You are on page 1of 8

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO, CINCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ALIMENTOS

CLAUDIONOR NLIO DE SOUZA CAVALCANTE

PRTICA N 2 SOLUES

Manaus AM 2013

CLAUDIONOR NLIO DE SOUZA CAVALCANTE

PRTICA N 2 SOLUES

Relatrio solicitado pela Prof Fernanda Tunes Villani para obteno de nota parcial na disciplina Qumica Analtica I, no curso de Tecnologia em Alimentos, do Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia do dia Magalhes do Valle. Amazonas.

Manaus AM 2013

OBJETIVOS Compreender a natureza e a importncia das solues, Distinguir tipos de solues, Compreender os conceitos de solubilidade; Relacionar grandeza para os materiais.

INTRODUO

Muitas reaes qumicas so realizadas com os reagentes dissolvidos em certos solventes, pois isso favorece sobremaneira o contato entre as partculas, tais como ons ou molculas. Esse tipo de sistema constitui um material homogneo ou soluo. Uma soluo compreendida por um solvente (substncia em que se dissolve) e um ou mais solutos (substncia que se dissolvem). Por exemplo, a gua salgada uma soluo na qual o solvente a gua e o soluto o sal. A gua talvez o mais importante dos solventes, pois capaz de dissolver grande nmero de outras substncias. Chamam-na, por isso, de solvente universal, e as outras solues que tm como solvente so ditas solues aquosas, muitos importantes em Qumicas. Algumas substncias dissolvem-se muito bem em dado solvente. Diz-se que elas so muitos solveis nesse solvente. Por exemplo, substancia tais como: sal comum (NaCL), acar comum (C12 H22O11), acido clordrico (HCL) e lcool etlico (C2H3OH) so todas muito solveis em gua. Outras substancias dissolvem muito pouco em dado solvente. Diz - se ento que elas so pouco solveis nesse solvente. Por exemplo, as substancia sulfato de brio (BaSO4), hidrxido de clcio (Ca(OH)2) so pouco solveis em gua, embora, evidentemente, existam casos intermedirios. Frequentemente, a solubilidade de uma substancia em dado solvente pode ser aumentada mediante aquecimento. As solubilidades so normalmente dadas em gramas de soluto, que podem ser dissolvidos por 100 gramas de solventes. Outro aspecto muito importante que uma substancia pode ser pouco soluvel em dado solvente e muito soluvel em outro.

MATERIAIS E MTODOS 1 Pesou-se na balana analtica a massa de a 5 gramas de FeSO4 em um bquer. Acrescentou-se lentamente (de 1 em 1 mL) e, sob agitao, o menor volume possvel de gua necessrio para a dissoluo completa do soluto. Determinou-se a solubilidade do FeSO4 temperatura ambiente. Repetiu-se o procedimento dessa vez utilizando a sacarose. 2 Testou-se a condutividade eltrica da soluo de FeSO4 e da soluo de sacarose. 3 Calculou-se a massa de KI necessria para preparar 50,00 mL de soluo 0,1 mol/L desta substncia. Calculou-se tambm a massa necessria de Pn(NO3)2 para preparar 50,00 mL de soluo 0,05 mol/L. Preparou-se as duas solues mencionadas. 4 Pipetou-se 5,0 mL de cada soluo e colocou-se no mesmo bquer. Observou-se a reao. 5 Triplicou-se o volume da mistura obtida na etapa anterior usando gua destilada e aqueceu-se. Observou-se a reao. 6 Colocaram-se alguns cristais de iodo (I2) em aproximadamente 2 mL de gua, utilizando tubos de ensaio rosqueados e agitando-os para tentar dissolver os cristais. Observou-se se houve dissoluo. Em seguida, transferiu-se a soluo aquosa de I2 para outro tubo de ensaio, tomando cuidado para no deixar passar os cristais de iodo que no se dissolveram. Adicionou-se volume igual de tetracloreto de carbono (CCl4). Observou-se a cor do CCl4 antes da adio. Aps a adio agitou-se a mistura e observou-se a reao.

RESULTADO E DISCUSSES

1- Para que ocorra a dissoluo completa das 5 gramas de FeSO4 foram necessrios 14 mL de H2O sob agitao, com o coeficiente de solubilidade e determinado com a diluio em 100 mL de gua por meio de uma regra de trs simples foi possvel identificar sua solubilidade em temperatura ambiente. Clculos para FeSO4: 5 g de FeSO4 ---- 14 mL de H2O x ---- 100 mL de H2O x = 35,71 g de FeSO4 J para que ocorra a dissoluo completa das 5 gramas de C12H22O11 so necessrios 22 mL de H2O sob agitao como o coeficiente de solubilidade e determinado com a diluio em 100 mL de gua por meio de uma regra de trs simples foi possvel temperatura ambiente. Clculos para identificar a solubilidade desse acar em C12H22O11: 5 g de sacarose ---- 22 mL x ---- 100 mL x = 22,72 g de C12H22O11 2- Testou-se a condutividade eltrica das solues de sulfato ferroso e sacarose, usando um condutivmetro porttil. Observou-se que ao colocarmos o aparelho na soluo de sulafato ferroso, obteve-se um valor de 19,73 s na leitura do condutivmetro, indicando que essa soluo eletroltica. Uma soluo eletroltica aquela que contm ons livres derivados do eletrlito, que se constitui de toda substncia que dissociada ou ionizada origina ons positivos e ons negativos, E devido essa existncia de ons livres, a soluo eletroltica tem a capacidade de conduzir a corrente eltrica ( Feltre, 2003). Porm, ao colocar-mos na soluo de sacarose, obteve-se um valor de 4s, indicando que essa soluo um composto molecular pela baixa condutividade. Caracterizando-se como uma soluo no-eletroltica.

Isso se deve por que acar ao se dissolver no gera ons livres em soluo, o que ocorre apenas a separao das molculas de sacarose que no estado slido encontram-se fortemente unidas poor ligaes de hidrognio.

3- Foi preciso calcular a massa de KI (Iodeto de Potssio) necessria para preparar 50 mL (0,05 L) de uma soluo 0,1 mol.L-1. Onde a massa necessria para preparar essa soluo nas quantidades requeridas cima de 0,8275 g. O mesmo clculo preciso ser feito para que fosse encontrada a massa necessria de Pb(NO3)2 ( Nitrato de Chumbo II) para preparar 50 mL (0,05 L) de uma soluo 0,05 mol.L-1. Onde a massa necessria para preparar essa soluo foi 0,8275 g.

4- Conforme demonstra a equao abaixo a reao de dupla-troca acontece na proporo 2 mols: 1 mol 1 mol:2 mols, ou seja, dois mols de Iodeto de potssio ira reagir com um de Nitrato de Chumbo II, tendo como produto um mol de Iodeto de chumbo com dois de Nitrato de potssio. 2KI + Pb(NO3)2 PbI2 + 2 NO3 A precipitao a formao de um slido durante a reao qumica. O slido formado na reao qumica chamado de precipitado. Isso pode ocorrer quando a substncia insolvel, o precipitado formado na soluo devido a reao qumica. O mtodo que poderia ser utilizado para retirar da mistura o iodeto Plumboso, que foi a substncia que se precipitou, seria pela filtrao, assim o slido ficaria retido no papel filtro.

5- Com o aumento da temperatura o coeficiente de solubilidade do Iodeto Plumboso tambm aumenta fazendo com que o precipitado se solubilize no restante da mistura. Porm quando a mistura sofre recristalizao, ou seja, sofre um resfriamento lento, ocorre formao de cristais de forma mais ordenada, uma vez que ocorra que conta com um tempo de formao suficiente para que haja uma melhor organizao entre os ons, formando um retculo cristalino mais bem arranjado. Pois quando o precipitado ocorre em meio reacional, sua formao muito rpida, o que leva a uma estrutura amorfa, que a

designao dada estrutura que no tm ordenao espacial a longa distncia (em termos atmicos), como os slidos regulares. E geralmente aceito como o oposto da estrutura cristalina, e no possuem forma atmica definida.

6- Como a molcula do Iodo apolar (I2), ela tende a ser solvel em solventes apolares. Entretanto, o iodo um elemento muito grande, de forma que seus eltrons mais externos sofrem uma atrao ao ncleo do tomo que no evita a possibilidade dessa nuvem eletrnica ser polarizada para c ou para l, mesmo por outras molculas de iodo prximas. Esse efeito, chamado de Foras de London, mantm o iodo slido, porm com a possibilidade de sublimar suas molculas, formando iodo no estado gasoso, (Salvador). Em soluo, essa possibilidade de polarizao causa cargas momentneas de forma que essa polarizao auxilia o iodo a ser solvel em solventes orgnicos polares, como o tetracloreto de carbono (CCl4). Por esse motivo quando tentamos dissolver os cristais de Iodo em gua, ele pouco foi solubilizado. Na soluo aquosa de Iodo foram adicionados aproximadamente 2 mL de tetracloreto de carbono. Pode-se notar que uma grande parte do iodo se dissolve no tetracloreto de carbono, este cai, ento, para o fundo, porque imiscvel com gua; deste modo cor da camada orgnica ser muito mais profunda que a soluo original. Dessa forma aps a agitao o iodo dissolvido em CCl4 produz uma soluo violeta fazendo com que o sistema adquira duas fases, incolor da gua e a violeta do tetracloreto de carbono.

CONCLUSO

Por meio dessa aula prtica foi possvel compreender a natureza e a importncia das solues, distinguir seus diversos tipos. Alm de proporcionar melhor compreenso dos conceitos de solubilidade e na relao de grandezas para materiais.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

Almeida, P. (2001). Qumica Geral Prticas Fundamentais. Viosa, MG: UFV Feltre, R. (2003). Fsico-Qumica (Vol. 2). (D.F. Mouramas, Ed.) So Paulo: Moderna Ltda. Salvador, U. E. (2000). Qumica 2: Fsico-Qumica. So Paulo: Moderna.

You might also like