You are on page 1of 6

Escola EBI de Castelo do Neiva Cincias Naturais - 8 ano RESUMO 2 - Ecossistemas e fatores abiticos SISTEMA TERRA Interao entre

os subsistemas terrestres

ECOSSISTEMAS 1.1 - Ecossistema: um conjunto formado pelos organismos, pelo meio fsico-qumico e pelas interaes que se estabelecem entre si. COMPONENTES DE UM ECOSSISTEMA: - Fatores abiticos: so fatores do ambiente que influenciam os seres vivos. Exemplos: temperatura, luz, humidade e solo. - Fatores biticos: so todos os seres vivos presentes num ecossistema com os quais se relacionam. (peixes, algas, coelho, rvore...) - Ecologia: cincia que estuda as relaes dos seres vivos entre si e com o meio ambiente. 1.2 Biosfera -> Ecossistema -> Comunidade -> Populao -> Organismo Biosfera: zona da Terra onde existe vida. Inclui a atmosfera, litosfera e hidrosfera. Comunidade: conjunto de populaes do mesmo ecossistema (que vivem no mesmo local e ao mesmo tempo) que se relacionam entre si. Populao: conjunto de organismos da mesma espcie que vivem no mesmo local ao mesmo tempo e se relacionam entre si. 1.3 - Espcie: grupos de seres vivos, geralmente com caractersticas muito semelhantes, que podem reproduzir-se entre si, dando origem a um descendente frtil. 1

- Hbridos: quando existe cruzamento entre duas espcies diferentes, embora com semelhanas dando origem a descendentes estreis (hbridos). 1.4 - Habitat: local onde uma determinada espcie habita, que rene todas as condies biticas e abiticas ideais para este l existir. 1.5 - Nicho ecolgico: lugar que ocupa e funo de cada ser vivo dentro do seu habitat. Fatores Abiticos

TEMPERATURA S existe vida dentro de determinados limites de temperatura. No entanto, esses limites variam de espcie para espcie. Para sobreviver, cada organismo tem de ser capaz de resistir s variaes de temperatura que ocorrem no seu habitat. Para isso, os animais podem: 1. HIBERNAR Os animais ficam vrios meses inativos. a forma que alguns animais encontram para preservar a energia de modo a ultrapassar as adversidades do Inverno, principalmente, quando sentem dificuldades para encontrar alimento. Ourio-cacheiro: hiberna (a temp. corporal fica apena a mais 1 da temp. ambiente, corao bate apenas 510 vezes por minuto e respirao reduzida). 2. ESTIVAR - algumas espcies de animais dormem durante a estao quente e seca, devido s altas temperaturas e escassez de gua. Por exemplo os caracis, crocodilo. 3. MIGRAR - muitos animais deslocam-se procura de zonas mais favorveis, com melhores temperaturas e mais alimento.

4. ADAPTAR-SE MORFOLOGICAMENTE Quando sujeitos a temperaturas extremas, alguns animais sofrem adaptaes morfolgicas. Por exemplo, para resistir ao frio, pode ocorrer: o aumento da camada subcutnea de gordura; o revestimento do corpo de pelos e penas; a diminuio das extremidades (focinho, orelhas).

Para resistir ao CALOR, pode ocorrer: Pelo mais curto e menos denso, extremidades com maior rea para dissipar maior quantidade de calor. INFLUNCIA DA TEMPERATURA NOS ANIMAIS Animais de temperatura constante ou homeotrmicos A temperatura corporal constante independentemente da variao da temperatura ambiente.

Ex: aves e mamferos. Animais de temperatura varivel ou poiquilotrmicos A temperatura corporal varia consoante a variao da temperatura ambiente.

Ex: peixes, rpteis, anfbios e insetos. Euritrmico: organismo que suporta grandes variaes de temperatura (caranguejo e lobo). Estenotrmico: organismo que tolera apenas pequenas variaes da temperatura (peixes). INFLUNCIA DA TEMPERATURA NAS PLANTAS As plantas desenvolvem algumas adaptaes s temperaturas baixas: As rvores de folha persistente das regies em que neva, tm forma cnica para que a neve escorregue sem partir os ramos. Nas rvores de folha caduca, as folhas caem nas estaes mais frias de modo a diminurem a sua atividade. Existem plantas que, para resistirem ao frio, ficam apenas com rgos subterrneos (bolbos, tubrculos, rizomas e certas razes) ou sementes, germinando nas estaes menos frias. LUZ

O comportamento e a atividade dos seres vivos so influenciados pela luz. a) Fotossntese - transformao da energia solar em energia qumica e a matria inorgncia em orgncia. b) Fototropismo - a capacidade de uma planta se movimentar em direo luz. c) Fotoperodo - o nmero de horas de exposio luz por dia.

INFLUNCIA DA LUZ NAS PLANTAS

QUANTIDADE DE LUZ Plantas de luz ou helifilas plantas que necessitam de muita luminosidade. Ex.: girassol. Plantas de sombra ou umbrfilas plantas que necessitam de pouca luminosidade. Ex.: fetos.

O crescimento e a florao das plantas est tambm dependente do fotoperodo. por este motivo que as plantas florescem em pocas do ano diferentes.

FLORAO

INFLUNCIA DA LUZ SOBRE OS ANIMAIS Alguns seres comportam-se da mesma forma de dia ou de noite, mas a maioria tem comportamentos diferentes. Assim, por exemplo, os animais noctvagos ou noturnos mostram-se ativos durante a noite, ao contrrio dos animais diurnos. O fotoperodo tambm sofre variaes ao longo do ano, aumentando de Janeiro a Junho e diminuindo de Junho at Dezembro. Estas variaes influenciam a cor da pelagem de certos mamferos. Por exemplo, a lebre-americana tem pelagem castanha no Vero e branca no Inverno. A luz influencia tambm, por exemplo, as aves, quer na colorao das penas, quer nas migraes (fig. 1).

A reproduo de alguns animais influenciada pelo fotoperodo, como, por exemplo, as trutas, que apenas desovam no ms de Novembro. As baratas no suportam a luz, sendo, por isso, designadas animais com fototaxia negativa. As borboletas preferem locais iluminados, sendo, por isso, designadas animais com fototaxia positiva. GUA A humidade tambm influencia as caractersticas dos seres vivos. Ambiente desrtico . Reduo das folhas . Caules carnudos capazes de armazenar gua . Razes compridas .. Revestimento que impede a perda de gua .. Concentrao da urina Ambiente aqutico . Caules flexveis (correntes) . Folhas flutuantes .. Barbatanas .. Brnquias

SOLO - (importncia): O tipo de solo vai determinar os seres vivos que neles habitam. So importantes pois constituem o habitat de uma grande comunidade de seres vivos que neles encontram abrigo e alimento. Os seres vivos que nele habitam tambm benificiam o solo: revolvem-no, enriquecem-no com os seus dejetos (ricos em matria orgnica e nutrientes essencias para as plantas). Plantas necessitam do solo para retirar gua e os nutrientes necessrios sua existncia. Fatores como a quantidade de gua que o solo pode reter, dimenso e o tipo de partculas, o tipo de nutrientes minerais, a quantidade de matria orgnica e o pH so determinantes para as diferentes espcies. Em termos de composio do solo, os sais minerais, o dixido de carbono e o oxignio so os componentes mais importantes. So estas substncias, sobretudo os sais minerais, que determinam a fertilidade dos solos e que condicionam o tipo de plantas que ocorrem nos diferentes locais. Para alm da composio, o solo apresenta outras caractersticas. As mais importantes a referir so a textura, a porosidade e a permeabilidade.
A Professora: Alexandrina Rocha

You might also like