You are on page 1of 15

POLIFONIA

CUIAB

EdUFMT

N 03

P. 72 - 85

1997

A Cidade e As Serras: uma nova escritura


Soraia Lima Arabi (UFMT)

ABSTRACT: This study presents an analysis of the last novel of Ea de Queirs, A Cidade e As Serras. It attempts to show that some features of Modernism such as irony and structure fragmentation which would be fully explored only in the twentieth century were already present in Eas last novel.

Este trabalho busca comentar o ltimo romance de Ea de Queirs, A Cidade e As Serras, a partir do ponto de vista da crtica literria que o percebe como uma sincera e idealizada defesa da vida rural feita por um narrador confivel, ainda que sob a forma de uma escrita passadista e marcada pelo preciosismo. Em confronto, insinua-se a voz de Joo Medina (1974) que v o texto como um libelo pessimista no apenas contra a cidade, mas tambm em oposio importao feita por Portugal da cultura e costumes franceses, indicando a necessidade de decifrao para a simbologia do romance. L-lo requer ateno para sua escritura, e, nesse sentido, seu engajamento maior do que o romantismo rural que a enxergam. Nele, expe-se a subjetividade da enunciao que nada tem de pica e que d origem a uma forma alterada, bastante distinta dos modelos do Realismo do sculo XIX. Assim, principalmente pela linguagem, pode-se dizer que Ea de Queirs j se colocava como um leitor das vanguardas que viriam a orientar o Modernismo e cuja inscrio j estava presente no dandismo de Baudelaire e no panvisualismo de Walt Whitman. 72

Tendo obtido reconhecimento do leitor e da crtica j no sculo passado, a obra do portugus Ea de Queirs permanece como um dos exemplos mais produtivos da influncia da literatura na cultura popular brasileira. Seus romances so constantemente reimpressos em tiragens populares e alguns deles foram transformados em filme ou novela para televiso. Suas personagens funcionam como representaes de tipos sociais - A, cara, voc viajou, e o Primo Baslio tomou conta do pedao - Malhao T.V. Globo, 19/09/97. Considerando o lugar da academia, pode-se apontar para o fato de o romance queirosiano constar do paideuma de Bloom (1994) e ser possvel encontrar referncias a ele nos escritos de Borges. Uma das matrizes mais atuantes para o regionalismo brasileiro - lembre-se de certa produo de Graciliano Ramos ou de Jorge Amado - faz eco em Caieira de Ricardo Dicke, escritor mato-grossense temporal e espacialmente bastante mais prximo a ns.

Um novo romance?
Ea de Queiroz comeou a escrever em 1866, na Gazeta de Portugal. Esses textos sero mais tarde coligidos nas Prosas Brbaras, que, juntamente com O Mistrio da Estrada de Cintra, configuram uma produo ainda ligada aos cnones romnticos, correspondendo primeira das trs fases em que a crtica literria divide didaticamente sua obra. Essa produo apresenta traos de crtica social e certo apego ao fantstico, na mesma linha de Victor Hugo e Edgar Allan Poe. E, de certo modo, vai ressoar em suas obras da terceira fase. O Primo Baslio, O Crime do Padre Amaro e Os Maias pertencem segunda fase, a dos romances de denncia. Atravs deles, Ea procurou por a nu a realidade da sociedade portuguesa, que ele acreditava precisar de reformas. Essas so obras de denncia, compromissadas em realizar a dissecao das foras que agem sobre o carter. terceira fase, chamada pelos estudiosos de idealista, corresponderiam A Ilustre Casa de Ramires e A Cidade e as Serras, em que teria se ocupado em encontrar 73

sadas para a estagnao da ptria. Neles, o escritor, romntico e portugus desiludido, apontaria o caminho de volta tradio agrcola para a combalida terra portuguesa. Segundo Antonio Candido (1978), esse ltimo romance fecharia um ciclo, respondendo com as serras idlicas s dificuldades portuguesas em acompanhar o ritmo impressionante dos processos de urbanizao (vista como cosmopolitismo) e industrializao plenamente estabelecidas em outros pases europeus. De certo modo, desconsidera-se o fato de o romance ser homodiegtico, e as conseqncias que a narrao em primeira pessoa imprime s operaes realizadas tanto no domnio da lngua quanto da narrativa. Jos Fernandes determina o ritmo da narrativa, que fruto de seu olhar ambguo, e percebe o mundo sob a perspectiva da ironia, uma tica fragmentada. Se, nessa obra, a crtica cidade tem o objetivo de elevar o campo, dela est afastado o carter educativo: a fala do narrador no parece digna de qualquer confiana. A Cidade e As Serras foi publicado postumamente em 1901, um ano aps a morte do autor, que fizera a reviso apenas de sua primeira parte. Ramalho Ortigo, entre outros, responsabilizou-se por termin-la, acrescentando os pargrafos finais. Organizado em dois grandes sintagmas - cidade e campo - esse grande painel da vida burguesa apresentado por um narrador que no se nega super exposio. Jos Fernandes, aps apontar Jacinto como o heri das aventuras que passar a contar, relata detalhadamente na primeira parte do romance, as suas impresses sobre o perodo em que conviveram na grande cidade. A segunda trata da vida de Jacinto em Tormes, regio rural de Portugal, para onde fora aps entediar-se dos prazeres citadinos, e onde se casa com uma prima de Jos Fernandes, pequena proprietria rural, instruda e de carter firme, sem maiores atrativos fsicos.

A Inveja como procedimento discursivo

74

Dentre os crticos da obra de Ea de Queirs, possvel destacar Carlos Reis que elabora sua anlise detendose no estudo do narrador. Sobre aquele de A Cidade e As Serras, ele declara: Referindo-se atitude de desalento de Jacinto, o narrador consegue exprimir em dois adjetivos (instrutivo e doloroso) as duas facetas essenciais de sua presena no universo diegtico: a afirmao de uma ideologia que, recusando-se passividade, continuamente colhe elementos que confirmam a firmeza da posio assumida, e as manifestaes de uma afetividade que por nada abalada. (Reis, 1975:341) A amizade de Fernandes, que parece merecer crdito, desqualificada por seu discurso. Logo no incio do romance, apresenta o amigo: Meu amigo Jacinto nasceu em um palcio, com cento e nove contos de renda em terras de semeadura,de vinhedo, de cortia e de olival. (CS, 11)1 Essa introduo surpreende tanto por colocar em primeiro plano um breve rol dos bens de Jacinto, como por trazer uma referncia inesperada: na ocasio do nascimento de uma criana, levantam-se dados relativos sua compleio, sade ou peso. Sem meios-termos, o narrador indica o valor que percebe no amigo, e, ao faz-lo, diz tambm muito de si e determina seu lugar acessrio nessa relao. O movimento de deslocamento caracterstico da ironia, ocorrendo pela passagem do superior (a infncia comumente idealizada) para o inferior (a pecnia). Outros procedimentos conseguem o mesmo efeito, conforme se v a seguir:
1

As citaes do romance A Cidade e As Serras sero indicadas por suas iniciais e nmero da pgina.

75

Todos os seus amigos (ramos trs, contando o seu velho escudeiro preto, o Grilo) lhe conservaram sempre amizades puras e certas - sem que jamais a participao do seu luxo as avivasse ou fossem desanimadas pelas evidncias do seu egosmo . (CS, 15) Nessa passagem, o narrador vai destruindo, no nvel discursivo, a superioridade que enxerga em Jacinto, dirigindo-se diretamente ao narratrio. O hiperblico ... todos os seus amigos lhe conservaram sempre amizades... denegado atravs da ironia polifnica, o uso dos parnteses indica uma segunda voz, em tom mais baixo, que se insinua atravs do enunciado, ressignificando-o. Todos os seus amigos... parece indicar grande quantidade, mas logo em seguida declara - ...ramos trs..., e continua - ...contando o seu velho escudeiro preto... , ou seja, um empregado cuja fidelidade se garante atravs de contratos e salrios. Do terceiro amigo o romance no trata. Informa-se, ento, que Jacinto possui um nico amigo, o narrador. E a si prprio que se refere ao dizer que sua amizade permanece, nem alimentada pelo luxo, nem diminuda pelo egosmo de Jacinto. Entretanto, constantemente nomeia-o meu prncipe, confirmando mais a vassalagem que a amizade. Lembrando uma cena da infncia, comenta: (...) e lanando um brado de comando, foi (Jacinto) logo o vencedor, o rei que se adula, e a quem se cede a fruta das merendas (CS, 15) A inveja diferencia-se da ambio, dada a especificidade que distingue o desejo por objetos, do desejo pelo que do outro. um desejo que no tem como se consumir e que torna positivo o alheio, ignorando as dificuldades que no forem suas. Por isso, parece ao narrador que, do cu e da terra, jamais vieram dissabores a Jacinto:

76

Era servido pelas coisas com docilidade e carinho; e no recordo que jamais lhe estalasse um boto da camisa ou que um papel maliciosamente se escondesse dos seus olhos, ou que ante a sua vivacidade e pressa uma gaveta prfida emperrasse . (CS, 16) E mais adiante: E no cu as nuvens, pejadas e lentas, se avistavam Jacinto sem guarda-chuva, retinham com reverncia as suas guas at que ele passasse. (CS, 16) Ao enxergar perfdia em gavetas emperradas e malcia em papis perdidos, certamente o narrador est falando de suas experincias, vistas tambm exageradamente, mas pelo avesso. Considera como afronta pessoal que uma ou outra roupa do anfitrio no lhe caiam bem ou que quantidades enormes de livros lhe diminuam o espao transitvel. Segundo Propp (1992:27) ... o cmico sempre, direta ou indiretamente, est ligado ao homem. (...) Para que uma coisa se torne ridcula, o homem, com auxlio da fantasia, deve transform-la em criatura viva. O tom cmico imprime-se no texto pelos movimentos opostos de rebaixamento do homem e de animizao dos objetos, criando paisagens desfiguradas, irreais. Essa transposio negativa altera registros e revela seu carter farsesco. Constri, pelo mesmo processo, a Pris cone da modernidade, metrpole industrializada que aparece como o lugar da opresso, da multido sem rosto e do homem mercadoria: ... de armazns servidos por trs mil caixeiros; e de mercados onde se despejam os vergis e lezrias de trinta provncias, e de bancos em que retine o ouro universal; e de fbricas fumegando com nsia, inventando com nsia; e de bibliotecas abarrotadas a 77

estalar, com a papelada dos sculos; e de fundas milhas de ruas, cortadas, por baixo e por cima, de fios de telgrafos, de fios de telefones, de canos de gases, de canos de fezes; e da fila atroante dos nibus, TranWays, carroas, velocpedes, calhambeques, parelhas de luxo; e de dois milhes de uma vaga humanidade, fervilhando a ofegar, atravs da Polcia, na busca dura do po ou sob a iluso do gozo... (CS, 91) Vista como um ser, a cidade descrita sob suas inmeras faces: sua arquitetura, a estrutura hidrulica, o sistema de esgoto, as atividades econmicas, os meios de transportes, os mecanismos, e, parte deles, o homem. Forma-se uma viso da cidade em cujo interior circulam canos de gases e canos de fezes, semelhana dos rgos intestinais, e no escapa ao narrador a possibilidade de um cano de gases no plural - o que permite outra leitura que no a de um encanamento para transporte de gs combustvel, e, nesse caso, a especializao intil que Jos Fernandes imputa cultura citadina alvo de caricatura que beira o escatolgico. Em outros momentos, dirige seu humor para outros planos, o literrio ou cultural. possvel perceber, no trecho a seguir, por exemplo, uma reverberao sonora que destitui usos de gneros sublimes como a poesia, parodiada atravs de rimas e aliteraes: ...comeava por se encharcar com um imenso copo de gua oxigenada, ou carbonatada, ou gasosa, misturada dum cognac raro, muito caro, horrendamente adocicado . (CS, 39) O cmico dessa atuao discursiva pode tambm ser percebido na sintaxe da narrativa pelo espelhamento de situaes contraditrias. Antes de passar a uma outra cena nas serras, cujo fundo o mesmo, a misria, anote-se um comentrio com que intenta colocar-se crtica e generosamente: 78

Que dolorosa noite para os dez mil pobres que em Paris erram sem po e sem lar! (...) Na minha aldeia (...) para os que no tenham lenha ou couve, l est o Joo das Quintas, ou a tia Vicncia, ou o abade(...) Ah, Portugal pequenino, que ainda s doce aos pequeninos! (...) Estou com uma sede, Jacinto ... Foi esta tremenda filosofia ... (CS, 9 1) Jos Fernandes, para evidenciar as qualidades do que pretende defender, adota a estratgia do confronto. Portugal, o campo, ou at mesmo a alourada e bondosa Joaninha se definem respectivamente pelo contraste com a Europa, com a cidade, ou com a parisiense cortes. No por outro motivo que Jacinto, j em terras lusas, fica espantado ao saber que fome e no doena o que aflige os camponeses: Jacinto pulou bruscamente da borda do carro. - Fome? Ento ele tem fome? Mas h aqui fome? (CS, 188) E Jos Fernandes responde: - Est claro que h fome, homem! Tu imaginavas que o Paraso se tinha perpetuado aqui nas serras, sem trabalho e sem misria ... Em toda parte h pobres, mesmo na Austrlia, nas minas de ouro. Onde h trabalho h proletariado, seja em Paris, seja no Douro... (CS, 188) A cena continua com o narrador: Fui eu que dei ao pequenino um tosto, para o fartar, e despegar das nossas pessoas (...) - J para casa! E leva esse dinheiro me. Roda, roda!... 79

- E ns vamos almoar. (CS, 191). A fala preocupada de Jos Fernandes sobre a pobreza, quando em Paris, duplamente desautorizada, no nvel do discurso e no da diegese. Aparentemente democrtico, ao falar da explorao da fora de trabalho pela burguesia, acaba por pregar uma soluo apaziguadora e sequer essa assume em seus atos. Nem revolucionrio, nem paternalista, ao falar em pobreza, mais lhe aumenta a fome ou a sede. E os comentrios que faz aps suas pregaes retiram delas toda sinceridade. Face a isso, chamam a ateno comentrios sobre a obra como o de Viana Moog (1938:336): O seu socialismo aproxima-se consciente ou inconscientemente do socialismo que Leo XIII acabava de preconizar na Rerum Novarum. Para esse autor, no romance soa uma voz qualificada a defender tanto a volta ao cristianismo primitivo, como a uma comunidade igualitria voltada ao trabalho com a terra, Portugal seria esse lugar ideal. A mesma leitura se percebe na crtica de Antonio Candido, que v Fernandes como o digno arauto da volta ao campo: Por meio da caricatura e do esquema o romancista procede a uma inverso do fradiquismo e mostra como a suma sabedoria + suma potncia = suma servido. A escapatria, no h dvida, j estava indicada desde Os Maias e insistentemente afirmada n A Ilustre Casa; o seu Mercrio o prvido Z Fernandes, simples e bom fidalgo serra acima, de gostos chos e necessidades modestas. (Candido, 1978:46) Na obra no se comprova tal postura para o narrador, sua persona de campons simples no resiste ao brilho da vida aristocrtica. sempre com prazer que usufrui do luxo e conforto urbanos. A possibilidade de ser reconhecido nos meios mundanos, de estar nos jornais ou exibir um comportamento sofisticado proporcionam-lhe uma 80

satisfao que no condiz com seu declarado horror cidade ou com sua aparente modstia: ...com tanta magnificncia e tanta publicidade, que tambm sorri, deleitado. (CS, 45) ...Saboreei, atravs dos ovos, o telegrama de Sua Alteza... (CS, 45). ... e junto da janela, folheando languidamente a Revista do Sculo XIX tomei uma atitude de elegncia e alta cultura... (CS, 47) Somente quando volta cidade sozinho, tendo deixado o amigo nas serras, Jos Fernandes revela verdadeira insatisfao. Jacinto no est mais l e o casaro da famlia est fechado, assim acaba por se hospedar num hotel de segunda classe, e seus contatos com os antigos e ricos convivas do 202 no passam de cumprimentos casuais.

Um olhar estrangeiro
esse mesmo olhar interesseiro e pronto para ser seduzido que vai fazer com que Jos Fernandes d especial ateno aos bens e posses de Jacinto. Quando est em Paris, inclui em um abundante discurso enumerativo, dados quantitativos, no perdendo oportunidade de a tudo observar com olhar de inventariante. Conforme ele prprio: Eu preferi inventariar o gabinete, que dava minha profanidade serrana todos os gostos de uma iniciao. (CS, 28) Um fiacre atulhado de livros, de estojos, de palets, de impermeveis, de travesseiros, de guas minerais, de sacos de couro, de rolos de manta. (CS, 81)

81

A quantidade de estruturas enumerativas, bastante utilizada nas stiras de Rabelais, tem seu uso renovado nos textos contemporneos. exemplo o poema Cidade de Augusto Campos em que se enumeram fragmentos de palavras que s significam quando em contato com cidade que passa a funcionar como um sufixo. Do mesmo modo, As Cidades Invisveis de talo Calvino estruturam, sob a forma de dicionrio, pequenos captulos que tematizam as cidades de domnio do Khan. A abundncia dessa construo acaba por alterar o ritmo da narrativa, e parece critica que sinal da decadncia da escrita de Ea de Queirs, sem perceb-la como um momento de transio, cuja efetivao foi interrompida pela morte do escritor. esse ponto de vista que orienta as crticas de lvaro Lins e Jos Maria Bello: O nico meio - meio piedoso que no exclui a justia - de no considerar A Cidade e As Serras um livro de decadncia, ser desclassific-lo do gnero romance e integrlo na categoria de um ensaio (...) o enredo no existe e as figuras so de uma extrema misria de vida. (Lins, 1945 : 105) NA Cidade e As Serras nada acontece que possa sacudir e emocionar o leitor (...) faltalhe qualquer enredo, o mais longnquo interesse dramtico (...) quase um aplogo, uma parbola, uma alegoria . (Bello, 1977 : 109) Tendncia bastante desenvolvida no romance moderno, a realidade se apresenta filtrada por um olhar e percebida de um lugar particular, demonstrando a impossibilidade da percepo integral da vida e de suas manifestaes. Atravs dos mecanismos narrativos, da linguagem flagrantemente abusada de Jos Fernandes, apreende-se a subjetividade que constri a narrativa. No h como esquecer suas origens senhoriais, sua linhagem de proprietrio de terras, vivendo sob a proteo dos tios na serra 82

e de Jacinto na cidade. Sua vida desregrada e o culto aos prazeres desdizem a seriedade e bonomia que quer imprimir aos seus julgamentos e opinies. O fato de o narrador ser homodiegtico imprime ao modo como feito o relato, suas caractersticas pessoais. Se um conhecedor do assunto de que trata, falar do lugar da experincia, expondo suas idias atravs de um texto predominantemente dissertativo. Ao contrrio, se estiver falando do que lhe novo, sua fala dirigida por seu olhar, o que acaba por imprimir visualidade sua linguagem, explicando a predominncia da descrio sobre a narrao. Um visitante na cidade torna crvel sua ateno a todos os detalhes, sua posio como observador privilegiada, e sua fala existe em consonncia com sua percepo, que se detm no aspecto exterior da cidade. A distino entre as modalidades discursivas da descrio e da narrao parece ser adequadamente representada pelo contraste entre a fotografia e o cinema. Embora o cinema organize imagens, cada uma delas s significa se for percebida a relao de sucessividade que mantm entre si, mesmo que apresentadas fora da ordem cronolgica. Em A Cidade e As Serras, o tempo espacializado, a organizao das cenas no leva em conta a consecutividade, podendo-se falar em uma sintaxe descritiva, anloga ao bric-a-brac modernista. A saturao de imagens deve-se forma como ocorre a percepo das mesmas. Uma variedade de informaes disponveis ao mesmo tempo impede uma organizao lgica que leve em conta um antes e um depois. A representao cronolgica est afastada da descrio do mundo percebido, pois o olhar impressionado pela simultaneidade que iguala todas as informaes e constitui uma nova realidade, multiforme, mas no dotada de essncia. por isso que Jos Fernandes pode, atravs da enunciao, apresentar reunidos, e sem obedincia a qualquer hierarquia, flagrantes de real ou fragmentos que ele percebe sua maneira: ... a presena de suas Duquesas, das sua cortess, dos seus Polticos, dos seus

83

Artistas, dos seus Judeus.(CS, 42)

Clubistas,

dos

seus

Se a narrao determinada pelo olhar, este, por sua vez, revelador daquele que v. Embora Jos Fernandes viaje os olhos pela metrpole, seu ponto de vista fixo, no h mudanas de perspectivas. E a imagem que registra o resultado de uma viso subjetiva, no no sentido romntico, como se poderia achar pela depreciao da cidade ou pela aparente idealizao da vida rural, mas no sentido que adquire no Modernismo: uma viso parcial e particular, porque abarcar a totalidade impossvel e porque o prprio objeto do olhar fragmentado e multifacetado. Sinal de sua modernidade, Ea, atravs da enumerao, transplanta para o eixo sintagmtico, elementos de uma cadeia paradigmtica. Problematiza, dessa forma, estruturas externas linguagem, quer sejam as da cidade, quer as da sociedade capitalista. No novo mundo mecanizado, no se enxerga a facilitao da vida do homem, ele no s est merc das mquinas e artefatos como se v parte deles, a exemplo das personagens de Metrpolis de Fritz Lang e de Tempos Modernos de Charlie Chaplin. No ltimo romance de Ea de Queirs, a desintegrao humana simbolizada sob uma forma tambm mutilada, um romance sem enredo em que o tempo, atravs das construes em srie, no avana. Para Otvio Paz (1976:72), A Crise da Sociedade Moderna - que crise dos princpios do nosso mundo - manifestou-se no romance como um poema. Para ele, a poesia se caracteriza por traduzir imagens atravs de ritmos e a aproximao poesia-narrativa deve-se tentativa de representar a dissoluo de nossos tempos, e do prprio tempo. Vanguardas ideologicamente discordantes, o Futurismo, com suas intenes de louvor, ou o Dadasmo, em sua postura de crtica subjetiva realizada por meio do homemautmato, elegem para sua manifestao a oposio homemmquina. A desesperana dadasta e a elegia futurista recolocam a discusso naturalista do homem em oposio ao meio, essa nova ordem industrial responsvel pela alterao

84

radical na face social das naes. Mas, ento, j havia chegado o sculo XX.

Bibliografia
AUERBACH, Erich. Mimesis. (Trad. Susi e Paulo Sperber). So Paulo: Perspectiva, 1987. BAKHTIN, Mikhail. (Trad. do francs Maria G. Pereira). Esttica da Criao Verbal. So Paulo: Martins Fontes, 1992. BELLO, Jos Maria. Retrato de Ea de Queirs. So Paulo: Cia Editora Nacional, 1977. BLOOM, Harold. O Cnone Ocidental. Rio de Janeiro: Objetiva, 1994. CANDIDO, Antonio. Entre Campo e Cidade. In: , Tese e Anttese. So Paulo: Nacional, 1978. DUCROT, Oswald. Esboo de uma Teoria Polifnica da Enunciao. In: , O Dizer e o Dito. (Trad. Eduardo Guimares). Campinas: Pontes, 1987. FRYE, Northrop. Anatomia da Crtica. (Trad. de Pricles Eugnio da Silva Ramos). So Paulo: Cultrix, 1973. LINS, lvaro. Histria Literria de Ea de Queirs. Alegre: Ed. Globo, 1945. MEDINA, Joo. Ea Poltico. Lisboa: Seara Nova, 1974. PAZ, Otvio. Signos em Rotao (Trad. de Sebastio Uchoa Leite). So Paulo: Perspectiva, 1976. PROPP, Wladimir. Comicidade e Riso (Trad. de Bernardini e Andrade). So Paulo: tica, 1992. Porto

85

QUEIRS, Ea de. A Cidade e As Serras. Lisboa: Livros do Brasil, s/d. REIS, Carlos. Estatuto e Perspectiva do Narrador na Fico de Ea de Queirs. Coimbra: Almedina, 1975. VIANA - MOOG. Ea de Queirs e o Sculo XIX . Porto Alegre: Globo, 1938.

86

You might also like