You are on page 1of 16

INSTITUTO FEDERAL DE SO PAULO PROFUNCIONRIO SECRETARIA ESCOLA

Ivanete Aparecida Guimares Camilo

Gesto democrtica

Guarulhos 2013

INSTITUTO FEDERAL DE SO PAULO PROFUNCIONRIO SECRETARIA ESCOLA

Ivanete Aparecida Guimares Camilo

Gesto democrtica
Memorial apresentado ao Curso Tcnico de Secretaria Escola ProFuncionrio Curso Tcnico para Funcionrios da Educao, do Instituto Federal de So Paulo, como um dos pr-requisitos para concluso do Tcnico em Secretaria Escolar.

Guarulhos 2013

Dedico este curso a meu pai, onde quer que esteja, est sempre olhando por mim.

AGRADECIMENTOS
Agradeo a todos que de certa forma ajudaram na concluso deste curso, aos professores que nos auxiliaram e em especial Daniela da Silva Gomes que com pacincia e dedicao ajudou-me e muito.

Onde quer que haja mulheres e homens, h sempre o que fazer, h sempre o que ensinar, h sempre o que aprender. (Paulo Freire)

SUMRIO

Introduo ..................................................................................................................................... 7 Tarefa 1: Informtica Bsica Aplicada Educao ...................................................................... 8 Tarefa 2: Produo Textual na Educao Escolar e Tcnicas de Redao e Arquivo .................. 8 Tarefa 3: Administrao de Materiais, Trabalho Escolar e Teorias Administrativas ................... 9 Tarefa 4: Gesto Democrtica nos Sistemas e na Escola ............................................................ 10 Tarefa 5: Relaes interpessoais, Abordagem Psicolgica ......................................................... 10 Tarefa 6: Contabilidade na Escola e Estatstica Aplicada Educao ........................................ 11 Tarefa 7: Direito Administrativo e do Trabalho .......................................................................... 12 Tarefa 8: Funcionrios da Educao Cidados, Profissionais, Educadores e Gestores ........... 12 Tarefa 9: Educadores e Educando Tempos Histricos ............................................................. 13 Consideraes finais.................................................................................................................... 15 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ........................................................................................ 16

Introduo O Memorial Descritivo refere-se ao curso tcnico de Gesto Escolar em nvel Mdio, onde foi muito interessante estudar. Gostei muito da forma como os autores trabalharam os textos, contando exatamente o dia-a-dia da escola. Por meio dessa metodologia e ainda com a orientao dos tutores do curso, foi possvel refletir diversas situaes encontradas no interior da escola e tomar uma mudana de postura com relao a algumas delas, visto que como profissional da educao evidencia-se a necessidade de um trabalho harmnico, de respeito, valores e cidadania. Relatarei tambm: a importncia dos rgos colegiados e participao nesses de todos os seguimentos da escola; a Proposta Pedaggica da escola que deve ser elaborada coletivamente e de forma coerente com o Regimento Escolar, documentos que fundamentam a vida escolar; A escola pblica como espao da educao de qualidade: Constituio e LDB, religiosos coadjutores, escravos serviais, subempregos clientelsticos e burocratas administrativos.

Ento vejamos os temas a seguir que vo da tarefa 1 a 9. Tarefa 1: Informtica Bsica Aplicada Educao. Introduo.

No podemos ignorar a importncia da informtica em nossas vidas, na sua qualificao profissional, tornando-se fundamental para o emprego e empregado. O computador facilita muito a nossa vida como profissionais e como cidado. Hoje quem no tem um curso bsico de informtica de certa forma est se excluindo do mercado de trabalho. Principais contribuies da disciplina em minha rotina de trabalho.

As informaes desta disciplina contriburam muito na ampliao dos meus conhecimentos, tornando-se mais fcil o uso do computador e fez com que deixasse de certa forma o medo de lado, pois sempre achava que iria excluir algo, s vezes achando-me incapaz. Hoje me sinto tranquila, afinal o CTRL ajuda-me muito. No posso deixar de citar outro grande desafio que tive que enfrentar o tempo limitado que posso ficar no computador, pois nasci sem a viso esquerda e fui operada quatro vezes do olho direito, quantas vezes no meio de uma tarefa eu tinha que parar. Agradeo desde j aos professores que tiveram pacincia e sabedoria para nos ensinar, no posso esquecer-me da colega Daniela que muito colaborou, tendo pacincia nesta trajetria. Concluso.

A informtica veio para inovar e transformar a vida das pessoas. No podemos mais fugir desta realidade tecnolgica. Nunca tarde para aprender, se voc tiver uma meta em sua vida v em frente. Nunca desista dos seus objetivos, pois a vida feita de desafios. Tarefa 2: Produo Textual na Educao Escolar e Tcnicas de Redao e Arquivo. Introduo.

No importa em que rea atuamos, escrever corretamente de extrema importncia a qualquer pessoa que deseje alcanar o sucesso profissional ou mesmo se valorizar. As disciplinas Produo textual e Tcnicas de Redao o suporte que orienta os estudantes a seguir enfrente sempre lembrando a importncia do hbito da leitura e da escrita. Principais contribuies da disciplina em minha rotina de trabalho.

Na disciplina desenvolvi a biografia de uma colega de trabalho que por sinal ficou muito contente, perguntei todos os seus dados, onde e quando nasceu, enfim praticamente tudo sobre sua vida. As disciplinas contriburam muito na minha rotina de trabalho, saber diferenciar documentos foi de extrema importncia, por exemplo, eu como trabalho como inspetora de alunos no sabia como redigir a Ata. Outra contribuio muito importante que no posso deixar de ressaltar o hbito a leitura, pois agora o tempo que sobra estou com um livro na mo, o que no ocorria anteriormente ao estudo das disciplinas. Concluso.

Por meio do estudo destas disciplinas ficou evidente a importncia da leitura e da escrita, onde possibilita que o indivduo entre no meio social com argumentos e conhecimentos suficiente para debater um assunto com segurana na sociedade em que vive.

Tarefa 3: Administrao de Materiais, Trabalho Escolar e Teorias Administrativas.

Introduo.

Em quase toda nossa vida fazemos o papel de administrador, ou seja, para que tudo saia perfeito ou quase perfeito temos que planejar. Nas duas disciplinas vimos bem isto, como podemos planejar, diagnosticar, programando e avaliando e no final economizando. No texto a seguir veremos como de fato isto possvel. Principais contribuies da disciplina em minha rotina de trabalho.

A escola em que trabalho, faz um trabalho envolvendo funcionrios, alunos, comunidade sobre reciclagem, os alunos como auxlio de ns funcionrios mostramos como podemos economizar, reciclando. muito importante reaproveitar tudo o que sobra, como fazer novo detergente (receita da apostila). Esta foi uma grande experincia onde os alunos com a ajuda dos funcionrios puderam fabricar seu prprio detergente que foi um sucesso. Todos ns temos que ter a conscincia do bom uso dos materiais, seja um eletrnico ou um simples papel, mas lembrem-se tudo tem que ser feito com planejamento. Concluso.

Com o estudo das disciplinas alm da ampliao do conhecimento, fez com que pudssemos refletir sobre a organizao em si e tambm sobre o desperdcio no setor pblico. E que tudo o que pensamos em fazer tem que ter um planejamento, sem falar na tica profissional, enfim um compromisso com a educao.

10

Tarefa 4: Gesto Democrtica nos Sistemas e na Escola. Gesto na Educao Escolar. Legislao Escolar.

Introduo.

Nas disciplinas a seguir refletiremos sobre a importncia da participao de todos para a efetivao de uma gesto democrtica e participativa. fundamental saber que para a construo da gesto democrtica imprescindvel participao de todos os segmentos da escola: pais, funcionrios, alunos, professores, gestores no podendo esquecer a comunidade existente no local. Principais contribuies da disciplina em minha rotina de trabalho.

de suma importncia ns funcionrios da educao, sabermos sobre a legislao, sobre as constituies, enfim, sobre o regimento escolar. A gesto democrtica a forma de exercitar a democracia participativa de todos. Na gesto democrtica existe o Conselho Escolar, onde um dos mecanismos mais importante utilizado na construo de uma escola democrtica, eu particularmente no participava do conselho, mas atravs do estudo da disciplina no s participo como fiz um debate com os colegas de trabalho sobre a importncia do conselho escolar. Concluso.

com a efetiva participao de todos os segmentos da escola que teremos uma educao mais digna. No podemos pensar que somos somente telespectadores, mas sim atores e s vezes com papel principal, que o de educar. Lembrando que se nos unirmos, teremos uma educao de qualidade.

Tarefa 5: Relaes Interpessoais: Abordagem Psicolgica. Introduo.

Nesta disciplina abordaremos a importncia da Psicologia, a relao entre o homem e o meio ambiente e a nossa personalidade ser que transformada no convvio com outras pessoas? Enfim a psicologia busca compreender como o homem se comporta na sua interao social. o que veremos a seguir.

Principais contribuies da disciplina em minha rotina de trabalho.

11

Lendo a apostila pude entender como a psicologia est presente entre ns, percebi que praticamente todos os dias estou usando a psicologia com os alunos, pois sempre h conflitos entre os mesmos e temos que usar o bom senso para resolver tais conflitos no dia a dia. bom lembrar que o ser humano desde que nasce est sempre se desenvolvendo, ou seja, a sua personalidade est sempre em desenvolvimento, para ser bem sincera, antes de ler a apostila, eu achava que cada indivduo nascia com a sua personalidade, mas logo vi que estava enganada. Lembrem-se todos ns estamos em constante mudana. Concluso.

Temos que estar sempre prestando ateno no outro, que a personalidade se desenvolve em toda a vida do homem e ns como educadores fazemos parte da formao das pessoas. Lembremos sempre ningum vive sem o outro.

Tarefa 6: Contabilidade na escola e Estatstica Aplicada Educao. Introduo.

No texto a seguir veremos qual a importncia das disciplinas, quando surgiram e de que forma elas ajudam no setor pblico, e por fim a experincia que tive em relao a essas disciplinas. Experincias essas que espero no reviv-las to cedo, pois tudo ligado matemtica causa arrepios. Principais contribuies da disciplina em minha rotina de trabalho.

Contabilidade e Estatstica todos ns sabemos que faz parte da matemtica. Contabilidade a cincia que estuda, interpreta e registra os fenmenos que afetam o patrimnio de uma entidade, ou seja, serve para registrar o patrimnio de uma entidade, de uma pessoa... Todos ns sabemos que tudo tem que ter um planejamento e na educao no diferente, tudo tem que ser anotado de maneira transparente. Estatstica: a parte da Matemtica que rene dados para sua anlise, um exemplo claro quando se faz um levantamento sobre ndice de pessoas analfabetas no Brasil, ento se usa a estatstica. Concluso.

O profissional em contabilidade tem que estar inteirado em: Contabilidade, Matemtica, Estatstica e Informtica.

12

Percebi ainda que toda a instituio seja privada ou pblica tem que estar com sua contabilidade em ordem, de forma clara, oferecendo a seus donos e gestores uma viso de organizao e da verdadeira situao da entidade. Como havia dito anteriormente, matemtica causa arrepios, eu precisei pedir socorro a todos os universitrios que via pela frente.

Tarefa 7: Direito Administrativo e do Trabalho. Introduo.

O texto a seguir nos ajudar a melhorar nossa atuao como educadores no docentes, e estar sempre atualizados no que diz respeito s leis e constituies, pois como educadores temos sempre que nos atualizar. Aqui sero abordados alguns temas como leis e constituio, onde poderemos fazer uma reflexo sobre tais assuntos. Principais contribuies da disciplina em minha rotina de trabalho.

A disciplina Direito Administrativo e do Trabalho uma das mais importantes, pois todo trabalhador tem direitos e deveres. A lei a principal fonte de direito administrativo que um conjunto de normas jurdicas elaboradas pelas autoridades para constituir os direitos e obrigaes de todos. A constituio a lei mxima existente em nosso pas. Foi atravs desta disciplina que constatei que deveria me aprofundar mais nas constituies que regem nosso pas, pois s assim podemos lutar pelos nossos direitos e claro no se esquecendo dos nossos deveres. Concluso.

Este texto fez com que eu refletisse sobre a importncia das leis e como funcionria estar sempre atenta s mudanas. A disciplina contribuiu muito na minha autoformao profissional, onde espero continuar sempre me atualizando. Lembrem-se todos somos iguais perante a lei, independente de raa, cor e religio.

Tarefa 8: Funcionrios da Educao: cidados, profissionais, educadores e gestores. Homem, Pensamento e Cultura: Abordagem filosfica e antropolgica. Introduo.

Nestas disciplinas sero abordadas a histria dos funcionrios na educao:

13

- Seu papel como educador, - Funcionrios na democracia escolar, - Quem ensina e quem aprende, - Onde se ensina e onde se aprende.

Principais contribuies da disciplina em minha rotina de trabalho.

Como j vimos os funcionrios (coadjutores) desde o tempo dos jesutas trabalhavam como: cozinheiros, enfermeiros, bibliotecrios, onde asseguravam a qualidade da educao. Com o passar dos anos, a figura dos funcionrios se extinguiu por ser um quadro de apoio, achava-se que o professor poderia fazer tais funes. Tudo comea a mudar quando o Estado fica com a responsabilidade de construir as escolas, ento os funcionrios surgem novamente, para ajudar na conservao, na secretaria e surgiram tambm as merendeiras. Hoje o funcionrio da educao tem uma participao mais efetiva no regimento escolar, sendo mais crtico. Dentro e fora da escola todos ns aprendemos e todos ns ensinamos.

Concluso.

Ns como funcionrios temos que estar sempre atento s mudanas, sendo crtico, participativo, respeitando as diferenas de cada um. s mudanas ocorrem desde o momento em que o indivduo nasce, e na escola que tais mudanas ocorrem com mais visibilidade.

Tarefa 9: Educadores e Educando: Tempos Histricos. Educao, Sociedade e Trabalho: Abordagem Sociolgica.

Introduo.

O texto a seguir nos dar um breve relato sobre a - Revoluo Industrial - A definio entre ensino escolar e educao - Como ns funcionrios podemos ser educadores e gestores na escola. Principais contribuies da disciplina em minha rotina de trabalho.

14

At o sculo XVI, o trabalho se dava de forma artesanal, ou seja, os operrios usavam seus prprios instrumentos na fabricao dos produtos. No final do sculo XVIII, na Inglaterra, os trabalhadores das fbricas no possuam mais o seu instrumento de trabalho que foram substitudas pelas mquinas manejadas pelos operrios. Comea ento a industrializao com uma produo gigantesca de mercadoria. Agora vamos falar um pouco sobre Ensino e Educao: Ensino: significa atividade na escola onde se partilha o conhecimento e saberes entre professor e aluno. Educao: ocorre em todos os lugares: escolas, parques, igrejas, etc.

Concluso.

Ns funcionrios podemos ser educadores e gestores de uma escola, sendo participativo, crtico, estando atento s mudanas, preciso inventar, modificar rotinas propor ideias, respeitando tambm o meio ambiente. O conhecimento adquirido contribui para exigir nossos direitos no trabalho, na escola, alm de aperfeioar a nossa participao nas decises do conselho de escola, ento como disse anteriormente seja participativo e crtico.

15

Consideraes finais

Atravs do curso pude conhecer as ferramentas bsicas do computador, no qual antes eu no conhecia, talvez por medo dessa tecnologia, ento afirmo o curso veio para ajudar-me com certeza nas tarefas do dia-a-dia. O curso como um todo nos mostra a importncia de ns funcionrios como educadores, onde pude refletir melhor sobre qual o nosso papel como educador, tendo a oportunidade de adquirir novos conhecimentos com o objetivo da transformao, atravs da participao, da iniciativa e do ser crtico. Multiplicarei aes positivas perante a comunidade escolar e a comunidade ao redor da mesma. A transformao da escola em um espao educativo depende da nossa transformao, ou seja, mudanas de atitudes e hbitos, lembrando sempre de estar do lado do outro. Lembro que a escola possui um projeto claro: a formao para a cidadania, a democracia e a incluso social. E atravs da profissionalizao que podemos melhorar a formao e todos os que participam de uma organizao. Enfim atravs do curso pude compreender a importncia do meu trabalho na escola, onde todos ns somos educadores.

16

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
Presidncia da Repblica, Casa Civil. Constituio da repblica federativa do Brasil 1988. Disponvel em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. (Acesso em 03/10/2013)

Conferncia nacional dos trabalhadores da educao. A CNTE. Disponvel em:


http://www.cnte.org.br/index.php/institucional/a-cnte.html. (Acesso em 06/10/2013).

Vasconcellos, Celso. Planejamento: plano de ensino-aprendizagem e projeto educativo. So Paulo: Libertad, 1995. Souza, Herbert de e Rodrigues, Carla. tica e Cidadania. So Paulo, Moderna 1994.

You might also like