You are on page 1of 17

Logstica Reversa

Autora: Joyce Bustamante Teixeira Shiraishi

Resumo

Neste trabalho ser abordado o tema Logstica Reversa, rea que planeja, opera e controla o fluxo, e as informaes logsticas correspondentes ao retorno dos bens de ps-venda e de ps-consumo ao ciclo de negcios ou ao ciclo produtivo, atravs dos Canais de Distribuio Reversos, agregando-lhes valor de diversas naturezas: econmico, ecolgico, legal, competitivo, de imagem corporativa, dentre outros. A Logstica Reversa de Ps Venda que o retorno de produtos na cadeia de distribuio, Logstica Reversa de Ps Consumo que o descarte e a reciclagem de resduos, principais destinos aos produtos de ps-consumo local onde feito o descarte de resduos que no pode ser mais reutilizados ou reciclados, ciclo de vida do produto que constitudo pela extrao, processamento da matria prima, manufatura, transporte, distribuio, uso, reuso, manuteno e disposio final. Palavra Chave: Ps venda, Ps consumo, Logistica..

Introduo
O artigo tem como objetivo mostrar a Logstica Reversa e sua ao na sociedade atual, mostrando a importncia do ps venda e ps-consumo para a sociedade e as empresas. A Logstica Empresarial responsvel por enorme gerao de vantagens competitivas, em constante evoluo vem sendo considerado um dos principais elementos na elaborao do planejamento estratgico, a partir da dcada de 90 com a constante preocupao sobre a utilizao dos recursos naturais, assim como o acmulo de produtos industrializados nos grandes centros as grandes empresas passaram a serem as culpadas por este problema; Com isso elas passaram a se questionar de como seria possvel encontrar a soluo para esta situao sem agravar mais do que o ocorrido; Com esta anlise surgiu o conceito de Logstica Reversa. Podemos definir Logstica Reversa como uma rea que planeja, executa e controla os fluxos de produtos, e as informaes logsticas

correspondentes ao retorno dos bens de ps-venda e de ps-consumo ao ciclo produtivo, atravs dos canais de distribuio reversos, agregando-lhes valor de diversas naturezas: econmico, ecolgico, legal, competitivo, dentro outros.
Logstica reversa: em uma perspectiva de logstica de negcios, o termo refere-se ao papel da logstica no retorno de produtos, reduo na fonte, reciclagem, substituio de materiais, reuso de materiais, disposio de resduos, reforma, reparao e remanufatura [...]. (STOCK, 1998, apud LEITE, 2003, p.15).

Enquanto a Logstica Tradicional trata do fluxo dos produtos fabrica x cliente, a logstica reversa trata do retorno de produtos, materiais e peas do consumidor final ao processo produtivo da empresa. Devido severa legislao ambiental e tambm por grande influncia da sociedade e organizaes no governamentais, as empresas esto adotando a utilizao de um percentual maior de material reciclado ao seu processo produtivo, assim como tambm passaram a adotar procedimentos para o correto descarte dos produtos que no possam ser reutilizados ou reciclados.
Autora: Joyce Bustamante Teixeira Shiraishi, Formada em Administrao de Empresas Universidade de Taubat/UNITAU e Ps Graduao em Administrao e Logstica na FATEC/FACINTER Orientadora: Ana Carolina Resende de Melo Bustamante, FATEC/FACINTER

Este trabalho est estruturado em 3 captulos sendo o primeiro sobre a introduo a logstica reversa, sua criao e evoluo empresarial. O segundo captulo ser a reviso literria que esta estruturada da seguinte forma, a Logstica Reversa de Ps Venda, Logstica Reversa de Ps Consumo, principais destinos aos produtos de ps-consumo, Ciclo de Vida do Produto, Gesto Ambiental e seus mtodos e objetivos principais, Importncia para as empresas, Sustentabilidade. No ltimo captulo constar a concluso mais importante deste trabalho.

Desenvolvimento Logstica
A logstica existe desde os tempos mais antigos. Na preparao das guerras, lderes militares desde os tempos bblicos, j se utilizavam da logstica. As guerras eram longas e nem sempre ocorriam prximo de onde estavam as pessoas. Por isso, eram necessrios grandes deslocamentos de um lugar para outro, alm de exigir que as tropas carregassem tudo o que iriam necessitar. Para fazer chegar carros de guerra, grandes grupos de soldados transportavam armamentos pesados aos locais de combate, era necessria uma organizao logstica das mais fantsticas, envolvia uma preparao dos soldados, o transporte, a armazenagem e a distribuio de alimentos, munio e armas, entre outras atividades. Durante muitos sculos, a Logstica esteve associada apenas atividade militar. Por ocasio da Segunda Guerra Mundial, contando com uma tecnologia mais avanada, a logstica acabou por abranger outros ramos da administrao militar. Assim, a ela foram incorporados os civis, transferindo a eles os conhecimentos e a experincia militar. Segundo LEITE 2003 pode-se definir Logstica como um processo de planejamento, organizao e controle do fluxo de produtos a fim de se obter o mximo de eficincia e com menor custo possvel atravs de um canal direto de distribuio, ou seja, desde o ponto de aquisio de matrias primas at o consumidor final.

A figura 1 apresenta os principais elementos da Logstica.

Autora: Joyce Bustamante Teixeira Shiraishi, Formada em Administrao de Empresas Universidade de Taubat/UNITAU e Ps Graduao em Administrao e Logstica na FATEC/FACINTER Orientadora: Ana Carolina Resende de Melo Bustamante, FATEC/FACINTER

Figura 1 : Elementos da Logstica Fonte: Leite, 2003.

possvel agregar valor ao produto, de tempo e lugar, com o emprego da logstica desde que todas as necessidades dos clientes sejam atendidas. o que faz com que, por exemplo, o mercado tenha que adquirir ovos de pscoa para suprir as necessidades dos consumidores que desejem obter a mercadoria em boas condies, antes da data comemorativa em um mercado prximo a sua casa a fim de serem consumidos no dia da Pscoa. A logstica agrega valor ao produto no sentido de tempo e lugar, pois, um produto no ter valor a menos que ele esteja no lugar certo na hora certa, na quantidade certa e em boas condies. BALLOU (2006, p. 33).

Logstica Reversa
A Logstica Reversa uma rea relativamente nova para as empresas e sociedades no Brasil e no mundo. Segundo Leite (2003), o aumento do interesse nesse ramo se deu pela crescente preocupao com o meio ambiente e acima disso, com a preocupao de atender aos desejos dos clientes e reduzir custos.

Com relao ao meio ambiente, atravs das legislaes ambientais, as empresas tm obrigao em fazer estudos de descarte de materiais para no haver degradao do mesmo. Diante disso, elaboram polticas e programas para descartes do lixo industrial e administrativo, e um dos meios para isso atravs da logstica reversa. J para atender aos anseios dos clientes e legislao de defesa do consumidor, a logstica reversa aplicada quando h problemas no produto vendido e a empresa deve estudar a melhor maneira de recolh-lo, independente de ser problema com relao garantia, avaria no transporte, ou prazo de validade expirado. Ao ter um programa para isso, as empresas ganham mais credibilidade na viso dos clientes, podendo ter um retorno com o aumento das vendas dos produtos e podem, tambm, ganhar destaque no mercado. Os principais fatores que impulsionam uma empresa a implantar a logstica reversa so melhorias na imagem da empresa, responsabilidade socioambiental, melhor competitividade e uma revalorizao econmica entre outros, pois atualmente a sociedade esta mais preocupada com o meio ambiente, contudo essa facilidade permite as empresas se relacionarem com outras empresas que tenham essa mesma preocupao ambiental LEITE 2003. Ao longo dos ltimos anos, temos observado empresas atuando no Brasil buscando integrar novas atividades no campo da Logstica Reversa, realizando joint-ventures, buscando novas tecnologias de reaproveitamento de produtos, especializando-se em atividades tpicas de Logstica Reversa, bem como novas empresas procurando investimentos nas reas de promissores negcios, entre outros movimentos empresariais. Pode-se dizer que existe certa corrida para melhor se preparar para essa avalanche de negcios que est se concretizando. Por sugesto de empresas atuando no Brasil, profissionais e acadmicos, com interesse em incrementar o conhecimento nos diversos segmentos da Logstica Reversa, melhorar suas praticas operacionais compartilhando e contribuindo com a sua difuso, capacitao profissional e solues em nosso pas, propiciando network empresarial especializado foi criado o conselho de logstica reversa no Brasil.
Autora: Joyce Bustamante Teixeira Shiraishi, Formada em Administrao de Empresas Universidade de Taubat/UNITAU e Ps Graduao em Administrao e Logstica na FATEC/FACINTER Orientadora: Ana Carolina Resende de Melo Bustamante, FATEC/FACINTER

A CLRB tem a misso de oferecer oportunidades de aumento de competitividade empresarial atravs da logstica reversa.

Motivos para o uso da Logstica Reversa


Devido a legislaes ambientais cada vez mais rgidas, a responsabilidade do fabricante sobre o produto esta se ampliando. Portanto, no suficiente o reaproveitamento e remoo de refugo que fazem parte diretamente do seu prprio processo produtivo, o fabricante est sendo responsabilizado pelo produto at o final de sua vida til. Logo a logstica reversa est ganhando importncia nas operaes das empresas quer seja devido recalls efetuados pela prpria empresa, responsabilidade pelo correto descarte de produtos perigosos aps seu uso, produtos defeituosos e devolvidos para troca, vencimento do prazo de validade dos produtos ou desistncia da compra por parte dos

consumidores. Lacerda (2002) destaca trs causas bsicas:

a)

Questes

ambientais:

prtica

comum

em

alguns

pases,

notadamente na Alemanha, e existe no Brasil uma tendncia de que a legislao ambiental caminhe para tornar as empresas cada vez mais responsveis por todo ciclo de vida de seus produtos. Isto significa ser legalmente responsvel pelo seu destino aps a entrega dos produtos aos clientes e do impacto que estes produzem ao meio ambiente; b) Diferenciao por servio: os varejistas acreditam que os clientes valorizam mais, as empresas que possuem polticas mais liberais do retorno de produtos. Alis, uma tendncia reforada pela legislao de defesa do consumidor, garantindo-lhe o direito de devoluo ou troca. Isto envolve uma estrutura para recebimento, classificao e expedio de produtos retornados. c) Reduo de custo: iniciativas relacionadas logstica reversa tm trazido retornos considerveis para empresas. Economias com a utilizao de embalagens retornveis ou com o reaproveitamento de materiais para a produo tm trazido ganhos que estimulam cada vez mais novas iniciativas de fluxo reverso.

Logstica Reversa de Ps Venda


Segundo Leite (2003, p. 206), o retorno de produtos ao centro produtivo ou de negcios, ou logstica reversa de ps-venda, como pode ser chamada, definida da seguinte maneira:
[...] especfica rea de atuao da logstica reversa que se ocupa do planejamento, da operao e do controle do fluxo fsico e das informaes logsticas correspondentes de bens de ps-venda, sem uso ou com pouco uso, que por diferentes motivos retornam aos diferentes elos da cadeia de distribuio direta, que constituem uma parte dos canais reversos pelos quais fluem esses produtos.

Podemos concordar que do ponto de vista deste autor a logstica reversa de ps-venda tem por determinao acrescentar valor ao produto, reintegrando-o no ciclo produtivo. Segundo LEITE, 2003 e BALLOU, 2001 (OLIVEIRA e RAIMUNDINI, 2005, p. 3), Os valores agregados so, principalmente, de ordem econmica, ambiental, social, legal e de imagem corporativa. A partir destes conceitos, podemos compreender que a logstica reversa de ps-venda visa, possibilitar o retorno de produtos aos centros produtivos ou de negcios, conciliando dentro este processo, valor aos mesmos. A crescente preocupao ecolgica dos consumidores, as novas legislaes ambientais, os novos padres de competitividade de servios ao cliente e as preocupaes com a imagem corporativa tem incentivado cada vez mais a criao de canais reversos de distribuio que solucionem o problema da quantidade de produtos descartados no meio ambiente; J afirmam que a logstica de fluxos de retorno, ou logstica reversa, visa eficiente execuo da recuperao de produtos. Os bens de ps-venda geralmente so embalagens que voltam para a cadeia produtiva para que possam ser reutilizadas, como por exemplo, a CocaCola que reutiliza os vasilhames de vidro entre outros.

Autora: Joyce Bustamante Teixeira Shiraishi, Formada em Administrao de Empresas Universidade de Taubat/UNITAU e Ps Graduao em Administrao e Logstica na FATEC/FACINTER Orientadora: Ana Carolina Resende de Melo Bustamante, FATEC/FACINTER

O foco da logstica reversa de ps venda efetuar a revalorizao financeira do produto, porem, isso somente possvel se houver a integrao, agilidade e conectividade logstica. As diferentes possibilidades de

revalorizao financeira so: Revenda no mercado Primrio; Venda no mercado Secundrio; Desmanche; Remanufatura; Reciclagem Industrial; Disposio Final.

Fluxo de Ps-Venda

Figura 2: Fluxo ps venda Fonte: Leite 2003.

Logstica Reversa de Ps-Consumo


Segundo Guarnieri (2005), a logstica reversa de ps-consumo se caracteriza pelo planejamento, controle e disposio final dos bens de psconsumo, que so aqueles bens que esto no final de sua vida til, devido ao uso. Essa vida til pode ser prolongada se as pessoas se conscientizarem que

este bem possui outras utilidades por um determinado tempo, e somente aps isso ele ser destinado coleta de lixo urbano, podendo ser reciclado ou simplesmente depositado em aterros sanitrios, causando srios impactos ao meio ambiente. Esses bens ou materiais transformam-se em produtos denominados de ps-consumo e podem ser enviados a destinos finais tradicionais, como a incinerao ou os aterros sanitrios, considerados meios seguros de estocagem e eliminao, ou retornar ao ciclo produtivo por meio de canais de desmanche, reciclagem ou reuso em uma extenso de sua vida til. Leite (2003), afirma que em algum momento os bens produzidos sero de ps - consumo, portanto necessrio que se viabilizem meios controlados para o descarte desses bens no meio ambiente. Esses produtos podem ter uma disposio final segura ou insegura, dependendo de como for descartado. Para o Leite (2003), disposio final segura o desembarao dos bens usando um meio controlado que no agrida, de alguma maneira, o meio ambiente e que no atinja, direta ou indiretamente, a sociedade. J a disposio no segura o desembarao dos bens de maneira no controlada, tal como em locais imprprios (terrenos baldios, riachos, rios, mares, lixes, etc.), em quantidades indevidas. O sistema de reciclagem agrega valor econmico, ecolgico e logstico aos bens de ps-consumo, criando condies para que o material seja reinserido ao ciclo produtivo e suprindo as matrias-primas novas, gerando uma economia reversa; o princpio de reuso agrega valor de reutilizao ao bem de ps-consumo; e o sistema de incinerao agrega valor econmico, pela transformao dos resduos em energia eltrica. Os bens de ps-consumo so bens que j no tem mais utilidades para o consumidor da primeira aquisio, mais que de alguma maneira ainda possam ser reutilizados ou reaproveitados.

Autora: Joyce Bustamante Teixeira Shiraishi, Formada em Administrao de Empresas Universidade de Taubat/UNITAU e Ps Graduao em Administrao e Logstica na FATEC/FACINTER Orientadora: Ana Carolina Resende de Melo Bustamante, FATEC/FACINTER

11

Figura 3 : Retorno do Ciclo Produtivo Fonte: Leite 2003.

Os Bens de ps consumo so classificados em relao a durao de sua vida til que tida como o tempo transcorrido desde a sua produo at o momento em que o primeiro possuidor se desfaz dele. Para a logstica reversa e canais reversos de ps consumo considera se trs grandes categorias de bens produzidos LEITE 2003. a) Produtos Durveis: produtos ou bens que apresentam durao de vida til mdia variando de alguns anos a algumas dcadas, um exemplo significativo so os automveis. b) Produtos Semidurveis: produtos ou bens que apresentam durao de vida til mdia de alguns meses, raramente superior a dois anos, um exemplo seria computadores, baterias de celulares entre outros. c) Produtos Descartveis: produtos ou bens que apresentam durao de vida til mdia de algumas semanas, raramente superior a 6 meses, tomamos como exemplo materiais de escritrio, fraldas , jornais etc. Principais destinos aos produtos Ps Consumo segundo LEITE 2003 so: Os mercados de segunda mo, que so produtos em condies de uso que so destinados aos mercados mais carentes;

Canibalizao: extrao de partes perfeitas de um produto para a fabricao de um novo; Reciclagem, reaproveitamento de materiais de produtos como novo ou em utilizao menos nobre; Remanufatura: volta de produtos revisados ao mercado por um preo inferior; Aterros Sanitrios Pblicos: descarte dos produtos em locais administrado pelo poder pblico; Aterros Clandestinos: descarte dos produtos em locais imprprios, sem fiscalizao e podem trazer danos ao meio ambiente; Ao Institucional: doaes.

Ciclo de Vida do Produto


O Ciclo de vida de um produto e composto pela extrao, processamento, manufatura, transporte, distribuio, uso, reuso, manuteno e disposio final KOTLER 2006. Os bens industriais apresentam ciclos de vida til que variam de algumas semanas a algumas dcadas, classificando-se em bens descartveis, semidurveis ou durveis, que so disponibilizados pela sociedade ao trmino de sua utilidade original. O ciclo de vida do produto se encerra quando seu descarte final (de forma segura) feito mesmo depois de um produto j ter sido reaproveitado, recuperado, remanufaturado e/ou reutilizado. Kotler (2006) utiliza o conceito de que a curva do CVP dividida em quatro estgios: 1- Desenvolvimento de produto ou introduo ou lanamento do produto: perodo de baixo crescimento das vendas e alto custo de produo associado, j que o volume de produo/vendas no permite economia de escala. Nesta fase, o produto requer altos investimentos em tecnologia, propaganda, distribuio e embalagem/design. O lucro negativo. 2- Crescimento: perodo em que uma significativa parcela dos consumidores toma conhecimento da existncia do produto o que eleva seu volume de
Autora: Joyce Bustamante Teixeira Shiraishi, Formada em Administrao de Empresas Universidade de Taubat/UNITAU e Ps Graduao em Administrao e Logstica na FATEC/FACINTER Orientadora: Ana Carolina Resende de Melo Bustamante, FATEC/FACINTER

13

vendas e favorece o surgimento da economia de escala. Comeam a surgir os concorrentes, o que faz com que a empresa invista em diferenciao para no perder a parcela de mercado que j conquistou. Com o aumento da oferta, os preos caem. Nesta fase, a empresa recupera todos os investimentos e o lucro aumenta. 3- Maturidade: perodo caracterizado por baixa no crescimento das vendas, j que os consumidores potenciais j foram conquistados. Os lucros diminuem ou se estabilizam no final deste estgio em funo do aumento da concorrncia. 4- Declnio: o produto atinge sua obsolescncia e substitudo pelo concorrente mais inovador. Neste momento a empresa para de investir em distribuio, propaganda e desenvolvimento e comea a discutir qual o melhor momento de retirar o produto do mercado ou reposicion-lo em outro nicho.

Figura4: Ciclo de vida do produto Fonte: Kotler 2006.

Gesto Ambiental
A preocupao com o meio ambiente, nos ltimos anos, vem crescendo tanto nas sociedades desenvolvidas quanto nas em

desenvolvimento. Esta preocupao com a qualidade ambiental pode manifestar-se principalmente pelo repdio dos consumidores em adquirir bens que ao longo de seu ciclo de vida causem degradao ambiental. A gesto ambiental no um conceito novo nem mesmo uma necessidade nova, o homem sempre teve de interagir responsavelmente com o meio ambiente. Nos casos em que tal no ocorreu, o homem teve de enfrentar as consequncias nefastas da sua atuao. A acumulao indiscriminada de resduos que se verificou na Idade Mdia, com a consequente poluio da gua e do ar, resultou em gravssimos problemas de sade pblica. A industrializao veio agravar este problema ao contribuir de forma bastante acentuada para a poluio do meio ambiente. Gesto ambiental um sistema de administrao empresarial que d destaque na sustentabilidade. Desta maneira, a gesto ambiental prope o uso de prticas e procedimentos administrativos para diminuir ao mximo o impacto ambiental das atividades econmicas nos recursos da natureza MUELLER 2005. Segundo MUELLER 2005 a prtica da gesto permite a diminuio de custos diretos pela reduo do desperdcio de matrias-primas e de recursos cada vez mais escassos e trabalhosos, como gua e energia e de custos indiretos representados por indenizaes relacionadas a danos ao meio ambiente ou sade de funcionrios e da populao de comunidades que tenham aproximao geogrfica com as unidades de produo da empresa. Um exemplo prtico de polticas para a insero da gesto ambiental em empresas tem sido a criao de leis que obrigam a prtica da responsabilidade ps-consumo. A implementao das praticas da gesto ambiental ajuda a controlar as atividades humanas para que no agridam o meio ambiente, com mtodos e objeivos economicos e estratgicos.
Autora: Joyce Bustamante Teixeira Shiraishi, Formada em Administrao de Empresas Universidade de Taubat/UNITAU e Ps Graduao em Administrao e Logstica na FATEC/FACINTER Orientadora: Ana Carolina Resende de Melo Bustamante, FATEC/FACINTER

15

Importncia para as empresas


As empresas esto implementando mudanas nos seus processos produtivos, principalmente, aps introduo das normas de gesto ambiental no sentido de buscar a qualidade ambiental atravs de certificaes, como exemplo os da srie ISO 14000 que foi criado pela International Organization for Starda dization, uma organizao internacional fundada em 1946 para desenvolver padres de manufatura, do comrcio e da comunicao a fim de facilitar o comrcio internacional aumentando a confiabilidade e a eficcia dos bens e servios. A finalidade da ISO desenvolver e promover normas e padres mundiais que traduzam o consenso dos diferentes pases do mundo de forma a facilitar o comrcio internacional. A ISO tem 119 pases membros. A ABNT o representante brasileiro. A ISO trabalha com 180 TCs e centenas de subcomits e grupos de trabalho. A ISO 14001 uma norma internacionalmente reconhecida que determina o que deve ser feito para estabelecer um SGA efetivo. A norma desenvolvida com objetivo de criar o equilbrio entre a conservao da rentabilidade e a diminuio do impacto ambiental; com o comprometimento de toda a organizao.

A Gesto Ambiental inclui uma srie de atividades que partem de um compromisso da alta direo atravs de uma poltica ambiental da empresa no sentido de implementar um Sistema de Gesto Ambiental. Nesse contexto, a poltica de gesto ambiental deve programar aes como treinamento, prevenes e controle, medir os resultados dessas aes, monitorar, avaliar e redefinir objetivos, aperfeioando ou corrigindo essas aes.

Consideraes Finais

A conscientizao quanto importncia das questes ambientais vem crescendo em todo o mundo, haja vista dados e acontecimentos catastrficos divulgados nos ltimos tempos sobre o planeta. As pessoas, aos poucos, observam que a preservao do Planeta Terra significa tambm a preservao da prpria vida, esta conscincia coletiva vem crescendo dia a dia ainda que de forma tmida, na mudana dos hbitos e costumes da populao, atravs da prtica da educao ambiental. O consumidor interfere de forma importante nesse processo com a utilizao responsvel de mercadorias e servios para satisfao das suas necessidades por meio da atitude crtica no momento de sua aquisio, o que significa avaliar a necessidade de obteno de um produto, sua origem e destinos ambientalmente corretos. Diante dos acontecimentos, as empresas comeam a acompanhar a inquietude que seus clientes demonstram com os danos ambientais causados e simultaneamente os governos tm estabelecido fiscalizao mais rgida sobre legislaes ambientais, como forma de obrigar as empresas a se

responsabilizarem pelo lixo produzido. Neste contexto, as empresas esto implementando sistemas de gesto ambiental tais como a ISO, no sentido de apresentar uma postura ambientalmente correta atravs de processos logsticos reversos fazendo o planejamento, implementando e controlando o fluxo inverso ao produtivo, como forma de minimizar o prejuzo ambiental causado. Nesse trabalho, procurou-se demonstrar a importncia da logstica reversa e a necessidade de inclu-la nos planos estratgicos das empresas. Compreendeu-se que os consumidores interferem substancialmente na natureza atravs de uma postura correta relativa utilizao da gua, energia, descarte do subproduto, consumo racional, enfim, com a prtica da educao ambiental. Nesse raciocnio possvel concluir que, todos somos responsveis pela preservao do Planeta e que aes positivas tm sido observadas nos ltimos tempos com o objetivo de resguardar a Terra e a vida de todos os seres vivos.

Autora: Joyce Bustamante Teixeira Shiraishi, Formada em Administrao de Empresas Universidade de Taubat/UNITAU e Ps Graduao em Administrao e Logstica na FATEC/FACINTER Orientadora: Ana Carolina Resende de Melo Bustamante, FATEC/FACINTER

17

Referncias Bibliogrficas
BALLOU, Ronald H. Logstica Empresarial: transportes, administrao de materiais e distribuio fsica. 1a.ed. So Paulo: Atlas, 1993.

BARBIERI, Jos Carlos. DIAS, Marcio. Logstica Reversa como instrumento de programas de produo e consumo sustentveis. Revista Tecnologstica, So Paulo, Ano VI, n 77. Abril 2002.

LACERDA, Leonardo. Logstica Reversa, uma viso sobre os conceitos bsicos e as prticas operacionais. Centro de Estudos em Logstica COPPEAD UFRJ 2202. www.cel.coppead.efrj.br LEITE, Paulo R. Logstica Reversa: Meio ambiente e competitividade. Disponvel_em:<http://pessoal.facensa.com.br/girotto/files/Logistica_de_Distrib uicao/logistica_reversa.pdf.> Acesso em: 10 de jun. de 2012. LEITE, Paulo Roberto. LOGSTICA REVERSA: Meio ambiente e competitividade. So Paulo: Prentice Hall, 2003. Logstica Reversa. Disponvel em <www.logweb.com.br/artigos/arquivo/art0001703.htm>. Acesso em: 10 de jun. de 2012. MALINVERNI, Cludia. Tomra Latasa: A logstica da reciclagem. Revista tecnologstica, So Paulo, Ano VIII, n 80. Julho 2002. MUELLER, C. F. Logstica Reversa Meio-ambiente e Produtividade. 2005, Disponvel em: <http://pessoal.facensa.com.br/girotto/files/Logistica_de_Distribuicao/ logistica_reversa.pdf> Acesso em: 10 de jun. de 2012.

You might also like