You are on page 1of 5

Liguem a TV: vamos estudar!

Novelas, seriados, desenhos animados, noticirios... Qualquer programa de televiso pode ser usado na sala de aula para introduzir ou aprofundar contedos e para discutir valores e comportamento
Ela usa ao, imagens e sons especialmente selecionados para prender a ateno da garotada. Ajuda na formao de memrias de longa durao. capaz de desenvolver a imaginao dos jovens, e as histrias que ela conta so tema de conversas e debates acalorados entre eles. E tem mais: os alunos certamente permanecem de olhos grudados nela em tempo igual ou superior ao que ficam na escola. D para desprezar uma ferramenta pedaggica com essas caractersticas? Estamos falando da televiso, esse meio de comunicao to importante quanto controverso, que j despertou o amor e o dio de muitos educadores, psiclogos e socilogos. Alguns dizem que a TV aliena e emburrece. Outros a acusam de promover a violncia e o consumismo. A programao que veiculada nas dezenas de canais abertos ou por assinatura segue, sim, a lgica do entretenimento e do mercado: permanecem mais tempo em cartaz novelas, seriados, telejornais e outros gneros que tm audincia, e, portanto, patrocinadores. Mas sua influncia inegvel. H dois anos, um estudo do Ateli Aurora, programa de ps-graduao em educao da Universidade Federal de Santa Catarina, constatou que assistir televiso era a atividade mais marcante da rotina das crianas de todos os contextos sociais. Foram entrevistados alunos de Florianpolis de uma escola particular de elite e de escolas pblicas localizadas em favela, no centro da cidade e em vila de pescadores. "A TV no perfeita e o sistema educativo no vai mud-la. Ento, a escola deve usar esse recurso em benefcio prprio", afirma Ismar de Oliveira, coordenador do Ncleo de Comunicao e Educao da Escola de Comunicao e Artes da Universidade de So Paulo (USP). Com a profuso de canais abertos e por assinatura, a televiso oferece programas para todas as faixas etrias. Noticirios, novelas, minissries, seriados, talk shows, documentrios, programas de auditrio, desenhos animados, filmes, clipes... Eles podem ser usados para introduzir contedos, aprofund-los ou ilustr-los ou para debates sobre comportamento e tica. Selecione os que se encaixam em seus objetivos e fique de olho para perceber onde est o interesse da garotada.

Tudo na TV pode ser aproveitado

No nada fcil para os adultos que cresceram ouvindo crticas a esse meio de comunicao trat-lo bem. Segundo Maria Thereza Fraga Rocco, professora da Faculdade de Educao da USP, h uma tendncia por parte de pais e professores em olhar a telinha como o demnio responsvel pelo (mau) comportamento das crianas: "Se ela fosse to influente na atitude das pessoas, bastaria termos uma TV perfeita para vivermos na sociedade dos sonhos". Existem os programas violentos, os que veiculam valores distantes do que os educadores querem passar aos alunos e os que tratam a realidade de maneira simplista ou equivocada. Mas inclusive esses podem render bons frutos: "Tudo o que passa na televiso educativo. Basta o professor fazer a interveno certa e propiciar momentos de debate e reflexo", garante Jos Manuel Moran, professor das Faculdades Sumar, em So Paulo, e pesquisador na rea de tecnologias aplicadas educao. Portanto, abandone o discurso que rotula a telinha como a raiz de todos os males e procure assisti-la com

outros olhos. Foi o que fez o coordenador pedaggico do Colgio Pentgono, em So Paulo. Carlos Nascimento Jnior precisava encontrar um assunto de interesse dos alunos de 5 e 6 sries para ser tema do jornal do colgio no ano passado: "Sempre achei a programao da televiso ruim e ftil e me recusava a perder o pouco tempo livre na frente dela. Mas percebi como esse meio de comunicao importante na vida das crianas e resolvi dar mais ateno a ele". Carlos notou a influncia dos desenhos animados na fala e nas atitudes dos garotos e no teve dvidas. Os jovens de 5 e 6 sries levantaram os desenhos preferidos pelos colegas da 4 srie, assistiram aos vdeos, discutiram a maneira como os personagens se relacionavam muitas vezes com brigas e violncia e conceitos de justia e amizade. Cada um escreveu um artigo para a publicao baseado nesses debates. Em um dos episdios, um erro cientfico: duas naves explodem no espao produzindo barulho e fogo. "Como pode haver som no espao se ele no se propaga no vcuo? (...) O fogo precisa de oxignio para queimar, e no espao no tem oxignio", questionou Isabela Tavares em seu texto.

O melhor ela faz por voc: prender a ateno


No ano passado, pesquisa do Centro Brasileiro de Mdia para Crianas e Adolescentes (Midiativa), em So Paulo, constatou que a televiso comea a ter fortes concorrentes ao disputar a preciosa ateno de crianas e adolescentes. Internet e celular esto entrando com tudo como opo de lazer e divertimento, mas em camadas pequenas da populao. Os jovens ainda gastam em mdia de quatro a cinco horas por dia na frente de um aparelho de televiso. Elvira Souza Lima, pesquisadora na rea de neurocincias aplicada mdia, de So Paulo, explica que a linguagem que a TV usa imagens em movimento, coloridas, trabalhadas com cortes e fuses e envolvidas em trilhas sonoras especialmente escolhidas mobiliza o sistema lmbico, estrutura do crebro responsvel pelas emoes, o que leva a um estado de ateno concentrada. Alguns programas ainda desafiam a imaginao ao propor questes e no dar as respostas imediatamente. "A novela e as minissries fazem isso muito bem, terminando os captulos com suspense", exemplifica Elvira.

Olhar crtico vem com debates


Com tantos recursos usados para emocionar e prender a ateno, ser que a TV no pode se tornar mesmo um instrumento de manipulao de mentes? Sim, pode. Por isso, levar a televiso para a sala de aula implica tambm ensinar os alunos a v-la com olhar crtico. Para Gilka Girardello, coordenadora do Ateli Aurora, o fundamental faz-los entender que a televiso no uma "janela para o mundo" como gostam de caracterizar os mais entusiasmados: "Ela um recorte muito bem produzido e montado da realidade e no a realidade". Estimular os alunos a opinar sobre os programas e chamar a ateno deles para os cortes das cenas e o uso da trilha sonora ajuda a criana a perceber as diversas possibilidades do meio. Jos Manuel Moran afirma que, quando os alunos produzem programas, captando imagens e selecionando cenas, fica mais fcil perceber as intenes de quem faz televiso. Mas, para tanto, a escola precisaria ter equipamentos. Se isso no for vivel, um caminho comparar os programas com outros produtos culturais: uma novela com o livro que a originou; o telejornal com o jornal impresso; o desenho animado com gibis. Ao adotar a televiso como recurso pedaggico, convm avisar os pais eles podem ter preconceitos e achar que a escola est enrolando ao colocar a turma na frente do aparelho "em vez de" dar aula. Durante a conversa, Gilka Girardello aconselha o professor a enfatizar que os programas selecionados tm ligao com o

contedo estudado. Algumas dinmicas podem ser usadas, como a discusso sobre os valores morais e ticos que uma telenovela est veiculando e a anlise de telejornais.

Como usar a TV em sala de aula


Para que o uso produza resultados positivos na aprendizagem, antes de ligar o aparelho lembre-se de: - Gravar o programa e selecionar as cenas que sero exibidas aos alunos, fazendo o recorte dentro dos seus objetivos. - Planejar as aulas propondo exerccios e atividades relacionadas ao vdeo: eles no podem ser exibidos como se fossem auto-explicveis. - Checar a qualidade da imagem e do som. - Parar a exibio sempre que necessrio para comentrios ou explicaes. - Pedir para os alunos anotarem as cenas mais importantes, as falas e os detalhes mais marcantes. - Rever as cenas mais importantes. - Observar as reaes do grupo para voltar aos pontos da exibio que a turma mais se deteve.

Como NO usar a telinha em aula


Sem critrio e objetivos pedaggicos claros, a televiso pode virar embromao. Portanto, evite: - Usar como tapa-buraco quando falta professor ou acontece algum contratempo. - Passar vdeo que no tenha relao com o contedo: as crianas percebem que essa uma forma de camuflar a falta de planejamento. - Usar o recurso em todas as aulas e esquecer outras dinmicas: o exagero diminui a eficincia e empobrece as atividades. - Criticar sistematicamente possveis defeitos de informao ou estticos: se eles existirem, desafie a turma a encontr-los e a question-los. - Assistir televiso com os alunos sem discusso: qualquer assunto que venha da televiso deve ser integrado com o tema da aula.

Noticirios atualizam os contedos escolares


Uma das caractersticas da televiso trabalhar com temas atuais. Dessa forma, ela pode atualizar contedos dos livros didticos ou mesmo fornecer material que ainda no est neles. Simone de Godoy Cuchera, professora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Egon Schaden, em Francisco Morato, municpio da Grande So Paulo, recorreu TV para tratar de trabalho infantil com sua turma de 4 srie. O assunto foi um

dos temas geradores do ano passado. A turma leu o Estatuto da Criana e do Adolescente e assistiu a reportagens dos programas Fantstico e Globo Reprter, da TV Globo. Com as pesquisas na internet sobre as diferentes situaes de trabalho infantil e o que est sendo feito no Brasil para erradic-lo, os alunos perceberam que a realidade no se limita ao que mostrado na telinha. Por outro lado, precisaram selecionar as informaes para montar um "telejornal" sobre o tema, compreendendo a necessidade de sntese para o veculo. Os estudantes montaram cenrios reproduzindo um estdio de TV, um lixo e uma pedreira que usa mo-de-obra infantil. Meninos e meninas assumiram os papis de crianas exploradas, apresentadores, reprteres e cinegrafistas. Alguns foram at garotos-propaganda dos produtos que criaram, como patiskate (patinete com skate), carlancheira e babylancheira (recipientes para a merenda), anunciados no intervalo.

Novelas e seriados rendem estudo de poca e de costumes


As novelas, minissries, seriados ou episdios contam histrias do cotidiano. Ao abordar conflitos pessoais ou sociais comuns, prendem a ateno pela previsibilidade ou pelo humor. Essa relao entre o real e o imaginrio atrai os telespectadores, que se identificam com situaes ou personagens. A aproximao com a vida real fornece rico material para discutir valores e comportamentos. Em um projeto sobre discriminao, uma das atividades sugeridas pela professora Maria da Glria Pereira de Miranda sua turma de 8a srie do Colgio Estadual Aurelino Leal, em Niteri (RJ), foi fazer o levantamento dos programas que mais apresentam situaes de preconceitos racial, social ou de gnero. Os alunos pesquisaram em casa e concluram que Chaves, seriado mexicano exibido tarde pelo SBT, era o campeo. O personagem do ttulo maltratado pelos colegas por ser rfo, pobre e mal- vestido. Os estudantes comearam ento a reparar como eles mesmos julgavam as pessoas pela aparncia e, depois de um debate, concluram que eles prprios so preconceituosos e que precisavam mudar de atitude. J as produes de poca fornecem farto material de pesquisa em diversas disciplinas. As professoras Ana Nri de Oliveira Lins e Luciana Maria Silva Lopes, da 4 srie da escola Egon Schaden, em Francisco Morato, usaram a minissrie A Casa das Sete Mulheres, produzida pela TV Globo, para introduzir o estudo sobre a Regio Sul. Elas compraram o DVD e a revista sobre o programa, assistiram em casa e selecionaram as cenas mais importantes para reproduzi-las em classe ao longo do projeto. O estudo rendeu vrios captulos: em Histria, os alunos pesquisaram a Revoluo Farroupilha e os outros levantes ocorridos no Brasil Colnia; para fazer a maquete da residncia, eles usaram conhecimentos de geometria e clculos; em Artes, analisaram as imagens de Giuseppe e Anita Garibaldi e Bento Gonalves publicadas nos livros com as dos atores que os interpretaram, fizeram retratos deles e reproduziram batalhas e cenas em desenhos; a comparao do vocabulrio tpico do gacho com o de outros estados rendeu divertidas aulas de Lngua Portuguesa. Para finalizar, a releitura da minissrie deu origem a uma pea de teatro reescrita pela turma. Noni Ostrower, coordenadora do Centro de Criao de Imagem Popular, no Rio de Janeiro, que oferece cursos de capacitao para diversas redes de ensino, sugere que as produes de poca sejam exploradas na comparao de tecnologias, costumes, caractersticas sociais e econmicas com a sociedade atual. Quando se tratar de fico, possvel estimular a imaginao da garotada pedindo turma que escreva desfechos diferentes para as telenovelas ou seriados ou proponha outros comeos para a trama. "O texto dos alunos ainda pode render uma verso em lngua estrangeira", completa.

Propaganda motiva estudo de Matemtica

Keila Cilene Lopes de Oliveira, professora da Escola Estadual Jornalista Trajano Chacon, no Recife, encontrou na televiso uma aliada para motivar os jovens e adultos de 5 a 8 srie. "Todos tm TV em casa, assistem e gostam." Para quebrar o grande tabu que a Matemtica representava para eles, ela levou para a classe um vdeo com comerciais de supermercados e lojas de eletrodomsticos gravados em casa. Primeiro ela pediu para os estudantes relatarem o que viram e ouviram nas propagandas. O objetivo era que percebessem a fora de coero da linguagem. Depois ela introduziu os contedos: com os nmeros utilizados nos comerciais, ela ensinou juros, desconto, vendas vista e a prazo e props vrios exerccios. "Eles se animaram ao constatar o uso prtico da disciplina", contou a professora. Para Ismar de Oliveira, o maior atrativo da telinha ela ser puro entretenimento: "Ela trabalha com humor e sntese e conta histrias sem parar". E, bem trabalhada em sala de aula, pode ser o recurso que faltava para tornar as aulas mais dinmicas e atraentes.

Onde encontrar apoio e material


Muitas secretarias contratam ONGs para ministrar cursos de capacitao na utilizao da TV na sala de aula para suas redes. Este ano o Ministrio da Educao (MEC) oferecer s secretarias um curso a distncia para o uso de diversas mdias em sala de aula. Alguns telecentros montados pelo MEC originalmente para orientar os professores quanto ao uso dos programas da TV Escola ampliaram sua atuao. Os telepostos de Niteri (RJ) e do Recife, por exemplo, agora vinculados s secretarias estaduais de Educao, tm videoteca prpria inclusive com programas gravados da TV aberta , do cursos e ajudam os interessados a montar projetos de acordo com a necessidade do currculo. Alguns municpios, como Francisco Morato (SP), estruturaram o prprio centro de multimeios e oferecem, alm de material e sugesto de atividades, apoio s escolas da rede para se equiparem com antenas parablicas, televiso, vdeo e cmera

You might also like