You are on page 1of 8

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARABA UFPB CENTRO DE EDUCAO CE COORDENAO DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA EAD DEPARTAMENTO DE HABILITAES PEDAGGICAS DHP

DHP DEPARTAMENTO DE MDIAS INTEGRADAS NA EDUCAO DMIE

Maria Helena da Silva Virgnio1 Maria Jos Moreira da Silva2

COMO ELABORAR RESENHA

Joo Pessoa/Pb 2012


Dr. em Educao. Professora/Pedagoga do Departamento de Mdias Integradas na Educao; Professora do Curso de Pedagogia na modalidade EAD, do Centro de Educao, da Universidade Federal da Paraba. E-mail: mariahelenasvirg@gmail.com. 2 Esp. em Educao. Professora-Mediadora do Curso de Pedagogia, na modalidade EAD, do Centro de Educao, da Universidade Federal da Paraba .
1

ETAPAS3 CONSTITUTIVAS NA CONTRUO DE RESENHA 1 ETAPA: Informar a referncia no topo da pgina; informar o tema do livro ou texto; definir o pblico alvo; fornecer informaes sobre o autor; inserir livro ou texto na rea; apresentar uma avaliao geral e concisa, sobre o livro ou texto.

SILVA, Tomaz Tadeu. Onde a crtica comea: ideologia, reproduo e resistncia. In: Documentos de identidade: uma introduo as teorias de Currculo. Belo Horizonte, Ed. Autntica, 2002.

ONDE A CRTICA COMEA: ideologia, reproduo e resistncia Este texto direcionado aos aprendentes do curso de Pedagogia na modalidade distncia e presencial, como tambm aos professores e demais pesquisadores, que tenham interesse nos estudos sobre currculo. O autor do texto intitulado Onde a crtica comea: ideologia, reproduo e resistncia, Tomaz Tadeu da Silva, tem seus estudos voltados para a rea de currculo. Na concepo dele o currculo deve ser adotado dentro de uma perspectiva multiculturalista. O texto, em questo, apresenta uma discusso a respeito das teorias de currculo, no sentido de mostrar as novas concepes e estudos sobre o currculo escolar. Inicialmente apresentada uma abordagem histrica de aspectos que contriburam para o surgimento do pensamento crtico do currculo. Posteriormente, apresentado o pensamento de Louis Althusser (1983). Em seguida o pensamento de Bowles e Gintis (1981). Por fim o de Bourdieu e Passeron (1975).

Etapas extradas do livro Recursos lingusticos em resenhas acadmicas e a apropriao do gnero, de Ana Virgnia da Silva. Curitiba: Ed. Appris. 2011.

2 ETAPA:

Descrever a organizao geral do livro ou texto; especificar o contedo de cada parte do livro ou texto; citar outros materiais.

Inicialmente, Tomaz Tadeu da Silva destaca alguns dos movimentos sociais e culturais importantes, que caracterizaram os anos 60: os movimentos de independncia das antigas colnias europias; protestos estudantis, na Frana e em outros pases; movimentos de contracultura; movimento feminista e lutas contra a ditadura militar, entre outros. Ressalta ainda que, nesta dcada tambm surgiram livros, ensaios e teorizao que punham em xeque, o pensamento e a estrutura educacional tradicional, os quais no surgiram por um acaso, tendo em vista a forte influncia dos movimentos que eclodiram na poca. De acordo com o autor, neste momento surgem as teorias crticas do currculo, em contraposio as teorias tradicionais. Uma vez que estas, no manifestavam nenhuma preocupao em relao a estrutura educacional existente. Do seu ponto de vista, as teorias tradicionais de currculo, ao tomar o status quo como referncia acabava centrando-se nas formas de organizao e elaborao do currculo, de modo que sua preocupao era de como fazer o currculo (uma questo tcnica). Alm disso, elas estavam voltadas para o ajustamento e adaptao do indivduo a realidade. Enquanto isto, as teorias crticas de currculo, responsabilizavam o status quo pelas desigualdades e injustias sociais, e buscavam questionar e transformar a realidade. Num segundo momento ele destaca o pensamento de Louis Althusser, pertencente a teoria crtica, que afirmava que a produo e a disseminao das ideologias se dava por meio dos aparelhos ideolgicos do estado, em especial a escola, por abranger todos os indivduos, por um longo perodo de tempo. A produo e reproduo de ideologias se dariam por meio do currculo escolar, especificamente, a partir das matrias, das disciplinas (Estudo sociais, Histria, Geografia), que traziam valores, crenas, ideologias, almejadas pela estrutura social.

Tomaz Tadeu, tambm deixa claro que Althusser (1983) enquanto marxista, procura estabelecer o tipo de ligao entre a escola e economia e entre educao e produo, no sentido de mostrar que a escola enquanto espao ideolgico da classe dominante tem por finalidade contribuir para o crescimento da economia, e assim sendo, para o aumento da produo. Num terceiro momento, o autor em epgrafe mostra que, em meio as crticas em relao s teorias tradicionais de currculo, se encontra tambm Bowes e Gintis (1981) - tem como foco os contedos - que ao contrrio de Althusser (1983), voltam suas crticas para a questo da aprendizagem, por meio da vivncia de relaes sociais da escola, cujo intuito preparar os indivduos, para o convivo no trabalho, no mundo capitalista. Num quarto momento do texto, ele faz referncia ao pensamento dos socilogos Bourdieu e Passeron (1975), que no consideram a cultura dependente da economia, tendo em vista que a dinmica da reproduo social est centrada no processo de reproduo cultural, ou seja, de reproduo da cultura dominante (valores, gostos, costumes, hbitos, modos). A cultura privilegiada passa a ser a da classe dominante. Logo, o que faz com que ela torne-se o capital cultural o valor que a cultura adquire em termos sociais, fazendo com que se obtenham vantagens materiais e vantagens simblicas. Por fim, Tomaz Tadeu esclarece que Bourdieu e Passeron (1975) no pretendem dizer que a cultura dominante indesejvel, ou, que ela deve ser substituda pelas das classes dominadas. Sua proposta pedaggica defende um currculo que reproduza na escola, para as crianas das classes dominadas, as condies que apenas as crianas das classes dominantes possuem na famlia. 3 ETAPA: Avaliar partes especficas e/ou criticar partes especficas do livro ou texto;

A exposio do pensamento crtico acerca das teorias tradicionais do currculo, apresentada no referido texto, de extrema importncia para que se possa perceber as ideologias que esto implcitas no contexto escolar, as quais direto ou indiretamente, so repassadas por meio do currculo escolar. No

entanto, no basta apenas perceber e compreender, preciso assumir-se tambm uma postura crtica-reflexiva, em relao a tudo que apresentado nas teorias de currculos, no no sentido de desmerecer uma em razo da outra, mas, para que se possa entender as ideologias que cada concepo traz consigo. Alm disso, se faz necessrio formular um pensamento prprio sobre o currculo escolar e os processos que continuam influenciando na sua elaborao e execuo. Possivelmente, dessa forma, contribua para prticas educativas mais humanas e mais emancipatrias. Nesse sentido, a escola no tem a funo de apenas reproduzir ideologias - como afirma Althusser (1983) mas, ser espao que favorea o desencadeamento de resistncias por partes dos sujeitos envolvidos no processo educativo, em relao s prticas que lhes so impostas, por meio do currculo escolar. 4 ETAPA: Avaliar e/ou criticar o livro ou texto de forma geral; recomendar ou no, o livro ou texto. Ou recomendar o livro ou texto com restries.

O texto trs informaes relevantes a respeito das teorias tradicionais e crticas do currculo, mostrando os aspectos que influenciaram e continuam influenciando em sua construo ao longo da histria. Frente a estas e outras questes, compreende-se que de extrema importncia leitura do livro na ntegra, de Tomaz Tadeu da Silva, intitulado Documentos de Identidade: uma introduo as teorias de currculo, para que voc leitor conhea melhor outras concepes acerca do currculo escolar, e assim, possa formular melhor seu pensamento a respeito de como deve ser elaborado o currculo para a educao infantil.

SILVA, Tomaz Tadeu. Onde a crtica comea: ideologia, reproduo e resistncia. In: Documentos de identidade: uma introduo s teorias de Currculo. Belo Horizonte, Ed. Autntica, 2002.

ONDE A CRTICA COMEA: ideologia, reproduo e resistncia4 Este texto direcionado aos aprendentes do curso de Pedagogia na modalidade distncia e presencial, como tambm aos professores e demais pesquisadores, que tenham interesse nos estudos sobre currculo. O autor do texto intitulado Onde a crtica comea: ideologia, reproduo e resistncia, Tomaz Tadeu da Silva, tem seus estudos voltados para a rea de currculo. Na concepo dele o currculo deve ser adotado dentro de uma perspectiva multiculturalista. O texto, em questo, apresenta uma discusso a respeito das teorias de currculo, no sentido de mostrar as novas concepes e estudos sobre o currculo escolar. Inicialmente apresentada uma abordagem histrica de aspectos que contriburam para o surgimento do pensamento crtico do currculo. Posteriormente, apresentado o pensamento de Louis Althusser (1983). Em seguida o pensamento de Bowles e Gintis (1981). Por fim o de Bourdieu e Passeron (1975). Inicialmente, Tomaz Tadeu da Silva destaca alguns dos movimentos sociais e culturais importantes, que caracterizaram os anos 60: os movimentos de independncia das antigas colnias europias; protestos estudantis, na Frana e em outros pases; movimentos de contracultura; movimento feminista e lutas contra a ditadura militar, entre outros. Ressalta ainda que, nesta dcada tambm surgiram livros, ensaios e teorizao que punham em xeque, o pensamento e a estrutura educacional tradicional, os quais no surgiram por um acaso, tendo em vista a forte influncia dos movimentos que eclodiram na poca. De acordo com o autor, neste momento surgem as teorias crticas do currculo, em contraposio as teorias tradicionais. Uma vez que estas, no manifestavam nenhuma preocupao em relao a estrutura educacional

Resenhistas: Prof. Dr. Maria Helena da Silva Virgnio e Prof. Esp. Maria Jos Moreira da Silva.

existente. Do seu ponto de vista, as teorias tradicionais de currculo, ao tomar o status quo como referncia acabava centrando-se nas formas de organizao e elaborao do currculo, de modo que sua preocupao era de como fazer o currculo (uma questo tcnica). Alm disso, elas estavam voltadas para o ajustamento e adaptao do indivduo a realidade. Enquanto isto, as teorias crticas de currculo, responsabilizavam o status quo pelas desigualdades e injustias sociais, e buscavam questionar e transformar a realidade. Num segundo momento ele destaca o pensamento de Louis Althusser, pertencente a teoria crtica, que afirmava que a produo e a disseminao das ideologias se dava por meio dos aparelhos ideolgicos do estado, em especial a escola, por abranger todos os indivduos, por um longo perodo de tempo. A produo e reproduo de ideologias se dariam por meio do currculo escolar, especificamente, a partir das matrias, das disciplinas (Estudo sociais, Histria, Geografia), que traziam valores, crenas, ideologias, almejadas pela estrutura social. Tomaz Tadeu, tambm deixa claro que Althusser (1983) enquanto marxista, procura estabelecer o tipo de ligao entre a escola e economia e entre educao e produo, no sentido de mostrar que a escola enquanto espao ideolgico da classe dominante tem por finalidade contribuir para o crescimento da economia, e assim sendo, para o aumento da produo. Num terceiro momento, o autor em epgrafe mostra que, em meio as crticas em relao s teorias tradicionais de currculo, se encontra tambm Bowes e Gintis (1981) - tem como foco os contedos - que ao contrrio de Althusser (1983), voltam suas crticas para a questo da aprendizagem, por meio da vivncia de relaes sociais da escola, cujo intuito preparar os indivduos, para o convivo no trabalho, no mundo capitalista. Num quarto momento do texto, ele faz referncia ao pensamento dos socilogos Bourdieu e Passeron (1975), que no consideram a cultura dependente da economia, tendo em vista que a dinmica da reproduo social est centrada no processo de reproduo cultural, ou seja, de reproduo da cultura dominante (valores, gostos, costumes, hbitos, modos). A cultura privilegiada passa a ser a da classe dominante. Logo, o que faz com que ela torne-se o capital cultural o valor que a cultura adquire em termos sociais, fazendo com que se obtenham vantagens materiais e vantagens simblicas.

Por fim, Tomaz Tadeu esclarece que Bourdieu e Passeron (1975) no pretendem dizer que a cultura dominante indesejvel, ou, que ela deve ser substituda pelas das classes dominadas. Sua proposta pedaggica defende um currculo que reproduza na escola, para as crianas das classes dominadas, as condies que apenas as crianas das classes dominantes possuem na famlia. A exposio do pensamento crtico acerca das teorias tradicionais do currculo, apresentada no referido texto, de extrema importncia para que se possa perceber as ideologias que esto implcitas no contexto escolar, as quais direto ou indiretamente, so repassadas por meio do currculo escolar. No entanto, no basta apenas perceber e compreender, preciso assumir-se tambm uma postura crtica-reflexiva, em relao a tudo que apresentado nas teorias de currculos, no no sentido de desmerecer uma em razo da outra, mas, para que se possa entender as ideologias que cada concepo traz consigo. Alm disso, se faz necessrio formular um pensamento prprio sobre o currculo escolar e os processos que continuam influenciando na sua elaborao e execuo. Possivelmente, dessa forma, contribua para prticas educativas mais humanas e mais emancipatrias. Nesse sentido, a escola no tem a funo de apenas reproduzir ideologias - como afirma Althusser (1983) mas, ser espao que favorea o desencadeamento de resistncias por partes dos sujeitos envolvidos no processo educativo, em relao s prticas que lhes so impostas, por meio do currculo escolar. O texto trs informaes relevantes a respeito das teorias tradicionais e crticas do currculo, mostrando os aspectos que influenciaram e continuam influenciando em sua construo ao longo da histria. Frente a estas e outras questes, compreende-se que de extrema importncia leitura do livro na ntegra, de Tomaz Tadeu da Silva, intitulado Documentos de Identidade: uma introduo as teorias de currculo, para que voc leitor conhea melhor outras concepes acerca do currculo escolar, e assim, possa formular melhor seu pensamento a respeito de como deve ser elaborado o currculo para a educao infantil.

You might also like