You are on page 1of 4

Ondas eletromagnticas

A Lei de Faraday nos ensina que a variao em um campo magntico gera um campo eltrico que se traduz pela fem induzida em transformadores e indutores. A Lei de Ampre, incluindo o termo da corrente de deslocamento, descoberta por Maxwell, mostra que um campo eltrico varivel uma fonte de campo magntico. Essa interao mtua entre os dois campos sintetizada completamente pelas equaes de Maxwell.

A importncia das ondas eletromagnticas na nossa vida indiscutvel. Elas esto presentes quando enxergamos os objetos a nossa volta, quando ligamos a TV, quando estouramos pipocas no forno de microondas e em mais uma grande gama de exemplos. A gerao das ondas eletromagnticas Uma carga eltrica capaz de criar a sua volta uma regio de perturbao conhecida como campo eltrico. Para entender o processo de gerao e propagao das ondas eletromagnticas, imagine uma carga eltrica oscilando. Essa carga ir criar um campo eltrico oscilante, ou seja, um campo que varia com o tempo. Esse campo eltrico, por variar, ser capaz de gerar um campo magntico, que por sua vez, tambm varivel. Esse campo magntico varivel ser capaz de gerar outro campo eltrico e esse novo campo eltrico ir criar outro campo magntico e assim sucessivamente. A sucesso de campos magnticos e eltricos definida como campo eletromagntico, que ir se propagar pelo espao de forma autnoma e independente da fonte que o criou. Tal campo eletromagntico est sujeito a fenmenos ondulatrios como reflexo, difrao e refrao, e por isso pode ser chamado de onda eletromagntica. O aspecto de uma onda eletromagntica demonstrado na figura abaixo. Note que os campos magntico (B) e eltrico (E) oscilam e so perpendiculares entre si.

Na sua pesquisa, Maxwell tambm demonstrou a velocidade de propagao de uma onda eletromagntica e obteve um valor igual ao da velocidade da luz, ou seja, 300.000 km/s. Desse modo ele deduziu que a luz tambm uma onda eletromagntica.

O espectro eletromagntico As ondas eletromagnticas podem se manifestar de diversas formas dependendo da sua freqncia de oscilao. Dessas manifestaes, a mais famosa a luz visvel, que ocupa uma faixa muito pequena do espectro eletromagntico. Mas o que o espectro eletromagntico? O espectro eletromagntico o conjunto de todas as ondas eletromagnticas, como est representado na figura abaixo.

Observe que, pela figura, as ondas que possuem a menor freqncia de oscilao so as ondas de rdio e as de maior freqncia so os raios gama. J os comprimentos de onda agem de maneira inversa, ou seja, as ondas de rdio possuem os maiores comprimentos, enquanto que os raios gama apresentam o menor comprimento. Isso pode ser demonstrado pela equao fundamental da ondulatria que est representada a seguir. 3 10 / Lembre-se de que as ondas eletromagnticas se propagam com a mesma velocidade e por isso as ondas que apresentam a maior freqncia so aquelas que possuem o menor comprimento de onda, enquanto que as de menor freqncia apresentam o maior comprimento de onda. 2

8,85 10 4 10

Transporte de energia e o Vetor de Poynting Podemos definir uma grandeza vetorial que descreve o mdulo, a direo e o sentido do fluxo de energia: 1 denomina-se Vetor de Poynting, e fornece a direo e o sentido de propagao da onda. Como so O vetor dado por perpendiculares, o mdulo do vetor 1 . Como

Na prtica o que nos interessa o valor mdio , esse valor chamado de intensidade I da onda 1

1 .

1 1 1 2 2 2 2 2 1

Presso de Radiao Considerando que necessrio usar energia para estabelecer um campo magntico e um campo eltrico, mostramos que as ondas eletromagnticas transportam energia. Podemos tambm mostrar que as ondas eletromagnticas transportam momento linear, esse momento linear um propriedade do campo; ele no associado com a massa de uma partcula que se move no sentido usual. Esse momento linear responsvel por um fenmeno chamado de presso de radiao. Quando uma onda eletromagntica absorvida por uma superfcie o momento linear da onda tambm transferido para essa superfcie. Por simplicidade, vamos considerar uma superfcie perpendicular direo de propagao da onda. A fora realizada sobre a superfcie quando a radiao totalmente absorvida : . A fora realizada sobre a superfcie quando a radiao totalmente refletida retornando ao longo de sua trajetria original : . 2 2

Complementos de Fsica Teoria Ondas Eletromagnticas


1) Uma onda eletromagntica com freqncia igual a 6,10x1014 Hz se desloca no vcuo no sentido +z. O campo magntico paralelo ao eixo Oy e possui amplitude de 5,80x10-4 T. Escreva as equaes vetoriais para os vetores campo eltrico e induo magntica. 2) Uma estao de rdio emite ondas com freqncia de 830kHz. Para uma dada distncia do transmissor, a amplitude do campo magntico da onda eletromagntica igual a 4,82x10-11 T. Calcule: a) O comprimento de onda; b) O nmero de onda; c) A freqncia angular; d) A amplitude do campo eltrico; e) A amplitude do vetor de Poynting. 3) Uma onda eletromagntica possui um campo eltrico dado por: . , 3,10 10 2,65 10 a) Em que direo e sentido a onda eletromagntica est se propagando? b) Qual o comprimento de onda? . c) Escreva a equao vetorial para d) Escreva a equao do vetor de Poynting 4) Uma antena parablica emite ondas eletromagnticas no vcuo com intensidade mdia I= 0,4W/m2 no sentido oposto ao eixo Oy. O campo eltrico paralelo ao eixo Ox. Em t=0 e y=0, o valor do campo eltrico mximo e a freqncia da onda 3MHz. Determinar: a) A equao do campo magntico b) O vetor de Poynting c) O valor do campo magntico em y = 100m e t = 10s.

Respostas , 1,74 10 1,28 10 3,83 10 / 1) , 5,80 10 1,28 10 3,83 10 2) a) 361m b) 0,0174 rad/m c) 5,22x106 rad/s d) 0,0144V/m e) S = 5,546x10-7 W/m2

3) a) no sentido + y b) 7,11x10-4 m , 1,03 10 8,84 10 2,65 10 c) , 2,51 10 8,84 10 2,65 10 / d) , 0,8 210 610 / 4) a) , 5,786 10 210 610 b) , 5,786 10 c)

You might also like