You are on page 1of 4

DFT - IF - UERJ Mec anica Geral Prof: Marcelo Santos Guimar aes Avalia c ao de Epoca Especial - Gabarito

1- Considere uma bola de borracha de raio a. A bola quica no ch ao de forma el astica e sem deslizamento. Como voc e deve jogar a bola para que ela permane ca quicando como mostra a gura? (2.5)

Resposta - 1 Vamos supor que a bola inicia seu movimento no ponto mais alto indicado na gura com velocidade de transla c ao horizontal v e de rota c ao (note que essas s ao as u nicas quantidades relevantes para essa an alise). Para que a bola permane ca no movimento indicado, depois de atingir o ch ao ela deve retornar ao ponto inicial com essas mesmas magnitudes de velocidades mas em dire c oes opostas. Pois dessa forma ela poder a repetir seu movimento na outra dire c ao, e depois de quicar do outro lado ela retornaria novamente ao mesmo ponto, com os mesmos valores de v e , reiniciando assim o movimento. Vamos analisar agora mais precisamente a condi c ao para que isso aconte ca. At e atingir o ch ao a u nica for ca que age na bola e o peso, que e vertical e atua no centro de massa. Portanto a velocidade de transla c ao horizontal ser a constante, assim como a velocidade angular (pois o torque e nulo). Quando a bola atinge o ch ao ela recebe um impulso (devido a for ca de atrito) que modica o seu momento linear e o momento angular. Vamos denir os eixos tal que o eixo x est a na dire c ao horizontal e orientado para a direita, o eixo y na vertical orientado para cima e o eixo z apontando para fora da p agina. Se a bola come ca se movendo para a direita, digamos, a varia c ao do momento na dire c ao horizontal, devido ao choque com o ch ao, ser a: P = mvf inal x mvinicial x = 2mv x (1)

onde foi usado que v = vinicial = vf inal , ou seja, o u nico efeito do choque e alterar o sinal da velocidade. Note que a bola deve estar inicialmente em rota c ao em torno do eixo z positivo ( = z ) para a bola quicar de volta depois de bater no ch ao a direita. Dessa forma, a varia c ao do momento angular ser a L = If inal z Iinicial z = 2I z
2 onde = inicial = f inal e I = 5 M a2 e o momento de in ercia em rela c ao ao centro de massa da bola. Ambas as varia c oes s ao causadas pela for ca de atrito e est ao portanto relacionadas:

(2)

P = L = Em m odulo temos:

dtFat dt r Fat = ay dtFat = ay P (3)

|L| = a|P |. De onde obtemos: 2 I = amv v = a 5 1

(4)

(5)

Ou seja, se voc e jogar a bola de tal forma que essa rela c ao entre as magnitudes das velocidades iniciais de transla c ao horizontal v e de rota c ao seja satisfeita, ent ao o movimento subsequente ser a o que est a representado na gura.

2- Duas part culas id enticas de massa m e com a mesma energia colidem como mostra a gura abaixo (no referencial do laborat orio). a) Encontre a velocidade V do centro de massa. (1.0) b) Qual e a raz ao entre a energia total no centro de massa e a energia total no referencial do laborat orio? (1.5)

Resposta - 2 a) Pela gura, vemos que, no referencial do laborat orio, a velocidade da part cula 1 e: v1 = ux e a velocidade da part cula 2 e: v2 = u cos 0 x u sin 0 y A velocidade do centro de massa e portanto V = mv1 + mv2 v1 + v2 u = = [(1 cos 0 ) x sin 0 y ] m+m 2 2 (8) (7) (6)

b) A energia total em rela c ao ao laborat orio e a soma das energias cin eticas em rela c ao a este referencial: Elab =
2 2 mv1 mv2 mu2 mu2 + = + = mu2 2 2 2 2

(9)

As velocidades das part culas 1 e 2 em rela c ao ao centro de massa s ao: u [(1 + cos 0 ) x + sin 0 y ] 2 u x + sin 0 y ] v2 = v2 V = [(1 + cos 0 ) 2 v1 = v1 V =

(10)

Note que v1 = v2 e a colis ao e de frente, como deveria ser neste referencial. A energia total no referencial do centro de massa e a soma das energias cin eticas das part culas neste referencial: ECM = Obtemos nalmente a raz ao: ECM (1 + cos 0 ) = Elab 2 (12) mv12 mv22 mu2 + = (1 + cos 0 ) 2 2 2 (11)

3- Considere um conjunto de discos de raio a sendo espalhados elasticamente por um cilindro s olido e im ovel de raio R. O uxo de discos est a uniformemente distribu do ao longo de um comprimento L e o n umero total de discos N e muito grande. Um alvo de largura w e colocado a uma dist ancia d do cilindro. Suponha d R, d aew a a) Qual e a rela c ao entre o par ametro de impacto b e o angulo de espalhamento de um disco? (0.5) b) Encontre a express ao da se c ao de choque bidimensional () denida de tal forma que o n umero total de N discos espalhados em um angulo d seja dado por L ()d. (1.0) c) Do total dos N discos, quantos atingem o cilindro? E quantos atingem o alvo? (1.0)

Resposta -3 a) Em um espalhamento el astico, o angulo de incid encia e igual ao angulo de reex ao.

Pela geometria da gura, temos que + 2 = e sin = sin = cos e portanto: b = (a + R) cos = cos 2

b a+R

Logo: = b a+R (13)

(14)

b) Como o uxo e uniforme, o n umero n de part culas espalhadas em um angulo d e proporcional ao intervalo db correspondente. n= N db L (15)

Com a express ao para b obtida na quest ao anterior, temos n= N N db N (R + a) d = sin db = L L d L 2 2 d = N ()d L (16)

db < 0 mas n > 0, pois n e o n umero de part culas. Obtemos portanto o m odulo acima vem do fato que d diretamente a express ao para a se c ao de choque:

() =

(R + a) sin 2

(17)

c) O n umero de discos que atingem o cilindro e o n umero total de discos espalhados e pode portanto ser obtido integrando-se sobre todos os poss veis valores do angulo de espalhamento . Temos

Nespalhados =

N N (R + a) ()d = 2 L L 2

sin
0

d = 2

N (R + a) L

(18)

outra forma equivalente de calcular seria integrar nos valores dos poss veis par ametros de impacto:
(a+R)

Nespalhados =
(a+R)

N N db = 2 (R + a) L L

(19)

O n umero de discos que atingem o alvo pode ser obtido notando que os discos que chegam ao alvo s ao aqueles w contidos no intervalo angular d d , logo: Nalvo = N N w (R + a) ()d = sin L L d 2 2 (20)

4- O capit ao de um navio de massa M que est a na regi ao equatorial da terra (a terra possui velocidade angular 0 ), decide levantar a ancora de massa m, que est a no ch ao do navio, at e o topo do mastro, cuja altura e h. a) Por que o navio ir a se mover? (0.5) b) Em qual dire c ao o navio ir a se mover? (0.5) c) Qual e a velocidade com que o navio ir a se mover. (1.5) Resposta - 4 a) O navio ir a se mover devido a for ca de Coriolis 2m0 v . Onde v e a velocidade com que a ancora sobe at e o topo do mastro. b) Como o navio est a no equador a velocidade v aponta para fora da terra e e perpendicular a 0 (que aponta para o norte). Consequentemente, a for ca de Coriolis apontar a para o oeste fazendo com que o navio se mova nessa dire c ao. c) O momento angular do sistema navio + ancora em rela c ao ao centro da terra e conservado, com respeito a um referencial inercial. Temos assim: (M + m)R2 0 = M R2 + m(R + h)2 (21)

onde no lado esquerdo, temos o momento angular inicial (situa c ao em que ancora e navio est ao se movendo juntos com a terra, com a mesma velocidade de rota c ao 0 ) e R e a dist ancia do navio e da ancora at e o centro da terra. No lado direito, o navio e a ancora agora se movem com velocidade angular e a ancora agora dista R + h do centro da terra. Segue dessa equa c ao que o navio se mover a com velocidade (em rela c ao ao referencial inercial): V = R = (M + m)R3 0 [M R2 + m(R + h)2 ] (22)

Uma informa c ao mais u til seria a velocidade do navio em rela c ao ao mar, ou seja, no referencial da terra. A velocidade relativa ser a: V = R( 0 ) = M Rh0 (2R + h) [M R2 + m(R + h)2 ] (23)

O sinal negativo conrma que o movimento e de fato para o oeste.

You might also like