You are on page 1of 13

Manual de apoio Mini-Curso: Controle biolgico

MSc. Ivan Carlos Fernandes Martins MSc. Daniell Rodrigo Rodrigues Fernandes MSc. Francisco Jos Sosa Duque Programa de Entomologia Agrcola Faculdade de Cincias Agrrias e Veterinrias (FCAV), Unesp Jaboticabal-SP.

Janeiro, 2009.

1. Apresentao Os insetos so considerados os animais dominantes do mundo, existem cerca de 1 milho de espcies identificadas e possuem adaptaes morfolgicas e fisiolgicas para suportar os mais diferentes tipos de vida. Podem viver em variados habitats, tanto na gua como em terra, com algumas espcies altamente especificas que podem sobreviver em condies extremas de determinado hbitat, como por exemplo algumas espcies que vivem em desertos e reas geladas do planeta. Entretanto algumas espcies so consideradas generalistas, sobrevivendo em vrios tipos de hbitats e se alimentando de uma gama enorme de presas. O homem teve que aprender a conviver com os insetos seja de forma pacifica ou no, e com o passar do tempo comeou a utilizar estes indivduos em seu beneficio. Muitos insetos so considerados teis ao homem seja na explorao de recursos fornecidos por estes, na sua prpria alimentao ou utilizando estes na busca de algum beneficio. A entomologia, ou seja, o estudo dos insetos, uma cincia que procura estudar todos os aspectos desses magnficos artrpodes, bem como suas relaes com o homem e o meio o qual vivem. Esta cincia hoje est subdividida em vrias sub reas, como a entomologia agrcola, entomologia veterinria, entomologia mdica, entomologia forense, entomologia ambiental, etc. A Entomologia agrcola estuda basicamente os insetos e suas relaes com o homem, plantas e animais. Devido explorao agrcola alguns insetos conseguem se beneficiar deste hbitat perturbado e aumentar sua populao a nveis que podem causar prejuzo econmico ao homem. Com isso o homem sempre buscou alternativas para controlar estas populaes sejam elas qumicas, fsicas ou biolgicas. Portanto, este mini-curso de controle biolgico vem apresentar, conceitos, histria, importncia e formas de utilizao deste estudo dentro da entomologia agrcola, que utiliza de alternativas biolgicas para controlar populaes de insetos ento considerados pragas. Assim, constitui de uma forma de informao e incentivo para que novos estudantes se interessem por esta linha de pesquisa.

2. Finalidade e significado do controle biolgico Existem diversas formas de interaes entre organismos vivos. Todas essas interaes ocorrem de forma a manter a hegemonia do ecossistema (alguns autores preferem utilizar o termo equilbrio do ecossistema). As relaes entre os organismos dentro de um ecossistema podem gerar diversas conseqncias, muita vezes beneficiando apenas um determinado organismo, e em varias ocasies regulando de forma natural as populaes. Dentre as principais aes que podem ocorrer encontramos: predao, herbivoria, parasitismo e competio. Ento, o fenmeno natural de regulao de uma populao, onde organismos geram aes para sua sobrevivncia se beneficiando de outro organismo, damos o nome de controle biolgico. O controle biolgico um fenmeno dinmico que sofre a influncia de fatores biticos e abiticos como: fatores climticos, disponibilidade de alimento e competio intra e inter especficos. Todo organismo vivo possui ento um agente de mortalidade bitica, que determinado ento seu inimigo natural. 3. Histria, evoluo e importncia do controle biolgico O controle biolgico surgiu devido a necessidade de uma ao para regular ou controlar insetos pragas. Porm o que seria um inseto praga? O conceito de inseto praga diz que uma populao de inseto se torna praga quando esta atinge altos nveis populacionais causando algum prejuzo ao homem, seja na sade ou econmico. Entretanto para que isto ocorra h necessidade de condies favorveis para uma populao. Ento o que mudou na forma de viver da populao humana para fazer surgir insetos pragas? O prprio aumento da populao e a necessidade de ocupao de novas reas para moradia e produo de alimentos. A produo de alimentos de forma cultivada gerou condies favorveis para que determinados insetos tivessem aumento populacional a nveis que os classificassem como pragas. As primeiras observaes da ao de inimigos naturais na regulao de algum inseto praga so bem antigas, sendo sempre vistas de forma natural dentro de um agroecossistema.

Os chineses foram os primeiros a utilizar agentes para controle biolgico. Isto ocorreu com uma espcie de formiga predadora Oecophylla smaragdina (Hymenoptera: Formicidae), utilizada para controle de lepidpteros desfolhadores e coleobrocas de citros, isso no sculo III A.C.. Os produtores daquela poca moviam as colnias de formigas de um campo para outro fazendo com que estas controlassem as pragas que causavam prejuzos a suas lavouras.

Oecophylla smaragdina

Fonte: www.pbase.com/eullin/image

Na Europa as primeiras propostas escritas para o uso de insetos predadores no controle de pragas foram realizadas em 1752 pelo taxonomista Carls Linnaeus. Porm no inicio de 1800, naturalistas como Erasmus Darwin (Av de Charles Darwin) e vrios outros entomologistas americanos, sugeriram que sirfdeos (Diptera: Syrphidae) e coccineldeos (Coleoptera: Coccinelidae) poderia ser aplicados para combater afdeos (Hemiptera: Aphidae) em casa de vegetao e certas culturas fora destas. Entretanto as primeiras observaes de parasitismos foram bem mais tardias que as primeiras observaes de predao, provavelmente pela dificuldade de observao e pouco conhecimento desses insetos na poca. Em 1602, U. Aldrovandi foi a primeira pessoa a observar o parasitismo de insetos. Ele relatou o controle da lagarta das crucferas, Pieris rapae (Lepidoptera: Pieridae) por Apanteles glomeratus (Hymenoptera: Braconidae), apesar de ter confundido os casulos do parasitide com ovos da praga.

Pieris rapae, parasitado por Apanteles glomeratus Fonte: www.biocontrol.ento.vt.edu/

A primeira pessoa a publicar uma correta interpretao de insetos realizando parasitismo foi o Fsico Ingls Martin Lister em 1685, que notou ichneumondeos (Hymenoptera: Ichneumonidae) emergiam de lagartas. Em 1700, Antoni van Leeuvenhoek, interpretou corretamente o parasitismo de afdeos por uma espcie de vespa Aphidius (Hymenoptera: Braconidae).

Vespa Aphidius

Fonte: www.hydro-gardens.com/images/aphidius.jpg

O primeiro caso de sucesso de controle biolgico clssico (explicado no item 4.3.) foi obtido com a introduo, na Califrnia, de Rodolia cardinalis (Coleoptera: Coccinelidae), trazida da Austrlia em 1888 para controlar o afdeo Icerya purchasi (Hemiptera: Aphidae), e em dois anos controlou totalmente a praga.

Predador, Rodolia cardinalis Fonte: www.fi.cnr.it/r&f/n22/images/

Anteriormente a segunda guerra mundial o controle biolgico estava em uma crescente e cada vez mais surgia alternativa para este mtodo de controle de pragas, porm em 1939 com o incio da guerra foi sintetizado o DDT com o intuito de matar pragas a sade dos soldados, aps a guerra o DDT surgiu com a soluo para todos os problemas de pragas na agricultura, fazendo com que o controle biolgico quase no fosse mais utilizado, da em diante o uso indiscriminado de produtos inseticidas fez como surgissem vrios malefcios como o surgimento de novas pragas e o desequilbrio biolgico. O ressurgimento do controle biolgico se deu graas a uma nova filosofia de controle de pragas, o Manejo Integrado de Pragas (MIP), que visava proteger a biodiversidade e a sade humana. O controle biolgico nesta poca surgiu com novas tticas no s a clssica, mais tambm a conservativa e a aplicada (explicados no Itens 4.4. e 4.5.). Atualmente, o controle biolgico assume um papel cada vez mais importante em programas de manejo integrado e manejo ecolgico de pragas, visto em que o momento atual as discusses de uma produo integrada focando a produo sustentvel so cada vez maiores e necessrias.

4. Terminologias utilizadas no controle biolgico 4.1 Predadores Organismo de vida livre durante todo o ciclo de vida, captura, mata e consome a presa. Normalmente maior que sua presa e requer mais do que um indivduo para completar seu desenvolvimento. Possuem baixa especificidade em relao a suas presas, sendo na sua maioria considerados predadores generalistas, por consumirem vrios tipos de presas. 4.2 Parasitides Este organismo mata o hospedeiro e exige somente um indivduo para complementar o seu desenvolvimento, os adultos de organismos parasitides possuem vida livre. Existem vrias categorias de parasitismo geralmente envolve a forma e local do desenvolvimento, podemos encontrar ento: parasitides de ovos, aqueles que desenvolve-se em ovos de outros organismos; parasitide de larvas, aqueles que desenvolve-se em larvas; entre outras formas de parasitsmo como: hiperparasitismo, multiparasitismo, superparasitismo, etc. 4.3 Controle biolgico clssico Importao e colonizao de parasitides ou predadores, visando ao controle de pragas exticas, eventualmente pode ser utilizado para controle de pragas nativas. Geralmente as liberaes so realizadas com um baixo nmero de indivduos (liberao inoculativa), por uma ou mais vezes no mesmo local, sendo considerado uma medida de controle a longo prazo, tendo em vista que a populao dos inimigos naturais aumenta com o passar do tempo, este mtodo de controle aplicado em culturas perenes e semiperenes. Para o controle biolgico clssico h necessidade de medidas que visem a segurana da biodiversidade local, por isso a importao de inimigos naturais passam por rigorosos processos de estudos em laboratrios de quarentena, para depois poderem ser liberados.

4.4 Controle biolgico natural ou por conservao Refere-se populao de inimigos naturais que ocorrem naturalmente no campo. A conservao e o possvel aumento de parasitides e predadores podem ser realizadas de algumas formas, dentre elas: a manipulao de hbitat, criao e preservao de reas de abrigo, refugio, reproduo e de alimento alternativo para adultos, mudanas nas prticas culturais, utilizao de produtos qumicos seletivos ou evitar o seu uso, diversificao de culturas, entre outras. Este controle natural de pragas muito importante nos agroecossistemas sendo responsveis por manter a diversidade e conseqentemente a preveno do aparecimento de pragas. 4.5 Controle biolgico aplicado realizado com um grande nmero de insetos (liberao inundativa), sendo utilizados parasitides e/ou predadores, aps criao massal em laboratrio, visando a reduo rpida de uma populao praga, fazendo com que esta retorne a nveis abaixo dos considerados nveis de dano econmico, sendo utilizado de forma curativa diferentemente do conservativo que age de forma preventiva. Por isso a forma aplicada bem vista e aceita pelos seus usurios por ter uma ao rpida e agindo de forma curativa semelhante aos inseticidas. Hoje devido s tcnicas bem sucedidas de criao massal em laboratrio e biofbricas, o controle biolgico aplicado bem difundido e utilizado, sendo hoje responsvel pelo controle de pragas nas mais diversas culturas.

5. Literatura consultada BARBOSA, P. Conservation Biological Control. Academic Press, New York, 1998. BELLOWS T. S. & FISHER T. W. Handbook of Biological Control. Academic Press, New York, 1999. DEBACH, P. Biological control by natural enemies. London, Cambridge University Press. 1974. 323p. FILHO, A. B.; LEITE L. G.; MACHADO L. A. O que Controle Biolgico. In: Manual de Controle Biolgico, Sociedade Nacional de Agricultura, 1996. HUFFAKER, C. B. & MESSENGER, P. S. Theory and Practice of Biological Control. Academic Press, New York, 1976. PARRA, J.R.P.; BOTELHO, P.S.M.; CORRA-FERREIRA, B.S.; BENTO, J.M.S. Controle Biolgico no Brasil: Parasitides e Predadores. Editora Manole, BaruerSP. 2002, 609p. SMITH, E. H. & PIMENTEL D. Pest Control Strategies. Academic Press, New York, 1978. VAN DRIESCHE, R. G. & BELLOWS JR, T. S. Biological Control. Kluwer

Academic Publishers, Boston, 1996.

6. Literatura recomendada ALTIERI, M.A.; SILVA, E.N.; NICHOLLS, C.I. O papel da biodiversidade no manejo de pragas. Holos Editora, Ribeiro Preto SP, 2003. 226p. ASKEW, R.R. Parasitic insects. London, Heinemann. 1971. 316p. BARBOSA, P. Conservation Biological Control. Academic Press, New York, 1998. BELLOWS T. S. & FISHER T. W. Handbook of Biological Control. Academic Press, New York, 1999. DEBACH, P. Biological control by natural enemies. London, Cambridge University Press. 1974. 323p. GODFRAY, H.C.J. Parasitoids: behavioral and evolutionary ecology. Princeton, Princeton University Press, 1994. 473p. HAJEK, A.E. Natural enemies: na introduction to biological control. Cambridge University Press. 2004. 396p. JOHNSON, N.F. & TRIPLEHORN, C.A. Borror and Delongs introduction to the study of insects. 7 edio, Brooks Cole. 2004. 864p. PARRA, J.R.P.; BOTELHO, P.S.M.; CORRA-FERREIRA, B.S.; BENTO, J.M.S. Controle Biolgico no Brasil: Parasitides e Predadores. Editora Manole, BaruerSP. 2002, 609p. PARRA, J.R.P. & ZUCCHI, R.A. Trichogramma e o controle biolgico aplicado. FEALQ, Piracicaba-SP. 1997. 324p. PINTO, A.S.; NAVA, D.E.; ROSSI, M.M.; MALERBO-SOUZA, D.T. Controle biolgico de pragas: na prtica. Piracicaba SP, CP 2. 2006. 287p.

SMITH, E. H. & PIMENTEL D. Pest Control Strategies. Academic Press, New York, 1978. VAN DRIESCHE, R. G. & Chapman & Hall, 1996. 539p. VAN DEN BOSCH, R.; MESSENGER, P.S.; GUTIERREZ, A.P. An introduction to biological control. New York, Plenum Press, 1982. 247p. WAAGE, J.K. & GREATHEAD, D.J. Insects parasitoids. London, Academic Press, 1988. 389p. WAJNBERG, E.; BERNSTEIN, C.; VAN ALPHEN, J. Behavioural ecology of insects parasitoids: from theoretical approaches to field applications. Wiley Blackwell. 2008. 464p. BELLOWS JR, T. S. Biological Control. London,

7. Peridicos recomendados American Entomologist Annual Review of Entomology Arquivos do Instituto Biolgico Australian Journal of Entomology Biocontrol Biological Control Bragantia Environmental Entomology Florida Entomologist Journal of Applied Entomology Journal of Economic Entomology Nature Neotropical Entomology Revista Brasileira de Entomologia Science Scientia Agricola The Canadian Entomologist

Agradecimentos Gostaramos de agradecer a comisso do VII Curso de Vero em Entomologia da FFCLRP/USP, pela oportunidade de podermos compartilhar um pouco do nosso conhecimento nesta iniciativa, e tambm por incentivarem o ensino da entomologia em todas suas vertentes. Tambm gostaramos de agradecer a FCAV/UNESP e aos nossos orientadores Dr. Francisco Jorge Cividanes, Dr. Nelson Wanderley Perioto e Dr. Srgio de Freitas (respectivamente) pelo incentivo dirio e pela liberao de nossas atividades para ministrarmos esse mini-curso. Observao: Este texto no possui pretenses bibliogrficas, e foi elaborado apenas para fins didticos. Portanto, no merece ser citado. aqueles que buscam algo mais refinado cientificamente recomendamos o uso dos textos citados nos itens 5 e 6, e para aqueles que por ventura gostariam de aprofundar-se no mundo da entomologia, seja no controle biolgico ou no, recomendamos a leitura de peridicos especializados, listados no item 7. Existem uma gama imensa de peridicos especializados na rea de entomologia, e no nossa pretenso aqui list-los por completo, porm esta breve listagem auxiliar aqueles com interesses maiores nos estudos entomolgicos.

You might also like