You are on page 1of 7

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO FACULDADE DE COMUNICAO SOCIAL

PROF. : JOO PEDRO DISPLINA: REDAO EXPRESSO EM JORNALISMO IMPRESSO COTIDIANO

JACKSON SANTOS DE OLIVEIRA 2011.2.05686.11

RIO DE JANEIRO 2013

COTAS RACIAIS
Por uma democratizao do Ensino Superior

Ainda que possamos enumerar um conjunto de crticas em oposio aos projetos dos ltimos partidos polticos e governantes que assumiram a responsabilidade frente dos poderes legislativo e executivo no Brasil, podemos perceber, por outro lado, a tomada de uma nova direo na discusso de polticas pblicas que visam promover melhorias na condio de vida da populao, sobretudo em questes relacionadas a ampliao do acesso aos bens e servios para os mais pobres. Medidas essas que deixam no ar uma leve impresso de estarmos caminhando, paulatinamente, para a formao de uma sociedade mais justa e igualitria.

Ativistas e organizaes no-governamentais aplaudiram e comemoram muito a aprovao da nova Lei de Cotas pela presidente Dilma, em agosto de 2012. Meses antes da declarao de apoio do governo federal, porm, jornais mostravam manifestaes de racismo e repdio a proposta. O assunto tornou-se um dos mais polmicos nos diferentes circuitos miditicos, suscitando inmeros debates entre acadmicos, profissionais de comunicao e estudantes. O objetivo da presente reportagem consiste em fazer um balano geral sobre o tema, trazendo alguns dados referentes a implantao do sistema na Universidade do Estado do Rio de Janeiro que possam esclarecer e, ao mesmo tempo, provocar uma reflexo mais aprofundada acerca do mesmo.
Negro s se for na cozinha do RU, cotas no!: Pichao em Porto Alegre, aps a adoo das cotas pela UFRGS

De acordo com o Censo 2010, os negros representavam, junto com os pardos, 50,7% da populao. Em outubro de 2012, a Associao Nacional dos Dirigentes das Instituies Federais de Ensino Superior (Andifes) publicou uma pesquisa indicando que apenas 8,8% de negros e 11% de pardos haviam ingressado nas universidades federais. Anteriormente ao estabelecimento dos primeiros sistemas de cotas, os resultados eram ainda mais alarmantes: de acordo com o IBGE, o percentual de jovens afrodescendentes com mais de 16 anos no ensino superior era de 1%, em 1997, passando para 2,8%, em 2007. No Rio de Janeiro, dados do Vestibular 2010 da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) revelaram que 66% com conceito A e 60% com B nos exames de qualificao saram de instituies privadas4, dados esses que demonstram o mal desempenho no vestibular verificado tambm entre os alunos egressos de escolas pblicas.

Debates dentro e fora do campus da universidade Embora os nmeros comprovem a existncia de barreiras no acesso universidade pblica, as tentativas de democratizar o ensino superior ainda no alcanaram a unanimidade da opinio pblica. Em Abril de 2012, muros prximos a Universidade Federal de Minas Gerais foram pichados com as palavras racistas A UFMG vai ficar preta. O episdio ocorreu aps o Supremo Tribunal Federal declarar a constitucionalidade das cotas pelo julgamento da ADPF 186, na qual o partido Democratas questionava as cotas raciais na UnB. Outras opinies contrrias s polticas de aes afirmativas tambm so expressas frequentemente por personalidades da mdia, intelectuais ou partidos poltico bem conhecidos pelo pblico, em sua maioria invocando aspectos de cunho tnico-racial. Revista bastante polmica no pas, a Veja publicou em 2007 uma edio sobre o caso dos gmeos idnticos Alan e Alex. Um dos irmos conseguiu uma vaga pelo programa de cotas da Universidade de Braslia, enquanto o outro foi considerado branco. Passado um ano, a publicao lanou um guia de perguntas e respostas anticotas. Baseando-se no estudo Imprensa e Racismo: uma anlise das tendncias da cobertura jornalstica, da ANDI - Comunicao e Direitos, a maioria das entrevistas veiculadas nos jornais refora a opinio contrria s cotas raciais.

Dentro das universidades, as posies sobre o assunto divergem entre aqueles que defendem a adoo do regime e os que criticam ferrenhamente a deciso. Aluno do 4 perodo no curso de Direito da Uerj, Rodrigo Barbosa escolheu concorrer s vagas reservadas para alunos egressos de escolas pblicas. Sem dvida, a opo pelas cotas torna possvel o sonho de estudar numa Instituio de qualidade para aqueles que foram vtimas da desateno do Estado no ensino bsico, argumenta. Recm-formado em Engenharia Civil, Jos Henrique, 25 anos, acredita que essas medidas so paliativas e no resolvem o problema da educao no pas: o governo oferece um ensino vergonhoso aos alunos das escolas estaduais at o vestibular, depois querem que eles se virem para entrar na universidade. No assim. A universidade exige certo preparo do estudante. No simplesmente passar. necessrio investimento na educao. Fazendo isso [as cotas] esto privilegiando a uma parcela em detrimento da outra. Est errado, declarou. A Uerj pode ser uma grande referncia para os favorveis poltica, devido ao seu pioneirismo na utilizao do sistema no vestibular. Lanado em 2003, por meio de um decreto do governo, em dez anos de vigncia do programa j possvel notar a diferena. Uma anlise quantitativa publicada em 2008 mostrou que as taxas de reprovao e evaso de curso so menores entre os cotistas em comparao aos demais matriculados5. Alm do esforo dos estudantes, as polticas de apoio permanncia contriburam para o resultado, mesmo que ainda sejam incipientes. A universidade nos fornece uma bolsa para ajudar nas despesas com transporte e xerox, atravs de uma iniciativa que visa contribuir para a incluso dos estudantes que no dispem de recursos, afirma Renata Melo, cotista da rede pblica na Uerj.

Precariedade no ensino bsico Entre os favorveis ou no pela implantao do sistema de cotas, estranhamente, h um consenso: a fragilidade do ensino bsico a principal responsvel pela limitao no acesso s universidades pblicas brasileiras. Ao contrrio dos bons resultados obtidos nos exames internacionais e da contribuio com a pesquisa cientfica pros diversos rgos vinculados s universidades, as escolas de ensino fundamental e mdio enfrentam muitos problemas e caram em

descrdito social: falta professores, autos ndices de evaso escolar e pssimas notas no Exame Nacional do Ensino Mdio (Enem). De acordo com os resultados obtidos no Enem 2011, dentre as 20 melhores escolas do estado do Rio de Janeiro que participaram da avaliao, somente duas so pblicas: o CAP da Uerj e o Colgio Pedro II (Unidade de Niteri)6. O governo estadual reconhece a m qualidade do ensino e financia prs comunitrios, coordenados pelo Cederj, que oferece aulas gratuitas em 39 municpios do estado, a quem j concluiu ou frequenta o ltimo ano do Ensino Mdio em rede pblica e no tem recursos para pagar um pr-vestibular privado. No questionrio de informaes socioculturais da Uerj, no vestibular 2007, 55% dos estudantes que ingressaram na universidade pelo sistema de cotas afirmaram ter frequentado algum tipo de curso preparatrio7.

Nova polmica Com a ratificao da Lei de Cotas em 2012 uma nova dose de polmica foi acrescentada ao debate. Segundo a legislao, todas as universidades federais devem reservar metade das vagas a ingressantes que cursaram o Ensino Mdio na rede pblica com corte de renda familiar de at R$ 933 por pessoa num prazo de trs anos. Negros e indgenas esto inclusos e o percentual especfico deve ser definido conforme os nmeros destas populaes em cada estado. As medidas desagradaram at mesmo quem tem lutado pela adoo do sistema. Coordenador da organizao antirracista Crculo Palmarino, Jos Makaba enxerga o aumento do nmero de instituies com algum tipo de ao afirmativa como a vantagem da obrigatoriedade da lei. Contudo, questiona o que chama de aprovao tardia: Me pergunto por que decidiram somente agora. Esta uma reivindicao histrica do Movimento Negro, que foi cortada do texto original do Estatuto da Igualdade Racial, em 2010. O intuito era atender ideologia de igualdade racial defendida pelo redator do texto, o ex-senador Demstenes Torres. Em matria do portal do jornal O Globo, veiculada em setembro de 2012, Roberto Salles, reitor da Universidade Federal Fluminense, tambm manifestou desagrado e anunciou que a instituio no iria aderir lei, criticando a pressa do governo para implement-la. Tivemos uma greve longa e a universidade precisa de

tempo para se adequar lei. Temos que formar uma comisso e discutir como vamos aplic-la, mencionou. Os modelos implantados pela Uerj e as federais so parecidos e surgiram atendendo primeiramente s exigncias dos movimentos sociais, com pouqussimo dilogo com a comunidade acadmica. A relevncia da deciso, no entanto, no ofuscada pelo mtodo quase que arbitrrio de instalao, e simboliza a concretizao de sonhos outrora impossibilitados por um regime de ingresso injusto, cuja existncia questionvel.

Novas perspectivas Mesmo assim, diante das reais possibilidades de iniciarem seus estudos no ambiente acadmico e mudarem totalmente as suas vidas, os estudantes certamente tero reaes diversas quando finalmente conseguirem entrar na universidade: alguns vo pensar que conseguiram chegar nos cursos mais concorridos do pas; outros se tornaro os primeiros membros da famlia a estarem alm do Ensino Mdio; e os ltimos percebero que aqueles corredores nunca quiseram fazer acepo de classe, cor ou regio de origem. Os que escreveram palavras maldosas tero de aceitar que a sociedade feita por todos e para todos, e que o papel da universidade promover a unio e respeitar as diferenas. Eles ficaro surpresos quando as portas se abrirem ou continuaro reclamando da vida na iluso de que um negro de sucesso apenas uma exceo.

Fontes:
1- http://www.jb.com.br/pais/noticias/2011/11/16/populacao-negra-e-parda-passa-a-sermaioria-no-brasil-mostra-ibge/ - acessado em 30/06/2013 2 - http://www.andifes.org.br/?p=13322 acessado em 30/06/2013 3 - http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2011-05-13/apesar-de-politicas-afirmativasdesigualdade-no-acesso-de-negros-ao-ensino-superior-permanece - acessado em 30/06/2013 acessado em 30/06/2013 4 - http://www.vestibular.uerj.br/portal_vestibular_uerj/arquivos/arquivos2010/dados_estatisticos/dados_relativos_a_uerj/192010-dados-descritivos-inscritos-uerj.pdf acessado em 30/06/2013 5 - http://www.caiac.uerj.br/rel.pdf acessado em 30/06/2013 6 - http://g1.globo.com/educacao/noticia/2012/11/mec-divulga-notas-do-enem-2011-porescola.html acessado em 30/06/2013 7 - http://www.vestibular.uerj.br/portal_vestibular_uerj/arquivos/arquivos2007/SC_02_2007.pdf acessado em 30/06/2013

You might also like