You are on page 1of 2

Universidade de Braslia Instituto de Cincias Sociais Departamento de Antropologia Introduo a Antropologia Turma G Benjamin Constant Vianna C.

. 10/0047670 Resenha do texto Ser Afetado, de Jeanne Favret-Saada A autora pretende expor suas experincias pessoais no campo de pesquisa e evidenciar a inoperabilidade da aproximao tradicional, francesa e anglo-sax, pesquisa de culturas diferentes da prpria. Atravs de um estudo dirigido e com inteno de se estudar uma cultura no possvel vivenciar aquela cultura de forma plena. Atravs da inteno de dar voz quilo que foi vivido um etnlogo no consegue deixar de lado seus preceitos chamado pela autora de banco de imagens e associar aquilo que est a ver com aquilo que est a sentir no momento de vivncia. Ao se imegir numa cultura campesina francesa, a autora deparou-se com a questo da feitiaria, comumente associada atraso e a culturas Africanas, e a experincia de ter aqueles a sua volta dirigindo-se a ela com o preceito de ela ser uma desenfeitiadora ou uma enfeitiada. De forma anloga ao consistente posicionamento de autores galo-saxes de negar a existncia de uma feiticaria rural europia, esse paradigma estabelecido de com quem se fala? encaixa-se no frequente divisor de guas eles e ns. Cerne da tese, a idia de qual argumento se visa obter gere a postura adotada pelo pesquisador; atravs de uma participao desintencional e por vezes no verbal, a insero em um ambiente diferente do prprio que proporcione experincias no somente diferentes das que se est habituado ou padronizada, mas tambm fortemente afetada pela mentalidade e tendenciosidade daquele que a vivencia, molda irrevogavelmente o produto final da pesquisa. O participar de um rito com inteno de registrar todos os detalhes possveis e depois reproduzi-los gerar uma obra provavelmente rica em detalhes, mas certamente caduca da sensao que algum experimenta quando inserido na situao observada, por melhor que seja a capacidade de descrio e narrativa do autor. A imerso em um ritual dentro de um

local designado e a participao ativa, com a pura inteno de vivenciar pela inteno de faz-lo gera uma gama de imagens e sentimentos que a partir de ento explicam aquilo que se vivenciou. Partindo-se do pressuposto que um ser humano moldado por aquilo que vivencia, suas experincias pessoais, suas sensaes, pensamentos, desejos e oportunidades, no possvel a um autor descrever aquilo que sente e que experimenta em uma pesquisa atravs estritamenet de observaes e predisposies comparativas; a narrativa que se desenvolve uma vazia de sensaes inptas da experincia de se vivenciar algo por simplesmente faz-lo, sem intenes ou necessidades de seguir um protocolo pr-estabelecido cientificamente. A autora percebe que atravs de sua participao no verbal, no intencional e involuntria desprovida de representaes paralelas anteriores, permitiu-lhe quebrar a opacidade inerente a outros pesquisadores e observar diversos aspectos dela, fugindo de uma pressuposio anglo-sax tradicional de transparncia essencial do sujeito humano a si mesmo em que supostamente consistiria a antropologia.

You might also like