You are on page 1of 15

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO, CINCIA E TECNOLOGIA DO MARANHO DEE ARQUITETURA DE SISTEMAS DIGITAIS

Evoluo dos Computadores e Tendncias


Pablo Henrique Silva Santos EE1011015-21

So Lus - MA 2013

As gigantes vlvulas da primeira gerao


Os primeiros computadores, como o ENIAC e o UNIVAC eram destinados apenas a funes de clculos, sendo utilizados para resoluo de problemas especficos. Os computadores da primeira gerao no contavam com uma linguagem padronizada de programao. Ou seja, cada mquina possua seu prprio cdigo e, para novas funes, era necessrio reprogramar completamente o computador. Quer mudar o problema calculado? Reprograme o ENIAC.

Fonte da imagem: Wikimedia Commons/Domnio Pblico Esses computadores gigantescos ainda sofriam com o superaquecimento constante. Isso porque em vez de microprocessadores, eles utilizavam grandes vlvulas eltricas, que permitiam amplificao e troca de sinais, por meio de pulsos. Elas funcionavam de maneira correlata a uma placa de circuitos, sendo que cada vlvula acesa ou apagada representava uma instruo mquina. Com poucas horas de utilizao, essas vlvulas eram queimadas e demandavam substituio. Por isso, a cada ano eram trocadas cerca de 19 mil delas em cada mquina. Sim, 19 mil vlvulas representavam mais do que o total de componentes utilizados por um computador ENIAC. Como voc pode perceber, esses computadores no saam baratos para os proprietrios.

Transistores e a reduo dos computadores


As gigantes mquinas no estavam sendo rentveis, pelos constantes gastos com manuteno. A principal necessidade era substituir as vlvulas eltricas por uma nova tecnologia que permitisse um armazenamento mais discreto e no fosse to responsvel pela gerao de calor excessivo, evitando superaquecimentos. Foi ento que os transistores (criados em 1947 pela empresa Bell Laboratories) passaram a integrar os painis das mquinas de computar. Os componentes eram criados a partir de materiais slidos conhecidos como Silcio. Exatamente, os materiais utilizados at hoje em placas e outros componentes, extrados da areia abundante.

Fonte da imagem: Wikimedia Commons/Hohum Existia uma srie de vantagens dos transistores em relao s vlvulas. Para comear: as dimenses desses componentes eram bastante reduzidas, tornando os computadores da segunda gerao cem vezes menores do que os da primeira. Alm disso, os novos computadores tambm surgiram mais econmicos, tanto em questes de consumo energtico, quanto em preos de peas. Para os comandos desses computadores, as linguagens de mquina foram substitudas por linguagem Assembly. Esse tipo de programao utilizado at hoje, mas em vez de ser utilizado para softwares ou sistemas operacionais, mais frequente nas fbricas de componentes de hardware, por trabalhar com instrues mais diretas.

Em vez das 30 toneladas do ENIAC, o IBM 7094 (verso de maior sucesso dessa segunda gerao de computadores) pesava apenas 890 Kg. E por mais que parea pouco, essa mesma mquina ultrapassou a marca de 10 mil unidades vendidas.

Fonte da imagem: Wikimedia Commons/David Monniaux Curiosidade: os computadores dessa segunda gerao foram inicialmente desenvolvidos para serem utilizados como mecanismos de controle em usinas nucleares. Um modelo similar pode ser visto no desenho Os Simpsons, mais especificamente no posto de trabalho de Homer, tcnico de segurana na Usina Nuclear.

Miniaturizao e circuitos integrados


O emprego de materiais de silcio, com condutividade eltrica maior que a de um isolante, mas menor que a de um condutor, foi chamado de semicondutor. Esse novo componente garantiu aumentos significativos na velocidade e eficincia dos computadores, permitindo que mais tarefas fossem desempenhadas em perodos de tempo mais curtos. Com a terceira gerao dos computadores, surgiram tambm os teclados para digitao de comandos. Monitores tambm permitiam a visualizao de sistemas operacionais muito primitivos, ainda completamente distantes dos sistemas grficos que conhecemos e utilizamos atualmente.

Fonte da imagem: Wikimedia Commons/Domnio Pblico Apesar das facilidades trazidas pelos semicondutores, os computadores dessa gerao no foram reduzidos, sendo que um dos modelos de mais sucesso (o IBM 360, que vendeu mais de 30 mil unidades) chegava a pesar mais do que os antecessores. Nessa poca (final da dcada de 1970 e incio da dcada de 1980) os computadores passaram a ser mais acessveis. Outro grande avano da terceira gerao foi a adio da capacidade de upgrade nas mquinas. As empresas poderiam comprar computadores com determinadas configuraes e aumentar as suas capacidades de acordo com a necessidade, pagando relativamente pouco por essas facilidades.

Microprocessadores: o incio dos computadores pessoais


Enfim chegamos aos computadores que grande parte dos usurios utiliza at hoje. Os computadores da quarta gerao foram os primeiros a serem chamados de microcomputadores ou micros. Esse nome se deve ao fato de eles pesarem menos de 20 kg, o que torna o armazenamento deles muito facilitado. O surgimento dos pequenos chips de controle e processamento tornou a informtica muito mais acessvel, alm de oferecer uma enorme gama de novas possibilidades para os usurios. Em 1971, j eram criados processadores com esse novo formato, mas apenas na metade da dcada comearam a surgir comercialmente os primeiros computadores pessoais. Os Altair 880

podiam ser comprados como um kit de montar, vendidos por revistas especializadas nos Estados Unidos. Foi com base nessa mquina que Bill Gates e Paul Allen criaram o Basic e inauguraram a dinastia Microsoft.

A importncia da Apple
Na mesma poca, os dois Steves da Apple (Jobs e Wozniac) criaram a empresa da Ma para se dedicarem a projetos de computao pessoal facilitados para usurios leigos. Assim surgiu o Apple I, projeto que foi primeiramente apresentado para a HP. Ele foi sucedido pelo Apple II, aps uma injeo de 250 mil dlares pela Intel.

Fonte da imagem: Muse Bolo Essa segunda verso dos computadores possua uma verso modificada do sistema BASIC, criada tambm pela Microsoft. O grande avano apresentado pelo sistema era a utilizao de interface grfica para alguns softwares. Tambm era possvel utilizar processadores de texto, planilhas eletrnicas e bancos de dados. Essa mesma Apple foi responsvel pela inaugurao dos mouses na computao pessoal, juntamente com os sistemas operacionais grficos, como o Macintosh. Pouco depois a Microsoft lanou a primeira verso do Windows, bastante parecida com o sistema da rival.

E os ciclos tornam-se clocks


At a terceira gerao dos computadores, o tempo de resposta das mquinas era medido em ciclos. Ou seja, media-se um nmero de aes em curtos perodos de tempo para que fosse possvel saber qual frao de segundo era utilizada para elas. Com os microprocessadores, j no era vivel medir as capacidades dessa forma. Por isso surgiram as medidas por clocks. Esta definio calcula o nmero de ciclos de processamento que podem ser realizados em apenas um segundo. Por exemplo: 1 MHz significa que em apenas um segundo possvel que o chip realize 1 milho de ciclos. Grande parte dos computadores pessoais lanados nessa poca eram alimentados por processadores da empresa Intel. A mesma Intel que hoje possui alguns dos chips mais potentes, como o Intel Core i7 (sobre o qual falaremos mais, em breve). Como voc pode saber, estas mquinas so muito leves e puderam ser levadas a um novo patamar.

Notebooks: a quarta gerao porttil


Considerando o progresso da informtica como sendo inversamente proporcional ao tamanho ocupado pelos componentes, no seria estranho que logo os computadores transformassem-se em peas portteis. Os notebooks surgiram como objetos de luxo (assim como foram os computadores at pouco mais de dez anos), sendo caros e de pouca abrangncia comercial.

Fonte da imagem:divulgao/Asus Alm dos notebooks, temos tambm os netbooks disponveis no mercado. Estes funcionam de maneira similar aos outros, mas geralmente possuem dimenses e configuraes menos atraentes. Ganham pontos pela extrema portabilidade e durao das baterias utilizadas, sendo certamente um degrau a mais na evoluo dos computadores. Hoje, o preo para se poder levar os documentos, arquivos e programas para todos os lugares no muito superior ao cobrado por desktops. Mesmo assim, o mercado ainda est longe de atingir o seu pice.

Mltiplos ncleos: a quinta gerao?


Ainda estamos em transio de uma fase em que os processadores tentavam alcanar clocks cada vez mais altos para uma fase em que o que importa mesmo como podem ser melhor aproveitados esses clocks. Deixou de ser necessrio atingir velocidades de processamento superiores aos 2 GHz, mas passou a ser obrigatrio que cada chip possua mais de um ncleo com essas frequncias. Chegaram ao mercado os processadores que simulavam a existncia de dois ncleos de processamento, depois os que realmente apresentavam dois deles. Hoje, h processadores que apresentam quatro ncleos, e outros, utilizados por servidores, que j oferecem oito. Com tanta potncia executando tarefas simultneas, surgiu uma nova necessidade.

Processamento verde
Sabe-se que, quanto mais tarefas sendo executadas por um computador, mais energia eltrica seja consumida. Para combater essa mxima, as empresas fabricantes de chips passaram a pesquisar formas de reduzir o consumo, sem diminuir as capacidades de seus componentes. Foi ento que nasceu o conceito de Processamento Verde. Por exemplo: os processadores Intel Core Sandy Bridge so fabricados com a microarquitetura reduzida, fazendo com que os clocks sejam mais curtos e menos energia eltrica seja gasta. Ao mesmo tempo, esses processos so mais eficazes. Logo, a realizao de tarefas com esse tipo de componente boa para o usurio e tambm para o meio ambiente.

Fonte da imagem: divulgao/Intel Outro elemento envolvido nessas conceituaes o processo de montagem. As fabricantes buscam, incessantemente, formas de reduzir o impacto ambiental de suas indstrias. Os notebooks, por exemplo, esto sendo criados com telas de LED, muito menos nocivos natureza do que LCDs comuns.

10 Tendncias para os prximos 10 anos:


Em meio a tantas novidades e a velocidade estupenda com a qual os avanos nos campos computacionais ocorrem, conversamos com dois expoentes na rea para responder seguinte questo: Na sua viso, quais as tendncias do mundo da tecnologia para os prximos 10 anos? As respostas de Paulo Iudicibus, diretor de Inovao e Novas Tecnologias da Microsoft e Isar Mazer, vice-presidente de Produto e Procurement da Positivo Informtica trazem luz a um futuro obscuro, e fornecem uma viso gloriosa no que tange a mobilidade, a informao e a integrao. 1 Mais sustentabilidade, menos desperdcio No de hoje que a questo levantada. Em 1992, no Rio de Janeiro, a Conferncia das Naes Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (que ficou conhecida como ECO-92) j discutia conceitos ainda desconhecidos como desenvolvimento sustentvel, mudanas climticas e a conservao e reaproveitamento de recursos naturais. Quase 20 anos depois, o cerne da questo verde foi bastante aprofundado, e reas como desenvolvimento de novos produtos e tecnologias levam a sustentabilidade como um de seus pilares fundamentais.

Para Paulo Iudicibus (Microsoft) existe um lado ecolgico da tecnologia. Cada vez mais os dispositivos tero que ser sustentveis. A teoria corroborada por Isar Mazer (Positivo Informtica): A preservao do meio ambiente se ampliar tambm na rea de TI, com o uso de materiais menos poluentes e reciclveis. Novos transistores e mltiplos ncleos vo viabilizar a reduo de consumo dos computadores. Desta forma, ocorrer a eliminao de componentes dispensveis em eletrnicos, materiais biodegradveis podero ser empregados para bens de consumo suprfluo e a energia ser gerada pelo prprio usurio simplesmente andando com o celular no bolso da cala. 2 Imigrantes e nativos digitais trabalhando juntos A maioria de ns um imigrante no que tange a computao e a internet. Uma pessoa que nasceu e criou-se num ambiente offline, mas que aprendeu os meandros da computao e hoje em dia consegue executar suas atividades dirias utilizando uma ferramenta que era estranha no comeo, mas que foram pensadas tendo em mente o nosso aprendizado e utilizao. No entanto, o mercado de trabalho deve comear a receber em breve os chamados nativos digitais. Pessoas nascidas nos anos 90 e 2000, que nunca precisaram pensar e agir offline, e para as quais um ambiente digital to natural quanto um ambiente no composto por bits e bytes. Apesar da antecipao deste momento, as ferramentas que possumos hoje no so pensadas para estas pessoas e sua habilidade natural de locomover-se pelos meios eletrnicos, bem como sua viso completamente natural do digital. Estes atributos novos no mercado de trabalho devem ser bem explorados, mas sem deixar de lado usurios imigrantes, que faro parte dos ambientes empresariais ainda pelas prximas duas ou trs geraes. A fora de trabalho multigeracional, como chamada, integra estes dois universos, e para Paulo Iudicibus (Microsoft) os ambientes de trabalho tem que se habituar s diversas geraes; a tecnologia ter que suportar a capacidade de trabalhadores, sem se dividir com fronteiras. As grandes empresas do ramo de informtica (inclusive ns do Baixaki, que nasceu no incio dos anos 2000, pouco depois do grande boom da internet) j esto se preparando para esta diversidade cultural no ambiente de trabalho. Aos poucos, os outros segmentos do mercado devem seguir o mesmo padro. 3 Online o tempo todo e com todas as informaes Conexes Wi-Fi, Edge, 3G e 4G. Satlites, fibras ticas e redes ad-hoc. Laptops, notebooks, netbooks, smartphones, tablets, celulares, PDAs, pagers, televises, desktops e muito mais pode ser resumido em uma nica palavra: conectividade. E as formas inventadas de se conectar a este universo de dados que recobre o mundo ainda no acabaram.

Todos os dias, milhares de pesquisadores e engenheiros procuram a forma perfeita de manter um ser humano informado e conectado. Por meio do maior portal de downloads do Brasil, voc fica sabendo as novidades sobre programas e rea de tecnologia no seu desktop. Na faculdade ou trabalho, utiliza seu netbook para acessar emails e bater papo com os colegas. Em casa pode ligar a televiso e escolher o contedo que vai assistir. A fragmentao do digital ainda presente na nossa vida, mas tende a diminuir. Para Isar Mazer, da Positivo Informtica, fato que nos prximos 10 anos pessoas e mquinas vo se comunicar por redes de conexes neurais, permitindo aplicaes prticas e inditas, como o monitoramento da sade, alimentao e clima. Exemplos do que esta viso inclu so o fato de que seu mdico saber como anda a sua alimentao e enviar mensagens de acompanhamento instantneo da sua sade. Voc se arrumar de manh sabendo o que vestir para o dia vindouro, pois j conhece a previso do tempo para o perodo. 4 Tecnologia mais presente e menos aparente estranho pensar que, quanto mais a tecnologia avana, menos ns prestamos ateno a como ela nos cerca. Mas exatamente isto que Paulo Iudicibus visualiza em um futuro prximo. Donas de casa no precisaro fazer listas de compras, j que seus refrigeradores e dispensas faro encomendas automaticamente quando produtos estiverem acabando. Pagamentos efetuados por meios eletrnicos superaro o uso de papel moeda, e tornaro notas e cheques ultrapassados. Mas tudo isso ser cotidiano. Ningum pensar uau, como tecnolgico. Ser tudo... Banal. 5 O fim do papel e o reinado do e-paper

Pensando em todos os itens anteriores combinados, parece bvio que o uso do papel cotidianamente desaparea. No seu lugar surgiro telas ultraflexveis que imitaro a utilizao dada para seus predecessores, expandindo-as. Cadernos de notas se tornaro aparelhos celulares. Jornais sero atualizados instantaneamente. Cadernos carregaro informaes de um terminal ao outro. Algumas das formas citadas (bem como diversos pontos tratados neste texto) podem ser vistas neste vdeo, que uma espiadela no futuro, criado pela Microsoft. 6 Um mundo formado por imagens digitais em todo o mundo real Devido ao barateamento das telas sensveis ao toque e outras tecnologias de visualizao, muito do que feito de maneira precria hoje ser digital. Os painis com propagandas em movimento como na Times Square, em Nova Iorque, causaro espanto pela pouca qualidade e usabilidade das tecnologias disponveis. Mapas com visualizao em tempo real das rotas e posies de transportes pblicos estaro em cada parada, acompanhados da previso de chegada do prximo veculo. Telas transparentes no lugar de vidros, imagens saltando das lojas e espelhos funcionando com realidade aumentada ajudando moas a escolherem suas roupas nos provadores so apenas algumas das possibilidades. 7 Mescla entre realidade e digitalidade Filmes de fico cientfica tem o costume de mostrar holografias e imagens em trs dimenses interagindo com usurios como uma pessoa normal. Para todos os que achavam este sonho sci-fi muito distante, repensem. A Microsoft deu um grande salto na interao homem e mquina introduzindo no mercado o Milo, um jovem ciberntico que interage com voc e reconhece seus movimentos, expresses e fala. Agora imagine este tipo de tecnologia completamente desenvolvida, aliada ao barateamento dos custos de monitores e telas 3D sem o uso de culos, e teremos guias tursticos em trs dimenses andando com estudantes em museus, atendentes virtuais em lojas de roupas e muito mais. 8 Armazenamento e colaborao nas nuvens Para Paulo Iudicibus este ponto j realidade, e tende a ser apenas aprofundado e melhorado. A computao em nuvem traz benefcios gigantescos, como a necessidade de espaos de armazenamento menores, edies colaborativas e menores requerimentos de hardware para aplicaes, mas depende de uma conexo a internet constante e de alta velocidade para funcionar corretamente. Este recurso ainda subaproveitado, e com o barateamento da transmisso de dados, os equipamentos eletrnicos e a melhoria da qualidade dos servios das operadoras de internet, a tendncia de que a maioria dos arquivos em um computador deixe de ser armazenada localmente e passe a ser pega diretamente da nuvem.

Pensando pequeno, voc no precisaria ter uma coleo de MP3 e filmes em seu disco. Basta acess-los e aproveitar um momento de descontrao. Seus documentos, trabalhos e estudos ficaro hospedados na rede, e no ser necessrio envi-los por email para o destinatrio. Basta que ele acesse o arquivo e faa as alteraes. Tudo ser registrado, e voc poder ver exatamente o que foi alterado, quando e por quem. Isar Mazer levanta um ponto importante: na nuvem, o usurio poder interagir com aplicativos inteligentes, que utilizam suas vrias experincias em diversos campos para evoluir linhas de raciocnio e fornecer servios cada vez mais precisos e especializados. Escritrios tendem a deixar de existir. Determinados cargos existiro apenas na forma de Home Office, j que o trabalhador no precisar se deslocar at o local do emprego, economizando os recursos naturais que seriam utilizados no transporte e o tempo do translado (retomando o ponto 10 Sustentabilidade). 9 Voc no os v, mas eles esto l Nanotecnologia. Computadores cada vez menores, com usos diversos. Microcirurgies realizando operaes dentro do corpo humano. Nadadores minsculos despoluindo rios e mares. Robs to pequenos que so capazes de serem levados pelo ar para analisar condies atmosfricas no mundo todo, promovendo uma qualidade superior na previso do clima e catstrofes naturais.

Fonte da Imagem: Claims Magazine Ambientes com mveis adaptveis s necessidades momentneas e resolues ainda maiores que as existentes hoje em espaos pequenos.

A criao de Sistemas Microeletromecnicos (Micro-Electro-Mechanical Systems, em ingls) ou simplesmente MEMs ir permitir acesso e controle sobre reas humanas e naturais nunca antes pensadas. 10 Melhoramentos humanos: a bioengenharia Prteses binicas perfeitamente integradas ao corpo humano, de forma que nem um observador atento consiga perceber a diferena. J conseguimos fazer braos, pernas e olhos binicos. A produo de um ser humano imortal ainda parece ser um sonho distante, mas a melhoria humana um ponto mais real. Aliado a todas as tecnologias e tendncias anteriores, o homem procurar uma forma de melhorar suas capacidades e recobrar funes perdidas. Computadores que funcionem com o mesmo princpio dos neurnios (chamados de neurocomputadores) permitem a perfeita integrao homem/mquina.

Fonte da Imagem: MIT Media Relations Paulo Iudicibus levanta o ponto de que a Lei de Moore, que diz que o poder de processamento dos computadores atuais dobra a cada 18 meses, aliado s novas tecnologias, nos forneceria processadores aproximadamente 7x mais rpidos nos prximos anos. Isar Mazer complementa dizendo que a interao entre dispositivos e pessoas ser to natural como, hoje, so os relacionamentos, com horizontes expandidos graas s redes sociais. Mescle a bioengenharia com a nanotecnologia, a conectividade relacionada com a computao em nuvem em uma pessoa nativa tecnologicamente e voc ter uma viso do futuro muito alm dos prximos 10 anos. Mas no se esquea: as tecnologias necessrias para a produo deste tipo de realidade j esto em desenvolvimento, e os anos vindouros sero de grandes avanos nestes campos.

Referncias:
http://www.infoescola.com/informatica/evolucao-dos-computadores/ http://www.fundacaobradesco.org.br/vv-apostilas/mic_pag3.htm http://www.tecmundo.com.br/infografico/9421-a-evolucao-dos-computadores.htm http://www.tecmundo.com.br/futuro/6157-10-tendencias-tecnologicas-para-os-proximos-10anos.htm

You might also like