You are on page 1of 13

Sumrio

Introduo Amplificador em base comum Princpio de funcionamento Com sinal de entrada positivo Com sinal de entrada negativo Parmetros do estgio amplificador em base comum Ganho de corrente Ganho de tenso Impedncia de entrada Impedncia de sada Aplicaes Apndice Questionrio Bibliografia

5 6 8 8 10 12 12 12 12 13 14 15 15 15

Espao SENAI

Misso do Sistema SENAI Contribuir para o fortalecimento da indstria e o desenvolvimento pleno e sustentvel do Pas, promovendo a educao para o trabalho e a cidadania, a assistncia tcnica e tecnolgica, a produo e disseminao de informao e a adequao, gerao e difuso de tecnologia.

Srie de Eletrnica

Introduo
Os transistores podem ser utilizados na construo de estgios amplificadores, como por exemplo, aqueles na configurao emissor comum, j descritos anteriormente. Outras possibilidades existem para se configurar o circuito que compe o estgio amplificador, incluindo circuitos transistorizados nas configuraes base e coletor comum. As propriedades e aplicaes dos circuitos arranjados nessas duas configuraes diferem daquelas estudadas anteriormente. Este fascculo trata do estgio amplificador na configurao base comum, fornecendo uma descrio de suas caractersticas e propriedades principais. O conhecimento de configuraes alternativas de estgios amplificadores objetiva fornecer ao leitor as informaes necessrias escolha do tipo de circuito amplificador que mais se adapta a uma dada aplicao.

Para a boa compreenso do contedo e desenvolvimento das atividades contidas neste fascculo, o leitor dever estar familiarizado com os conceitos relativos a:

Transistor bipolar: relao entre parmetros de circuito. Amplificador na configurao emissor comum.

Amplificador na configurao base comum

Amplificador em base comum


Um transistor com terminais conectados na configurao base comum, mostrada na Fig.1, permite confeccionar amplificadores de alto ganho de tenso.

Fig.1 Transistor na configurao base comum. A forma mais simples do estgio amplificador com transistor na configurao base comum utiliza duas fontes de alimentao, conforme mostrado na Fig.2.

Fig.2 Amplificador com transistor na configurao base comum empregando duas baterias. 6

Srie de Eletrnica

Na forma mostrada na Fig.2, o transistor fica polarizado na regio ativa com as baterias desempenhando as seguintes funes:

B1: polariza diretamente a juno base-emissor. B2: polariza inversamente a juno base-coletor.

O estgio amplificador com transistor na configurao base comum pode tambm ser montado com apenas uma fonte de alimentao, conforme mostrado na Fig.3 .

Fig.3 Amplificador com transistor na configurao base comum empregando apenas uma bateria.

So os seguintes os elementos de circuito mostrados na Fig.3 :


RE: resistor de emissor. RC: resistor de coletor. CE: capacitor de acoplamento de entrada. CS: capacitor de acoplamento de sada. CB: capacitor de desacoplamento de base. RB1 e RB2: elementos do divisor de tenso.

Para um sinal ac de entrada, pode utilizar-se o modelo ideal de um elemento em curto em substituio a cada capacitor do circuito da Fig.3. Em particular, o terminal da base do transistor permanece efetivamente aterrado e o estgio pode ser representado pelo circuito equivalente mostrado na Fig.4. 7

Amplificador na configurao base comum

Fig.4 Circuito equivalente do estgio amplificador da Fig.3 para um sinal ac de entrada.

PRINCPIO DE FUNCIONAMENTO
O funcionamento do amplificador em base comum baseia-se na influncia exercida pelo sinal de entrada sobre a tenso base-emissor do transistor. Na anlise do comportamento do circuito deve-se considerar que no amplificador com transistor na configurao base comum da Fig.3, o potencial VB permanece constante. O valor de VB fixado pelo divisor de tenso e pelo capacitor de acoplamento, mostrados na Fig.3. Na ausncia de um sinal de entrada, os parmetros eltricos do circuito so aqueles obtidos no seu ponto de operao. A partir dessa considerao, e notando que na ausncia de um sinal de entrada, os parmetros eltricos do circuito so aqueles definidos no ponto de operao, pode analisar-se o comportamento do amplificador em duas situaes:

Com sinal de entrada positivo. Com sinal de entrada negativo.

COM SINAL DE ENTRADA POSITIVO


Quando um sinal positivo aplicado entrada do circuito, conforme ilustrado na Fig.5, ocorre um aumento da tenso no resistor de emissor, uma vez que

VE VEQ Vent
onde VEQ o valor quiescente da tenso no resistor de emissor. 8

Srie de Eletrnica

Como o potencial no terminal da base fixo, o aumento em VE provoca a reduo na tenso VBE, diminuindo a corrente IB injetada na base do transistor. Esta por sua vez produz um decrscimo na corrente de coletor IC.

Fig.5 Seqncia de eventos decorrentes da aplicao de um sinal positivo entrada do amplificador.

A seqncia de eventos ilustrada na Fig.5 pode ser representada de acordo com o diagrama:

Vent

VE

VBE IB

VC

VCE

IC

Dessa forma uma verso amplificada do semiciclo positivo do sinal de entrada transferida para a sada do circuito, conforme ilustrado na Fig.6 .

Amplificador na configurao base comum

Fig.6 Tenso de sada durante o semiciclo positivo do sinal de entrada.

COM SINAL DE ENTRADA NEGATIVO


Utilizando uma anlise semelhante quela conduzida anteriormente, a existncia de um sinal negativo na entrada do circuito amplificador produz a seqncia de eventos ilustrada na Fig.7.

Fig.7 Seqncia de eventos decorrentes da aplicao de um sinal negativo entrada do amplificador. 10

Srie de Eletrnica

A seqncia de eventos ilustrada na Fig.7 est representada no diagrama a seguir:

Vent

VE

VBE IB

VC

VCE

IC

Dessa forma, em ambos os semiciclos considerados, a tenso de sada do circuito uma verso amplificada da tenso associada ao sinal de entrada. A Fig.8 mostra a dependncia no tempo dos parmetros Vent, VCE e IC durante um ciclo completo do sinal de entrada, e demonstra as seguintes caractersticas inerentes aos estgios amplificadores a transistor na configurao base comum:

A dependncia temporal da corrente de coletor encontra-se deslocada de um semiciclo em relao quela associada ao sinal de entrada. A tenso de coletor uma verso amplificada com a mesma fase da tenso associada ao sinal de entrada. Fig.8 Dependncia temporal dos parmetros Vent, VCE e IC , para o amplificador em base comum.

11

Amplificador na configurao base comum

PARMETROS DO ESTGIO AMPLIFICADOR EM BASE COMUM


GANHO DE CORRENTE
No estgio amplificador com transistor na configurao base comum as correntes de entrada e de sada correspondem s correntes de emissor e de coletor, respectivamente. O ganho de corrente, definido pela relao

AI

I sada I entrada

para o amplificador em base comum se torna

AI

I C I E

Como IC sempre menor do que IE, conclui-se da Eq.(1), que o ganho de corrente sempre menor do que 1, situando-se tipicamente na faixa 0,95 A I 0,999. Na prtica pode-se portanto considerar o ganho de corrente em base comum como sendo unitrio, i.e., AI 1.

GANHO DE TENSO
Os estgios amplificadores em base comum utilizam geralmente um resistor de coletor, cujo valor de resistncia pode variar tipicamente de vrias dezenas a vrias centenas de quiloohms, resultando em ganhos de tenso que podem chegar a algumas centenas. Portanto, o ganho de tenso do estgio amplificador em base comum pode ser classificado, genericamente, como sendo alto .

IMPEDNCIA DE ENTRADA
Nos estgios amplificadores o sinal de entrada aplicado ao terminal do emissor e a base aterrada diretamente ou atravs de um capacitor de desacoplamento, como mostrado na Fig.3. Dessa forma, o sinal de entrada aplicado diretamente juno base-emissor do transistor. Como durante a operao normal, a juno base-emissor permanece polarizada diretamente, a impedncia de entrada de no mximo, algumas 12

Srie de Eletrnica

dezenas de ohms. Portanto, a impedncia de entrada para esse tipo de estgio amplificador pode ser classificada, genericamente, como sendo baixa. A impedncia de entrada pode ser medida com o emprego de um potencimetro na entrada como ilustrado na Fig.9, seguindo os mesmos princpios j descritos anteriormente para a medio desse parmetro no estgio amplificador em emissor comum.

Fig.9 Tcnica utilizada para medio da impedncia de entrada de um amplificador em base comum.

IMPEDNCIA DE SADA
Para qualquer amplificador, a impedncia de sada definida como a relao entre variaes de tenso e de corrente, ou seja,

Zo

VC I C

Devido ao alto valor do parmetro RC de um estgio amplificador em base comum, grandes variaes na tenso de sada so produzidas por pequenas variaes na corrente de coletor. Dessa forma, a Eq.(2) indica que a impedncia de sada para esses tipos de estgios amplificadores deve ser alta, situando-se na faixa de dezenas a centenas de quiloohms. A Tabela 1 resume as principais caractersticas de um estgio amplificador a transistor na configurao base comum.

13

Amplificador na configurao base comum

Tabela 1 Amplificador em base comum: caractersticas principais. Parmetro Valor ou faixa de valores tpicos AI 1 Av alto (dezenas a centenas de vezes) Zi baixa (dezenas de ohms) Zo alta (dezenas a centenas de quiloohms)

APLICAES
Caracteristicamente os estgios amplificadores em base comum apresentam baixa impedncia de entrada e alta impedncia de sada. Essas propriedades permitem que esses circuitos sejam utilizados como elementos casadores de impedncia, podendo interligar um estgio de baixa impedncia de sada a outro de alta impedncia de entrada, conforme ilustrado na Fig.10.

Fig.10 Emprego do estgio amplificador em base comum na interligao de circuitos de impedncias distintas. Outra aplicao caracterstica dos amplificadores em base comum ocorre na confeco de circuitos para operao em freqncias acima de 50 MHz, tais como aqueles utilizados em sistemas de comunicaes convencionais.

14

Srie de Eletrnica

Apndice
QUESTIONRIO
1. Faa um desenho de um transistor na configurao base comum. 2. Quais so as faixas tpicas de valores dos parmetros associados ao amplificador na configurao base comum. 3. Cite algumas aplicaes que fazem uso do amplificador na configurao base comum.

BIBLIOGRAFIA
MALVINO, Albert Paul. Eletrnica. So Paulo, McGraw-Hill, 1986. 520p. il. SENAI/DN Reparador de Circuitos Eletrnicos; eletrnica bsica II. Rio de Janeiro. (Coleo Bsica SENAI. Mdulo 2) SENAI/DN. Transistores, por Antnio Abel Correia Villela. Rio de Janeiro, Diviso de Recursos Humanos, 1977. 81p. (Publicaes Tcnicas 7)

15

You might also like