You are on page 1of 12

Resoluo de Problemas: uma explorao a partir de projetos interdisciplinares

Ana Paula Dessoy1

GD3 Educao Matemtica no Ensino Mdio


Resumo do trabalho. Este trabalho uma sinopse do projeto de mestrado, o qual aborda a resoluo de problemas matemticos a partir de projetos interdisciplinares, uma pesquisa em conjunto com a nova proposta de reformulao do Ensino Mdio para Ensino Mdio Politcnico, a qual organizada pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Esta pesquisa tem como objetivos analisar, interpretar e resolver situaes problemas; explorar a formulao de problemas matemticos a partir dos temas dos projetos de pesquisa de alunos do 3 ano do Ensino Mdio Politcnico. No decorrer do desenvolvimento, ser abordada a formulao e resoluo de problemas matemticos, como forma de melhorar a qualidade do ensino da Matemtica e desenvolver no aluno capacidades de tomada de decises, autonomia, criatividade e de resolver situaes problemas do cotidiano. O trabalho est apoiado nas ideias dos autores George Polya e Luiz Roberto Dante, que destacam a resoluo de problemas, alm de Ivani C. Fazenda que aborda a interdisciplinaridade. A proposta destaca a necessidade de mudar os modos da abordagem curricular, tendo a resoluo de problemas como uma possibilidade de trabalhar para alm de apenas mais uma alternativa metodolgica, sendo que este estudo aponta para a importncia de envolver temas da realidade dos alunos para uma aprendizagem significativa. Palavras-chave: Resoluo de Problemas. Matemtica. Projetos. Interdisciplinaridade.

1. A Matemtica e seus desafios A Matemtica h muito tempo vista como a matria mais difcil, o terror das disciplinas, na qual muitos alunos apresentam dificuldades, e ao mesmo tempo a grande preocupao dos professores no que diz respeito ao rendimento escolar. Isto est refletido nos indicativos que apresentam a preocupante situao em que se encontra a aprendizagem da Matemtica. Estes indicativos so reflexos das avaliaes externas, entre elas a Prova Brasil, o SAEB (Sistema Nacional de Avaliao da Educao Bsica), o ENEM (Exame Nacional do Ensino Mdio), o PISA (Programa Internacional de Avaliao de Alunos) e o ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), as quais so avaliaes para anlise, em larga escala e que exibem indicadores da qualidade do ensino oferecido pelo sistema de educao. Acredita-se que estas dificuldades encontradas no ensino e aprendizagem da matemtica poderiam ser amenizadas se os contedos fossem trabalhados de forma contextualizada,

Especialista em Metodologia de Ensino de Matemtica. Graduada em Matemtica Licenciatura. anadessoy85@yahoo.com.br, orientadora Maria Madalena Dullius.

introduzindo conhecimentos que surgem das realidades nas quais os alunos esto inseridos. Por isso, a utilizao de resoluo e formulao de problemas pode auxiliar na construo de conhecimentos matemticos, melhorando o raciocnio, a capacidade de formulao e interpretao. Com o objetivo de promover estudos e pesquisas para qualificar a Educao Bsica no Brasil, a CAPES/INEP
2

lanou o Edital 038/2010/CAPES/INEP, do Programa

Observatrio da Educao. Em Lajeado/RS no Centro Universitrio Univates, est sendo desenvolvido um projeto, com foco neste edital, intitulado Relao entre a formao inicial e continuada de professores de Matemtica da Educao Bsica e as competncias e habilidades necessrias para um bom desempenho nas provas de Matemtica do SAEB, Prova Brasil, PISA, ENEM e ENADE. Este projeto est relacionado ao Programa de Mestrado em Ensino de Cincias Exatas. O Governo do Estado do Rio Grande do Sul, em 2012, lana a proposta intitulada Ensino Mdio Politcnico, a reestruturao do Ensino Mdio, na qual os alunos esto envolvidos com projetos de pesquisa, objetivando a interdisciplinaridade, atividades que atendam as necessidades do mundo do trabalho. Tem em sua concepo a base na dimenso politcnica, constituindo-se no aprofundamento da articulao das reas de conhecimentos e suas tecnologias, com os eixos Cultura, Cincia, Tecnologia e Trabalho, na perspectiva de que a apropriao e a construo de conhecimento embasam e promovem a insero social da cidadania, atravs de projetos interdisciplinares desenvolvidos pelos estudantes. O Ensino Mdio no Rio Grande do Sul apresenta ndices preocupantes, ao considerar o compromisso com a aprendizagem para todos. Constata-se que o ensino se realiza mediante um currculo fragmentado, dissociado da realidade scio histrica, e, portanto, do tempo social, cultural, econmico e dos avanos tecnolgicos da informao e da comunicao. Essa conjuno de fatores apresenta uma realidade que exige, urgentemente, novas formas de organizao do Ensino Mdio. Houve a necessidade da construo de uma nova proposta poltico-pedaggica em que o ensino das reas de conhecimento dialogue com o mundo do trabalho, que interaja com as novas tecnologias, que supere a imobilidade

Este projeto conta com o apoio financeiro da Coordenao de Aperfeioamento de Pessoal de Nvel Superior CAPES/Brasil.

da grade curricular, a seletividade, a excluso, e que, priorizando o protagonismo do jovem, construa uma efetiva identidade para o Ensino Mdio. Diante da proposta de mudana na Educao Estadual do Rio Grande do Sul, de tornar o Ensino Mdio das escolas pblicas em um ensino envolvido com a pesquisa, formando alunos mais pesquisadores e autnomos, onde o pressuposto bsico da interdisciplinaridade se origina no dilogo das disciplinas, no qual a comunicao instrumento de interao com o objetivo de desvelar a realidade, surgiu a ideia deste projeto, no qual o tema de pesquisa Resoluo de Problemas Matemticos a partir de projetos interdisciplinares com alunos do 3 ano do ensino mdio politcnico numa escola estadual da 3 Coordenadoria Regional de Educao do Rio Grande do Sul. E assim, pretendemos desenvolver uma investigao a partir da questo de pesquisa: Como trabalhar a resoluo de problemas matemticos a partir de projetos interdisciplinares? Traamos como objetivo geral desta pesquisa: analisar e explorar a formulao e resoluo de problemas matemticos a partir de projetos interdisciplinares. 2 Abordagem Terica A Matemtica est presente em nosso dia a dia, nas nossas atividades dirias e constantes. Na sociedade atual, na qual a pendncia por trabalhadores mais autnomos, crticos e criativos visvel, a Matemtica tem sua contribuio a medida que se utilize de metodologias que enfatizem a construo de estratgias, a comprovao e justificativa de resultados, a criatividade, a iniciativa pessoal, o trabalho coletivo e a autonomia advinda da confiana na prpria capacidade de enfrentar desafios (BRASIL, 1998, p. 27). Os Parmetros Curriculares Nacionais do Ensino Mdio (PCN+) (BRASIL, s.d., p. 111) destacam que:
Em nossa sociedade, o conhecimento matemtico necessrio em uma grande diversidade de situaes, como apoio a outras reas do conhecimento, como instrumento para lidar com situaes da vida cotidiana ou, ainda, como forma de desenvolver habilidades de pensamento.

Nesta seo ser proporcionada a abordagem terica que servir como base para o desenvolvimento da pesquisa, a mesma ser apresentada em duas subsees: a Resoluo de Problemas Matemticos e a interdisciplinaridade atravs de projetos.

2.1 A Resoluo de Problemas Matemticos No de hoje que a Matemtica vista como o grande desafio dos alunos, expressiva a busca em tornar as aulas de Matemtica, alm de prazerosas, em momentos de reflexo e construo do conhecimento. A resoluo de problemas tema de grandes discusses e preocupaes entre educadores. A utilizao desta tendncia na sala de aula permite ao professor no simplesmente repetir operaes de rotina com os alunos, mas aguar a curiosidade destes na busca de diferentes caminhos para a formulao e soluo de problemas, alm de auxili-los com perguntas desafiadoras que os direcionem para seus objetivos, tornando-os reflexivos, criativos e independentes. Segundo os PCNs de Matemtica (BRASIL, 1998), a resoluo de problemas permite aos alunos movimentar conhecimentos e desenvolver a capacidade para gerenciar as informaes que esto ao seu alcance. Os alunos tero oportunidade de expandir seus conhecimentos acerca de conceitos e metodologias matemticas bem como ampliar a concepo que tm dos problemas, da Matemtica, do mundo e aumentar sua autoconfiana e segurana. Para Dante (1998), um problema qualquer situao que exija a maneira matemtica de pensar e conhecimentos especficos para solucion-la. Um problema matemtico aquele que apresenta um desafio para o aluno e que assim requer meios de validao e aprovao dos resultados obtidos, importante frisar que uma situao que pode ser simples para um aluno, pode no ser para outros, tornando-se assim, um desafio resolv-lo, e ento, uma situao problema. De acordo com os PCN's (BRASIL, 1998, p. 41):
Um problema matemtico uma situao que demanda a realizao de uma sequncia de aes ou operaes para obter um resultado. Ou seja, a soluo no est disponvel de incio, no entanto possvel constru-la. Em muitos casos, os problemas usualmente apresentados aos alunos no constituem verdadeiros problemas porque, via de regra, no existe um real desafio nem a necessidade de verificao para validar o processo de soluo.

A resoluo de problemas exige que o aluno utilize um conjunto de mtodos e estratgias de aes, ou seja, necessrio que haja conversao de conhecimentos, na qual as operaes mentais e uma linha de raciocnio (BRASIL, 2008, p. 38) sejam seguidas para que no final se obtenha um resultado expressivo. Os documentos curriculares do ENEM (2008) salientam que por meio da seleo, organizao, relao e interpretao que se torna possvel uma tomada de deciso.

Tomar uma deciso implica fazer um recorte significativo de uma realidade, s vezes, complexa, ou seja, que pode ser analisada de muitos modos e que pode conter fatores concorrentes, no sentido de que nem sempre possvel dar prioridade a todos eles ao mesmo tempo (ibidem, p. 46).

Dante (2010) aponta a questo de tornar as aulas de Matemtica mais atraentes e desafiadoras, a partir do real deleite de estudar Matemtica, o qual est na satisfao que surge quando o aluno, por si s, resolve um problema. Quanto mais difcil, maior a alegria e a satisfao em resolv-lo. Outro destaque munir o aluno com estratgias para resolver problemas diante de vrias situaes, pois necessrio formar cidados matematicamente alfabetizados, que saibam como resolver, de modo inteligente e eficaz, seus problemas domsticos, de economia e outros do cotidiano. E, finalmente, liberar a criatividade do aluno por meio da formulao e resoluo de problemas que exijam o pensamento produtivo do aluno. A resoluo e a formulao de problemas em Matemtica esto interligadas com a criatividade. A par da resoluo de problemas, a formulao de problemas uma atividade de importncia extrema, pois encorajar os alunos a criar, partilhar e a resolver seus prprios problemas um contexto de aprendizagem muito rico para o desenvolvimento de sua capacidade de resolver e do seu conhecimento matemtico. Segundo Polya (1978), a formulao de problemas faz parte da resoluo de problemas, o autor referia que toda atividade de resoluo de problemas fica incompleta se no der oportunidades aos alunos de formularem problemas. Vemos que de essencial importncia debater e abordar novas metodologias para que o ensino da Matemtica se torne cada vez melhor, admitindo que os alunos resolvam problemas, com um raciocnio lgico e coerente, o que no vem ocorrendo neste mtodo de ensino. 2.2 A interdisciplinaridade atravs de projetos A acumulao de saberes, fragmentados e descontextualizados, cada vez mais reconhecida como problema. Em busca de alternativas para contribuir na soluo deste problema surgiu o conceito da interdisciplinaridade, pois no trabalho interdisciplinar deve haver uma intencionalidade que una saberes, que permeie a realidade com significados e valores. Muito se tem falado dela, mas poucos so os produtos disponveis como resultados de pesquisas escolares que mostrem um trabalho efetivamente interdisciplinar que oriente os professores a trilhar um caminho, com confiana na prtica docente.

Observamos e vivenciamos que, alm da realidade escolar, o nosso cotidiano tambm interdisciplinar. Quando nos confrontamos com uma situao real, certamente necessitamos de mais de uma disciplina ou saber para resolv-la. Segundo Rocha Filho et al. (2005), a interdisciplinaridade nos remete a uma percepo diferenciada de mundo, pois um mesmo assunto observado sob diferentes perspectivas, nos permite ampliar a compreenso. A compreenso de universo muitas vezes exige um aumento da nossa capacidade de conscincia, necessidade essa que implica em interdisciplinaridade. Os autores afirmam que:
Na Educao, especialmente, a interdisciplinaridade encontra um de seus principais papis, e se realiza no trabalho cooperativo de professores de diferentes disciplinas que decidem integrar suas aes educativas. (2005, p. 329)

De acordo com Fazenda (1994) a interdisciplinaridade pode ser compreendida como sendo um ato de troca, de reciprocidade entre as disciplinas ou as cincias, ou melhor, de reas do conhecimento. Seria errado pensar a interdisciplinaridade como uma simples interseco de disciplinas com afinidades. Acordando com Fazenda (1994) e Cascino (2000), estou persuadida de que h muita riqueza nos dilogos construdos a partir das diferenas, constitudos no respeito s individualidades, em cumplicidades coletivas. A interdisciplinaridade discutida com muita nfase nos PCNs (BRASIL, 2000, p. 21), os quais destacam que:
[...] a interdisciplinaridade no tem a pretenso de criar novas disciplinas ou saberes, mas de utilizar os conhecimentos de vrias para resolver um problema concreto ou compreender um determinado fenmeno sob diferentes pontos de vista. Em suma, a interdisciplinaridade tem uma funo instrumental. Trata-se de recorrer a um saber diretamente til e utilizvel para responder s questes e aos problemas sociais contemporneos.

Dialogando com Fazenda (2002), a interdisciplinaridade na educao desenvolve novos saberes por estar conectada com a realidade social, e a lgica que a interdisciplinaridade imprime a da inveno, da descoberta, da pesquisa, da produo cientfica, porm gestada num ato de vontade, num desejo planejado e construdo em liberdade (p. 19). Conforme Fazenda (1994, p. 45) o professor precisa ser o condutor do processo. Para isso necessrio que ele tenha a devida pacincia, de enxergar no aluno o que ele mesmo no consegue, nem em si mesmo nem em seus trabalhos. O professor precisa agir com esperteza para ensinar e ao mesmo tempo aprender com os alunos, cada participante do processo tem sua caracterstica prpria. A autora ainda afirma que:

A metodologia interdisciplinar parte de uma liberdade cientfica, alicera-se no dilogo e na colaborao, funda-se no desejo de inovar, de criar, de ir alm e exercita-se na arte de pesquisar no objetivando apenas uma valorizao tcnico-produtiva ou material, mas, sobretudo, possibilitando uma ascese humana, na qual se desenvolva a capacidade criativa de transformar a concreta realidade mundana e histrica numa aquisio maior de educao em seu sentido lato, humanizante e libertador do prprio sentido de ser-no-mundo. (FAZENDA, 1994, p. 69)

O trabalho interdisciplinar pode ser inscrito atravs da pedagogia de projetos, a qual reconhecida pela sua maneira de potencializar a interdisciplinaridade, pois o trabalho com projetos permite romper com as fronteiras disciplinares, favorecendo os elos entre as diferentes reas de conhecimento numa situao contextualizada do aprender. Nesse sentido, Almeida (2002, p. 58) confirma estas ideias destacando:
[...] que o projeto rompe com as fronteiras disciplinares, tornando-as permeveis na ao de articular diferentes reas de conhecimento, mobilizadas na investigao de problemticas e situaes da realidade. Isso no significa abandonar as disciplinas, mas integr-las no desenvolvimento das investigaes, aprofundando-as verticalmente em sua prpria identidade, ao mesmo tempo, que estabelecem articulaes horizontais numa relao de reciprocidade entre elas, a qual tem como pano de fundo a unicidade do conhecimento em construo.

Trabalhar com projetos interdisciplinares rompe com os paradigmas da pedagogia tradicional centrada na exposio de contedos pelos professores. Esse novo modelo prope que o docente abandone o papel de transmissor de contedos e adote uma postura de pesquisador, de organizador do processo de ensino aprendizagem. E o aluno, por sua vez, passe de receptor passivo a ator do processo. A pedagogia de projetos vista pelo seu carter de potencializar a interdisciplinaridade, o que de fato pode advir, pois o trabalho com projetos admite romper com as fronteiras disciplinares, favorecendo os elos entre as diferentes reas de conhecimento numa circunstncia contextualizada da aprendizagem. Fazenda (1994) enfatiza que a interdisciplinaridade se d sem que haja perda da identidade das disciplinas. A interdisciplinaridade muito mais que uma simples integrao de contedos, pois segundo os PCNs (BRASIL, 2000, p. 76):
[...] a interdisciplinaridade no dilui as disciplinas, ao contrrio, mantm sua individualidade. Mas integra as disciplinas a partir da compreenso das mltiplas causas ou fatores que intervm sobre a realidade e trabalha todas as linguagens necessrias para a constituio de conhecimentos, comunicao e negociao de significados e registro sistemtico dos resultados.

A interdisciplinaridade ocorre na prtica, com experimentos reais de trabalhos. No estamos em busca da fragmentao, mas, sim, da unificao. E a interdisciplinaridade se prope a trabalhar com esta unificao e integrao, ela requer a colaborao entre tudo e

todos. Com a interdisciplinaridade surge cada vez mais o desejo pela autonomia, pelo respeito. O aluno, atravs da interdisciplinaridade tem todos os elementos e o apoio indispensveis para alcanar a sua autonomia. Assim, com a aplicao da interdisciplinaridade alcana-se uma maneira de melhorar a formao, fazendo com que os alunos aprendam e consigam atingir uma formao profissional polivalente; um modo de compreender e modificar o mundo, pois estamos na era do conhecimento e necessrio conscientizar o estudante de que ele deve buscar cada vez mais uma educao constante, pois desta forma o aluno adquire a conscincia de que deve estar sempre aprendendo e buscando conhecimentos. 3 Procedimentos Metodolgicos Atendendo aos objetivos com o desenvolvimento desta pesquisa, o trabalho que estamos propondo, constituir-se- em uma investigao de abordagem qualitativa, pois acreditamos na necessidade e importncia de estudar a realidade sob o olhar do sujeito pesquisado, alm de termos a viso do pesquisador. Esta pesquisa ser, segundo os procedimentos tcnicos adotados para seu desenvolvimento, um estudo de caso, o qual, segundo Yin (2010), uma investigao emprica, um mtodo que abrange planejamento, tcnicas de coleta de dados e anlise dos mesmos. De acordo com Andr (2005), o desenvolvimento do estudo de caso realiza-se em trs fases: a fase exploratria momento em que o pesquisador entra em contato com a situao a ser investigada pra definir o caso, confirmar ou no as questes iniciais, estabelecer os contatos, localizar os sujeitos e definir os procedimentos e instrumentos de coleta de dados; a fase de coleta dos dados ou de delimitao do estudo e a fase de anlise sistemtica dos dados, traadas como linhas gerais para conduo desse tipo de pesquisa, podendo ser em algum momento conjugada uma ou mais fase, ou ate mesmo sobrepor em outros, variando de acordo com a necessidade e criatividade surgidas no desenrolar da pesquisa. O contexto de investigao e o desenvolvimento da proposta ir se realizar com uma turma de 3 ano do Ensino Mdio em uma escola estadual do Vale do Taquari parceira do Programa Observatrio da Educao, na qual a autora atua como professora de Matemtica nas trs turmas do Ensino Mdio noturno.

A proposta desta investigao formular problemas matemticos a partir de um tema, o qual os alunos estejam envolvidos, atravs de seus projetos de pesquisa e que possam utilizar seus conhecimentos na produo do enunciado da questo. Dessa forma, temos a possibilidade de trabalhar com a interdisciplinaridade, sendo o tema abordado pelos alunos o foco e o eixo para a formulao de problemas. A estes alunos iremos propor, atravs dos temas de seus projetos interdisciplinares, a formulao e resoluo de problemas nas aulas de matemtica, o que consiste em estimullos a desenvolver a criatividade e a autonomia durante o processo de construo e resoluo dos mesmos. Para Smole, Diniz e Candido (2001) propiciar situaes nas quais os alunos possam criar seus prprios problemas uma estratgia que pode ser utilizada para ampliar a compreenso dos alunos sobre a resoluo de problemas. De acordo com as autoras as aulas desenvolvidas a partir da formulao de problemas levam o educando a levantar hipteses, comunicar ideias e estabelecer relaes, desenvolvendo interesse e confiana no seu prprio modo de pensar. A construo do enunciado atravs da problematizao de um tema um fator relevante durante o processo de formulao do problema, pois implica em organizar e sistematizar dados e informaes e registr-los utilizando a linguagem escrita matemtica. Comear pelo enunciado e pela situao que motivou a sua elaborao levar o educando a compreender o problema como um todo e no somente a operao que dever ser feita e o resultado a ser dado. Ao formular um problema o educando participa ativamente do processo de desenvolvimento do seu aprendizado, pois foi incentivado a criar uma situao problema a partir de experincias e conhecimentos que j possui, sendo assim estar compreendendo o porqu e como este problema foi elaborado. Chica (2001, p.152) considera que:
Dar oportunidade para que os alunos formulem problemas uma forma de levlos a escrever e perceber o que importante na elaborao e na resoluo de uma dada situao; que relao h entre os dados apresentados, a pergunta a ser respondida e a resposta; como articular o texto, os dados e a operao a ser usada.

Para Brown e Walters (2005), os problemas podem ser formulados a partir de situaes problemas, definies, teoremas, perguntas, objetos. Deve-se observar e analisar a situao apresentada e em seguida problematiz-la, propondo questes investigativas. Os autores acreditam que a formulao de problemas possui vrias fases que enriquecem o entender, o fazer e o aprender matemtica. (BROWN; WALTERS, 2005, p.27).

Como forma de valorizar os problemas elaborados pelos alunos ser proposta a troca de problemas entre os mesmos, para que um resolva o problema do outro; montar uma folha com problemas formulados para resolver durante a semana ou ms; selecionar alguns problemas formulados e fazer correio entre classes da mesma srie, criar um livro de problemas da classe para ser impresso para todos e confeccionar um mural com os problemas que ganharam destaque pela opinio da prpria turma. Outra atividade que ser proposta aos alunos, ser criar uma espcie de biblioteca de problemas matemticos, que segundo Stancanelli (apud Smolle, 2001, p.119), sugere que importante a organizao de uma problemoteca, onde ser colocada uma coleo de problemas em uma caixa ou fichrio, com fichas numeradas que contm um problema e que podem trazer a resposta no seu verso, possibilitando a autocorreo e favorecendo o trabalho independente. Desta forma valorizando os problemas formulados pelos alunos e os demais problemas propostos na turma. Os problemas formulados e resolvidos pelos alunos da turma em questo, envolvidos na interveno pedaggica, sero arquivados e iro compor o banco de dados do estudo de caso, para que possam, sempre que necessrio, ser retomados, como por exemplo, para analisar as formas de pensar, o contexto e os temas utilizados pelos alunos na formulao e escrita dos mesmos. Yin (2010, p 132), destaca que registros em arquivos podem ser utilizados em diferentes etapas do estudo de caso e constituir-se em relevantes fontes de informao, em conjunto com outras evidncias. A presente proposta, ensinar via formulao e resoluo de problemas atravs de projetos interdisciplinares, segue as orientaes de Polya (1995), para quem o problema seria um elemento disparador de um processo de construo do conhecimento matemtico, e de Pozo (1998), em cuja anlise a resoluo de problemas vista como um veculo acessvel para levar os alunos a aprender a aprender. O desenvolvimento deste projeto de pesquisa, o qual se constituir em uma das aes do Projeto Observatrio da Educao e, ao final de seu desenvolvimento, ser disponibilizada aos professores de Matemtica interessados, na forma de dissertao vinculada ao Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Cincias Exatas da Univates, com o intuito de socializar experincias e os respectivos resultados em Educao Matemtica, que consigam auxiliar na construo de aprendizagem dos estudantes.

Consideraes Finais O trabalho aponta para a necessidade de uma mudana nos modos da abordagem curricular, tendo a resoluo de problemas como uma possibilidade de trabalhar para alm de apenas mais uma alternativa metodolgica. Sabemos que as mudanas na educao no acontecem de modo repentino, pois existe, no primeiro momento, uma averso ao novo, ao desconhecido. Mas, preciso ter persistncia e nimo para explorar outras possibilidades educacionais e o mais importante, tomar a iniciativa e no esperar pelos outros. S assim avanaremos de forma mais rpida e segura,
com conscincia de que, na educao, no to fcil mudar, j que existe ligao com o passado, que preciso conservar, e uma viso de futuro, que devemos estar vigilantes. Espera-se que as contribuies desse projeto sejam noticiadas a outros docentes da rea, a fim de poder contemplar expectativas e dvidas que estes venham a ter em relao resoluo e formulao de problemas. Contudo, sabe-se que existem vrias alternativas possveis de ensinar Matemtica e que a resoluo de problemas mais uma delas.

Referncias ALMEIDA, M.E.B. de. Como se trabalha com projetos (Entrevista). Revista TV ESCOLA. Secretaria de Educao a Distncia. Braslia: Ministrio da Educao, SEED, n 22, maro/abril, 2002. ANDR, M. E. D. A. Estudo de Caso em Pesquisa e avaliao educacional. Braslia: Liber Livro Editora, 2005. BRASIL. PCN +: Cincias da Natureza, Matemtica e suas Tecnologias. Ensino Mdio. Orientaes Educacionais Complementares aos Parmetros Curriculares Nacionais. Disponvel em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/CienciasNatureza.pdf>. Acesso em: 21 mai. 2013. BRASIL. Secretaria de Educao Fundamental. Parmetros Curriculares Nacionais: Matemtica. Secretaria de Educao Fundamental. Braslia: MEC/SEF, 1998. 148 p. BRASIL. Secretaria de Educao Mdia e Tecnolgica. Parmetros Curriculares Nacionais: Parte I, II, III e IV. Braslia: MEC, 2000. BRASIL. Relatrio pedaggico do Exame Nacional do Ensino Mdio. Ministrio da Educao. Braslia: MEC/INEP, 2008. BROWN, I. S.; MARION, W. The art of problem posing. 3. ed. New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, 2005.

CASCINO, F. Educao ambiental: princpios, histria, formao de professores. 2ed. So Paulo. Editora SENAC, 2000. CHICA, C. H. Por que formular problemas? In: SMOLE, K. S. S.; DINIZ, M. I. (Org.) Ler, escrever e resolver problemas: habilidades bsicas para aprender matemtica. Porto Alegre: Artmed, 2001. DANTE, L. R. Didtica da Resoluo de Problemas de Matemtica. 2ed. So Paulo: tica, 1998. DANTE, L. R. Formulao e resoluo de problemas de matemtica: teoria e prtica. So Paulo: tica, 2010. FAZENDA, I. C. A. Interdisciplinaridade: histria, teoria e pesquisa. Campinas: Papirus, 1994. FAZENDA, I. C. A. Construindo aspectos terico-metodolgicos da pesquisa sobre Interdisciplinaridade. In: _____(Org.). Dicionrio em construo: interdisciplinaridade. So Paulo: Cortez, 2002. p. 11-29. POLYA, G. A arte de resolver problemas. Rio de Janeiro: Intercincias, 1978. POLYA, G. A arte de resolver problemas: um novo aspecto do mtodo matemtico. Traduo e adaptao Heitor Lisboa de Arajo. 2. Reimpresso. Rio de Janeiro: Intercincia, 1995. POZO, J. I. (Org.). A soluo de problemas: aprender a resolver, resolver para aprender. Porto Alegre: Artmed, 1998. ROCHA FILHO, J. B.; BASSO, N. R. de S.; BORGES, R. M. R. Repensando uma proposta interdisciplinar sobre cincia e realidade. Revista Electrnica de Enseanza de las Ciencias. Porto Alegre, Brasil, vol. 5, n2 , p. 323-336, 2006. SMOLE, K. S. S.; DINIZ, M. I. (Org.) Ler, escrever e resolver problemas: habilidades bsicas para aprender matemtica. Porto Alegre: Artmed, 2001. YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e mtodos. 4.ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.

You might also like