You are on page 1of 4

A histria da democracia se refere a um conjunto de processos histricos cuja origem tradicionalmente localizada na Atenas clssica e por meio dos

s quais foram forjados discursos e prticas polticas de cunho democrtico. Democracia: comunidade poltica na qual todas as pessoas possuem o direito de participar dos processos polticos e de debater ou decidir polticas igualmente e, na acepo moderna, na qual certos direitos so universalizados a partir dos princpios de liberdade de expresso e dignidade humana. O conceito de democracia no se resume igualdade jurdica, e tambm depende do acesso democrtico (isto , igual para todos) a espaos e benefcios sociais diversos, sobretudo do ponto de vista das esquerdas. O termo democracia de origem grega e quer dizer "poder do povo"(demos+ Kratos). Na Grcia Antiga, o termo foi muitas vezes empregado de forma depreciativa, uma vez que a maior parte dos intelectuais gregos, entre eles Plato e Aristteles, era contrria a um governo de iniciativa popular.

Democracia ateniense Considerada a matriz da democracia moderna, a democracia ateniense vigorou por muitos anos aps a instaurao de sua forma primitiva com as reformas de Slon por volta dos anos 590 a.C. Embora a democracia possa ser definida como "o governo do povo, pelo povo e para o povo". Enquanto a democracia contempornea em geral considera o governo um corpo formado por representantes eleitos, e o "povo" (geralmente) como um conjunto de cidados prprios de uma nao, homens e mulheres, acima dos 18 anos, os atenienses consideravam o "governo" como sendo a assemblia (ekklesia) que tomava decises diretamente (sem intermdio de representantes) e o "povo" (geralmente) como os homens atenienses maiores de 20 anos. Tradicionalmente, a trajetria poltica da democracia ateniense remontada a Slon. Segundo os autores gregos, Slon era um reformador que teria ampliado o poder da Assemblia popular da cidade, alm de ter criado a Bul, um conselho formado por quinhentos homens atenienses escolhidos por sorteio. Clstenes, descrito pelos autores clssicos como o pai da democracia ateniense, outorgou um poder ainda maior ao corpo de cidados atenienses, isto , os homens atenienses (de pai e me atenienses) maiores de vinte anos. No seu auge, a democracia ateniense consistia, basicamente, na soberania da assembleia popular, na qual todos os cidados tinham direitos iguais de voto e fala, a despeito de suas condies econmicas ou de sua instruo. A assembleia ateniense decidia virtualmente tudo na democracia ateniense. Os maiores oficiais do estado, os estrategos, eram eleitos para permanecer no cargo por apenas um ano, e no havia possibilidade de reeleio. Quase todos os outros cargos pblicos da Plis eram preenchidos por cidados escolhidos por sorteio, de forma que todos os atenienses eram obrigados a participar da vida poltica da cidade. Com efeito, os gregos acreditavam que o mtodo de escolha pela sorte era essencialmente democrtico, enquanto as eleies baseavam-se num princpio aristocrtico: a escolha dos melhores.

O conselho dos quinhentos era uma instituio poltica responsvel por administrar eventos pblicos e organizar as reunies da assemblia popular. Esse conselho tambm era formado por cidados escolhidos aleatoriamente de acordo com um sistema estabelecido pelo prprio Slon. Os cargos eram rotativos e os membros do conselho duravam apenas um ano no cargo. Outra clebre instituio poltica da democracia ateniense era o conjunto dos jris populares Os casos de ofensa, sacrilgio, inconstitucionalidade e outros crimes eram julgados por um jri escolhido sorte dentre um grupo de cidados que se candidatava para esse servio. Os litigantes realizavam sua defesa ou acusao sem auxlio de advogados e aguardavam uma deciso peremptria dos jurados. Os gregos foram o primeiro povo a pensar formalmente a democracia como um regime poltico, mas h evidncias da existncia de prticas democrticas em outras sociedades mais antigas. De qualquer forma, como disse o historiador Moses I. Finley: -foram os gregos que descobriram no apenas a democracia, mas tambm a poltica a arte de decidir atravs da discusso pblica e, ento, de obedecer s decises como condio necessria da existncia social civilizada. No pretendo negar a possibilidade de que houvesse exemplos anteriores de democracias, as chamadas democracias tribais, por exemplo, ou as democracias na antiga Mesopotmia, que alguns assiriologistas acreditam poder reconstituir atravs de investigao. Quaisquer que possam ser os fatos sobre estas ltimas, eles no tiveram impacto histrico algum nas sociedades mais recentes.

A democracia ateniense era direta, e nisso se diferencia de nossas democracias modernas. Segundo o historiador Morgens Herman Hansen, Nos estados modernos, temos a tendncia de associar o poder executivo e o governo ao Estado, ao invs de associ-lo ao povo; mas, numa Plis democrtica, particularmente em Atenas, os rgos do governo coincidiam amplamente com o corpo de cidados. Sabemos, contudo, que a democracia ateniense marginalizava vrios habitantes da Plis, como escravos e mulheres. Com efeito, pode-se dizer que de um total de 430.000 habitantes atenienses (contando mulheres e metecos), apenas 60 mil gozavam do benefcio da cidadania. Na antiguidade, a democracia foi interpretada de forma pejorativa, mas tambm como uma das maiores conquistas culturais dos gregos. A esse respeito, Tucdides relata em sua Histria da Guerra do Peloponeso que Pricles teria dito, em um discurso, o seguinte: "-Vivemos sob a forma de governo que no se baseia nas instituies de nossos vizinhos; ao contrrio, servimos de modelo a alguns ao invs de imitar os outros. Seu nome, como tudo o que depende no de poucos mas da maioria, democracia. Quando se trata de resolver disputas privadas, todos so iguais perante a lei. Ningum, na medida em que passvel de servir o estado, mantido margem da poltica por conta da pobreza. E, assim como nossa vida poltica aberta e livre, assim tambm o nosso dia a dia e nossas relaes uns com os outros." Para squines, por exemplo, a democracia era como uma articulao de igualdade e liberdade que, por sua vez, promovia a felicidade dos cidados. Uma viso diferente apresentada por Plato, que considerava a democracia uma espcie de anarquia da opinio, na qual a perspectiva dos ignorantes e mal instrudos se sobrepunha opinio dos mais sbios.

Aristteles, por sua vez, considerava que um princpio democrtico deveria existir na constituio de um bom governo, mas apenas se regulado por um princpio aristocrtico. interessante notar que Aristteles defende que a democracia pode vir a ser mais vantajosa para a constituio de uma Plis em determinadas circunstncias, embora a princpio a classifique como degenerescncia de outra forma ideal de governo.

Roma:

Busto de Ccero, poltico e orador romano. Ccero dizia que o poder da Repblica residia no povo, e a autoridade no Senado. "Potestas in populo, auctoritas in senatu" (De Legibus,3,12) O sistema republicano romano foi herdeiro do pensamento poltico grego e, em muitos sentidos, pode ser considerado um sistema poltico misto, contendo elementos democrticos e oligrquicos. Foi graas ao pensamento poltico romano que o pensamento democrtico ateniense foi preservado. Grosso modo, os romanos interpretavam a repblica como um sistema no qual a "autoridade" residia no senado (instituio formada por romanos de alta dignidade, na sua maioria ex-magistrados), enquanto o "poder" residia no povo, na plebe. Tradicionalmente, a Repblica Romana foi interpretada como um governo centralizado pela figura do Senado. No entanto, estudiosos como Fergus Millar criticaram essas interpretaes convencionais, enfatizando o poder das assemblias populares na repblica.9 Atualmente, h um intenso debate historiogrfico a respeito do real poder dos senadores e a respeito da atuao das assemblias populares no perodo republicano. Na Roma antiga, no havia nada que correspondesse exatamente ao conjunto de burocratas eleitos que representam as democracias modernas. O conjunto de magistrados eleitos pelos romanos no se reconheciam como um grupo coeso e, em geral, havia mais conflito que cooperao entre eles. As assemblias populares, entre elas a Curiata, a Centuriata, a Tribuna populi e a Tribuna plebis, eram locais de discusso poltica e deliberao. Todos os cidados romanos podiam participar delas e votar. Nessas assemblias, os votos eram contabilizados por grupos; por exemplo, na assemblia centuriata, os romanos votavam em grupos diferenciados por propriedade, o que garantia que os ricos tivessem mais poder de deciso que os pobres. Os magistrados romanos eram eleitos pelas assemblias populares e permaneciam um ano no cargo. A assemblia centuriata, por exemplo, votava para eleger Cnsules e Pretores. Origens

A palavra democracia tem sua origem na Grcia Antiga (demo=povo e kracia=governo). Este sistema de governo foi desenvolvido em Atenas (uma das principais cidades da Grcia Antiga). Embora tenha sido o bero da democracia, nem todos podiam participar nesta cidade.

Mulheres, estrangeiros, escravos e crianas no participavam das decises polticas da cidade. Portanto, esta forma antiga de democracia era bem limitada.

Atualmente a democracia exercida, na maioria dos pases, de forma mais participativa. uma forma de governo do povo e para o povo.

Formas

Existem vrias formas de democracia na atualidade, porm as mais comuns so: direta e indireta.

Na democracia direta, o povo, atravs de plebiscito, referendo ou outras formas de consultas populares, pode decidir diretamente sobre assuntos polticos ou administrativos de sua cidade, estado ou pas. No existem intermedirios (deputados, senadores, vereadores). Esta forma no muito comum na atualidade.

Na democracia indireta, o povo tambm participa, porm atravs do voto, elegendo seus representantes (deputados, senadores, vereadores) que tomam decises em novo daqueles que os elegeram. Esta forma tambm conhecida como democracia representativa.

You might also like