You are on page 1of 12

AANATOMIADACHARGENUMA PERSPECTIVADEREVOLUO SOCIOHISTRICA

DiegoLuizSilvaGomesdeAlbuquerque* (UPE/FFPNN) (diegoalbuck@hotmail.com) ThiagoAzevedoSdeOliveira* (UPE/FFPNN) (thiago_azevedo26@hotmail.com)

RESUMO Achargeumreflexo doscaracteressciohistricoscondicionantes deumarevoluocrtica. Essegnerodescreve ereinterpreta umarealidade eoscontextosque ocerca. Medianteatemtica charge, este artigo visa evidenciar a funcionalidade sociohistrica da charge, sendo esta uma expresso elucidativa e satrica, que se pauta por construes identitrias atravsdeseucarterefmero. PALAVRAS CHAVE: Identidade,Sociedade,Histria.

ABSTRACT The charge is a reflection of the social and historic characters conditioners of a critical revolution. This describes genderandreinterpretsarealityandcontextsthatthefence. Onthesubjectcharge,thisarticleaimstodemonstrate the functionalityofsocial andhistoric of charge,which is aclear expression andsatire,whichisguided bybuilding identitythroughtheirephemeralnature. KEY WORDS: Identity,Society,History.

* Alunos da graduao em Letras portugus/ingls e suas literaturas da Universidade de Pernambuco FaculdadedeFormaodeProfessoresdeNazardaMataUPE/FFPNMsobaorientaodaprofessora

emestraHelgaVanessaAssunodeSouza. INTRODUO Pensaremchargepercorrerosacontecimentoseretratarumarealidadefactualeverossmiaatravsdoscaracteres histricos identitrios de uma sociedade. Atravs da fragmentao histrica do sujeito, deuse gnese a uma identidade chrgica complexa, contudo, no menos representativa da sociedade contempornea, conforme se observanocomentrioabaixo. A identidade passa a ser definida historicamente e no biologicamente. O sujeito assume identidades diferentesemdiferentesmomentos,identidadesquenosounificadasaoredordeumeucoerente.[...] Se sentimos que temos uma identidade unificada desde o nascimento at a morte apenas porque construmosumacmodaestriasobrens, ouconfortadoranarrativadoeu.Aidentidadeplenamente unificada, completa,seguraecoerenteumafantasia(Hall, 1998,pp.1314). Aopartirdesustentaotericaacima exposta,retmseumacompreensopanormicadachargeedavidasocial contempornea a que esta se atm e, concomitantemente de sua construo histrica enquanto gnero de expressofuncional. Com sua herana advinda da Frana, o gnero charge trouxe uma renovao inusitada e burlesca de reverter os conceitos impostos pela aristocracia de poder. A charge por meio do docente reapresenta uma inflexo ambivalente sobre os fatos quotidianos expostos pelo ser social em sua vivencia de comum unidade (COMUNIDADE),assimexplanaBaumanem: Emnossomundodeindividualizaoemexcesso,asidentidadessobnosambguas.Oscilamentre osonhoeopesadelo,enohcomodizerquandoumsetransformanooutro.Namaiorpartedotempo essaduasmodalidadesliquidomodernas deidentidadecoabitam, mesmoquelocalizadasemdiferentes nveis de conscincia. Num ambiente de vida lquidomoderno, as identidades talvez sejam as encarnaes mais comuns, mais aguadas, mais profundamente sentidas e perturbadoras da ambivalncia Bauman(2004.38). Essaambivalncianossuscitaaum aspectomultifacetado chargstico, Porisso, inclinemo nosemum ngulode90 graus e reflitamos sobre as perplexidades a que se detm a ordem do texto da charge. Linguagem, interao, sagacidade,metfora,oscontornosestticoseficcionaisdotextotranscendem erefletemluzdognerodiscursivo dachargeumrumoaoseuusocomosuportedetecnologianaeducao,orumodapolivalncia.
1
1

Otermoliqudomodernocontextualizaafluidezdeatuaoecomportamentodasociedadecontempornea.

A charge , antes de tudo uma ferramenta e um produto educativo de formao moral e de valores postos em discusses pelos professores/educadores por meios crticos e satricos. A charge traz o registro do vivenciado, do flagrado, com o intuito de veiculao de informaes a partir de uma ptica fincada nos interesses de quem as produziu.Perquirilas,portanto,tem por objetivo identificarosjogosdeinteressesqueentrecruzamaesfera poltica, indicando,perspectivas,possibilidadeseintenesdeselidarcomamemriae a histria. 1. Agnesedachargecomoindutodeumarevoluo FIGURAI
2

Charge de HonorDaumier,"Gargantua",litografia,1831.Porcausa dessacharge, doReidaFranacomoGargantua, DaumierficoupresoseismesesnoStePelagicem1832 AchargeoriginriadaFranaesignifica carga, ouseja,aartedo exagero e/ouataqueviolento(cargadecavalaria). HerdeiradojornalismoilustradonossculosXVIIIeXIX temseusalicercesenraizadosnaiconografiadaIdadeMdia enoofciodosatelisdepinturasdossculosXVeXVI (Nery, 2001) Acriaodachargeforaapresentadademodoperspicazeinesperadoporgethosopostosaospoderes partidrios. Essesgethossofreramrepresliasporpartepoltica,porm, formataramsenum verdadeirogrupohegemnicode apelo scausaspopulares. No sentido exemplrio de Mikhail Bakhtin, em sua anlise de construo interna, a charge bivocal, por ter uma relaodiscursivaentreprodutorereceptor.Elatrazassimumainterdiscursividade,umainversodevaloressociais

Ossubttulosremetemaumprocessodeconstruoedeaplicabilidadehistricarevolucionria,retomadacom oindcios identificadoresdeumaguerra,excetuase,porm,osubttulo5Astransposieseoalcanceglobaldacharge,poisestesevinculaa umambientecontemporneodetecnologiaeno,prioritariamentedehistoricismo.

no focar mais ntido da realidade. Vale, ento, dizer que a pardia deforma o texto original, subvertendo sua estruturaousentido. (Santanna, 2001) . Oautorreiteraque noestranhaqueasideologiasestticasepolticasque controlamocenriosocialconsideremaspardiassemprecomoumdiscursoindesejvel(Santanna,2001). A charge serve como uma espcie de ncora, isto , uma alavanca que extrai os conceitos de um povo enquanto sociedade, paraaguaracomicidade crticaeainvestigaodocomportamentohumano,comoatestamosnafigura I,quandoem1832,HonorDaumierambientalizao cenriohistricoFrancs,contextode despotismoesclarecidodo monarcafrancoLusFilipe(1773 1850).

2. ACHARGE: O ESTOPIMREVOLUCIONRIO

Noperpassardahistria a partirdosculo XIX, dentrodos cataclismassociais,achargerompe e contrapecismas polticos e religiosos com suas caricaturas burlescas. O poder da charge cria e destri cones com seu simbolismo exacerbado.Osimprios,oEstado,aIgrejasempreseutilizaramdaforaparaevitaropiniescontrrias,oqueno extirpou do seio social o anseio de manifestar e tornar real as conclamaes de protesto, eis ento, um poder fiscalizadoreexclamativoperante as injustiassociais ehistricasvigentesnopas acharge. Afuno dohumor nacharge questionaropoderinterruptamente, porisso elaaltamenterevolucionria.Quando Chaplinfaziadeboboumguardaderua,emseusfilmes,sabiaqueridicularizaropoderdescontraioserhumanoeo fazrir.Portantoohumorveiopara contrapor regrassociais,questionlas e descontrai oambientesocial (Lovetro, 2008). Bakthinrefora: Numasociedadeestratificada,compapiseposiestoclaramenteestabelecidos,ahierarquia,opodere aordemsorecorrentes.Antes,semtalestrutura,oselementoscmicos,presentesemrituaissrios,eram consideradostodivinosquantoacelebraoaqueserviam.Comosurgimentodeumanovaorganizao social, aqueles elementos foram reapropriados para dar conta de suprir as dificuldades do povo com o novo modelo. ... as formas cmicas [...] adquirem um carter nooficial, seu sentido modificase, elas complicamseeaprofundamse,paratransformaremsefinalmentenasformasfundamentaisdeexpresso dasensaopopularnomundo,daculturapopular(Bakthin:1993). Humareapropriaode recursosadvindosdeuma novaorganizaosocial.Essesrecursos sohumorsticos, em carternooficial, etransformamarelaodepertinnciaentreasociedadeeomundo.Umgneroquenospermite esta sensao o gnero da charge. Ela representa o estabelecimento de uma nova organizao e dos entraves circunstanciadospelamodificaodomodelosocialfundamentado.
3

Estesubttulonoapresentaumaexemplificaocomousodacharge,poissereferescausaspropositivasdeumarevoluoum estopim,enossuasconseqnciasenquantoguerra,defato.

A charge como recurso expressivo v o mundo sob o olhar de um narradorpersonagem. Atravs de seus idealizadoreselaidentificaocontextosocialqueacercae,aindapermiteaoseucriadoraperpetuaodeconceitos ligados a sua ideologia individual ou seno, da empresa ou entidade a que este se insere. Deste modo, ponderar sobre o poder vigente foi considerado crime em diversos momentos da histria. O castigo, a culpa, a tortura, o isolamentoforammecanismoslargamenteutilizadosparacontrolarospensamentos dasociedade.Curiosamente,a sociedadechargstica,motivouse esobrepsrepressoeacensura. 3. UMAALAVANCADECONTESTAO:ORISO FIGURAII

ChargedeAgostini(1882), emque D.PedroIIderrubadodotrono Orisotransfigurouseemfacetasexpressivase contrastantesdaculturapopular.Orisvelresvalasoboescapismoe explicitaafugasituacional dofato aoprotestareserconstituintedeumprocessoirnico. Inmeras teorias desde Aristteles procuram de alguma forma compreender o humor. Para o filsofo grego a associao com a tragdia, sendo seu oposto, est diretamente relacionada aos sentimentos humanos e seu conjuntodevalores,tratandodorisvel, doque vergonhosofeio ouvil. Moraessintetiza: Humore,emparticular,Charge, possuemacapacidadedeinformareexpressarastenseseexpectativas quemarcampessoas,naes,culturas,artes,instituieseatoressociaiseintelectuais.Humor e Charge
4
4

O termo fuga situacional do fato remete a uma expresso representativa do caractere de escapismo presente no gnero charge atravsdohumor.

consumamse,simultaneamente como produtoresdeimpactos;condensadoresdeformaseprojetossociais emdisputa;e,porfim,instrumentosdeagilizaocomunicacionais. (Moraes, 2005) Logo,oefeitocmicodirecionaahumanidadeparaosseusrespectivosdesafios sociohistricos eindividuaisquetem pormetasatirizarosregistrosdemarcasidentidrias,caracterizantesdadramaticidade,esteticismo,eexarcebaes resignatriasdosdetalhessatricospeculiaresaoprocessodenarraodognerocharge. Na composio dessas charges, com inteno de fazer crtica, o autor parte do jogo interacional entre os personagens para produzir humor e denunciar atuaes e/ou comportamentos de elementos da sociedade. Construindoumarelaoentreoesperadoeonoesperadoemtermosdemodelosocialnojogointerativoentreos personagens,oautorproporcionaaquebranaexpectativa,quegeragraaelevacrtica paraopblicoleitor. Tomase, por exemplo, Angelo Agostini, artista italiano, imigrante, caricaturista, ilustrador, desenhista, crtico de arteepintor,queexerceuforteinfluncianaopiniopblicadapoca atravsdascharges.FundadaporAgostiniem 1876, a RevistaIlustrada fora um marco naimprensabrasileiraporseu engajamento polticoe aconclamao da arteatravsdascharges. Comtonsanticlericaiserepublicanos, a figuraII,chargeemqueDomPedroII,imperadorlusitano, derrubadodo trono, enuncia a queda no s do imperador, mas, alm disto, uma derrocada de um sistema organizacional de poder,aserconsumado,temposdepoisespecificamente,em1889comaproclamaodarepblica.Sendoassim,a chargetrazemsiteoressatricoseprovocativosqueantecipamosinteressesda editoriadaRevistaIlustrada,que ganhaapelopblicopeloseucartercrtico,contudohumorstico. 4. CRIARDARFORMAAOPRPRIODESTINO5: A (RE) EVOLUO FIGURAIII

OsubttulosubsidiasedafrasedeAlbertCamus (19131960),escritorefilsofonascidonaArglia.

Angelo Agostini, "Don Quixote" (18951903) que por meio da caricatura e do humor, atribuem ao cavaleiro e a seu escudeiroamissodeendireitaravidapolticaesocialbrasileira. A charge em seuprocesso criacional, constrisepor meioda intertextualidadenarepresentao entre osdiversos meios de expresso que extrai do sistema de linguagem verbal e noverbal a realidade de forma satrica e humorstica. Osentidodachargesecriaapartirdeumcontratointerrelacionalentreosinterlocutores,oautor/ledor. Acharge objetivaconvencer,persuadirdeacordocomumadeterminadaideologia deacordocomaperspectivaindividual dointerlocutor,afimdetornar oleitor conscientedoreal. A Charge tambm uma expresso cultural, de um lugar e de uma poca logo sociohistrica. A observao das chargespoderelevar muitosobreospadresculturaisde umpovo, deumasociedade.Neste quesito,parece ser o Brasilumprivilegiado,poisdesdeostemposdoImprio,percebemosqueestesolopossuiimportanteschargistasa desvelarcombomhumorosfatosdodiaadiapolticodopas. A charge de Agostini Dom Quixote retrata bem os seus interesses em explicar atravs da imagem os propsitos republicanos.Observase,noretratodacharge,tonsliterrios,poisfazumacomparaoentre aobradeMiguelde Cervantes,em que Agostini se apropria da literariedade para dar uma nova forma a realidade vigente da poca da entosociedadebrasileira. Ao ser o produtor de imagens integrante dos grupos de resistncia contra os ditames de nuances polticas, eclesisticas, culturais e/ou econmicas, as formas de registro chrgico impulsionam a ruptura de pensamento, expressoecomportamentodeumasociedadequantosatitudesqueaconstituieadesfigura.Dsepartidaaum processorevolucionriodeconstruodeumanovaordemlingstica,socialediscursivae,porconseguinte,deuma novacoletividadehumansticaquenosefazmudaperanteasmudanasdaqualafundaeacerceia. Criarcircunstanciarosnovosrumosaseremseguidosoupropostospelossereshbeisafazercultura,ouseja, Homo sapiens sapiens. Criticar pormeiodosuportechargsticopermitiraohomemser instrumentode produodeseu prpriodestino,desuasconvicesideolgicasedesuaidentidade temporalhistrica uma(RE)evoluo .
6

Adefinio(RE)evoluofazalusoapropostadoartigo,isto,achargecomouminstrumentoderevoluodentrodahistoricidade dasociedadeemseusvnculosdeidentidade.

5. AS TRANSPOSIESEOALCANCEGLOBALDACHARGE FIGURAIV

As modificaes que alteraram as estruturas da vida social ao longo do tempo e do espao desembocam no fenmenoidentitriodasociedadediacrnicadosculoXXI,a globalizao. Giddenselucida: A globalizao se refere aqueles processos, atuantes numa escala global, que atravessam fronteiras nacionais,integrandoeconectandocomunidadeseorganizaesemnovascombinaesdeespaotempo, tornando o mundo em realidade e em experincia, mais interconectado. A globalizao implica um movimento de distanciamento da idia sociolgica clssica da sociedade como um sistema bem delimitado e sua substituio por uma perspectiva que se encontra na forma como a vida social est ordenadaaolongodotempoedoespao(Giddens,1990,p.64). Baumanreforaaidiadotransitriopormeiodaexplicitaodacontemporaneidadecomosendooperododinmico damodernidadeliquidaemqueelecomplementa: A modernidade lquida coloca a identidade em um processo de transformao que provoca fenmenos como a crise do multiculturalismo... ou as comunidades virtuais da internet (Vecchi, 2004). Para o historiador, a questo da identidade no pode mais ser tratada pelos instrumentos tradicionais de entendimento.Fazsenecessriodesenvolver umareflexo maisadaptadadinmicadotransitrio,que seimpe sobreoperene.(Bauman,2004)

Nesta guerra entre o dinmico e o perene, surge a tecnologia como instrumento de atuao imperativa de uma identidade,agora,multiculturaleplurissignificativa.Pelo transcursomultidimensionaldatecnologia,nasceacharge comocaracteresde gnero hipertextual. Entendese o hipertextocomoummeiodeinformao queexisteonline possuindoumaestruturacompostaporblocosdeinformaointerligados,atravsdelinks(interconexesounexos) eletrnicos,oferece aousuriodiferentestrajetosparaaleitura,provendoosrecursosdeinformaodeformano linear. (Genette,1982,p.35). A charge constituise num hipertexto que estabelece uma interrelao de imitao e transformao com um hipotexto . Segundo Gerrd Genette, existe uma metatextualidade entre a linguagem chrgica e o hipotexto num ciclodialogal.GenetteentendeporhipertextualidadetodasimbiosedeumtextoB(aquedenominahipertexto)aum textoanterior(aquedenomina hipotexto).(Genette,1982,p.35) Num processo evolutivo, a charge constituise e se utiliza de efeitos udiosvisuais dos quais proporcionam a sociedade a instaurao de uma relao de vida pautada na velocidade, eficcia e produtividade de um mundo globalizado. Otermoparadenominar estetipo decharge intitulasechargevirtual.Estenomefoi uitilizado pela professora HelgaVanessa AssunodeSouzaemsua dissertao, AChargevirtualeaconstruodeidentidades. Aidentidadenaesferaeducacionalpodeserprojetadapormeiodasrepresentaeschargsticas.Assim,oensinose intensifica,poisacharge antesde tudo uminstrumentode educao,de formao moral,portrazer valoresque podemserdiscutidosou estereotipadospormeiodeironiasecrtica. Portanto,acharge um poderosoaliadodos professores,porquepromoveainteraoentresasdisciplinascurriculares,pelasuacaractersticacmicaesocial, e por compor recursos lingsticos que devero ser explorados pelo professor. Assim, promove o interesse por parte dos alunos que desenvolvem uma viso crtica e uma socializao de conhecimento (Albuquerque; Oliveira, 2008). Giddensampliaestediscursoem: Astransformaesnaautoidentidadeeaglobalizao,comoquero propor,soosdoisplosdadialtica do local e do global nas condies da alta modernidade. Em outras palavras, mudanas em aspectos ntimos da vida pessoal esto diretamente ligadas ao estabelecimento de conexes sociais de grande amplitude.Noqueronegaraexistnciademuitostiposdeconexesintermediriasporexemplo,entre localidades e organizaes estatais. Mas o nvel do distanciamento tempoespao introduzido pela alta
7

Termo sinnimo de subtexto outexto marginal aotextoprincipal, normalmente ocupadopor notas de rodap,posfcio,referncias bibliogrficas,etc.Distinguesedohipertexto,querecolhetodasaspartesdinmicasdeumtextodebasequesemultiplicaemoutros textosdoparatexto, que funcionacomotextocomplementarque o leitor invoca para umdadotexto estudado oulido, comolistas de abreviaturas, notas marginais ou obras de outros autores mencionados no texto principal do intertexto, ou outros textos que se entrecruzamnotextoprincipal.(Ceia,2005)

modernidade to amplo que, pela primeira vez na histria humana, eu e sociedade esto inter relacionadosnummeio global.(Giddens,2002). Acharge:Personagensdacrise2005,deAroeira,relataoacontecimentopolticoehistricodoBrasilnoperodo deinvestigaodosdesfalquesfinanceirosefetuadoporparlamentaresligadosamfiadolobbynacmarafederal. Aroeiratraztonaumdosprincipaisemaisexpressivosentrevistadoresdo Brasil,JSoares,comosendoesteuma voz representativa dos cidados brasileiros no propsito de indagar os ladres de terno e gravata sobre os seus respectivosatosdeinfrao,contudo,deformamuitobemhumorada;oquepeculiaraoentrevistadorJSoarese aopovobrasileiro.

6. ARREMATEFINALIZATIVO Hipotetizase atravs dos instrumentos por ns estudados que a charge, por ser de rpida leitura e por transmitir diversasinformaesdeumasvez,elaseinsinuacomoumgneroatraenteaosolhosdeseupblicooleitor.No entanto,oledordotexto chrgicotem que terumconhecimentoprvioacerca dotemaabordado paracaptarseu teorcritico,poisofocodachargerepresentaesintetizaumarealidadequesosconhecedoresdoassuntopodero externaralgumaopinio. Aeducaotemqueservircomoformadoradecidadoscapazesdeentenderoseucontextosocialeneleinterferir, porissooeducadorcomoformadordeopiniotem queestaratualizadoafimdeorientareauxiliarseuseducandos paraqueestespossam compreenderquehoutrasrealidadesaseremconsideradas. DestemodoencerraBressamin: A chargeumgnerodediscursoquelidacomorepertriodisponvelnasprticassocioculturaisimediatas; ligandose sempre ao modo como um determinado grupo v o outro. Com isso percebese que a humanidade no pra de evoluir, e assim evolui tambm a linguagem por ela usada; tanto a linguagem oralquantoaescrita.Osgnerostextuais,utilizadosnosmaisdiversosambienteslingsticos,retratamde formaidealaevoluodalinguagem (Bressamin, 2006). Eis um repertrioforjadoinevitavelmenteapartir deumamatriacontingencial. Portanto, na sua forma atual, a charge mantm viva muita das tradies expressivas que a compuseram historicamente,definindosepelaapropriaoereatualizaoconstantesdediferenteslinguagens:pictrica,literria eteatral.

REFERNCIASBIBLIOGRFICAS

ALBUQUERQUE,Diego LuizSilva Gomes de; OLIVEIRA,ThiagoAzevedoSde. Criao de chargesna produo de humorecrticasocial.Paulista PE,2008. BAKHTIN,Mikhail.Acultura popular naIdade Mdia e no Renascimento:o contexto deFranoisRabelais.Trad.Yara Frateschi.2ed.SoPauloBraslia:EDUNB,1993. BAKHTIN,M. Marxismoefilosofiadalinguagem. 3.ed.SoPaulo:Hucitec,1986. BARRETTO,Vicente.Camus:vidaeobra.[s.L.]:Joslvaro,1970. BAUMAN.Z. Identidade. RiodeJaneiro:JorgeZaharEd.2005. BAUMAN.Z. Modernidade liquida.RiodeJaneiro:JorgeZaharEd.2004. BRESSANIN,Alexandra, Gnero charge nasaladeaula:osabordotexto.MatoGrosso,2006.Inhome: (http://www3.unisul.br/paginas/ensino/pos/linguagem/cd/Port/8.pdf)Acessoem:26demarode2008. CAMARA,T.N.L., Achargeemsaladeaula:umaperspectivaintertextualdalinguagem. SoPaulo,2005. Inhome: (www.filologia.org.br/ixcnlf/12/02.htm).Acessoem:26deagostode2008. CAMPOS,E.N.;CURY,M.Z.F. Fontesprimrias: saberesemmovimento.Revistada FaculdadedeEducaodaUSP [online]Jan./Dez.1997,vol.23.no.12.Inhome: (http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102 25551997000100016&lng=en&nrm=iso&tlng=pt). Acessoem:22deabrilde2008. CEIA,C. Hipotexto. 2005.Inhome:(http://www2.fcsh.unl.pt/invest/edtl/verbetes/H/hipotexto.htm)Acessoem:22de junhode2008. CORACINI.M.J. Identidade&discurso. Campinas:Argos.2003. DANTAS,Jorge. ChargeseHistria. 2007. InHome:(http://cliojorge.blogspot.com/2007/07/chargesehistria.html). Acessoem:30dejulhode2008. FRANCO,K.R., Oprincpiodacooperaonaconstruodohumoremcharges .EspritoSanto,2006.Inhome: (www.filologia.org.br/xcnlf/4/12.htm 41k ).Acessoem:01demaiode2008. GENETTE,Grard. Palimpsestes.Paris:Seuil,1982,p.35. Inhome: (http://www.cce.ufsc.br/~nupill/ensino/transtextualidade.htm). Acessoem:26dejulhode2008. GIDDENS,A. Modernidadeeidentidade. RiodeJaneiro:JorgeZaharEd.2002. GURGEL,Nair.Achargenumaperspectivadiscursiva. Rondnia. Inhome: (http://www.primeiraversao.unir.br/artigo135.html).Acessoem:04deagostode2008. HALL,S. Aidentidadeculturalnapsmodernidade. Trad.T.T.daSilvaeG.L.Louro.RiodeJaneiro:DP&A,2005. KOCH,IngedoreVillaa. Otextoeaconstruodossentidos.SoPaulo:Contexto,2000. LOVETRO,J.A. Arevoluopelocartum. 2008.Inhome:( http://www.hqmix.com.br/index2.php?option=com_content&do_pdf=1&id=46)Acessoem:15desetembrode2008. MORAES,N.A..Charge,HumoreConjuntura.ChargeeHumornaspginasdosjornais2004.RiodeJaneiro:

Guterres,2005,v.1,p.0825. NERY,Laura, Charge:comocartilhadomundoimediato .RiodeJaneiro, 2001.Inhome:(http://www.letras.puc rio.br/Catedra/revista/7Sem_10.html).Acessoem:02deagostode2008. SANTANNA,AffonsoRomano.Pardia,ParfraseeCia.SoPaulo:tica,2001. SOUZA,H.V.N. Aconstruodeidentidadenognerochargevirtual,Recife,2007. Inhome:( www.ufpe.br/pgletras/autores/diss2007helgavanessa.html). Acessoem:16demarode2008. TEIXEIRA,LuizGuilhermeSodr. Otraocomotexto:ahistriadachargenoRiodeJaneirode1860a1930. Cadernos Avulsos,n38,FCRB,RiodeJaneiro,2001. TEIXEIRA,LuizGuilhermeSodr. SentidosdoHumor,trapaasdarazo,acharge. Rio deJaneiro:FundaoCasade RuiBarbosa,2005,128pginas.

You might also like