You are on page 1of 2

Mdulo II Pentateuco

Lio I- Introduo ao Pentateuco Resumo do Livro de Levtico

Levtico est em relao a xodo, como as Epstolas esto para os Evangelhos. xodo fala da redeno e expe a pureza, culto e servio de um povo remido; Levtico d os detalhes do viver, culto e servio desse mesmo povo. Em xodo Deus fala do monte ao qual era proibido chegar. Em Levtico, Deus fala do tabernculo, onde habita no meio do seu povo.

A palavra chave de Levtico SANTIDADE. Ela aparece 87 vezes no livro. O versculo chave est em Lv 19.2 Fala a toda a congregao dos filhos de Israel, e dize-lhes: Santos sereis, porque eu, o SENHOR vosso Deus, sou santo.

Esboo do Livro. 1234O caminho para Deus mediante o sacrifcio (caps. 1 a 10); O andar com Deus mediante a santificao (caps. 11 a 25); Concluso (cap. 26) (referente ao concerto do Sinai); Apndice (cap. 27) (referente aos votos particulares).

A mensagem do Livro

Para que o livro de Levtico seja bem interpretado, necessrio que se tenha uma imagem perfeita dos livros que o antecedem.

1- Gnesis mostra a eleio divina um povo escolhido por Deus; 2- xodo mostra a libertao divina um povo libertado por Deus; 3- Levtico mostra o culto divino o modo pelo qual podemos adorar a Deus, entrando na sua presena. Um povo estabelecido

A lei foi o padro de vida dos Judeus, e o tabernculo foi o smbolo de sua segurana Jeov no meio do seu povo

Mdulo II Pentateuco
Duas lies importantes

Lio I- Introduo ao Pentateuco

Podemos dividir o livro de Levtico em duas partes principais. A primeira engloba os caps. 1 a 10, e deles tiramos a seguinte lio: O nico caminho para Deus mediante o sacrifcio. A segunda contm os caps. 11 a 27, e por eles aprendemos que o andar com Deus s possvel mediante a santificao

Os sacrifcios falam do relacionamento do povo com Deus. Os sacrifcios do Antigo Testamento por serem imperfeitos, eram incessantemente repetidos. O do Cordeiro de Deus, por ser perfeito foi efetuado uma vez para sempre. (Hb 9.12)

A segunda parte do livro, trata do andar de Israel (e nosso) com Deus. Relacionamento sempre a primeira coisa; Comunho, a segunda. Comunho vem pelo andar: Mas, se andarmos na luz, como ele na luz est, temos comunho uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado.

O que caracteriza nosso andar com Deus a santidade. Entre os caps. 11 e 16, a palavra limpo ou seu equivalente, ocorre mas de 160 vezes, enfatizando claramente a pureza do adorador diante de Deus. Purificao outra qualidade daquele que anda com Deus. Um estudo cuidadoso desta parte do livro, mostrar que a santidade prtica deve caracterizar todos os detalhes em toda nossa maneira de viver (1Pe 4.10,11) ler agora.

Seis itens importantes 123456Levtico e Hebreus so livros que se correspondem, e devem ser estudados juntos. O cap. chave de Levtico o 16, que trata do grande dia da expiao. Jeov que expressa todas as instrues nesse livro, menos os caps. 8 a 10 e 24.10-12. O livro um cumprimento de xodo 25.22. O Novo Testamento cita, pelo menos 40 vezes este livro. Os principais assuntos de Levtico so: a) As ofertas b) O sacerdcio c) O grande dia da expiao d) A vida santa.

You might also like