You are on page 1of 13

INSPEO ELETROMAGNTICA DE CABOS DE AO DE MINERAO

Certificada ISO 9001:2008

www.ib-ndt.com 1

Obrigaes legais e recomendaes tcnicas


NR 11 - Transporte, Movimentao, Armazenagem e Manuseio de Materiais (...) 11.1.3.1. Especial ateno ser dada aos cabos de ao, cordas, correntes, roldanas e ganchos que devero ser inspecionados, permanentemente, substituindo-se as suas partes defeituosas. NR 18 Condies e Meio Ambiente de Trabalho na Indstria da Construo Civil (...) 18.16.1. obrigatria a observncia das condies de utilizao, dimensionamento e conservao dos cabos de ao utilizados em obras de construo, conforme o disposto na norma tcnica vigente NBR 6327/83 - Cabo de Ao/Usos Gerais da ABNT. (118.397-4 / I4) ABNT Aprova Criao de Comisso para Inspeo Eletromagntica (Dez/2010)

Em Agosto de 2012 foi publicado a norma ABNT NBR 16073 - Ensaios no destrutivos - Inspeo eletromagntica - Cabos de ao ferromagnticos.

www.ib-ndt.com 2

Obrigaes legais e recomendaes tcnicas


A nova norma de inspeo e ensaios de elevadores da ABNT Est para ser lanada pela ABNT Associao Brasileira de Normas Tcnicas - a nova norma de Inspeo e Ensaios de Elevadores Eltricos, desenvolvida pela Comisso de Estudos CE 04:010.07, coordenada pelo Eng Dcio Massaro. Para garantir o desempenho previsto dos elevadores existentes, no abrangidos pela norma NBR NM 207, esta nova norma estabelece a inspeo de aceitao, a inspeo de rotina e a inspeo peridica, bem como os ensaios aplicveis a cada caso.

Cabos e nervos de ao Mrcio Costa de Menezes e Gonalves* Em discusso, perante a ABNT Associao Brasileira de Normas Tcnicas -, encontra-se a reviso da norma tcnica NBR 6327, que visa estabelecer requisitos tcnicos mnimos no que diz respeito aos cabos de ao para uso geral. Todo e qualquer produto que possui norma ou regulamento tcnico, de acordo com o Cdigo de Defesa do Consumidor, deve ser monitorado e fiscalizado, uma vez que o principal objetivo de mencionadas normas dar proteo sade e segurana dos consumidores. Da mesma forma, os rgos responsveis pelo controle das fronteiras em nosso pas, quando do desembarao aduaneiro, devem observar o atendimento ou no a mencionados dispositivos legais.

www.ib-ndt.com 3

TCNICA DE INSPEO ELETROMAGNTICA


Princpio fsico da inspeo: A inspeo eletromagntica em cabos de ao consiste na passagem do cabo atravs do aparelho com ims permanentes capaz de magnetiz-lo com um campo forte o suficiente para a saturao do cabo. As descontinuidades no cabo so percebidas pelos sensores hall atravs das distores nas linhas do fluxo magntico. Essas variaes nas linhas do fluxo magntico determinam os defeitos localizados, (LFLocalized fault) que so fios rompidos e etc.. A deteco da perda de seo metlica (LMA Loss of metallic cross sectional area) se d pela induo de um fluxo magntico longitudinal a uma seo do cabo. Os sensores Hall captam e armazenam as variaes de sinal digitalmente que so descarregados em processadores de dados e traduzidos na forma de grficos. (US Pat. 6,492,808)
www.ib-ndt.com 4

Efeito Hall
Edwin Herbert Hall (7 de novembro de 1855 - 20 de novembro de 1938) foi um fsico americano que descobriu o efeito Hall. Hall trabalhava na Universidade de Harvard. Escreveu numerosos livros sobre fsica e manuais de laboratrio. Hall nasceu em Great Falls, Maine, Estados Unidos estudando na Universidade Johns Hopkins em Baltimore. Edwin Hall descobriu o efeito que leva seu nome em 1879 enquanto trabalhava na sua tese de doutor em fsica sob a direo de Henry A. Rowland. Este efeito consiste no aparecimento de um campo eltrico transversal num condutor sobre o qual circula uma corrente eltrica na presena de um campo magntico. Os experimento de Hall demonstravam que os portadores de cargas eram partculas carregadas negativamente. Este fato foi de grande relevncia j que os eltrons s seriam descobertos dez anos mais tarde.

www.ib-ndt.com 5

Alguns exemplos da Inspeo Elevadores

Zoom da regio apresentando corroso com 02 arames rompidos no interior do cabo de ao

www.ib-ndt.com 6

Alguns exemplos da Inspeo Recuperadora de Minrio

Abraso acentuada nas regies onde o cabo de ao trabalha sob polias. Como ao de manuteno foi sugerido a troca da polia identificada como agente causadora da abraso.

www.ib-ndt.com 7

Alguns exemplos da Inspeo Cabo de contra-peso de Correias transportadoras

Zoom da regio apresentando 04 arames rompidos no interior do cabo de ao (REGIO ESTACIONADA SOB POLIAS

www.ib-ndt.com 8

Alguns exemplos da Inspeo Virador de Vages


4

Zoom da regio apresentando 03 regies com arames rompidos, sendo (1) 01 arame (2) - 02 arames (3) 06 arames (4) Abraso com 4% de perda de

www.ib-ndt.com 9

Comparao entre inspees

Os resultados entre inspees podem ser comparados, permitindo uma projeo da evoluo do dano. Na Figura acima temos a comparao entre inspees em 2011 (vermelha) e 2012 azul. Pode-se verificar a evoluo de abraso (1,5% de perda de seo metlica) no intervalo entre inspees.
www.ib-ndt.com 10

Utilizao do Alpinismo Industrial para acesso


IRATA - INDUSTRIAL ROPE ACCESS TRADE ASSOCIATION Todos os nossos profissionais so membros da IRATA: Industrial Rope Access Trade Association Associao Comercial de Acesso por Corda Industrial. A utilizao desta tcnica permite a reduo dos prazos de inspeo e consequentemente a parada do equipamento para manuteno.

www.ib-ndt.com 11

SERVIOS DE INSPEO EM CABOS DE AO DE MINERAO

www.ibndt.com

FIM
Obrigado !

www.ib-ndt.com 13

You might also like