You are on page 1of 2

1.

PROCESSO INFLAMATRIO
A inflamao uma reao a vrios agentes nocivos, que se d atravs de dois componentes principais: a. Reaes vasculares
Alteraes hemodinmicas (vasoconstrio venular seguida de vasodilatao arteriolar), responsveis por gerar o calor e o rubor por aumento do fluxo sanguneo; Aumento da permeabilidade vascular, responsvel pelo extravasamento vascular, o que acarreta no extravasamento acentuado de fluido de vasos para o interstcio, gerando o tumor.

celular. Todos os tumores, sejam eles malignos ou benignos, apresentam 2 componentes bsicos:
Clulas Neoplsicas em proliferao, que constituem seu parnquima; Estroma de sustentao, formado por tecido conjuntivo e vasos sanguneos.

a.

NOMENCLATURA DOS TUMORES

Tumores Benignos: possui um nome prprio Tumores Malignos: como regra geral, os tumores mesenquimais so nomeados atravs da unio do nome do tumor benigno mais a palavra sarcoma. O restante dos tumores tem nomes prprios. TECIDO
Adiposo Cartilaginoso Endotlio Fibroblasto Linfcitos
1

b.

Reao Celular

Exsudao celular, que consiste na migrao e ativao de leuccitos e em reaes sistmicas (febre).

TUMOR BENIGNO
Lipoma Condroma Hemangioma Fibroma

TUMOR MALIGNO
Lipossarcoma Condrossarcoma Hemangiossarcoma Fibrossarcoma Linfoma

Obs1. Sinais Cardinais. So os cinco sinais clssicos da inflamao, que so:


dor, desencadeada pela leso tecidual; calor e rubor, originados estes dois a partir de alteraes vasculares; e tumor, desencadeada pelo aumento da permeabilidade vascular; e perda de funo, uma decorrncia das outras quatro alteraes.

A reao inflamatria, tambm, est intimamente ligada a um processo de reparo, sendo este processo responsvel por destruir e diluir ou isolar o agente nocivo alm de desencadear uma srie de eventos que tentam curar e reconstruir o tecido danificado.
FASES SEQUENCIAIS DA INFLAMAO
Fase Irritativa Modificaes morfolgicas e funcionais dos tecidos agredidos que promovem a liberao de mediadores qumicos, responsveis por desencadear as outras fases inflamatrias. Alteraes de hemodinmica da circulao e da permeabilidade vascular do local de agresso. Migrao de lquidos e clulas para o foco inflamatrio devido ao aumento da permeabilidade vascular. Alteraes degenerativas reversveis ou no (neste, ltimo caso, originando material necrtico) por ao direta do agente agressor ou das modificaes funcionais e anatmicas decorrentes das trs fases anteriores. Aumento da quantidade de elementos teciduais, cujo objetivo destruir o agente agressor e reparar o tecido agredido.

Muscular Liso Muscular Estriado Osso Tecido Epitelial de Revestimento Tecido Epitelial Glandular 1. Todo tumor de linfcitos maligno.

Leiomioma Rabidioma Osteoma Papiloma Adenoma

Leiomiossarcoma Rabidiossarcoma Osteossarcoma Carcinoma Adenocarcioma

Fase Vascular

b. CARACTERIZAO DOS TUMORES Para caracterizar bem os tumores, preciso antes de tudo definir os termos diferenciao e anaplasia (ou desdiferenciao):
Diferenciao refere-se o grau com que as clulas neoplsicas lembram clulas normais tanto morfologicamente como funcionalmente. Anaplasia (ou desdiferenciao) a falta de diferenciao ocorre quando a clula tumoral perde suas caractersticas histomorfolgicas, funcionais e estruturais. CARACTERSTICA
Biologia do Crescimento Tumoral Ritmo do Crescimento Presena de Pseudocpsula Mitoses1 Cromatina Forma das Clulas Volume das Clulas Relao Ncleo / Citoplasma Diferenciao Celular Invaso de Vasos Necrose, Hemorragias e Ulceraes Metstase Repercusso sobre o estado geral

Fase Exsudativa

Fase Degenerativa Necrtica Fase ProdutivaReparativa

TUMOR BENIGNO
Cresce de forma regular e delimitada. O crescimento tende a ser lento e expansivo, de forma a comprimir os tecidos circunvizinhos. Revestimento formado pelo tecido conjuntivo circunvizinho comprimido. Pouco frequentes. Homognea. Tende a ser preservada. Tendem a manter o volume semelhante ao da clula do tecido de origem. Tendem ao normal (1/4 a 1/6) Diferenciao celular quase preservada. Incapaz de invadir vasos (no ultrapassam a membrana basal). Menos frequentes.

TUMOR MALIGNO
Apresenta crescimento irregular, apresentando bordas irregulares e digitalizadas, com aparncia mais grosseira. O crescimento tende a ser rpido e progressivo, de forma a invadir os tecidos vizinhos. No h pseudocpsula devido ao carter invasivo do tumor. Frequentes e atpicas (maior atividade parenquimatosa). Aspecto grosseiro; ncleos mostramse hipercromticos. Grande variao de tamanho e formato (pleomorfismo celular). Tendem a apresentar clulas tumorais gigantes, possuindo um ou mais ncleos polimrficos. Desproporcional. Em algumas clulas, na microscopia tendem a apresentar apenas o ncleo (relao 1/1). O tecido neoplsico menos diferenciado, e as clulas tendem a perder a diferenciao celular. Podem invadir vasos. Isto ocorre quando as clulas malignas passam a ser capazes de secretar proteases e colagenases. Mais frequentes nos tumores malignos. Produz metstases.

i.

INFLAMAO AGUDA

uma infamao que se inicia rapidamente e tem durao relativa curta, de alguns minutos a alguns dias. Suas principais caractersticas so a exsudao de fluidos e protenas plasmticas (edemas) e a migrao de leuccitos, predominantemente neutrfilos.

Obs2. Resultados da Inflamao Aguda. So possveis quatro caminhos


aps o aparecimento da inflamao aguda: resoluo completa, quando o prprio processo inflamatrio capaz de destruir o agente nocivo e h a restaurao da rea lesada; fibrose, quando, aps inflamao e eliminao do agente nocivo, ocorre vasta leso tecidual em um tecido incapaz de regenerar, sendo substituda a rea lesada por tecido conjuntivo; formao de abscesso, que corresponde ao acmulo localizado de secreo purulenta, clulas necrosadas, neutrfilos e o micro-organismo morto que desencadeou o processo; e progresso tecidual inflamao crnica, que resultado da no resoluo da resposta inflamatria, devido persistncia do agente nocivo ou falha no processo de cicatrizao.

ii.

INFLAMAO CRNICA

uma infamao de durao maior, de semanas a anos. Est histologicamente associada presena de linfcitos e macrfagos (infiltrado de mononucleados), proliferao de vasos sanguneos, fibrose e necrose tissular.

2. TUMORES (NEOPLASIAS)
O termo neoplasia significa um processo de novo crescimento (neoplasma). Biologicamente neoplasia o termo utilizado para proliferaes locais de clones celulares atpicos, que devido a alguma alterao nos genes que controlam e regulam o processo de diviso e proliferao

No faz metstases.

No tem.

Tem alguma repercusso

1. A frequncia de mitoses no indica necessariamente se um tumor benigno ou maligno. Mais importantes so as caractersticas tpicas ou atpicas das mitoses.

Obs3. Neoplasia Invasiva. aquela que capaz de romper a membrana basal e invadir o estroma, podendo invadir os vasos e se disseminar. Quanto maior o tumor, mais provvel que ocorra a invaso vascular, embora o que defina mesmo a capacidade de invadir os vasos seja a biologia do tumor. Obs4. Metstase. Significa o desenvolvimento de uma segunda populao tumoral a partir da primeira, mas sem uma conexo direta entre as duas. Para que ocorra isso, o tumor deve ser capaz de invadir o estroma e se disseminar.

c.

VIAS DE DISSEMINAO

Disseminao por esfoliao (por cavidades corporais): a metstase ocorre principalmente por implantao pelas cavidades corporais. Disseminao Linftica: a principal via de disseminao de carcinomas, por exemplo. A disseminao se d atravs do sistema linftico. Disseminao Hematognica: a disseminao se d pelos vasos sanguneos, e a via preferencial dos sarcomas.

Obs5. Linfonodo Sentinela. o conceito anatmico utilizado para definir o primeiro linfonodo a receber a linfa de um determinado rgo. Assim, em caso de metstase, trata-se do primeiro linfonodo a receber linfa do rgo que vai apresentar uma neoplasia. Sabe-se que, se em exames no forem encontrados clulas neoplsicas no linfonodo sentinela de um rgo neoplsico, a probabilidade de haver metstase pequena.

3. CITOPATOLOGIA
a. Citopatologia Ginecolgica
Exame Citolgico (Papanicolau): com uma esptula retira-se da parede ectocervical e endocervical. Aps a coleta, o material fixado em lmina (metade da regio cervical e outra metade da regio endocervical). CLULAS ECTOCERIVCAIS
Planas, podem apresentar bordas dobradas, colorao azul (clulas intermedirias) ou rosa (clulas superficiais) e tem ncleo central. Mulheres na menopausa: aparecem clulas basais e parabasais, com menor citoplasma. Relacionado menor produo de hormnios (atrofia). No esfregao podem ser encontrados micro-organismos e leuccitos e filamentos (fungos).

Pode ser excisionais (ablativas), quando a exrese de toda a leso; ou incisionais (diagnsticas), quando a exrese de parte da leso. A retirada do material normalmente feita por puno aspirativa por agulhafina (PAAF). Quanto maior a leso, mais fragmentos devem ser retirados. Em leses ulceradas, deve-se fazer a bipsia do tecido das bordas (no retirar o tecido ulcerado central). A fixao deve ser feita imediatamente aps a retirada do material de bipsia. Peas cirrgicas devem ser conservadas em quantidade de formol superior de 6 a 10 vezes o volume da pea; e os rgos ocos deve ser abertos previamente. As limitaes tcnicas de uma bipsia so: material insuficiente (necrose, exguo, fibrose/inflamao), material inadequado (artefatos do procedimento de coleta ou de processamento tcnico) e representatividade do material (heterogeneidade de leses). Anlise de pea em cirurgia: retirada do tecido ou pea cirrgica congelamento da amostra microtomia (formao de lminas) a partir da amostra congelada colorao da lmina e anlise por microscopia. A informao deste exame vai definir a conduta cirrgia e de realizao mais difcil do que o exame de bipsia comum, por haver mais artefatos na lmina.

CLULAS ENDOCERVICAIS
Colunares, podendo ser vistas longitudinalmente ou de forma transversa, tendo um aspecto de favo de mel. Clulas pavimentosas, rosaclaro, piriformes ou arredondadas Trichonomas. Clula atpica + vacolo claro ao redor do ncleo indica HPV Leses do HPV: verrugas,tumores ou leses internas (no visveis, detectadas apenas no exame citolgico). Doena recente e amostras insatisfatrias podem levar a diferenas em diagnsticos citolgicos consecutivos.

4. PATOLOGIA CIRRGICA
a especialidade mdica que realiza anlise dos aspectos morfolgicos das enfermidades, em amostras de tecido ou rgos humanos removidos cirurgicamente. O material para a anlise histopatolgica obtido em ambulatrios, consultrios e hospitais. Retiram-se cirurgicamente tecidos (bipsias), um rgo (pea cirrgica simples) ou um conjunto de rgos (pea cirrgica complexa). Para que se faa o laudo anatomopatolgico, a amostra deve ser adequada, representativa e deve estar preservada. Aps isso, realizada anlise macroscpica e microscpica. Aspectos macroscpicos: Para anlises de peas cirrgicas. Dimenses, superfcie externa, superfcie de corta/abertura, topografia da leso, relao da leso com margens/estruturas do rgo, registros fotogrficos (se necessrio) e fragmentos representativos. Aspectos microscpicos: Para bipsias. Anlise histopatolgica do material em colorao HE. Pode se utilizar tcnicas especiais, como imuno-histoqumica, histoqumica e biologia molecular estas tcnicas tem finalidade de auxlio e confirmao de diagnstico. a. Exame Histopatolgico
Necessria requisio mdica com: identificao, idade, sexo, localizao/rgo e informes clnicos. Aps coleta da amostra, o material deve ser fixado a formol 10%, soluo de formal tamponado a 10% ou soluo de formol salina a 10%. Se a fixao for inadequada, haver autlise (decomposio da amostra), dificultando ou impedindo o diagnstico, podendo tambm induzira erro.

b.

Bipsia

You might also like