You are on page 1of 2

larger

smaller

reset

Artigos

Artigos

MENU Home Objetivo Artigos Bate-Folha Sacerdotes Divindades Dicionrio Cantigas de Minkisi Vdeos Direitos Autorais Fale Conosco GALERIA DE FOTOS

Smbolos Divinatrios de Angola - Prefcio


Artigos
Escrito por Cobantu

pesquisar...

ENQUETE O que voc achou do novo Site Excelente timo Bom Rum Votar Resultados VISITANTES ONLINE Ns temos 19 visitantes online MAIS VISITADOS Dijina O Simbolismo Africano Curandeirismo dos Bakongo Sobre a Mulher LundaQuioca Os Bantus LTIMAS PUBLICAES Dicionrio Portugus Kikongo Os Bantus Relao de Descendentes Uafu Z-Kuiza Smbolos Divinatrios de Angola - Prefcio

Este estudo sobre o cesto divinatrio dos Cokwe uma pesquisa original sob diversos pontos de vista, e resulta de um trabalho constante que vai de 1971 a 1978. Alternando a pesquisa museolgica e bibliogrfica com o trabalho de campo, o autor pde obter um mnimo de informaes sobre cada um dos numerosos smbolos que manipula o adivinho cokwe. Alm disso, e sendo isto um complemento necessrio, esclarecemos o contexto ritual dessa prtica que decorre de uma iniciao especial, o que no o caso para outras tcnicas menos elaboradas. Inspirando-se na metodologia do professor L. de Heusch, o autor quis ver alm da fronteira tnica, aproximando com o maior cuidado os elementos relativos mesma prtica de adivinhao em outras etnias. Os estudos sobre o simbolismo j so numerosos, e repensar o simbolismo est mesmo em voga. Mas os trabalhos que estudam todos os objetos utilizados pelas dioferentes tcnicas ainda so raros; provavelmente, a maioria desses objetos no tem nada de particularmente artstico, mas a reflexo sobre a gnese de um smbolo teria certamente muito a ganhar com a generalizao deste trabalho preliminar. A anlise aoresentada aqui sobre os smbolos utilizados pelo adivinho cokwe um passo dado nessa direo. Este trabalho no teria sido possvel sem a ajuda de diversas personalidades e instituies que gostaria de agradecer. Essa ajuda vai da colaborao direta com o trabalho de investigao at a simples palabra de encorajamento, passando por trocas dos mais diversos pontos de vista. Eu queria, antes de tudo, render homenagem afeio manifestada pelo Prof. A. Maesen por este tipo de pesquisa desde o primeiro contato. Alm de sua ajuda no que concerne aos problemas de interpretao das colees africanas, o Prof. Maesen forneceu-me numerosas informaes pacientemente pesquisadas em suas numerosas notas de trabalho de campo, e que foram com freqncia importantes, seja para tirar uma dvida seja para forncer um ponto de partida para os aprofundamentos ulteriores. O Prof. Luc de Heusch tambm exerceu um papel importante durante toda a durao deste pesquisa, sobretudo no que concerne aos aspectos tericos; sua influncia tambm se manifesta pelas mltiplas referncias a seu livro Le roi ivre ou lorigine de lEtat (O rei bbado ou a origem do Estado).

Conhea a comunidade oficial da COBANTU no Orkut.

M. L. Bastin, prestando durante vrios anos uma ateno particular a tudo o que poderia enriquecer minhas pesquisas, forneceu-me numerosas informaes muito interessantes; a ela e a seu marido, A. Enes Ramos, que devo tambm uma parte da documentao fotogrfica. Os contatos com pesquisadores de diferentes domnios da antropologia africana foram tambm um fator de encorajamento importante para a continuao deste trabalho; eu queria destacar ainda, pelo interesse e auxlio a minhas pesquisas: - Prof. A. Doutreloux, Laboratoire dAnthropologie Sociale eu Culturelle (Louvain); - Prof. Michel Cartry, cole Pratique des Hautes tudes, V section, (Sorbonne); - Prof. Antnio de Almeida, Centro de Estudos de Antropobiologia, (Lisboa); - Prof. Manuel Viegas Guerreiro, Instituto de Estudos Africanos; - Os africanistas: J. C. Miller, C. Lopes Cardoso, A. Hauenstein, A. G. Mesquitela Lima e L. de Sousberghe. Queria render homenagem memria do Prof. A. Jorge Dias e agradecer as pessoas de sua equipe., M. Dias, E. Veiga de Oliveira, B. Pereira e A. Carreira, do Museu de Etnologia de Lisboa, que sustentaram o princpio deste trabalho. A obteno da documentao fotogrfica no teria sido possvel sem a colaborao de vrias pessoas: - B. Pereira (Museu de Etnologia, Lisboa); - J. Pedro (Museu de Dundo, Angola); - C. Barata e J. Vitorino (Museu e Laboratrio de Antropologia, Coimbra); - A. Enes Ramos (Col. Sousberghe e Col. Simpson); - J. Luder (Museu de Etnologia, Neuchtel), e ainda os servios dos laboratrios de fotografia do Museu Real da frica Central (Tervuren) e do Museu do Homem (Paris). Devo as ilustraes grficas a F. Galhano (Museu de Etnologia, Lisboa), C. Barata e J. Vitorino (Museu e Laboratrio de Antropologia, Coimbra). Queria destacar ainda os nomes de M. Isilda Figueiras, que organizou o lxico dos termos vernaculares, L. Polak, C. Marlaire, S. Gauthier-Varennes, D. Faucaut-Dinis e C. Najar, que corrigiram o texto francs com muita dedicao, A. Loureno que pacientemente o datilografou, e I. Loureno que corrigiu os ensaios.

converted by Web2PDFConvert.com

Eu evocaria enfim, e com uma emoo particular, os diferentes informantes e intrpretes cokwe Sakungu, Mwafima, Riasendala, Hamumona, Mwasefu e Mwacimbau, cuja solicitude tornou possvel a realizao deste trabalho. O estgio em Tervuren e os estudos em Bruxelas foram possveis graas a uma bolsa de estudo do Ministrio Belga da Cultura Francesa, atribuda no quadro de intercmbio cultural luso-belga (dois anos), e depois pelo Instituo de Alta Cultura (Lisboa). Para o trabalho de campo, fui beneficiado pela colaborao do Museu de Dundo (Companhia dos Diamantes de Angola), sendo diretor dos Servios Culturais o Dr. C. Lopes Cardoso, sob a administrao do engenheiro Paiva Neto. O estgio no Museu de Etnologia de Lisboa foi-me facilitado pelo apoio do prof. Jos de Barros Neves, ento diretor do Museu e Laboratrio de Antropologia da Universidade de Coimbra. Coimbra, 25 de Setembro de 1978.

Smbolos Divinatrios de Angola


INTRODUO

Smbolos Divinatrios de Angola


O ADIVINHO E SEU CESTO

Smbolos Divinatrios de Angola


O CONTEDO DO CESTO DIVINATRIO

< Anterior

Prximo >

converted by Web2PDFConvert.com

You might also like