sugestivo ttulo: Facebook Brand Pages for Dummies. Em traduo livre seria: Pginas de marcas no Facebook para estpidos. No se ofenda, pois o autor no est chamando ningum de idiota, o for dummies usado apenas para sinalizar que este contedo muito simples de entender e de usar. Publicado no Advertising Age, a apresentao trs vrias dicas para atrair a ateno de seus clientes no Facebook a partir de tcnicas de engajamento testadas e aprovadas por vrias empresas. E a? Vamos movimentar aquela fanpage da sua empresa? O que vale ser lembrado aqui que no h a famosa frmula de bolo do sucesso, por isso, use as dicas dadas na apresentao na hora de interagir com seus clientes, mas jamais se esquea de que cada pblico possui um perfil diferenciado. http://www.slideshare.net/soapcreative/facebook-brand-pages-for-dummies Alm disso, leve em considerao o posicionamento da sua empresa quando for interagir com as pessoas que curtem o Facebook dela. s vezes uma frase dita de forma equivocada, pode trazer um problemo.

54

22 dicas de contedo no Facebook

Para quem ainda no acertou a forma de engajar consumidores em fanpges no Facebook, estar na rede social parece ser um monlogo. Para ajudar a estimular a interao entre marcas e empresas, o Social Fresh Academy lanou o e-book 64 dicas de contedo no Facebook. Como ele em ingls e algumas das dicas so focadas no mercado norte-americano (e algumas meio estranhas), resolvi fazer um apanhado das mais importantes e inserir neste post. Dicas de contedo no Facebook 1) Use todas as formas de atualizao de status: links, texto, vdeo e imagens. Variedade incrementa o alcance e o engajamento dos usurios; 2) Use a regra dos 80/20: 80% das mensagens precisam gerar valor para o usurio, 20% das atualizaes podem ser promocionais; 3) Poste como uma pessoa, no uma marca. Linguagem mais humanizada podem gerar conversas e maior relacionamento; 4) Responda as pessoas quando elas comentarem alguma atualizao da sua empresa; 5) Pare de automatizar. O Facebook possui sua prpria linguagem, respeite isso e separe seus tweets e posts de blog; 6) Evite palavras ou frases complicadas. As pessoas interagem mais em linguagem simples; 7) Use atualizaes curtas. Entre 10 palavras ou menos quando possvel;

8) Celebre conquistas. Pessoas gostam de nmero e elas comemoram isso. Compartilhe com seus fs seus resultados, 5000 fs ou 100 Curtir, por exemplo; 9) Faa perguntas sobre imagens. Coloque uma pergunta na legenda de suas fotos, por exemplo, onde esta foto foi tirada? 10) Pea para seus fs inserirem legendas em fotos, assim, cria-se um ambiente descontrado e incentiva a criatividade;

55

11) Encoraje seus fs a compartilharem suas fotos. Escolha o f do ms ou da semana e compartilhe isso com todos (a Zappos faz isso e com muito sucesso); 12) Poste imagens com objetos escondidos e pergunte aos seus fs onde determinado item est; 13) O frum do Facebook pouco utilizado. Utilize mais este espao. 14) Crie ofertas exclusivas. Fornea descontos para seus fs; 15) Estude o melhor horrio para postar contedo em sua fanpage. Dependendo do seu mercado, os fs podem ser mais ativos em determinado horrio do dia; 16) Conte a sua histria no Facebook. Busque em seu arquivo fatos interessantes ou importantes sobre sua marca; 17) Celebre feriados e dias especiais; 18) Estude o nmero ideal de postagens dirias em sua fanpage para no se tornar chato; 19) Crie situaes de opinio. Enquetes como quais os piores de 2011 ou qual o melhor look do Oscar 2011. 20) Questione os consumidores sobre eventos futuros. Por exemplo, quem vai ser o campeo brasileiro de futebol este ano?; 21) Pea para seus fs votarem em algo. O produto mais desejado, o que tem o melhor design; 22) Pea aos seus fs opinarem sobre pautas de posts em seu blog ou vdeos no YouTube.

56

5 maiores erros em pginas de boas-vindas no Facebook

Muitas empresas esto aderindo ao Facebook como ferramenta de marketing e comunicao com o cliente. Por ser uma ferramenta relativamente nova para muitos empresrios ou profissionais que promovem estas interaes na rede social, comum encontrar alguns problemas em fanpages. Antes de tudo, em minha opinio, o maior erro de uma empresa entrar no Facebook criando um perfil. J vi algumas pessoas afirmando que com o perfil eu posso ir atrs das pessoas, aumentar meu nmero de amigos e depois, simplesmente, converto o perfil em uma pgina. Tudo bem, isso pode ser uma estratgia, mas no necessariamente a melhor. Sustentao Quando vejo uma empresa, seja no Facebook, Twitter ou outra rede social, pensando apenas em nmeros de seguidores, confesso que no me sinto confortvel. Sem dvida, um nmero expressivo de seguidores ou fs importante, mas tudo? Sem uma estratgia muito clara ou planejamento de aes na rede social, estas pessoas sero seus fs sim, mas at quando? A velha frase de nada adianta nmeros se ningum l ou interage com o que voc publica, no caberia melhor em outra situao. At que ponto voc vai justificar seus investimentos em mdias sociais se elas no trazem nada para a marca? Estar por estar no ajuda a pagar contas. Erros de pginas de boas-vindas Voltando ao tema do post, depois de dar minha opinio sobre um tema que me incomoda, vamos falar das pginas de boas-vindas (para que no sabe o que so essas abas, recomendo a leitura do tpico 4 do texto 10 super dicas de mdias sociais). O site HyperArts listou os cinco principais erros de uma empresa que investe na criao de uma pgina de boas-vindas, mas comete falhas bsicas que prejudicam o desempenho da aba. 1. Criar uma aba de boas-vindas, mas no direcionar os futuros fs Quando voc cria uma pgina no Facebook possvel definir para qual aba as pessoas que no curtem a pgina sero direcionadas. Um erro comum das empresas no
57

fazer esse direcionamento. Desta forma, as chances de impactar o futuro f diminuem. Por exemplo, a pgina do .com/tedo no Facebook possui uma aba de boas-vindas exibida para aqueles que ainda no curtem a pgina. Para fazer o direcionamento, basta acessar a rea de configuraes da pgina, ir at Gerenciar Permisses/ Guia de Destino Padro.

2. Prometer contedo exclusivo, ofertas especiais ou outros benefcios, mas no cumprir Outro erro comum prometer alguma recompensa para quem curtir sua pgina, mas quando a pessoa curte, nada oferecido. Vale ficar ligado, pois se voc promete algo em troca da ao de um f, melhor corresponder de forma objetiva e clara. 3. Apenas pedir um Curtir, sem nenhum incentivo Sem dvida, se voc tiver uma pgina de boas-vindas legal, alegre e bem-feita, j um bom comeo. Porm, pedir para que as pessoas curtam uma pgina sem, minimamente, dizer o porqu de elas fazerem isso um problema. A pgina da Red Bull, apesar de muitos fs, um exemplo.

58

Porm, apesar de no ser objetiva, a empresa usa uma camada semitransparente que deixa um ar de curiosidade aos fs. Mesmo sem ter um apelo mais forte, de forma discreta a Red Bull mostra o que f pode ter acesso. Neste caso, uma estratgia. 4. Inserir links externos Vamos combinar. No fcil fazer uma pessoa chegar at a sua fanpage. Por isso, quando ela chegar, evite direcion-la para outro site. Sendo assim, evite inserir links que direcionem para fora do Facebook, pois assim, o esforo de trazer o cliente at sua fanpage e se conectar com sua marca pode ser em vo. A pgina Nike Corre, na aba Nike Corre, direciona o usurio para outro site. Depois que ele sai, a probabilidade de voltar muito menor. claro, se for realmente necessrio fazer o direcionamento, fique vontade para faz-lo, mas bom sempre se certificar da necessidade.

59

5. O principal erro: mostrar uma aba de boas-vindas com o mesmo contedo Legal, voc criou uma aba de boas-vindas, incentivou a pessoa a clicar em Curtir, ela curtiu, mas a aba continua a mesma? Aqui o Hyperarts cutucou o Mashable, apontando o erro na fanpage de uma das maiores referncias mundiais sobre mdias sociais e cultura web.

60

Antes de curtir a pgina, h uma imagem pedindo para que o usurio clique em Curtir. Depois de curtir, a imagem continua a mesma, apesar de o boto Curtir ter sumido. E a sua fanpage? Estes so alguns erros apontados pelo Hyperarts e que so muito comuns. Por isso, vale a pena ficar ligado em como sua empresa est usando este fantstico recurso do Facebook para promover, tanto seus negcios, quanto to desejada interao nas redes sociais. Se voc quer sugerir outros pontos relevantes que precisam ser levados em considerao na hora de criar uma pgina de boas-vindas, deixe seu comentrio abaixo.

61

Guia de tamanhos e resolues de contedo no Facebook

O site DreamGrow publicou um guia tamanhos para contedo no Facebook. Achei extremamente til compartilh-lo aqui, pois muitas pessoas tm dvidas sobre isso. Tomei a liberdade de traduzir o guia, assim, fica mais fcil entender.

62

Mdulo 6

63

Como taguear URLs e acompanhar o desempenho no site pelo Analytics


Quem trabalha com Mdias Sociais sabe que estabelecer o famoso ROI neste ambiente complicado. Sabe por qu? O ROI (Return On Investiment) ou Retorno Sobre Investimento uma medida numrica e no leva em considerao o fator relevncia social das interaes nas redes sociais, em um atendimento de qualidade ou tudo o que envolva quesitos subjetivos. De forma bsica, o ROI seria: eu invisto R$100 em uma campanha e ela me retorna R$1000. Assim, eu tive um ROI de 10 vezes. Porm, neste ponto que mora a dificuldade em definir se as redes sociais so bons investimentos ou no. Contudo, mensurvel ou no, as aes nas redes sociais precisam ser viveis. Por isso, acompanhar a repercusso de postagens no Twitter, Facebook, Blogs, Orkut e email marketing, por exemplo importante. Pois, de nada adianta investir tempo e dinheiro na manuteno de uma conta em uma rede social se ningum acessa seu site, clica em seus links ou compra algum produto. Uma das formas H vrios servios gratuitos e pagos de monitoramento em redes sociais, porm eles fazem o monitoramento apenas na rede. Quando a pessoa entra em seu site, dificilmente estas ferramentas sabem quem comprou ou no alguma coisa vindo de um link no Facebook, por exemplo. Quem tem o Google Analytics como ferramenta de acompanhamento de trfego, pode ter um acompanhamento um pouco mais completo do caminho feito pelos seus clientes a partir das redes sociais ou de suas campanhas de marketing digital. Uma das formas de saber se seus links esto dando resultado usar a Ferramenta de Construo de URLs do Google Analytics. Em linhas gerais, esta ferramenta permite criar uma URL personalizada para o Google Analytics e, a partir dela, extrair relatrios de desempenho de canais. Esta uma ferramenta gratuita e que pode ser encontrada aqui. Como o URL Builder do Analytics funciona?

64

O URL Builder do Google Analytics muito fcil de usar. Basta seguir as dicas oferecidas pela prpria ferramenta para criar uma URL otimizada para o Google Analytics. Para criar uma URL, basta:

Copiar o link da pgina de destino e colar no campo Website URL; No campo Campain Source insira onde o link ser publicado. Twitter, por exemplo; Em Campain Medium defina o tipo de campanha. Email marketing, por exemplo; Em Campain Name defina o nome da campanha. Dia dos Pais, por exemplo.

Estes so os trs campos obrigatrios para criar uma URL. Os demais podem ser preenchidos de acordo com a necessidade do seu negcio. Depois de preencher os campos, basta clicar em Generate URL e ter o link pronto. No caso mostrado acima, o link seria assim:

Repare que temos a pgina de destino, em source est o Twitter, medium temos o email marketing e, por fim, campaign Dia dos Pais. Agora, voc pode usar um encurtador de URLs e divulgar seu link. Relatrios no Analytics

65

Depois de criar as URL e as pessoas clicarem, possvel visualizar o resultado de cada link no Analytics. Depois e usar os relatrios personalizados e filtros do Analytics para obter os dados dos links de entrada, a URL criada por voc ter este nvel de detalhamento:

Repare que possvel ver a Origem, a mdia (no caso a loja) e o produto vendido na coluna Campanha. Alm disso, possvel visualizar o desempenho de cada produto anunciado no Twitter, por exemplo. Com metas, converses, rejeies e tudo mais. A partir do exemplo eu sei que: o celular divulgado no Twitter, teve 260 acessos, trs pessoas o compraram e eu tive 709 visualizaes de pgina. Cada caso um caso Antes de tudo, gostaria de deixar claro que este foi um mtodo de avaliao de resultados desenvolvido para necessidades especficas. Por isso, necessrio realizar testes em seu negcio e adaptar o preenchimento dos dados para a criao das URLs de acordo com as suas necessidades de acompanhamento de dados. Outro ponto importante que acredito que precise ser levado em considerao a taxa de converso. Se seu Twitter leva 200 pessoas ao seu site por meio de um link, mas s 3 compram alguma coisa, na minha opinio, o problema est no site. A funo das mdias sociais no vender, mas sim, levar pessoas ao seu site. Se elas chegam l e no compram, bom rever algumas coisas na pgina. Obviamente, no um procedimento fcil de entender, especialmente para quem no entende o funcionamento do Analytics, por isso, quem precisar de ajuda, basta entrar em contato
66

A inteno deste post foi a de apresentar a ferramenta URL Builder disponibilizada gratuitamente pelo prprio Analytics e que ajuda a obter dados mais completos dos links que so divulgados fora do seu site. Apesar de muito interessante, confesso que trabalhoso criar uma a uma todas as URLs divulgadas fora do site, porm um procedimento necessrio para queles que precisam mostrar que o ROI das mdias sociais precisa ser medido de vrias formas e precisa ser vivel.

67

Avaliao de desempenho e estatsticas


O Facebook j dominou o mercado das redes sociais em vrios pases e caminha a passos largos para conquistar este posto por aqui. E atravs dela, as empresas, msicos e artistas que possuem uma pgina na rede social podem sozinhos acompanhar o desempenho de suas aes junto ao seu pblico. As estatsticas do Facebook ajudam a fornecer dados relevantes sobre fontes de acesso, volume de interaes e vrios outros insights sobre suas pginas na rede social. Por isso, hoje voc vai aprender a acessar e a utilizar as estatsticas do Facebook a seu favor. Passo 1. Acesse sua pgina no Facebook. Passo 2. Quando acessar sua pgina, clique em Editar Informaes. Passo 3. Na rea de configuraes, v at Informaes para ter acesso aos nmeros da sua fanpage. Passo 4. Esta a viso geral da rea de estatsticas:

Passo 5. Na rea Viso Geral da Pgina possvel obter diversas informaes sobre sua Fan Page: nmero de novos Curtir, nmero de interaes e grficos de desempenho, dentre outros. Os intervalos de visualizao dos dados podem ser modificados na parte superior da tela. Voc pode conferir tudo de acordo com o ms, a semana ou uma data pr-definida. Passo 6. Na rea Usurios o Facebook oferece dados focados no perfil das pessoas que curtem sua pgina. possvel conhecer o perfil de gnero, demogrfico, idade, os sites de referncias para sua pgina e as abas mais acessadas. Passo 7. Na rea Interaes possvel saber quais postagens geraram mais repercusso entre seus contatos. Passo 8. Todas as reas permitem o download de relatrios. Para baixar os dados e avalialos em outro programa ou agrupar mais informaes em um relatrio, basta clicar em
68

Exportar, a lado da visualizao de data. possvel baixar os dados em dois formatos: Excel (XLS) e CSV.

Passo 9. Ao passar o mouse sobre alguma linha do grfico possvel acompanhar diariamente a evoluo de sua fanpage.

69

Monitoramento de marcas no Facebook: Seleo de ferramentas

Sabe aquela frase: No basta ser pai, tem que participar? Ento, digamo s que uma empresa nas redes sociais viva o mesmo dilema. No basta postar contedo, interagir e divulgar seus produtos, tem que saber o que esto falando sobre a marca. Monitoramento uma das principais reas das aes na web, que, felizmente, permite a coleta de informaes sobre a reputao das marcas de forma mais simples, se comparado ao marketing offline. Pau para toda obra Vamos comear com os buscadores sociais. Em tese, eles funcionam como o Google, porm realizam as buscas especificamente nas redes sociais. Se voc reparar, at o visual semelhante ao Google. O bom deste tipo de buscador que eles abrangem vrias redes sociais, o que facilita a coleta de dados. Buscadores sociais 48ers: No 48ers possvel segmentar as buscas de acordo com a rede social desejada. Simples, mas quebra um galho.

Socialmention: No permite a segmentao de resultados por rede social, porm permite a diviso das buscas de acordo com categorias, como: blogs, comentrios, eventos, vdeo, udio, etc. Sua vantagem a possibilidade de cadastrar alertas que podem ser enviados por email contando o histrico da sua marca diariamente.

70

SocialSearching: Aqui a conversa curta e grossa: ou busca no Twitter ou no Facebook. Na busca no Facebook voc pode pesquisar entre os comentrios dos seus amigos ou entre todos os usurios do Facebook.

Kurrently: O Kurrently semelhante aos demais servios, com possibilidade de busca no Twitter, Facebook, Google, Bing, YouTube e Baidu.

71

Direto na fonte Para quem quiser se manter ligado no que falam sobre as marcas no Facebook, nem precisa sair da rede social. Use a barra de busca do Facebook, digite os termos que deseja monitorar e v at mais Veja mais resultados. Em seguida, basta clicar em Publicaes de todos e receber direto da fonte as menes da sua marca no Facebook. Provavelmente, todos os buscadores citados acima utilizam este recurso, porm os resultados so exibidos dentro dos seus respectivos sites.

Quase um div Com foco somente no Facebook, outros servios de monitoramento de marca ajudam a entender e a identificar o desempenho das marcas na rede social. A partir destas ferramentas, uma empresa pode saber se suas estratgias esto gerando resultados e os clientes aderindo s suas aes no Facebook. Ferramentas de desempenho Momentus Community Health Score: uma ferramenta muito simples, mas ajuda a retirar algumas mdias da atuao das empresas no Facebook. No final da anlise, sua fanpage recebe uma nota e entra para o ranking das melhores posicionadas de acordo com a categoria do seu negcio no Facebook. O legal desta ferramenta que possvel acompanhar a concorrncia.

72

Edgerank Checker: ns j falamos sobre o Edgerank. Para quem no sabe, Edgerank um clculo que o Facebook faz para determinar quais pginas tm preferncia para aparecer no feed de notcias dos fs. As pginas que gerarem mais engajamento com este f aparecem mais em seus feeds. O Edgerank Checker uma ferramenta que exibe a sua pontuao no Edgerank do Facebook. Por ser pago, o servio s fornece alguns dados, mas que ajudam na hora de uma avaliao.

73

Fangager: O Fangager muito interessante, com ele possvel identificar os fs

mais ativos de uma fanpage e separar os dados de acordo com semanas, dias ou meses. Quase um Google Poucas pessoas usam o buscador Bing da Microsoft. Entretanto, depois da parceria da empresa de Bill Gates com o Facebook, o esquecido Bing pode ser uma excelente ferramenta gratuita de monitoramento. O fato que o Bing Social oferece alguns resultados que nenhum dos buscadores acima forneceu.

Consideraes Por serem ferramentas gratuitas, voc pode utilizar todas da forma que preferir (frase usar sem moderao no cabe aqui, pois estamos falando justamente de usar estas ferramentas para monitorar marcas (rs)). claro que existem dezenas de opes muito mais completas do que as citadas neste post, mas em sua maioria, so pagas e, por sinal, muito bem pagas. Se sua empresa possui um alto volume de menes nas redes sociais que precisa ser monitorado, investir em uma ferramenta paga pode ser a melhor alternativa. Entretanto, se sua marca no precisa controlar tanto o que fala dela ou tem recursos escassos, ferramentas gratuitas, se usadas em conjunto com a inteligncia, do conta do recado. No se esquea que o prprio Facebook oferece estatsticas valiosas sobre o desempenho de sua fanpage. No deixe de conferi-las periodicamente.

74

F-commerce: o e-commerce dentro do Facebook


O que a palavra Facebook significa para voc? Mais uma rede social, mais uma forma de manter contato com os amigos, mais uma alternativa para dizer quem voc ? Sim, o Facebook tudo isso, entretanto, ele quer estar muito mais presente em sua vida. E-commerce uma palavra comum no vocabulrio de qualquer usurio da internet, pois se trata de qualquer negociao de compra e venda feita via internet. At a nenhuma novidade, porm um novo formato de compra pela web chegou e pretende crescer vertiginosamente. O f-commerce a evoluo do e-commerce, mas no pelo fato de o F vir depois do E, mas sim, porque o Facebook entrou no mundo das vendas online. Recentemente o aplicativo Facebook Social Shop BigCommerce foi disponibilizado e, com ele, qualquer usurio pode usar a rede social para vender, comprar ou avaliar produtos.

Qualquer um mesmo? Sim! O Big Commerce j oferecia seus servios fora da atmosfera Facebook e mostrase forte no mercado de vendas online. Tudo o que eles fizeram foi migrar para o Facebook e oferecer um aplicativo dentro da rede, para qualquer usurio que tenha uma Fan Page na rede social. Para saber mais como utilizar o Social Shop BigCommerce, assista ao vdeo a seguir (em ingls): http://www.youtube.com/watch?v=tYt6riOx1xQ&feature=player_embedded

Quem j est l?

75

Empresas como Procter & Gamble, com o Pantene, e a grife Levis j tomaram a dianteira do processo. A Levis, por exemplo, possui uma loja dentro do BigCommerce chamada Friends Store , que pemite aos mais de 400 milhes de usurios Facebook compartilharem suas avaliaes sobre as peas da marca.

Ao acessar a loja, qualquer usurio pode conferir quais so as peas mais votadas e, se desejar, entrar na brincadeira apenas clicando no boto Connect with Facebook. Automaticamente o Facebook mostra seus amigos que tambm gostaram de algo da Levis e vocs comeam a trocar avaliaes.

Assista ao vdeo a seguir e veja como a Levis est atuando neste nicho: http://www.youtube.com/watch?v=Ed5vJeaEuzA&feature=player_embedded

76

As transaes so feitas diretamente no site da loja, mas no se espante se em breve todo o processo de compra e venda se der dentro do Facebook. O acordo recente entre a rede social e o PayPal, denunciam um futuro ainda mais integrado.

77

Aprenda como montar um e-Commerce dentro do Facebook


Aplicativos necessrios: Fanpage e LikeStore De uma rede desconhecida h alguns anos, o Facebook explodiu em nmero de usurios e visibilidade. Sua grande gama de recursos, tanto para pessoas quanto para empresas, permitiu que a rede conquistasse usurios para se relacionar e para fazer negcios. E isso fez surgir o termo F-commerce (e-commerce dentro do Facebook), considerado uma das novas tendncias e possibilidades de marketing e vendas dentro do Facebook. Com o suporte para aplicativos, qualquer pessoa pode anunciar e comercializar produtos dentro da maior rede social do mundo; e o LikeStore um dos primeiros aplicativos nacionais que permitem este processo. Por isso, hoje, voc vai aprender como usar essa soluo para comear a divulgar o seu negcio pelo Facebook Instalando o LikeStore em sua FanPage Passo 1. Para comear a usar o aplicativo, voc precisa ter uma fanpage no Facebook. Passo 2. Acesse o site do LikeStore e clique em Crie sua loja (boto lils no canto inferior direito). Passo 3. Libere o acesso do app s suas informaes. Personalizando sua loja Passo 4. Assim que o aplicativo for liberado, est na hora de comear a inserir as informaes na sua loja. Divididas em quatro reas (Incio, Produtos, Pedidos e Configuraes), as informaes que so exigidas podem ser completadas em sequncia.

78

Passo 5. Na guia Incio voc precisar inserir os dados da sua loja, configurar o meio de pagamento, instalar o app na pgina que voc deseja exibir a loja, se houver necessidade, definir os mtodos de entrega e, por fim, realizar o cadastro dos produtos.

Passo 6. Na aba Incio, preciso prestar ateno aos itens 2 e 3. O item Configure seu meio de pagamento demanda que, para que as transaes sejam realizadas na loja, voc tenha uma conta no gerenciador de pagamentos Moip, pois este o sistema utilizado na LikeStore. J no item 3, basta clicar em Associar pgina e, em seguida, clicar em Associar pgina novamente. Por fim, defina em qual pgina o app ser instalado. Passo 7. Ao instalar o LikeStore, retorne at pgina onde ele foi instalado, v at a aba LikeStore e clique em Confirmar Associao/Ir para o Admin.

79

Passo 8. Siga com o preenchimento das informaes solicitadas em todas as abas para deixar sua loja completa. Vale lembrar que o preenchimento de todos os dados fundamental. Passo 9. Para ter acesso ao painel de controle da pgina, utilize o link: http://apps.facebook.com/likestore-admin/ Passo 10. Ao concluir a instalao, acesse a pgina onde o app foi instalado e clique em Editar pgina (no canto superior direito). Em seguida, clique em Aplicativos, v at Editar configuraes do app da LikeStore. Por fim, mude o nome da guia para um que chame a ateno dos seus clientes. Assim, quando eles acessarem sua pgina, vero que voc possui uma loja dentro do Facebook.

Observaes

80

Para utilizar o LikeStore necessrio possuir uma FanPage e uma conta no integrador de pagamentos Moip. Ao longo do processo de criao da loja ser necessrio confirmar sua conta no integrador de pagamento, o que exige que a pessoa envie alguns documentos. Alm disso, o uso do LikeStore gratuito, porm, sempre que voc realizar uma venda ser necessrio pagar uma taxa de 2% para o LikeStore, alm dos 5,9%+R$0,39 destinados ao Moip. Por isso, leia atentamente todas as informaes e clusulas dos termos de uso do sistema. Para finalizar, estude se voc ou sua empresa possuem recursos financeiros, logstica e pessoal para vender pelo Facebook. Assim como um site de e-commerce, qualquer transao online demanda ateno e dedicao.

81

Como otimizar sua pgina no Facebook para buscas


Ser encontrado nas redes sociais to importante quanto estar bem posicionado no Google. Por isso, usar algumas tcnicas de otimizao para mdias sociais fundamental para uma boa presena na web. Assim como o seu site pode contar com tcnicas de SEO para aparecer bem em pesquisas no Google, sua fanpage tambm pode! Com milhes de pessoas interagindo dentro da maior rede social do mundo, ser encontrado ajuda a tornar seus investimentos em contedo ainda mais rentveis. Uma das principais vantagens de otimizar pginas de empresas no Facebook o fato de que poucas empresas fazem isso. Sendo assim, quem sair na frente, certamente poder obter timos resultados, ser encontrado e ter uma pgina com muitos e fs e engajamento. 1. Nome da pgina

Quando fazemos uma busca no Facebook podemos pesquisar diretamente pelo nome de uma empresa, Coca-cola, por exemplo, ou por um ramo de atividade, como Marketing Promocional. Como nem todas as empresas so conhecidas pelo seu nome no mercado, investir na otimizao da sua pgina com as palavras-chave do seu mercado poder uma tima jogada. Por isso, quando criar uma pgina, utilize o seu ramo de atuao em complemento ao nome. Se voc atua com marketing promocional, por exemplo, use como nome da sua pgina Nome da empresa Marketing Promocional. Assim, quem pesquisar pelo nome dela ou pelo ramo de atuao, poder encontra-la na busca do Facebook.

82

Quem j possui uma pgina pode alterar o nome e inserir suas palavras-chave no ttulo. Porm, a mudana pode ser feita em pginas com at 100 fs. Depois disso o recurso travado e o Facebook no permite alteraes. 2. Descrio da pgina

Um dos campos que permite melhor otimizao, inclusive para o Google, o campo Sobre, logo abaixo dos links de abas. Por isso, crie um texto que informe o f que acessar sua pgina, mas que contenha as palavras-chave do seu negcio. Quando algum buscar por elas no Google, por exemplo, o campo Sobre da sua fanpage ser sua meta description no Google.

Tambm no se esquea de colocar um link para o seu site no campo Sobre. 3. Interaja com outras pginas

Poucos gerenciadores de contas no Facebook usam o recurso Utilizar o Facebook como pgina. Ao usar o Facebook assim, possvel interagir com pginas que sua empresa curte e, desta forma, espalhar muitos links da sua fanpage pelo Facebook. 1) 2) 3) 4) Para usar este recurso, acesse sua fanpage e clique em Usar Facebook como pgina. Busque por pginas de empresas que so suas parceiras ou que possuem alguma ligao com seu negcio, como fornecedores e clientes por exemplo. Assim que acessar a pgina, clique em Curtir para comear a receber atualizaes dela. Agora, sempre que voc acessar o Facebook como pgina e visualizar seu feed de notcias, pode interagir com as pginas que sua empresa curte.

83

Feito isso, reserve alguns minutos do seu dia para curtir ou comentar postagens nas pginas que sua fanpage curte. Com isso, seus links se espalham pela rede, bem como seus comentrios, o que pode render novos fs se o que voc falar for relevante e realmente complete a informao postada.

4.

Personalize a URL

Alm de facilitar o acesso sua pgina, pois possvel remover todos os nmeros e caracteres da URL, personalizar a URL da sua fanpage com suas palavras-chaves, assim como o nome, ajuda a ser encontrado com mais facilidade. Entretanto, avalie muito bem este quesito. Ele pode ser timo para o SEO da sua empresa, mas pssimo para a construo da marca, pois dificilmente os seus clientes iro se lembrar de digitar o complemento da sua URL, por exemplo, www.facebook.com/cocacolabebidas. Por isso, avalie se realmente uma boa ideia. Se alguma empresa com o mesmo que a sua j estiver utilizando a URL ideal para voc, a vale a pena investir em palavras-chave para diferenciar as pginas. 5. Use o nome da sua marca nas atualizaes

Sempre que possvel, insira o nome da sua marca ou palavras-chave nos primeiros 18 caracteres de cada post. Estas primeiras palavras sero o ttulo da sua postagem nos mecanismos de pesquisa. Este ttulo ser o ttulo do link que vir depois, o que pode ajudar a impulsion-lo com as palavras-chave corretas nas buscas fora ou dentro do Facebook.
84

You might also like