You are on page 1of 47

Evangelismo

por meio da

Orao

Resumo do livro: Como Orar Eficientemente pelos Perdidos de Lee E. Thomas.

O deus deste sculo cegou os entendimentos dos incrdulos (2 Corntios 4.4)

Sumrio
Introduo ................................................................................................. 03 Por que orar pelos perdidos Como orar pelos perdidos .................................................................. 05 ...................................................................... 06 ................................................................ 10

Pedidos especficos na orao A batalha espiritual

................................................................................. 14 ....................................... 21 ............................... 34 ........................... 38

Apndice 1: Plantando sementes de salvao

Apndice 2: Como utilizar folhetos evangelsticos

Apndice 3: Evangelismo de orao e atos profticos Referncias bibliogrficas Minha lista de orao

...................................................................... 44

.............................................................................. 45

Introduo
A despeito das diferentes estratgias de evangelismo que possamos usar, devemos admitir uma coisa: s Deus pode converter uma alma ! Nossos excelentes mtodos podem trazer as pessoas para a igreja ou at mesmo fazer com que repitam a orao do pecador, porm eles no podem produzir a regenerao. Somente Deus pode fazer isso. Podemos plantar e regar; no entanto, Deus quem d o crescimento. Muitos fazem a orao do pecador sem, contudo, experimentar qualquer mudana em suas vidas. Por outro lado, aqueles que vm a Cristo em resposta orao, so sobrenaturalmente despertados, experimentam o novo nascimento e continuam na f. Eles se tornam parte do Corpo de Cristo porque uma obra sobrenatural aconteceu em seus coraes (Joel Comiskey). Vejamos o que a Bblia fala sobre como a salvao acontece na vida de uma pessoa:
Mateus 15.13 Ele, porm, respondendo, disse: Toda a planta, que meu Pai celestial no plantou, ser arrancada. Mateus 16.16, 17 E Simo Pedro, respondendo, disse: Tu s o Cristo, o Filho do Deus vivo. E Jesus, respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado s tu, Simo Barjonas, porque to no revelou a carne e o sangue, mas meu Pai, que est nos cus. Mateus 19.25, 26 Os seus discpulos, ouvindo isto, admiraram-se muito, dizendo: Quem poder pois salvar-se? E Jesus, olhando para eles, disse-lhes: Aos homens isso impossvel, mas a Deus tudo possvel. Joo 1.12, 13 Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no seu nome; os quais no nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus. Joo 3.3, 5, 6 Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que no nascer de novo, no pode ver o reino de Deus... Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que no nascer da gua e do Esprito, no pode entrar no reino de Deus. O que nascido da carne carne, e o que nascido do Esprito esprito. Joo 6.44 Ningum pode vir a mim, se o Pai que me enviou o no trouxer; e eu o ressuscitarei no ltimo dia.

Joo 16.8 E, quando ele vier, convencer o mundo do pecado, e da justia e do juzo. 2 Corntios 4.3, 4 Mas, se ainda o nosso evangelho est encoberto, para os que se perdem est encoberto. Nos quais o deus deste sculo cegou os entendimentos dos incrdulos, para que lhes no resplandea a luz do evangelho da glria de Cristo, que a imagem de Deus.

Com base nos textos acima, podemos afirmar que os perdidos no podero ser salvos a menos que algum ore por eles. Esta uma declarao chocante que parece inacreditvel at que vejamos a descrio bblica dos perdidos: filhos do diabo (Jo 8.44); sob a autoridade de Satans (At 28.18); casa de um homem forte (Mc 3.27); prisioneiros de guerra (Is 14.17), cegados para o Evangelho (2 Co 4.3,4). Todas estas so razes assustadoras para orarmos pelos perdidos se quisermos que eles tenham alguma esperana de salvao. Mas vamos nos concentrar apenas na cegueira espiritual neste momento. O texto de 2 Corntios ensina claramente que Satans cegou as mentes dos incrdulos com a finalidade especfica de impedir que eles compreendam o Evangelho. Lewis S. Chafer afirma: A cegueira da mente, ou o vu colocado sobre a mente, mencionado em 2 Corntios 4, causa uma incapacidade espiritual para o descrente entender o caminho da salvao, e imposta sobre o homem no regenerado pelo arqui-inimigo de Deus em suas tentativas de impedir o propsito de Deus na redeno. uma condio da mente contra a qual o homem no tem nenhum poder (Chafer, p.57). A menos que o Esprito Santo remova as vendas demonacas e abra a mente e o corao do homem, ele no pode ser salvo porque as coisas de Deus lhe parecem loucura (1 Co 2.14, Jo 16.8). Charles G. Finney dizia: No caso de um amigo impenitente, a condio exata pela qual ele deve ser salvo do inferno pode ser o fervor e a importunao da orao que voc faz por aquele indivduo (Finney, p. 54). Portanto, antes de conversar diretamente com as pessoas acerca de Deus, precisamos conversar com Deus sobre aqueles que esto nossa volta. Isto evangelizar por meio da orao (Beverly Jaime). Se quisermos ver nossos amigos, familiares, vizinhos e colegas de trabalho serem ganhos para Cristo, teremos de pagar o preo por eles em orao.

Por que orar pelos perdidos


As razes mais fortes para fazermos alguma coisa so sempre aquelas baseadas na Bblia e, quando o assunto orar pelos perdidos, h muitas delas.

Orao prioridade para Deus


Admoesto-te, pois, antes de tudo, que se faam deprecaes, oraes, intercesses, e aes de graas, por todos os homens; pelos reis, e por todos os que esto em eminncia, para que tenhamos uma vida quieta e sossegada, em toda a piedade e honestidade; porque isto bom e agradvel diante de Deus nosso Salvador, que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade (1 Tm 2.1-4). A palavra grega para antes de tudo definida no dicionrio Strong como o primeiro ou principal quanto a tempo, lugar, ordem ou importncia. A orao est no topo da lista das coisas que Deus quer que faamos e Ele tambm quer que todos se salvem.

A orao tem poder


A orao feita por um justo pode muito em seus efeitos (Tg 5.16). Algum disse: Quando o homem ora, Deus trabalha.... Quando a bomba atmica foi lanada sobre o Japo, cerca de 92.000 pessoas morreram. Mas quando o rei Ezequias orou a Deus em favor do seu povo que havia sido cercado pela Assria, Deus enviou um anjo que matou 185.000 soldados inimigos em uma nica noite (2 Rs 19.35). O poder da orao de Ezequias foi duas vezes mais explosivo que a bomba atmica! Se a orao suficientemente forte para destruir exrcitos, quo mais poderosa ser para salvar vidas!

O exemplo de Jesus
Portanto, pode tambm salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles (Hb 7.25). Jesus o nosso Salvador e Senhor, o Rei dos reis entronizado nos cus e, mesmo assim, continua a orar pela humanidade at agora! Paulo outro bom exemplo para seguirmos: Irmos, o bom desejo do meu corao e a orao a Deus por Israel para sua salvao (Rm 10.1).

Porque nossa responsabilidade


Vs tambm, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdcio santo, para oferecer sacrifcios espirituais agradveis a Deus por Jesus Cristo (1 Pe 2.5). A funo dos sacerdotes representar a terra perante os cus. Nossa principal tarefa ficar entre os perdidos e Deus, pleiteando a causa deles perante o Senhor.

Como orar pelos perdidos


Dois fatores ou condies esto envolvidos em cada orao respondida justia e f. A justia de Cristo creditada em nosso favor, que vem atravs do seu sangue o que nos d intrepidez para nos aproximarmos do seu trono de graa. Mas a justia transmitida em nossa experincia pessoal tambm fundamental, pois o Salmo 66.18 nos diz: Se eu atender iniquidade no meu corao, o Senhor no me ouvir. Ou, como Jesus ensinou: Se vs estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vs, pedireis tudo o que quiserdes, e vos ser feito (Jo 15.7). Em outras palavras, cristos obedientes tm suas oraes respondidas. O outro fator necessrio em todas as oraes respondidas a f. Esta uma lei inquebrvel no reino espiritual: Seja-vos feito segundo a vossa f (Mt 9.29). Portanto, quando oramos pelos perdidos, precisamos de justia (a creditada por Jesus e a pessoal) e de f. Mas h tambm outros oito fatores que so especialmente importantes para esta tarefa: 1. QUEBRANTAMENTO. Os que semeiam em lgrimas segaro com alegria. Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltar, sem dvida, com alegria, trazendo consigo os seus molhos (Sl 126.5, 6). Esta a lei da colheita espiritual. Assim como Jesus chorou por Jerusalm, assim devemos chorar por aqueles amados que ainda esto perdidos se realmente quisermos vlos salvos. Algum disse que oraes lquidas (isto , com lgrimas) talvez sejam as mais poderosas de todas! 2. DOR DE PARTO. Mas Sio esteve de parto e j deu luz seus filhos (Is 66.8). O dicionrio Strong define dor de parto como contorcer-se de dor; passar por grave sofrimento de dor. Muitos de ns nunca experimentamos isso em nossa vida de orao e esta uma das razes por que no vemos muitos resultados em ganhar os perdidos para Cristo. Jesus descreve a experincia de salvao como um novo nascimento. Assim como uma me experimenta as dores de parto ao dar luz no reino fsico, assim deve acontecer no reino espiritual. John Hyde literalmente passou sua vida orando para que pessoas fossem salvas. Em 1908, ele pediu que Deus lhe desse uma vida por dia. Naquele ano ele ganhou mais de 400 pessoas para Cristo. No ano seguinte, ele pediu duas vidas por dia (que no apenas fizessem a orao do pecador, mas que fossem batizadas e permanecessem em Jesus), e ganhou mais de 800 almas para Cristo. Ento, em 1910, ele orou pedindo quatro vidas por dia e Deus lhe concedeu seu pedido. Devido ao estresse e tenso com que orava, seu corao saiu de sua posio natural no lado esquerdo e foi para o lado direito, relatou seu mdico (Carre, p. 44).

3. PERSISTNCIA. Uma das descries mais fortes sobre o estado dos perdidos est em Marcos 3.27 em que Jesus descreve a vida de um pecador como a casa do homem forte. Ele afirma que ningum pode ajudar uma pessoa assim sem primeiro amarrar este homem forte. Alguns demnios controladores so to fortes que orao e jejum so necessrios para se obter a vitria (Mc 9.29). A orao persistente necessria por causa da relutncia de Satans em desistir delas. Ele capaz de controlar at culturas e pases inteiros. Por isso muitas vezes difcil para os missionrios alcanarem certos grupos. Sete anos se passaram at que William Carey batizasse seu primeiro convertido na ndia; sete anos se passaram at que Judson fizesse o primeiro discpulo em Burma; Morrison labutou por sete anos at que o primeiro chins fosse trazido a Cristo; Moffat declara que esperou tambm sete anos para ver o primeiro mover evidente do Esprito Santo nos bechuanas na frica; Henry Richards trabalhou com afinco por sete anos no Congo at que a primeira alma fosse ganha em Benza Mantaka (Gordon, pp. 139, 140). Uma das tticas favoritas de Satans fazer com que a situao parea to impossvel que nos sintamos desanimados e desistamos de orar. A razo por que ele faz isso porque no tem nenhuma defesa contra a orao. Toda orao uma batalha e, quando voc ora, Satans est sendo derrotado mesmo que voc no veja nenhuma mudana aparente nas circunstncias. Se pudssemos ver o que est acontecendo no reino espiritual quando oramos, teramos um grande nimo (veja 2 Reis 6.17!). Portanto, continue orando por aqueles que voc deseja ver salvos, vendo resultados ou no, porque suas oraes esto sendo respondidas! O caso mais incrvel desse tipo de persistncia na orao foi visto na vida de George Muller. Ele disse: O segredo nunca desistir at que a resposta venha. Tenho orado por 63 anos pela converso de um homem. Ele ainda no salvo, mas ser. Como poderia ser diferente? Estou orando.... O dia chegou em que o amigo de Muller recebeu Jesus. No chegou at que o caixo de Muller fosse baixado terra. Ali, diante da sepultura aberta, aquele amigo entregou seu corao a Deus. A orao perseverante havia ganhado mais uma batalha. O sucesso de Muller pode ser resumido em trs palavras poderosas: Ele no desistiu! (Eastman, pp. 99, 100). 4. ATAQUE. Deus nos deu uma autoridade incrvel e imperativo que a exercitemos, especialmente na evangelizao mundial (Mt 16.19, 28.1820). Somos vencedores (Ap 12.11) ou mais que vencedores (Rm 8.37) e Deus espera que ataquemos o homem forte, que est totalmente armado e o derrotemos a fim de repartir o seus despojos (Lc 11.21, 22). Como j vimos, Satans mantm as almas cativas e ele no desistir delas sem luta! Mas temos de estar sempre conscientes de que as armas da nossa milcia no so carnais; mas sim, poderosas em Deus (2 Co 10.4). Quando estamos prontos para a batalha com a armadura de Deus, lutamos atravs da orao (Ef 6.1018).
7

Satans se recusa a reconhecer sua derrota final; ele se recusa render qualquer parte de seu domnio enquanto pode; ele contesta brava e amargamente cada ao contrria ao seu domnio, cedendo apenas o que lhe tomado fora (Newell, p. 27). Portanto, hora de nos tornarmos agressivos na luta pelas almas, pois se faz violncia ao reino dos cus, e pela fora se apoderam dele (Mt 11.12). 5. SPLICA. Um dos meios mais poderosos de orar eficientemente apresentar a Deus razes por que nossas oraes devem ser respondidas. Ele mesmo ordena que faamos isto em Isaas 41.21: Apresentai a vossa demanda diz o Senhor; trazei as vossas firmes razes. So muitos os exemplos bblicos: Abrao por Sodoma (Gnesis 18), Moiss por Israel (xodo 32), Ezequias por Jud (2 Reis 19), e a lista continua. A. T. Pierson afirma: Devemos apresentar nosso caso a Deus, no realmente para convenc-lo, mas para convencer a ns mesmos. Ao provar a Ele que, por Sua palavra, juramento e carter, Ele se comprometeu a interferir, demonstramos para nossa prpria f que Ele nos deu o direito de pedir e de reivindicar, e que Ele ir responder nossa splica porque no pode negar-se a si mesmo (Pierson, p. 150). Spurgeon sentiu fortemente o poder da splica. Ele disse: hbito da f, quando ela est orando, usar splicas. Meros recitadores de oraes, que no oram nada, se esquecem de argumentar com Deus; mas aqueles que prevalecem, apresentam suas razes e seus fortes argumentos e debatem a questo com o Senhor. (...) Oh, irmos, vamos aprender assim a suplicar os preceitos, as promessas, e tudo o mais que precisamos, mas vamos sempre ter algo a suplicar. No pense que voc orou at que voc tenha suplicado, pois a splica o verdadeiro cerne da orao (Spurgeon, pp. 49, 50). H centenas de versculos bblicos que podemos usar ao suplicarmos pela salvao das almas como, por exemplo, 1 Timteo 2.4 que declara que o Senhor quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade . Minha splica favorita envolve o que Deus fez no passado ao salvar outros: Nnive (uma cidade to perversa que Deus j a havia destinado destruio), o endemoninhado gadareno (que andava nu, vivia nos sepulcros, era to feroz que nenhum homem podia aproximar-se dele, um rejeitado pela sociedade, cheio de uma legio de demnios, pior do que qualquer pessoa que j conhecemos), Saulo de Tarso (o assolador da igreja) e as cidades inteiras de Lida e Sarona (At 9.35).

6. MOTIVAO. Nossa motivao principal para orarmos pelos perdidos


deve ser a glria de Deus. Nisto glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discpulos (Jo 15.8). Mas muitas vezes nossas motivaes esto envenenadas com orgulho e egosmo. Pais podem estar orando por suas ovelhas negras motivados pelo orgulho do nome da famlia, sem sequer entenderem que sua motivao impura.

Na Bblia este ponto muito claro: Pedis, e no recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites (Tg 4.3). Se voc est orando h muito tempo por uma determinada pessoa (especialmente se for um membro da famlia ou um amigo chegado) sem ver resultados, voc deve examinar sua motivao para ver se ela pura (isto , principalmente para a glria de Deus).

7. ESPRITO SACRIFICIAL. Vemos isso demonstrado pelo apstolo


Paulo, que estava disposto a ser antema de Cristo para a salvao de seu povo (Rm 9.3); por Moiss, que jejuou e orou outros quarenta dias e quarenta noites por causa dos pecados de seu povo (Dt 9.18, 19, ver tambm Ex 32.32); por Ester, que declarou: E se perecer, pereci (Et 4.16). Embora Deus no permita que tomemos o lugar de outra pessoa no inferno, certamente nossas oraes seriam mais eficazes se tivssemos o mesmo amor demonstrado por estes e outros servos de Deus.

8. UNIDADE. Todas as outras coisas mencionadas tm igual valor, mas a


unidade o fator mais poderoso na orao pelos perdidos. Ela produz resultados imediatos! Assim como uma lente de aumento pode gerar fogo porque capta os raios difusos da luz do sol e os concentra em um ponto especfico, assim tambm cristos em unidade podem orar por uma determinada pessoa, por para correr o homem forte e liberar o poder do Esprito na vida dela. Duas mil pessoas oraram por Jabez Carey (filho de William Carey) e ele se converteu na mesma hora; vrias dezenas de pessoas oraram por Chrissy Cymbala e ela comeou a se arrepender de seus pecados em 32 horas; dezoito pessoas oraram por Mike Doles e ele foi salvo dentro de duas semanas; dois oraram por Ricky Gresham e ele foi completamente transformado em menos de dois meses. Se voc tiver algum que possa ajud-lo em orao por sua pessoa amada, voc ver resultados dramticos! Pois dois podem fazer correr dez mil no reino espiritual (Dt 32.30) e dois que concordarem em orao sempre recebero seus pedidos, de acordo com o prprio Senhor (Mt 18.19). Vou explicar por que a orao em unidade pelos perdidos to poderosa. Primeiro (e mais importante) est o valor incrvel que Deus coloca na unidade entre seu povo. Este o desejo do Senhor evidenciado em sua orao por ns (Joo 17) em que, cinco vezes, Ele ora para que sejamos um. Tambm a prioridade de Deus para ns que se faam... oraes... por todos os homens (...) para que se salvem (1 Tm 2.14). Ora, como a unidade bastante rara e intercessores tambm (Deus no conseguiu achar nem ao menos um em Israel Is 59.16!), quando colocamos essas duas coisas juntas unidade e intercesso temos algo duplamente raro. E Deus acha isso to precioso que Ele abenoa ricamente esse fato, alm da nossa mais arrojada imaginao!

A segunda razo realmente simples h apenas um homem forte controlando a vida de uma pessoa. Quando vrios do povo de Deus se levantam contra um homem forte, ele facilmente derrotado porque maior o que est em vs do que o que est no mundo (1 Jo 4.4). Ento, despoj-lo de seus bens fica relativamente fcil. Muitas vezes a pessoa vir at voc buscando ajuda. Este foi o caso de Jimbo Barrentine. Em janeiro de certo ano, fiz uma aliana com sua esposa Rachele de orar por ele. Dois meses depois ele estava com uma convico tal que veio ao meu escritrio me procurar. Mas eu estava em Arkansas ministrando este material numa conferncia sobre orao, ento ele foi at a casa de outro pregador da nossa igreja para saber o que precisava fazer para ser salvo. Ele no conseguiu esperar que eu voltasse; ele tinha de ser salvo imediatamente! A terceira razo que o orgulho quebrado. Satans habita no orgulho assim como Deus habita no meio dos louvores. E at que algum seja humilde o suficiente para pedir ajuda de orao, o diabo geralmente capaz de manter o controle da situao. Alm disso, o prprio Deus resiste aos soberbos, mas d graa aos humildes (Tg 4.6). Em vrias ocasies em que tentei testemunhar a um marido perdido, a esposa comeava a me falar sobre as boas qualidades dele. O orgulho no permitia que ela aceitasse a miservel condio dele diante de Deus. Consequentemente, nunca ganhei nenhum desses homens para Cristo.

Pedidos especficos na orao


A maioria de ns encontra dificuldades em orar para que algum seja salvo porque tudo que sabemos dizer : Deus, por favor, salve fulano. Sentimonos como tolos ao orarmos esse pedido vez aps vez, ento, em geral desistimos. Entretanto, esse tipo de orao envolve quatro reas: o indivduo, a pessoa que ganha almas para Cristo, a Palavra de Deus e o avivamento. Quando aprendemos a orar por coisas especficas nessas reas, nossa intercesso se torna desafiadora e eficiente.

Pelo indivduo
1. PEDIMOS QUE O SENHOR O SANTIFIQUE. Isso pode parecer estranho, mas assim que Deus comea sua obra de redeno na vida de cada pessoa (ver 1 Pe 1.2, 2 Ts 2.13, 14). como se Ele traasse um crculo invisvel em volta da pessoa para depois comear a influenciar o que est ali dentro. Quando o prprio Deus entra nesse crculo, coisas incrveis comeam a acontecer, como voc ver ao ler os testemunhos mais adiante neste livro. Esta maravilhosa verdade um grande encorajamento queles que esto orando por outras pessoas porque podemos descansar na certeza de que o Esprito Santo, que o Senhor da colheita, sempre alcana a pessoa depois que a santifica!

10

2. DEPOIS PEDIMOS QUE DEUS ABENOE AQUELA PESSOA. Quando Jesus enviou seus discpulos para a seara, Ele lhes deu instrues especficas para primeiro dizerem: Paz seja nesta casa (Lc 10.15). Como sempre a bondade de Deus que conduz o homem ao arrependimento (Rm 2.4), imperativo que imploremos a Deus que abenoe liberalmente aqueles por quem estamos orando. (Ver como Jesus corrigiu a atitude errada dos discpulos em Lucas 9.5256!) 3. PEDIMOS TAMBM QUE O SENHOR O CONVENA. Apenas o Esprito Santo pode tornar uma pessoa convicta; portanto, fazemos certo quando oramos Joo 16.811. Convico significa basicamente convencer algum de uma falta. A principal falta ou problema dos perdidos no crerem em Jesus e este o pecado do qual o Esprito Santo os convence. 4. ORAMOS PARA QUE O SENHOR ILUMINE A MENTE DA PESSOA PARA A VERDADE. Mesmo depois que algum se torna convicto de sua necessidade de salvao, sua mente (que est cega) pode permanecer fechada para a luz do Evangelho e continuar em trevas espirituais (2 Co 4.6). Assim que o corao e a mente so abertos para a verdade, Deus usa cristos para explicar o Evangelho quela pessoa. Embora o eunuco etope fosse um seguidor da verdade, tivesse vindo a Jerusalm expressamente para adorar e at mesmo possusse uma cpia das Escrituras, ele admitiu que no conseguiria entender se algum no lhe ensinasse (Atos 8.2639). Uma histria ainda mais fascinante a de Cornlio (Atos 10). Ele era piedoso e temente a Deus, com toda a sua casa, o qual fazia muitas esmolas ao povo, e de contnuo orava a Deus. Ele era muito melhor do que a maioria dos cristos que conhecemos e, mesmo assim, ainda estava perdido ele no conhecia o caminho para a salvao. Ele foi instrudo por um anjo a mandar buscar Pedro que lhe diria o que fazer. Cornlio e aqueles que estavam com ele estavam to abertos para o Evangelho que, assim que ouviram a Palavra, o Esprito Santo caiu sobre eles e foram salvos enquanto Pedro ainda estava pregando! Pea a Deus para abrir as mentes e os coraes dos perdidos Ele abrir. A partir da, eles podem ser gloriosamente salvos. 5. AGORA ESTAMOS PRONTOS PARA PEDIR A DEUS QUE SALVE A PESSOA. Entretanto, devemos pedir que Deus faa o que for necessrio para facilitar a salvao, pois Ele ir orquestrar os fatos naquela vida a fim de traz-la ao arrependimento. Ao comentar sobre Lucas 19.10: Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido, Chafer disse: Isso deve significar mais que uma mera tentativa de localizar homens no salvos, pois eles esto presentes em todos os lugares. O termo sugere uma preparao divina dos no salvos que os trar a um ajuste s condies necessrias para a salvao (Chafer, pp. 3, 4).

11

Pelos ceifeiros
Oramos para que Deus envie algum para compartilhar o Evangelho. Na verdade, isto exatamente o que Ele nos manda fazer (Mt 9.37, 38). Alm de orar para que o Senhor envie mais ceifeiros para a sua seara, precisamos orar tambm para que o Senhor encha seus obreiros com seu Esprito, equipando-os com poder (habilidade e fora), intrepidez (At 4.31), sabedoria (Pv 11.30), zelo (Cl 4.12, 13), compaixo (Jd 22, 23) e revelao divina (Jr 33.3). E as vidas sero salvas!

Pela Palavra de Deus


Aps termos orado para que os indivduos sejam salvos e para que ceifeiros testemunhem a eles, agora oramos pela Palavra de Deus que vai ser compartilhada. Ningum salvo sem ouvir a Palavra (Rm 10.14). Satans odeia a Palavra, por isso sempre a ataca. Como a Palavra de Deus necessria para convencer (At 2.37), para libertar (Jo 8.32) e para salvar os perdidos (1 Pe 1.23), Satans se ope vigorosamente a ela com distraes (Lc 8.1115), fortalezas (2 Co 10.4, 5) e substituies (2 Co 11.3, 4). A Palavra de Deus para Satans o que a criptonita era para o Superhomem ela torna-o fraco e indefeso. Ela tambm dizima o reino do inimigo libertando os cativos, pois conhecereis a verdade, e a verdade vos libertar (Jo 8.32). Mas, observe, no a verdade que libertar, mas a verdade que as pessoas conhecerem. Portanto, Satans faz tudo que pode para impedir que as pessoas conheam a verdade. Ao explicar a parbola do semeador a seus discpulos, Jesus disse que Satans vem imediatamente e rouba a palavra antes que a pessoa possa entend-la (Mc 4.15). Por isso imperativo que oremos pela Palavra de Deus que est sendo compartilhada com os perdidos:
Que ela no seja impedida, mas tenha livre curso (2 Ts 3.1); Que ela seja glorificada, isto , altamente estimada e honrada entre aqueles que a ouvem (2 Ts 3.1, Sl 138.2); Que ela seja multiplicada (At 12.24), pois uma das leis da colheita : o que semeia em abundncia, em abundncia ceifar (2 Co 9.6); Que ela prevalea (At 19.20). Assim como uma pequena semente pode quebrar uma laje de concreto medida que a fora da vida nela contida comea a emergir, assim tambm acontece com a semente da Palavra de Deus no corao humano; Que ela seja eficaz (At 14.1, Is 55.10, 11).

12

Devemos entender que apenas quando o Esprito Santo ativa a Palavra no corao do ouvinte que este pode ser salvo. por isso que devemos orar para que a Palavra de Deus seja eficaz na vida daqueles que a ouvem. (Ver o exemplo de Judas e dos fariseus. Tiveram contato direto com a Palavra, mas esta no lhes penetrou os coraes!).

Por avivamento
Tambm devemos orar por avivamento. A passagem clssica das Escrituras sobre este assunto comea assim: E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar... (2 Cr 7.14). O tipo de orao observado aqui a intercesso orar por outras pessoas. Foi apenas depois que J orou (a mesma palavra hebraica aqui mencionada) por seus amigos que Deus mudou drasticamente sua situao (J 42.10). Durante os tempos de avivamento, toda orao quase que exclusivamente por outros. Veja como Finney descreve a prevalncia da orao durante tempos de avivamento:
Eu j disse, mais de uma vez, que o esprito da orao que prevalecia nesses avivamentos era uma caracterstica muito marcante. Era comum que os novos convertidos fossem grandemente exercitados na orao; e, em alguns casos, eram tanto que se sentiam constrangidos a orar noites inteiras, at que sua fora fsica quase se exaurisse pela converso das vidas ao seu redor. Havia uma grande presso do Esprito sobre as mentes dos cristos e parecia que eles suportavam o peso das almas imortais... Era muito comum encontrar cristos que, sempre que se encontravam em algum lugar, em vez de ficarem conversando, permaneciam de joelhos em orao... As reunies de orao no eram apenas grandemente multiplicadas e sempre cheias de gente, mas tambm havia um poderoso esprito de orao em secreto. Os cristos oravam muito e muitos deles gastavam horas em orao particular. Tambm era comum ver dois ou mais tomarem a promessa: Se dois de vs concordarem na terra acerca de qualquer coisa que pedirem, isso lhes ser feito por meu Pai, que est nos cus (Mt 18.19), e a tornarem pessoal, usando o nome de algum em particular como sujeito da orao; e era maravilhoso ver at que ponto eles prevaleciam. Respostas a oraes eram to manifestamente multiplicadas por todos os lados que ningum conseguia escapar da convico de que Deus estava diariamente e a cada momento respondendo s oraes (Finney, pp. 141, 142).

Uma leitura rpida sobre os avivamentos logo revela que centenas, milhares, e at milhes de almas se converteram a Cristo durante esses tempos. Jonathan Edwards at mesmo considerou o avivamento como o maior meio que Deus usa para estender seu reino (Edwards, p. 26). Portanto, se voc quer ver almas sendo salvas, ore por avivamento!

13

A batalha espiritual
Em Efsios 2.2 lemos: Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o prncipe das potestades do ar, do esprito que agora opera nos filhos da desobedincia. A palavra grega para agora opera energeo est energizando. Isto significa que os perdidos so literalmente energizados pelo diabo. Joo nos ensina em sua primeira carta: Sabemos que somos de Deus e que todo o mundo est no maligno (5.19). Isto significa que todo o mundo est literalmente prostrado debaixo da influncia do inimigo. A respeito do mundo, Stott comenta: Ele est no maligno, em suas garras e debaixo de seu domnio. Alm disso, ele fica prostrado ali. Ele no representado como quem est lutando ativamente para se libertar, mas como quem est deitado, quieto, talvez at mesmo inconscientemente adormecido, nos braos de Satans. O diabo no toca o cristo, mas o mundo est desesperanado em suas garras (Stott, p. 193). Ento, em Marcos 3.27, est o que considero o versculo mais importante na Bblia com relao a ganhar os perdidos para Cristo. Neste verso, Jesus diz: Ningum pode roubar os bens do valente, entrando-lhe em sua casa, se primeiro no maniatar o valente; e ento roubar a sua casa. Se este versculo quer dizer alguma coisa, ele diz que nenhuma pessoa jamais poder ser salva a menos que algum a liberte das influncias demonacas que a controlam. Esta a primeirssima coisa que deve ser feita. E este processo de libertao realizado por meio da orao! A fim de ganharmos a batalha pelas vidas, h algumas coisas bsicas que precisamos saber. A primeira delas saber usar as armas que nos foram dadas por Deus. Mas, antes que eu lhe apresente suas armas e fale sobre como utilizlas, deixe-me lembrar-lhe que seu real combate em orao lutamos atravs da orao. Ouvi o Irmo Mickey Bonner dizer muitas vezes que toda orao batalha! Portanto, quando no estamos orando, Satans est ganhando por causa do nosso descuido; mas, quando estamos orando, ele est perdendo, porque no tem absolutamente nenhuma defesa contra a orao. Ser que por isso que Deus quer que oremos sem cessar (1 Ts 5.17) e que os apstolos perseveraram na orao e no ministrio da palavra (Atos 6.4)?

Nossas armas
1. O SANGUE DE CRISTO. E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho (Ap 12.11). O autor de Hebreus nos diz por que clamar pelo sangue de Cristo na orao algo to poderoso: Para que pela morte aniquilasse o que tinha o imprio da morte, isto , o diabo (2.14). O dicionrio Strong define aniquilar como fazer que algo fique totalmente intil; tornar sem uso.
14

Quando Satans matou o Filho de Deus inocente, ele destruiu a si mesmo... Todas as reivindicaes legais que ele havia assegurado sobre a terra e o homem atravs da queda de Ado agora esto completamente canceladas; a partir da Cruz, ele no tem absolutamente nenhum direito sobre ningum nem sobre nada. Isto significa que todo poder que ele exerce agora, ele o faz somente atravs do engano e dos blefes (Billheimer, p. 31). Quando clamamos pelo sangue de Cristo, estamos relembrando Satans e todos os seus demnios que eles j esto derrotados. Isto especialmente significativo na batalha pelas almas, uma vez que o derramamento do sangue de Jesus no Calvrio pagou a conta do pecado por toda a humanidade (1 Jo 2.2) e agora Satans s mantm almas cativas por causa da nossa omisso e negligncia porque no insistimos para que ele as liberte!

2. O NOME DE JESUS. Como estamos agindo em obedincia direta ao mandamento do Senhor Jesus em interceder pelos perdidos e exigir que eles sejam libertos, os demnios que os controlam tm que obedecer porque esto sujeitos ao Nome de Jesus. O Nome de Jesus poderoso por pelo menos trs razes bblicas:
Ele Senhor sobre todos por meio da criao: Porque nele foram criadas todas as coisas que h nos cus e na terra, visveis e invisveis, sejam tronos, sejam dominaes, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele (Cl 1.16); Ele Senhor pela crucificao: Para que pela mort e aniquilasse o que tinha o imprio da morte, isto , o diabo; e livrasse todos os que, com medo da morte, estavam por toda a vida sujeitos servido (Hb 2.14, 15); Ele Senhor atravs da coroao: O qual est destra de Deus, tendo subido ao cu, havendo-se-lhe sujeitado os anjos, e as autoridades, e as potncias (1 Pe 3.22).

3. A PALAVRA DE DEUS. Como vimos, clamar de acordo com as


Escrituras realmente eficaz. A Palavra de Deus tambm chamada de a espada do Esprito (Ef 6.17). Uma vez que Satans foi totalmente destitudo de seu poder e autoridade no Calvrio (Cl 2.15, Hb 2.14), tudo o que ele tem como arma para trabalhar a mentira. Entretanto, ele sabe us-la muito bem para enganar todo o mundo (Ap 12.9). Mas a Palavra de Deus a verdade e a verdade sempre derrota a mentira. Portanto, se usarmos continuamente a Palavra de Deus na orao de batalha, vamos vencer todas as vezes e as vidas sero libertas.

15

4. LOUVOR E ADORAO. Esta outra arma poderosa que podemos usar,


pois, quando comeamos a louvar e adorar a Deus, Ele entra na situao (Salmo 22.3, 2 Crnicas 20). Veja o que Francis McGraw compartilha sobre o papel do louvor na busca de John Hyde pelas vidas:
Eu me lembro do John contando -me que, naquela poca, se em algum dia pelo menos quatro vidas no fossem trazidas ao rebanho, noite haveria tal peso no corao dele que seria at dolorido, e ele no conseguiria comer nem dormir. Ento (quando isso acontecia) ele pedia ao Senhor que lhe mostrasse qual obstculo em sua vida estava impedindo a bno. Invariavelmente, ele verificava que o motivo era a vontade de louvar. Este mandamento, que se repete na Palavra de Deus centenas de vezes, certamente muito importante. Ento, ele confessava seu pecado e aceitava o perdo atravs do sangue de Cristo. Da, ele pedia pelo esprito de louvor como pedia por qualquer outro dom de Deus. Ento trocava suas cinzas pela coroa de Cristo; a tristeza pelo leo de alegria de Cristo; o esprito pesado pelas vestes de louvor (o Cntico do Cordeiro louvar a Deus antecipadamente por aquilo que Ele vai fazer) e, medida que ele louvava a Deus, as vidas vinham a ele, e os nmeros que faltavam eram acrescentados (Carre, p. 39).

5. JEJUM. Esta outra arma poderosa em nosso arsenal, mas pouco


usada. Certa ocasio, quando os discpulos no conseguiram expulsar um demnio de um garoto, Jesus lhes disse: Esta casta no pode sair com coisa alguma, a no ser com orao e jejum (Mc 9.29).

6. AMOR. Quando voc ama algum o suficiente, voc faz o que for
preciso para manter aquela pessoa fora do inferno. A propsito, o amor tudo sofre, tudo cr, tudo espera, tudo suporta. O amor nunca falha (1 Co 13.7, 8). Portanto, o que acontece quando oramos usando as armas que Deus nos deu? Em 2 Corntios 10.4, 5 lemos o seguinte: Porque as armas da nossa milcia no so carnais, mas sim poderosas em Deus para destruio das fortalezas; destruindo os conselhos, e toda a altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo o entendimento obedincia de Cristo.

As fortalezas de Satans
As armas que empunhamos na orao so projetadas para destruir fortalezas, expulsar argumentos e capturar pensamentos. Fortalezas so disposies mentais contrrias Palavra e vontade de Deus. Portanto, podemos ver rapidamente que o campo de batalha a mente humana porque estamos lidando com disposies mentais, argumentos e pensamentos. importantssimo que entendamos isto porque quem controla a mente, controla a pessoa. Se Satans puder continuar controlando a mente de uma pessoa no salva, ele ser capaz de impedir que esta pessoa seja salva.

16

O homem um agente livre no que diz respeito a Deus; total e inteiramente livre. E ele o agente mais escravizado sobre a face da terra no que diz respeito ao pecado, ao egosmo e ao preconceito. O propsito da nossa orao no forar ou coagir a vontade humana; isto nunca. libertar a vontade das pessoas das influncias pervertidas que agora a torcem. tirar a poeira dos olhos para que possam ver claramente. E, uma vez que estejam livres, capaz de ver bem para equilibrar as coisas sem preconceito, a probabilidade que usem sua vontade para escolher apenas o certo. (...) Nossa orao para resgat-las do maligno e, como Jesus vitorioso sobre o capturador, o resgate acontecer. Sem dvida alguma podemos assegurar a converso dos que foram colocados em nossos coraes atravs de tais oraes. A orao no Nome de Jesus tira o inimigo do campo de batalha da vontade do homem e o deixa livre para escolher corretamente (Gordon, pp. 192194).

Podemos citar alguns exemplos de fortalezas demonacas que impedem as pessoas de se renderem ao Evangelho. Na vida do jovem rico, por exemplo, era a avareza (Marcos 10). Na vida da mulher samaritana, era a luxria. No caso dela, a fortaleza foi despedaada e ela foi gloriosamente salva (Joo 4). Satans frequentemente usa a amargura para bloquear a verdade do amor de Deus e impedir que este seja recebido. Esta fortaleza deve ser destruda atravs da orao antes que a pessoa seja capaz de receber as boas novas do amor de Deus. O homossexualismo uma fortaleza to poderosa que necessrio muita orao, jejum, f e persistncia para quebr-la. E ns geralmente ficamos desanimados e desistimos antes que a vitria seja alcanada. Embora o escopo deste livro no permita um estudo aprofundado sobre fortalezas, quero falar brevemente queles que podem estar orando por algum com um problema srio de vcio, como drogas ou lcool. Esses vcios apenas mascaram a questo real. O verdadeiro problema geralmente um ego machucado, no qual a autoestima ou a autoimagem foi destruda de alguma forma atravs da rejeio, abuso, ou de uma grande decepo na vida. O vcio em si apenas cobre e compe o problema. Portanto, pea ao Senhor para mostrar-lhe a raiz do problema da pessoa para que voc obtenha a vitria. Suponho que haja centenas de fortalezas que Satans usa para manter as pessoas na incredulidade mas a verdade fundamental que precisamos entender que h sempre uma fortaleza-chave na vida de cada indivduo no salvo, que impede aquela pessoa de receber o Evangelho. A batalha nunca se trava por causa de uma multido de pecados (embora possa haver muitos), mas geralmente por causa de apenas um! Aquela fortaleza especfica a arma da qual o homem forte depende, mas, quando esta fortaleza destruda, ele derrotado e a pessoa est pronta para receber a salvao (Lc 11.21, 22). Legalmente, todas as almas pertencem a Cristo porque Ele pagou pelos pecados de todos no Calvrio (1 Jo 2.2). Mas Satans, ilegalmente e usando de fora, continua a mant-las cativas, recusando-se firmemente a solt-las. Precisamos exercer nossa autoridade em Cristo a fim de libertar as vidas de suas mos.
17

O General Jonathan Wainwright, juntamente com outros prisioneiros de guerra aliados, foi aprisionado na Ilha de Formosa. Embora a guerra tivesse terminado e o comandante japons soubesse disso, ele no contou isso aos prisioneiros, nem os soltou. Mas logo um avio aliado aterrissou na ilha com as notcias da vitria. Ento o General Wainwright anunciou ao comandante japons: O meu comandante-em-chefe derrotou o seu comandante-em-chefe. Agora eu estou no comando. E isso que fazemos, anunciando ao homem forte (o demnio-chefe na vida de uma pessoa): Meu comandante-em-chefe derrotou o seu comandante-em-chefe. Eu exijo a imediata libertao deste cativo que est sendo mantido preso ilegalmente. E se ns insistirmos, a libertao e o resgate acontecero! Alm de exercer a nossa autoridade, precisamos tambm resistir ao diabo continuamente (Ef 6.1018). Quando realmente levamos a srio a salvao das almas, Satans usa circunstncias difceis em nossa vida ou na vida daqueles por quem estamos orando, num esforo de nos fazer retroceder e desistir. por isso que um marido ou adolescente por quem a esposa ou me esto orando sempre ter a tendncia de piorar em vez de melhorar Satans quer que elas desistam de orar, uma vez que ele est perdendo o controle daquelas vidas. Resistir ao diabo significa que no permitimos que as reaes ou circunstncias negativas impeam nosso fervente esforo de orao. Ao contrrio, continuamos orando pela salvao daqueles a quem amamos e que ainda esto em trevas.

Estratgias de orao 1. TODA A IGREJA SE DEDICANDO ORAO. A igreja primitiva fazia


isso com resultados impressionantes (ver Atos 1.14, 2.41, 4.4, 4.31, 5.14, 6.7, 9.35, etc.). Se as igrejas de hoje seguissem o exemplo de orao da igreja primitiva, experimentariam os mesmos resultados no evangelismo.

2. GRUPOS DE ORAO. O arranjo ideal na maioria das igrejas seria as


turmas de Escola Dominical ou as reunies de grupos pequenos nos lares, uma vez que j se encontram regularmente. As pessoas poderiam orar consistente e persistentemente pelos nomes em suas listas de orao at que os vissem vir a Cristo.

3. GRUPOS DE TRS. Evelyn Christenson recomenda este como sendo


um dos mais simples e mais eficientes mtodos de orao pr-evangelismo. Envolve trs cristos dispostos a se disciplinar em orar toda semana por nove pessoas. Ela descreve os resultados extremamente frutferos desse tipo de orao em duas cruzadas de Billy Graham realizadas na Inglaterra:

18

Grupos de trs produziram os melhores resultados que Billy Graham j tinha obtido nas cruzadas da Misso Inglaterra 1984, em que 90.000 cristos se reuniram em grupos de trs para orao antes das cruzadas. Cada um dos trs escolheu trs nomes de no convertidos, e depois se reuniram uma vez por semana durante o ano que precedeu as cruzadas a fim de orarem pelos nove nomes. A revista Decision, de Janeiro de 1989, encorajando grupos de trs para a Misso Inglaterra II naquele mesmo ano, relatou que muitos dos grupos de orao viram todos os nove por quem estiveram orando aceitarem Jesus antes que Billy Graham chegasse l! Com mais de 7.000 igrejas, cada uma com muitos, muitos grupos de trs orando por aquela campanha, os resultados foram de fazer a terra tremer! Que maneira poderosa de batalhar contra Satans pelas vidas em toda uma nao (Christenson, p. 110).

4. DUPLAS DE ORAO. mais fcil duas pessoas se reunirem do que um grupo maior. Parceiros como marido e mulher so excelentes porque em geral esto juntos todos os dias, alm de que o peso que sentem por seus parentes, amigos e vizinhos semelhante. Mas qualquer dupla de orao funcionar muito bem. Jesus garante que suas oraes sero atendidas (Mt 18.19). 5. LISTAS DE ORAO. Para aquele que vai orar sozinho. Eu, juntamente
com milhares de outros irmos, temos usado listas de orao h anos e visto muitas vidas virem a Jesus atravs desse mtodo. Deixo vocs com uma histria que me abenoou muito, esperando que os abenoe tambm.
Alguns anos atrs em Springfield, Illinois, um homem sincero reuniu um grupo de pessoas de orao e fez-lhes a seguinte sugesto: Quando chegarem em casa esta noite, escrevam os nomes de todas as pessoas em Springfield que vocs gostariam de ver salvas, e depois orem por elas, nome por nome, trs vezes ao dia, para que sejam salvas. Depois, faam seus maiores esforos para persuadir essas pessoas a se voltarem para Deus buscando por salvao. Naquela poca morava em Springfield uma mulher invlida que, do ponto de vista fsico, era totalmente incapaz. Ela havia estado acamada por 17 anos e orava a Deus havia muito tempo, de modo geral, para que multides fossem salvas. Quando sua famlia contou-lhe sobre a sugesto feita no grupo de orao, ela disse: A est algo que eu posso fazer. Ela conseguia usar a mo direita. Havia uma mesinha ajustvel ao lado de sua cama. Ento pediu papel e caneta e escreveu os nomes de 57 conhecidos. Orou em favor de cada um deles, trs vezes ao dia. Depois escreveu cartas falando de seu interesse por suas vidas. Tambm escreveu a amigos cristos (em quem ela sabia que aqueles conhecidos confiavam) e pediu a eles que falassem quelas pessoas sobre a batalha da alma e que fizessem o melhor possvel para persuadi-las a se arrependerem de seus pecados e crerem no Evangelho. Sua f em Deus era inquestionvel. Em sua dependncia de Deus, humilde e sincera, ela intercedia pelos no salvos. No tempo determinado, cada uma daquelas 57 pessoas colocou sua f em Jesus Cristo como Salvador (McClure, pp. 124, 125).

19

Viajando de joelhos...
Na noite passada viajei Para uma terra alm-mar. No fui de navio ou de avio, Viajei de joelhos... Vi muitas pessoas l Como escravas do pecado; E Jesus me disse que eu deveria ir, Pois havia almas a serem ganhas. Mas eu disse: Jesus, no posso ir a terras alm-mar. Ele respondeu depressa: Sim, pode, viajando de joelhos. Ele disse: Voc ora, Eu supro as necessidades; Voc chama, Eu ouo. Voc quem deve se ocupar com as vidas perdidas, Distantes ou perto. E assim eu fiz ajoelhei-me em orao. Deixei de lado algumas horas de descanso, E com o Salvador ao meu lado, Viajei de joelhos... medida que orava, via vidas sendo salvas, E pessoas doentes sendo curadas. Vi a fora dos obreiros de Deus sendo renovada Enquanto trabalhavam no campo. Eu disse: Sim, Senhor, aceito a tarefa; Teu corao quero agradar. Vou ouvir Teu mandado e irei Viajando de joelhos. (Lundstrom, pp. 207, 208.)

20

Apndice 1: Plantando sementes de salvao

PRINCPIOS NATURAIS DE COLHEITA


Escutai vs, pois, a parbola do semeador. Ouvindo algum a palavra do reino, e no a entendendo, vem o maligno, e arrebata o que foi semeado no seu corao; este o que foi semeado ao p do caminho. O que foi semeado em pedregais o que ouve a palavra, e logo a recebe com alegria; mas no tem raiz em si mesmo, antes de pouca durao; e, chegada a angstia e a perseguio, por causa da palavra, logo se ofende; e o que foi semeado entre espinhos o que ouve a palavra, mas os cuidados deste mundo, e a seduo das riquezas sufocam a palavra, e fica infrutfera; mas, o que foi semeado em boa terra o que ouve e compreende a palavra; e d fruto, e um produz cem, outro sessenta, e outro trinta (Mateus 13.1823). O processo natural de semeadura e colheita envolve preparar a terra, plantar, irrigar e, por fim, colher. A Palavra de Deus nos revela princpios naturais de colheita que so paralelos de verdades espirituais. Vamos meditar em alguns deles:

1. Toda planta capaz de se reproduzir.


No mundo natural, quando Deus criou a terra, Ele fez cada planta capaz de reproduzir a si mesma (Gnesis 1.11). Assim tambm, todo cristo tem o potencial de ser espiritualmente reprodutivo. No preciso compreender a teologia por trs do crescimento e desenvolvimento da semente da Palavra de Deus nos coraes humanos. Basta nos tornarmos participantes do ciclo de colheita espiritual.
E dizia: O reino de Deus assim como se um homem lanasse semente terra. E dormisse, e se levantasse de noite ou de dia, e a semente brotasse e crescesse, no sabendo ele como. Porque a terra por si mesma frutifica, primeiro a erva, depois a espiga, por ltimo o gro cheio na espiga. E, quando j o fruto se mostra, mete-se-lhe logo a foice, porque est chegada a ceifa (Marcos 4.2629).

2. Para obter uma colheita preciso semear.


No mundo natural, devemos plantar a semente para colher o gro. No mundo espiritual tambm preciso semear para colher. Deus nos prov recursos naturais e espirituais para semear:

21

Ora, aquele que d a semente ao que semeia, tambm vos d po para comer, e multiplique a vossa sementeira, e aumente os frutos da vossa justia (2 Corntios 9.10).

Deus multiplica nossos talentos e habilidades naturais com o propsito de nos tornar reprodutivos. Ele multiplica nossos recursos financeiros a fim de podermos investir em sua obra. No para que acumulemos grandes fortunas. O propsito reinvestir as bnos em seu Reino.

3. A colheita no acontece na mesma poca da semeadura.


No princpio, Deus estabeleceu as estaes:
Enquanto a terra durar, sementeira e sega, e frio e calor, e vero e inverno, e dia e noite, no cessaro (Gnesis 8.22).

Muitos recebem uma viso de colheita espiritual, mas ficam desencorajados por no compreender este princpio. H tempo de semear, mas ento devemos esperar que a semente da Palavra germine nos coraes. H um tempo de cultivar pacientemente, mas no iremos colher na mesma estao do plantio. O Salmo 1 fala desse processo em nossas vidas:
Ele como rvore plantada junto a corrente de guas, que, no devido tempo, d o seu fruto... (Salmo 1.3).

No processo de semeadura no vamos colher nada de imediato, pois j sabemos que para tudo h um tempo. A semente de abacate, por exemplo, leva por volta de 10 dias para nascer, mas s possvel colher o abacate depois de uns 7 a 10 anos! Isso faz do princpio de tempo uma chave importante para a colheita. Devemos esperar pacientemente durante o tempo de crescimento e desenvolvimento. Mas tambm devemos reconhecer quando tempo de colheita e agir (Marcos 4.29).
H... tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou (Eclesiastes 3.2).

4. Devemos semear a despeito das circunstncias.


Aqueles que se preocupam com as circunstncias nunca se tornaro parte da viso da colheita. As circunstncias os derrotaro assim como um fazendeiro que negligencia seus campos por causa do frio, vento ou nuvens:
Quem somente observa o vento nunca semear, e o que olha para as nuvens nunca segar (Eclesiastes 11.4).

22

Os que semeiam em lgrimas segaro com alegria. Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltar, sem dvida, com alegria, trazendo consigo os seus molhos (Salmo 126.5, 6). Bem-aventurados vs, os que semeais junto a todas as guas e dais liberdade ao p do boi e do jumento (Isaas 32.20).

Devemos semear junto a todas as guas, isto , todas as circunstncias da vida. Mesmo quando rios de circunstncias difceis inundam as margens de nossas vidas, devemos continuar semeando. Deus nos prometeu uma colheita abundante!

5. A colheita ser na mesma proporo do que for plantado.


E digo isto: Que o que semeia pouco, pouco tambm ceifar; e o que semeia em abundncia, em abundncia ceifar (2 Corntios 9.6). Pela manh semeia a tua semente, e tarde no retires a tua mo, porque tu no sabes qual prosperar, se esta, se aquela, ou se ambas sero igualmente boas (Eclesiastes 11.6).

Este princpio se aplica a todas as reas da nossa vida espiritual. Se semearmos pouco de nosso tempo, talentos e finanas para a obra de Deus, ento nossa colheita ser pequena. Se semearmos generosamente, vamos colher abundantemente. Em Joo 15, Jesus descreve diferentes nveis de produtividade na colheita espiritual. Podemos produzir:
Fruto Mais fruto Muito fruto Fruto permanente 15.2 15.2 15.5 15.16

A vontade de Deus que demos muito fruto e que seja permanente.

6. Podemos semear onde no colheremos e colher onde no semeamos.


Certo homem plantou uma macadmia no quintal de sua casa. O jardineiro instalou um sistema de irrigao e, com o tempo, ela se tornou uma rvore grande e saudvel que produzia muitas nozes deliciosas. O homem acabou vendendo a casa para um amigo, e este comeou a colher todas aquelas nozes saborosas! Ele havia plantado, o jardineiro havia regado e, por fim, o amigo desfrutava a colheita. Em geral, o mesmo processo ocorre na colheita espiritual. s vezes, a mesma pessoa faz tudo planta, rega, e colhe. Mas normalmente, tal como aconteceu com aquela rvore, muitas pessoas esto envolvidas na converso de uma pessoa.

23

Encontramos Jesus ensinando isso a seus discpulos no EVANGELHO DE JOO:


No dizeis vs que ainda h quatro meses at que venha a ceifa? Eis que eu vos digo: Levantai os vossos olhos, e vede as terras, que j esto brancas para a ceifa. E o que ceifa recebe galardo, e ajunta fruto para a vida eterna; para que, assim o que semeia como o que ceifa, ambos se regozijem. Porque nisto verdadeiro o ditado, que um o que semeia, e outro o que ceifa. Eu vos enviei a ceifar onde vs no trabalhastes; outros trabalharam, e vs entrastes no seu trabalho (Joo 4.3538).

Paulo tambm falou sobre esta verdade em 1 Corntios 3.69:


Eu plantei, Apolo regou; mas Deus deu o crescimento. Por isso, nem o que planta alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que d o crescimento. Ora, o que planta e o que rega so um; mas cada um receber o seu galardo segundo o seu trabalho. Porque ns somos cooperadores de Deus; vs sois lavoura de Deus e edifcio de Deus.

7. A fim de colher devemos ser fiis.


E no nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se no desfalecermos (Glatas 6.9). Sede, pois, irmos, pacientes, at a vinda do Senhor. Eis que o lavrador aguarda com pacincia o precioso fruto da terra, at receber as primeiras e as ltimas chuvas (Tiago 5.7).

Se formos fiis, Deus promete que ceifaremos. No devemos nos cansar ou esmorecer na terra que Ele nos deu para lavrar.

8. Cada semente produz de acordo com a sua espcie.


No vos enganeis: de Deus no se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso tambm ceifar (Glatas 6.7).

Voc certamente j ouviu a frase acima. No primeiro captulo de Gnesis encontramos vrias vezes a expresso conforme a sua espcie (1.12, 21, 24, 25). E assim que acontece: a semente de um limo far nascer um limoeiro; a semente de uma baleia ir gerar uma baleia; a semente de um pecador ir gerar outro pecador (Salmo 51.5). So dois elementos principais: semente e espcie. Portanto, mudar a espcie da semente ir mudar a espcie da colheita!

24

Deus estabeleceu uma lei natural pela qual toda reproduo na terra vem pelo plantar de uma semente. A vida est na semente. Na semente de um limo se esconde um limoeiro. Mas, a fim de germinar, ela precisa entrar em contato com a terra onde a chuva caiu. Quando a semente entra em contato com a terra molhada, o limoeiro nasce. Jesus afirmou a Nicodemos (um homem extremamente religioso): Aquele que no nascer de novo, no pode ver o reino de Deus (Joo 3.3). ( como se Ele estivesse dizendo: Nicodemos, voc tem uma religio... mas no tem salvao!) Em seguida, Jesus explica que nascer de novo nascer da gua e do Esprito (v. 5), pois, o que nascido da carne carne, e o que nascido do Esprito esprito (v. 6). Logo, para que a salvao acontea na vida de uma pessoa so necessrios dois elementos: a gua e o Esprito. Sabemos que, na Bblia, a gua um smbolo da Palavra de Deus (Efsios 5.26). E, levando em conta o que Jesus ensinou na parbola do semeador quando disse a semente a palavra de Deus (Lucas 8.11), podemos concluir que para que o processo de salvao tenha incio na vida de algum, uma semente de salvao precisa ser plantada no corao dessa pessoa a fim de que o Esprito Santo possa reg-la e fazer brotar a vida de Deus. Isso resultar no novo nascimento aquele que vem do alto pois no procede do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus (Joo 1.13). Em suma; se ansiamos por ver muitas vidas se rendendo ao Senhor uma colheita de salvao , devemos plantar sementes de salvao e orar com perseverana para que o Esprito de Deus as cultive!

25

SEMENTES DE SALVAO
(Mark Cahill) Vamos supor que voc coloque terra e fertilizante em um vaso, adiciona gua e o coloca ao sol. Ento ora para que a flor cresa. Ser que vai crescer? No, no vai. Por qu? Voc no plantou a semente. Depois de plantar a semente, ento a flor pode crescer. Embora Deus possa fazer milagres e fazer uma flor crescer sem a necessidade de uma semente, Ele estabeleceu um tempo de semeadura e um tempo de colheita. Em 1 Corntios 3.6, 7, Paulo nos faz lembrar a importncia das sementes. Algum precisa semear antes que Deus d o crescimento. Deus ouve nossas oraes quando pedimos a salvao de um amigo, mas acredito que muitas vezes Ele espera que plantemos a semente na vida da pessoa. Se apenas falssemos com ela acerca de Cristo e depois orssemos por ela, Deus teria uma semente para fazer crescer.

1. Faa-os parar para pensar na eternidade.


Dwight Moody, o grande pregador, dizia que se pudesse fazer uma pessoa pensar sobre a eternidade por cinco minutos, poderia gui-la a Cristo. Um dos maiores truques do inimigo este: ele faz as pessoas focarem em seus estudos, carreira, famlia, aposentadoria, contas bancrias etc. impedindo-os de pensar na eternidade. Quando conversamos com as pessoas, como podemos ajud-las a comear a pensar em assuntos eternos? a. Exemplo da lpide: Pelo menos trs informaes bsicas podem ser encontradas em qualquer lpide: o nome da pessoa, a data de nascimento, e a data do bito. Podemos dizer ento: Tenho certeza que voc estar morto por muito mais tempo do que estar vivo... No deveramos estar buscando a resposta do que h do outro lado em vez de ficar correndo atrs de coisas terrenas que so temporais, j que estaremos ali muito mais tempo do que estaremos sobre a terra?... Eternidade significa muito tempo... Assegure-se de ter a resposta certa!. b. Dentro de 150 anos...: Dentro de 150 anos, que valor ter voc ter ganhado um milho de dlares, dirigido um Mercedes Benz, terminado uma faculdade...? muito importante ajudar as pessoas perceberem que as coisas eternas e no as temporais so o que realmente importa. J 16.22 diz: Porque decorridos poucos anos, eu seguirei o caminho por onde no tornarei.

26

c. Em cada dez pessoas, dez morrem... Percebe que a probabilidade de voc morrer de 100%?... E que passar mais tempo morto do que vivo? d. Voc tem certeza que se levantar da cama amanh cedo? No deveria por a cabea no travesseiro a menos que soubesse onde passar a eternidade... Certa vez disse isso a alguns jovens com quem conversei. Trs meses depois, encontrei um deles que me reconheceu e disse: ...penso nesta pergunta toda vez que me levanto da cama!. O primeiro pensamento dele pela manh era onde estaria se no tivesse despertado. Deus estava trabalhando no corao dele. Alguns dias depois, enquanto orava e me pergunta como aquele jovem podia lembrar-se do que lhe dissera trs meses atrs, Deus falou ao meu corao numa voz muito suave: Quando voc planta uma semente, eu fao algo com ela! Nosso Deus to fiel que toma as pequenas sementes que plantamos e as faz crescer (1 Co 3.7). Continue plantando essas sementes! e. Com toda a sinceridade... me importa muito onde voc vai passar a eternidade... Se voc puder olhar nos olhos de uma pessoa e dizer isso com sinceridade, ter um impacto muito forte. Muitas pessoas se interessam pelos outros num sentido temporal, mas muitos poucos se interessam num sentido eterno. Quando voc demonstra a uma pessoa que est interessado em seu bemestar espiritual, ela o ouvir falar de verdades espirituais com prazer.

2. Uma boa conversa.


Ao compartilhar sua f em Cristo, preciso tocar em trs assuntos: o pecado, o arrependimento e a cruz. Se no explicamos o pecado, as pessoas no compreendem a necessidade que tm de um Salvador. Falar de Jesus sem discutir o tema do pecado pode fazer as pessoas olharem para Ele como outra figura religiosa, como Maom ou Buda. Elas no sabero por que Jesus a nica resposta ou por que precisam dEle.1 Romanos 3.19, 20 nos ensina claramente: Ora, ns sabemos que tudo o que a lei diz, aos que esto debaixo da lei o diz, para que toda a boca esteja fechada e todo o mundo seja condenvel diante de Deus. Por isso nenhuma carne ser justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado. Como podemos ver, a Lei muito importante: ela no apenas fechar a boca de muitos (impedindo que tentem justificar a si mesmos), mas mostrar a eles que so culpados diante de Deus. Contudo, a Lei tambm tem outro propsito o de nos conduzir a Cristo.
1

Em seu livro: EVANGELISMO, UMA COISA QUE VOC NO PODE FAZER NO CU (Shedd Publicaes), Mark Cahill explica em detalhes como fazer isso. Ele ensina sobre o papel da Lei de Deus (especificamente os Dez Mandamentos) no processo de converso da alma.

27

Glatas 3.24 explica isso: Assim, a lei foi o nosso tutor at Cristo, para que fssemos justificados pela f. Este o principal propsito da Lei: levar-nos diretamente para o Salvador. As pessoas procuram se justificar por meio de suas obras, mas a Lei nos guia a Cristo, para que sejamos justificados pela f, e no pelas obras. A Lei ajuda os pecadores a enxergar seu pecado diante de um Deus justo e santo, e isso criar neles um desejo por algo que possa tirar seus pecados. Eles desejaro Jesus e seu sangue purificador. Ento, quando fizermos a transio para o arrependimento e a cruz, isso ter sentido para eles. Precisamos ter certeza de compartilhar Jesus com as pessoas depois que elas reconhecerem sua necessidade dEle. Somente depois disso que o sangue derramado faz sentido para elas.

3. A palavra escrita e outros meios.


Folhetos e outros tipos de literatura so uma forma efetiva para que as pessoas possam conhecer as Escrituras, e com frequncia so usados por Deus para promover no corao delas um desejo de continuar lendo sua Palavra. uma forma maravilhosa de plantar a semente do Evangelho! Entregar folhetos tambm uma forma muito simples de comear a testemunhar. Pessoas tmidas podem comear a distribuir folhetos e depois avanar para a apresentao verbal do Evangelho, medida que irem ganhando confiana. Isaas 55.11 diz: Assim ser a minha palavra, que sair da minha boca; ela no voltar para mim vazia, antes far o que me apraz, e prosperar naquilo para que a enviei. Todo o ministrio de distribuio de Novos Testamentos dos GIDEES INTERNACIONAIS fundamentado neste texto e os testemunhos de converses pelo mundo todo so incontveis! (Visite www.gideoes.org.br.) Quer voc acredite ou no, 89% dos cristos nunca entregaram um folheto sequer! Temos todas as informaes necessrias para que as pessoas tomem uma deciso por Jesus, ento precisamos compartilhar isso com elas verbalmente, ou atravs de algo com que possamos presente-las! Tudo aquilo que gostaramos de compartilhar, mas que muitas vezes no nos possvel por diversos motivos (interrupes, falta de tempo, falta de preparo, etc.), pode ser compartilhado nas pginas de um livreto, por exemplo. Toda literatura fala s pessoas de maneira individual, quando elas esto prontas para receber a mensagem, pois ningum ler nada contra sua vontade. E, lembre-se: cada semente plantada se torna um motivo de orao especial!

28

FOLHETOS
www.destinofinal.com.br www.chamada.com.br

A Ponte Para a Vida Eterna http://www.editorabatistaregular.com.br/produtos.asp ?codigo=300


(Alm de oferecer uma apresentao simples e concisa do Evangelho, este folheto contm ilustraes claras, sendo muito til para pessoas com pouca ou nenhuma leitura.)

LIVRETOS
Verso online gratuita: Verso impressa:

www.destinofinal.com.br www.chamada.com.br

Verso online gratuita:

www.ajesus.com.br
Verso impressa:

www.chamada.com.br

29

http://markcahillministries.com/xlate/One_Second_Po rtuguese.pdf
Um Segundo Depois Que Voc... Morre
Mark Cahill

http://markcahillministries.com/xlate/TheMostImporta ntQuestion_PT_BRZ.pdf

Delcio Meireles, Voc Precisa Nascer de Novo, Impacto Publicaes.

30

LIVROS
Billy Graham, Como Nascer de Novo, Editora Betnia.

John Piper, Finalmente Vivos, Editora Fiel.

Norman Geisler e Frank Turek, No Tenho F Suficiente Para Ser Ateu, Editora Vida.

31

LEITURA E ESTUDO DA BBLIA


Estudo bblico gratuito disponibilizado pela Editora Elim: www.editoraelim.com.br
(Incentive as pessoas a lerem a Bblia, indicando o EVANGELHO DE JOO como o melhor ponto de partida para isso...)

EVANGELISMO ATRAVS DA INTERNET


Seja um missionrio on-line. Inscreva-se em: http://www.gmoinscricoes. com.br/

FILMES
O CAMINHO PARA A ETERNIDADE.

DEIXADOS PARA TRS I, II E III.

32

TREINAMENTO EM EVANGELISMO
Mark Cahill, Evangelismo, Uma Coisa Que Voc No Pode Fazer No Cu, Shedd Publicaes.

OFERTANDO
Torne-se um plantador do ministrio Gidees Internacionais: www.gideoes.org.br

33

Apndice 2: Como utilizar folhetos evangelsticos


(BBLIA DE ESTUDO EVANGELISMO EM AO)
Certa vez, um aluno da Universidade de Jacksonville, na Flrida (EUA), ao receber um folheto, foi logo o amassando. Em seguida, atirou o panfleto na primeira lixeira que viu no dormitrio. Mais tarde, seu companheiro de dormitrio tirou o folheto da lixeira, leu-o e recebeu a salvao. Hoje, ele pastor de uma igreja na Flrida. Certa vez encontrei um irmo cujo trabalho era recolher o lixo do rio Avon. Era um servio chato e maante, e ele vivia se perguntando qual era o sentido da vida. Um dia ele recolheu do rio um pedao de papel comum, todo ensopado. Ele achou aquele pedao de papel interessante e o guardou cuidadosamente em sua bolsa para ler mais tarde. Naquela mesma noite, com todo o cuidado ele secou o papel na frente de um aquecedor e o desdobrou. Ao abri-lo, descobriu que se tratava de um folheto evangelstico. Ao ler a mensagem do folheto, ele aceitou Jesus e foi salvo naquela noite (Richard Gunther). Nada mais eficiente do que um folheto para semearmos a semente das boasnovas (Billy Graham).

Por que utilizar folhetos


Se Paulo empregava todas as estratgias possveis, sem dvida ele utilizaria os folhetos evangelsticos como forma de alcanar aqueles que esto fora da f. Um livro cristo conta a histria verdadeira de um mergulhador que achou um pedao de papel preso na concha de uma ostra. O mergulhador pegou o papel, viu que se tratava de um folheto evangelstico e pensou: No posso mais resistir... a misericrdia de Deus to grande, que ele fez com que a sua Palavra me seguisse at aqui no fundo do oceano. Deus utilizou um folheto para salvar aquele homem. Por que deveramos usar folhetos? Simplesmente porque Deus os usa. Ele usou um folheto para salvar o grande missionrio Hudson Taylor, bem como um nmero infindvel de pessoas. S esse fato, isoladamente, j deveria servir de incentivo ao cristo no exerccio de utilizar folhetos regularmente para alcanar os perdidos, se no houvesse ainda outras boas razes para utiliz-los. Veja s:
Os folhetos podem nos propiciar uma abertura para compartilhar nossa f. Podemos sentir a reao das pessoas quando lhes entregamos um folheto, alm de verificar se elas esto ou no abertas para ouvir as coisas do Esprito; Eles podem testemunhar por ns. Se somos tmidos demais para falar aos outros das coisas de Deus, pelo menos podemos entregar folhetos s pessoas ou deixlos em locais estratgicos onde elas podero apanh-los;

34

Eles falam s pessoas de maneira individual, quando elas esto prontas para ouvir a mensagem; ningum l um folheto contra sua vontade; Eles podem entrar nas casas das pessoas quando ns prprios no podemos; Os folhetos no batem boca com ningum, eles simplesmente apresentam os argumentos s pessoas.

O Dr. Oswald J. Smith declarou certa vez: A nica forma de cumprirmos a Grande Comisso ser pela via escrita. Por sua vez, Charles Spurgeon disse: Quando no pudermos nos servir da pregao nem da conversa pessoal, precisaremos ter mo um folheto evangelstico... mas tenha um folheto que seja impactante e de qualidade, seno melhor no entregar nada. Um folheto marcante pode ser a semente da vida eterna, por isso no saia sem seus folhetos. Se voc quer a receptividade das pessoas literatura que deseja entregar-lhes, tente cumpriment-las antes de oferecer a elas um folheto. Se obtiver delas uma resposta a um bom-dia ou a um caloroso Como vai, senhor?, voc ter feito um excelente progresso, pois estar quebrando o gelo, e elas provavelmente aceitaro sua oferta. Depois da saudao inicial, no pergunte se a pessoa aceita o folheto. Se voc perguntar: O senhor aceita isto?, a pessoa perguntar: O que isso?. Faa outra pergunta: Voc j viu o que diz aqui?. Neste caso, a pergunta tem efeito duplo: atia a curiosidade e faz com que a pessoa pergunte: O que diz a?. nesta hora que voc lhe entrega o folheto. Este tipo de abordagem provoca nas pessoas o sentimento de que esto ficando de fora de alguma coisa. E esto mesmo! Talvez voc jamais se imagine entregando folhetos na rua. No se preocupe, voc no o nico! Todos ns temos receio de fazer isso. A resposta a este medo est na intimidade de suas oraes. Pea a Deus que lhe d misericrdia. A misericrdia engolir seus temores. Medite sobre o destino final das pessoas que morrem sem Jesus. Sinta as dores de quem foi para o inferno. Enfrente em si mesmo o que lhe causa temor. Voc gosta de passear na montanha-russa? Alguns cristos gostariam de saltar de bungee-jump ou pular de paraquedas. No estranho que algumas pessoas estejam prontas a arriscar a vida pelo amor ao medo e a no arriscar nada quando veem um semelhante caminhar para o abismo do inferno? Pergunte a si mesmo quantas pedras ensanguentadas voc j viu com o sangue dos cristos que foram compartilhar o evangelho? Quanta cinza de fogueira voc j viu proveniente das estacas onde corpos de cristos foram queimados por falar de Jesus? Nosso medo vem, em parte, da rejeio. Temos medo de parecer tolos. Esta uma forma sutil de orgulho. Outra parte de nosso medo vem diretamente do inimigo. Ele sabe que o medo nos paralisa. Precisamos resistir ao diabo e s suas mentiras. Se Deus por ns, quem ser contra ns?

35

Jamais subestime o poder de um folheto evangelstico. Veja a experincia de George Whitefield que, depois de ter lido um folheto intitulado A VIDA DE DEUS NA ALMA DO HOMEM, declarou: Deus me mostrou que, se eu no nascer de novo, serei eternamente condenado. Em seguida, ele orou: Deus, se eu no sou um cristo, ou se no sou um cristo verdadeiro, pelo amor do teu Filho Jesus Cristo mostra-me o que o cristianismo verdadeiro, para que eu no seja condenado ao inferno no ltimo dia! Depois disso, o dirio de Whitefield nos conta: Daquele momento em diante eu tive a convico de que era uma nova criatura. Se voc nunca entregou folhetos, por que no comear logo a faz-lo? Deixe alguns no caminho do supermercado ou nas caixas de correspondncia. Fazendo assim, a cada noite voc ter um motivo especial de orao pea que Deus use o folheto que voc deixou naquele local especfico. Voc tambm sentir uma satisfao profunda ao tomar parte, ainda que considere pequena, na obra da Grande Comisso. Voc ajudou a levar a vida eterna para este mundo que perece. No desperdice sua vida. Faa algo pelo Reino de Deus enquanto for possvel. Lembre-se sempre: viva cada dia como se fosse o ltimo da sua vida um dia voc vai acertar!

Comentrio de Charles Spurgeon sobre folhetos evangelsticos


Lembro-me vividamente de uma vez em que distribumos folhetos numa cidade da Inglaterra onde esse tipo de folheto nunca havia sido distribudo. Lembro-me bem de andar de casa em casa, falando em linguagem simples sobre as coisas do Reino de Deus. Enfim, eu no teria feito nada daquilo se no tivesse me animado ao perceber que era capaz de fazer alguma coisa... [Os folhetos] so adaptados para pessoas que tm poucas habilidades e, apesar disso, desejam servir a Jesus de alguma maneira. Gente que no domina a arte da eloquncia, mas tem a fidelidade nas mos. Gente que no pode se levantar e pregar, mas pode distribuir esses pregadores silenciosos por toda parte... gente que pode comprar um pacote com mil folhetos e, depois, espalh-los por uma vasta rea. Considero a distribuio de folhetos evangelsticos apenas o primeiro passo de nossas aes, o qual no se compara a tantas outras coisas que podem ser feitas por Cristo; mas no fosse pelo primeiro passo, jamais passaramos ao segundo. Uma vez conquistada essa primeira etapa, ficamos animados a enfrentar a prxima, e assim prosseguimos at a ltima... H um servio genuno prestado a Cristo por intermdio da distribuio do evangelho na forma impressa, servio este que s aparecer de verdade no cu, e o dia do juzo demonstrar isso. At l ningum poder dizer quantas pessoas tero sido aladas ao cu por meio desses folhetos.

36

Poderia dizer, se certo citar assim as Escrituras que as folhas da rvore so para a sade das naes (Ap 22.2) e os folhetos evangelsticos fazem exatamente isso. Essas folhas alcanam lugares onde a rvore toda no poderia ser levada, assim as folhas passam a ter um poder medicinal e curativo; elas so portadoras da genuna palavra da verdade, declarando a todos que o Salvador foi crucificado e que o pecador pode ser salvo simplesmente ao depositar sua confiana nEle. O mtodo simples de distribuir folhetos tem sido muito abenoado, e milhares de almas tm adentrado o Reino dos cus por meio dele. Se ainda no fizemos nada por Jesus, que cada um de ns possa comear a fazer alguma coisa neste exato momento. Que tal comear pela distribuio de folhetos?

Onde voc pode deixar folhetos evangelsticos:


Nas caixas de correspondncia; Nos carrinhos de supermercado; Nos bolsos das roupas em lojas; Em cartas endereadas a entes queridos; Entregar junto com uma gorjeta polpuda; Nos assentos dos restaurantes; Com os atendentes de restaurantes do tipo fast-food, com caixas, aeromoas, motoristas de txi, com frentistas nos postos de gasolina; Nos banheiros; Em locais de descanso; Nos caixas eletrnicos e nos balces de agncias bancrias; Dentro de envelopes com contas a pagar; Nos elevadores; Nos vestirios dos hotis, para os empregados da limpeza; Em mquinas de sorvete; Nas estantes de jornais; Na sala de espera de consultrios mdicos e de hospitais; Nos bancos de aeroportos, de estaes de metr e de pontos de nibus; Nas bolsas frente dos assentos de avies; Dentro de revistas que outras pessoas vo ler; Dentro de txis.

37

Apndice 3: Evangelismo de orao e atos profticos


(ED SILVOSO)
Conforme vimos, evangelizar atravs da orao conversar com Deus sobre aqueles que esto nossa volta, antes de conversar diretamente com estas pessoas sobre Deus. Em Lucas 10, lemos:
E, em qualquer casa onde entrardes, dizei primeiro: Paz seja nesta casa. E, em qualquer cidade em que entrardes, e vos receberem, comei do que vos for oferecido. E curai os enfermos que nela houver, e dizei-lhes: chegado a vs o reino de Deus (vv. 5, 8, 9).

Esta a nica ocasio nos evangelhos em que Jesus ensina um mtodo de evangelismo. Ele nos ensina a fazer quatro coisas pelos perdidos: 1. 2. 3. 4. Abeno-los com paz; Ter comunho com eles; Cuidar de suas necessidades; Proclamar-lhes as boas novas.

O primeiro passo abre a porta para o segundo, e assim por diante. Este processo recomendado por Jesus requer que nos tornemos pastores das pessoas que esto em nosso crculo de influncia. Elas ainda no sabem que somos seus pastores, mas devemos saber que elas so nossas ovelhas. Precisamos comear preocupando-nos com elas.

1. Por que comunicar paz aos perdidos.


TEMOS ESTADO EM GUERRA COM ELES. Se Jesus era conhecido como amigo dos pecadores, no podemos ser seus inimigos. Nossa bandeira ao abordar os perdidos tem sido arrependa-se ou queime no inferno. No entanto, pregar a verdade sem amor como dar um beijo em algum com mau hlito. No importa quo bom seja o beijo, tudo que ficar na memria da pessoa ser o nosso mau hlito! isto que acontece quando, em ira ou desgosto, dizemos aos perdidos como suas vidas so ms e depravadas, e como certamente esto indo para o inferno. Embora isso seja verdade, nossa abordagem negativa bloqueia e distorce a mensagem central da Bblia: que Deus enviou seu Filho, no para condenar o mundo, mas para salv-lo (ver Joo 3.17).

38

QUANDO ABENOAMOS OS PERDIDOS, PARAMOS DE AMALDIO-LOS. No percebemos a frequncia com que amaldioamos as pessoas, do contrrio no faramos mais isso. Quando dizemos: Estes adolescentes bebem e at se drogam antes de dirigir; logo, logo, vo acabar se matando, estamos amaldioando. Quando pronunciamos bnos sobre nossos vizinhos, nossa cidade edificada. Mas quando os amaldioamos, destrumos a cidade a partir da quadra onde moramos: Pela bno dos homens de bem a cidade se exalta, mas pela boca dos perversos derrubada (Pv 11.11). COMUNICAMOS PAZ A FIM DE NEUTRALIZAR OS DEMNIOS DESIGNADOS PARA CEGAR AS PESSOAS PARA A LUZ DO EVANGELHO. Atravs dos seus demnios, o diabo est ativamente cegando as pessoas, porque a luz no pode ser obstruda passivamente. So eles que tentam roubar a semente que lanada nos coraes (ver Lucas 8.5, 12). Paulo coloca a tarefa de abrir os olhos dos perdidos em nossas mos, num contexto de evangelismo e guerra espiritual: ...a quem agora te envio, para lhes abrires os olhos, e das trevas os converteres luz, e do poder de Satans a Deus... (At 26.17, 18). Para lidar de forma efetiva com nossos inimigos espirituais, no podemos conferir-lhes ainda mais poder, abordando os perdidos em ira. A Bblia nos ensina claramente que a nossa ira no resolvida d lugar ao diabo em nosso crculo de influncia (Ef 4.26, 27). Maldies s vo fortalecer o domnio demonaco sobre aqueles que estamos tentando salvar. Para reverter esta situao, precisamos renunciar nossa ira e comear a comunicar paz aos perdidos. Bnos so mais poderosas que maldies porque estas podem ser quebradas. Na queda de brao celestial, a mo da bno sempre vence a mo da maldio. Uma atmosfera de bnos enfraquece o domnio dos demnios, que logo esmorecem e saem da mesa. PAZ TANGVEL QUE MUDA O CLIMA ESPIRITUAL. Quando proferimos bnos sobre aqueles que esto em nosso crculo de influncia, mais cedo ou mais tarde, pessoas que costumavam nos evitar comearo a nos procurar, abrindo a porta para a comunho (segundo passo). Isso acontece porque realmente sentem as bnos que proclamamos sobre elas elas se sentem abenoadas! Jesus descreveu este tipo de paz como algo quase tangvel em Lucas 10. neste ponto do seu ministrio que vemos uma clara mudana no clima espiritual (vv. 17, 18). O momento-chave foi quando os setenta, diferentemente dos doze, concordaram em se misturar de forma amistosa e conciliatria com as mesmas pessoas que o diabo estava usando contra Jesus os lobos, como Jesus os chamara (v. 3). A mudana aconteceu precisamente quando os discpulos comunicaram paz queles que estavam prontos para feri-los. Esta ao levaria reconciliao e comunho (vv. 5, 7).

39

Para entender melhor isso, devemos lembrar que Satans no pode nos ferir com apenas um golpe, ele precisa de dois. O primeiro golpe do inimigo fazer algum nos ferir tanto que permitimos que o sol se ponha sobre a ira que surgiu em nosso interior. Quando fazemos isso, damos lugar ao diabo. Em seguida, ele entra em nosso acampamento, com total capacidade para nos ferir, porque lhe demos oportunidade para isso. Nossa recusa em perdoar constitui uma espcie de maldio, conforme ilustrado na parbola dos dois devedores em Mateus 18.22, 23. O diabo sabe como desferir este golpe duplo a fim de obter direito legal sobre ns. Se a ira no resolvida d direito legal ao diabo, ento abenoar aqueles que ele usa para nos deixar irados deve anular esta legalidade. Ao comunicar paz sobre cada cidade os setenta anularam a legalidade do diabo numa vasta regio. Sem autoridade para sustent-lo, o diabo no tinha para onde ir, seno para baixo (v. 18). O golpe de Jesus foi uma estratgia envolvente, projetada para cobrir uma rea com muitas cidades e povoados. Em Romanos 16.20 lemos que o Deus de paz esmagar em breve Satans debaixo dos vossos ps. s vezes damos mais valor para a guerra do que para a paz. O texto diz que o Deus da paz esmagar Satans e Ele faz isso debaixo dos nossos ps da a necessidade de andarmos em paz (ver tambm Ef 6.15). Jesus j derrotou o diabo no Calvrio. Nossa parte agora marchar em paz sobre o territrio onde Satans jaz derrotado pelo sangue derramado na Cruz!

2. Comunho de duas vias.


Depois que voc quebrou o gelo com seus vizinhos, no v correndo compartilhar o Evangelho com eles. O prximo passo a comunho, no a proclamao. Esta s se far no ltimo passo. A comunho lhe d a oportunidade de mostrar aceitao incondicional, recebendo seus vizinhos assim como so, e no como voc gostaria que eles fossem. Com muita frequncia, agimos de forma muito diferente de Cristo em nossa interao com os perdidos, especialmente com aqueles que so pecadores diplomados e assumidos. Ns mal os suportamos, e deixamos dolorosamente claro que no vemos a hora que mudem e se tornem mais parecidos conosco. Esta a uma atitude destrutiva, indigna de Cristo e de seu reino. O modelo de Jesus prope uma comunho de duas vias, com uma nfase em receber e no em dar de forma unilateral: Comei do que vos for oferecido (Lc 10.7).

40

Um dos piores erros que cometemos tratar os descrentes como pessoas sujas, como se no tivessem qualquer valor a menos que se tornem cristos. Alm de errada, esta atitude muito degradante e s aumenta a distncia entre eles e ns. Pior que isso, aumenta o abismo entre eles e Jesus, a quem representamos. Jesus sempre tratou os pecadores com respeito (ex. Zaqueu, a mulher adltera, etc.). Portanto, nunca devemos tratar os perdidos como pessoas sem valor. Independentemente do nvel de pecado em que se encontrem, os perdidos sempre tm valor como seres humanos porque tambm foram criados imagem de Deus. Quando permitimos que os descrentes faam alguma coisa por ns, afirmamos seu valor e dignidade como projeto e criao de Deus.

3. Cuidar de suas necessidades.


Abenoar os perdidos abre a porta para a comunho, e a comunho acaba nos levando ao prximo passo: uma oportunidade para suprir alguma de suas necessidades. Isto s vai acontecer depois que eles confiarem em ns o bastante para nos contar quais so suas necessidades. Nossos vizinhos, antes distantes, vo comear a dividir seus problemas mais profundos, porque sentem que temos uma resposta. E vo pedir a nossa ajuda porque agora tm uma prova tangvel de que realmente nos importamos com eles. Embora sua necessidade mais importante seja a salvao, eles ainda no sabem disso. Atravs de suas necessidades naturais, Deus cria uma avenida para mostrar-lhes que Jesus veio para salv-los e no conden-los. Alm disso, Ele parece ter uma inclinao especial para com as necessidades dos descrentes (ver Mt 9.36, 12.15, 14.14, 19.2, 21.14). A orao o vestgio mais tangvel da eternidade que existe no corao humano. Ainda que no obtenha uma resposta de orao imediata, quando voc ora pelas necessidades das pessoas, est tocando estas pessoas no nvel mais profundo, o nvel do corao. o ponto mais prximo deles que voc pode chegar. Mais cedo ou mais tarde, este toque haver de atingi-los. Seja paciente. At um pescador perito no pode forar o peixe a fisgar a isca. Pescar exige pacincia.

4. Caminho seguro agora.


Depois que conclumos estes trs passos, mais fcil levar nossos vizinhos ao Senhor. Voc j os abenoou com o que mais falta aos descrentes, que a paz; supriu-os com a comunho mais protetora e restauradora que j experimentaram; e ofereceu orao por suas principais necessidades, para as quais no conseguiram achar soluo sozinhos. Agora natural que eles perguntem: Diga-me, quem este Deus que me ama? Eles se sentem seguros para se aproximar de voc, porque houve uma melhora gradual no clima espiritual de seu relacionamento durante os passos anteriores do processo.

41

O abenoar abre a porta para a comunho desinteressada; a comunho estabelece um nvel de confiana, permitindo que eles abram conosco suas necessidades mais urgentes. A orao trata dessas necessidades; ao intercedermos por eles, o Reino de Deus se aproxima deles de forma tangvel: chegado a vs o reino de Deus (Lc 10.9). Observe que no os levamos at o Reino levamos o Reino at eles!

Atos profticos
Atos profticos so encontrados em toda a Bblia e so importantes e poderosos agentes de transformao. Deus disse a Jeremias que fosse casa do oleiro onde veria um vaso ser quebrado e refeito nas mos do oleiro, como ilustrao concreta de como Deus transforma o natural por meio do sobrenatural (ver Jr 18.110). Em outra ocasio, uma pedra foi amarrada a um livro de profecias e lanada no rio Eufrates para ilustrar o iminente juzo de Deus contra a Babilnia (ver Jr 51.6064). Um ato proftico a modelagem no microcosmo de uma verdade ainda no manifesta no macrocosmo correspondente. uma parbola viva na qual os personagens abraam e representam uma verdade que est sendo negada ou rejeitada no contexto mais amplo. Somos instrudos a no desprezar pequenos comeos (Zc 4.10). Uma mudana de paradigma, embora pequena quando introduzida por um ato proftico, nunca irrelevante. No h como calcular a extenso da transformao que uma mudana imperceptvel de paradigma pode causar nossa volta. Por que atos profticos so to poderosos? Joo 8.44 diz:
Vs tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princpio, e no se firmou na verdade, porque no h verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe prprio, porque mentiroso, e pai da mentira.

Quando lemos que o diabo mentiroso, presumimos que ele mente para ns, mas no para seus subordinados. Se o diabo contasse a verdade aos seus demnios, ele teria de revelar alguns fatos desagradveis sobre o final dos tempos sua completa derrota. Se ele permitisse que seus seguidores conhecessem a verdade sobre o destino que lhes espera, seguro presumir que suas tropas no lutariam por ele com tanta intensidade. O primeiro propsito de uma mentira sempre exercer alguma forma de controle sobre a pessoa que est sendo enganada. A verdade sempre mais poderosa que a mentira; mas aqueles que acreditam numa mentira ficam, dentro do escopo dessa mentira, sob o controle do mentiroso.

42

Por outro lado, quando at mesmo um grupo pequeno de pessoas afetadas por tais mentiras realiza um ato proftico que exemplifica e declara o oposto do que proclamado por uma mentira especfica, ento um crculo de verdade desenhado ao redor do diabo, expondo seu estratagema para que todos o vejam, pois ele no suporta a verdade. A fim de ter xito, um mentiroso deve ocultar o fato de que um mentiroso; do contrrio, ningum crer em suas mentiras. O diabo evita a verdade para que seu disfarce no seja descoberto. Um ato proftico faz exatamente isso: altera e expe, atravs da insero da verdade, o disfarce diablico cuidadosamente orquestrado de mentiras entretecidas. Nossa hora oportuna chega quando a mentira exposta e sua aura de imutabilidade removida. Embora as circunstncias na esfera natural ainda possam parecer as mesmas, um ato proftico chama existncia coisas que ainda no existem, como se j existissem. Num ato de guerra espiritual dirigido contra o diabo, confessamos com os nossos lbios o que escolhemos crer em nossos coraes. o que est implcito em Apocalipse 12.11: E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e no amaram as suas vidas at morte. A verdade espiritual nunca pode permanecer dormente; precisa ser declarada. E quando isto acontece, a verdade desafia e, no fim, muda aquilo que se lhe ope. Como resultado, o que se pensava ser impossvel (por causa da mentira de Satans) torna-se possvel agora (atravs da verdade de Jesus) e no somente naquele tempo e espao especficos, mas tambm depois. Como ondulaes numa lagoa, a verdade falada se projeta para fora em crculos cada vez maiores, postos em movimento pelo ato proftico inicial . Quando abrimos um buraco nas trevas, a princpio a luz passa apenas com certa dificuldade por ele. Mas ela continua se espalhando, at que o manto de escurido uma vez impenetrvel acaba desaparecendo. Foi isso que aconteceu em San Nicolas (Argentina) em 1997 em que, um ato proftico simples, porm de coragem, no apenas destruiu o poder do engano de Satans sobre a cidade (que dizia que a cidade era dele e que nada mudaria seu status quo espiritual), mas continua a espalhar esperana por todo o mundo. Muitos dos 360 representantes de quatro continentes que participaram daquela campanha evangelstica voltaram para suas cidades de origem e realizaram atos profticos semelhantes com resultados semelhantes. Hoje, inmeras cidades experimentaram uma mudana no clima espiritual para melhor como resultado indireto do que foi feito ali uma impres-sionante colheita cuja origem foi a despretensiosa semente plantada pela primeira vez em minha cidade natal!

43

Referncias bibliogrficas
Este estudo um resumo do e-livro de Lee E. Thomas, COMO ORAR EFICIENTEMENTE PELOS PERDIDOS. Impresso nos Estados Unidos, 2002/2006. (Distribudo em vrios idiomas no site: www.pelministries.org. Para adquirir cpias impressas visite: www.simbrasil.org.br/loja/product.php?id_product=75.) Mark Cahill. EVANGELISMO, UMA COISA QUE VOC NO PODE FAZER NO CU. Shedd Publicaes, 2003. Instituto Bblico Tempo da Colheita. ESTRATGIAS DA COLHEITA ESPIRITUAL, 2000. Valnice Milhomens. A PALAVRA TRANSFORMA O CAOS: www.insejec.com.br. Ray Comfort. BBLIA DE ESTUDO EVANGELISMO EM AO. Editora Vida, 2005. Ed Silvoso. EVANGELISMO DE ORAO. Editora Atos, 2003. As citaes bblicas so da verso ACF, da Sociedade Bblica Trinitariana do Brasil, 1994/1995/2007.

44

Minha lista de orao


O deus deste sculo cegou os entendimentos dos incrdulos, para que lhes no resplandea a luz do evangelho... (2 Co 4.4). Ningum pode vir a mim, se o Pai que me enviou o no trouxer... (Jo 6.44). E Simo Pedro, respondendo, disse: Tu s o Cristo, o Filho do Deus vivo... Bem aventurado s tu, Simo Barjonas, porque to no revelou a carne e o sangue, mas meu Pai, que est nos cus... (Mt 16.16, 17). Quando ele [o Esprito Santo] vier, convencer o mundo do pecado, e da justia e do juzo (Jo 16.8). Cr no Senhor Jesus Cristo, e sers salvo, tu e a tua casa (Atos 16.31).

FAMILIARES

AMIGOS

OUTROS

45

FAMILIARES

AMIGOS

OUTROS

46

FAMILIARES

AMIGOS

OUTROS

47

You might also like