You are on page 1of 10

Alfa, So Paulo 30/31:85-94, 1986/ 1987.

MILLR E A DESTRUIO DA FBULA


J o s Luiz F10R1N *
RESUMO: Tomando exemplos extrados da obra de La Fontaine, este trabalho pretende mostrar que a fbula se caracteriza por revelar uma oposio entre discurso e realidade. Seu carter exemplar no reside na moral, mas no processo de desnudamento das falcias do discurso. Millr Fernandes, usando a estrutura tradicional da fbula, a destri, criando uma anlifbula. Ao reescrever certas 'fbulas, faz desaparecer a no correspondncia entre o discurso e a realidade ou faz ver que essa no adequao conduz ao insucesso. Essa inverso de contedo cria uma verdade, que no a da fbula, mas seu contrrio. UNITERMOS: Produo do sentido; fbula; anlifbula.

"No se faz omelete sem quebrar ovos." Provrbio popular Todas as fbulas, das de Esopo s de La Fontaine ou Monteiro Lobato, caracterizam-se por possuir trs partes bem distintas: um discurso figurativo, um discurso temtico e um enunciado que liga esses dois discursos. O discurso figurativo narra um determinado episdio. Nessa narrao, instaura-se sempre uma isotopia humana, mesmo que os atores sejam figurativizados por animais, plantas, etc. O discurso temtico, contido na "moral", a explicitao do componente temtico que subjaz ao discurso figurativo. Ele ancora a interpretao, no permitindo que o enunciatrio entenda o discurso figurativo de maneira diferente daquela que o enunciador deseja. A fbula apresenta, de maneira explcita, a leitura de seu discurso figurativo. A terceira parte mostra que o discurso temtico o componente interpretativo do figurativo. um enunciado que estabelece a ligao entre os dois outros discursos. Manifesta-se de diferentes maneiras: "A fbula mostra que. . .", "Moral", etc.
* Departamento de Lingstica Instituto de Letras, Cincias Sociais e Educao UNESP 14800 Araraquara SP.

86 Alm desses diferentes discursos, a fbula caracteriza-se por ser um discurso que descasca o discurso. Nas fbulas, h uma oposio entre a "realidade" e sua imagem apresentada pelos discursos. Mostram elas os expedientes discursivos que falseiam a "realidade". Por isso, o que elas ensinam no est contido na "moral", que revela sempre que o mundo dos homens no regido por belos ideais, mas pela fora, pela astcia, pelos interesses. O que as fbulas pretendem deixar claro para ns so as falcias do discurso, so os mecanismos discursivos utilizados para criar uma imagem no real da "realidade". Por isso, uma das marcas do contedo fabular que o discurso debreado de 2. grau, implcito ou explcito, no corresponde verdade dos fatos enunciados pelo narrador. H, ento, do ponto de vista sinttico, dois discursos: o do narrador e o da personagem. Eles no coincidem. O narrador vai distribuindo marcas veridictrias ao longo do discurso figurativo, para que o leitor perceba que o discurso da personagem falso. Assim, por exemplo, na fbula "O lobo e o cordeiro", de Fedro, o narrador, ao denominar o lobo de "latro", c o m e a a desqualificar sua fala. A moral ajuda a determinar qual dos dois discursos verdadeiro. Tem ela, pois, no apenas uma funo interpretativa, mas tambm um papel veridictrio. No apresenta um modelo a ser seguido, mas desvela a mentira (parecer e no ser) construda com palavras, aponta onde est a verdade e onde reside a falsidade. A fbula tem um carter metadiscursivo, que advm da oposio que se estabelece entre dois discursos: o do narrador e o da personagem. O primeiro sempre verdadeiro, o segundo, falso. O discurso falso enunciado pela personagem. , ento, o nvel do dizer na fbula, uma vez que, quer implcito quer explcito, introduzido por uma debreagem de 2. grau. O discurso verdadeiro enunciado pelo narrador. o nvel da realidade, porque o dizer do narrador enunciado por operaes de debreagem enunciva de 1. grau. Tomemos alguns exemplos tirados das fbulas de La Fontaine, para verificar se eles confirmam o carter metadiscursivo das fbulas. A primeira fbula "A galinha dos ovos de ouro" (4, p. 160-161). Uma galinha todos os dias bota um ovo de ouro. No nvel narrativo, temos aqui um dom, pois um sujeito operador (galinha) realiza, simultaneamente, uma operao reflexiva de disjuno com um objeto-valor (riqueza) e uma operao transitiva de conjuno de um sujeito de estado (o dono) com esse objeto-valor. * No entanto, a aquisio da riqueza resultado de um fazer iterativo da galinha, que deu incio ao processo, mas ainda no o concluiu. Para o sujeito de estado, sua conjuno com a riqueza conseqncia de um efeito de intensidade aumentativa. A riqueza , ento, produto de um fazer iterativo que vai fazendo aumentar
* As anlises sero feitas com base nos mtodos desenvolvidos por A.J. Greimas. Consultar Smiotique. Dictionnaire raisonne de ia thorie du langage, Paris, Hachette, 1979.
Alfa, So Paulo, 30/31:85-94, 1986/1987.

87 a quantidade de bens. conseqncia de uma acumulao lenta, que pode ser descrita como a sobredeterminao da conjuno por uma aspectualidade progressiva. O dono, entretanto, pensa a realidade da acumulao no em termos de progressividade, mas de pontualidade. Quer tornar-se rico no aos poucos, mas de uma s vez. A imagem que constri da realidade que, se a galinha bota ovos de ouro, de ouro. Acredita, portanto, que, se a matar, ficar rico. Quer tornar-se, ento, sujeito operador de uma prova, pois pretende realizar, ao mesmo tempo, uma operao reflexiva de conjuno e uma operao transitiva de disjuno, apropriando-se do ouro que ele pensava estar contido na galinha. A imagem da realidade construda a partir de uma inferncia, que se revela falaciosa. O narrador conta "que o homem mata a galinha e que, ento, constata que a imagem construda no corresponde realidade: a galinha igual s outras. Ele no s no fica rico de uma s vez, como faz cessar o processo gradativo de acumulao. A moral diz: "A avareza tudo perde, ao querer tudo ganhar": Esse enunciado temtico mostra que a verdade est na histria contada pelo narrador e no na imagem da realidade criada pela personagem: a acumulao de riquezas s pode ser efetuada lentamente e nunca de uma s vez. Nessa fbula, o mecanismo discursivo falacioso posto a nu a inferncia que chega a uma concluso afirmativa, partindo de uma premissa negativa. O raciocnio do homem, com efeito, parece ser: nenhuma galinha de ouro, porque no bota ovos de ouro; esta galinha bota ovos de ouro; logo, esta galinha de ouro. Alm de outros vcios formais, esse silogismo viola a regra de construo silogstica que diz: "Pejorem sequitur semper conclusio partem." Se uma das premissas for negativa, a concluso dever ser negativa. A partir dessa inferncia errada, o raciocnio constri-se sobre uma falsa premissa, levando concluso tambm falsa de que se poderia ficar rico rapidamente. A cupidez obnubila o raciocnio e conduz a uma imagem falsa da realidade. O segundo exemplo "A raposa e o bode" (4, p. 100-101). Um bode extremamente tolo e uma raposa muito astuta caminham juntos. A sede obriga-os a descer a um poo onde se desalteram. Realizam uma operao reflexiva de disjuno com o espao da superfcie e de conjuno com o espao da profundidade, com a finalidade de matar a sede. Depois de beber gua, querem entrar em disjuno com o espao da profundidade e em conjuno com a superfcie. No entanto, no podem sair, isto , no esto dotados de um poder-fazer. A raposa prope que o bode se levante na ponta dos ps e que levante os chifres, para que ela, subindo nele, alcance a superfcie. Promete-lhe que, em seguida, o tirar do poo. Este aceita, louvando a sabedoria da companheira. O que esta faz transformar aquele no seu adjuvante, ou seja, no poder-sair, mediante a promessa de que, depois, operar sua disjuno com o fundo do poo.
Alfa, So Paulo, 30/31:85-94, 1986/1987.

88 O bode ajuda a raposa a sair do poo. Quando esta se v fora, diz-lhe que, se ele tivesse tanto juzo quanto barba no queixo, no teria descido ao poo. Diz-lhe ainda que ele trate de procurar sair de l. A moral declara que "em todas as coisas preciso considerar o fim". O mecanismo discursivo descascado, nessa fbula, o pedido de ajuda com promessa de retribuio posterior, que se faz quando se est em dificuldade. A moral mostra que essa promessa no ser cumprida e que feita apenas para fazer o interlocutor servir de adjuvante. Se no h meio de obrigar quem faz a promessa a executar o que prometeu, ele no levar em conta a palavra empenhada. O discurso, nesse caso, no corresponde realidade, mas serve para ocultar os verdadeiros propsitos do sujeito. O terceiro exemplo "A raposa e as uvas" (4, p. 107). Uma raposa, quase morta de fome, v belas uvas vermelhas. Deseja ento com-las, mas no consegue alcan-las. A raposa no tem competncia (o poder-alcanar) para entrar em conjuno com o alimento. Ao invs de reconhecer essa falta de competncia, a raposa prefere desqualificar o objeto, dizendo que as uvas estavam verdes. H novamente aqui um descompasso entre o discurso e a realidade. A desqualificao de um objeto oculta uma ausncia de capacidade para obt-lo. A moral dessa fbula uma interrogao: "Faz ela melhor do que ficar queixando-se?" A frase interrogativa permite ver as duas possveis reaes da raposa: o lamento ou a desqualificao do objeto. Embora a fbula no diga qual das duas seria melhor, a pergunta deixa entrever que, sob um discurso que revela um no querer, oculta-se na realidade um no poder. Tomemos agora a fbula "O corvo e a raposa" (4, p. 39-40). Um corvo est pousado sobre uma rvore com um pedao de queijo no bico. Uma raposa, querendo, mas no podendo apanhar o queijo, diz-lhe que ele um animal muito bonito e que, se seu canto correspondesse a sua plumagem, ele seria a mais bela ave da floresta. O corvo, muito contente, abre o bico para mostrar sua voz e deixa cair o queijo, que apanhado pela raposa. Esta quer, mas no pode, entrar em conjuno com o objeto-valor. Manipula, ento, o corvo, fazendo um juzo positivo sobre sua competncia (manipulao por seduo), para que ele produza um canto. produo do canto, que significa entrar em conjuno com a admirao da raposa, corresponde uma disjuno com o bem material, o queijo. Imediatamente, a raposa entra em conjuno com o objeto desejado, posto a seu alcance pelo corvo. Este lhe d competncia para operar a conjuno. A moral diz que "todo bajulador vive s expensas de quem lhe d ouvidos". Nessa fbula, h tambm um descompasso entre o discurso e a realidade. O mecanismo discursivo revelado o da bajulao, que uma mentira (parecer e no ser) sobre a competncia de algum, em que um parecer eufrico corresponde a um ser disfrico, ou seja, um no ser eufrico. Quem d ouvidos ao bajulador considera verdadeiro esse parecer. Ao aceitar a bajulao, acaba por atribuir a
Alfa, So Paulo, 30/31:85-94, 1986/1987.

89 quem bajula a competncia necessria para que ele atinja seus propsitos. uma troca que se efetua: admirao por um objeto modal ou de valor. Na fbula "O lobo e o cordeiro" (4, p. 50-51), o lobo deseja matar o cordeiro e devor-lo. Esse o nvel da realidade. No entanto, no nvel do discurso, deseja justificar sua ao, alterando o algoritmo narrativo. Apresenta sua performance como sano a uma performance do outro, ou seja, quer tornar o cordeiro responsvel pela prpria morte. Faz para isso trs tentativas. Na primeira, acusa o cordeiro de estar sujando a g u a que ele bebia. O cordeiro mostra a impossibilidade espacial de ter realizado essa performance, pois estava abaixo do lobo na corrente de gua. Acusa-o, ento, de ter falado mal dele no ano que passara. O cordeiro replica, apontando a no possibilidade temporal de ter executado a ao de que era acusado, porque no tinha ainda nascido no tempo mencionado pelo lobo. Este volta carga, dizendo, ento, que quem falara mal dele fora seu irmo. Novamente o cordeiro contesta, fazendo ver a impossibilidade actorial da performance, uma vez que no tinha irmo. O lobo diz, ento, que fora algum ligado a ele. Utiliza-se de um ator, de um tempo e de um e s p a o indeterminados. No h, nesse caso, como contestar. O lobo mata e devora o cordeiro. A moral diz que "a razo do mais forte sempre a melhor". Com isso aponta para o fato de que o discurso do mais forte no necessariamente verdadeiro. O mecanismo discursivo desmascarado, nessa fbula, a alterao do algoritmo narrativo: o discurso dos poderosos costuma apresentar suas performances inquas como sano s performances (no realizadas, claro) de outrem. Millr Fernandes, em suas "fbulas fabulosas", utiliza-se da estrutura tradicional da fbula: um discurso figurativo, um discurso temtico e um enunciado que liga esses dois discursos. No entanto, ser que mantm a oposio entre discurso e realidade, que caracteriza a fbula? Ser que suas "fbulas fabulosas" tm o propsito de desvelar falcias discursivas? Tomemos cinco exemplos que so reescritura das cinco fbulas apresentadas nesse trabalho e analisemo-los para verificar se eles contm esse elemento de contedo, definitrio da fbula. Em "A galinha dos ovos de ouro" (1, p. 98), h, na primeira parte, a narrao da acumulao lenta de riquezas: "Esperava todas as manhs pelo ovo de ouro clara, gema, fala, tudo de ouro! que o tirava da misria aos poucos e aos poucos o ia guindando ao milionarismo." O fato singular de uma galinha botar ovos de ouro atrai o interesse do povo e da imprensa. Ele d entrevistas, torna-se famoso. Observe-se que a galinha no s o faz entrar em conjuno com a riqueza, mas tambm com a fama. Porm, antes que ele consiga ficar rico, a galinha deixa de botar ovos de ouro. O processo de acumulao de riqueza no se completara. A interrupo do processo implica t a m b m a disjuno com a fama. O homem oculta o fato de todos. Resolve, ento,
Alfa, So Paulo. 30/31:85-94, 1986/1987.

90 matar a galinha para apanhar os ovos que ela ainda tivesse l dentro e verifica que no havia mais nenhum. Decide, ento, explorar a fama que conseguira e abre um grande restaurante com o nome "Aos Ovos de Ouro". E acaba rico, pois o negcio lhe d mais dinheiro do que a galinha propriamente dita. Observe-se que, na fbula de Millr, no h o desejo de enriquecer de uma s vez. O homem s resolve matar a galinha depois que ela deixa de botar ovos de ouro. Vendo que dentro dela no havia mais ovos de ouro, fica decepcionado, mas no desesperado, pois possui um poder-ter sucesso num empreendimento comercial (a fama). O negcio , por seu turno, a competncia necessria (poder ficar rico) para o enriquecimento. Ao contrrio do homem da fbula tradicional, este acaba rico. Neste caso, a narrativa chega ao fim, com a transformao do estado inicial disjunto (no-rico) num estado final conjunto (rico). A moral diz "cria galinhas e deita-te no ninho", o que remete ao provrbio "cria fama e deita-te na cama". A fbula de Millr no trata da oposio entre a realidade da acumulao lenta de riquezas e o desejo de ficar rico rapidamente, mas do fato real de que a riqueza pode advir da fama. No mostra a falcia de uma imagem da realidade, de um mecanismo discursivo que falsifica os fatos, mas aponta para uma adequao entre discurso e realidade: se tenho fama, vou ter sucesso num empreendimento comercial e, por conseguinte, vou ficar rico. Isso realmente acontece. Os "ovos de ouro" no so tomados em sentido conotado, mas em sentido denotado. Por isso mesmo so um fato singular e extraordinrio, que produz fama. Ao fazer isso, o fabulista altera a fbula tradicional, estabelecendo uma homologia perfeita entre o dizer e o ser. Em "A raposa e o bode" (1, p. 101), Millr apresenta, em linhas gerais, a narrativa de La Fontaine. Uma raposa cai, por um azar do destino, num poo do qual no consegue sair. Um bode, que passava, pergunta-lhe o que ela fazia l dentro. Ela diz que tinha saltado para dentro do poo porque estava para vir a mais terrvel seca de toda a histria do Nordeste e que o bode, como era seu compadre, poderia fazer-lhe companhia. Este, sem pensar duas vezes, salta para dentro. Ela imediatamente sobe-lhe nas costas e pula para fora, berrando um adeus. Verifica-se que, na fbula de Millr, assim como na de La Fontaine, a raposa serve-se do bode como adjuvante (poder-sair) para realizar sua performance de entrar em disjuno com o fundo e em conjuno com a superfcie. O discurso da raposa falso, no corresponde realidade de seus propsitos. O mecanismo discursivo ocultador da realidade a apresentao de um fato adverso como algo vantajoso; de um fato no desejado como algo buscado. Esse procedimento tem a finalidade de induzir algum a servir de adjuvante para se conseguir superar a dificuldade em que se est. A moral aponta para a falcia do discurso, ao afirmar: "Jamais confie em quem est em dificuldade". O que ela pretende fazer ver que quem est em
Alfa, So Paulo, 30/31:85-94, 1986/1987.

91 dificuldade apresenta as adversidades como bons acontecimentos. H, nesse caso, a no correspondncia entre o discurso e a realidade. O nvel de manifestao dessa fbula caracteriza-se pela alterao dos lexemas utilizados. Cada um deles perde uma parte e recebe um segmento de outro com que mantm relao sintagmtica. Assim, por exemplo, a moral "Jamais confie em quem est em dificuldade" torna-se "Jamie confais em qu estade em dificuldm". Pode-se dizer que a no correspondncia dos lexemas do discurso com os da lngua homloga no adequao do discurso com a realidade. No entanto, assim como s se pode perceber os lexemas na apreenso das relaes sintagmticas, s se consegue entender, numa situao concreta, a falcia do discurso de quem est em dificuldade. Com esse efeito de sentido criado pelo procedimento de textualizao, Millr, de certa forma, anula o carter exemplar da fbula tradicional. Embora a moral afirme que no se deve confiar jamais em quem est em dificuldade, o sentido global do texto mostra que a mentira das pessoas nesse estado no tem carter paradigmtico (sistmico), mas sintagmtico (situacional). Em "A raposa e as uvas" (1, p. 127), a narrativa de Millr segue a fbula tradicional at certo ponto. A raposa v as uvas, tenta apanh-las, mas no consegue, pois no tem competncia (poder) para alcan-las. Em lugar de reconhecer sua falta de competncia, desqualifica o objeto dizendo: "Ah, tambm, no tem importncia. Esto muito verdes." Nesse ponto, encerra-se a fbula tradicional. A de Millr prossegue. A raposa ia indo embora, quando viu uma pedra enorme. Empurrou-a at o local em que estavam os cachos de uva, subiu nela, esticou a pata, apanhou as uvas, com avidez ps quase o cacho inteiro na boca e cuspiu, porque as uvas estavam realmente verdes. * A pedra a figura do poder-alcanar. A segunda parte da fbula mostra uma adequao entre o discurso e a realidade. O discurso da raposa sobre o objeto no falso, mas verdadeiro. Ele corresponde realidade. A moral reitera essa adequao, ao afirmar que "a frustrao uma forma de julgamento to boa como qualquer outra". A primeira parte da fbula "Todo bajulador tem sua hora" (1, p. 139) remete fbula "O corvo e a raposa". Tecrito Snscrito, um jovem ambicioso, sabendo que todo patro adora ser bajulado, aprimora a "arte do capacho", com a finalidade de subir na firma em que trabalha. Quer, com sua bajulao, converter o patro em adjuvante (poder) de sua ascenso. Sabe que ele o ajudar em troca de sua admirao. At este ponto, estamos no mbito da fbula tradicional. A de Millr, no entanto, continua. O patro resolve verificar se a admirao do empregado tem algum valor, ou seja, se seu discurso corresponde realidade. Para tanto, toma emprestado de um sobrinho, que considerava de uma
* J o s Gaston Hilgert fez uma anlise minuciosa dessa fbula. Seu estudo ser publicado no prximo nmero da revista Significao.
Alfa, So Paulo, 30/31:85-94, 1986/1987.

92

extrema debilidade mental, um carro ltimo tipo totalmente equipado com acessrios modernssimos. Tecrito Snscrito diz que o carro a imagem do patro. A partir desse dia, ele deixa de ser protegido pelo patro e passa a chefe da portaria. Essa fbula mostra, ao contrrio da tradicional, que a bajulao s d bons resultados quando est fundamentada em elementos valorizados positivamente pela pessoa bajulada. A moral diz: "Quando voc for elogiar a magnfica onapintada que o patro caou, muito cuidado: vai ver que o que ele acha o mximo da habilidade caar gamb." A fbula de Millr insiste na necessidade de adequar o discurso da bajulao realidade dos valores que a pessoa a quem se bajula preza. Uma no adequao pode produzir resultados contrrios queles que se espera obter. Enquanto a fbula tradicional trata da no correspondncia entre o discurso da bajulao e a realidade, a fbula de Millr mostra que esse discurso deve corresponder a uma certa realidade, caso contrrio ser incuo ou mesmo nocivo. Millr altera o sentido da fbula tradicional, fazendo o patro passar de adjuvante a oponente, quando percebe a no correspondncia acima apontada. Em "O lobo e o cordeiro" (1, p. 21), o fabulista mostra que o lobo pretende alterar o algoritmo narrativo, transformando sua performance em sano: "Vais pagar com a vida o teu crime." Para isso, faz as clssicas acusaes ao cordeiro. Este replica, mostrando a impossibilidade de ter realizado as aes de que o lobo o acusava. No entanto, o cordeiro da fbula de Millr no um animal ingnuo, cuja nica arma era uma lgica impecvel. Possui um saber sobre a realidade: sabe que, de qualquer jeito, ser devorado. Quando pergunta que crime cometera, deseja apenas ganhar tempo, pois sabe que com o lobo no adianta argumentar. um animal malicioso e destitudo de princpios ticos. A primeira rplica acusao de que estava sujando a g u a que o lobo bebia que isso no poderia ocorrer, porque era lavado diariamente pelas mquinas automticas da fazenda. O outro ento retruca que, por mais limpo que um cordeiro esteja, sempre sujo para um lobo. Ele pensa que a recproca verdadeira, mas d a resposta clssica, mostrando a impossibilidade espacial de sujar a gua. Quando o lobo se prepara para devor-lo, depois de ter concludo o dilogo da fbula tradicional, prope ele uma troca: sua liberdade pela entrega de todo o rebanho ao lobo. Este recusa a proposta. Com base no cdigo da jungle, invoca ento o direito a responder a trs perguntas. O lobo admite esse direito e faz as perguntas. Ele responde-as corretamente e ganha o direito liberdade. Apesar disso, vai ser devorado, mas aparece um caador e mata o lobo. A moral diz: "Quando o lobo tem fome no deve se meter em filosofias." A fbula mostra que se deve operar no nvel da realidade (no caso, a satisfao da fome) e no procurar estabelecer um discurso que o mascare. O discurso acaba por impedir que se satisfaam as necessidades bsicas da vida. Millr inverte a
Alfa, So Paulo, 30/31:85-94. 1986/ 1987.

93 fbula tradicional: o lobo vtima do seu desejo de alterar o algoritmo narrativo e da habilidade discursiva do cordeiro. A fbula caracteriza-se por uma no adequao do discurso realidade criada pelo narrador. Em Millr, essa no correspondncia inexiste (cf. "A raposa e as uvas" e "A galinha dos ovos de ouro"), deve ser eliminada (cf. "Todo bajulador tem sua hora" e "O lobo e o cordeiro") ou no tem carter exemplar (cf. "A raposa e o bode"). Enquanto na fbula a personagem usa essa no adequao para alcanar seus objetivos, em Millr ela impede que a personagem realize o que deseja. Inexiste a correspondncia, quando, na fbula tradicional, ela conduz ao malogro ou o oculta. Deve ser eliminada, quando, na fbula clssica, a personagem obtm sucesso com ela. Observe-se ento que Millr, com esses procedimentos, inverte o contedo da fbula, pois transforma malogros em sucessos (o dono da galinha dos ovos de ouro fica rico), inverdades em verdades (a raposa estava certa quanto s uvas), sucessos em malogros (o lobo morto, o bajulador no alcana seus objetivos). Millr destri a fbula, usando sua estrutura tradicional. Cria, ento, antifbula, que se caracteriza por no apresentar o carter exemplar da fbula. Na medida em que a fbula desvela as falcias discursivas e em que reside a seu carter exemplar, a antifbula constri-se estabelecendo uma homologia entre o discurso e a realidade ou mostrando que essa no correspondncia leva ao insucesso. O autor consegue, assim, dessacralizar textos que fazem parte de nosso imaginrio, pelo processo de inverso de seu contedo. O adjetivo "fabulosas" acrescentado ao substantivo "fbulas" significa "falsas, irreais". A antifbula falsa em relao fbula, pois cria sua prpria verdade. Na medida em que a verdade da antifbula a inverso da verdade da fbula, falsa em relao ao que esta prope.
FIORIN, J.L. Millr and the destruction of the fable. Alfa, So Paulo, 30/31:85-94, 1986/ 1987. ABSTRACT: Based on examples taken from La Fontaine, this paper intends to demonstrate that the fable is characterized by an opposition between discourse and reality. Its exemplary character is not in its moral but in the process of unmasking the fallacies of the discourse. Millr Fernandes, making use of the traditional structure of the fable, destroys it when he creates an anti-fable. As he rewrites certain fables, he makes the correspondence between reality and discours disappear or he shows that this inadequacy leads to failure. This inversion of content creates one truth, which does not belong to the fable, but is its contrary. KEY-WORDS: Production of sense; fable; anti-fable. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS 1. FERNANDES, Millr Fbulas fabulosas. 4. ed. So Paulo, Crculo do Livro, 1975.
Alfa, So Paulo, 30/31:85-94, 1986/1987.

94
2. FIORIN, J.L. A inaugurao da inocncia. Uma estratgia do discurso do poder: a alterao do algoritmo narrativo. Significao: Revista Brasileira de Semitica, Araraquara, 4:70-80, 1984. 3. GREIMAS, A.J. & COURTES, J. Smiotique: dictionnaire raisonn de la thorie du langage. Paris, Hachette, 1979. 4. LA FONTAINE Fables. Tours, Alfred Marne et Fils, 1918. 5. LIMA, A.D. A forma da fbula: estudo de semntica discursiva. Significao. Revista Brasileira de Semitica, Araraquara, 4:60-69, 1984.

Alfa, So Paulo, 30/31:85-94, 1986/1987.

You might also like