You are on page 1of 44

Noes de Informtica CAIXA Teoria e questes comentadas Prof.

Alexandre Lnin Aula 10

AULA 10: sistema operacional Windows. Exerccios.

SUMRIO 1. Questes comentadas 2. Lista das questes comentadas na aula 3. Gabaritos


Ol pessoal, como vamos? Aos exerccios! Forte abrao, Prof. Lnin 1. QUESTES COMENTADAS

PGINA 01 31 44

1. (CESGRANRIO - 2009 - FUNASA - Tcnico de Contabilidade) Para configurar os principais recursos de hardware e software de um microcomputador, no Windows XP, utiliza-se a ferramenta a) catlogo de endereos. b) central de segurana. c) desfragmentador. d) mapa de caracteres. e) painel de controle. Comentrios A ferramenta do Windows para configurao de hardware e software o Painel de Controle. GABARITO: E. 2. (CESGRANRIO - 2010 - Banco do Brasil - Escriturrio) Nos sistemas operacionais como o Windows, as informaes esto contidas em arquivos de vrios formatos, que so armazenados no disco fixo ou em outros tipos de mdias removveis do computador, organizados em a) telas. b) imagens. c) janelas. d) pastas.
Prof. Lnin www.estrategiaconcursos.com.br 1/44

Noes de Informtica CAIXA Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 10 e) programas. Comentrios Os arquivos so organizados em pastas em sistemas operacionais Windows. Observe que em sistemas como o Linux comum chamar as pastas de diretrios. GABARITO: D. 3. (CESGRANRIO - 2009 - SECAD-TO - Mdico - Cardiologia) As figuras abaixo apresentam trs cones - padro no Windows XP.

Os cones acima representam, respectivamente, a) arquivo texto, documento do Word e pasta. b) arquivo texto, pasta e arquivo texto. c) pasta, documento do Excel e lixeira. d) pasta, documento do Word e arquivo texto. e) pasta, lixeira e documento do Excel. Comentrios 1 Pasta 2 Documento do Excel 3 Lixeira do Windows GABARITO: C. 4. (CESGRANRIO - 2009 - IBGE - Agente Censitrio) Na tela desktop do Windows XP possvel criar vrios cones de atalho para a execuo de tarefas. Associe os cones de atalho apresentados na coluna da esquerda com a respectiva tarefa, entre as indicadas na coluna da direita.

Esto corretas as associaes: a) I - P, II - R e III - Q b) I - Q, II - P e III - R


Prof. Lnin www.estrategiaconcursos.com.br 2/44

Noes de Informtica CAIXA Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 10 c) I - Q, III - P e IV - R d) II - P, III - R e IV - Q e) II - R, III - Q e IV - P Comentrios O Mozilla Firefox (I) um navegador Internet (Q); o atalho Meus documentos (II) leva pasta do sistema definida para armazenamento de documentos (mas que pode armazenar o que o usurio desejar); o atalho Windows Live Messenger (III) executa um programa de mensagens instantneas (P); e o Microsoft Word (IV) leva ao programa da Microsoft que permite a Criao de cartas e etiquetas (R). Temos, assim, I - Q, III - P e IV R. GABARITO: C. 5. (CESGRANRIO - 2009 - IBGE - Agente Censitrio) O programa do Windows XP, utilizado para cpia, excluso, organizao, movimentao e todas as atividades de gerenciamento de arquivos, a) Adicionar Hardware. b) Windows Explorer. c) Windows Firewall. d) Painel de Controle. e) Servios de Componentes. Comentrios O gerenciador de arquivos do Windows o Windows Explorer. Cuidado para no confundir com Internet Explorer, que o navegador Internet da Microsoft. GABARITO: B. 6. (CESGRANRIO - 2010 - Petrobrs - Tcnico em Informtica)

Existem vrios modos de visualizao dos arquivos inclusos em uma pasta. O contedo da pasta System, presente em todas as instalaes do Microsoft Windows XP, que a imagem acima representa, est no modo de exibio a) Miniaturas. b) Lado a lado. c) Detalhes. d) cones. e) Lista.
Prof. Lnin www.estrategiaconcursos.com.br 3/44

Noes de Informtica CAIXA Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 10 Comentrios O modo de visualizao da figura chamado de Lista. GABARITO: B. 7. (CESGRANRIO - 2008 - ANP - Tcnico Administrativo) Suponha que um usurio conectou um mouse com tecnologia plug and play em um computador com sistema operacional Windows XP e com hardware que suporta essa tecnologia. Que procedimento deve ser seguido para utilizar o dispositivo em questo? a) Reiniciar o computador. b) Reiniciar o computador e configurar a BIOS. c) Realizar logoff e, depois, login. d) No realizar nenhum procedimento, pois o dispositivo ser automaticamente reconhecido e) Configurar a BIOS para que o dispositivo utilize os recursos corretos, sem conflitos. Comentrios A tecnologia plug and play permite ao sistema detectar e instalar novos dispositivos de hardware sem a necessidade de reiniciar o sistema. Basta conectar o dispositivo (plug) e usar (play). Portanto a opo correta a letra D, ainda que algumas vezes quando inserimos um dispositivo o sistema operacional precise ser reiniciado! O que vale o conceito, certo? E, afinal, na maioria das vezes funciona corretamente, ainda que no comeo tenha at sido apelidado de plug and pray (ligar e rezar), rsrsrs. GABARITO: D. 8. (CESGRANRIO - 2008 - TJ-RO - Tcnico Judicirio - Informtica) Para poder utilizar programas que tenham funo definida, como planilhas eletrnicas e editores de texto, entre outros, necessrio que o computador execute, inicialmente, um programa denominado a) Banco de Dados. b) Emulador de Transao. c) Fonte de Instrues. d) Mquina Virtual. e) Sistema Operacional. Comentrios O principal programa do computador que permite ao mesmo comunicar-se com o usurio, coordena o funcionamento dos perifricos e gerencia a execuo dos programas o sistema operacional. GABARITO: E. 9. (CESGRANRIO - 2008 - CAPES - Assistente em Cincia e Tecnologia) Considere o Sistema Operacional Windows XP com suas configuraes padres. Para permitir que todos os usurios de uma rede local utilizem os recursos de uma estao de trabalho denominada "mozart", necessrio que os recursos
Prof. Lnin www.estrategiaconcursos.com.br 4/44

Noes de Informtica CAIXA Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 10 a) estejam compartilhados em todas as estaes da Internet, com permisso para todos os usurios da estao "local". b) estejam compartilhados em todas as estaes da Internet, sem permisso para todos os usurios da Internet. c) estejam compartilhados na estao "mozart", com permisso para todos os usurios que possam se autenticar na rede local. d) no estejam compartilhados na estao "mozart", mas exista permisso para todos os usurios autenticados na rede local. e) no estejam compartilhados em todas as estaes da rede local, mas exista permisso aos usurios da estao "mozart". Comentrios O recurso que permite o acesso aos recursos de uma mquina da rede o compartilhamento. Ento para que uma mquina permita que outas acessem seus recursos, ela deve compartilhar estes recursos e permitir o acesso a todos os usurios da rede. GABARITO: C. 10. (CESGRANRIO - 2010 - Petrobrs - Tcnico em Informtica) O sistema operacional Microsoft Windows XP possui diferentes recursos de segurana a serem utilizados em estaes de trabalho compartilhadas por diversos usurios. Como possvel impedir que usurios no autorizados instalem novos softwares no computador? a) Habilitando o firewall sem excees. b) Instalando novo hardware de proteo. c) Acessando a rea de trabalho remotamente. d) Criando usurios sem poder de administrador. e) Configurando as opes de acessibilidade como nulas. Comentrios Uma das formas de evitar que os usurios possam instalar novos programas no sistema (e bloquear alteraes de muitas das configuraes) utilizar o sistema de usurios do Windows. possvel criar usurios que podem utilizar o sistema, mas no podem instalar programas. GABARITO: D. Em relao ao Windows Explorer, do Windows XP, julgue as 5 assertivas seguintes: 11. (FCC/Analista Judicirio rea Administrativa/TRERN/2011) (A) No lado esquerdo, logo abaixo da Barra de Menu, aparecem as unidades dos drives existentes, sendo os mais comuns simbolizados por letras. Comentrios No painel do lado esquerdo (Painel de Pastas) da janela so exibidas as unidades de discos e a estrutura de pasta e subpastas. A banca s errou ao afirmar que as unidades dos drives existentes ficam LOGO abaixo da
Prof. Lnin www.estrategiaconcursos.com.br 5/44

Noes de Informtica CAIXA Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 10 barra de Menus, na verdade esto LOGO abaixo da barra de Endereo, no entanto, a questo foi considerada correta pela FCC.

Figura. Tela do Windows Explorer GABARITO: item correto. 12. (FCC/Analista Judicirio rea Administrativa/TRERN/2011) (B) direita da tela, uma rea de apresentao de informaes exibe o contedo da pasta selecionada na poro esquerda da tela. Comentrios Quando selecionamos uma pasta no lado esquerdo (Painel de Pastas), uma rea de apresentao de informaes (Painel de Contedo) exibir o contedo da pasta selecionada. GABARITO: item correto. 13. (FCC/Analista Judicirio rea Administrativa/TRERN/2011) (C) Tela de trabalho pode ser dividida em trs partes, sendo que a estrutura de pastas e sub-pastas do sistema so exibidas na poro esquerda da tela. Comentrios A tela de trabalho do Windows Explorer pode ser dividida em trs partes. So elas:
Prof. Lnin www.estrategiaconcursos.com.br 6/44

Noes de Informtica CAIXA Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 10 A primeira parte (parte superior) contm quatro componentes, assim discriminados: (i) Barra de Ttulo, (ii) Barra de Menu, (iii) Barra de Ferramentas e (iv) Endereo. A segunda parte se encontra na poro esquerda da tela, apresentando a estrutura de pastas e sub-pastas do sistema (rvore de Diretrios). direita da tela, uma rea de apresentao de informaes exibe o contedo da pasta selecionada na poro esquerda da tela. H ainda a possibilidade de apresentao de informaes adicionais (nmero de arquivos, tamanho em bytes de um arquivo ou uma srie de arquivos) na poro inferior da tela, na Barra de Status.

Gabarito: item correto. 14. (FCC/Analista Judicirio rea Administrativa/TRERN/2011) (D) Os botes Voltar, Avanar e Acima, presentes na Barra de Ttulo, permitem a navegao entre as diversas pastas criadas no sistema. Comentrios Os botes Voltar, Avanar e Acima, do Windows Explorer, esto presentes na Barra de Ferramentas, e permitem "navegar" entre as diversas pastas criadas no sistema. GABARITO: item errado. 15. (FCC/Analista Judicirio rea Administrativa/TRERN/2011) (E) Barra de Ttulo, Barra de Menu e Barra de Ferramentas esto localizadas na rea superior da janela. Comentrios A parte superior da janela do Windows Explorer contm quatro componentes, que so: (i) Barra de Ttulo, (ii) Barra de Menu, (iii) Barra de Ferramentas e (iv) Endereo. GABARITO: item correto. 16. (FCC/Escriturrio Banco do Brasil/2010) Um estagirio apagou acidentalmente um importante relatrio que seu chefe vinha preparando h duas semanas. Um colega de trabalho informou-lhe que os seguintes itens no so armazenados na Lixeira do Windows e, portanto, no podem ser restaurados: I. Itens excludos de locais da rede. II. Itens excludos de mdia removvel (como disquetes de 3,5 polegadas).
Prof. Lnin www.estrategiaconcursos.com.br 7/44

Noes de Informtica CAIXA Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 10 III. Itens maiores do que a capacidade de armazenamento da Lixeira. IV. Itens excludos h mais de quinze dias. V. Itens ocultos e arquivos do sistema. NO podem ser recuperados utilizando-se o procedimento <Restaurar> da Lixeira do Windows APENAS os itens (A) I e II. (B) I, II e III. (C) I, III e V. (D) II, III, IV e V. (E) III e V. Comentrios Muita ateno aqui!!! S vo para a lixeira os arquivos que estiverem em discos rgidos locais do computador. Arquivos em unidades removveis, como pen drives, disquetes, ou em discos em rede so excludos definitivamente. Quanto aos itens maiores que a capacidade de armazenamento da lixeira, bvio que ela no os reter, pois no tem capacidade de armazenamento suficiente para ret-los. GABARITO: letra B. 17. (FCC/Agente Tcnico Legislativo Direito Assemblia Legislativa SP/2010) No Windows XP, se um arquivo for arrastado pelo mouse, pressionando-se simultaneamente a tecla SHIFT, ser (A) criado na pasta de destino um atalho para o arquivo, se as pastas de origem e destino estiverem na mesma unidade ou se estiverem em unidades diferentes. (B) criado na pasta de destino um atalho para o arquivo, se as pastas de origem e destino estiverem apenas em unidades diferentes. (C) copiado o arquivo na pasta de destino, se as pastas de origem e destino estiverem na mesma unidade ou se estiverem em unidades diferentes. (D) copiado o arquivo na pasta de destino, se as pastas de origem e destino estiverem apenas em unidades diferentes. (E) movido o arquivo para a pasta de destino, se as pastas de origem e destino estiverem na mesma unidade ou se estiverem em unidades diferentes. Comentrios Ao se arrastar um arquivo pelo mouse entre pastas do mesmo diretrio, no Windows XP, este arquivo MOVIDO, e arrastando para outro diretrio

Prof. Lnin

www.estrategiaconcursos.com.br

8/44

Noes de Informtica CAIXA Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 10 (como por exemplo do disco rgido para um pen drive) feita uma cpia do arquivo, mantendo o arquivo de origem. No entanto, quando este procedimento realizado com a tecla SHIFT pressionada, de qualquer forma o arquivo MOVIDO, mesmo que em diretrios distintos. GABARITO: letra E. 18. (FCC/2010/TRE-AL/Analista Judicirio) Todas as janelas abertas e exibidas pelo Windows XP podem ser organizadas, em cascata ou lado a lado, clicando-se com o boto direito do mouse a partir: a) do menu Arquivo; b) do menu Exibir; c) da rea de trabalho; d) da Barra de tarefas; e) da Barra de ferramentas. Comentrios Para organizar todas as janelas que esto abertas no computador, basta clicar com o boto direito do mouse na barra de tarefas e selecionar o modo de organizao desejado (cascata, lado a lado horizontalmente, lado a lado verticalmente). GABARITO: letra D. 19. (FCC/2009/Ministrio Pblico/Tcnico) A resoluo da tela do Windows XP pode ser modificada na aba: a) Aparncia da janela Propriedades do sistema; b) rea de trabalho da janela Propriedades de vdeo; c) Aparncia da janela Propriedades de vdeo; d) Configuraes da janela Propriedades de vdeo; e) Configuraes da janela Propriedades do sistema. Comentrios

Ao clicarmos na opo da janela do Painel de Controle, aberta a mesma janela que nos disponibilizada quando clicamos o boto direito do mouse em uma rea vazia da rea de trabalho e selecionamos a opo Propriedades.

Prof. Lnin

www.estrategiaconcursos.com.br

9/44

Noes de Informtica CAIXA Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 10

Janela Propriedades de Vdeo Nessa janela, pode-se configurar a aparncia da rea de trabalho e a proteo de tela. Na aba Configuraes, h opes relacionadas ao monitor e placa de vdeo, como escolha de resoluo da tela e opes de taxa de atualizao vertical. Nesse ponto, merece destaque a relao entre a resoluo escolhida pelo usurio e o tamanho dos elementos na tela. Dizemos que alteramos a resoluo de uma tela quando modificamos a quantidade de pontos que a formam. Por exemplo, a maioria dos usurios que utiliza monitores de 15 polegadas opta pela resoluo de 800 x 600 pixels no Windows. Isso significa que sero exibidas, no monitor, 800 colunas e 600 linhas para a formao da imagem visualizada. Aumentar a resoluo da tela significa fazer com que o monitor exiba mais linhas e colunas na mesma tela. Como passamos a ter mais linhas e colunas em uma tela que no teve suas dimenses alteradas, o tamanho dos itens mostrados na rea de trabalho fica menor. Por conseguinte, a rea disponvel na rea de trabalho aumenta, ou seja, conseguimos visualizar mais itens. Em sntese, com uma resoluo mais alta, os elementos da rea de trabalho ficam menores, e, por isso, mais deles so comportados pela tela. Ao contrrio, com uma resoluo mais baixa, os elementos da rea de trabalho ficam maiores, ocupando mais espao da tela. Nesse caso, utilizando uma resoluo mais baixa, teremos menos elementos na tela. GABARITO: letra D.

Prof. Lnin

www.estrategiaconcursos.com.br

10/44

Noes de Informtica CAIXA Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 10 20. (FCC/2009/Ministrio Pblico/Analista) Cada componente do caminho E:\ARQUIVOS\ALIMENTOS\RAIZES.DOC corresponde, respectivamente, a: a) diretrio-raiz, pasta, subpasta, extenso do arquivo e nome do arquivo; b) extenso do arquivo, nome do arquivo, pasta, subpasta e diretrioraiz; c) extenso do arquivo, pasta, subpasta, nome do arquivo e diretrioraiz; d) diretrio-raiz, nome do arquivo, pasta, subpasta e extenso do arquivo; e) diretrio-raiz, pasta, subpasta, nome do arquivo e extenso do arquivo. Comentrios Para representar endereos de arquivos que esto localizados dentro do computador, podemos usar a seguinte representao: Unidade:\Pasta\Pasta-Alvo Como exemplos: D:\Pasta\Portugues A:\Casa\Quarto\Armario\Gaveta1 C:\Casa\Quarto\Armario No contexto apresentado nesta questo, E significa o diretrio-raiz; ARQUIVOS a pasta (diretrio) em que o arquivo est localizado; ALIMENTOS corresponde a uma subpasta; e, finalmente, RAIZES o nome do arquivo, que possui a extenso .DOC. GABARITO: letra E. 21. (FCC/2006/TRT-4. Regio/Analista Judicirio) No Windows XP: a) totalmente possvel compartilhar uma pasta com os usurios de um nico computador ou at mesmo de uma rede; b) no possvel a ativao do compartilhamento de impressoras por meio do Assistente de configurao de rede; c) no permitido o compartilhamento de pastas, mas sim a rplica de arquivos em cada computador da rede; d) somente possvel habilitar aos usurios de uma rede a consulta aos arquivos de uma pasta compartilhada; e) totalmente possvel compartilhar uma pasta com os usurios de um mesmo computador, mas no com os de uma rede. Comentrios

Prof. Lnin

www.estrategiaconcursos.com.br

11/44

Noes de Informtica CAIXA Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 10 Item A. No sistema operacional Windows, possvel compartilhar uma pasta entre os usurios de um nico computador e entre usurios de uma rede. Item Certo. Item B. O compartilhamento de impressoras possvel de ser feito por meio da opo mencionada neste item. Item errado. Item C. O compartilhamento de pastas totalmente permitido! Item errado. Item D. Pode-se liberar at mesmo o acesso completo aos arquivos de uma pasta compartilhada, com direito realizao de modificaes no arquivo tambm. Item errado. Item E. A pasta pode ser compartilhada com os usurios de uma rede. Item errado. Isso torna verdadeira a letra A. GABARITO: letra A. 22. (FCC/2003/TRE-AC/Tcnico) Para copiar um Arquivo no Windows Explorer, clique no arquivo que deseja copiar e clique em: a) Editar Recortar. Em seguida clique em Editar Copiar, estando na pasta ou disco para onde se deseja copiar o arquivo. b) Editar Copiar. Em seguida clique em Editar Recortar, estando na pasta ou disco para onde se deseja copiar o arquivo. c) Editar Recortar. Em seguida clique em Editar Recortar, estando na pasta ou disco para onde se deseja copiar o arquivo. d) Editar Copiar. Em seguida clique em Editar Colar, estando na pasta ou disco para onde se deseja copiar o arquivo. e) Editar Recortar. Em seguida clique em Editar Colar, estando na pasta ou disco para onde se deseja copiar o arquivo. Comentrios Esta questo tenta nos confundir com os conceitos de copiar, recortar e colar um arquivo. Vamos s dicas sobre operaes de movimentao de arquivos: Para copiar um arquivo ou pasta para um local diferente, que a proposta do enunciado desta questo, necessitamos copi-lo e depois col-lo no local de destino. Ao realizar a cpia de um arquivo, estamos pedindo ao Windows que, se houver operaes de colagem posteriores, ele produza um nmero de cpias igual quantidade de colagens que forem feitas. Copiar e colar um arquivo faz com que o Windows produza, de fato, novas cpias do arquivo no disco rgido! Vamos aos passos detalhados para realizar essa atividade:
Prof. Lnin www.estrategiaconcursos.com.br 12/44

Noes de Informtica CAIXA Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 10 1. Clique na pasta ou no arquivo que voc deseja copiar. 2. No menu Editar, clique em Copiar (CTRL + C). O arquivo ir para a rea de transferncia. 3. Abra a pasta para onde deseja mover a cpia do arquivo ou da pasta. 4. No menu Editar, clique em Colar (CTRL + V). Uma alternativa: arrastar o arquivo para o local de destino, segurando a tecla CTRL. Para mover um arquivo ou pasta para um local diferente: 1. Clique na pasta ou no arquivo que voc deseja mover. 2. No menu Editar, clique em recortar (CTRL + X). O arquivo ir para a rea de transferncia. 3. Abra a pasta para onde deseja mover o arquivo ou a pasta. 4. No menu Editar, clique em Colar (CTRL + V). Uma alternativa: arrastar o arquivo para o local de destino, segurando a tecla SHIFT. Recortar um arquivo sinaliza para o Windows que, se houver uma operao de colagem posterior, ele deve mover o arquivo de local. Em outras palavras, recortar um arquivo no nos permite que o colemos vrias vezes em pastas diferentes. Aps recort-lo, s podemos fazer a colagem uma nica vez. Recortar e colar um arquivo faz com que o Windows simplesmente altere a informao sobre sua localizao. Por outro lado, tanto copiar quanto recortar um arquivo no produz nenhum efeito prtico se no houver colagem posterior. A resposta questo a alternativa D! GABARITO: letra D. 23. (FCC/2006/Agente da Polcia Civil/MA) No Windows Explorer, utilizando-se o mouse em sua configurao-padro e mantendo-se o seu boto esquerdo pressionado, correto afirmar que, ao se arrastar um arquivo do: a) drive de disquete (drive A) para o winchester (drive C), est se executando a funo de copiar; b) winchester (drive C) para o drive de disquete (drive A), est se executando as funes de recortar e colar; c) winchester (drive C) para o drive de disquete (drive A), est se executando as funes de copiar e colar; d) drive de disquete (drive A) para o winchester (drive C), est se executando a funo de recortar;

Prof. Lnin

www.estrategiaconcursos.com.br

13/44

Noes de Informtica CAIXA Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 10 e) drive onde se encontra para outro drive, o Windows apresenta uma lista de opes para se efetuar a escolha desejada. Comentrios Esse um formato de questo comum na FCC, na qual se pede que seja marcada a alternativa cuja sequncia proposta vai produzir o resultado esperado. Nesse formato, nossa principal preocupao deve ser a de no se deixar confundir com a similaridade das alternativas. No incomum o concursando que conhece a sequncia correta, mas, na pressa, acaba por marcar uma alternativa incorreta. Se arrastarmos um arquivo sem segurar nenhuma tecla, teremos as seguintes possibilidades: o Mover, se a origem e o destino estiverem na mesma unidade de disco. o Copiar, se a origem e o destino estiverem em unidades diferentes. Na questo, ao se arrastar o arquivo do drive C para o drive A (unidades distintas!), o arquivo ser copiado, e no movido. Portanto, teremos as aes de copiar e colar! A resposta questo a alternativa C! GABARITO: letra C. 24. (FCC/2006/TRT-4. Regio/Tcnico Judicirio) Para duas unidades C e D de discos rgidos (HD), instaladas num mesmo computador: a) so designados, respectivamente, dois diretrios-raiz A: e B; b) no so designados diretrios-raiz; c) designado um nico diretrio-raiz C; d) designado um nico diretrio-raiz A; e) so designados, respectivamente, dois diretrios-raiz C: e D. Comentrios Com relao ao ambiente Windows, diretrio-raiz o diretrio-base de qualquer unidade de disco. Portanto, cada unidade de armazenamento (disco rgido, CD, DVD, pen drive, disquete) tem um diretrio-raiz, conhecido pelo nome da prpria unidade (C: e D: no caso do exemplo acima). A resposta questo a alternativa E. GABARITO: letra E. 25. (FCC/2010/TRE-AL/Analista Judicirio) No se trata de um dispositivo reconhecido pelo sistema operacional para compartilhar uma pasta contendo arquivos que possam ser acessados a partir de outros computadores: a) memria RAM;
Prof. Lnin www.estrategiaconcursos.com.br 14/44

Noes de Informtica CAIXA Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 10 b) memria flash USB; c) disco rgido; d) DVD-ROM; e) disquete. Comentrios Bem simples... Como dica, para resolver essa questo, basta pensar qual dos dispositivos mencionados no uma memria auxiliar capaz de comportar pastas. A resposta, portanto, memria RAM (Random Access Memory)! A RAM considerada um dispositivo de armazenamento temporrio para leitura e escrita de dados. Os demais itens reportados na questo so considerados memria secundria (auxiliar), e, como permitem um armazenamento de dados e programas por tempo indefinido, possvel utiliz-los para compartilhar uma pasta com arquivos de forma que possa ser acessada de outros computadores. GABARITO: letra A. 26. (FCC/2010/Governo do Estado de Rondnia/Auditor Fiscal de Tributos Estaduais) No Windows, esto disponveis no menu Ferramentas do Meu computador apenas as Opes de pasta: a) Mapear unidade de rede e Tipos de arquivo; b) Modo de exibio e Geral; c) Modo de exibio, Tipos de arquivo e Sincronizar; d) Geral e Tipos de arquivo; e) Geral, Modo de exibio e Tipos de arquivo. Comentrios Ao selecionar, no menu Ferramentas, o item Opes de pasta, exibida a tela seguinte, na qual possvel especificar como as pastas iro funcionar e como o contedo ser exibido.

Prof. Lnin

www.estrategiaconcursos.com.br

15/44

Noes de Informtica CAIXA Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 10 As opes de pasta disponveis, conforme ilustrado nessa tela, so: Geral, Modo de exibio, Tipos de arquivo e Arquivos off-line. Algumas aes possveis que podem ser configuradas na janela Opes de pasta: indicar que as pastas exibam hyperlinks para tarefas comuns, outros locais de armazenamento e informaes detalhadas de arquivo; escolher abrir itens com um ou dois cliques; alterar o programa que abre um tipo de arquivo; alterar os itens que so exibidos na rea de trabalho. GABARITO: letra E. 27. (FCC/2009/Ministrio Pblico/Tcnico) O Windows XP abrir diretamente um programa, pasta, documento ou site da Internet, se tiver, por meio do boto Iniciar, digitado o nome do recurso desejado na caixa: a) Ajuda e suporte; b) Pesquisar; c) Executar; d) Conectar; e) Painel de controle. Comentrios A opo correta Iniciar -> Executar.

Ao clicar em Executar, aberta uma pequena janela na qual podemos digitar comandos para abrir pastas, programas ou mesmo endereos da Internet. Essa janela tambm pode ser aberta com as teclas Windows + R (R de Run executar). Por exemplo, ao digitarmos c:\windows e clicarmos em OK, o Windows abre a pasta c:\windows. Digitando www.blogolenin.blogspot.com, o Windows abre o navegador diretamente no meu blog.

Prof. Lnin

www.estrategiaconcursos.com.br

16/44

Noes de Informtica CAIXA Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 10

GABARITO: letra C. 28. (FCC/2006/TRT-4. Regio/Analista Judicirio) No Windows XP, em sua configurao padro e original, uma operao NO possvel entre as opes regionais a personalizao do: a) smbolo de agrupamento de dgitos; b) formato de moeda positivo; c) smbolo decimal; d) formato de nmero negativo; e) smbolo de sinal positivo. Comentrios Na janela do item Opes Regionais e de Idioma do Windows XP pode-se escolher o smbolo de agrupamento de dgitos (no nosso caso, o .), o smbolo das decimais (a vrgula) e os formatos dos nmeros em diversos tipos (moeda, data, negativo, entre outros). No entanto, como no se colocam sinais para indicar que um nmero positivo, o item E a resposta dessa questo! GABARITO: letra E. 29. (FCC/2005/CEAL/Advogado) Com relao aos sistemas operacionais Windows 98 e 2000 (obs: vale para o XP), considere: I. quando uma pasta compartilhada apresenta a figura de uma mo abaixo do seu cone-padro, significa que aquela pasta est travada para uso somente pelo seu proprietrio; II. ao utilizarmos o mouse para arrastar um arquivo de uma pasta para outra, dentro do mesmo drive de disco, executamos as funes copiar e colar, sucessivamente; III. para apagar um arquivo, sem que ele seja encaminhado para a lixeira do Windows, deve-se selecion-lo e, em seguida, pressionar as teclas SHIFT + DEL. correto o que consta APENAS em: a) I; b) II;
Prof. Lnin www.estrategiaconcursos.com.br 17/44

Noes de Informtica CAIXA Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 10 c) III; d) I e II; e) II e III. Comentrios Item I. A mo logo abaixo do cone indica que o objeto est sendo compartilhado (podendo ser utilizado por vrios usurios). Item errado. Item II. Dentro de uma mesma unidade (volume), a operao de arrastar um objeto de uma pasta para outra faz com que seja movido para a pasta de destino. Nesse caso, portanto, as funes executadas sucessivamente so de recortar e colar. Item errado. Item III. Qualquer operao de excluso, executada com a tecla SHIFT pressionada, faz com que o objeto seja excludo definitivamente, sem que seja enviado para a lixeira. Item certo. GABARITO: letra C. 30. (FCC/2005/CEAL/Assistente Comercial) No que se refere ao sistema operacional Windows 98 e 2000 (obs: vale para o Windows XP), considere: I. O Windows Explorer uma ferramenta de sistema que permite a visualizao da rvore de diretrios (pastas) e respectivos arquivos existentes no ambiente operacional. II. Grande parte das operaes efetuadas pelo mouse tambm podem ser feitas atravs de teclas de atalho com o auxlio, principalmente, das teclas CTRL, ALT e SHIFT. III. Com a ferramenta Propriedades de vdeo possvel configurar as cores da janela, o papel de parede e o protetor de telas. correto o que consta em: a) I, II e III; b) I e II, apenas; c) I, apenas; d) II e III, apenas; e) III, apenas. Comentrios Item I. Windows Explorer: o programa gerenciador de arquivos que acompanha o Windows. Com ele, possvel: criar, renomear, excluir, mover e copiar pastas e arquivos; compartilhar pastas e unidades; formatar unidades. Por meio do Painel de Pastas do Windows Explorer, o usurio pode visualizar as pastas que integram suas unidades. Item Certo.
Prof. Lnin www.estrategiaconcursos.com.br 18/44

Noes de Informtica CAIXA Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 10

Item II. As teclas CTRL, ALT e SHIFT so muito utilizadas como atalhos do teclado, permitindo, na grande maioria das vezes, a execuo de tarefas gastando-se menos tempo do que pelo mouse. Item Certo. A seguir, alguns exemplos de importantes atalhos genricos do Windows: Atalho CTRL + CTRL + CTRL + CTRL + CTRL + CTRL + CTRL + CTRL + Funo Desfazer a ltima ao Recortar Copiar Colar Selecionar tudo (All) Salvar Localizar (Find) Abrir o menu Iniciar

Z X C V A S F ESC

Item III. Por meio da ferramenta Propriedades de Vdeo possvel configurar as cores da janela, o papel de parede, o protetor de telas, bem como a resoluo do vdeo. Item certo. GABARITO: letra A. 31. (FCC/2005/TRT-PB/Tcnico Programador) No Windows XP, ao pressionar simultaneamente as teclas Ctrl + Alt + Delete, ser exibida a janela: a) Bloquear o computador; b) Desligar o computador; c) Propriedades do sistema; d) Propriedades de vdeo; e) Gerenciador de tarefas do Windows. Comentrios Ao pressionar simultaneamente as teclas CTRL + ALT + Delete o Windows abrir a janela Gerenciador de Tarefas do Windows. GABARITO: letra E. 32. (FCC/2005/CEAL/Assistente Comercial) No Windows 2000, a janela Meus documentos foi aberta e exibiu, entre outros objetos, duas pastas de arquivos nomeadas Documentos Originais e Cpias de Documentos. Ao se pretender copiar o arquivo Documento1, existente na pasta Documentos Originais, para a pasta Cpias de Documentos, optou-se por faz-lo utilizando a barra de menus, localizada no topo da janela. A sequncia correta de aes, para que a cpia mencionada
Prof. Lnin www.estrategiaconcursos.com.br 19/44

Noes de Informtica CAIXA Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 10 seja bem-sucedida, : Selecionar o arquivo Documento1, clicar no menu: a) Arquivo e em seguida no item Copiar; abrir a pasta Cpias de Documentos, clicar no menu Arquivo e em seguida no item Colar; b) Editar e em seguida no item Recortar; abrir a pasta Cpias de Documentos, clicar no menu Editar e em seguida no item Copiar; c) Editar e em seguida no item Copiar; abrir a pasta Cpias de Documentos, clicar no menu Editar e em seguida no item Colar; d) Arquivo e em seguida no item Recortar; abrir a pasta Cpias de Documentos, clicar no menu Arquivo e em seguida no item Copiar; e) Editar e em seguida no item Recortar; abrir a pasta Cpias de Documentos, clicar no menu Arquivo e em seguida no item Copiar. Comentrios Item A. Os comandos Copiar e Colar encontram-se no menu Editar, e no no menu Arquivo, conforme foi mencionado no item. Item errado. Item B. O comando Recortar utilizado para mover objetos; a segunda opo deveria ser Colar. Item errado. Item C. Aciona-se o menu Editar -> Copiar; em seguida, abre-se a pasta Cpias de Documentos e clica-se no menu Editar -> Colar. Item certo. Item D. Os comandos Copiar e Colar encontram-se no menu Editar. Tambm, a segunda opo deveria ser Colar, e no recortar! Item errado. Item E. O comando Recortar utilizado para mover objetos; a segunda opo deveria ser Colar. Item errado. GABARITO: letra C. 33. (FCC/2005/CEAL/Auxiliar Tcnico) No Windows 98 e 2000 pode-se, alternativamente, acessar o menu ...I... e escolher o item ...II... para alterar as opes de exibio de pastas e arquivos. Preenchem correta e respectivamente as lacunas I e II acima: a))Ferramentas; Opes de Pasta; b) Pastas; Opes de Pasta; c) Arquivo; Opes de Pasta; d) Opes; Pastas de sistema; e) Exibir; Opes de Pasta. Comentrios

Prof. Lnin

www.estrategiaconcursos.com.br

20/44

Noes de Informtica CAIXA Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 10 Para alterar as opes de exibio de pastas e arquivos, aciona-se o menu Ferramentas do Windows Explorer e do Painel de Controle, e, em seguida, o item Opes de Pasta. GABARITO: letra A. 34. (FCC/2005/CEAL/Tcnico Industrial) No que diz respeito ao sistema operacional Windows 98 e 2000, considere: I. Defrag o utilitrio do sistema que tem a funo de organizar os dados no disco rgido. II. O mouse e o teclado tm funes distintas no sistema, ou seja, as operaes efetuadas via mouse no podem ser feitas atravs do teclado e vice-versa. III. A partir de iniciar, configuraes e Impressoras possvel visualizar todas as impressoras instaladas no computador, incluindo as impressoras de rede. IV. Todos os acessos a programas e ferramentas do sistema devem ser feitos pelo boto Iniciar, localizado no canto inferior esquerdo do monitor. correto o que consta em: a))I e III, apenas; b) I e IV, apenas; c) II, III e IV, apenas; d) II e IV, apenas; e) I, II, III e IV. Comentrios Item I. O Defrag (ou desfragmentador de disco) o programa que tem como funo reorganizar os arquivos no disco rgido para otimizao de seu funcionamento (aumenta a velocidade de acesso aos arquivos). Item certo. Item II. Tanto o mouse quanto o teclado so dispositivos de entrada de dados, ou seja, ambos podem enviar ao computador informaes necessrias ao processamento. As operaes efetuadas por um podem ser efetuadas pelo outro sem problemas. Item errado. Item III. possvel, a partir da sequncia de passos mencionada na questo, visualizar todas as impressoras instaladas no computador, incluindo as impressoras de rede. Item certo.

Prof. Lnin

www.estrategiaconcursos.com.br

21/44

Noes de Informtica CAIXA Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 10 Item IV. Essa no a nica maneira para acessar programas e ferramentas do sistema; podemos, por exemplo, utilizar os cones da rea de trabalho ou, ainda, o comando Executar. Item errado. GABARITO: letra A. 35. (FCC/2005/TCE-PI/Analista) A evoluo mais natural entre as verses do sistema operacional Windows representada pela sequncia: a) 95, 98, ME, 2000 e XP; b) 95, 98, NT, 2000 e XP; c) 98, ME, NT, 2000 e XP; d) 98, NT, 2000 e XP Professional; e) 95, 98, ME e XP Home. Comentrios Essa uma boa questo para complementarmos nosso conhecimento acerca da linha de verses do Windows. Lembramos aqui que as verses corporativas so: Windows 2000, XP Professional, Windows Vista, etc. O Windows 95/98/ME e XP Home so voltados para usurios domsticos. A questo solicita seguir uma linha, seja voltada para ambiente corporativo, seja para ambiente domstico. Item A. A princpio, este item traz uma evoluo cronolgica bastante natural. No entanto, ao analisarmos as outras opes, podemos verificar que o examinador separou as verses do Windows em domsticas e corporativas. Item errado. Itens B, C e D. Misturaram os produtos corporativos com verses domsticas. Itens errados. Item E. Cabe destacar que o Windows XP Home no evoluiu da linha 9.x, e sim do Windows NT, o que deixa essa questo um tanto quanto incoerente. No entanto, a nica alternativa que apresenta a evoluo de apenas uma das linhas do Windows, a domstica. Item certo. GABARITO: letra E. 36. (FCC/2005/UFT/Assistente Administrativo) Dentre os recursos contidos originalmente no Windows XP, encontram-se alguns produtos para edio de texto e tratamento de imagens. So eles, respectivamente: a) WordPad e Paint; b) Word e PowerPoint;
Prof. Lnin www.estrategiaconcursos.com.br 22/44

Noes de Informtica CAIXA Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 10 c) Bloco de notas e Power Point; d) Word e Paint; e) WordPad e CorelDraw. Comentrios O Windows originalmente vem com dois editores de texto, o Bloco de notas (Notepad) e o Wordpad. O Bloco de notas um editor de texto plano, tendo-se em vista que ele no capaz de agregar formataes ao texto, como negrito, itlico, etc. Os arquivos gerados pelo Bloco de notas possuem a extenso .txt. O WordPad, diferentemente do Bloco de notas, um editor de texto rico (rich text). Isso significa que ele pode salvar arquivos de texto com algumas formataes bsicas (estilo, tamanho e cor da fonte, negrito, itlico, sublinhado, marcadores, entre outras). Os arquivos gerados pelo WordPad podem ser salvos com a extenso .rtf (rich text file) ou .txt. Alm disso, o WordPad pode abrir arquivos com a extenso .doc gerados pelo Word, mas geralmente perde grande parte da formatao original desses arquivos. O Windows tambm vem originalmente com um editor de imagens bastante rudimentar, o Paint. Ele pode abrir, editar e salvar arquivos das principais extenses relacionadas a imagens (.bmp, .gif, .jpg, .png, .tif). Os itens B, C, D e E trazem programas que devem ser comprados parte: Word, PowerPoint e CorelDraw. GABARITO: letra A. 37. (FCC/2005/TRE-MG/Tcnico Judicirio) A hora do sistema Windows XP, atalhos de acesso rpido a programas e atalhos de status de atividades so exibidos direita dos botes da barra de tarefas na: a) Barra de ttulos; b) rea de trabalho; c) Barra de status; d) Barra de ferramentas; e) rea de notificao. Comentrios A rea de notificao o local que exibe alguns atalhos de programas que esto ativos na memria (como antivrus) ou mensagens de programas que aparecem temporariamente (como trabalhos na impressora). Alm disso, desde o Windows 95, o local em que fica o relgio do computador. GABARITO: letra E. 38. (FCC/2005/TRT-PB/Analista) No um item pertencente s Ferramentas do sistema Windows XP Professional:
Prof. Lnin www.estrategiaconcursos.com.br 23/44

Noes de Informtica CAIXA Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 10 a) Acessibilidade; b) Ativao do Windows; c) Central de segurana; d) Desfragmentador de disco; e) Restaurao do sistema. Comentrios O menu Iniciar -> Programas -> Acessrios -> Ferramentas do sistema contm diversos utilitrios que acompanham o Windows, como: Assistente para transferncia de arquivos e configuraes: auxilia na transferncia de arquivos e configuraes de um computador antigo para um novo. Backup: ferramenta de backup nativa do Windows. Permite o agendamento de backups. Central de Segurana: mesma janela aberta pelo Painel de Controle. Desfragmentador de disco: reorganiza os arquivos no disco rgido para otimizao de seu funcionamento. Informaes do sistema: exibe informaes sobre hardware e software do computador. No confundir com a janela de Propriedades do sistema, que aberta no Painel de Controle. Limpeza de disco: auxilia na tarefa de liberar espao em disco. Restaurao do sistema: recurso do Windows que permite que sejam estabelecidos pontos de restaurao do sistema. Caso o usurio, por qualquer motivo, queira voltar o computador para o estado em que ele se encontrava em um ponto de restaurao, basta acionar a Restaurao do sistema. O Windows desinstalar eventuais programas que tenham sido instalados no perodo e retornar configuraes porventura alteradas sem, no entanto, excluir dados ou arquivos salvos no disco rgido. Alm disso, as alteraes feitas pela Restaurao do sistema so reversveis. Tarefas agendadas: permite o agendamento de tarefas como abrir programas e realizar backup. Nesse ponto, cabe destacar que cpias novas do Windows XP precisam ser ativadas. H um cone para essa ativao no menu Iniciar -> Programas -> Acessrios -> Ferramentas do sistema -> Ativao do sistema. No entanto, depois que o Windows ativado, essa opo desaparece do menu. Portanto, dos itens citados, o nico que no pertence pasta de Ferramentas do sistema o item A, Acessibilidade. A letra A a resposta da questo! GABARITO: letra A.

Prof. Lnin

www.estrategiaconcursos.com.br

24/44

Noes de Informtica CAIXA Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 10 39. (FCC/2004/TRE-PE/Tcnico Judicirio) Num monitor de microcomputador sob controle do MS Windows, a resoluo de tela mais alta: a) reduz o tamanho dos itens e aumenta o tamanho da rea de trabalho; b) aumenta o tamanho dos itens e reduz o tamanho da rea de trabalho; c) aumenta os tamanhos dos itens e da rea de trabalho; d) reduz os tamanhos dos itens e da rea de trabalho; e) no afeta os tamanhos, somente a qualidade da imagem. Comentrios Aumentar a resoluo da tela significa fazer com que o monitor exiba mais linhas e colunas na mesma tela. Como passamos a ter mais linhas e colunas em uma tela que no teve suas dimenses alteradas, o tamanho dos itens mostrados na rea de trabalho fica menor. Por conseguinte, a rea disponvel na rea de trabalho aumenta, ou seja, conseguimos visualizar mais itens. Portanto, uma resoluo de tela mais alta (ou maior) implica uma reduo do tamanho dos itens e um aumento do tamanho da rea de trabalho. No Windows, essas configuraes so feitas Propriedades de vdeo -> guia Configuraes. GABARITO: letra A. 40. (FCC/2004/TRE-PE/Analista Judicirio) O software Microsoft Windows tem como principal finalidade: a) executar todas as tarefas teis aos usurios porque pertence categoria de programas utilitrios; b) gerenciar todos os recursos de hardware e software do microcomputador; c) gerenciar somente os recursos de hardware do microcomputador e os sistemas aplicativos dos usurios; d) gerenciar somente os recursos de hardware do microcomputador e servir de interface ao usurio; e) executar e gerenciar todas as atividades das unidades usurias de microcomputador. Comentrios Sistema operacional o software que controla a alocao e utilizao dos recursos de hardware, como memria, uso da CPU, espao em disco e perifricos. Alm disso, o software fundamental do computador, no qual todos os outros softwares so executados e para o qual so por meio da janela

Prof. Lnin

www.estrategiaconcursos.com.br

25/44

Noes de Informtica CAIXA Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 10 desenvolvidos. Quer dizer, quando um programador desenvolve um software, ele o faz para um sistema operacional especfico. Vejamos os itens da questo. Item A. Utilitrio um termo que normalmente se refere a um tipo de software cuja funo a de efetuar pequenas tarefas e manuteno no sistema, como desfragmentadores de disco e ferramentas de backup, por exemplo. No se confundem com o sistema operacional. Item errado. Item B. O gerenciamento de todo o hardware, bem como de todo o software, , de fato, atribuio desses sistemas. Item certo. Itens C e D. Esses itens restringem de alguma forma as funes do sistema operacional e por isso so falsos. Itens errados. Item E. O examinador utilizou o termo unidades usurias de microcomputador, aparentemente, somente para confundir mesmo o candidato. Item errado. GABARITO: letra B. 41. (FCC/2003/TCE-SP/Analista de Sistemas) O Active Desktop um recurso do Windows que: a) fornece contedo interativo nas pginas da Web; b) permite saltar de um local para outro atravs de um hyperlink; c) permite utilizar pginas Web da Internet como papel de parede da rea de trabalho; d) fornece a localizao de um arquivo no computador ou na Internet; e) permite solucionar um segundo plano da rea de trabalho a partir de bitmaps ou documentos HTML. Comentrios O Active Desktop permite a exibio ativa de pginas da Web na rea de trabalho do Windows. Item A. O recurso do Windows que fornece contedo interativo nas pginas da Web chamado de ActiveX, e no Active Desktop. Item errado. Item B. Para saltarmos de um local para outro por meio de um link no necessrio nenhum recurso do Windows, qualquer navegador de Web em qualquer sistema operacional capaz de fazer isso. Item errado.
Prof. Lnin www.estrategiaconcursos.com.br 26/44

Noes de Informtica CAIXA Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 10

Item C. O Active Desktop um recurso que foi includo com o Internet Explorer 4, para possibilitar ao usurio exibir contedo de arquivos HTML na rea de trabalho do Windows de forma ativa. Quer dizer, podemos, diretamente na rea de trabalho, clicar em links, submeter formulrios, fazer buscas, etc. Item certo. Itens D e E. Esses itens foram formulados apenas para confundir. No possuem relao com o Active Desktop. Em verdade, nem fazem muito sentido. Itens errados. GABARITO: letra C. 42. (FCC/2003/TRF-5.a Regio/Analista) O sistema de arquivos utilizado na formatao dos discos e reconhecido por TODAS as verses do sistema operacional Windows denominado: a) EXT2; b) FAT 16; c) FAT 32; d) NTFS; e) HPFS. Comentrios Algumas observaes complementares: Sistema de arquivos o conjunto de regras que determina como os dados sero escritos em um disco (ou partio). Normalmente, cada sistema operacional tem o(s) seu(s) prprio(s) sistema(s) de arquivo(s). Durante o processo de formatao da unidade que se escolhe o sistema de arquivos desejado. Um disco rgido com vrias parties pode ter um sistema de arquivos em cada uma delas. Isso comum quando se instalam dois sistemas operacionais que usam sistemas de arquivos diferentes no mesmo computador. Um arquivo grande, ao ser gravado no disco, fragmentado em vrios clusters. Cluster a menor unidade de alocao de arquivos reconhecida pelo sistema operacional. Um arquivo pode ocupar vrios clusters, mas um cluster no pode conter mais de um arquivo. Sistema Operacional MS-DOS e Windows 95
Prof. Lnin

Sistemas de arquivos aceitos FAT 16


27/44

www.estrategiaconcursos.com.br

Noes de Informtica CAIXA Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 10 Windows 98 e ME Windows NT Windows 2000, Windows 7 FAT 16 e FAT 32 FAT 16 e NTFS FAT 16, FAT 32 e NTFS

XP,

Vista,

Item A. Os sistemas de arquivos EXT2, EXT3 e ReiserFS so suportados pelo Linux. Item errado. Item B. O FAT 16 o sistema de arquivos utilizado pelo MS-DOS e pelo Windows 95. Todos os sistemas operacionais da Microsoft conseguem trabalhar com esse sistema de arquivos. Possui limitao de 2 GB para o tamanho da partio (diviso existente no disco rgido que marca onde comea e termina um sistema de arquivos). Ainda, nesse sistema de arquivos, o nome dos arquivos tem, no mximo, 11 letras (oito para o nome e trs para a extenso). A extenso o que identifica o tipo de arquivo, por exemplo, a extenso .doc, no nome projeto.doc, identifica que o arquivo projeto um documento de texto do Word. Item certo. Item C. O sistema FAT 32 surgiu como opo ao FAT 16, que s consegue entender parties de discos de at 2 GB. Nem o MS-DOS, nem o Windows 95, nem o Windows NT do suporte a esse sistema. Uma partio formatada com FAT 32 pode ter, no mximo, 2.048 gigabytes de capacidade (2 TB); o tamanho mximo do arquivo que o sistema consegue reconhecer de 4 GB. Item errado. Item D. NTFS (New Technology File System) o sistema de arquivos padro para o Windows NT e seus derivados (Windows 2000, Windows XP, Windows Vista, Windows Server 2003, em diante). Portanto, todos os sistemas baseados no NT que possuem o ncleo do Windows NT do suporte ao NTFS! Item errado. Item E. HPFS (High Performance File System) o sistema de arquivos utilizado pelo sistema operacional OS/2, da IBM. Item errado. GABARITO: letra B. 43. (FCC/2003/TRE-AC/Analista) No Windows Explorer, para criar uma pasta e realizar uma cpia de um Arquivo para esta pasta, devemos:

Prof. Lnin

www.estrategiaconcursos.com.br

28/44

Noes de Informtica CAIXA Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 10 a) clicar em Arquivo -> Novo -> Pasta colocar o nome da pasta. Em seguida selecionar o arquivo a ser copiado e clicar em Editar -> Recortar e posicionar na pasta desejada e clicar Editar -> Colar; b) clicar em Arquivo -> Novo -> Atalho colocar o nome da pasta. Em seguida selecionar o arquivo a ser copiado e clicar em Editar -> Colar e posicionar na pasta desejada e clicar Editar -> Copiar; c) clicar em Arquivo -> Novo -> Atalho colocar o nome da pasta. Em seguida selecionar o arquivo a ser copiado e clicar em Editar -> Copiar e posicionar na pasta desejada e clicar Editar -> Colar; d) clicar em Arquivo -> Novo -> Pasta colocar o nome da pasta. Em seguida selecionar o arquivo a ser copiado e clicar em Editar -> Copiar e posicionar na pasta desejada e clicar Editar -> Colar; e) clicar em Arquivo -> Novo -> Pasta colocar o nome da pasta. Em seguida selecionar o arquivo a ser copiado e clicar em Editar -> Copiar e posicionar na pasta desejada e clicar Editar -> Pesquisar. Comentrios Inicialmente, j podemos descartar os itens B e C, que criam atalhos em vez de uma pasta como solicitado no enunciado. Os demais itens tentam novamente confundir o candidato com as opes de recortar, copiar e colar. Como o enunciado fala em realizar uma cpia de um arquivo, sem dvidas, a sequncia deve ser: copiar e colar. Dessa forma, o nico item que cria uma pasta e, em seguida, realiza a sequncia copiar e colar o item D. Apenas para reforar, o item A, ao usar o comando recortar em vez de colar, apenas move o arquivo de lugar, no efetuando cpia alguma. Isso torna verdadeira a letra D. GABARITO: letra D. 44. (FCC/2005/CEAL/Auxiliar Tcnico-Adaptada) No Windows Explorer do Windows 7, para selecionar um conjunto de arquivos intercalados, deve-se clicar nos arquivos com: a) a tecla Shift pressionada; b) as teclas Alt + Ctrl pressionadas; c) as teclas Shift + Alt pressionadas; d) as teclas Shift + Ctrl pressionadas; e))a tecla Ctrl pressionada. Comentrios possvel selecionar vrios arquivos de uma s vez: Clique no primeiro e, segurando SHIFT, clique no ltimo para selecionar uma sequncia de arquivos. Clique no primeiro e, segurando CTRL, clique nos demais arquivos para selecionar vrios deles alternadamente (arquivos no adjacentes).
Prof. Lnin www.estrategiaconcursos.com.br 29/44

Noes de Informtica CAIXA Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 10 possvel renomear vrios arquivos de uma vez. Basta selecionar mais de um e realizar o processo conhecido para renomear. Nesse caso, usa-se a tecla CTRL para selecionar objetos no consecutivos; a tecla SHIFT seleciona objetos adjacentes (consecutivos). GABARITO: letra E.

Prof. Lnin

www.estrategiaconcursos.com.br

30/44

Noes de Informtica CAIXA Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 10 2. LISTA DAS QUESTES COMENTADAS NA AULA 1. (CESGRANRIO - 2009 - FUNASA - Tcnico de Contabilidade) Para configurar os principais recursos de hardware e software de um microcomputador, no Windows XP, utiliza-se a ferramenta a) catlogo de endereos. b) central de segurana. c) desfragmentador. d) mapa de caracteres. e) painel de controle. 2. (CESGRANRIO - 2010 - Banco do Brasil - Escriturrio) Nos sistemas operacionais como o Windows, as informaes esto contidas em arquivos de vrios formatos, que so armazenados no disco fixo ou em outros tipos de mdias removveis do computador, organizados em a) telas. b) imagens. c) janelas. d) pastas. e) programas. 3. (CESGRANRIO - 2009 - SECAD-TO - Mdico - Cardiologia) As figuras abaixo apresentam trs cones - padro no Windows XP.

Os cones acima representam, respectivamente, a) arquivo texto, documento do Word e pasta. b) arquivo texto, pasta e arquivo texto. c) pasta, documento do Excel e lixeira. d) pasta, documento do Word e arquivo texto. e) pasta, lixeira e documento do Excel. 4. (CESGRANRIO - 2009 - IBGE - Agente Censitrio) Na tela desktop do Windows XP possvel criar vrios cones de atalho para a execuo de tarefas. Associe os cones de atalho apresentados na coluna da esquerda com a respectiva tarefa, entre as indicadas na coluna da direita.

Prof. Lnin

www.estrategiaconcursos.com.br

31/44

Noes de Informtica CAIXA Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 10

Esto corretas as associaes: a) I - P, II - R e III - Q b) I - Q, II - P e III - R c) I - Q, III - P e IV - R d) II - P, III - R e IV - Q e) II - R, III - Q e IV - P 5. (CESGRANRIO - 2009 - IBGE - Agente Censitrio) O programa do Windows XP, utilizado para cpia, excluso, organizao, movimentao e todas as atividades de gerenciamento de arquivos, a) Adicionar Hardware. b) Windows Explorer. c) Windows Firewall. d) Painel de Controle. e) Servios de Componentes. 6. (CESGRANRIO - 2010 - Petrobrs - Tcnico em Informtica)

Prof. Lnin

www.estrategiaconcursos.com.br

32/44

Noes de Informtica CAIXA Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 10 Existem vrios modos de visualizao dos arquivos inclusos em uma pasta. O contedo da pasta System, presente em todas as instalaes do Microsoft Windows XP, que a imagem acima representa, est no modo de exibio a) Miniaturas. b) Lado a lado. c) Detalhes. d) cones. e) Lista. 7. (CESGRANRIO - 2008 - ANP - Tcnico Administrativo) Suponha que um usurio conectou um mouse com tecnologia plug and play em um computador com sistema operacional Windows XP e com hardware que suporta essa tecnologia. Que procedimento deve ser seguido para utilizar o dispositivo em questo? a) Reiniciar o computador. b) Reiniciar o computador e configurar a BIOS. c) Realizar logoff e, depois, login. d) No realizar nenhum procedimento, pois o dispositivo ser automaticamente reconhecido e) Configurar a BIOS para que o dispositivo utilize os recursos corretos, sem conflitos. 8. (CESGRANRIO - 2008 - TJ-RO - Tcnico Judicirio - Informtica) Para poder utilizar programas que tenham funo definida, como planilhas eletrnicas e editores de texto, entre outros, necessrio que o computador execute, inicialmente, um programa denominado a) Banco de Dados. b) Emulador de Transao. c) Fonte de Instrues. d) Mquina Virtual. e) Sistema Operacional. 9. (CESGRANRIO - 2008 - CAPES - Assistente em Cincia e Tecnologia) Considere o Sistema Operacional Windows XP com suas configuraes padres. Para permitir que todos os usurios de uma rede local utilizem os recursos de uma estao de trabalho denominada "mozart", necessrio que os recursos a) estejam compartilhados em todas as estaes da Internet, com permisso para todos os usurios da estao "local". b) estejam compartilhados em todas as estaes da Internet, sem permisso para todos os usurios da Internet. c) estejam compartilhados na estao "mozart", com permisso para todos os usurios que possam se autenticar na rede local. d) no estejam compartilhados na estao "mozart", mas exista permisso para todos os usurios autenticados na rede local.

Prof. Lnin

www.estrategiaconcursos.com.br

33/44

Noes de Informtica CAIXA Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 10 e) no estejam compartilhados em todas as estaes da rede local, mas exista permisso aos usurios da estao "mozart". 10. (CESGRANRIO - 2010 - Petrobrs - Tcnico em Informtica) O sistema operacional Microsoft Windows XP possui diferentes recursos de segurana a serem utilizados em estaes de trabalho compartilhadas por diversos usurios. Como possvel impedir que usurios no autorizados instalem novos softwares no computador? a) Habilitando o firewall sem excees. b) Instalando novo hardware de proteo. c) Acessando a rea de trabalho remotamente. d) Criando usurios sem poder de administrador. e) Configurando as opes de acessibilidade como nulas. Em relao ao Windows Explorer, do Windows XP, julgue as 5 assertivas seguintes: 11. (FCC/Analista Judicirio rea Administrativa/TRERN/2011) (A) No lado esquerdo, logo abaixo da Barra de Menu, aparecem as unidades dos drives existentes, sendo os mais comuns simbolizados por letras. 12. (FCC/Analista Judicirio rea Administrativa/TRERN/2011) (B) direita da tela, uma rea de apresentao de informaes exibe o contedo da pasta selecionada na poro esquerda da tela. 13. (FCC/Analista Judicirio rea Administrativa/TRERN/2011) (C) Tela de trabalho pode ser dividida em trs partes, sendo que a estrutura de pastas e sub-pastas do sistema so exibidas na poro esquerda da tela. 14. (FCC/Analista Judicirio rea Administrativa/TRERN/2011) (D) Os botes Voltar, Avanar e Acima, presentes na Barra de Ttulo, permitem a navegao entre as diversas pastas criadas no sistema. 15. (FCC/Analista Judicirio rea Administrativa/TRERN/2011) (E) Barra de Ttulo, Barra de Menu e Barra de Ferramentas esto localizadas na rea superior da janela. 16. (FCC/Escriturrio Banco do Brasil/2010) Um estagirio apagou acidentalmente um importante relatrio que seu chefe vinha
Prof. Lnin www.estrategiaconcursos.com.br 34/44

Noes de Informtica CAIXA Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 10 preparando h duas semanas. Um colega de trabalho informou-lhe que os seguintes itens no so armazenados na Lixeira do Windows e, portanto, no podem ser restaurados: I. Itens excludos de locais da rede. II. Itens excludos de mdia removvel (como disquetes de 3,5 polegadas). III. Itens maiores do que a capacidade de armazenamento da Lixeira. IV. Itens excludos h mais de quinze dias. V. Itens ocultos e arquivos do sistema. NO podem ser recuperados utilizando-se o procedimento <Restaurar> da Lixeira do Windows APENAS os itens (A) I e II. (B) I, II e III. (C) I, III e V. (D) II, III, IV e V. (E) III e V. 17. (FCC/Agente Tcnico Legislativo Direito Assemblia Legislativa SP/2010) No Windows XP, se um arquivo for arrastado pelo mouse, pressionando-se simultaneamente a tecla SHIFT, ser (A) criado na pasta de destino um atalho para o arquivo, se as pastas de origem e destino estiverem na mesma unidade ou se estiverem em unidades diferentes. (B) criado na pasta de destino um atalho para o arquivo, se as pastas de origem e destino estiverem apenas em unidades diferentes. (C) copiado o arquivo na pasta de destino, se as pastas de origem e destino estiverem na mesma unidade ou se estiverem em unidades diferentes. (D) copiado o arquivo na pasta de destino, se as pastas de origem e destino estiverem apenas em unidades diferentes. (E) movido o arquivo para a pasta de destino, se as pastas de origem e destino estiverem na mesma unidade ou se estiverem em unidades diferentes. 18. (FCC/2010/TRE-AL/Analista Judicirio) Todas as janelas abertas e exibidas pelo Windows XP podem ser organizadas, em cascata ou lado a lado, clicando-se com o boto direito do mouse a partir: a) do menu Arquivo;
Prof. Lnin www.estrategiaconcursos.com.br 35/44

Noes de Informtica CAIXA Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 10 b) do menu Exibir; c) da rea de trabalho; d) da Barra de tarefas; e) da Barra de ferramentas. 19. (FCC/2009/Ministrio Pblico/Tcnico) A resoluo da tela do Windows XP pode ser modificada na aba: a) Aparncia da janela Propriedades do sistema; b) rea de trabalho da janela Propriedades de vdeo; c) Aparncia da janela Propriedades de vdeo; d) Configuraes da janela Propriedades de vdeo; e) Configuraes da janela Propriedades do sistema. 20. (FCC/2009/Ministrio Pblico/Analista) Cada componente do caminho E:\ARQUIVOS\ALIMENTOS\RAIZES.DOC corresponde, respectivamente, a: a) diretrio-raiz, pasta, subpasta, extenso do arquivo e nome do arquivo; b) extenso do arquivo, nome do arquivo, pasta, subpasta e diretrioraiz; c) extenso do arquivo, pasta, subpasta, nome do arquivo e diretrioraiz; d) diretrio-raiz, nome do arquivo, pasta, subpasta e extenso do arquivo; e) diretrio-raiz, pasta, subpasta, nome do arquivo e extenso do arquivo. 21. (FCC/2006/TRT-4. Regio/Analista Judicirio) No Windows XP: a) totalmente possvel compartilhar uma pasta com os usurios de um nico computador ou at mesmo de uma rede; b) no possvel a ativao do compartilhamento de impressoras por meio do Assistente de configurao de rede; c) no permitido o compartilhamento de pastas, mas sim a rplica de arquivos em cada computador da rede; d) somente possvel habilitar aos usurios de uma rede a consulta aos arquivos de uma pasta compartilhada; e) totalmente possvel compartilhar uma pasta com os usurios de um mesmo computador, mas no com os de uma rede.

Prof. Lnin

www.estrategiaconcursos.com.br

36/44

Noes de Informtica CAIXA Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 10 22. (FCC/2003/TRE-AC/Tcnico) Para copiar um Arquivo no Windows Explorer, clique no arquivo que deseja copiar e clique em: a) Editar Recortar. Em seguida clique em Editar Copiar, estando na pasta ou disco para onde se deseja copiar o arquivo. b) Editar Copiar. Em seguida clique em Editar Recortar, estando na pasta ou disco para onde se deseja copiar o arquivo. c) Editar Recortar. Em seguida clique em Editar Recortar, estando na pasta ou disco para onde se deseja copiar o arquivo. d) Editar Copiar. Em seguida clique em Editar Colar, estando na pasta ou disco para onde se deseja copiar o arquivo. e) Editar Recortar. Em seguida clique em Editar Colar, estando na pasta ou disco para onde se deseja copiar o arquivo. 23. (FCC/2006/Agente da Polcia Civil/MA) No Windows Explorer, utilizando-se o mouse em sua configurao-padro e mantendo-se o seu boto esquerdo pressionado, correto afirmar que, ao se arrastar um arquivo do: a) drive de disquete (drive A) para o winchester (drive C), est se executando a funo de copiar; b) winchester (drive C) para o drive de disquete (drive A), est se executando as funes de recortar e colar; c) winchester (drive C) para o drive de disquete (drive A), est se executando as funes de copiar e colar; d) drive de disquete (drive A) para o winchester (drive C), est se executando a funo de recortar; e) drive onde se encontra para outro drive, o Windows apresenta uma lista de opes para se efetuar a escolha desejada. 24. (FCC/2006/TRT-4. Regio/Tcnico Judicirio) Para duas unidades C e D de discos rgidos (HD), instaladas num mesmo computador: a) so designados, respectivamente, dois diretrios-raiz A: e B; b) no so designados diretrios-raiz; c) designado um nico diretrio-raiz C; d) designado um nico diretrio-raiz A; e) so designados, respectivamente, dois diretrios-raiz C: e D. 25. (FCC/2010/TRE-AL/Analista Judicirio) No se trata de um dispositivo reconhecido pelo sistema operacional para compartilhar uma pasta contendo arquivos que possam ser acessados a partir de outros computadores:
Prof. Lnin www.estrategiaconcursos.com.br 37/44

Noes de Informtica CAIXA Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 10 a) memria RAM; b) memria flash USB; c) disco rgido; d) DVD-ROM; e) disquete. 26. (FCC/2010/Governo do Estado de Rondnia/Auditor Fiscal de Tributos Estaduais) No Windows, esto disponveis no menu Ferramentas do Meu computador apenas as Opes de pasta: a) Mapear unidade de rede e Tipos de arquivo; b) Modo de exibio e Geral; c) Modo de exibio, Tipos de arquivo e Sincronizar; d) Geral e Tipos de arquivo; e) Geral, Modo de exibio e Tipos de arquivo. 27. (FCC/2009/Ministrio Pblico/Tcnico) O Windows XP abrir diretamente um programa, pasta, documento ou site da Internet, se tiver, por meio do boto Iniciar, digitado o nome do recurso desejado na caixa: a) Ajuda e suporte; b) Pesquisar; c) Executar; d) Conectar; e) Painel de controle. 28. (FCC/2006/TRT-4. Regio/Analista Judicirio) No Windows XP, em sua configurao padro e original, uma operao NO possvel entre as opes regionais a personalizao do: a) smbolo de agrupamento de dgitos; b) formato de moeda positivo; c) smbolo decimal; d) formato de nmero negativo; e) smbolo de sinal positivo. 29. (FCC/2005/CEAL/Advogado) Com relao aos sistemas operacionais Windows 98 e 2000, considere: I. quando uma pasta compartilhada apresenta a figura de uma mo abaixo do seu cone-padro, significa que aquela pasta est travada para uso somente pelo seu proprietrio;

Prof. Lnin

www.estrategiaconcursos.com.br

38/44

Noes de Informtica CAIXA Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 10 II. ao utilizarmos o mouse para arrastar um arquivo de uma pasta para outra, dentro do mesmo drive de disco, executamos as funes copiar e colar, sucessivamente; III. para apagar um arquivo, sem que ele seja encaminhado para a lixeira do Windows, deve-se selecion-lo e, em seguida, pressionar as teclas SHIFT + DEL. correto o que consta APENAS em: a) I; b) II; c) III; d) I e II; e) II e III. 30. (FCC/2005/CEAL/Assistente Comercial) No que se refere ao sistema operacional Windows 98 e 2000, considere: I. O Windows Explorer uma ferramenta de sistema que permite a visualizao da rvore de diretrios (pastas) e respectivos arquivos existentes no ambiente operacional. II. Grande parte das operaes efetuadas pelo mouse tambm podem ser feitas atravs de teclas de atalho com o auxlio, principalmente, das teclas CTRL, ALT e SHIFT. III. Com a ferramenta Propriedades de vdeo possvel configurar as cores da janela, o papel de parede e o protetor de telas. correto o que consta em: a) I, II e III; b) I e II, apenas; c) I, apenas; d) II e III, apenas; e) III, apenas. 31. (FCC/2005/TRT-PB/Tcnico Programador) No Windows XP, ao pressionar simultaneamente as teclas Ctrl + Alt + Delete, ser exibida a janela: a) Bloquear o computador; b) Desligar o computador; c) Propriedades do sistema; d) Propriedades de vdeo; e) Gerenciador de tarefas do Windows. 32. (FCC/2005/CEAL/Assistente Comercial) No Windows 2000, a janela Meus documentos foi aberta e exibiu, entre outros objetos, duas
Prof. Lnin www.estrategiaconcursos.com.br 39/44

Noes de Informtica CAIXA Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 10 pastas de arquivos nomeadas Documentos Originais e Cpias de Documentos. Ao se pretender copiar o arquivo Documento1, existente na pasta Documentos Originais, para a pasta Cpias de Documentos, optou-se por faz-lo utilizando a barra de menus, localizada no topo da janela. A sequncia correta de aes, para que a cpia mencionada seja bem-sucedida, : Selecionar o arquivo Documento1, clicar no menu: a) Arquivo e em seguida no item Copiar; abrir a pasta Cpias de Documentos, clicar no menu Arquivo e em seguida no item Colar; b) Editar e em seguida no item Recortar; abrir a pasta Cpias de Documentos, clicar no menu Editar e em seguida no item Copiar; c) Editar e em seguida no item Copiar; abrir a pasta Cpias de Documentos, clicar no menu Editar e em seguida no item Colar; d) Arquivo e em seguida no item Recortar; abrir a pasta Cpias de Documentos, clicar no menu Arquivo e em seguida no item Copiar; e) Editar e em seguida no item Recortar; abrir a pasta Cpias de Documentos, clicar no menu Arquivo e em seguida no item Copiar. 33. (FCC/2005/CEAL/Auxiliar Tcnico) No Windows 98 e 2000 pode-se, alternativamente, acessar o menu ...I... e escolher o item ...II... para alterar as opes de exibio de pastas e arquivos. Preenchem correta e respectivamente as lacunas I e II acima: a))Ferramentas; Opes de Pasta; b) Pastas; Opes de Pasta; c) Arquivo; Opes de Pasta; d) Opes; Pastas de sistema; e) Exibir; Opes de Pasta. 34. (FCC/2005/CEAL/Tcnico Industrial) No que diz respeito ao sistema operacional Windows 98 e 2000, considere: I. Defrag o utilitrio do sistema que tem a funo de organizar os dados no disco rgido. II. O mouse e o teclado tm funes distintas no sistema, ou seja, as operaes efetuadas via mouse no podem ser feitas atravs do teclado e vice-versa. III. A partir de iniciar, configuraes e Impressoras possvel visualizar todas as impressoras instaladas no computador, incluindo as impressoras de rede. IV. Todos os acessos a programas e ferramentas do sistema devem ser feitos pelo boto Iniciar, localizado no canto inferior esquerdo do monitor.
Prof. Lnin www.estrategiaconcursos.com.br 40/44

Noes de Informtica CAIXA Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 10 correto o que consta em: a))I e III, apenas; b) I e IV, apenas; c) II, III e IV, apenas; d) II e IV, apenas; e) I, II, III e IV. 35. (FCC/2005/TCE-PI/Analista) A evoluo mais natural entre as verses do sistema operacional Windows representada pela sequncia: a) 95, 98, ME, 2000 e XP; b) 95, 98, NT, 2000 e XP; c) 98, ME, NT, 2000 e XP; d) 98, NT, 2000 e XP Professional; e) 95, 98, ME e XP Home. 36. (FCC/2005/UFT/Assistente Administrativo) Dentre os recursos contidos originalmente no Windows XP, encontram-se alguns produtos para edio de texto e tratamento de imagens. So eles, respectivamente: a) WordPad e Paint; b) Word e PowerPoint; c) Bloco de notas e Power Point; d) Word e Paint; e) WordPad e CorelDraw. 37. (FCC/2005/TRE-MG/Tcnico Judicirio) A hora do sistema Windows XP, atalhos de acesso rpido a programas e atalhos de status de atividades so exibidos direita dos botes da barra de tarefas na: a) Barra de ttulos; b) rea de trabalho; c) Barra de status; d) Barra de ferramentas; e) rea de notificao. 38. (FCC/2005/TRT-PB/Analista) No um item pertencente s Ferramentas do sistema Windows XP Professional: a) Acessibilidade; b) Ativao do Windows; c) Central de segurana; d) Desfragmentador de disco;
Prof. Lnin www.estrategiaconcursos.com.br 41/44

Noes de Informtica CAIXA Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 10 e) Restaurao do sistema. 39. (FCC/2004/TRE-PE/Tcnico Judicirio) Num monitor de microcomputador sob controle do MS Windows, a resoluo de tela mais alta: a) reduz o tamanho dos itens e aumenta o tamanho da rea de trabalho; b) aumenta o tamanho dos itens e reduz o tamanho da rea de trabalho; c) aumenta os tamanhos dos itens e da rea de trabalho; d) reduz os tamanhos dos itens e da rea de trabalho; e) no afeta os tamanhos, somente a qualidade da imagem. 40. (FCC/2004/TRE-PE/Analista Judicirio) O software Microsoft Windows tem como principal finalidade: a) executar todas as tarefas teis aos usurios porque pertence categoria de programas utilitrios; b) gerenciar todos os recursos de hardware e software do microcomputador; c) gerenciar somente os recursos de hardware do microcomputador e os sistemas aplicativos dos usurios; d) gerenciar somente os recursos de hardware do microcomputador e servir de interface ao usurio; e) executar e gerenciar todas as atividades das unidades usurias de microcomputador. 41. (FCC/2003/TCE-SP/Analista de Sistemas) O Active Desktop um recurso do Windows que: a) fornece contedo interativo nas pginas da Web; b) permite saltar de um local para outro atravs de um hyperlink; c) permite utilizar pginas Web da Internet como papel de parede da rea de trabalho; d) fornece a localizao de um arquivo no computador ou na Internet; e) permite solucionar um segundo plano da rea de trabalho a partir de bitmaps ou documentos HTML. 42. (FCC/2003/TRF-5.a Regio/Analista) O sistema de arquivos utilizado na formatao dos discos e reconhecido por TODAS as verses do sistema operacional Windows denominado: a) EXT2; b) FAT 16;
Prof. Lnin www.estrategiaconcursos.com.br 42/44

Noes de Informtica CAIXA Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 10 c) FAT 32; d) NTFS; e) HPFS. 43. (FCC/2003/TRE-AC/Analista) No Windows Explorer, para criar uma pasta e realizar uma cpia de um Arquivo para esta pasta, devemos: a) clicar em Arquivo -> Novo -> Pasta colocar o nome da pasta. Em seguida selecionar o arquivo a ser copiado e clicar em Editar -> Recortar e posicionar na pasta desejada e clicar Editar -> Colar; b) clicar em Arquivo -> Novo -> Atalho colocar o nome da pasta. Em seguida selecionar o arquivo a ser copiado e clicar em Editar -> Colar e posicionar na pasta desejada e clicar Editar -> Copiar; c) clicar em Arquivo -> Novo -> Atalho colocar o nome da pasta. Em seguida selecionar o arquivo a ser copiado e clicar em Editar -> Copiar e posicionar na pasta desejada e clicar Editar -> Colar; d) clicar em Arquivo -> Novo -> Pasta colocar o nome da pasta. Em seguida selecionar o arquivo a ser copiado e clicar em Editar -> Copiar e posicionar na pasta desejada e clicar Editar -> Colar; e) clicar em Arquivo -> Novo -> Pasta colocar o nome da pasta. Em seguida selecionar o arquivo a ser copiado e clicar em Editar -> Copiar e posicionar na pasta desejada e clicar Editar -> Pesquisar. 44. (FCC/2005/CEAL/Auxiliar Tcnico-Adaptada) No Windows Explorer do Windows 7, para selecionar um conjunto de arquivos intercalados, deve-se clicar nos arquivos com: a) a tecla Shift pressionada; b) as teclas Alt + Ctrl pressionadas; c) as teclas Shift + Alt pressionadas; d) as teclas Shift + Ctrl pressionadas; e))a tecla Ctrl pressionada.

Prof. Lnin

www.estrategiaconcursos.com.br

43/44

Noes de Informtica CAIXA Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 10 3. GABARITO

GABARITO 1 E 11 C 21 A 31 E 41 C 2 D 12 C 22 D 32 C 42 B 3 C 13 C 23 C 33 A 43 D 4 C 14 E 24 E 34 A 44 E 5 B 15 C 25 A 35 E 6 B 16 B 26 E 36 A 7 D 17 E 27 C 37 E 8 E 18 D 28 E 38 A 9 C 19 D 29 C 39 A 10 D 20 E 30 A 40 B

Prof. Lnin

www.estrategiaconcursos.com.br

44/44

You might also like