You are on page 1of 53

1

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA UNEB DEPARTAMENTO DE EDUCAO CAMPUS II ALAGOINHAS COLEGIADO DO CURSO DE EDUCAO FSICA

POLTICAS PBLICAS PARA O ESPORTE E LAZER EM UBARA/BA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA GESTO NO PERODO DE 2009 A 2011

ANA ISA DE JESUS BASTOS

ALAGOINHAS-BA 2012

ANA ISA DE JESUS BASTOS

POLTICAS PBLICAS PARA O ESPORTE E LAZER EM UBARA/BA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA GESTO ESPORTIVA NO PERODO DE 2009 A 2011

Monografia apresentada ao Curso de Licenciatura em Educao Fsica da Universidade do Estado da Bahia Campus II como requisito para obteno do ttulo de graduao em Educao Fsica. Orientador: Prof. Dr. Luiz Carlos Rocha.

ALAGOINHAS-BA 2012

Dedico esse trabalho as pessoas sem as quais no teria chegado at aqui, meus pais Antnio Bastos Bispo e Maria de Jesus Bastos. O apoio, confiana, carinho, cuidado e amor foram os responsveis dessa conquista. Amo vocs e obrigada por tudo!

Agradecimentos

Esta pesquisa resultado de uma jornada de estudos, onde muitas pessoas se fazem e, fizeram presente. A fim de evitar injustias, quero agradecer com antecipao a todos que de alguma maneira esteve presente na minha vida contribuindo na minha formao como pessoa.

Em primeiro lugar quero agradecer ao meu Senhor Deus por se fazer presente na minha vida, a ponto de iluminar cada passo meu e, tambm, por ter me concedido foras, sabedoria e determinao para enfrentar os obstculos que apareceram durante esta jornada.

Aos meus pais, Antonio (Sereia) e Maria pela dedicao e carinho que sempre tiveram comigo e meus irmos, nos mostrando sempre como ser justo; tenho muito orgulho de t-los como pai e me. Meu eterno agradecimento por tudo que fizeram e por sempre me incentivar na realizao dos meus objetivos.

Aos meus irmos Ana Rita, Antnio Carlos, Ana Lcia, Ana Lvia e Edna pelo incentivo e carinho que me deram, estando sempre dispostos a me ajudar nos momentos que mais precisei, e assim, contribuindo na finalizao desta etapa da minha vida. A famlia Reis que me adotou como um dos membros e sempre me deu carinho e fora nessa caminhada. Em especial a Maria Cristina Reis carinhosamente Cris, por todos os conselhos, amizade e ensinamentos para uma vida toda. E a Silas que me proporcionou conhecer esta famlia e me fez perceber que tudo na vida acontece no momento certo, obrigada meu preto. Ao professor Luiz Carlos Rocha, meu orientador, por seu apoio, compreenso, incentivo, pelas contribuies tericas e por todo conhecimento compartilhado na realizao desta pesquisa.

Aos professores da UNEB do curso de Educao Fsica, em especial ao carinhoso Bira, Alan, Martha e Viviane, pela amizade, pacincia, dedicao e ensinamentos oportunizados nesse perodo de convivncia; onde cada um de maneira especial contribuiu para a minha formao acadmica e certamente para a realizao desta pesquisa.

As meninas da secretaria, Dejane e Monalisa, por sempre estarem a disposio para ajudar e pelos momentos de descontrao que tivemos juntas. Tambm ao pessoal da limpeza e segurana do campus II. Aos amigos que conquistei Eliana miga e aos demais durante o curso, Daiane, Alan, Diego, Cntia, Edvan, Helaine, Isis, Beto, em especial a Alani e Nildo, meu muito obrigada, pela sincera e verdadeira amizade que construmos neste perodo. Seja nos grupos de estudo, seja nas aulas ou at mesmo nos momentos de descontrao cada um de vocs contribuiu de um jeito especial, pois sem vocs esse momento no seria to agradvel. Ao meu amigo de todas as horas Alessandro de Souza, que esteve sempre presente nesta caminhada me dando foras e me apoiando nos momentos difceis e alegres. Voc faz parte da minha vida eternamente, obrigada por estar do meu lado quando mais precisei.

Finalizando, agradeo a todos que de alguma maneira se fez e faz presente na minha vida, e consequentemente contribuindo para este momento to especial.

Quanto vale um homem e sua dignidade Quanto custa sua cultura, esporte e lazer Quanto pagam por sua privacidade Na mdia sua arte exposta pra vender Quanto dinheiro voc vale Quando s vale o que se tem Qual seu valor nessa sociedade Quando s vale o que se tem... Seu Preo (O Cabea Chata)

RESUMO

A pesquisa investigou as polticas pblicas para o esporte e lazer em Ubara, buscando identificar e refletir os desafios e possibilidades enfrentados pela gesto municipal no perodo de 2009 a 2011 para a implementao de tais polticas. O mtodo utilizado foi o estudo de caso e o tipo de pesquisa foi qualitativa. Foi analisado o modelo de gesto buscando compreender como ocorre a participao social na produo esportiva e de lazer considerando as concepes das polticas pblicas e suas implicaes sociais. Buscando uma maior aproximao com o objeto de pesquisa foi essencial refletir as contribuies do processo histrico para a poltica de esporte e lazer em Ubara, perpassando por aspectos que evidenciam a poltica de financiamento no municpio. A disponibilidade de espaos e equipamentos que favoream o esporte e lazer constituiu um parmetro fundamental no qual refletimos a acessibilidade da comunidade. Assim, na tentativa de no parecer simples e simplificadora, procuramos ponderar, a partir da categoria excluso social, se essas medidas adotadas pela gesto municipal so de fato democrticas ou apenas compensatrias, a fim de avaliar politicamente as possibilidades de construo de polticas pblicas de esporte e lazer para emancipao das classes populares. Palavras-Chave: polticas pblicas, esporte, lazer, gesto.

ABSTRACT The survey measured public policy for sport and leisure Ubara, seeking to identify and reflect the challenges and opportunities faced by the municipal administration in the period 2009 to 2011 for the implementation of such policies. The method used was the case study and the type of research was qualitative. We analyzed the management model is trying to understand how social participation in the production of sports and leisure considering the views of public policy and social implications. Seeking a closer relationship with the object of research was essential to reflect the contributions of the historical process for the sport and leisure policy in Ubara, passing by points that highlight the funding policy in the city. The availability of space and equipment to promote the sport and leisure was an important parameter in which we reflect the accessibility of the community. Thus, in an attempt not to seem simple and simplifying, we consider, from the category exclusion if such measures adopted by the municipal administration are indeed democratic or just compensation, in order to assess the possibilities of political construction of public sports policy and recreation for the emancipation of the working classes.

Keywords: public policy, sport, leisure management.

LISTA DE SIGLAS

SUDESB - Superintendncia dos Desportos do Estado da Bahia. IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica. IDH-M - ndice de Desenvolvimento Humano Municipal SETRE - Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte. VOB - Vila Olmpica da Bahia. UNESCO - Organizao das Naes Unidas para Educao, Cincia e a Cultura. ODM - Objetivos de Desenvolvimentos do Milnio. EAU - Estados Unidos da Amrica.

10

LISTA DE FOTOGRAFIAS

Foto 1- Viso da cidade de Ubara. Capa. Foto 2- Espao que era cedido para circos, parques e agora ser um campo de futebol. 30 Foto3- Quadra Polivalente Edison de Oliveira Almeida Foto 4- Ginsio de Esportes em construo. Foto 5- Campo de futebol Foto 6- Ginsio de Esportes Foto 7- Praa Foto 8- Praa 31 31 32 32 33 33

11

LISTA DE QUADROS

Tabela 1- Populao de Ubara em 2010 (IBGE) Grfico 1- Proporo de moradores segundo a condio de ocupao - 1991/2010 Grfico 2- Proporo de moradores abaixo da linha da pobreza e indigncia 2010 Tabela 2 Oramento Financeiro de Ubara para o Esporte e Lazer Tabela 3 Atividades faixa etria dos envolvidos

23
24 25 35 38

12

SUMRIO

1. INTRODUO 2. POLTICAS PBLICAS PARA O ESPORTE E LAZER: CONTEXTO NACIONAL E BAIANO. 2.1. As Polticas Pblicas e suas implicaes sociais 2.2. Esporte e Lazer na conjuntura nacional e baiana: interaes com o espao local 3. CONTRIBUIES DO PROCESSO HISTRICO PARA A POLTICA DE ESPORTE E LAZER EM UBARA. 4. CONSTRUNDO O PERCURSO METODOLGICO 5. RESSALVAS, DEPOIMENTO E DADOS. 5.1. Espaos e Equipamentos: Breve Relato 5.2. Formulao de polticas pblicas e a garantia da participao popular. 5.3. Financiamento e as polticas de espaos e equipamentos

13 15

16 18

22

27 30 30 34 35

6. CONSIDERAES FINAIS REFERNCIAS APNDICE ANEXOS

41 44

13

1. INTRODUO

A aproximao com os estudos do Ordenamento Legal e das Polticas Pblicas de Esporte e Lazer se deu durante o componente de mesmo nome por qual passamos na formao superior inicial do curso de Licenciatura em Educao Fsica da UNEB Campos II Alagoinhas. A passagem pelo componente citado possibilitou refletir sobre tais polticas na cidade de Ubara-Ba. Atravs da busca de trabalhos referentes s polticas pblicas de esporte e lazer na cidade, verificou-se uma carncia de estudos nessa rea, partindo dessa premissa surge o interesse em pesquisar o atual cenrio das polticas pblicas de esporte e lazer no municpio. Essa inquietao percebida na comunicao com outros representantes da sociedade civil ubairense durante parte significativa do tempo em que residi na cidade. Aps um aprofundamento terico ao qual fomos submetidos no ensino superior em Educao Fsica, essa inquietao se amplia fazendo com que se expanda o desejo de intervir nesta realidade previamente diagnosticada, a fim de contrubuir para avanos significativos nessa questo. Assim como todo o estudo que concerne ao Ordenamento Legal e as Pliticas Pblicas de Esporte e Lazer no Brasil nossa proposta se fundamenta inicialmente na Constituio Federativa de 1988, que apresenta o esporte e lazer como direito social. Partindo desse respaldo legal propomos este estudo que foca as polticas pblicas de esporte e lazer no municipio de Ubara. O municpio de Ubara, situado no Territrio de Identidade do Vale do Jiquiria1 no semirido baiano, possui uma populao de 19.750 habitantes, conforme o ltimo censo do IBGE em 2010. A renda da cidade gira em torno da agricultura familiar, comrcio local e outros servios. Considerando essas caracteristicas o objetivo analisar, atravs de estudo de caso, como foram constitudas e implementadas as polticas pblicas de esporte e lazer no municpio de Ubara/Bahia, no perodo de 2009 a 2011. Tendo como

O Programa Territrios de Identidade na Bahia foi institudo a partir do Decreto 12.354 de 25 de agosto de 2010, do Governo do Estado da Bahia que considera Territrios de Identidade o agrupamento identitrio municipal formado de acordo com critrios sociais, culturais, econmicos, geogrficos e reconhecido pela sua populao como o espao historicamente construdo ao qual pertence, com identidade que amplia as possibilidades de coeso social e territorial. Atualmente o Territrio do Vale do Jiquiri, possui em sua composio vinte municpios, entre eles Ubara.

14

proposta constatar a poltica de esporte e lazer, as implicaes para a implementao de tais polticas no municpio. No primeiro captulo temos como finalidade compreender as concepes de polticas pblicas e suas implicaes sociais. Dando continuidade apresentamos um subcaptulo que aborda o esporte e lazer na conjuntura nacional e baiana e suas interaes com o espao local. No captulo seguinte faremos uma abordagem das contribuies do processo histrico para a poltica de esporte e lazer em Ubara, valendo-se de informaes do Dirio Oficial do Municpio, Plano Municipal de Educao de Ubara-Ba e IBGE, que daro aporte para compreender o contexto no municpio. Na sequncia, descrevemos o percurso metodolgico, traado para se alcanar os objetivos propostos no trabalho. Apresentamos o mtodo utilizado, os procedimentos metodolgicos para a coleta e a anlise de dados e diretrizes adotadas pela pesquisa. No quinto captulo teremos as ressalvas, depoimentos e dados, onde abarcam os levantamentos de dados, as observaes dos espaos e equipamentos de esporte e lazer e a anlise de dados da entrevista com o Secretrio Municipal de Cultura, Esporte, Lazer, Turismo e Meio Ambiente de Ubara-Ba, que responde pelo setor. Apresentamos as consideraes finais e as referncias, tendo por base o olhar dos tericos sobre a temtica e as informaes obtidas durante o processo de estudo.

15

2. POLTICAS PBLICAS PARA O ESPORTE E LAZER: CONTEXTO NACIONAL E BAIANO

O presente captulo trata da discusso conceitual sobre polticas pblicas de esporte e lazer e busca estabelecer relaes entre os aspectos conceituais e seus desdobramentos na realidade do municpio de Ubara. Os estudos concernentes as polticas pblicas de esporte e lazer no Brasil encontram-se em evidncia, principalmente no mbito governamental sobretudo aps a conquista da organizao dos Jogos Mundiais Militares (2011), Copa das Confederaes (2013), Copa do Mundo de Futebol (2014) e os Jogos Olmpicos e Para-Olmpicos em 2016. Acompanhando os expressivos eventos esportivos que se realizaro no pas, tericos da rea de educao fsica, sociologia e de outras, com forte influncia nas cincias sociais, tm se debruado em estudos que discutem alternativas para que o Brasil possa ter um legado significativo nos vrios setores da sociedade aps a realizao dos acontecimentos esportivos. Alguns estudos afirmam que para que isso possa ocorrer, necessria a participao da sociedade civil na construo das politicas pblicas destinadas a esse fim. Um avano nesse processo foi a concretizao das Conferncias Municipais, Estaduais e Nacional de Esporte e Lazer, que visaram estreitar a relao entre poder pblico e sociedade, bem como, buscar meios que assegurem polticas pblicas adequadas que permitam ao cidado o acesso ao esporte e lazer, enquanto direitos garantidos na Constituio Federal de 1988. O contexto baiano apresenta uma conjuntura poltica para o esporte e lazer, contudo as diretrizes estabelecidas no contemplam ainda uma parcela considervel dos municpios. Neste sentido, ser necessrio compreendermos, no primeiro momento algumas reflexes tericas em torno das polticas pblicas; em seguida, como esto contextualizadas a partir da realidade nacional e baiana, partindo ento, para os impactos na conjuntura local que compreende a esfera municipal.

16

2.1.

As Polticas Pblicas e suas implicaes sociais

Para adentrarmos na discusso sobre Polticas Pblicas se faz necessrio entender sua origem e seus desdobramentos no contexto contemporneo. Enquanto rea de conhecimento e disciplina acadmica ela nasce nos Estados Unidos. Para Souza (2006, p.22):
na Europa, a rea de poltica pblica vai surgir como um desdobramento dos trabalhos baseados em teorias explicativas sobre o papel do Estado e de uma das mais importantes instituies do Estado - o governo -, produtor, por excelncia, de polticas pblicas. Nos EUA, ao contrrio, a rea surge no mundo acadmico sem estabelecer relaes com as bases tericas sobre o papel do Estado, passando direto para a nfase nos estudos sobre a ao dos governos.

De acordo com Souza ( 2006, p.24) no existe uma nica, nem melhor, definio sobre o que seja poltica pblica . Nesse sentido, iremos abordar algumas definies que buscam conceituar esta categoria de base, concebendo as polticas pblicas enquanto princpios norteadores para a relao entre poder pblico e sociedade. Segundo Teixeira (2002, p. 2) para serem pblicas, preciso considerar a quem se destinam os resultados ou benefcios, e se o seu processo de elaborao submetido ao debate pblico. Nesse contexto, percebi-se que todas as esferas do ser social so atravessadas pela poltica. (COUTINHO apud AREIAS e BORGES 2011, p. 576). Assim, percebemos que a poltica pblica uma ao que deve ser construda e desenvolvida tendo como base de sustentao e insero a participao popular. A colocao se respalda na perspectiva da poltica como um espao privilegiado de comunicao constante entre estado e sociedade civil, pois quando a poltica pensada e desenvolvida sem levar em considerao os anseios, as propostas e as carncias da populao, ela se distancia das demandas sociais e acaba por se configurar como uma poltica de governo. Cabe ressaltar, que a poltica de governo aqui entendida como uma ao verticalizada, ou seja, de cima para baixo sem interao mtua entre os diferentes atores no processo de construo das politicas pblicas. De acordo com Menicucci (2006, p. 141):
uma poltica pblica diz respeito ao das autoridades pblicas na sociedade, referindo-se quilo que os governos produzem, para alcanar determinados resultados, atravs de alguns meios. Nessa concepo

17

polticas pblicas remetem a um conjunto de decises e um conjunto de aes para implementar aquelas decises.

Marcellino (2001), ainda afirma que as polticas devem se constituir como aes planejadas e executadas de forma coletiva pelos diversos setores da administrao pblica, com participao das instituies representativas da sociedade. Segundo Dallari apud Oliveira (2009, p. 46), um sitema poltico s pode ser democrtico se as decises so tomadas com liberdade, respeitando a vontade da maioria. Significa dizer que sempre, em toda e qualquer hiptese, as polticas que beneficiem a maioria das pessoas devem ser consideradas como prioridade ante aes que beneficiem pequenos grupos. Conforme Pateman apud Areias e Borges (2011, p. 578), a teoria da democracia participativa defende que a experincia de participao desenvolve e forja a personalidade democrtica, isso quer dizer que quanto mais se cria a cultura da participao, mais preparados os indivduos estaro para tomar decises e contribuir na construo da sociedade. Pode-se dizer ainda, que as polticas pblicas so atuaes efetivas do Estado em prol da sociedade nos mbitos federal, estadual e municipal. De acordo com Cunha e Cunha apud Ahlert (2003, p. 130),
as polticas pblicas tm sido criadas como resposta do Estado s demandas que emergem da sociedade e do seu prprio interior, sendo a expresso do compromisso pblico de atuao numa determinada rea em longo prazo.

Nesse contexto, a poltica pblica passa a tratar em leis, bens e servios sociais que visam dar um retorno as demandas igualitrias.
[...] O termo pblico, associado poltica, no uma referncia exclusiva ao Estado, como muitos pensam, mas sim coisa pblica, ou seja, de todos, sob a gide de uma mesma lei e o apoio de uma comunidade de interesses. Portanto, embora as polticas pblicas sejam reguladas e frequentemente providas pelo Estado, elas tambm englobam preferncias, escolhas e decises privadas podendo e devendo ser controladas pelos cidados. A poltica pblica expressa, assim, a converso de decises privadas em decises e aes pblicas, que afetam a todos. (PEREIRA, apud ROCHA, 2003, p.23).

Diante do exposto, as polticas pblicas devem interferir no processo de descentralizao das aes, sobretudo no nvel local, construindo propostas articuladas que busquem o desenvolvimento integrado e sustentvel da populao.

18

Contudo, apesar do discurso terico que concebe a plenitude da Poltica Pblica mediante a participao e beneficiamento da sociedade, sobretudo das classes em situao de vulnerabilidade social, baseado na concretude da democracia, necessrio salientar que esses ideais no vm correspondendo prtica gestora estabelecida no cotidiano, uma vez que ainda limitado os espaos de participao e quando concebidos esto controlados por aqueles que concentram os interesses governamentais. A sociedade no compreendeu ainda o poder que tem e continua submissa aos desmandos daqueles que dizem represent-la. Esse desafio continua sendo um obstculo a ser enfrentado e que vem se arrastando ao longo da histria. No entanto, acreditamos que a gesto local, ou seja, das cidades, podem e devem constituir o lugar privilegiado da experimentao poltica medida que ajustarem o processo da democracia representativa (prefeitos, vereadores, secretrios) com os movimentos democrticos diretos de carter voluntrio.

2.2. Esporte e Lazer na conjuntura nacional e baiana: interaes com o espao local Na histria poltica brasileira a dcada de 1940 marca as primeiras influncias do estado no esporte, segundo Starepravo e Jnior (2009, p. 3), a partir de mecanismos legais (especialmente da Lei 3.199/41) 2, o poder pblico passa a reconhecer e controlar as manifestaes do esporte no interior da sociedade brasileira. Segundo Mezzadri apud Starepravo e Jnior (2009, p. 3-4), desde ento, o Estado brasileiro passou a intervir na rea do esporte, prioritariamente nas manifestaes esportivas de alto rendimento, organizao de campeonatos e preparao de selees nacionais para representao do pas.

Em 1941, quando o mundo estava em plena Segunda Guerra mundial e o Brasil submetido a um regime ditatorial foi promulgado o Decreto-lei n 3199/41 objetivando o controle, pelo Estado, das atividades desportivas, com o intuito de promov-las e dar-lhes condies de progresso. Na verdade, a real inteno era a necessidade poltica de vigiar as associaes desportivas de modo a inibir as atividades contrrias segurana, tanto do ponto de vista interno, como externo.

19

Em paralelo a condio esportiva, no mbito do lazer, de acordo com Peres e Melo (2009, p. 67), o contexto foi inserido em meados da dcada de 70 associado sade. Ainda, segundo os autores, a partir dessa poca que podemos identificar um crescimento de inici ativas como as campanhas mexa-se e Movimento Esporte para todos, projetos esses j articulados com os princpios e eixos norteadores da nova perspectiva3 com o objetivo de promoo de sade, dessa forma, associou-se esses eventos as prticas de lazer na perspectiva da construo e adoo de valores, hbitos e normas. A partir da Constituio de 1988, o Esporte e Lazer, passaram a constituir direitos de todos os cidados brasileiros. As Constituies Estaduais e Leis Orgnicas Municipais, tambm, utilizaram do amparo legal da Unio e garantiram estes aspectos em suas legislaes (MARCELLINO, 2001). Entretanto, o direito constitucional contrasta com a realidade, revelando a ausncia do poder pblico e dos investimentos em polticas de esporte e lazer, principalmente, na esfera municipal. Alm disso, a incorporao do esporte e lazer como direito do cidado pressupe a participao da sociedade nas aes pblicas, porm so limitadas as iniciativas que concebam a interao do cidado no controle das aes. Quando esse fato passar a ocorrer na prtica, poderemos enxergar o fortalecimento da democracia. Com isso, necessrio considerar o que afirma Bourdieu (2004, p. 163) quanto necessidade do exerccio da democracia participativa:
Toda a anlise da luta poltica deve ter como fundamento as determinantes econmicas e sociais da diviso do trabalho poltico, para no ser levada a naturalizar os mecanismos sociais que produzem e reproduzem a separao entre os agentes politicamente ativos e os agentes politicamente passivos e a construir em leis eternas as regularidades histricas vlidas nos limites de um estado determinado da estrutura da distribuio do capital.

O autor enfatiza a necessidade da compreenso do sistema poltico, considerando a diviso de trabalho e a distribuio do capital. Dessa forma, os polticos e gestores correspondem aos agentes politicamente ativos e a populao aos agentes passivos que os elegeram. Essa situao submete o debate da diviso

Esse processo estava articulado com outras mudanas propostas por organismos internacionais como, por exemplo, as da Unesco no que se refere, principalmente, aos direitos humanos e educao.

20

desigual de poder que historicamente foi construdo e admitido pela prpria sociedade. Esse requisito foi abordado, uma vez que a concepo de polticas pblicas perpassa pela diviso de poder, alm disso, Botelho (2007, p.113) considera que:
Uma poltica pblica se formula a partir de um diagnstico de uma realidade, o que permite a identificao de seus problemas e necessidades. Tendo como meta a soluo destes problemas e o desenvolvimento do setor sobre o qual se deseja atuar cabe ento o planejamento das etapas que permitiro que a interveno seja eficaz, no sentido de alterar o quadro atual. Para ser consequente, ela deve prever meios de avaliar seus resultados de forma a permitir a correo de rumos e de se atualizar permanentemente.

O diagnstico da realidade o passo inicial que a autora sugere buscando identificar problemas e necessidades para, dessa forma, promover as intervenes pautadas em um planejamento eficaz que permita a avaliao do processo. Contudo, os gestores pblicos, inicialmente, devem estar sensveis a escuta. Essa escuta deve ocorrer com a finalidade de garantir o planejamento e a concepo das polticas pblicas nas respectivas reas. So escassas as iniciativas democrticas no pas que permitem a participao da comunidade na elaborao das polticas pblicas para o esporte e lazer. At mesmo porque as instncias colegiadas (conselhos de esporte e lazer) e espaos democrticos de participao e escuta das demandas sociais

(conferncias, fruns, dentre outros) so insuficientes. Para Linhales (2001, p.30),


No seria sensato imaginar que os tradicionais sistemas tticos que barganham votos distribuindo jogos de camisa e construindo alambrados para campos de futebol sejam coisas do passado. Eles esto mais renovados do que nunca. Com frequncia, assumem ares de modernizao, quando a divulgao de aes relativas gesto de polticas para o setor vem acompanhada de informaes tcnicas que reduzem a avaliao de tais aes aos clculos da relao custo-benefcio.

De acordo com a autora a poltica de balco, clientelista que utiliza a barganha eleitoral como instrumento de uma prtica autoritria, prevalece na atualidade com ares de modernizao, impedindo a edificao da democracia. Em meio ao autoritarismo da gesto imposta pelo poder pblico, Linhales (2001, p.33) esclarece ainda a legitimidade da prtica esportiva que vem se constituindo como uma prtica social capaz de penetrar diferentes estruturas e segmentos que compe m as sociedades contemporneas.

21

Nesse sentido, possvel conceber que, paulatinamente, a cultura democrtica vem avanando, estabelecendo um processo de aprofundamento e reflexo dos direitos e deveres do cidado, associados a um novo perfil de Estado. Na ltima dcada, o Governo Federal vm adquirindo uma nova postura poltica quanto ao esporte e lazer. A relevncia dos avanos na gesto democrtica com participao e controle social registrados nas Conferncias Nacional de Esporte e que resultaram nas diretrizes para a consolidao da Poltica Nacional de Esporte e Lazer, bem como a reestruturao do Conselho Nacional do Esporte, a aprovao do Estatuto do Torcedor, a regulamentao da Lei Agnelo/Piva, a criao do Bolsa Atleta, os Projetos de Lei como a Timemania e a Lei de Incentivo ao Esporte demonstram a vitalidade do mais novo Ministrio. Contudo, so os programas sociais a exemplo do Segundo Tempo e o Esporte e Lazer da Cidade que apresentam maiores possibilidades de ampliao da oferta de atividades esportivas e de lazer nos municpios, combatendo a discriminao e promovendo a incluso social e qualidade de vida para os cidados. O municpio de Ubara no est contemplado dentre os programas federais elencados, segundo o levantamento de dados, o que demonstra ainda o distanciamento local da esfera federal. No Estado da Bahia, em 1983, as polticas pblicas de esporte e lazer eram geridas pela Vila Olmpica da Bahia (VOB)4. Nesse mesmo ano a Lei Delegada n 37 de 14 de maro cria a Superintendncia dos Desportos do Estado da Bahia que regulamentada pelas Leis subsequentes n 4.697 (15/07/1987), 6.074 (22/05/1991) e 9.424 (27/01/2005). A superintendncia uma autarquia vinculada Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE) e mantm a mesma estrutura at os dias atuais. Segundo o site da SUDESB, a superintendncia tem como objetivo para o fomento do desporto, recreao e lazer da Bahia a seguinte funo:
orienta, prepara, difunde e supervisiona a prtica do desporto; planeja e executa a busca sistemtica de talentos e fomenta sua formao; coordena, supervisiona e subvenciona as entidades desportivas atuantes no Estado; promove a administrao e manuteno da Vila Olmpica da Bahia, bem como dos demais equipamentos esportivos e de lazer do Estado; promove o desporto e a construo de equipamentos esportivos, recreativos e culturais de interesse comunitrio; apoia, tcnica e financeiramente, o esporte amador; promove a realizao de competies esportivas; promove a cobrana, do que lhe for devido, pelo uso ou utilizao das unidades e
4

Autarquia criada em 1970 durante o governo de Luiz Viana Filho e vinculada Secretaria de Educao e Cultura da Bahia.

22

instalaes esportivas; executa obras de interesse social em decorrncia da celebrao de convnios, acordos ou ajustes, alm exercer outras atividades que visem consecuo de sua finalidade de desenvolvimento do esporte e do lazer em todo o Estado.

Essa estrutura formalmente se mantm at os dias atuais, porm, as diretrizes propostas no atendem a uma grande camada dos municpios baianos, entre eles Ubara. importante salientar que no municpio que a populao vive e nele que toda e qualquer forma de poltica, de aes governamentais, interfere diretamente. necessrio intensificar o dilogo do Estado e sociedade civil, para que a partir desta coparticipao ambivalente sejam pensadas e implementadas as polticas pblicas de esporte e lazer.

3. CONTRIBUIES DO PROCESSO HISTRICO PARA A POLTICA DE ESPORTE E LAZER EM UBARA


Ubara, tu s triunfante E tens uma vista elegante, s tu, Ubara querida, Hospitaleira e amiga, Cidade que tem o seu valor... s tu, Ubara querida Hospitaleira e amiga, Cidade do meu Brasil.5

O contexto histrico em que est situado o municpio de Ubara destaca inicialmente a ocupao dos ndios Mongis e dos colonizadores, responsveis em conquistar os indigenas que viviam s margens do Rio Jiquiri, tendo em vista a posse das terras.
Em 30 de junho de 1891, a sede municipal conquistou o foro de cidade passando a ser chamada de Areia, limitando-se ao norte com o municpio de Maracs; ao sul, com Jequi, ao leste, com Jiquiri; ao oeste, com Amargosa. Posteriormente, por Decreto Estadual n 141, de 31 de dezembro de 1943, o municpio recebeu um outro nome, Ubara, que, em tupi guarani, significa mel de pau6.

Com um histrico que apresenta alternncia em momentos de prosperidade econmica, com aspectos positivos no campo social e cultural, e por perodos de declnio e crise, conduzindo ao agravamento da qualidade de vida de uma

considervel parcela da populao, Ubara traz ainda em sua histria a inoperncia


5 6

Cf. Vicente Pompilio Santana. Voc vai ver, Saudade! Salvador: Empresa Grfica. Extrado do Plano Municipal de Educao (2001, p. 12)

23

de alguns gestores polticos, que no asseguraram a formulao e implementao de polticas pblicas que evitassem a deteriorizao progressiva das condies socioeconmicas do municpio. Situada no Territrio de Identidade do Vale do Jiquiri, Ubara fica a 270 km de Salvador, com acesso atravs de rodovias asfaltadas - BA-420, interligado BR101 e BR-116. Segundo o IBGE de 2010, o ndice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M) de 0,6247, o que constitui um baixo ndice quando comparado a outros municpios baianos do mesmo porte. De acordo com o ltimo Censo do IBGE, em 2010, a populao est constituda por 19.750 habitantes. Sendo que esse total corresponde:
Tabela 1 Populao de Ubara em 2010 (IBGE) FAIXA ETRIA 0 a 4 anos 5 a 9 anos 10 a 14 anos 15 a 19 anos 20 a 24 anos 25 a 29 anos 30 a 39 anos 40 a 49 anos 50 a 59 anos 60 a 69 anos 70 anos ou mais URBANO 605 788 837 705 775 736 1239 863 958 567 749 8.821 44,67% RURAL 845 941 1005 1258 989 1009 1360 1325 967 641 588 10.928 55,33% TOTAL 1450 1729 1842 1963 1764 1745 2599 2188 1925 1208 1337 19.750

Fonte: Desenvolvida pela prpria autora com base em informaes do IBGE 2010.

O ndice de Desenvolvimento Humano (IDH) uma medida comparativa usada para classificar os pases pelo seu grau de "desenvolvimento humano" e para separar os pases desenvolvidos (muito alto), em desenvolvimento (mdio e alto) e subdesenvolvidos (baixo). Desenvolvido em 1990 pelos economistas Amartya Sen e Mahbub ul Haq vem sendo usado desde 1993 pelo Programa das Naes Unidas para o Desenvolvimento no seu relatrio anual. A esttistica composta de dados como: Uma vida longa e saudvel (expectativa de vida ao nascer); O acesso ao conhecimento (anos Mdios de Estudo e Anos Esperados de Escolaridade); Um padro de vida decente: ( PIB (PPC) per capita).

24

A partir dos dados da tabela possvel observar que em todas as faixas etrias, com exceo do grupo de 70 anos ou mais, a populao est concentrada com maior evidncias, s vezes at paralelamente, no permetro rural. A populao urbana corresponde a 44,67% ao passo que a rural constitui 55,33%. O maior grupo equivale faixa etria entre 30 a 39 anos, sendo que nesta etapa 52,02% equivale ao pblico masculino e 47,98% ao feminino. (IBGE, 2010). Com uma rea geogrfica de 726,259 Km, este dado vem evidenciar a presena da populao no campo, uma vez que a rea rural prevalece em relao a rea urbana. Por outro lado, o municpio convive atualmente com o aumento significativo da populao na zona urbana, sobretudo pelo fenmeno do xodo rural. Tal acontecimento ocorre principalmente pelo quantitativo nmero de pessoas que tm migrado da zona rural, bem como de cidades circunvizinhas e das grandes capitais para o interior, principalmente os idosos, que buscam um local mais tranquilo para viver e que preferencialmente esteja relacionado s bases familiares. Neste sentido, a ocupao de domiclios na cidade vem crescendo, conforme os dados apresentados no grfico:

Grfico 1- Proporo de moradores segundo a condio de ocupao - 1991/2010

Fonte: IBGE - Censo Demogrfico 2010

Fonte: Acompanhamento Municipal dos Objetivos de Desenvolvimento do Milnio (ODM) com base no IBGE, 2010

25

O percentual de imveis prprios, desde 1991 at 2010, mantm quase o mesmo patamar de aquisio. O diferencial mediano elencado nessa configurao corresponde aos imveis alugados ou cedidos. Diante do processo de urbanizao que o municpio atravessa e a necessidade em destacar a importncia dos espaos pblicos que promovam, essencialmente, o esporte e lazer vale salientar que
Os grandes aglomerados urbanos ressentem-se da falta de espaos pblicos para o usufruto do lazer em funo do crescimento desordenado, do amplo processo de especulao imobiliria, da falta de polticas pblicas e sociais e de ausncia de um planejamento adequado das cidades. (PACHECO apud RECHIA, 2009. p. 76).

Neste sentido, Ubara, apesar de no se enquadrar em um grande aglomerado urbano, sofre os impactos do crescimento desordenado e tem dificuldade na implementao do seu planejamento. Outro fator que representa um agravante para o desenvolvimento municipal corresponde a desigualdade na distribuio da renda, com uma proporo ampla de moradores entre e abaixo da linha de pobreza e indigncia.
Grfico 2- Proporo de moradores abaixo da linha da pobreza e indigncia - 2010

Fonte: Acompanhamento Municipal dos Objetivos de Desenvolvimento do Milnio (ODM) com base no IBGE, 2010.

O desordenamento urbano associado s questes sociais que impactam o cotidiano do cidado nos remete a reflexo dos espaos que concebam o esporte e lazer enquanto alternativas para uma melhor qualidade de vida.

26

De acordo com Marcellino (2002, p. 66) as cidades so os grandes espaos e equipamentos de lazer. Segundo o autor, essa verificao vem provocando a elevao da concentrao da populao no centro urbano. Com isso, h um crescimento dos bairros perifricos na sede que no dispe de espaos adequados para a promoo de atividades esportivas e de lazer, principalmente direcionadas a populao em geral o que vem proporcionando um alto ndice de excluso social. Essas inquietaes podem ter uma soluo apontada na relao da promoo do bem-estar que o esporte e lazer podem proporcionar ao indivduo, Marcellino (2001, p. 12), fala da necessidade do poder pblico municipal estabelecer polticas setoriais [...] da necessidade de interdisciplinaridade, ou pelo menos a pluridisciplinaridade, caminhando em busca da interdisciplinaridade, nas equipes [...]. Uma vez que o lazer est ligado com o esporte, cultura, infraestrutura, etc. O municpio de Ubara, a partir da Lei Municipal n 371 de 28 de novembro de 20088, publicado no Dirio Oficial de Ubara, estabelece que o departamento de esportes seja desvinculado da estrutura educacional e passe a compor a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer, Turismo e Meio Ambiente. A partir de ento, houve a necessidade de nomear um gestor que respondesse legalmente pela respectiva Secretaria. Assim, em 02/02/2009, atravs do Decreto n 040/2009, o ento vice-prefeito passou a ocupar o cargo de Provimento em Comisso de Secretrio Municipal de Cultura, Esporte, Lazer, Turismo e Meio Ambiente, com acmulo da funo anterior. Dessa forma, o processo histrico do municpio revela ainda circunstncias de avanos e impasses no campo do esporte e lazer. A relevncia da pesquisa permitiu ingressar no contexto histrico e social do municpio, refletir como ocorrem as polticas pblicas de esporte e lazer, uma vez que essas prticas so produtoras de novos espaos, constitui um importante instrumento transformador e criador de novas relaes, contribuindo ainda para a gerao de renda, integrao, mobilidade social e, principalmente, enquanto uma alternativa de mudana de vida para aqueles que esto em situao vulnervel e passam a ter a possibilidade de buscar novos horizontes e perspectivas profissionais.

Altera a estrutura administrativa da Prefeitura Municipal de Ubara criada pela Lei n 274, de 13 de maio de 2004.

27

4. OS CAMINHOS METODOLGICOS DA PESQUISA

O presente estudo foi realizado mediante a abordagem qualitativa, por possibilitar uma melhor apreenso do objeto de estudo e abarcar de forma significativa a dinmica das relaes sociais e das vivncias, experincias e a cotidianidade dos atores. A escolha do mtodo se deu a partir da complexidade dos elementos a serem analisados, visto que, a abordagem qualitativa engloba outros segmentos metodolgicos, os quais nos permitem uma anlise minuciosa acerca dos dados a serem trabalhados. Nesse sentido, este tipo de anlise, possibilita ao pesquisador ter a oportunidade de construir conceitos, ideias a partir dos entendimentos dos dados coletados, os quais proporcionam um contato mais ntimo, longo e flexvel entre pesquisador e pesquisado. Alm disso, a abordagem qualitativa deve ter como preocupao primeira a compreenso da lgica que permeia a prtica que se d na realidade, no determinando o que certo ou errado. Segundo Minayo (1992) a pesquisa qualitativa tambm
[...] preocupa-se com um nvel de realidade que no pode ser quantificada (...) trabalha com o universo dos significados. (...) Corresponde a um espao mais profundo das relaes, dos processos e dos fenmenos que no podem ser reduzidos operacionalizao de variveis (MINAYO apud DESLANDES 1994, p.22).

A partir do que diz a autora foi de extrema relevncia utilizar a pesquisa qualitativa. Ainda de acordo com a mesma autora, este tipo de anlise trabalha com universo de motivos, valores, atitudes, crenas, etc. Sobre este tipo de abordagem (MENGA apud LAKATOS, 2007 p. 271) afirma que o estudo baseado em fatores qualitativos rico em dados descritivos, tem plano aberto e flexvel e focaliza a realidade de forma complexa e contextualizada. O processo de coleta de dados deu-se em trs momentos: realizao de entrevista com o Secretrio responsvel pela pasta de Esportes e Lazer de UbaraBahia, mapeamento visual (fotos) das reas destinadas a prtica de esporte e lazer no municpio e na sequncia, anlise documental. Em relao entrevista, Gil (1999, p. 117) argumenta que,
Pode-se definir entrevista como a tcnica em que o investigador se apresenta frente ao investigado e lhe formula perguntas, com o objetivo de obteno dos dados que interessem investigao. A entrevista , portanto,

28

uma forma de interao social. Mais especificamente, uma forma de dilogo assimtrico, em que uma das partes busca coletar dados e a outra se apresenta como fonte de informao. A entrevista uma das tcnicas de coleta de dados mais utilizada no mbito das cincias sociais.

Vale ressaltar que entrevista semiestruturada, segundo Gil (2007 p. 272) permite ao pesquisador ter liberdade para desenvolver cada situao em qualquer direo que considere adequada, tambm possibilita explorar mais amplamente a questo. Os roteiros (em anexo) que nortearam a entrevista foram compostos por oito questes abertas para o discurso. As questes abertas de acordo com Marconi (2007) permitem ao informante responder livremente, usando linguagem prpria, e emitir opinies. Ela declara ainda que a funo do entrevistador neste tipo de modalidade a de incentivador, pois leva o informante a falar sobre determinado assunto sem for-lo a responder. Ratificando a discusso supracitada, Manzini (1990/1991, p. 154), diz que a entrevista semiestruturada est focalizada em um assunto sobre o qual realizamos um roteiro com perguntas principais, complementadas por outras questes inerentes s circunstncias momentneas entrevista. Para o mesmo autor, esse tipo de entrevista pode fazer emergir informaes de forma mais livre e as respostas no esto condicionadas a uma padronizao de alternativas. Neste sentido, considero que foi relevante para o estudo, este tipo de entrevista. Visando obter dados em maior profundidade e ter uma maior clareza sobre as polticas pblicas para o esporte no municpio de Ubara Bahia, alm da entrevista semiestruturada foi utilizado tambm a anlise dos documentos. Como afirma Glaser e Strauss apud Gil, (2009, p.79), o contato com o material escrito permite ao pesquisador adotar posies, argumentar, levantar categorias, descrever fatos, aes e posicionamentos de forma comparvel com o trabalho de campo. De acordo com Gil (2009, p. 79), a anlise documental constitui numa tcnica valiosa de abordagem de dados qualitativos, seja complementando as informaes obtidas por outras tcnicas, seja desvelando aspectos novos de um tema ou problema. A anlise documental alm de qualificar o trabalho, ampliou a fonte de dados, que segundo Duarte e Barros (2005), consiste na extrao cientifica e informativa, propondo-se a identificar as novas mensagens subjacentes no documento, conseguindo trazer novas perspectivas, sem deixar de respeitar a substncia original dos documentos.

29

A discusso dos dados ser realizada atravs da anlise de contedo, que de acordo com Minayo apud Oliveira (2010, p.33)
[...] atravs da anlise de contedo, podemos encontrar respostas para as questes formuladas e tambm podemos confirmar ou no as afirmaes estabelecidas antes do trabalho de investigao (hiptese). A outra funo diz respeito descoberta do que est por trs dos contedos manifestos, indo alm das aparncias do que esta sendo comunicado [...]

J para Berelson citado por Gil (1987, p. 163) a anlise de contedo trata-se de uma tcnica de investigao que, atravs de uma descrio objetiv a, sistemtica e quantitativa do contedo manifesto das comunicaes, tem por finalidade a interpretao destas mesmas comunicaes. Foram abordadas questes referentes s polticas pblicas de esporte e lazer no perodo de 2009 a 2011, sendo analisado o depoimento do gestor de esporte e lazer na tentativa de compreender os possveis desafios e possibilidades da gesto. Diante das discusses proferidas sobre os aspectos metodolgicos do estudo foi pertinente utilizar os procedimentos apresentados, pois alm de favorecer a compreenso crtica das comunicaes permitiu analisar os dados com maior confiabilidade, constituindo-se assim em um passo importante para o objetivo do presente estudo, constituindo uma ao reflexiva de conhecimento e aquisio de informaes.

30

5. RESSALVAS, DEPOIMENTO E DADOS.

Valendo-se dos dados levantados no site do municpio, Portarias e Decretos lanados no Dirio Oficial Municipal, observaes dos espaos e equipamentos de esporte e lazer, este captulo destina-se a anlise dos dados da entrevista realizada com o Secretrio Municipal de Cultura, Esporte, Lazer, Turismo e Meio Ambiente de Ubara. 5.1 Espaos e Equipamentos: Breve Relato O espao direcionado a prtica de atividade em uma cidade so os primeiros fatores de relevncia para as polticas pblicas de esporte e lazer. O municpio de Ubara conta com: Area livre situada rua da estao, periodicamente cedida para a instalao de circos e de parques de diverses (este local, no incio de 2012, foi destinado construo de um campo de futebol).

Foto 2 da prpria autora.

Possui

Quadra

Polivalente

Edison

de

Oliveira

Almeida,

popular

Forrdromo, local que contempla campeonatos de futebol intermunicipal, vlei de quadra e os festejos juninos (atualmente os festejos juninos foram transferidos para a praa central da cidade). Os festejos juninos representam a tradio popular ubairense, impulsionando o comrcio local, gerando empregos diretos e indiretos,

31

mesmo ocorrendo em curto perodo, constitui um relevante fator de desenvolvimento que se manifesta atravs da cultura.

Foto 3 da prpria autora.

Foto 4 da prpria autora.

Segundo Santos (apud ARAUJO et al. 2006) o espao pode ser uma varivel interveniente com capacidade de constituir positivamente uma determinada cultura corporal com traos bastante singulares, nesse sentido podemos entender que sendo a festa junina um elemento marcante na cultura de Ubara, a mesma representa ainda um importante fator econmico na sociedade do municpio. H na cidade espaos para a prtica de futebol, sendo um Estdio Municipal e quatro campos. Alguns desses espaos necessitam de manuteno devido s condies precrias que apresentam.

32

Foto 5 da prpria autora.

O ginsio de esportes comeou a ser construdo no ano de 2011 e muito esperado pelas pessoas da localidade, visto que prximo ao campo de futebol e a comunidade anseia por outras prticas esportivas. Abaixo o ginsio:

Foto 6 da prpria autora.

Quanto s praas da cidade, duas esto localizadas no centro e uma delas apresentada como espao de lazer (com bares e um parquinho para crianas) e a outra abriga um antigo coreto que representa um significativo patrimnio cultural, mas que no protegido nem reconhecido pelo poder pblico como tal, pois no possui Lei especifica de tombamento.

33

Foto 7 da prpria autora

Foto 8 da prpria autora

Existe ainda, o parque de Vaquejada Normando Navarro, local em que ocorrem festas e atividades de montaria e o Projeto Semente que um espao ecolgico e os visitantes podem contemplar a fauna e flora da regio. Parte dos locais supracitados no so pblicos de fato o que inviabiliza o acesso da populao a esses equipamentos esportivos e de lazer. A carncia de espaos pblicos adequados e que permitam a participao da comunidade constitui um desafio a ser enfrentado pela gesto pblica.

34

Com relao s dificuldades contemporneas na realidade das polticas pblicas de esporte e lazer para os municpios e Estados, Marcellino (2001, p. 2) comenta:
[...] de um lado a poltica de hierarquizao de necessidades, e de outro a falta de sistematizao, a partir de discusses e experincias concretas vivenciadas em polticas pblicas inovadoras, diferentes daquelas do evento por si s, e da troca do voto por jogos de camisa e bolas de futebol, faz com que as duas reas [esporte e lazer] ainda caream de aes que abranjam de forma efetiva os municpios e os Estados.

A ausncia de planejamento participativo que promova a sistematizao de polticas pblicas, o descaso para com a gesto da area esportiva e de lazer que concebe o evento e o mnimo apoio aos times de futebol como ato suficiente dos rgos gestores, vem impedindo que as aes esportivas e de lazer sejam vivenciadas com plenitude como um direito social da populao. Alm disso, concebemos ainda que a diversidade de espaos promove a participao popular elevada e tambm pode assegurar um amplo rol de atividades de lazer, garantindo uma vasta vivncia das prticas corporais e artsticas para benefcio da populao (ARAJO et al, 2007). Assim, a partir da experincia concreta da gesto pblica no campo do esporte e lazer veremos a seguir a entrevista com o gestor da pasta no municpio de Ubara, buscando compreender como est constitudo o lugar desse direito na esfera de governo, as estratgias utilizadas para a formulao de polticas e os itens que as compem.

5.2. Formulao de polticas pblicas e a garantia da participao popular. Os programas para polticas pblicas de esporte e lazer tm estado em pauta nos ltimos anos, buscando atender ainda a uma demanda social crescente que a necessidade de atividades que ocupem o tempo livre da populao das cidades. No municpio de Ubara, quando analisada a estrutura fsica e humana para o devido funcionamento do rgo gestor de esporte e lazer e as estratgias utilizadas para garantir a participao popular na formulao de polticas pblicas o secretrio informa:

35

A Secretaria de Esporte e Lazer foi desmembrada em 2009 da Secretaria de Educao, no tendo ainda uma estrutura fsica e humana definida para todos os eventos necessrios nossa comunidade. Todavia, foram usados alguns critrios, como: ouvir as pessoas das comunidades para atender seus principais anseios e posteriormente estabelecer um direcionamento atravs de projetos que contemplem as perspectivas relatadas.

Vale salientar que a gesto do referido secretrio encerra em 2012 e que at o momento, perodo em que foi desenvolvida esta pesquisa, o rgo gestor permanece na mesma situao identificada em 2009. Quanto s estratgias utilizadas para garantir a participao popular o gestor salienta:
A participao se d atravs do Gestor, Secretrio, Coordenador e representantes das comunidades rurais e urbanas. A participao ocorre de maneira direta atravs de reunies e eventos e indireta por meio de solicitaes e/ou ofcios e requerimentos.

Segundo Ricci apud Zingoni (2003, p. 228), no se govern a por rea ou por servio, mas por projetos elaborados em conjunto com a populao que demanda as polticas pblicas. Esse contexto que determina a participao popular, ou seja, a democracia participativa. Neste sentido, no foi apresentado registro documental ou fotogrfico de aes que assegurem o envolvimento da comunidade, tais como reunies, fruns, conferncias, conselho de esporte e lazer, dentre outros.

5.3. Financiamento e as polticas de espaos e equipamentos

O oramento destinado as aes de esporte e lazer em Ubara, nos anos indicados, correspondem aos seguintes valores:
Tabela 2 Oramento Financeiro de Ubara para o Esporte e Lazer 2009 R$
Fonte:

2010 R$ 545.000,00

2011 R$ 506.000,00

2012 R$ 862.600,00

104.000,00

Desenvolvida pela prpria autora com base nos Dirios Oficiais do Municpio 2009, 2010, 2011 e 2012.

36

Observa-se que em 2009 as pastas de esporte e lazer estavam atreladas a Secretaria de Educao e o oramento possui um valor mnimo quando comparado aos anos subsequentes. Com a elevao em 2010 e uma pequena reduo em 2011, surpreendente o acrscimo em 2012, justamente num ano atpico quanto ocorre o perodo eleitoral. Ao destacar como ocorre a poltica de financiamento para o esporte e lazer no municpio, o secretrio salienta que:
a poltica de financiamento ocorre atravs de projetos elaborados e discutidos com o gestor municipal e secretrio para a definio de recursos necessrios a realizao dos eventos nas comunidades. Uma vez que esta secretaria no possui verba especfica estadual e/ou federal consistente.

No tocante a utilizao dos recursos financeiros o secretrio evidencia a centralidade das decises, pois fica na incumbncia dele e do prefeito definir como e em que circunstncias sero empregados tais recursos e a poltica pblica de esportes e lazer fica concentrada em eventos pontuais. Em relao existncia de espaos e equipamentos que contemplem o esporte e lazer no municpio o gestor apresenta as seguintes obras: Construo de quadra poliesportiva nas comunidades do Boqueiro, Volta do Rio, Pindoba, Malvinas (zona rural) e reforma da quadra do Crrego (zona urbana); Reforma com implantao de cobertura nas quadras poliesportivas de Jenipapo, Alto da Lagoinha e Trs Braos (Distritos do municpio); Construo do Ginsio de Esporte da Sede, no Bairro do Crrego; Construo da Quadra Poliesportiva, com cobertura, no Colgio Municipal Natur de Assis Filho (rea urbana); Construo da Quadra Poliesportiva no bairro da Areia de Cima (rea urbana); Manuteno dos espaos onde realizado futebol de campo nas localidades de: Trs Braos, Jacuba, Palmeira, Pindoba, Muritiba, Alto da Lagoinha, (zona rural); Estdio Municipal Mrio Muniz Monteiro, Campo da Sapucaia, Areo, Montinha e Flechas (zona urbana); Reforma das praas de lazer na sede e distrito de Jenipapo, que atende o lazer das crianas, com parque de diverso.

37

A partir da relao de obras e reformas elencadas pelo gestor possvel conceber que existe uma ateno maior para construo ou reparos de quadras poliesportivas e futebol de campo. Os espaos destinados ao lazer so insuficientes, havendo um dficit a exemplo de pistas para caminhadas ou corridas, cinema, equipamentos para atividade fsica, entre outros. Visto que, a ausncia de parcerias com as esferas estadual e federal interferem diretamente nesse contexto. De acordo com Rechia (2009. p.76), as cidades passam a ter na sociedade moderna, espaos reduzidos para potencializar experincias ldicas no mbito do tempo-espao do lazer. Sabendo que os projetos e programas so fundamentais para o

desenvolvimento do esporte e lazer no municpio, o gestor salienta a parceria que possui com outras Secretarias para o desenvolvimento dessas aes:
Nossa Secretaria atua em parceria com a Ao Social do municpio atravs do Programa Pr-Jovem que atende jovens e adolescentes na rea de esporte, em que a prtica ao futebol incentivado. O lazer proporcionado aos idosos atravs de caminhadas, passeios, festas tpicas, bailes, trabalhos com artes, pintura e bordados.

O gestor apresenta ainda os seguintes projetos que tiveram nfase na sua administrao: Maratona Cvica; Campeonato de futebol de campo na sede; Copa dos campees do Vale do Jiquiri na sede; Campeonato de Veteranos na sede; Campeonato na zona rural, sendo: Jacuba, Trs Braos, Pindoba, Palmeira, Alto da Lagoinha, Muritiba, Jenipapo; Torneio de Futsal da Amizade, na sede, que abrange aproximadamente 12 municpios; Campeonato de Futsal na sede, adulto, mirim, infanto-juvenil e juvenil; Escolinha de Voleibol, com 60 alunos; Apoio cavalgada da sede para Trs Braos e Sede para Alto da Lagoinha; Apoio a Capoeira; Apoio ao Karat; Apoio ao Baleado; Apoio ao Atletismo;

38

Apoio ao Futsal Feminino e masculino.

Diferente dos espaos e equipamentos apresentados pela gesto municipal, que enfatiza unicamente o futebol de salo e campo, os projetos elencados pelo secretrio, em sua administrao, contemplam outras modalidades esportivas, contudo existe a carncia de propostas que trabalhem com mais nfase a questo do lazer. No aspecto concernente ao Centro de Lazer dos idosos, observa-se que o mesmo funciona com apenas um encontro semanal, neste sentido, refletimos a cerca do tempo ser insuficiente para o desenvolvimento da diversidade de atividades que foram apontadas pelo gestor. Quanto ao requisito do apoio concedido aos grupos, a exemplo da capoeira, foi identificado que tal apoio ocorre mediante os prstimos da prefeitura cedendo o espao do centro cultural. O grupo passa por dificuldades de estmulo, financeira e outras que impedem uma atuao eficaz. O Secretrio Municipal informa ainda que os grupos contemplados nas aes esportivas e de lazer em Ubara esto concentrados na faixa etria de:
Tabela 3 Atividades faixa etria dos envolvidos URBANO Campeonato de campo na sede Campeonato dos veteranos Futsal na sede Torneio de campo e futsal da zona rural FAIXA ETRIA 16 a 35 anos acima de 35 anos Diversas faixas etrias Diversas faixas etrias

Campeonato de futsal com alunos de escola pblica e (10 a 12 anos mirim), 13 particular a 15 (infanto juvenil) e 16 a 18 (juvenil) Voleibol Outros segmentos 10 a 18 anos faixas etrias diversas

Fonte: Desenvolvida pela prpria autora com base na entrevista realizada com o Secretrio de Esporte e Lazer 2012.

possvel notar que as atividades esto concentradas no campo esportivo, deixando de considerar o aspecto do lazer. Vale salientar, que aes planejadas contemplam as diversas faixas etrias e promovem aes eficazes que beneficiem toda a populao. A tabela 1 desta pesquisa apresenta a populao ubairense

39

classificada por faixa etria, seria vivel a partir de dados estatsticos, considerando a participao popular, construir propostas que abarquem todos os grupos do municpio. Porm, para compor a equipe de planejamento necessrio a presena de profissionais aptos que possam coordenar o processo. O municpio enfrenta o desafio da ausncia de equipe e de formao continuada em servio para os poucos que ocupam os quadros, e justifica a situao utilizando esse argumento:
Uma vez o municpio j estruturado em suas edificaes para a prtica de esportes o prximo passo a contratao de profissionais com formao na rea, com o objetivo de acompanhar projetos e os vrios segmentos envolvidos qualitativamente. No municpio no existe faculdade que atenda esta rea, assim a carncia deste profissional perceptvel e se faz necessria para maior xito no acompanhamento fsico e esportivo.

De acordo com Marcellino (2001), um dos pilares de uma Poltica de esporte e lazer deve ser a poltica de formao de quadros para a atuao, ou seja, deve haver pessoas destinadas elaborao de projetos voltados nossa rea presente de estudos. Concebemos que para existncia de uma estrutura eficaz, imprescindvel a presena de profissionais, que alm da formao especfica para area em que ir atuar, possua habilidades no campo da gesto pblica, capacidade de

relacionamento humano e tcnicas para elaborao de planos, projetos e programas assegurando a estruturao, institucionalizao e implementao das propostas. No justifica a ausncia desse profissional na esfera pblica municipal em virtude da no existncia de cursos de formao superior na cidade, pois existe em Amargosa (cidade vizinha) o Centro de Formao de Professores - UFRB, ao qual possui o curso de Educao Fsica, alm dos graduados nessa area de conhecimento que acabam retornando para o municpio e que podem contribuir para esse desdobramento. Vale salientar que necessrio pautar o esporte e lazer no rol das polticas prioritrias de uma administrao. Finalizando a entrevista, o gestor municipal salienta o desafio enfrentado no momento da criao do rgo gestor, bem como o que se apresenta na atualidade:
Em 2009, quando ocorreu o desmembramento desta Secretaria, o principal desafio era a implantao de mais quadras de esportes, para o atendimento de um maior nmero de jovens. Atualmente, a principal carncia a falta de parceria entre os poderes estadual e federal para com o municipal,

40

objetivando ampliar o nmero de projetos e eventos para atendimento das comunidades.

Segundo Leiro (2004), a falta de parceria entre os poderes estadual e federal poderia ser minimizada se no houvesse deficincia de quadros especializados e formao continuada para os funcionrios pblicos do setor e uma incompreenso acerca da qualidade social dos espaos e dos equipamentos de lazer como direito de todos e dever do Estado e Municpio.

41

6. CONSIDERAES FINAIS A partir do que foi visto possvel empreender melhor a avaliao poltica do objeto de pesquisa apresentado. Em nossa viso, o desmembramento das reas de esporte e lazer da pasta da educao, em 2009, favoreceria o municpio de Ubara, no primeiro momento acatando o amparo constitucional que prev o esporte e lazer enquanto direito social de todos; e no segundo momento articularia e inauguraria questes relevantes a uma nova apreciao sobre as polticas pblicas no municpio. No entanto, este potencial no tem sido considerado. Observamos que, atualmente, uma das maiores preocupaes da gesto construir e reformar espaos que assegurassem a prtica esportiva no sentido das quadras poliesportivas e campos de futebol. Aes pontuais e limitadas compem o campo do lazer em Ubara, contudo atingem diretamente o pblico infantil ou da terceira idade direcionando aes com vista atender essas categorias, sobretudo localizadas no permetro urbano. Nossa hiptese foi pautada no sentido de enxergar as possibilidades e desafios da gesto na implementao de polticas pblicas empreendidas para o desenvolvimento do esporte e lazer no municpio de Ubara, no perodo de 2009 a 2011. Porm, ampliamos o contexto e identificamos alguns elementos que acabaram repercutindo em 2012, a exemplo do oramento para rea, que em relao aos anos anteriores em estudo obteve uma elevao considervel. Neste sentido, atravs da entrevista com o gestor da secretaria de esporte e lazer, pautamos identificar os desafios e possibilidades que envolviam a gesto. Ficou evidente que para o gestor a ausncia de parcerias com a esfera federal e estadual representa um fator que impede o fortalecimento das aes, projetos e programas que j vem sendo implementados pelo municpio. Outro fator constitui na limitao ou inexistncia de pessoal com formao adequada para atuar na secretaria. No andamento da pesquisa percebemos que alm desses itens elencados pela gesto, o maior desafio est concentrado na vontade poltica. Infelizmente, o esporte e lazer so pautados como polticas prioritrias no perodo eleitoral. Surge da a ampliao do nosso olhar at o ano de 2012, tempo este em que as construes e reformas intensificadas pela gesto vm ocorrendo e o legislativo

42

municipal que pouco ou quase nunca se pronuncia em relao a estas reas pleiteiam convencer o eleitorado do seu compromisso com o setor. Entendemos que os equipamentos e espaos disponveis no so suficientes para atender a demanda do esporte e lazer no municpio. Alm disso, muitos esto concentrados no comando da iniciativa privada sem o estabelecimento de uma parceria com a gesto pblica que assegure a participao da comunidade. Existe ainda, a problemtica do acesso aos prprios equipamentos pblicos, pois falta uma poltica que estimule a utilizao desses espaos e equipamentos. Quanto ao processo participativo, no foram identificadas aes concretas que de fato envolvam a comunidade. Desde a institucionalizao da secretaria em 2009, no existe, pelo menos, um projeto de lei para criao do conselho de esporte e lazer do municpio. O gestor informa que a participao da comunidade ocorre mediante reunies e solicitaes formuladas por escrito. Contudo, no identificamos aes concretas que viabilizem esta participao. A dificuldade desse dilogo (populao e gesto), somada s decises mantidas na esfera da gesto e atreladas a falta de profissionais com formao na rea para atender os desafios que esto postos, s contribui para manter a poltica pblica de esporte e lazer, focada nos torneios e festas do municpio. Estabelecer aes que contemplem as necessidades e demandas da populao, sobretudo os que se encontram em situao vulnervel deveria ser um dos primeiros caminhos tomados para uma gesto democrtica. Conclumos que a carncia de uma poltica permanente de financiamento, a concepo de aes desordenadas referentes aos programas municipais de esporte e lazer, a falta da gesto democrtica, a insuficincia de um planejamento estruturado e participativo, o despreparo da gesto e dos profissionais envolvidos, a ausncia de parceria com os demais entes federativos e a interveno negativa da poltica partidria compem o cenrio dos desafios que devem ser enfrentados. Contudo, para superar os desafios necessrio considerar as possibilidades que envolvem o municpio de Ubara. A existncia de um rgo gestor inicia uma nova perspectiva em que a autonomia associada parceria com as demais secretarias possibilita o desenvolvimento de um trabalho eficaz e permanente; A presena da Universidade Federal do Recncavo da Bahia UFRB, atravs do Centro de Formao de Professores em Amargosa, que possui tambm o curso de

43

Educao Fsica, permite estabelecer parcerias com o municpio no sentido de instituir polticas para a formao continuada, assessoria na elaborao de plano participativo de esporte e lazer e outras demandas que envolvam e qualifiquem a gesto municipal. A existncia de programas e projetos nas esferas estadual e da unio propiciam ainda que o municpio pleiteiem, mediante proposta previamente elaborada, o desenvolvimento de aes que impulsionem o esporte e lazer na cidade. Muito ainda precisa se feito para que o esporte e lazer sejam consolidados plenamente como um direito social para a populao, para que um Sistema Municipal de Esporte e Lazer seja estruturado, institucionalizado e funcione plenamente. Neste sentido, necessrio que os governos adquiram uma nova dimenso poltica e compreendam que no municpio que as aes se concretizam e interferem diretamente na vida da populao.

44

REFERNCIAS

AMARAL, S. C. F. Polticas Pblicas de Lazer e Participao Cidad: entendendo o caso de Porto Alegre Tese (Doutorado em Educao Fsica) Universidade Estadual de Campinas, SP: 2003. BOTELHO, Isaura. A poltica cultural & o plano das ideias . In: RUBIM, Antonio Albino Canelas e BARBALHO, Alexandre (orgs). Polticas Culturais no Brasil. Coleo CULT Salvador: EDUFBA, 2007. BOBBIO, Norberto. Estado, Governo, Sociedade: para uma teoria geral da poltica. Rio de Janeiro: Paz e Terra 12 ed. 2005. BRASIL. Constituio da Repblica Federativa do Brasil: Texto constitucional promulgado em 05 de outubro de 1988, com alteraes adotadas pelas Emendas Constitucionais de Reviso nos 1/92 a 56/2007 e pelas Emendas Constitucionais de reviso nos 1 a 6/94. Braslia: Senado Federal, Subsecretaria de Edies Tcnicas, 2008. ____________________. O Lazer e o Esporte nas Polticas Pblicas Palestra ministrada em 27-08-2002, no III Seminrio Municipal de Lazer, Esporte e Educao Fsica Escolar. Santa Maria, RS: 2002. CARVALHO, A. (Org.). Polticas Pblicas. Belo Horizonte, MG: Editora UFMG, 2002. DUARTE, Jorge; BARROS, Antonio. Mtodos e tcnicas de pesquisa em comunicao. So Paulo: Atlas, 2005. DESLANDES, Suely Ferreira. Pesquisa Social: teoria, mtodo e criatividade / Suely Ferreira Deslandes, Otvio Cruz Neto, Romeu Gomes; Maria Cecilia de Souza Minayo (organizadora). 3 ed. Petrpolis, Rio de Janeiro: vozes, 1994. GIL, A. C. Mtodos e Tcnicas de Pesquisa Social. So Paulo, SP. Ed. Atlas, 1987. ___________. Mtodos e Tcnicas de Pesquisa Social . 5ed. So Paulo: Atlas, 1999. ___________.Como Elaborar Projetos de Pesquisa Antonio Carlos Gil. 4 ed. So Paulo: Atlas, 2007. LAKATOS, Eva Maria. Metodologia cientifica/ Eva Maria Lakatos, Maria de Andrade Marconi. 5 ed. So Paulo: Atlas, 2007.

45

LINHALES, M. A. Jogos da poltica, jogos do esporte: subsdios reflexo sobre polticas pblicas para o setor esportivo . In: MARCELINO, N. C. Lazer e esporte: polticas pblicas. 2. ed. Campinas, SP:Autores Associados, 2001. LEIRO, A. C. R. Lazer e educao nos parques pblicos de Salvador : encontro de sujeitos em espaos de cidadania. 150 f. Dissertao (Mestrado em Educao) Universidade Federal da Bahia, Faculdade de Educao, Salvador, 2001.. MARCELLINO, N. C. (Org.). Lazer e Esporte: polticas pblicas . Campinas, SP: Autores Associados, 2001. MENICUCCI, T. Polticas pblicas de lazer: questes analticas e desafios polticas. In: ISAYAMA, H. F. Sobre lazer e poltica: maneiras de ver, maneiras de fazer. Belo Horizonte. Editora UFMG, 2006. MEZZADRI, F. M. A estrutura esportiva no Estado do Paran: da formao dos clubes as atuais polticas governamentais . Campinas. Tese (Doutorado em Educao Fsica) Faculdade de Educao Fsica, Universidade Estadual de Campinas, 2000. MINISTRIO DO ESPORTE, Histrico.Disponvel em:http://www.esporte.gov.br/. Acesso em 21 mar. 2012. MANZINI, E. J. A entrevista na pesquisa social. Didtica, So Paulo, v. 26/27, p. 149-158, 1990/1991. OLIVEIRA, D. S. de. Estudo sobre a concepo de esporte do Programa de criana da Petrobras no municpio de Entre Rios Ba. 53f. Monografia. Universidade do Estado da Bahia- Departamento de Educao, 2010. O. D. M. Objetivos de Desenvolvimento do Milnio. http://www.portalodm.com.br/ Acessado em: 20 de junho de 2012. Diponvel em:

PERIS, F. de F., MELO, V. A. de. Lazer, Promoro da Sade e Espaos Pblicos: encontros e desencontros. In: FRAGA, A. B. et al. (Org.). Polticas de Lazer em Sade em Espaos Urbanos. Porto Alegre Ed. Gnese, 2009. RECHIA, Simone. Planejamento dos Espaos e dos equipamentos de Lazer nas Cidades: uma questo de sade urbna. In: FRAGA, A. B. et al. (Org.). Polticas de Lazer em Sade em Espaos Urbanos. Porto Alegre Ed. Gnese, 2009. ROCHA, Luiz Carlos. Polticas Pblicas no Subrbio Ferrovirio: (in)visibilidade na dinmica da cidade de Salvador/ Luiz Carlos Rocha. Salvador : [s.n.], 2003. SILVIA, C, R, O. Metodologia e Organizao de projeto de pesquisa . Universidade Federal de Ouro Preto. Disponvel em: http://www.ufop.br/demet/metodologia.pdf> Acesso em 13 mar. 2012.

46

SUDESB, O que ? Disponvel em: http://www.sudesb.ba.gov.br/ . Acesso em 21 de mar.2012. STAREPRAVO, F. A.; MARCHI JNIOR, W. POLTICAS PBLICAS DE ESPORTE E LAZER: CONHECIMENTO, INTERVENO E AUTONOMIA. In: I Seminrio Nacional Sociologia e Poltica UFPR, 2009. ___________________________________. Agenda de pesquisa em polticas pblicas de esporte e lazer no Brasil. In: XXVII Congresso ALAS, 2009. TRIVINOS, Augusto Nibaldo Sila; MOLINA NETO, Vicente. (Org.). A pesquisa qualitativa na educao fsica: alternativas metodolgicas. Porto Alegre: Ed. UFRGS, Sulina, 1999. UBARA, Prefeitura Municipal. Disponvel em: <www.ubaira.ba.gov.br.> Acessado em: 06 de julho de 2012. ZINGONI, Patrcia; A descentralizao e participao em gestes municipais de esporte e lazer. In: WERNECK, Christianne; ISAYAMA, Helder (Orgs.). Lazer, recreao e Educao Fsica. Belo Horizonte: Autncica Editora, 2003.

47

APNDICE

48

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA UNEB DEPARTAMENTO DE EDUCAO CAMPUS II ALAGOINHAS COLEGIADO DO CURSO DE EDUCAO FSICA
ROTEIRO DE ENTREVISTA COM O SECRETRIO DE ESPORTE E LAZER DO MUNICPIO DE UBARA-BA.

Qual a concepo e os critrios para elaborao das polticas pblicas de esporte e lazer no municpio de Ubara?

Quem participa e como se d a participao dos sujeitos na elaborao das polticas pblicas de esporte e lazer no municpio de Ubara?

Qual a poltica de financiamento para o esporte e lazer no municpio?

Qual a poltica de espao e equipamentos para o esporte e lazer no municpio?

Quais so os principais projetos e programas de esporte e lazer desenvolvidos no municpio de Ubara?

Quais os grupos atendidos pelos projetos e programas de esporte e lazer no municpio de Ubara?

49

Quais so os principais desafios enfrentadas pelo rgo Gestor para a promoo do Esporte e Lazer do municpio de Ubara?

Qual a poltica do municpio para formar, atualizar, qualificar aqueles que trabalham na rea do esporte e lazer, ou seja, qual a poltica para formao de quadros (recursos humanos) no mbito do esporte e lazer?

50

ANEXO

51

DECRETO N 040/2009 De 02 de fevereiro de 2009 O PREFEITO MUNICIPAL DE UBARA, ESTADO FEDERADO DA BAHIA, no uso de suas atribuies legais; RESOLVE: Art. 1 Nomear, o Senhor Samuel Ribeiro Jnior, para ocupar o cargo de Provimento em Comisso de Secretrio Municipal de Cultura, Esporte, Lazer, Turismo e Meio Ambiente. Art. 2 Esse decreto entrar em vigor na data de sua publicao, revogando-se as disposies em contrrio. Registre-se / Publique-se / Cumpra-se Ubara-Ba, em 02 de fevereiro de 2009. Lcio Passos Monteiro Prefeito

52

53

You might also like