You are on page 1of 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAR INSTITUTO DE TECNOLOGIA FACULDADE DE ENGENHARIA DA COMPUTAO E TELECOMUNICAES RELATRIO DE PROJETO DE EXTENSO ARTHUR RAMOS EDSON

JUNIOR MARDEN DIAS MAX SOUZA OSVALDO CRUZ

1- INTRODUO A primeira ideia que vem a cabea quando algum diz que vai cursar engenharia da computao de uma profisso rdua, difcil e com poucos atrativos. Isso acaba desestimulando muitos alunos na hora de optar por este curso. Ento resolvemos aproveitar a oportunidade deste projeto de extenso e criamos com ajuda da instituio , que nos cedeu o local para efetivar o projeto, um conjunto de atividades para esclarecer dilemas conhecidos acerca do curso, tais como, a alta taxa de evaso e a grande exigncia em clculo. Seu principal objetivo informar sobre o que o curso de engenharia da computao, o perfil do profissional, a grade do curso e as reas de atuao, com o foco tambm de estimular os alunos do ensino mdio atravs de palestras e minicursos ministrados por ns, acadmicos da UFPA, mostrando alguns softwares, hardwares, projetos e exemplos que obtivemos. Atualmente, nosso pas est com dificuldades de formar profissionais qualificados para ocupar os cargos nesta rea e por isso necessrio despertar o interesse dos alunos, fazendo com que venham escolher esta profisso.

2- OBJETIVOS ALCANADOS NO PROJETO Apresentao do Curso de Engenharia da Computao e orientao para alunos do ensino mdio; Tirar dvidas e estimular os alunos a escolher para seu futuro a profisso de engenheiro da computao; Promover a integrao entre a Universidade Federal do Par e a comunidade, em uma relao recproca, na qual ambos se beneficiaram com o intercmbio de conhecimento.

3- METODOLOGIAS ADOTADAS

As metodologias adotadas foram: Realizao de palestras e minicursos com a ajuda do projetor multimdia e slides para facilitar o entendimento e o acompanhamento dos alunos; Aulas realizadas duas vezes por semana, ambas expositivas contando tambm com o auxlio de softwares gratuitos (Scratch, Devc++ e Arduino); Apresentao de projetos feitos e realizados com sucesso para adotar e despertar o interesse do aluno; Uso de pginas da web como (http://www.wolframalpha.com/) para mostrar aos alunos algumas ferramentas que utilizamos dentro do curso.

4- CONTEDO DESENVOLVIDO

- APRESENTAO DO CURSO Nesta palestra apresentamos aos alunos o curso e as reas que do mesmo abrange, escolhemos alguns assuntos tidos como principais (a evoluo tecnologia, formao do profissional e o seu perfil, especializaes e mercado de trabalho). Para que os alunos tenham conhecimento da rea de atuao de um engenheiro da computao.

- INFORMTICA BSICA A informtica bsica foi desenvolvida com os alunos, para apresentar os diversos sistemas operacionais usados atualmente. Foram escolhidos alguns sistemas para aulas prticas atravs de mquina virtual e maior conhecimento da usabilidade dos mesmos.

- PALESTRA I Esta palestra fala sobre o uso da matemtica em Engenharia. No necessariamente s os que passam pela academia se tornam bons criadores, muitos engenheiros atualmente conseguem o seu bacharel sem aprenderam quase nada de matemtica, muitos sem vocao para os clculos, empurram o curso na velha metodologia do decoreba, esses certamente nada grandioso iro criar, faltar-lhe-o as bases. O blog matemtica para engenheiros foi apresentado para quem queria procurar por mais informaes (http://matematicaparaengenheiros.blogspot.com.br/).

- PALESTRA II A palestra II teve como tema Linguagens de Programao e foi uma preparao para o MINI-CURSO I. Alguns tpicos abordados foram: definio e tipos de linguagem.

- MINICURSO I (Introduo a algoritmos e linguagem C) Aqui temos o intuito de passar uma pequena noo de algoritmos e linguagem c, para assim mostrar a programao a nvel de linha de cdigo, apara que os alunos vejam como o funcionamento (inteligncia) por trs de um programa de computador, abordamos o contexto histrico, uso de biblioteca, ambiente de desenvolvimento (Dev C++), como passar de algoritmo para a linguagem usada, funes, operadores e entrada e sada de informaes.

- MINICURSO II (Scratch - Aprenda a Programar Brincando) Neste minicurso iniciamos os alunos no mundo da programao de maneira facilitada com o auxilio do software Scratch (http://scratch.mit.edu/), que adota os

conceitos bsicos de programao com interface grfica que permite que programas sejam montados como blocos, lembrando o brinquedo Lego.

- MINICURSO III Neste minicurso o objetivo mostrar ao aluno uma pequena noo do que o arduino e quais so os principais benefcios de sua utilizao, para sim passar para a programao e uso do hardware com a ajuda da palestra ministrada anteriormente sobre programao, Dentre os assuntos abordados esto os modelos, o que ele faz, sua estrutura, seu ambiente de desenvolvimento, a sua programao e alguns exemplos para familiarizar o aluno.

5- CONSIDERAES FINAIS

Este projeto de extenso teve como objetivo de ajudar o aluno do ensino mdio a ter uma orientao da formao profissional de um engenheiro da computao e tambm tendo ao mesmo tempo uma viso de cidado e se credencia, cada vez mais, junto sociedade como espao privilegiado de produo do conhecimento significativo para a interao da universidade e a comunidade. Com este nosso projeto podemos contribuir prestando servios atravs de orientaes e ministrando contedo especfico de um curso muito importante para o desenvolvimento tecnolgico para o nosso pas e ajudar na formao de mais profissionais que na atualidade est escassa, procuramos informar e transmitir

conhecimentos para alunos. Podemos perceber tambm quo importante a experincia de ajudar na orientao profissionais dos alunos.

6- BIBLIOGRAFIA UTILIZADA 1. Algoritmos em Linguagem C - Paulo Feofiloff KOLMAN, B. Introduo lgebra linear com aplicaes. LTC, 1999. 2. MEC/CNE/CES. (2002) Diretrizes Curriculares para os Cursos de Graduao em engenharia 3. http://www.fct.ufpa.br 4. http://www.arduino.com.br/blog/ 5. http://www.arduino.cc/ 6. http://www.uepg.br/proex/anais/trabalhos/7/Oral/9oral.pdf 7. http://www.android.com/ 8. http://www.ubuntu.com/ 9. http://www.linuxmint.com/ 10. https://www.virtualbox.org/ 11. http://xa.yimg.com/kq/groups/24707830/.../Linguagens+de+Programao.ppt

You might also like