You are on page 1of 15

::.:: DATATRI ::.

::

http://www.datatri.com.br/tutoriais/suport_mredes02.asp

INTRODUO S REDES DE COMPUTADORES PARTE 02 Cabeamento


muito importante conhecer os tipos de cabos utilizados em redes. Neste captulo apresentaremos os principais tipos: par tranado, cabo coaxial e cabo de fibras pticas. Comearemos apresentando as topologias de rede, que so diagramas que mostram como os equipamentos so conectados. 1) Topologias de rede A topologia de uma rede a forma pela qual as suas diversas estaes esto conectadas. Existem alguns padres clssicos que mostraremos a seguir: barra, estrela, anel e rvore. Barra Todas as mquinas da rede so ligadas ao longo de um barramento, formando uma linha. Este o caso das redes Ethernet com cabo coaxial. A figura 1 mostra alguns computadores ligados em rede atravs de um cabo coaxial. Mostra tambm a representao da rede atravs de um grafo. O grafo um conjunto de ns interligados por ramos . No caso das redes, os ns so os computadores, hubs, switches e outros equipamentos. Os ramos so as sees de cabos que os interligam. Figura 1 Rede em barra.

Estrela As estaes da rede so ligadas a um n central. Este n pode ser um hub ou switch, no qual so ligadas as estaes. Uma rede Ethernet com cabos UTP recai nesta categoria, desde que exista apenas um dispositivo concentrador. Quando existem mais de um hub ou switch, a topologia a de rvore, como mostraremos adiante. A figura 2 mostra uma rede em estrela bastante tpica. formada por um hub ou switch, no qual esto ligados oito computadores. O grafo que representa esta rede tem uma topologia de estrela. O hub ou switch o n central, no qual esto ligados os demais ns que representam os computadores. Figura 2 Rede em estrela.

Anel Nas redes em anel as estaes foram uma cadeia fechada. Citamos como exemplo as redes Token Ring, criadas pela IBM. Neste tipo de rede, cada computador ligado ao anterior e ao posterior, e o ltimo ligado ao primeiro, formando um ciclo fechado, como vemos na figura 3. O grafo que representa esta rede tambm mostrado na figura.

1 de 15

04/12/2013 22:18

::.:: DATATRI ::.::

http://www.datatri.com.br/tutoriais/suport_mredes02.asp

Figura 3 Rede em anel.

rvore equivalente a vrias redes em estrela ligadas entre si. o caso de conexes de mltiplos hubs ou switches. O primeiro n da rede da figura 4 o switch. Nele esto ligados quatro hubs, e em cada um deles so ligados por sua vez, quatro computadores. Figura 4 Rede em rvore.

2) Cabos e conectores A maioria das redes de microcomputadores utilizam cabos e placas tipo Ethernet. Para quem toma contato com este termo pela primeira vez, cuidado. No confunda Ethernet com Internet. A Internet a rede mundial de computadores. Ethernet um padro eltrico usado na comunicao entre os dispositivos de uma rede local. Existem vrios tipos de cabos Ethernet: Par tranado (Unshielded Twisted Pair - 10BaseT, 100BaseT) Coaxial fino (Thin Ethernet - 10Base2) Coaxial grosso (Thick Ethernet - 10Base5) Desses trs tipos, o mais usado atualmente o par tranado, tambm conhecido como UTP (Unshielded Twisted Pair - par tranado no blindado). usado em praticamente todas as redes modernas, desde pequeno at grande porte. Portanto ao implantar uma nova rede ser preciso adquirir placas de rede, cabos e outros equipamentos compatveis com o par tranado. Figura 5 Conectores RJ-45 no cabo UTP e na placa de rede.

Os cabos coaxiais so bastante parecidos com os usados por antenas de TV. Este tipo de cabo caiu em desuso desde meados da dcada de 1990, entretanto voc pode precisar trabalhar com eles se estiver fazendo

2 de 15

04/12/2013 22:18

::.:: DATATRI ::.::

http://www.datatri.com.br/tutoriais/suport_mredes02.asp

manuteno ou expanses em uma rede antiga. Existem ainda situaes em que os cabos UTP no podem ser usados. Os cabos coaxiais atingem distncias maiores e so menos sensveis a interferncias eletromagnticas, e nesse caso seu uso prefervel aos cabos UTP. Infelizmente os cabos coaxiais operam com apenas 10 Mbit/s, ao contrrio dos cabos UPT mais comumente usados, que operam com 100 Mbits/s. Uma outra soluo este problema usar cabos de fibras pticas. Os conectores existentes nas placas de rede, usados com cada um desses tipos de cabos so chamados de: BNC - Para Thin Ethernet AUI - Para Thick Ethernet RJ-45 - Para Twisted Pair Todas as placas de rede modernas possuem um conector RJ-45, como a mostrada na figura 5. A figura mostra tambm o conector RJ-45 macho, na ponta do cabo de rede. Existem placas um pouco mais antigas que possuem um conector BNC. Outras possuem conectores BNC e RJ-45, como no exemplo da figura 6. Figura 6 Placa de rede com conectores RJ-45 (para cabo de par tranado) e BNC (para cabo coaxial fino).

Normalmente as placas de rede possuem dois LEDs indicadores de status: LINK: Indica que a placa est corretamente conectada ao hub ou switch, atravs do cabo de rede. Este LED ficar apagado quando existir algum problema no cabo, como um mau contato, por exemplo. ACTIVITY: Indica que existe atividade em andamento na placa, que pode estar transmitindo ou recebendo dados. Cabos 10Base2 Cabos 10Base2 so tambm chamados de Thin Ethernet ou RG-58. Seus conectores so do tipo BNC. A figura 7 mostra os componentes utilizados nas conexes com cabos Thin Ethernet. Os conectores T so acoplados ao conector BNC da placa de rede, e nele so conectados os cabos que ligam o micro aos seus vizinhos. O terminador deve ser ligado no ltimo conector T da cadeia. Figura 7 Conector BNC, T e Terminador.

O cabo Thin Ethernet deve formar uma linha que vai do primeiro ao ltimo micro da rede, sem formar desvios. No possvel portanto formar configuraes nas quais o cabo forma um Y, ou que usem qualquer tipo de derivao. Todas as ligaes devem ter o aspecto da figura 8. Apenas o primeiro e o ltimo micro do cabo devem utilizar o terminador. No exemplo desta figura, os computadores so ligados por duas sees de cabos. Em cada um deles, so usados conectores T para permitir as conexes nas placas. O PC #2 liga-se aos outros dois atravs de duas sees de cabo Thin Ethernet. Os PCs numerados como #1 e #3, localizados nas extremidades, possuem terminadores BNC.

3 de 15

04/12/2013 22:18

::.:: DATATRI ::.::

http://www.datatri.com.br/tutoriais/suport_mredes02.asp

Figura 8 Ligao de cabos Thin Ethernet.

Na figura 9 vemos o detalhe da conexo dos cabos na placa de rede. O conector T ligado na placa, e nele so feitas as ligaes com os cabos que ligam o computador aos outros dois elementos da cadeia. Figura 9 Conexo de cabos Thin Ethernet na placa de rede usando conector T.

Na figura 10 vemos a ligao da placa de rede no cabo Thin Ethernet usando um conector T e um terminador. Apenas o primeiro e o ltimo computador da rede devem ser ligados dessa forma. Figura 10 Conexo de cabo Thin Ethernet na placa de rede, usando conector T e terminador. Esta configurao deve ser usada no primeiro e no ltimo computador da rede.

Mais uma vez lembramos que o uso de cabos Thin Ethernet caiu em desuso. Voc no ir us-los em redes novas, mas poder precisar dar manuteno em redes antigas baseadas neste tipo de cabo. OBS: Apesar desses cabos no serem mais usados em redes modernas, ainda so usados em conexes analgicas e digitais de equipamentos industriais e em equipamentos de udio, vdeo e radiofreqncia. Redes formadas por cabos Thin Ethernet so de implementao um pouco complicada. preciso adquirir ou construir cabos com medidas de acordo com a localizao fsica dos micros. Se um dos micros for reinstalado em outro local preciso utilizar novos cabos, de acordo com as novas distncias entre os micros. Pode ser preciso alterar duas ou mais sees de cabo de acordo com a nova localizao dos computadores. Alm disso, os cabos coaxiais so mais caros que os do tipo par tranado. Apesar dessas desvantagens, os cabos Thin Ethernet apresentam um atrativo. No necessitam do uso de hubs, equipamentos que so necessrios quando conectamos trs ou mais computadores atravs de par tranado. Isso deixou de ser um atrativo medida em que os hubs e switches se tornaram mais baratos. Mesmo com a vantagem de dispensar hubs, o cabo coaxial caiu em desuso devido s suas desvantagens: custo elevado, instalao mais difcil e mais fragilidade. Por exemplo, se algum usurio distrado retirar o terminador do cabo ou desconectar uma seo de cabo, toda a rede sai do ar. Cabos 10Base5

4 de 15

04/12/2013 22:18

::.:: DATATRI ::.::

http://www.datatri.com.br/tutoriais/suport_mredes02.asp

Este o outro nome usado pelos cabos Thick Ethernet. O conector encontrado na placa de rede chamado AUI (Attachment Unit Interface). Este conector no entretanto ligado diretamente ao cabo da rede. Sua ligao feita de um cabo adicional (AUI drop cable, mostrado na figura 11). Este cabo finalmente ligado rede, atravs de um dispositivo chamado transceiver. Figura 11 Drop Cable.

Os cabos Thick Ethernet so muito raros. Caram em desuso no incio da dcada de 1990, e voc praticamente no os encontrar, mesmo em redes mais antigas, j que na maioria das instalaes de rede os equipamentos j foram atualizados. Neste tipo de cabeamento, o conector AUI de 15 pinos da placa de rede ligado atravs de um cabo a um dispositivo chamado MAU (media attachment unit). Este dispositivo tem como principal funo, transmitir e receber da rede os sinais gerados e recebidos pelo conector AUI. Por isso tambm chamado de transceiver. As demais portas da placa de rede (ligadas aos conectores RJ-45 e BNC) possuem transceivers embutidos na prpria placa (onboard). A porta AUI necessita de um transceiver externo para que opere com maior corrente e permita usar cabos mais longos. Cada MAU por sua vez fixado ao cabo da rede propriamente dito. As sees deste cabo formam uma cadeia, de forma similar formada por cabos Thin Ethernet. Tambm so usados terminadores nas extremidades (figura 12). Figura 12 Conexes com cabos 10Base5.

Na figura 13 vemos a ligao entre o conector AUI e da placa de rede e o MAU. Observe que a placa de rede deste exemplo possui alm do conector AUI, conectores BNC e RJ-45. Esta caracterstica comum nas placas de rede que possuem conector AUI. Figura 13 Ligao no conector AUI.

Redes com este tipo de cabeamento j caram em desuso h alguns anos. Visando facilitar a sua migrao para cabeamento baseado em UTP, foram desenvolvidos conversores entre esses dois padres. Normalmente as placas de rede que possuem o conector AUI, possuem tambm conectores BNC e/ou RJ-45. Caso a placa possua apenas um conector AUI, podemos fazer a sua ligao com uma rede baseada em par tranado, atravs

5 de 15

04/12/2013 22:18

::.:: DATATRI ::.::

http://www.datatri.com.br/tutoriais/suport_mredes02.asp

do adaptador mostrado na figura 14. Possui uma conexo AUI, que deve ser lidado placa de rede atravs de um drop cable (figura 11), e uma conexo RJ-45, para ligao nas redes modernas. Figura 14 Adaptador AUI/RJ-45.

Par tranado 100BaseT tambm chamado UTP (Unshielded Twisted Pair par tranado no blindado). Nesse cabo existem quatro pares de fios. Os dois fios que formam cada par so tranados entre si. o tipo de cabo mais barato usado em redes, e usado em praticamente todas as instalaes modernas, apesar do custo adicional decorrente da utilizao de hubs e outros concentradores. Alm do custo do cabo ser baixo, a instalao mais simples. Basta ligar cada um dos computadores ao hub ou switch. Cada computador utiliza um cabo com conectores RJ-45 em suas extremidades. As conexes so simples porque so independentes. Para adicionar um novo computador rede, basta fazer a sua ligao ao hub ou switch, sem a necessidade de remanejar cabos de outros computadores. Figura 15 Dois conectores RJ-45 na extremidade de um cabo UTP.

Cabos de rede podem ser comprados prontos, com diversas medidas. Pode ser uma opo boa para quem vai apenas montar uma rede pequena. Para quem vai trabalhar montando muitas redes, ou vai montar uma rede de porte mdio ou grande, a melhor coisa a fazer comprar o cabo avulso (vendido por metragem) e conectores, e montar os cabos nas medidas necessrias. Tambm necessrio montar cabos quando vo ser embutidos em paredes, atravs de eletrodutos. No prtico embutir cabos prontos, pois seu conector atrapalhar a passagem pelos eletrodutos. Temos ento que inserir apenas os cabos sem conector pelos eletrodutos e no final fixar seus conectores. Figura 16 Conectores RJ-45.

A figura 16 mostra um conector RJ-45 na extremidade de um cabo de par tranado. Para quem vai utilizar apenas alguns poucos cabos, vale a pena compr-los prontos. Muitas lojas montam esses cabos sob medida. Para quem vai precisar de muitos cabos, ou para quem vai trabalhar com instalao e manuteno de redes, vale a pena ter os recursos necessrios para construir cabos. Devem ser comprados os conectores RJ-45, algumas dezenas de

6 de 15

04/12/2013 22:18

::.:: DATATRI ::.::

http://www.datatri.com.br/tutoriais/suport_mredes02.asp

metros de cabo (podemos comprar qualquer metragem, ou ento uma caixa fechada, normalmente com 300 metros), um alicate para fixao do conector e um testador de cabos. No vale a pena economizar comprando conectores e cabos baratos, comprometendo a confiabilidade. Entre as melhores marcas de conectores citamos a AMP, e entre as melhores marcas de cabos de rede citamos os da Furukawa. Figura 17 Cabo UTP com seus quatro pares tranados: Par laranja Par azul Par verde Par marrom

A figura 17 mostra a extremidade de um cabo UTP usado em redes, j desencapada e com seus quatro pares mostra. So quatro pares: Par laranja: Um fio laranja tranado com um fio branco, ou ento branco com listras laranja. Par azul: Um fio azul escuro tranado com um fio azul claro, ou ento branco com listras azuis. Par verde: Um fio verde escuro tranado com um fio verde claro, ou ento branco com listras verdes. Par marrom: Um fio marrom escuro tranado com um fio marrom claro, ou ento branco com listras marrons. Note que no desencapamos as extremidades dos fios quando montamos um cabo de rede. O conector RJ-45 tem contatos cortantes que penetram na cobertura plstica e atingem o condutor interno, fazendo o contato. Figura 18 Conectores RJ-45.

A figura 18 mostra em detalhes os conectores RJ-45, bem como a numerao dos seus contatos. Apesar do conector RJ-45 ter oito fios, as conexes por rede Ethernet usam apenas quatro fios. Atravs dos fios de nmeros 1 e 2 (chamados de TD+ e TD ) a placa envia o sinal de transmisso de dados, e atravs dos fios de nmeros 3 e 6 (chamados de RD+ e RD ) a placa recebe os dados. Nos hubs e switches, os papis desses pinos so invertidos. A transmisso feita pelos pinos 3 e 6, e a recepo feita pelos pinos 1 e 2. Em outras palavras, o transmissor da placa de rede ligado no receptor do hub ou switch, e vice-versa.

7 de 15

04/12/2013 22:18

::.:: DATATRI ::.::

http://www.datatri.com.br/tutoriais/suport_mredes02.asp

Figura 19 Testador de cabos.

Para quem faz instalaes de redes com freqncia, conveniente adquirir testadores de cabos, como o que vemos na figura 19 Lojas especializadas em equipamentos para redes fornecem cabos, conectores, o alicate e os testadores de cabos, alm de vrios outros equipamentos. O testador da figura 15 forma uma dupla. Para testar um cabo, conectamos em cada um dos mdulos, uma extremidade do cabo. Pressionamos o boto ON/OFF e observamos os LEDs indicados no testador menor. A seqncia de LEDs dever acender simultaneamente nos dois mdulos, na ordem: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8. Se no mdulo menor, um dos LEDs no acender, ou se acenderem em ordem errada, ento o cabo foi montado de forma errada. Ligao dos cabos no hub ou switch A figura 20 mostra um hub, um dos equipamentos que ligam os computadores em redes que utilizam par tranado. Em meados dos anos 90, os hubs operavam com apenas 10 MB/s, assim como as placas de rede. Esse o chamado padro Ethernet. Posteriormente foram especificados produtos para a velocidade de 100 Mbits/s. Esse o chamado padro Fast Ethernet. Hoje em dia os hubs e switches mais simples operam com 100 Mbits/s, mas podem reduzir sua velocidade para 10 Mbits/s quando se comunicam com uma placa de rede antiga, de 10 Mbits/s. Por isso esses hubs e switches tambm so classificados como Ethernet 10/100, ou simplesmente Ethernet. A maioria das pessoas omite a palavra Fast, pois todos os equipamentos modernos suportam 100 Mbits/s. Figura 20 Hub de 8 portas.

Os hubs e switches possuem em geral uma porta adicional chamada Uplink . Esta porta usada para conectar os hubs e/ou switches entre si. Observe na figura 20 que a porta 8 tem uma indicada uma ligao com a porta adicional, que o Uplink. No captulo 3 mostraremos como usar essa porta para fazer ligaes entre concentradores. Os hubs esto se tornando obsoletos, j que os switches, que tm performance maior, esto com seus preos cada vez menores. Para muitos fabricantes j no vale mais a pena produzir hubs. Mas em redes j montadas podemos encontrar ainda hubs em operao, com 8, 12, 16, 24 ou 32 portas. Praticamente todos os fabricantes pararam de produzir hubs, e agora produzem apenas switches. Voc poder entretanto encontrar algums hubs simples, de baixo custo e com 4 ou 5 portas (figura 21). Como normalmente custam menos da metade do preo de um switch de 8 portas, aceitvel usar esse tipo de hub para compartilhar uma conexo de Internet em um ambiente domstico, limitado a 4 micros. O trfego nessa rede tende a ser bem pequeno, dificilmente teremos os quatro computadores transferindo grandes volumes de dados ao mesmo tempo, ento no perceberemos queda de desempenho na rede. Mesmo se os quatro micros estiverem acessando a Internet via rede, a presumida lentido do hub no chega a atrapalhar, j que a rede, mesmo operando com hub, dezenas de vezes mais rpida que uma conexo de banda larga.

8 de 15

04/12/2013 22:18

::.:: DATATRI ::.::

http://www.datatri.com.br/tutoriais/suport_mredes02.asp

Figura 21 Um hub simples de 5 portas.

Fisicamente os hubs e switches so bem parecidos. A figura 22 mostra um switch de 8 portas. Vemos que seu aspecto fsico muito parecido com o de um hub. Somente depois de ler no nome do produto (Switch Gigabit 10/100/1000) percebemos que trata-se de um switch. Inclusive um switch do tipo Gigabit. Figura 22 Switch Gigabit de 8 portas.

Veremos a seguir como construir cabos UTP. Cada um desses cabos deve ter uma extermidade ligada em um micro e a outra extremidade ligada no hub ou switch (figura 23). Figura 23 Detalhe da conexo dos cabos no hub ou switch.

3) Montagem de cabos UTP / RJ-45 Para montar cabos de rede com par tranado e conectores RJ-45, preciso utilizar um alicate apropriado, como o que vemos na figura 24. Este alicate encontrado em lojas especializadas em acessrios para redes, e normalmente chamado de alicate crimpador. Tome cuidado, pois existe um modelo que usado para conectores RJ-11, que tm 4 contatos e so usados para conexes telefnicas. Pea um alicate crimpador para conectores RJ-45, de 8 contatos, prprios para redes. Figura 24 Alicate para fixao de conectores RJ-45.

9 de 15

04/12/2013 22:18

::.:: DATATRI ::.::

http://www.datatri.com.br/tutoriais/suport_mredes02.asp

Este alicate mostrado em detalhes na figura 25. Possui duas lminas e uma fenda para o conector. A lmina indicada com (1) usada para cortar o fio. A lmina 2 serve para desencapar a extremidade do cabo, deixando os quatro pares expostos. A fenda central serve para prender o cabo no conector. Figura 25 O alicate em detalhes. (1): Lmina para corte do fio (2): Lmina para desencapar o fio (3): Fenda para crimpar o conector

So as seguintes as etapas da montagem do cabo: 1) Use a lmina (1) para cortar o cabo no tamanho necessrio Figura 26 Desencapando a cobertura externa e expondo os quatro pares do cabo.

2) Use a lmina (2) para desencapar o cabo, retirando cerca de 2 cm da capa plstica. preciso alguma prtica para fazer a operao corretamente. A lmina deve cortar superficialmente a capa plstica, porm sem atingir os fios. Depois de fazer um leve corte, puxe o cabo para que a parte plstica seja retirada. A operao mostrada na figura 27. Figura 27 Desencapando a extremidade do cabo.

3) Voc identificar quatro pares de fios: a) Verde / Branco-verde b) Laranja / Branco-laranja c) Azul / Branco-azul d) Marrom / Branco-marrom OBS.: Branco-verde significa fio branco com listras verdes. Em alguns cabos este fio verde claro, ao invs de branco listrado de verde. O mesmo se aplica aos outros trs pares, com as respectivas cores. 4) Procure separar os pares na ordem indicada no item 3. O par laranja / branco-laranja dever ser desmembrado. O fio branco-laranja ficar depois do par verde/branco-verde. Depois vir o par azul/branco-azul. Depois vir o fio

10 de 15

04/12/2013 22:18

::.:: DATATRI ::.::

http://www.datatri.com.br/tutoriais/suport_mredes02.asp

laranja, e finalmente o par marrom/branco-marrom. Desenrole agora os pares e coloque os fios na seguinte ordem, da esquerda para a direita: Branco-verde Verde Branco-laranja Azul Branco-azul Laranja Branco-marrom Marrom A operao completa mostrada na figura 28. Procure posicionar os pares de modo que j fiquem dispostos na sua configurao definitiva, sem que seja preciso fazer grandes tores nos pares. Figura 28 Colocando os fios na ordem correta.

5) Use uma chave de fenda para esticar os fios, como mostra a figura 29. Com os fios esticados ser mais fcil introduzi-los no conector RJ-45. Figura 29 Esticando os fios com uma chave de fenda.

6) Use a lmina (1) do alicate, mostrada na figura 25, para aparar as extremidades dos 8 fios, de modo que fiquem todos com o mesmo comprimento. O comprimento total da parte desencapada dever ser de cerca de 1,2 cm. Figura 30 Corte o excesso de fios com o alicate, deixe com cerca de 1,2cm de comprimento.

7) Introduza cuidadosamente os 8 fios dentro do conector RJ-45 como mostra a figura 31. Cada um dos oito fios deve entrar totalmente no conector. Preste ateno na orientao correta dos fios. Na posio mostrada na figura 31, os contatos metlicos do conector esto voltados para voc, e os fios verdes do cabo devero ficar orientados para a esquerda. Use a figura 32 como referncia.

11 de 15

04/12/2013 22:18

::.:: DATATRI ::.::

http://www.datatri.com.br/tutoriais/suport_mredes02.asp

Figura 31 Introduzindo o conector na extremidade do cabo.

Observe ainda na figura 32, o ponto at onde deve chegar a capa plstica externa do cabo. Depois de fazer o encaixe, confira se os 8 fios esto na ordem correta. Figura 32 A ordem das cores dos fios no conector.

8) Confira se os 8 fios foram introduzidos at o final no conector. Se alguns dos fios no chegarem at o final, como mostra a figura 33, o cabo poder no funcionar. Figura 33 Olhando atentamente, observamos que alguns dos fios no ficaram totalmente encaixados.

9) Agora falta apenas crimpar o conector. Introduza o conector na fenda apropriada existente no alicate e aperte-o. Nesta operao duas coisas acontecero. Os oito contatos metlicos existentes no conector iro morder os 8 fios correspondentes, fazendo os contatos eltricos. Ao mesmo tempo, uma parte do conector ir prender com fora a parte do cabo que est com a capa plstica externa. O cabo ficar definitivamente fixo no conector. Figura 34 Crimpando o conector.

IMPORTANTE: Cuidado para no introduzir o conector de forma invertida no alicate. Se for introduzido

12 de 15

04/12/2013 22:18

::.:: DATATRI ::.::

http://www.datatri.com.br/tutoriais/suport_mredes02.asp

pelo lado oposto, o conector ficar preso no alicate e ser muito difcil retir-lo. Repita o procedimento na extremidade oposta do cabo. Finalmente use o testador de cabos para verificar se o mesmo est em perfeitas condies. Esteja preparado, pois a experincia mostra que para chegar perfeio preciso muita prtica, e at l comum estragar muitos conectores. Para minimizar os estragos, faa a crimpagem apenas quando perceber que os oito fios chegaram at o final do conector. No fixe o conector se perceber que alguns fios esto parcialmente encaixados, como mostra a figura 33. Se isso acontecer, tente empurrar mais os fios para que encaixem at o fim. Se no conseguir, retire o cabo do conector, realinhe os oito fios e faa o encaixe novamente. Protetor de borracha para o conector RJ-45 Nas lojas que vendem material para a montagem de cabos de rede, voc encontrar tambm protetores de borracha, como os que vemos na figura 35. Esses protetores esto disponveis em vrias cores, e altamente recomendvel us-los. Figura 35 Protetores de borracha para os conectores RJ-45.

O uso desses protetores plsticos traz vrios benefcios: Facilita a identificao do cabo, com o uso de cores diferentes Mantm o conector mais limpo Aumenta a durabilidade do conector nas operaes de encaixe e desencaixe D ao cabo um acabamento profissional Evita que o conector quebre durante o manusei

Montar um cabo de rede com esses protetores fcil. Cada protetor deve ser instalado no cabo antes do respectivo conector RJ-45. Depois que o conector instalado, ajuste o protetor ao conector. O conector ficar como mostra a figura 36.
Figura 36 Cabo com protetores de borracha.

Desencapador de cabo UTP muito mais fcil desencapar o cabo usando a ferramenta especial mostrada na figura 37. Ela serve tambm para cortar o fio, mas para isso no muito boa, melhor usar o alicate. J o desencapamento muito mais fcil. Antes de us-la pela primeira vez preciso calibr-la, girando um pequeno parafuso existente na sua extremidade. O parafuso define a profundidade do corte que feito sobre o cabo. Uma vez feita a calibrao, no mexa mais no parafuso.

13 de 15

04/12/2013 22:18

::.:: DATATRI ::.::

http://www.datatri.com.br/tutoriais/suport_mredes02.asp

Figura 37 Descascador de cabos UTP.

Testando o cabo Testar um cabo relativamente fcil utilizando os testadores disponveis no mercado. Normalmente esses testadores so compostos de duas unidades independentes. A vantagem disso que o cabo pode ser testado no prprio local onde fica instalado, muitas vezes com as extremidades localizadas em recintos diferentes. Chamemos os dois componentes do nosso kit de transmissor e receptor. Uma das extremidades do cabo deve ser ligada ao transmissor, no qual pressionamos o boto ON/OFF. O receptor deve ser levado at o local onde est a outra extremidade do cabo, e nele encaixamos o outro conector RJ-45. Figura 38 Testando um cabo com dois conectores RJ-45

Uma vez estando pressionado o boto ON/OFF no transmissor, um LED, ou uma seqncia de LEDs ir piscar. A disposio exata depende do tipo de testador. Existem modelos nos quais o receptor tem quatro LEDs que indicam os quatro pares de fios (1-2; 3-6; 4-5; 7-8). Nesse caso os quatro LEDs devem piscar na ordem citada. Se um LED no piscar, ou se dois acenderem simultaneamente, ou mesmo se mudar de cor (vermelho ao invs de verde), indica que o cabo est errado. Em outros testadores existem 8 LEDs no transmissor e 8 no receptor. Os 8 LEDs devero acender na mesma seqncia em ambos. Se ocorrer troca de seqncia no receptor ento o cabo est errado. 4) Cabo crossover possvel ligar dois computadores em rede utilizando par tranado, sem utilizar um hub ou switch. Para isso preciso usar um cabo tranado (crossover). usado tambm quando conectamos dois hubs ou switches entre si (ligao em cascata), e quando ligamos um roteador em um hub ou switch (captulo 12). O cabo crossover possui plugs RJ-45 em suas extremidades, porm feita uma inverso nos pares de transmisso e recepo. Para isso, um plug RJ-45 montado da forma padro. O outro deve ser montado de acordo com o diagrama da figura 48.

14 de 15

04/12/2013 22:18

::.:: DATATRI ::.::

http://www.datatri.com.br/tutoriais/suport_mredes02.asp

Figura 48 Ligaes em um dos conectores do cabo crossover.

O funcionamento deste cabo baseado nas inverses dos sinais TD e RD (transmisso e recepo): TD+ e TD- do primeiro conector ligados em RD+ e RD- do segundo conector RD+ e RD- do primeiro conector ligados em TD+ e TD- do segundo conector O mtodo de teste deste tipo de cabo o mesmo para cabos comuns. A nica diferena que a seqncia de acendimento dos LEDs ser alterada. Nos testadores que tm 8 LEDs, enquanto o transmissor pisca na seqncia 1-2-3-4-5-6-7-8, o receptor piscar na seqncia 3-6-1-4-5-2-7-8 (os pinos 1 e 2 trocam com 3 e 6). Nos testadores que possuem quatro LEDs que indicam os pares, ao invs dos LEDs acenderem na ordem 1o, 2o, 3o, 4o, acendero na ordem 2o, 1o, 3o, 4o.

Fonte de dados: MANUAL PRTICO DE REDES Autor: Larcio Vasconcelos

FIM
fechar | sobe

15 de 15

04/12/2013 22:18

You might also like