You are on page 1of 44

C204587 - Rev 4

ndice
Introduo........................................................................... 01 Caractersticas.................................................................... 01 Diagrama Geral................................................................... 02 Esquema de Ligao.......................................................... 03 CN1 - Cabos da Bateria................................................... 03 CN2 - Entrada de Alimentao AC................................. 03 CN3 - Sada de Sirene..................................................... 04 CN4 - Sada 12V (Auxiliar)............................................... 04 CN5 - Sada PGM e Entrada para Teclado...................... 05 CN6 - Interface Serial....................................................... 05 CN7 - Chave A/D e Setores............................................. 05 CN8 - Aterramento e Conexo Telefnica........................ 07 Mtodos de Programao................................................... 08 Iniciando a Programao.................................................... 10 Identificao e Senhas........................................................ 11 Telefones da Central de Monitoramento............................. 12 Configuraes de Horrio................................................... 12 Programando os Setores (caractersticas e partio)......... 13 Recursos Diversos.............................................................. 16 Configuraes de Tempo.................................................... 23 Configuraes da Sada PGM............................................. 24 Programaes Diversas...................................................... 26 Cadastro de Senhas de Usurios....................................... 27 Falhas no Sistema............................................................... 28 Modo de Acionamento da Sada PGM................................ 29 Programao Lgica da Sada PGM................................... 29 Setores de Teclado.............................................................. 30 Conectando Setores ao Setor de Teclado........................... 31 Procedimento de RESET da Central................................... 32 Tabela de Valores para a Programao dos Cdigos 4+2.. 33 Tabela de Cdigos - Protocolo Contact-ID.......................... 34 Exemplos de Conexo dos Setores.................................... 35 Tabela de Programao...................................................... 36

Manual do Instalador

ECP - Alard Link 8

Introduo:
Antes da instalao, recomendamos a leitura deste manual, que contm todas as informaes necessrias para a correta instalao e programao do sistema.
ATENO:

Por apresentar complexidade de instalao, recomendamos que este produto seja instalado por um profissional especializado.
CUIDADO:

A instalao incorreta ou indevida deste equipamento poder ocasionar danos permanentes no produto, resultando na perda da sua garantia.

Caractersticas:
- 08 Setores (4 zonas duplas), programveis como: - Instantneo; - Temporizado (1 e 2); - Silencioso; - 24 horas; - Seguidor; - Rpido; - 02 Parties independentes; - 30 Senhas de usurios, configurveis para: - Armar; - Desarmar; - Stay; - Away; - Coao; - Anulao; - Armar Forado; - Armar Rpido (Stay/Away); - Ativao da Sada PGM; - 01 Sada programvel (PGM); - 02 Memrias telefnicas com 22 dgitos (Monitoramento); - Discagem em pulso (decdico) ou tom (DTMF); - Funo Bypass secretria para facilitar a conexo remota; - Reporta eventos em Contact-ID ou 4+2 programvel; - Superviso de linha telefnica; - Superviso de sirenes; - Superviso de tamper dos sensores; - Auto-anulao (Shutdown) de setor aps 4 violaes consecutivas; - Auto-arme por no movimento e/ou horrio; - Chime no teclado, com opo em sirene; - Teclas de Emergncia: Pnico, Mdica e Incndio.
Pgina 01

Manual do Instalador

ECP - Alard Link 8

Diagrama Geral:

C28 C29 C31

C36

Sada p/ Telefone (Extenso)


TEL TEL
TELEFONE

U5

V5

Q8

V8

LINHA

LINHA

RL3

V4

U4

DZ2

V3

GND A/D 1/2 3/4 GND 5/6 7/8

F3

F2

R17

Pgina Tenso 02 do
Auxiliar

Ajuste de

Entrada de Alimentao AC (Trafo 15V)

Fusveis de Proteo BAT (Bateria): 3A SIR (Sirene): 1A AUX (Auxiliar): 1A

BATERIA

F1

SETORES

CN8

CN7

S7/S8

S5/S6

GND

S3/S4

S1/S2

A/D

GND

C41

Entrada Linha Telefnica Aterramento LED Linha Telefnica

NA NF

AUX

BAT

C B

Sada dos Setores

Sada p/ Chave

Jumper p/ RESET Interface Serial RS232 Entrada de Teclado Sada PGM Sada +12V (Auxiliar) Sada de Sirene

SIR

Cabos p/ Bateria

Manual do Instalador

ECP - Alard Link 8

Esquema de Ligao:
BATERIA

CN1 - Cabos da Bateria:

Os cabos do terminal CN1 destinam-se a conexo da bateria ao sistema e devem ser conectados seus plos positivo (cabo vermelho) e negativo (cabo preto). Recomenda-se a utilizao de Bateria Recarregvel Selada 12V 7Ah. A central Alard Link possui recarregamento inteligente de bateria, que entra em funcionamento somente quando a carga da bateria (conectada ao terminal CN1) estiver acima de 7 volts. Este procedimento evita a utilizao indevida de recursos do sistema, uma vez que tecnicamente seria impossvel recarregar baterias abaixo deste nvel atravs da central. O circuito de carga da bateria possui um Fusvel de Proteo de 3A (F1), que se rompe quando ocorre sobrecarga ou curto-circuito (por exemplo, inverso de polaridade). Por isso, em caso de falha de bateria, verifique o estado deste fusvel e substitua-o, caso necessrio.

CN1

CN2 - Entrada de Alimentao AC:


Conecte os fios do transformador ao terminal CN2, conforme a ilustrao abaixo. Recomendamos a utilizao de transformador bivolt 15VAC/1A.

Tenso 110V 220V


CUIDADO:

Fios a Utilizar Branco + Preto Vermelho + Preto


Preto Branco Azuis Vermelho

CN2

15 VAC

Certifique-se de que est utilizando os fios adequados na entrada do transformador, de acordo com a tenso da rede eltrica.

Ajustando a Tenso para a Sada Auxiliar:


A central Alard Link 8 (verso 07) possui um potencimetro para o ajuste da tenso da sada auxiliar, responsvel pela alimentao dos dispositivos auxiliares e pela manuteno de carga da bateria. Quando concluda a instalao da central e de todos os seus dispositivos (teclados, sensores e acessrios), desconecte os fios da bateria e verifique a tenso da sada auxiliar e, caso necessrio, ajuste-a com o auxlio de uma chave de fenda tipo Philips, atravs do potencimetro P1 (localizado no canto superior esquerdo da placa). Utilizando um multmetro, faa o ajuste deste nvel de tenso para aproximadamente 13V (recomendvel). Conforme ilustrado na placa, gire-o no sentido horrio para aumentar a tenso e no anti-horrio para reduzi-la. Potencimetro
Pgina 03

Manual do Instalador

ECP - Alard Link 8

CN3 - Sada de Sirene


Conecte os fios da sirene ao terminal CN3. Recomendamos a utilizao de, no mximo, duas sirenes piezoeltricas 120db (12V 0,3A). Para utilizar a funo corte de sirene, instale um resistor de 680R em paralelo, o mais prximo possvel da sirene.
Resistor 680R

ATENO:

Nunca utilize sirenes de alta potncia (cornetas) ou mais de 2 sirenes piezoeltricas comuns sem fonte de alimentao auxiliar (secundria).

Para utilizar fonte auxiliar, conecte um rel na sada de sirene, conforme a ilustrao abaixo:
Rel Auxiliar
NF

Resistor 680R

NA

OBSERVAO: A funo corte de sirene torna-se ineficiente quando h a utilizao de fontes auxiliares (chaveadas por rel, conforme ilustrado na figura anterior), pois neste caso, o resistor dever ser instalado entre o rel e o terminal CN3, sendo impossvel supervisionar as sirenes.

CN4 - Sada 12V (Auxiliar)


Esta sada fornece 12 volts para a alimentao de dispositivos auxiliares, como: teclados, sensores, receptores, entre outros. A partir da verso 07, a central Link possui um fusvel de proteo de 1A (F3) na sada auxiliar, que se rompe em caso de curto-circuito ou sobrecarga. Por isso, em caso de falha de auxiliar, verifique o estado deste fusvel e substitua-o, caso necessrio.
CUIDADO:

No exceda os 400mA (0,4A) de corrente total da sada auxiliar ! Isto pode sobrecarregar o sistema, causando a queima do fusvel F3 !
Pgina 04

Azul Cinza Marrom Dourado

Sempre que houver necessidade de utilizar mais de uma sirene, instale-as em paralelo, conectando o resistor em apenas uma delas.

680R

Fonte Externa Auxiliar

Manual do Instalador

ECP - Alard Link 8

CN5 - Sada PGM e Entrada para Teclado:


No conector CN5 encontram-se os terminais PGM, DATA e CLOCK. O terminal PGM uma sada programvel que fornece tenso negativa de, no mximo, 100mA. Atravs desta sada possvel acionar um rel que, por sua vez, acionar equipamentos conectados a ele, para fins de automao. No exemplo abaixo, ilustra-se como utilizar um rel para acender lmpadas.
PGM DATA CLK

NF Fase Rede 110V Neutro

NA

Os terminais DATA e CLK interligam o teclado ao sistema, possibilitando a comunicao entre eles. Caso seja utilizado mais de um teclado, basta ligar seus fios nos mesmos conectores DATA e CLK. A alimentao dos teclados pode ser obtida atravs do conector CN4 (Sada 12V Auxiliar). Observe, ao lado, um exemplo de conexo dos fios PGM DATA CLK do teclado aos terminais GND, +12V, DATA e CLK. Para distncias superiores 150m, recomenda-se a utilizao de uma fonte auxiliar (12V) para o teclado, PT VM AM VD a fim de evitar queda de tenso. AZ Setor Conecte o GND da fonte em paralelo ao GND da sada auxiliar e o +12V da fonte diretamente ao teclado. Conector do
Teclado

CN5

CN6 - Interface Serial:


O conector CN6 fornece uma interface serial com o sistema para programao (Software Link). Este recurso possibilita a programao local, CN6 sem utilizar a linha telefnica. 5 4 3 2 1 3 1 Observe o esquema ao lado para efetuar a conexo entre a 9 8 6 7 PC RS232 central e o computador, atravs Porta Serial Computador de cabo serial.

CN7 - Chave A/D e Setores


O conector CN7 possui terminais para a conexo de chave A/D (armar e desarmar) e setores de alarme. Os dois primeiros terminais GND e A/D possibilitam a instalao de uma chave remota, receptor (controle remoto) para armar e desarmar o sistema ou ainda dispositivos de emergncia.
Pgina 05

CN5

Manual do Instalador

ECP - Alard Link 8


GND A/D S1 S2 GND S3 S4
SETORES

Chave:
Na figura ao lado, ilustra-se como instalar uma chave para armar ou desarmar o sistema. Esta chave deve ser do tipo reteno (sem mola), sem posio definida. Toda vez que a posio da chave for alterada a central inverter seu estado, alternando entre arme e desarme, dependendo do status atual.

CN7

Chave

A/D como Emergncia:


O terminal A/D pode ser programado para ativar a funo Pnico sempre que for acionada. Para configurar a chave como funo de emergncia, acesse o ndice 31 da programao e mantenha o LED 8 aceso.

Receptor Convencional:
Para a utilizao de controles remotos, instale um receptor de acionamento do tipo reteno (com trava) nos terminais GND e A/D. Geralmente, utiliza-se o pino NA do rel conectado ao GND e o pino COM do rel conectado ao terminal A/D da central.
ATENO:
GND A/D S1 S2 GND S3 S4
SETORES

CN7

Receptor
Alimentao Receptor

A utilizao do terminal A/D deve ser habilitado atravs do estado dos LEDs (1, 2 e/ou 3) no ndice [030] da programao da central.

Setores:
A central Alard Link 8 possui quatro (4) setores duplos, totalizando oito (8) setores totalmente programveis, com tamper (consulte abaixo a seo Tamper), balanceados atravs de resistores de Setores e de Fim de Linha. Para balancear os setores mpares (1, 3, 5 e 7), devem ser utilizados um resistor de 1K em cada um deles, em paralelo. Da mesma forma, para os setores pares (2, 4, 6 e 8), devem ser utilizados resistores de 2K2, tambm em cada um destes setores.
S3/S4 S1/S2 S5/S6 A/D S7/S8 GND GND
SETORES

Setores mpares (1, 3, 5 e 7) 1K


Marrom Preto Vermelho Dourado

Setores Pares (2, 4, 6 e 8) 2K2


Vermelho Vermelho Vermelho Dourado

CN7

1/2 Pgina 06

3/4

5/6

7/8

Manual do Instalador

ECP - Alard Link 8

Quando for necessria a instalao de mais de um sensor em um mesmo setor, utiliza-se apenas um resistor para este setor. O mesmo ocorre com o resistor de fim de linha (um resistor de 1K por conector duplo de setor).
ATENO:

O uso do resistor de Fim de Linha (EOL) obrigatrio e dever ser instalado em srie, sempre no ponto mais distante possvel da central.

Na pgina 35 disponibiliza-se algumas ilustraes que demonstram como utilizar setores pares e mpares, com resistor de fim de linha.

Tamper:
A funo Tamper possibilita o supervisionamento e a devida identificao da abertura dos sensores que possuirem este recurso e/ou problemas na fiao dos mesmos. Quando se trata da utilizao de apenas um sensor em um terminal de setor, sua instalao fcil e descomplicada, conforme ilustrao abaixo:

Porm, quanto mais sensores existirem em um terminal, mais complexa ser a sua instalao. Pode ser necessria at mesmo a utilizao de um cabo 6 vias (3 pares) para criar um elo entre os fios de setor e os terminais de tamper dos sensores.

CN8 - Aterramento e Conexo Telefnica Aterramento:


O primeiro terminal do conector CN8 destina-se, exclusivamente, ao aterramento do circuito. TEL LINHA A existncia de um sistema de aterramento no condio fundamental para o funcionamento do produto. TEL LINHA Porm, como todos os equipamentos eletrnicos compostos por circuitos integrados, recomenda-se a instalao de um sistema de aterramento, a fim de proteg-lo contra correntes eltricas de retorno ou Sistema de esttica, que podem vir a danific-lo. Aterramento
CUIDADO:
TELEFONE

Nunca utilize o Neutro da rede eltrica como sistema de aterramento ! Alm de ser perigoso, esta prtica proibida por lei.
Pgina 07

CN8

Manual do Instalador

ECP - Alard Link 8

Conexo Telefnica:
No conector CN8 existem dois terminais para a conexo de entrada da linha telefnica, que esto identificadas como LINHA. Neste mesmo conector so disponibilizados dois terminais para a conexo dos fios dos telefones internos do local protegido, identificados como TEL. Quando a central est utilizando a Linha Telefnica, o LED LD1 permanece aceso . Observe a seguir um exemplo de como conectar a fiao telefnica central de alarme de maneira correta:
RL3

S5/S6

S7/S8

GND

V8

GND 5/6 7/8

LINHA

TEL

Poste telefnico

Recomenda-se que a fiao de entrada de linha telefnica do imvel (fios que trazem o sinal desde o poste da rua) seja conectada diretamente aos terminais LINHA da central de alarme, fazendo com que toda a fiao telefnica interna do local seja alimentada apenas atravs dos terminais TEL da central. Assim, a instalao da linha, que neste caso feita em srie, evita que a comunicao entre a central de alarme e o monitoramento sofra algum tipo de interferncia, pois no momento em que realiza uma chamada, a central poder interromper o sinal telefnico nos terminais TEL. Procedendo desta forma, a central de alarme sempre assumir a prioridade de comunicao quando precisar reportar algum evento, mesmo que uma outra chamada esteja sendo efetuada ou at mesmo se um telefone do local for retirado do gancho, fato que em uma instalao realizada em paralelo acabaria impossibilitando a realizao de chamadas.

Mtodos de Programao:
Existem trs mtodos de programao disponveis na central: - Programao Remota por Software de Download (via Modem); - Programao Local por Software de Download (via Serial); - Programao Local via Teclado. Neste manual abordaremos apenas o modo Programao Local via Teclado, apenas citando os demais mtodos para que seja possvel entender a diferena bsica entre cada um deles.
Pgina 08

TELEFONE

SETORES

LINHA

TEL

CN8

Telefones do local protegido

C41

LED indicador de uso da linha telefnica

NA

NF

V3

C36

V4

V5

Manual do Instalador

ECP - Alard Link 8

Programao Remota - Software (via modem)


Toda a programao da central de alarme pode ser acessada, visualizada e alterada atravs de um programa de computador especfico (Software Link). Este mtodo consiste em se efetuar uma chamada via computador (com um modem configurado e software de download instalado) para a central de alarme, que dever ser devidamente conectada a uma linha telefnica. Desta forma, possvel efetuar a programao das centrais de alarme que estejam instaladas em locais distantes, de forma rpida e segura. Para que a central de alarme atenda chamadas telefnicas, deve-se definir o nmero de toques desejados, no ndice 052 da central. O valor padro de fbrica 6, o que significa que a central atender chamadas sempre aps o sexto toque telefnico da linha conectada ao painel. Caso, por algum motivo, haja dificuldade de atendimento pela central ou se deseja agilizar este procedimento, possvel utilizar o recurso de Atendimento Forado atravs de um comando digitado no teclado. Para provocar o Atendimento Forado durante uma chamada telefnica, fazendo com que a central de alarme que est recebendo a chamada atenda imediatamente, digite o seguinte comando:

Programao Local - Software (via serial)


Este mtodo tambm requer o uso de um computador, onde devem existir uma porta serial disponvel, o software de download e um cabo serial, que deve seguir as configuraes exibidas na pgina 05. Atravs deste recurso, possvel realizar a programao da central sem linha telefnica. Porm, necessrio estar no local onde a placa se encontra instalada e o software Link deve estar configurado para comunicao serial. Aps conectar o cabo placa da central (no conector CN6 padro RS232) e a porta serial do computador, execute a funo de conexo do software de download e digite no teclado da central o seguinte comando:

Consulte a pgina 40 para maiores informaes.


ATENO:

Na programao local via porta serial, se ocorrer erro de conexo e no for possvel reconectar, reinicie a central (energia e bateria).

Programao Local via Teclado


Da mesma forma que na Programao via Serial, a Programao via Teclado requer que o processo seja realizado no local onde est instalada a central. Para obter xito na programao via teclado, utilize a Tabela de Programao (Pgina 36) verificando tambm as sees que detalham cada uma das funes disponveis no sistema e como configur-lo corretamente.
Pgina 09

Manual do Instalador

ECP - Alard Link 8

Iniciando a Programao:
Acessando a Programao:
Para acessar o modo de programao, certifique-se de que o sistema de alarme esteja DESARMADO. Pressione a tecla e digite os quatro dgitos da senha do instalador, que possui valor de fbrica 5656.

Durante a programao via teclado, possvel orientar-se atravs dos LEDs e beeps. Para facilitar o processo, podemos dividir a programao em dois modos principais: - Modo Endereo: O sistema est aguardando a digitao de um endereo de memria (locao), compostos de 3 dgitos numricos, entre 001 e 191. Quando se digita um endereo vlido, o teclado emite um beep de validao e, automaticamente, o modo Dados acessado.
- Modo Dados: O sistema est aguardando a digitao das informaes que sero armazenadas na locao de memria atual. O tipo de informao a ser inserida nesta locao depende do endereo acessado. Para isto, deve-se consultar o endereo na tabela de programao, na pgina 36.

Beeps do Teclado:
Assim como em operao, durante o modo de programao o teclado emite sinais audveis (beeps) para informar se os comandos digitados foram aceitos ou no pelo sistema.

Beep
3 Beeps Curtos 1 Beep Longo 6 Beeps Curtos

Indicao
Comando Aceito (OK) Comando Rejeitado (ERRO) Sada do Modo de Programao via Indicador de Presena (Chime); Indicador de RESET da central. ;

LEDs do Teclado:
Durante o processo de programao do alarme via teclado, alguns LEDs indicam o modo de programao atual, conforme segue:

Programao
Modo Endereo Modo Dados
Pgina 10

Estado dos LEDs


LEDs M e STAY Piscando; LEDs Armado e Pronto Acesos. LEDs A e STAY Piscando; LEDs M, Armado e Pronto Acesos.

Manual do Instalador

ECP - Alard Link 8

Saindo da Programao:
Para abandonar o modo de programao, pressione: Obs: A tecla , quando no modo Dados, nos ndices [009] e [010], apaga os valores pr-programados (nmeros telefnicos 1 e 2). Caso nenhuma tecla seja pressionada em um intervalo de at 40 segundos, um beep longo ser emitido no teclado e o modo de programao ser finalizado automaticamente.

Identificao e Senhas :
[001] - ID do Painel:
O ID do Painel uma senha de 4 dgitos utilizada para a autenticao do processo de programao remota (download).

[002] - Senha do PC:


A Senha do PC uma senha de 4 dgitos utilizada para a autenticao do processo de programao remota (download).
ATENO:

Para possibilitar a programao remota da central, os valores dos ndices 001 e 002 devem ser os mesmos definidos no software de download !

[003] - Nmero de Conta (Partio A):


Este ndice armazena os 4 dgitos do Nmero da Conta, que o cdigo de identificao do cliente, enviada ao monitoramento a cada evento registrado. Caso a central de alarme esteja particionada, o valor deste ndice refere-se a Partio A.

[004] - Nmero de Conta (Partio B):


Este ndice armazena os 4 dgitos de Nmero da Conta da Partio B, que somente ser utilizada quando o sistema de alarme estiver particionado.

[006] - Senha do Instalador:


A Senha do Instalador possui 4 dgitos e permite acesso a programao via teclado. O valor padro de fbrica 5656.

[007] - Senha Master:


A Senha Master tambm possui 4 dgitos e destina-se exclusivamente ao cadastro de senhas de usurios do sistema. Esta senha no permite armar ou desarmar o alarme. O valor padro de fbrica 3434.
ATENO:

No possvel cadastrar, alterar ou excluir senhas de usurios atravs do processo de programao (apenas pela senha master ou download).
Pgina 11

Manual do Instalador

ECP - Alard Link 8

Telefones da Central de Monitoramento:


Para reportar seus eventos, a central de alarme efetuar chamadas para os nmeros de telefone programados nos ndices [009] e [010], seguindo a ordem definida no ndice [030] (LEDs 6 e 7). O nmero de tentativas de comunicao fixo em at oito (8) chamadas para cada telefone programado, totalizando 16 (dezesseis) se os dois nmeros de telefone tenham sido programados. Caso no ocorra a comunicao ao final da ltima tentativa, ser gerada uma falha (Falha de Comunicao).

[009] - Central de Monitoramento 1:


Neste ndice dever ser programado o nmero do telefone do monitoramento principal (telefone 1), com at 22 dgitos. As teclas vlidas so:

[010] - Central de Monitoramento 2:


Este ndice similar ao anterior [009] e armazena um segundo nmero de telefone para o monitoramento, com at 22 dgitos.

Configuraes de Horrio:
[012] - Horrio do Teste Peridico:
Este ndice armazena o horrio do teste peridico quando o LED 8 estiver definido como APAGADO no ndice [033] (Testes em Horrio Fixo). Deve ser programado um horrio vlido, no formato HH:MM (quatro dgitos numricos). O teste poder ser habilitado ou desabilitado atravs do ndice [033], pelo estado do LED 2.

[013] - Horrio do Auto-Arme:


Neste ndice definido o horrio previsto para que a central de alarme seja armada automaticamente, no formato HH:MM (quatro dgitos numricos). O auto-arme habilitado ou desabilitado atravs do ndice [027], LED 4.

[014] - Horrio de Ativao da PGM:


Este ndice armazena um horrio especfico para a ativao da sada PGM, quando esta opo for habilitada no ndice [051]. Dever ser informado um horrio vlido no formato HH:MM (quatro dgitos)

[015] - Relgio Interno da Central:


Este ndice armazena o horrio do sistema de alarme, no formato HH:MM.
Pgina 12

Manual do Instalador

ECP - Alard Link 8

Programando os Setores:
A central Alard Link 8 possui quatro (4) setores duplos, totalizando oito (8) setores comuns que podem ser classificados conforme a tabela abaixo:

Descrio
Setores 24 Horas Setores Rpidos Setores Temporizados 1 Setores Temporizados 2 Setores Seguidores Setores Anulveis Setores Inteligentes Setores Silenciosos Setores STAY (Partio A) Setores AWAY (Partio B) Setores de Partio Comum

ndice
016 017 018 019 020 021 022 023 024 025 026

Prioridade
1 2 3 4 5 -

Na tabela acima, a coluna Prioridade expressa a ordem de prioridade que cada recurso ter sobre os demais quando forem selecionados ao mesmo tempo. Quanto menor o valor (de 1 a 5), maior ser a prioridade deste recurso em relao aos demais. Os recursos sem prioridade podem ser definidos ao mesmo tempo (simultaneamente). Para classificar os setores, acesse as locaes correspondentes a funo desejada e acenda o LED do setor para habilitar sua programao.

[016] - Setores 24 Horas:


Quando um setor programado como Setor 24 Horas, este passar a ser supervisionado independentemente do estado da central. Mesmo que o alarme esteja desarmado, estes setores continuaro sendo supervisionados, inclusive gerando disparos caso sejam violados. Todos os setores da central de alarme podem ser anulados pelos usurios que possurem esta funo, inclusive os Setores 24 horas. Para maiores informaes sobre o processo de anulao de setores, consulte a pgina 09 do Manual do Usurio Alard Link. Para programar setores como 24 Horas, acesse o ndice [016] e mantenha acesos os LEDs dos setores desejados.

[017] - Setores Rpidos:


Setores Rpidos so aqueles em que o tempo de ativao se d em um pequeno espao de tempo, como por exemplo: Sensores Ativos (barreiras), Sensores de Vibrao, Sensores de Impacto, entre outros. Este recurso permite que o tempo de ativao destes setores seja definido entre 001 e 255 milisegundos. O valor deste tempo deve ser programado no ndice [041]. Para definir os setores rpidos, acesse o ndice [017] e mantenha acesos os LEDs dos setores desejados.
Pgina 13

Manual do Instalador

ECP - Alard Link 8

[018] - Setores Temporizados 1:


Os setores Temporizados 1 (ou Setores de Entrada) so os que permitem a entrada do usurio do ambiente protegido, sem gerar o disparo do alarme, pois possuem um tempo de retardo antes de sua ativao. Esta caracterstica muito til quando o usurio desarma o sistema de alarme atravs de senha de acesso (digitada no teclado), que geralmente instalado no interior do ambiente. Na prtica, significa que quando o sistema de alarme estiver armado, o usurio poder adentrar o ambiente protegido atravs de um destes setores para digitar sua senha de acesso no teclado (desarmar), sem causar disparo da sirene. Para programar os setores temporizados, acesse o ndice [018] e mantenha acesos os LEDs dos setores desejados. O tempo de ativao dos setores classificados como Temporizados 1 ser definido no ndice [038].

[019] - Setores Temporizados 2:


Os setores Temporizados 2 (tambm conhecidos como Setores de Entrada Alternativa) possuem a mesma finalidade dos Temporizados 1, mas possibilitam a programao de um tempo de acesso diferente do primeiro. Para programar os setores temporizados, acesse o ndice [019] e mantenha acesos os LEDs dos setores desejados. O tempo de ativao dos setores classificados como Temporizados 2 definido no ndice [039].

[020] - Setores Seguidores:


Chamamos de Setores Seguidores aqueles que devero acompanhar o tempo de espera dos setores temporizados, sempre que estes forem violados anteriormente. Este recurso muito til em instalaes onde o teclado encontra-se em local distante da rea de entrada, onde por questes de segurana seria invivel a programao de vrios setores temporizados. Se forem violados diretamente (antes de qualquer setor temporizado), os setores seguidores geram alarme instantaneamente. Para programar os setores seguidores, acesse o ndice [020] e mantenha acesos os LEDs dos setores desejados.

[021] - Setores Anulveis:


Esta programao define quais setores do alarme podero ser anulados pelos usurios, desde que estes possuam acesso a esta funo. Quando ocorrer um desarme, todos os setores anulados voltaro a integrar o sistema. Para anular novamente, ser necessrio repetir o procedimento de anulao. Para programar os setores anulveis, acesse o ndice [021] e mantenha acesos os LEDs dos setores desejados.

[022] - Setores Inteligentes:


Chamamos de Setores Inteligentes aqueles que, para gerar um disparo do alarme, devero ser violados por duas vezes consecutivas dentro de um determinado tempo (programado no ndice [044]). Acesse o ndice [022] e mantenha acesos os LEDs dos setores desejados.
Pgina 14

Manual do Instalador

ECP - Alard Link 8

[023] - Setores Silenciosos:


Os setores silenciosos so aqueles que, quando violados, geram um alarme silencioso, sem causar o disparo das sirenes. Apesar disso, o sistema enviar normalmente a mensagem de violao destes setores ao monitoramento, alm de indicar esta condio nos teclados instalados. Para programar os setores silenciosos, acesse o ndice [023] e mantenha acesos os LEDs dos setores desejados.

[024] - Setores STAY / Partio A: - Particionamento Habilitado:


Quando o particionamento estiver habilitado, os setores selecionados (LEDs acesos) neste ndice sero atribuidos Partio A.

- Particionamento Desabilitado:
Quando o particionamento estiver desabilitado, todos os setores selecionados (LEDs acesos) neste ndice sero supervisionados toda vez que o sistema estiver armado em modo STAY. Para determinar os setores STAY ou da Partio A, acesse o ndice [024] e mantenha acesos os LEDs dos setores desejados (A ou STAY).

[025] - Setores AWAY / Partio B: - Particionamento Habilitado:


Quando o particionamento estiver habilitado, os setores selecionados (LEDs acesos) neste ndice sero atribudos Partio B.

- Particionamento Desabilitado:
Quando o particionamento estiver desabilitado, todos os setores selecionados (LEDs acesos) neste ndice sero supervisionados toda vez que o sistema estiver armado em modo AWAY. Para determinar os setores AWAY ou da Partio B, acesse o ndice [025] e mantenha acesos os LEDs dos setores desejados (B ou AWAY).
ATENO:

Caso um mesmo setor esteja selecionado nos ndices [024] e [025], este ser supervisionado sempre que qualquer uma das parties for armada.

[026] - Setores de Partio Simultnea:


Os setores de Partio Simultnea so pertencentes as duas parties, ao mesmo tempo, mas somente sero supervisionados quando ambas as parties (A e B) estiverem armadas. Este recurso muito til quando existe uma rea protegida comum entre os ambientes particionados, como por exemplo um corredor de acesso ou hall de entrada. Para programar os setores de partio comum, acesse o ndice [026] e mantenha acesos os LEDs dos setores desejados.
ATENO:

Para configurar um setor como Partio Simultnea, este setor tambm dever estar selecionado nos ndices [024] e [025] (Parties A e B).
Pgina 15

Manual do Instalador

ECP - Alard Link 8

Recursos Diversos:
[027] - Tamper / Auto-arme / Pnico / Beeps de Teclado: LED n
1 2 3 4 5 6 7 8

Aceso
Tamper Silencioso Tamper 24 Horas Tamper Segue Setores Anulados Auto-arme por Horrio Auto-arme por No Movimento Pnico e Emergncia Mdica Audveis Beeps de Falha no Teclado Beeps de Teclado Acompanham Sirene

Apagado
Tamper Audvel Tamper Normal Tamper sem Anulao Desabilitar Funo Desabilitar Funo Ambos Silenciosos Desabilitar Funo Desabilitar Funo

Tamper Silencioso / Audvel:


Determina se o disparo do tamper dos setores gera tambm o disparo da sirene. Esta funo configurada atravs do LED 1 deste ndice.

Tamper 24 Horas / Normal:


Determina se a superviso do tamper dos setores ser efetuada 24 horas (continuamente) ou apenas quando o sistema estiver armado (normal). Esta funo configurada atravs do LED 2 deste ndice.

Tamper Com / Sem Anulao:


Determina se o supervisionamento do tamper ser efetuado tambm nos setores anulados. Esta funo configurada atravs do LED 3 deste ndice.

Auto-arme por Horrio:


Habilita o Auto-arme no horrio definido no ndice [013] da programao. Esta funo configurada atravs do LED 4 deste ndice.

Auto-arme por No Movimento:


Habilita o Auto-arme por no movimento durante o tempo programado no ndice [046] da programao. Esta funo configurada atravs do LED 5 deste ndice.

Pnico e Emergncia Mdica Audveis / Silenciosos: Determina se o acionamento da funo Pnico ( + ) e Emergncia Mdica ( + ) geram o disparo da sirene. A configurao desta funo definida atravs do LED 6 deste ndice. Beeps de Falha no Teclado:
Habilita o aviso sonoro (beeps) no teclado para sinalizar falhas no sistema. Esta funo configurada atravs do LED 7 deste ndice.

Beeps do Teclado Acompanham a Sirene:


Habilita o recurso que faz com que o beep do teclado acompanhe o toque da sirene. Esta funo configurada atravs do LED 8 deste ndice.
Pgina 16

Manual do Instalador

ECP - Alard Link 8

[028] - Configuraes Globais LED n 1 2 3 4 5 6 7 8 Aceso Beeps de Arme/Desarme na Sirene Beeps de Entrada/Sada no Teclado Habilitar Chime na Sirene
Reservado para Uso Futuro

Apagado Desabilitar Funo Desabilitar Funo Desabilitar Funo


Uso Futuro

Manter Senha do Instalador no RESET Habilita Partio do Sistema (A e B) Habilita o Setor 7 no Teclado Habilita o Setor 8 no Teclado

Desabilitar Funo Desabilitar Funo Desabilitar Funo Desabilitar Funo

Beeps de Arme/Desarme na Sirene:


A sirene poder emitir um beep quando o usurio armar o sistema, e dois beeps quando ocorrer o desarme. Esta funo habilitada atravs do LED 1 deste ndice de programao.

Beeps de Entrada/Sada no Teclado:


Quando o sistema armado ou desarmado, o sistema inicia a contagem do tempo de entrada/sada, para que o usurio possa ingressar ou deixar o local sem ocasionar o disparo do alarme. Durante o tempo de entrada/sada, o teclado emite beeps de sinalizao, que podem ser desabilitados atravs do LED 2. Nos ltimos 10 segundos, os beeps so emitidos mais rapidamente.

Habilitar Chime na Sirene:


A funo Chime, conhecida tambm como Anunciador de Presena, faz com que o teclado emita um beep toda vez que um setor violado. Quando necessrio, a sirene poder acompanhar o teclado nesta funo, dependendo da programao do LED 3. Consulte a pgina 10 do Manual do Usurio Alard Link para maiores informaes.

Manter Senha do Instalador no RESET:


Esta funo faz com que a Senha do Instalador seja mantida caso ocorra o RESET da central (ver pgina 32). Existem vantagens e desvantagens em se adotar este tipo de bloqueio, que devem ser analisados antes de utiliz-lo. Para utilizar este recurso, defina o estado do LED 4 conforme desejado.

Habilitar Partio do Sistema (A e B):


Este recurso responsvel pela diviso do sistema de alarme em duas parties independentes A e B. A definio dos setores de cada partio realizada nos ndices [024] e [025] (A e B, respectivamente). Para habilitar ou desabilitar este recurso, configure o LED 6 deste ndice.

Habilitar Setores 7 e 8 no Teclado:


O estado dos LEDs 7 e 8 deste ndice habilitam ou desabilitam a utilizao dos setores 7 e 8, respectivamente, atravs do teclado.
Pgina 17

Manual do Instalador

ECP - Alard Link 8

[029] - Configuraes de Comunicao: LED n


1 2 3 4 5 6 7 8

Aceso
Detectar/Aguardar Tom de Linha Funo Secretria Eletrnica Reservado para Uso Futuro Discagem em DTMF Reservado para Uso Futuro Reservado para Uso Futuro Reportar 4+2 para Telefone 1 Reportar 4+2 para Telefone 2

Apagado
Desabilitar Funo Desabilitar Funo Uso Futuro Discagem em Pulso Uso Futuro Uso Futuro Telefone 1 apenas CID Telefone 2 apenas CID

Detectar Tom de Linha:


Esta funo faz com que a central, antes de realizar uma chamada telefnica, verifique se h tom de linha (sinal). Caso no haja tom, a central no disca e, dentro de alguns segundos, efetua uma nova verificao. Quando o nmero mximo de tentativas de discagem for excedido (caso os dois telefones estiverem programados, haver 16 tentativas), ser gerada uma falha de comunicao.

Funo Secretria Eletrnica:


Este recurso possibilita a programao remota via chamada telefnica em locais onde existirem aparelhos de auto-atendimento, como por exemplo: fax, secretria eletrnica, atendimento digital, etc. Quando habilitada, atravs do LED 2 deste ndice, esta funo faz com que a central de alarme atenda o telefone sempre na segunda chamada, desde que o tempo entre a primeira e a segunda seja inferior ao tempo definido no ndice [050] e que a primeira chamada tenha durao igual ou inferior ao definido no software de download.

Formato de Discagem (DTMF / Pulso):


Para alterar o formato de discagem entre DTMF (multifrequencial) e Pulso (decdico), defina o estado do LED 4, conforme desejado.

Reporte em Contact-ID ou 4+2 Programvel:


A central Alard Link pode reportar mensagens nos formatos Contact-ID ou 4+2, para cada telefone programado. O protocolo Contact-ID padro e, por este motivo, possui definies de cdigos pr-programadas (conforme tabela na pgina 34). Para o protocolo 4+2, necessrio programar cada um dos cdigos que sero enviados ao monitoramento, atravs dos ndices [054] [180]. A definio do protocolo a ser utilizado para reportar mensagens aos telefones programados realizada atravs do LED 7 (Telefone 1) e LED 8 (Telefone 2) deste ndice.
Pgina 18

Manual do Instalador

ECP - Alard Link 8

[030] - Alarme / Reporte / Shutdown (Auto-anulao): LED n


1 2 3 4 5 6 7 8

Aceso
Habilita Arme Forado por A/D Habilitar A/D para Armar em STAY/A Habilitar A/D para Armar em AWAY/B Habilitar Arme Rpido para STAY/A Habilitar Arme Rpido para AWAY/B Habilitar Reporte Duplo Habilitar Reporte Alternado Habilitar Shutdown de Setores

Apagado
Desabilitar funo Desabilitar funo Desabilitar funo Desabilitar funo Desabilitar funo Reporte Normal Reporte Sequencial Desabilitar funo

O LED 1 deste ndice habilita ou desabilita o Arme Forado (com algum dos setores abertos/violados) atravs da chave, controle remoto ou outro dispositivo instalado no terminal A/D. O LED 2 deste ndice habilita ou desabilita o arme STAY (ou Partio A) pela chave, controle remoto ou outro dispositivo instalado no terminal A/D. O LED 3 deste ndice habilita ou desabilita o arme AWAY (ou Partio B) pela chave, controle remoto ou outro dispositivo instalado no terminal A/D.

Arme Forado pelo Terminal A/D:

Arme STAY / A pelo Terminal A/D:

Arme AWAY / B pelo Terminal A/D:

Arme Rpido em STAY / A e AWAY / B:


O LED 4 deste ndice habilita ou desabilita o arme rpido para modo STAY (ou Partio A) e o LED 5 para modo AWAY (ou Partio B). Para executar a funo, mantenha a tecla AWAY ou STAY pressionada por 5 segundos.

Reporte Duplo / Normal:


O LED 6 deste ndice define o modo de reporte, conforme segue: - Reporte Duplo: O monitoramento dever receber o reporte de ambos os telefones programados para no gerar falha de comunicao. - Reporte Normal: O monitoramento dever receber o reporte de, ao menos, um dos telefones programados para no gerar uma falha.

Reporte Alternado / Sequencial:


O LED 7 deste ndice define o modo de discagem, conforme segue:
Modo de Reporte 1 2 3 4 ... 13 14 15 16 Aps 16 Tentativa

Alternado Sequencial

1 2 1 1

1 2 ... 1 2 1 1 ... 2 2

1 2

2 2

Falha de Comunicao Falha de Comunicao

Shutdown de Setores (Auto-anulao):


O LED 8 deste ndice habilita ou desabilita o shutdown de setores. Esta funo faz com que um setor seja anulado aps 4 (quatro) disparos consecutivos.
Pgina 19

Manual do Instalador

ECP - Alard Link 8

[031] - PGM e Comunicao: LED n


1 2 3 4 5 6 7
8

Aceso
Ativao da PGM pelo Tempo Programado Unidade de Tempo da PGM em Segundos PGM Lgica OU (OR) PGM Lgica E (AND) PGM Lgica IGUAL (EQUAL) Falha de Linha Telefnica Audvel (com disparo de sirene) Falha de Linha Telefnica Audvel Somente quando Armado
Chave A/D como Emergncia (Pnico)

Apagado
PGM por Durao do Evento Unidade de Tempo da PGM em Minutos Desabilitar funo Desabilitar funo Desabilitar funo Silencioso (somente reporte) Falha de Linha Tel. Sempre Audvel
Chave Arma/Desarma

Modo de Acionamento da PGM:


O LED 1 deste ndice determina se o acionamento da sada PGM deve ocorrer por tempo de ativao (programado no ndice [053]), ou se dever acompanhar o tempo de durao de algum evento (que definido no ndice [051]). Consulte a pgina 29 para maiores informaes.

Unidade de Tempo da PGM:


O LED 2 deste ndice determina se o tempo de acionamento da sada PGM, programado no ndice [053], ser considerado em Minutos ou Segundos.

Programao Lgica da Sada PGM


Os LEDs 3, 4, e 5 deste ndice determinam a lgica de funcionamento da sada PGM. - O LED 3 habilita/desabilita a lgica OU (OR). - O LED 4 habilita/desabilita a lgica E (AND). - O LED 5 habilita ou desabilita a lgica IGUAL (EQUAL). Consulte a pgina 29 para maiores informaes.

Falha de Linha Telefnica Audvel / Silencioso:


O LED 6 deste ndice determina se, quando houver deteco de falha na linha telefnica, ocorrer o disparo da sirene (audvel) ou apenas o reporte da mensagem ao monitoramento. Ambas as situaes geram a indicao visual no teclado (memria de falhas).

Falha de Linha Telefnica Audvel Somente quando Armado


O LED 7 deste ndice determina se, caso a programao anterior (LED 6) estiver habilitado como Audvel, o disparo da sirene ocorre independente do estado da central de alarme ou somente quando esta estiver armada. O LED 8 deste ndice determina o funcionamento do terminal A/D, que pode ser utilizado como funo de Emergncia ou para armar e desarmar a central.
Pgina 20

Chave A/D como Emergncia ou Arme/Desarme:

Manual do Instalador

ECP - Alard Link 8

[032] - Eventos da Sada PGM:


Verifique na pgina 24, no ndice [051], os parmetros de configurao deste ndice, que responsvel pela sub-funo de ativao da sada PGM.

[033] - Configurao de Reporte de Eventos - 1: LED n 1 2 3 4 5 6 7 8 Aceso


Reportar Teste Peridico Reportar Desarme Somente Aps Disparo Reportar Teste Peridico quando Armado Reportar Armado pelo Usurio Reportar Desarmado pelo Usurio Reportar Arme por No-Movimento Executar Testes Peridicos no Intervalo de Tempo Programado

Apagado
Desabilitar Reporte Desabilitar Reporte Desabilitar Reporte Desabilitar Reporte Desabilitar Reporte Desabilitar Reporte Executar os Testes em Horrio Fixo

Habilita Reporte de Eventos (Comunicao) Desabilitar Reportes

Habilita Reporte de Eventos (Comunicao):


O LED 1 deste ndice habilita ou desabilita a transmisso de eventos para o monitoramento (habilita/desabilita a comunicao da central).

Reportar Teste Peridico:


O LED 2 habilita ou desabilita o envio da mensagem de Teste Peridico, quando este ocorrer.

Reportar o Desarme Somente Aps Disparo:


O LED 3 habilita ou desabilita a funo que somente reporta a mensagem de Desarmado pelo Usurio quando ocorrer um disparo anteriormente.

Reportar o Teste Peridico Quando Armado:


O LED 4 habilita ou desabilita a funo que reporta a mensagem de Teste Peridico somente quando o sistema de alarme estiver armado.

Reportar Arme e Desarme pelo Usurio:


Os LEDs 5 e 6 habilitam ou desabilitam o reporte das mensagens Armado pelo Usurio e Desarmado pelo Usurio, quando estes ocorrerem.

Reportar Arme por No Movimento:


O LED 7 habilita/desabilita a funo que reporta a mensagem de Arme por No Movimento, quando este ocorrer.

Reportar Testes Peridicos no Intervalo de Tempo ou em Horrio Fixo:


O LED 8 deste ndice determina se o Teste Peridico de comunicao ser executado em horrio fixo ou intervalo de tempo. Quando por horrio fixo, este deve ser programado no ndice [012] e, quando por intervalo, o tempo de intervalo deve ser programado no ndice [047]. Observe o exemplo abaixo: - LED 8 Aceso, valor 001 no ndice [047] = Testes a cada 1 hora, sendo o primeiro teste executado no horrio definido no ndice [012]; - LED 8 Apagado, valor 0200 no ndice [012] = Testes sempre s 02:00.
Pgina 21

Manual do Instalador

ECP - Alard Link 8

[034] - Configurao de Reporte de Eventos - 2: LED n


1 2 3 4 5 6 7 8

Aceso
Reportar Armado via PC (software) Reportar Desarmado via PC (software) Reportar Armado via Chave/Controle Reportar Desarmado via Chave/Controle Reportar Violao de Setor (Disparo) Reportar Restaurao de Setor Reportar Alarme de Tamper Reportar Restaurao de Tamper

Apagado
Desabilitar Reporte Desabilitar Reporte Desabilitar Reporte Desabilitar Reporte Desabilitar Reporte Desabilitar Reporte Desabilitar Reporte Desabilitar Reporte

[035] - Configurao de Reporte de Eventos - 3: LED n


1 2 3 4 5 6 7 8

Aceso
Reportar Anulao de Setor Reportar Pnico (Emergncia) Reportar Falha de Linha Telefnica Reportar Restaurao Linha Telefnica Reportar Problemas na Sirene Reportar Restaurao da Sirene Reportar Falha de Comunicao Reportar Falha de Bateria

Apagado
Desabilitar Reporte Desabilitar Reporte Desabilitar Reporte Desabilitar Reporte Desabilitar Reporte Desabilitar Reporte Desabilitar Reporte Desabilitar Reporte

[036] - Configurao de Reporte de Eventos - 4: LED n 1 2 3 4 5 6 7 8


Pgina 22

Aceso Reportar Restaurao de Bateria Reportar Falha de AC Reportar Restaurao de AC Reportar Falha no Auxiliar Reportar Restaurao do Auxiliar Reportar Acesso Programao Reportar Perda de Relgio Reportar Coao

Apagado Desabilitar Reporte Desabilitar Reporte Desabilitar Reporte Desabilitar Reporte Desabilitar Reporte Desabilitar Reporte Desabilitar Reporte Desabilitar Reporte

Manual do Instalador

ECP - Alard Link 8

Configuraes de Tempo:
[038] - Tempo de Entrada 1:
Neste ndice defindo o tempo (em segundos) dos setores configurados como Setores Temporizados 1 (ndice [018]), a ser considerado para as operaes de DESARME NORMAL do sistema. Os valores vlidos so entre 001 e 255 segundos.

[039] - Tempo de Entrada 2:


Neste ndice defindo o tempo (em segundos) dos setores configurados como Setores Temporizados 2 (ndice [019]), a ser considerado para as operaes de DESARME NORMAL do sistema. Os valores vlidos so entre 001 e 255 segundos.

[040] - Tempo de Sada:


Neste ndice definido o tempo (em segundos) de todos os setores da central durante todas as operaes de ARME NORMAL do sistema. Os valores vlidos so de 001 e 255 segundos. Obs: No momento do arme, todos os setores devem estar fechados.

[041] - Tempo de Setor Rpido:


Este ndice armazena o tempo (em milisegundos) dos setores configurados como Setores Rpidos (ndices [017]), que ser utilizado para o reconhecimento de violao dos mesmos. Os valores vlidos so de 001 a 255 milisegundos.

[042] - Tempo de Setor Normal:


Este ndice armazena o tempo (em milisegundos) dos setores comuns do sistema, utilizado para o reconhecimento de violao dos mesmos. Os valores vlidos so de 001 a 255, sendo programado de 10 em 10 milisegundos (10 a 2550 ms).

[043] - Tempo de Retardo de Comunicao:


Neste ndice configurado o tempo (em segundos) de retardo a ser considerado pelo sistema antes de iniciar o processo de comunicao. Os valores vlidos so de 001 a 255 segundos.

[044] - Tempo de Setor Inteligente:


Este ndice armazena o tempo de intervalo (em segundos) para que uma dupla violao dos setores inteligentes caracterizem um disparo do alarme. Os valores vlidos so de 001 a 255 segundos.

[045] - Tempo para Falha de AC:


Este ndice armazena o tempo de tolerncia (em minutos) para que, em caso de falha de energia AC, a central gere uma falha. Os valores vlidos so de 001 a 255 minutos.

[046] - Tempo de Arme Sem Movimento: Neste ndice definido o tempo de intervalo (em minutos) que a funo Arme por No Movimento utilizar como parmetro. Caso no haja abertura de nenhum setor por um tempo superior ao definido neste ndice, a central arma o sistema automaticamente. Os valores vlidos so de 001 a 255 minutos.
Pgina 23

Manual do Instalador

ECP - Alard Link 8

[047] - Intervalo entre Testes Peridicos


Neste ndice defindo o tempo de intervalo (horas) entre a execuo dos testes peridicos. Para que este tempo seja considerado, necessrio configurar o ndice [033] LED 8 como ACESO. Os valores vlidos so entre 001 e 255 horas.

[048] - Tempo de Disparo da Sirene:


Este ndice armazena o tempo de disparo da sirene (em minutos). Os valores vlidos so entre 001 e 255 minutos.

[049] - Tempo de Falha de Linha Telefnica:


Neste ndice definido o intervalo de tempo de retardo (em minutos) para que o evento de Falha de Linha Telefnica seja efetivamente gerado no sistema. Logo que a falha de linha for detectada pelo painel (em aproximadamente 20 seg), esta ser exibida no teclado atravs da memria de falhas (consulte a pgina 28) e o tempo de tolerncia ser considerado. Se aps este tempo a falha persistir, a central registrar o evento, que ser posteriormente transmitido ao monitoramento e, de acordo com a programao do ndice [031] LEDs 6 e 7, ocorrer o disparo da sirene. Os valores vlidos so entre 001 e 255 minutos.

[050] - Tempo da Funo Secretria Eletrnica:


Este ndice armazena o tempo (em segundos) em que, quando habilitada a funo Secretria Eletrnica (ndice [029], LED 2), a central aguardar uma segunda chamada para atender o telefone. Os valores vlidos so entre 001 e 255 segundos.

Configuraes da Sada PGM:


[051] - Funes da Sada PGM: Neste ndice definida a configurao da sada PGM. Os valores vlidos so entre 001 e 011 (trs dgitos). Para cada programao existe uma definio secundria (sub-funo), a ser definida atravs do ndice [032] (coluna da direita na tabela abaixo), onde o estado dos LEDs habilita (aceso) ou desabilita (apagado) cada um dos recursos disponveis. Mtodo de Ativao Sub-funo - Indice [032] Valor Desligado Sem Funo 000 Falhas 001 1 - Falha de Bateria
2 - Falha de Energia AC 3 - Falha de Auxiliar 4 - Falha de Sirene 5 - Falha de Comunicao 6 - Ativao de Tamper 7 - Falha de Linha Telefnica 8 - Perda de Relgio 1 - Setor 1 2 - Setor 2 3 - Setor 3 4 - Setor 4 5 - Setor 5 6 - Setor 6 7 - Setor 7 8 - Setor 8

002

Abertura dos Setores

Pgina 24

Manual do Instalador

ECP - Alard Link 8

Continuao Valor
003

Mtodo de Ativao
Tamper de Setores

Sub-funo - Indice [032]


1 - Setor 1 2 - Setor 2 3 - Setor 3 4 - Setor 4 5 - Setor 5 6 - Setor 6 7 - Setor 7 8 - Setor 8 1 - Setor 1 2 - Setor 2 3 - Setor 3 4 - Setor 4 5 - Setor 5 6 - Setor 6 7 - Setor 7 8 - Setor 8 1 - Setor 1 2 - Setor 2 3 - Setor 3 4 - Setor 4 5 - Setor 5 6 - Setor 6 7 - Setor 7 8 - Setor 8 1 - Armado STAY 2 - Armado AWAY 3 - Memria de Violao 4 - Falhas no Geral 5 - Tempo de Sada Ativo 6 - Tempo de Entrada 1 Ativo 7 - Tempo de Entrada 2 Ativo 8 - No utilizado. 1 - Tecla 1 2 - Tecla 2 3 - Tecla 3 4 - Tecla 4 5 - Tecla 5 6 - Tecla 6 7 - Tecla 7 8 - Tecla 8
Pgina 25

004

Anulao de Setores

005

Violao de Setores

006

Status da Central

007

Tecla Pressionada (Grupo 1)

Manual do Instalador

ECP - Alard Link 8

Continuao Mtodo de Ativao Valor


008 Tecla Pressionada (Grupo 2)

Sub-funo - Indice [032]


1 - Tecla 9 2 - Tecla 0 3 - Tecla * 4 - Tecla # 5 - Tecla MEM/STAY 6 - Tecla BYPASS/AWAY 7 - Tecla TEST/TRBL 8 - No utilizado. 1 - Qualquer tecla do Grupo 1 2 - Qualquer tecla do Grupo 2 3 - Desarmado 4 - Armado 5 - Comunicao Telefnica 6 - Programao (Instalador) 7 - Programao (Master) 8 - No utilizado. Sem Funo. Sem Funo.

009

Estado do Painel

010 011

Ativao por Horrio Fixo Ativao por Senha Digitada

Por exemplo: Para configurar a ativao da sada PGM quando houver uma falha de linha telefnica, procedemos da seguinte forma: 1) Acessar o ndice [051] e programar o valor 001, para que a sada PGM seja ativada quando ocorrer uma falha no sistema; 2) Definir, atravs do ndice [032], quais falhas no sistema faro com que a sada PGM seja ativada. No caso deste exemplo, mantenha o LED 7 aceso, para que a falha de linha telefnica acione a PGM, conforme descrito na tabela anterior sub-funo, valor 001). 3) Programar o ndice [031], atravs do LED 1, para definir se a ativao da PGM se dar pelo tempo programado no ndice [053] ou enquanto durar o evento (falha). Este ndice armazena o tempo de acionamento da sada PGM, seguindo a unidade de tempo definido no ndice [031] LED 2 (segundos ou minutos). Os valores vlidos so entre 001 e 255.

[053] - Tempo de Ativao da PGM:

Programaes Diversas:
[052] - Nmero de Toques para Atender (Rings):
Neste ndice definido o nmero de toques telefnicos a serem aguardados pela central para que esta atenda chamadas. Os valores vlidos so entre 001 e 255. Os ndices entre [054] e [180] armazenam os cdigos de reporte de eventos no protocolo de comunicao 4+2. Os valores devem ser digitados na forma Decimal (3 dgitos) e, para isso, disponibilizamos uma tabela na pgina 33 para possibilitar a programao de todos os cdigos personalizados.
Pgina 26

[054] [180] - Cdigos de Reporte:

Manual do Instalador

ECP - Alard Link 8

Cadastro de Senhas de Usurios:


O cadastro de senhas de usurios do sistema efetuado exclusivamente atravs da Senha Master, definida no ndice [007]. Como padro de fbrica, esta senha possui o valor 3434, devendo ser alterada posteriormente. Desta forma, a Senha do Instalador no poder realizar operaes como incluso, alterao ou excluso de usurios. 1) Pressionar a tecla e digite a Senha Master; 2) Digitar o nmero do usurio a ser includo/alterado no sistema, entre 01 e 30 (sempre com 2 dgitos); 3) Digitar a Nova Senha do Usurio (com 4 dgitos); 4) Defina, atravs do estado dos LEDs dos setores (aceso = habilitado, apagado = desabilitado), quais recursos sero atribudos a senha deste usurio, conforme tabela abaixo:

LED n
1 2 3 4 5 6 7

Recurso
Armar Desarmar Stay Away Coao Anular Armar Forado

Funo quando LED Aceso


Permisso para Armar o Sistema Permisso para Desarmar o Sistema Permisso para Armar em Modo Stay Permisso para Armar em Modo Away Reporta Mensagem de Coao Permisso para Anular Setores Permisso para Armar Forado

Obs: Nas verses anteriores 1.4 existe o recurso 8 - Armar Imediato que remove a temporizao de sada para as operaes de arme.

Para acender ou apagar os LEDs dos Setores durante a configurao dos recursos, basta pressionar a tecla do nmero correspondente
ATENO:

Como padro de fbrica, a Senha do Usurio 01 definida como 7878, devendo ser alterada posteriormente.

Definindo Senhas para Acionamento da Sada PGM:


possvel programar uma ou mais senhas do sistema para ativar a sada PGM e, atravs delas, acionar diversos dispositivos, como por exemplo, fechaduras eltricas. Porm, estas senhas devero ser utilizadas nica e exclusivamente para esta finalidade, uma vez que no executaro nenhuma outra funo. O processo de cadastramento idntico ao de incluso/alterao de uma senha de usurio comum, exceto no momento da definio dos recursos, quando todos os LEDs dos setores devero ser apagados para que suas funes estejam desabilitadas.
Pgina 27

Manual do Instalador

ECP - Alard Link 8

Falhas no Sistema:

ATENO:

Quando ocorrer curto-circuito nos fios de comunicao do teclado (verde e amarelo), o sistema poder reportar o evento Pnico de Incndio.
Pgina 28

Manual do Instalador

ECP - Alard Link 8

Modo de Acionamento da Sada PGM:


No ndice [031] (LEDs de 1 a 5) so definidos o modo de acionamento e a lgica de funcionamento da sada PGM. O modo de acionamento pode ocorrer de duas formas, a seguir: por Tempo de Ativao: quando acionada, a sada PGM permanecer ativa pelo tempo definido no ndice [053]. Este tempo poder ser considerado em segundos ou minutos, de acordo com a programao definida pelo estado do LED 2, no ndice [031]. por Durao do Evento: quando acionada, a sada PGM permanecer ativa enquanto durar a ocorrncia do evento. Observe, a seguir, dois exemplos de como programar a ativao da PGM: 1) Ativao via Senha de Usurio (sem nenhum recurso definido) para acionar uma fechadura eltrica: - Programar o ndice [051] com o valor 011 (PGM por Senha) e definir o valor do ndice [053] como 003 (para configurar um tempo de 3 segundos na ativao). Para que este valor 003 seja considerado como segundos, certifique-se de que o LED 2 do ndice [031] esteja ACESO. Caso contrrio, a ativao se dar por 3 minutos. 2) Ativao da PGM para acender um LED secundrio quando o alarme estiver armado: - Programar o ndice [051] com o valor 006 (Status) e definir, no ndice [032], o estado dos LEDs 1 e 2 como ACESO. Para que a sada permanea acionada at que a central seja desarmada, defina o LED 1 do ndice [031] como APAGADO.

Programao Lgica da Sada PGM:


A configurao da lgica de funcionamento da sada PGM definida pelo ndice [031], seguindo o seguinte raciocnio: E: Faz com que a sada PGM seja ativada quando, no mnimo, TODAS as condies definidas no ndice [032] (estado dos LEDs) ocorram ao mesmo tempo. Se qualquer uma dessas condies definidas no ocorrer, a sada no ser ativada. OU: Faz com que a sada PGM seja ativada quando, ao menos, UMA DAS condies definidas no ndice [032] (estado dos LEDs) ocorram. Quando qualquer uma dessas condies definidas ocorrer, a sada ser ativada. IGUAL: Faz com que a sada PGM seja ativada SOMENTE quando TODAS as condies definidas no ndice [032] (estado dos LEDs) ocorram EXATAMENTE conforme esperado. Caso alguma das condies definidas no ocorram, ou se alguma outra condio no definida ocorrer, a sada PGM no ser ativada.
Pgina 29

Manual do Instalador

ECP - Alard Link 8

Setores de Teclado:
Dependendo da quantidade de teclados instalados, a central Alard Link 8 possibilita a superviso de at dois setores (7 e/ou 8) via teclado: 1 Teclado: possvel supervisionar 1 setor, que pode ser configurado como Setor 7 ou Setor 8. Configure o teclado conforme ilustrao abaixo para o setor desejado e habilite a superviso deste setor na programao (ndice [028], LEDs 7 ou 8, conforme desejado). 2 Teclados: possvel supervisionar at 2 setores, que devero ser configurados como Setor 7 e Setor 8, respectivamente. A configurao de um teclado dever ser diferente da configurao do outro teclado (diferentes entre si).

3 ou 4 Teclados: Quando existirem 3 ou 4 teclados instalados, somente um deles ser supervisionado, o que significa que apenas 1 setor poder ser utilizado. Isto ocorre porque os demais teclados utilizaro a mesma via de comunicao com o sistema e, desta forma, estaro em conflito, no permitindo supervisionamento.
ATENO

No configure mais de um teclado para um mesmo setor, pois desta maneira no ser possvel supervision-los !

A configurao do setor de teclado realizada atravs do jumper J1, em cada um dos teclados, conforme ilustrao a seguir:

ATENO:

Ao alterar a configurao do jumper J1, desconecte a alimentao do teclado, voltando a aliment-lo aps alguns segundos.
Pgina 30

Manual do Instalador

ECP - Alard Link 8

Conectando Sensores ao Setor de Teclado:


Para conectar um ou mais sensores em um setor via teclado, utilize o fio de cor Azul (teclado) como setor e o fio de cor Preto (teclado) como comum. Caso haja mais de um sensor a ser conectado, proceda a instalao em srie.

Um nico sensor:
PGM DATA CLK

PT

VM

CN5
AM

VD
ALARM

Resistor 1K Alimentao 12V

Preto Azul

Dois sensores:

Sensor 1
ALARM ALARM

Sensor 2

Resistor 1K Alimentao 12V

Trs ou mais sensores:

Sensor 1
ALARM ALARM

Sensor 2
ALARM

ltimo Sensor

Resistor 1K Alimentao 12V

ATENO

No necessria a utilizao de resistor de setores para os teclados. Apenas um resistor de Fim de Linha (1K) deve ser utilizado em srie.
Pgina 31

Manual do Instalador

ECP - Alard Link 8

Procedimento de RESET da Central:


A central Alard Link possui o recurso de RESET que, caso a funo Manter Senha do Instalador no RESET esteja DESABILITADO (ndice [028], LED 5 apagado), elimina todas as informaes contidas no buffer de eventos, retorna a senha do instalador para o valor padro de fbrica (5656) e desarmar todos os setores, se estiverem armados. Todos os demais parmetros de programao sero preservados, no sendo necessrio realizar a redefinio de seus valores.
ATENO

O processo de RESET TOTAL da programao s poder ser realizado via download ! Consulte o manual do software para maiores informaes.

O jumper CN12 utilizado para executar o processo de RESET. Para realizar o procedimento de RESET da central, remova a energia do painel (desconecte os cabos da bateria e do transformador de energia AC), feche o jumper CN12 com um strap e, em seguida, reconecte os cabos da bateria e energia.

Ao ser realimentada com o jumper CN12 fechado, a central emitir 6 beeps curtos no teclado, para indicar que o procedimento de RESET foi executado com xito. Em seguida, remova o jumper e a central estar pronta para ser utilizada.
Pgina 32

Manual do Instalador Cdigo Valor 00 000 01 001 02 002 003 03 04 004 05 005 06 006 07 007 08 008 09 009 0A 010 0B 011 012 0C 013 0D 0E 014 0F 015 10 016 017 11 018 12 13 019 020 14 15 021 16 022 023 17 18 024 19 025 026 1A 027 1B 028 1C 029 1D 030 1E 031 1F 032 20 033 21 034 22 035 23 036 24 037 25 038 26 039 27 28 040 29 041 042 2A 043 2B 044 2C 045 2D 046 2E 047 2F 048 30 049 31 050 32 051 33 Cdigo Valor 052 34 053 35 054 36 055 37 056 38 057 39 058 3A 059 3B 060 3C 061 3D 062 3E 063 3F 064 40 065 41 066 42 067 43 068 44 069 45 070 46 071 47 072 48 073 49 074 4A 075 4B 076 4C 077 4D 078 4E 079 4F 080 50 081 51 082 52 083 53 084 54 55 085 086 56 57 087 088 58 089 59 5A 090 5B 091 092 5C 5D 093 5E 094 5F 095 096 60 097 61 098 62 099 63 100 64 101 65 102 66 Cdigo Valor Cdigo Valor

ECP - Alard Link 8 Cdigo Valor

Tabela de Valores para a Programao Hexadecimal dos Cdigos 4+2


68 69 6A 6B 6C 6D 6E 6F 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 7A 7B 7C 7D 7E 7F 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 8A 8B 8C 8D 8E 8F 90 91 92 93 94 95 96 97 98 99 9A 9B 104 105 106 107 108 109 110 111 112 113 114 115 116 117 118 119 120 121 122 123 124 125 126 127 128 129 130 131 132 133 134 135 136 137 138 139 140 141 142 143 144 145 146 147 148 149 150 151 152 153 154 155
9C 9D 9E 9F A0 A1 A2 A3 A4 A5 A6 A7 A8 A9 AA AB AC AD AE AF B0 B1 B2 B3 B4 B5 B6 B7 B8 B9 BA BB BC BD BE BF C0 C1 C2 C3 C4 C5 C6 C7 C8 C9 CA CB CC CD CE CF

67

103

156 157 158 159 160 161 162 163 164 165 166 167 168 169 170 171 172 173 174 175 176 177 178 179 180 181 182 183 184 185 186 187 188 189 190 191 192 193 194 195 196 197 198 199 200 201 202 203 204 205 206 207

D0 D1 D2 D3 D4 D5 D6 D7 D8 D9 DA DB DC DD DE DF E0 E1 E2 E3 E4 E5 E6 E7 E8 E9 EA EB EC ED EE EF F0 F1 F2 F3 F4 F5 F6 F7 F8 F9 FA FB FC FD FE FF

208 209 210 211 212 213 214 215 216 217 218 219 220 221 222 223 224 225 226 227 228 229 230 231 232 233 234 235 236 237 238 239 240 241 242 243 244 245 246 247 248 249 250 251 252 253 254 255

Pgina 33

Manual do Instalador

ECP - Alard Link 8

Tabela de Cdigos - Protocolo Contact-ID


Cdigo
1100 1110 1120 1121 1130 3130 1137 3137 1301 3301 1311 3311 1312 3312 1321 3321 1350 3350 1354 3401 1401 3407 1407 3408 3409 1409 1410 1429 3464 1570 1602 1623 1625
Pgina 34

Evento
Emergncia Mdica Alarme de Incndio Pnico Coao Violao de Setor Restaurao de Setor Violao de Tamper Restaurao de Tamper Falha de Energia AC Restaurao de Energia AC Falha de Bateria Restaurao de Bateria Falha na Sada Auxiliar Restaurao da Sada Auxiliar Falha de Sirene Restaurao de Sirene Perda de Linha Telefnica Restaurao de Linha Telefnica Falha ao Comunicar Armado pelo Usurio Desarmado pelo Usurio Armado pelo PC Desarmado pelo PC Arme Rpido Armado por Chave Desarmado por Chave Comunicao com o PC Acesso a Programao Armado por No Movimento / Horrio Anulao de Setor Teste Peridico Buffer de Eventos em 90% Perda de Relgio

Manual do Instalador

ECP - Alard Link 8

Exemplos de Conexo dos Setores com Resistor de Fim de Linha


Resistor SETOR 1 1K Alimentao

S1/S2
12v ALARM

Resistor 1K (Fim de Linha)

S3/S4 GND

Setor 1
Resistor SETOR 1 1K

Alimentao

S1/S2
12v ALARM 12v ALARM

Resistor 1K (Fim de Linha)

S3/S4 GND

}
Setor 1
Alimentao Resistor SETOR 2 2K2

S1/S2
12v ALARM 12v ALARM

Resistor 1K (Fim de Linha)

S3/S4 GND

Resistor SETOR 1 1K

Setor 1
Resistor SETOR 1 1K

Setor 2

Resistor 1K (Fim de Linha) Resistor SETOR 2 2K2

S1/S2 S3/S4 GND

12v

ALARM

12v

ALARM 12v ALARM 12v ALARM 12v ALARM

Alimentao

Setor 1

Setor 2 Pgina 35

Manual do Instalador

ECP - Alard Link 8

Indice 001 002 003 004 005 006 007 008 009 010 011 012 013 014 015 016 017 018 019 020 021 022 023 024 025 026 027 028 029 030 031 032 033 034 035 036 037 038 039 040

Tabela de Programao Funo Dgitos Padro Pg.


ID do Painel Senha do PC Conta de Reporte 1 Conta de Reporte 2 Reservado para Uso Futuro Senha do Instalador Senha Master Reservado para Uso Futuro Telefone da Central de Monitoramento 1 Telefone da Central de Monitoramento 2 Reservado para Uso Futuro Horrio do Teste Peridico Horrio do Auto-Arme Horrio de Ativao da Sada PGM Relgio do Sistema Setores 24 Horas Setores Rpidos Setores Temporizados 1 Setores Temporizados 2 Setores Seguidores Setores Anulveis Setores Inteligentes Setores Silenciosos Setores Armados em STAY / Partio A Setores Armados em AWAY / Partio B Setores Comuns (Partio A+B Simultnea) Config. Tamper/Auto-arme/Pnico/Beeps Configuraes Globais 1 Configuraes de Comunicao Config. Arme/Reporte/Shutdown Configuraes de PGM e Linha Telefnica Eventos da Sada PGM Configuraes de Reporte 1 Configuraes de Reporte 2 Configuraes de Reporte 3 Configuraes de Reporte 4 Reservado para Uso Futuro Tempo de Entrada 1 (Segundos) Tempo de Entrada 2 (Segundos) Tempo de Sada (Segundos) 4 4 4 4 4 4 At 22 At 22 4 4 4 4 3 3 3 0000 0000 0000 0000 5656 3434 Vazio Vazio 0000 0000 0000 0000 Nenhum Nenhum Nenhum Nenhum Nenhum Nenhum Nenhum Nenhum 18 Nenhum Nenhum 1, 2 e 6 1e2 1e4 8 3, 6 e 7 Nenhum 1, 5, 6 e 7 18 18 18 015 015 015 011

010

012

013

014 015 016 017 018 019 020

021

022

Pgina 36

Manual do Instalador

ECP - Alard Link 8

Indice 041 042 043 044 045 046 047 048 049 050 051 052 053 054 055 056 057 058 059 060 061 062 063 064 065 066 067 068 069 070 071 072 073 074 075 076 077 078 079 080

Tabela de Programao - Continuao Funo Dgitos Padro Pg.


Tempo de Setor Rpido (Milisegundos) Tempo de Setor Normal (Milisegundos) Retardo de Transmisso (Segundos) Tempo de Setor Inteligente (Segundos) Retardo de Falha de Energia AC (Minutos) Tempo de Arme sem Movimento (Minutos) Intervalo Entre Testes Peridicos (Horas) Tempo de Toque da Sirene (Minutos) Retardo de Falha Linha Telefnica (Minutos) Tempo para Secret. Eletrnica (Segundos) Configuraes da Sada PGM Nmero de Toques para Atender Chamadas Tempo de Ativao da Sada PGM Cd. Rep. 4+2 Armado pelo Usurio 01 Cd. Rep. 4+2 Armado pelo Usurio 02 Cd. Rep. 4+2 Armado pelo Usurio 03 Cd. Rep. 4+2 Armado pelo Usurio 04 Cd. Rep. 4+2 Armado pelo Usurio 05 Cd. Rep. 4+2 Armado pelo Usurio 06 Cd. Rep. 4+2 Armado pelo Usurio 07 Cd. Rep. 4+2 Armado pelo Usurio 08 Cd. Rep. 4+2 Armado pelo Usurio 09 Cd. Rep. 4+2 Armado pelo Usurio 10 Cd. Rep. 4+2 Armado pelo Usurio 11 Cd. Rep. 4+2 Armado pelo Usurio 12 Cd. Rep. 4+2 Armado pelo Usurio 13 Cd. Rep. 4+2 Armado pelo Usurio 14 Cd. Rep. 4+2 Armado pelo Usurio 15 Cd. Rep. 4+2 Armado pelo Usurio 16 Cd. Rep. 4+2 Armado pelo Usurio 17 Cd. Rep. 4+2 Armado pelo Usurio 18 Cd. Rep. 4+2 Armado pelo Usurio 19 Cd. Rep. 4+2 Armado pelo Usurio 20 Cd. Rep. 4+2 Armado pelo Usurio 21 Cd. Rep. 4+2 Armado pelo Usurio 22 Cd. Rep. 4+2 Armado pelo Usurio 23 Cd. Rep. 4+2 Armado pelo Usurio 24 Cd. Rep. 4+2 Armado pelo Usurio 25 Cd. Rep. 4+2 Armado pelo Usurio 26 Cd. Rep. 4+2 Armado pelo Usurio 27 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 060 600 010 005 005 060 048 005 003 020 000 006 000

022

023

025
ATENO Verifique a tabela de valores da pgina 33 para programar corretamente os cdigos 4+2
Pgina 37

Manual do Instalador

ECP - Alard Link 8

Indice 081 082 083 084 085 086 087 088 089 090 091 092 093 094 095 096 097 098 099 100 101 102 103 104 105 106 107 108 109 110 111 112 113 114 115 116 117 118 119 120

Tabela de Programao - Continuao Funo Dgitos Padro Pg.


Cd. Rep. 4+2 Armado pelo Usurio 28 Cd. Rep. 4+2 Armado pelo Usurio 29 Cd. Rep. 4+2 Armado pelo Usurio 30 Cd. Rep. 4+2 Desarmado pelo Usurio 01 Cd. Rep. 4+2 Desarmado pelo Usurio 02 Cd. Rep. 4+2 Desarmado pelo Usurio 03 Cd. Rep. 4+2 Desarmado pelo Usurio 04 Cd. Rep. 4+2 Desarmado pelo Usurio 05 Cd. Rep. 4+2 Desarmado pelo Usurio 06 Cd. Rep. 4+2 Desarmado pelo Usurio 07 Cd. Rep. 4+2 Desarmado pelo Usurio 08 Cd. Rep. 4+2 Desarmado pelo Usurio 09 Cd. Rep. 4+2 Desarmado pelo Usurio 10 Cd. Rep. 4+2 Desarmado pelo Usurio 11 Cd. Rep. 4+2 Desarmado pelo Usurio 12 Cd. Rep. 4+2 Desarmado pelo Usurio 13 Cd. Rep. 4+2 Desarmado pelo Usurio 14 Cd. Rep. 4+2 Desarmado pelo Usurio 15 Cd. Rep. 4+2 Desarmado pelo Usurio 16 Cd. Rep. 4+2 Desarmado pelo Usurio 17 Cd. Rep. 4+2 Desarmado pelo Usurio 18 Cd. Rep. 4+2 Desarmado pelo Usurio 19 Cd. Rep. 4+2 Desarmado pelo Usurio 20 Cd. Rep. 4+2 Desarmado pelo Usurio 21 Cd. Rep. 4+2 Desarmado pelo Usurio 22 Cd. Rep. 4+2 Desarmado pelo Usurio 23 Cd. Rep. 4+2 Desarmado pelo Usurio 24 Cd. Rep. 4+2 Desarmado pelo Usurio 25 Cd. Rep. 4+2 Desarmado pelo Usurio 26 Cd. Rep. 4+2 Desarmado pelo Usurio 27 Cd. Rep. 4+2 Desarmado pelo Usurio 28 Cd. Rep. 4+2 Desarmado pelo Usurio 29 Cd. Rep. 4+2 Desarmado pelo Usurio 30 Cd. Rep. 4+2 Arme Sem Movimento Cd. Rep. 4+2 Armado pelo PC Cd. Rep. 4+2 Desarmado pelo PC Cd. Rep. 4+2 Armado por Chave A/D Cd. Rep. 4+2 Desarmado por Chave A/D Cd. Rep. 4+2 Violao do Setor 1 Cd. Rep. 4+2 Violao do Setor 2 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3

Pgina 38

ATENO Verifique a tabela de valores da pgina 33 para programar corretamente os cdigos 4+2

Manual do Instalador

ECP - Alard Link 8

Indice 121 122 123 124 125 126 127 128 129 130 131 132 133 134 135 136 137 138 139 140 141 142 143 144 145 146 147 148 149 150 151 152 153 154 155 156 157 158 159 160

Tabela de Programao - Continuao Funo Dgitos Padro Pg.


Cd. Rep. 4+2 Violao do Setor 3 Cd. Rep. 4+2 Violao do Setor 4 Cd. Rep. 4+2 Violao do Setor 5 Cd. Rep. 4+2 Violao do Setor 6 Cd. Rep. 4+2 Violao do Setor 7 Cd. Rep. 4+2 Violao do Setor 8 Cd. Rep. 4+2 Restaurao do Setor 1 Cd. Rep. 4+2 Restaurao do Setor 2 Cd. Rep. 4+2 Restaurao do Setor 3 Cd. Rep. 4+2 Restaurao do Setor 4 Cd. Rep. 4+2 Restaurao do Setor 5 Cd. Rep. 4+2 Restaurao do Setor 6 Cd. Rep. 4+2 Restaurao do Setor 7 Cd. Rep. 4+2 Restaurao do Setor 8 Cd. Rep. 4+2 Alarme de Tamper Setor 1 Cd. Rep. 4+2 Alarme de Tamper Setor 2 Cd. Rep. 4+2 Alarme de Tamper Setor 3 Cd. Rep. 4+2 Alarme de Tamper Setor 4 Cd. Rep. 4+2 Alarme de Tamper Setor 5 Cd. Rep. 4+2 Alarme de Tamper Setor 6 Cd. Rep. 4+2 Alarme de Tamper Setor 7 Cd. Rep. 4+2 Alarme de Tamper Setor 8 Cd. Rep. 4+2 Rest. Tamper Setor 1 Cd. Rep. 4+2 Rest. Tamper Setor 2 Cd. Rep. 4+2 Rest. Tamper Setor 3 Cd. Rep. 4+2 Rest. Tamper Setor 4 Cd. Rep. 4+2 Rest. Tamper Setor 5 Cd. Rep. 4+2 Rest. Tamper Setor 6 Cd. Rep. 4+2 Rest. Tamper Setor 7 Cd. Rep. 4+2 Rest. Tamper Setor 8 Cd. Rep. 4+2 Anulao de Setor 1 Cd. Rep. 4+2 Anulao de Setor 2 Cd. Rep. 4+2 Anulao de Setor 3 Cd. Rep. 4+2 Anulao de Setor 4 Cd. Rep. 4+2 Anulao de Setor 5 Cd. Rep. 4+2 Anulao de Setor 6 Cd. Rep. 4+2 Anulao de Setor 7 Cd. Rep. 4+2 Anulao de Setor 8 Cd. Rep. 4+2 Arme Rpido STAY Cd. Rep. 4+2 Arme Rpido AWAY 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3

Pgina 39

ATENO Verifique a tabela de valores da pgina 33 para programar corretamente os cdigos 4+2

Manual do Instalador

ECP - Alard Link 8

Indice 161 162 163 164 165 166 167 168 169 170 171 172 173 174 175 176 177 178 179 180 181 182 183 184 185 186 187 188 189 190 191

Tabela de Programao - Continuao Funo Dgitos Padro Pg.


Cd. Rep. 4+2 Acesso Programao Cd. Rep. 4+2 Comunicao com o PC Cd. Rep. 4+2 Falta de Linha Telefnica Cd. Rep. 4+2 Rest. da Linha Telefnica Cd. Rep. 4+2 Falha de Sirene Cd. Rep. 4+2 Restaurao de Sirene Cd. Rep. 4+2 Falha ao Comunicar (Erro) Cd. Rep. 4+2 Falha de Bateria Cd. Rep. 4+2 Restaurao de Bateria Cd. Rep. 4+2 Falha de Energia AC Cd. Rep. 4+2 Restaurao de Energia AC Cd. Rep. 4+2 Falha Sada Auxiliar Cd. Rep. 4+2 Restaurao Sada Auxiliar Cd. Rep. 4+2 Teste Peridico Cd. Rep. 4+2 Perda de Relgio Cd. Rep. 4+2 Coao Cd. Rep. 4+2 Buffer de Eventos em 90% Cd. Rep. 4+2 Pnico Policial Cd. Rep. 4+2 Emergncia Mdica Cd. Rep. 4+2 Emergncia de Incndio 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3

Reservado para Uso Futuro

Ativar a Programao via Serial RS232 Eliminar o Buffer de Eventos

Para programar a central via porta serial do computador, configure o software Alard Link para a comunicao serial, conecte corretamente o cabo na porta do computador, execute o comando Conect no software, acesse a programao e digite o ndice [190] para iniciar e estabelecer a comunicao. Consulte a pgina 08 para maiores informaes (Programao via Serial). Ao acessar este ndice de programao, o sistema eliminar todos os eventos contidos no buffer de memria, no sendo transmitidos para o monitoramento.
Pgina 40

[190] - Ativar a Programao via Serial RS232

[191] - Eliminar o Buffer de Eventos

ATENO Verifique a tabela de valores da pgina 33 para programar corretamente os cdigos 4+2

039

Informaes Tcnicas
Entrada de Energia AC Sada Auxiliar Sada PGM Sada para Sirene Fusvel Bateria Fusvel Sada Auxiliar Fusvel Sirene Terminal A/D Resistores 15 VAC / 1Ah 12 VDC / 400mA (Mx) Tenso Negativa de 100mA (Mx) 12 VDC / 600mA (Mx) 3A (vidro 5x20mm) 1A (vidro 5x20mm) 1A (vidro 5x20mm) Dispositivo com Reteno/Trava Setores mpares: 1K Setores Pares: 2K2 Fim de Linha / Tamper: 1K Superviso Sirene: 680R De 20mA 80mA, dependendo dos LEDs e backlight ativos.

Consumo de Cada Teclado

TERMO DE GARANTIA
A ECP, localizada Rua Carlos Ferrari, n 3311, Distrito Industrial, Gara - SP, CEP 17400-000, CNPJ n. 58.066.275/0001-08, Inscr. Estadual n. 315.014.900.112, garante este produto contra defeitos de projeto, fabricao, montagem e/ou solidariamente em decorrncia de vcios de projeto que torne imprprio ou inadequado ao uso a que se destina pelo prazo de 12 meses, a partir da data de aquisio. Em caso de defeito no perodo de garantia, a responsabilidade da ECP limita-se ao conserto ou substituio do aparelho de sua fabricao. Esta garantia exclui: Defeitos provocados por acidentes ou agentes da natureza, tais como: raios, inundaes, desabamentos, etc; Defeitos provocados por rede eltrica imprpria ou em desacordo s instrues de instalao; Se o produto no for empregado ao fim que se destina; Se o produto no for utilizado em condies normais; Defeitos provocados por acessrios ou equipamentos acoplados ao produto; Defeitos provocados por variao na rede eltrica, picos de tenso e descargas inclusive surtos; Custos de retirada e reinstalao, bem como transporte at a fbrica; Danos de qualquer espcie consequentes de problema no produto, bem como perdas causadas pela interrupo do uso. Comprador: ________________________________________________________________ Endereo: _________________________________________________________________ Cidade/UF: ____________________________________ Telefone: ( Cidade/UF: ____________________________________ Telefone: ( Data da Venda:______/______/__________. ) _________________ ) _________________ Revendedor: ________________________________________________________________ Produto: ______________________________________ N. Srie: _____________________

ATENO:

A ECP reserva o direito de modificar o contedo deste manual sem prvio aviso !

You might also like